Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Alonso, 10

Por Folha
10/05/13 03:00

Faz dez anos que conhecemos Alonso. Ou melhor, faz uma década que sabemos que ele tem aquele quê especial, aquele brilho de campeão.

Aconteceu em Barcelona, no GP da Espanha de 2003.

O asturiano já tinha disputado uma temporada pela Minardi e enfrentado outra como piloto de testes de Jaguar e Renault. Esta o promoveu a titular, e, pela primeira vez, ele chegava à sua corrida de casa em condições de mostrar algo.

Pressão?

Se houve, ele não sentiu.

Alonso largou em terceiro, atrás das Ferraris de Schumacher e Barrichello. Ultrapassou o brasileiro, levou o troco, mas reassumiu a segunda posição nos pit stops.

Com 20 GPs nas costas, partiu para cima do então pentacampeão, que fazia sua 182ª corrida. Foi reduzindo a diferença volta após volta…

Não chegou no alemão. Terminou em segundo, o que era, àquela altura, o melhor resultado de um piloto espanhol desde 1956. Mais do que estatísticas históricas, porém, deixou sinais para o futuro.

Este colunista estava na corrida. No dia seguinte, a Folha publicou:

“Ele tem 21 anos, é filho de um especialista em explosivos e de uma balconista do El Corte Inglés, rede de loja de departamentos. E ontem foi o rei do GP. Correndo pela primeira vez em casa com um carro competitivo, Fernando Alonso, da Renault, levou 96 mil torcedores ao autódromo e não os decepcionou”.

Já foi dito aqui algumas vezes: pilotos bons mostram serviço logo de cara. Alonso foi mais um exemplo. Três meses depois, na Hungria, ele conseguiria a primeira vitória na carreira. Dois anos depois, seria campeão pela primeira vez.

E o que vimos de Alonso nestes dez anos?

Um piloto de muito talento, de tocada arrojada, temperamento explosivo… E, a exemplo da maioria dos grandes campeões, com algumas manchas no currículo.

O espanhol foi pivô dos dois maiores escândalos dos últimos anos: o caso de espionagem da McLaren sobre a Ferrari e a batida proposital de Nelsinho em Cingapura. Na Ferrari, cumpre um roteiro que, de certa forma, pode ser comparado ao desafio encarado por Schumacher.

Ok, a escuderia não está há tanto tempo na fila. Mas não foi tarefa fácil, nos três últimos Mundiais, superar o fosso em relação à Red Bull.

Seu vice em 2012 foi heroico. Em 2013, é o quarto colocado no campeonato, mas é preciso lembrar que, no ano passado, após quatro etapas, ele era apenas o quinto.

Piloto que mais tempo esperou entre o bi e o tri, Lauda o classifica de “mais esperto, mais duro e mais talentoso” do grid. Alonso já está há seis anos atrás do terceiro título.

Pode ser que nunca consiga. Mas, nesses dez anos, mostrou o suficiente: é dos maiores da história.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Samuel comentou em 10/05/13 at 20:02

    Ótimo comentário Fábio, como sempre não deixa ufanismo, nem magoas influenciar nas analises. Alonso é o melhor do grid, ponto. E nada de teorias de conspiração.

  2. sdfr comentou em 10/05/13 at 19:21

    é excelente piloto, sem dúvida. mas o colunista apenas se “esqueceu” de comentar o outro lado do Choronso… ou seja, jogo sujo… ou quem não lembra do caso Nelsinho? ele não sabia de nada… ou a espionagem na McLaren? ele tb não sabia de nada… ou as várias trapaças contra o MAssa? ele tb, é óbvio, não sabe de nada…e nos títulos, onde a Renault é suspeita de trapacear o regulamento? engraçado é que tudo favorece a ele e ele não sabe de nada… além de que tomou pau do Hamilton, então apenas um novato…

  3. Eduardo comentou em 10/05/13 at 16:52

    Faltou citar que a paixão do Fabio Seixas chegou ao cúmulo de ultrapassar o Massa na entrada dos boxes, sabendo que os pneus que a equipe tinha preparado eram para o Massa. É Fabio Seixas, aqui é análise fria de pilotos de F1, deixe sua paixão pelo Alonso para outro lugar

  4. Arthur Andino comentou em 10/05/13 at 16:50

    Fabio vc esqueceu do episódio lamentável da quebra do lacre do motor do massa para a donzela ganhar a posição e largar do lado limpo da pista no ano passado no “heróico”vice.
    Alguém com um pensamento como esse não merece o menor respeito. Fica matutando como tirar vantagem usando o regulamento.
    Piloto e pessoa medíocre esse espanhol. Ta tomando baile do Vettel e do Raikkonen esse ano.
    Quando parar vai ficar mais conhecido pelas malandragens do que pelas conquistas ( que devem ter malandragens também)
    E não ganha mais nada o picareta.

  5. givaldo comentou em 10/05/13 at 16:35

    Fabião! ele tem o ” que “, o Vettel faz o ” que ” acontecer, desculpa amigo, acredito que vc se informa mal pu não assiste a F1, não vejo o alonso fazer nada de especial.

  6. Eduardo comentou em 10/05/13 at 16:33

    A mídia baba um ovo fenomemal dizendo que ele é o melhor do grid e blá, blá, blá… só esquecem de dizer que esse tal melhor do grid está na seca de títulos a 7 anos e vai completar mais um neste ano. ou seja, o tempo dele já foi, não é tão bom assim a não ser que tenha uma equipe cheira de maracutaias por tras para ele ganhar o campeonato. Alonso já era a tempos!

  7. Luis Skinner comentou em 10/05/13 at 12:47

    O Vettel já superou o Alonso de longe e ninguém fica “lambendo” o saco dele assim. A mídia em geral (incluíndo o Fábio e outros) faz isso com o espanhol porque ele é… mídiático. Só isso. O cara fica trocando de namorada, xinga e chuta repórteres, faz jogo de cena e isso dá muita notícia. O que falar sobre o Vettel, um cara que namora uma desconhecida há anos e não vive dando chiliquinho?
    No braço, o Vettel detona o Alonso. E quem discordar disso não assistiu o último campeonato…

    • Alberto comentou em 10/05/13 at 15:42

      Eu assisti e discordo totalmente de voce

      • Luis Skinner comentou em 12/05/13 at 21:54

        Acho que você não lembra quanto estava a diferença entre os dois no meio do campeonato…

    • renatohk comentou em 10/05/13 at 16:30

      hahahhahaha, o problema do teu ídolo, féteel, é q ele é bom piloto sim, mas td q fez, foi pelos RB de Newey, e vc sabe disso, rsrsrs

      chora na cama…

      • Luis Skinner comentou em 12/05/13 at 21:56

        Quem disse que o meu ídolo é o Vettel? Eu só estou dizendo que ele, hoje, bate o Alonso. E quem diz que ele ganha só pelo carro se esquece do Webber…

    • Allez Alonso! comentou em 10/05/13 at 20:08

      Eu vi um campeonato quase perdido na ultima corrida com um carro que era de longe o melhor do grid, o problema do Vettel é não ter um companheiro de equipe que o desafie, coloque um Hamilton ao lado dele e ele some. Vettel é um tricampeão que apenas conduziu os melhores carros ao título, quero ver ele conduzir um time sem o Newey, como faz Hamilton, Alonso e Raikonnen.

      • Luis Skinner comentou em 12/05/13 at 21:58

        Se o carro era tão bom, porque o Webber terminou o campeonato em sexto?

  8. Luiz comentou em 10/05/13 at 12:37

    Eu já vejo o Alonso como um dos pilotos que mais paga para dirigir. Se não fosse o grupo Santander, que PAGA pela priorização de seu (mascote) garoto propaganda, quem seria o Sr. Alonso?

    • Allez Alonso! comentou em 10/05/13 at 20:16

      O retorno de patrocínio do banco espanhol na f1, com a Ferrari e o gp da Inglaterra no ano passado foi de 270 milhões de euros, o salário do Alonso é café pequeno…

  9. renatohk comentou em 10/05/13 at 12:36

    Parabéns pelo post Fábio.
    Ele é polêmico, mas é o que é, um baita dum piloto, o melhor do grid nesses anos todos, com alguma polarização com Rémiltão.

    Pra mim, um dos grandes, sem dúvida.

    PS. a lista dos grandes começa com Juan Fangio, obviamente.

  10. Mauricio comentou em 10/05/13 at 12:30

    Entre os 10? Brincadeira, só pode ser.
    Senna, Clark, Mansell, Prost, Fangio, Lauda, Piquet, Fittipaldi, Schumacher, Stewart, Gilles Villeneuve… todos superiores a Alonso… isso só os campeões(exceto Gilles) imagine se colocarmos verdadeiros talentos azarados?
    Alonso é top10 da espanha com Lorenzo, Marques etc.

    • Allez Alonso! comentou em 10/05/13 at 20:18

      Mansell, Villeneuve?? Pirou??

  11. Donizio comentou em 10/05/13 at 12:14

    SERÁ QUE ALGUÉM SABE POR QUE O FÁBIO SEIXAS É APAIXONADO POR ALONSO?PORQUE O DESLEIXO DELE CONTRA HAMILTON MESMO QUANDO ELE FAZ ÓTIMAS CORRIDAS ELE NEM CITA O CARA.PREOCUPANTE AI TEM KKK.

    • toto58 comentou em 11/05/13 at 0:43

      eu não acho isso do Hamilton, também acho que maximizam o Alonso, mas Hamilton, ficou 6 anos ou mais na MacLaren, e pela equipe que estava, ficou devendo ganhou um campeonato mais por consequências de erros alheia que por méritos pelo tamanho da equipe que estava ficou devendo e muito.

  12. Ricardo Mondelo comentou em 10/05/13 at 12:04

    Fábio, um ponto curioso, qual o custo p/ correr na Europa x Brasil e qual o tamanho das vitrines? Chamou a atenção fato de (aparentemente) Alonso, Hamilton, etc não terem pais ricos ou milionários.

    • Alberto comentou em 10/05/13 at 15:45

      O custo é o mesmo que aqui; mas lá as coisas são levadas a sério e aqui ninguem apoia filho de balconista, só filho de ex-piloto, de político, de empresário…..

  13. Eduardo paiva comentou em 10/05/13 at 12:02

    Hahahahahhahha….rir de manha sempre faz bem.

  14. ivan awfulitch comentou em 10/05/13 at 11:48

    alonso está na equipe certa. A mais suja e manipuladora. Entenden-se mutuamente.
    Não é lícito ganhar corridas assim. Mas Vettel, Kimi, Etc, qq que ganhe nos brindará com o verdadeiro espírito do esporte com honestidade, caráter e de forma limpa. Quem gosta do alonso/ferrari é contra isso.
    Vejam:
    http://www.totalrace.com.br/site/noticia/2013/05/alonso-e-acusado-de-agressao-por-fotografo-espanhol

  15. Gilvan comentou em 10/05/13 at 11:33

    Interessante que na época o Galvão Bueno dizia que o Alonso não era um grande piloto, que logo seria superado pelo seu então companheiro de equipe, o Jarno Trulli. Só depois do título mundial do espanhol que essa perseguição acabou.

  16. Raimundo comentou em 10/05/13 at 11:23

    Pneus:
    Muitos acham que é um absurdo os pneus durarem pouco. Se os pneus não fossem um fator importante. Um carro que é 0.5 seg mais rápido que outro iria terminar quase sempre com uma vantagem absurda no final da corrida. A estratégia faz com que a corrida não se torne linear. De fato aproxima os carros. Chata era a F1 no tempo de senna e shummi. Onde somente uma equipe ganhava. McLaren e Ferrari não possuiam adversários, pelo menos o senna ainta disputava com o Prost.

  17. EDSON CASTRO comentou em 10/05/13 at 10:33

    MANCHAS, todo mundo tem. mas ele e o briattore deveriam estar presos

  18. Phillipe Soares comentou em 10/05/13 at 10:19

    Gosto de pilotos como Alonso: com raça, faca nos dentes. Ou atitudes como a de Vettel contra Webber na penúltima corrida.

    Tudo bem que desaprovo as pilantragens que ele esteve envolvido, mas seria muito hipócrita criticar seu desempenho e talento por causa disso.

    Se o Alonso tivesse feito um marketing bom, talvez fosse ídolo de muito mais gente.

    Abs Fábio e obrigado por manter o blog atualizado há tanto tempo.

  19. Gene Mendes comentou em 10/05/13 at 10:09

    “Pode ser que nunca consiga. Mas, nesses dez anos, mostrou o suficiente: é dos maiores da história.”

    Esta última frase disse tudo.

    Rumo ao tri Alonso!!!

  20. Thiago Maia comentou em 10/05/13 at 9:17

    Aquele que acabou com a monotonia da F1 e aposentou do Dick Vigarista!!! FERNANDO ALONSO!!!!
    Pena que corre pela Ferrari…

  21. Pepe Donato comentou em 10/05/13 at 8:46

    Que texto legal, Fábio.

    • Antonio comentou em 11/05/13 at 7:40

      Não é o que a maioria aqui achou não. Só os apaixonados pelo Cholonso concordam com o blogueiro.

  22. Arnaldo M. da Silva comentou em 10/05/13 at 8:34

    Bom dia Fabio
    Concordo com seus comentarios, de fato Alonso é um grande piloto, mas não consigo gostar de pessoas desonestas, e quando Alonso teve um companheiro dificil a sua altura como nos tempos de Maclaren não se deu bem , e ainda tentou prejudicar o companheiro com atitudes nada convencionais, francamente é dificil ver algo de positivo em pessoas assim.

    Abs

    • Cesar Augusto comentou em 10/05/13 at 12:16

      Valeu Arnaldo,concordo com voce,basta analisarmos a temporada de 2007 em que Kimi foi campeao po 1 ponto,Hamilton ficou em segundo e Alonso em terceiro,lembrando que Alonso ja era Bi e Hamilton estreiante,e ambos corriam pela MacLaren,Alonso nao eh tudo isso.
      Abraços,Cesar.

  23. Marcio Junior comentou em 10/05/13 at 8:21

    Sábias palavras, Fábio. Vide corrida na Espanha no ano passado. Ele é um babaca, mas é o melhor do Grid.
    Abs.

  24. Antonio comentou em 10/05/13 at 8:13

    Ah! Hoje você explicou um monte de coisas. Uma delas é que sua paixão pelo Cholonso foi à primeira vista. Aliás, paixão é palavra mais que apropriada para explicar seu amor pelo Cholonso, porque a paixão cega. Talvez a paixão pelo Cholonso também seja a explicação pelo seu ódio raivoso (tem que ser redudante para expressar seu ódio), afinal foi ele quem o tirou do “reinado” na McLaren, e perder para um novato não deveria acontecer no currículo do melhor da atualidade, mas aconteceu, só vocês, apaixonados pelo Cholonso, o 2º maior trambiqueiro da F1 de todos os tempos, não percembem, porque são cegos pela paixão!
    Mas, já que é dia de revelações, eu também já torci pelo Cholonso. (pois é, eu também tenho defeitos, sabe?) Torci por ser novato, ser o anti-Dick Vigarista etc e tal. Mas, quando o fui conhecendo melhor, deixei de ser seu torcedor. Não tenho ódio por ele (nem o conheço pessoalmente!), mas o acho trambiqueiro, arrogante, mimado, mal educado e medíocre (só os apaixonados por ele o acham o melhor da atualidade). Para os apaixonado do Cholonso, até o pum dele é cheiroso, né Fábio?)

    • David comentou em 10/05/13 at 9:20

      Fábio, este comentario do Antonio ta cheirando ciúmes, cuidado!

    • Antônio Luiz Júnior comentou em 10/05/13 at 9:21

      Que comentário infeliz meu amigo. Torcer até faz parte da natureza humana. Você pode não gostar do espanhol, e de forma fanática considera-lo um vigarista,mas, distorcer os fatos é simplesmente ridículo. Sua opinião vale muito pouco perto de quem entende de Fórmula 1. Menos, muito mesmo..

      • Antonio comentou em 11/05/13 at 7:37

        Né não, viu chará? Até agora tá 2×2, mas o importante é que outras pessoas concordam comigo. Mas vocês apaixonados pelo Cholonso se acham, assim como ele também é assim.
        Então, como você disse, menos, meu amigo, muito menos, ok?
        E aí tomou? KKK

    • Marcos comentou em 10/05/13 at 10:59

      Falou e disse! Belas palavras. O pior cego é sempre aquele que não quer ver.
      Pra mim o melhor é Vetel.

    • Adriano comentou em 10/05/13 at 11:20

      Kkkkkkk essa foi, falou tudo kkkkk

    • Alberto comentou em 10/05/13 at 15:48

      Chamar o cara de Cholonso é a maior prova de descontrole emocional

  25. odair comentou em 10/05/13 at 7:56

    bom queria ver mesmo o massa amanha em primeiro lugar , so para ter certeza que a ferrari é pilantra , duvidooooooooooooooo ele ganha na espanha terra do alonso e do patrocinador dele santander , queria ver mais uma estrategia da ferrari para sacanear o brasileiro

  26. Andre Luiz Pereira comentou em 10/05/13 at 7:36

    Comentário fora da realidade. Depois de se sagrar bicampeão, Fernando Alonso disputou o campeonato de 2007 pela equipe McLaren. O blogueiro se refere ao caso de espionagem, entre a equipe Ferrari e a equipe McLaren, episódio sujo, no qual, Fernando Alonso se envolveu. Acontece, que o blogueiro esqueceu de relatar, ou não quis relatar, sobre o que de mais sujo aconteceu nesse episódio: “A CHANTAGEM PRATICADA POR FERNANDO ALONSO CONTRA RON DENNIS, EXIGINDO QUE FOSSE RESPEITADO O SEU STATUS DE PRIMEIRO PILOTO”. Ele procurava, com isso, obrigar Ron Dennis a proibir que Lews Hamilton disputasse nas pistas, vitórias, que ele queria que fossem suas através de uma assinatura em um papel que se chama contrato. Esse é um dos maiores de todos os tempos. Na equipe Ferrari, o maior de todos os tempos, continua da mesma forma que conseguiu seus dois títulos mundiais. A equipe Ferrari trabalha voltada para o seu inalcançável tricampeonato, em detrimento de Felipe Massa. O blogueiro, antes de escrever esse disparate, deveria ter visto a disputa das duas McLaren, no GP do Bahrain. Como reagiria um dos maiores de todos os tempos, se Felipe Massa fizesse contra ele o que Pérez fez contra Button? Uma outra coisa que o blogueiro esqueceu: na época dos que foram realmente os melhores dentro da Fórmula 1, não se ganhava corridas e campeonatos através de economia de pneus. Os pneus-farofa da Pirelli, criou um campeonato que beneficia só, e somente só, Bernie Ecclestone, que foi o idealizador dessa coisa absurda. Todos aqueles que vivem em função da Fórmula 1, fazem vista grossa para os desmandos desse “DITADORZINHO DO PAIS DOS PNEUS-FAROFA”, visto que, precisam dos seus salários; para recebê-los, é necessário a existência desse campeonato absurdo. Os chips tomaram de assalto o comando dos carros e aniquilaram uma grande parte do trabalho que diferenciava um excepcional piloto de um bom piloto, ou de um piloto mediano.
    “Seu vice em 2012 foi heroico. Em 2013, é o quarto colocado no campeonato, mas é preciso lembrar que, no ano passado, após quatro etapas, ele era apenas o quinto.”
    O blogueiro se esqueceu da ajuda que Felipe Massa, sacrificando-se, e de uma maneira compulsória, deu àquele que é um dos melhores de todos os tempos. A muleta, que é confeccionada com papel e caneta (CONTRATO), sempre esteve presente nas glórias desse melhor de todos os tempos, que sempre esteve envolvido em acontecimentos sujos e amorais dentro da Fórmula 1. Sinceramente, espero que um dia, esse, que é um dos melhores de todos os tempos, pense como pensa o tricampeão Sesbatian Vettel, quando em uma entrevista logo após o GP da Malásia, disse o seguinte: “Se alguém me der um pedaço de papel e disser: ‘Assine aqui e você vai vencer a corrida’ ou ‘Assine aqui e você vencerá o título’ – em última análise, esta é a meta, vencer o Mundial. Mas onde está a graça quando você assina um papel e sabe o resultado antes de ir para a corrida?”. Acho melhor prestar mais atenção neste que é o mais jovem tricampeão da Fórmula 1. Quanto a Fernando Alonso? Bom, esse morrerá e será tragado pelo lodaçal de sujeiras que o suga diariamente para baixo, sem nunca conseguir um tricampeonato, apesar de todas as tramoias armadas por ele, para conseguir ser aquilo que nunca será. Finalizando, rogo desculpas ao blogueiro, se de alguma forma o ofendi: esse não foi o objetivo do comentário. Abcs.

    • Bob comentou em 10/05/13 at 11:08

      PERFEITO !!

      ESTE BLOGUEIRO SEMPRE VIAJA E OMITE A VERDADE !!

    • Marcos comentou em 10/05/13 at 11:11

      parabéns você realmente está por dentro de F1, faltou apenas dizer que após a suposta espionagem a Ferrari fez tanta pressão para ser campeã naquele ano que até hoje não ficou explicado como o carro de Hamilton (McLaren)parou de repente naquela corrida em que ele chegaria em primeiro e levaria o título. Lembram? Comente essa Fáio!

    • André Miranda comentou em 10/05/13 at 11:28

      ô inveja… chora filho, chora…

      • luciano comentou em 10/05/13 at 20:48

        na terra dos lamboes. O filme que voce nao pode perder. Por onde passava o trapaceador, havia um cortina de linguas para ele pisar.

    • ROb comentou em 10/05/13 at 12:23

      Parabéns, um tapa na cara do bloqueiro, que é alonsete assumida.

      Elogiar o Vice campeonato do alonso do ano passado é triste.
      Olha quantos pontos coletados do massa.

    • renatohk comentou em 10/05/13 at 12:35

      Li só a primeira frase do seu comentário, e vou te dizer meu caro:

      FORA DA REALIDADE É VOCÊ!

      Vai chorar na cama, que é quente.

      • Andre Luiz Pereira comentou em 10/05/13 at 17:32

        É uma pena que tu sejas um analfabeto funcional.

    • Andre comentou em 10/05/13 at 12:58

      Xará, seu comentário está perfeito! O histórico de Alonso é exatamente esse.

    • Alberto comentou em 10/05/13 at 16:01

      1)“A CHANTAGEM PRATICADA POR FERNANDO ALONSO CONTRA RON DENNIS, EXIGINDO QUE FOSSE RESPEITADO O SEU STATUS DE PRIMEIRO PILOTO”.
      Hamilton foi uma aposta pessoal de Ron Dennis; desde que ele tinha 11 anos já tinha contrato com a McLaren, se alguem foi beneficiado lá esse alguem foi o Hamilton
      2)”…em detrimento de Felipe Massa.” O Felipe não precisa do Alonso pra se quiemar, tem feito isso sozinho
      3) McLarens no Bahrain: Foi tão legal que o Gentlemam Button quase deu um murro no Perez
      4)Na época dos melhores da F-1 não se economizava só pneus; cambio, motor, embreagem, suspensão e o resto do carro todo

    • Arthur Andino comentou em 10/05/13 at 16:48

      Concordo plenamente.
      Vc esqueceu do episódio lamentável da quebra do lacre do motor do massa para a donzela ganhar a posição e largar do lado limpo da pista no ano passado no “heróico”vice.
      Alguém com um pensamento como esse não merece o menor respeito. Fica matutando como tirar vantagem usando o regulamento.
      Piloto e pessoa medíocre esse espanhol. Ta tomando baile do Vettel e do Raikkonen esse ano.
      Quando parar vai ficar mais conhecido pelas malandragens do que pelas conquistas ( que devem ter malandragens também)

    • Allez Alonso! comentou em 10/05/13 at 20:25

      Status merecido de primeiro piloto, já que ele havia levado maior parte do budget da Mclaren naquele ano, não seja idiota, contratos devem ser cumpridos. Se a mclaren é assim tão boa o Hamilton é o maior fdp do mundo, teve toda sua carreira bancada pela mclaren e no primeiro sinal de fraqueza foi pra equipe de carros de luxo que mais vende carros na Inglaterra, a Mercedes.

    • luciano comentou em 10/05/13 at 20:46

      Putz cara, eu vi comentário pensei que só teria abobrinhas, sabe, aquelas coisas de viuvas dos cara que pararam. Mas, ó, matou no ninho. Excelente……quero ver os lamboes do alonso, os paga pau, sabe, aquela coisa de óoooooo, ele ultrapassou com a asa aberta a sauber…..

  27. luciano comentou em 10/05/13 at 7:33

    Putz. Muito legal. Se o Massa tivesse sido o mais rápido a matéria seria asssim: Alonso melhora no final e quase toma o 1º lugar de Massa que havia rodado de bobeira uma volta antes. Está muito centrado num cara só,,,

  28. DANILLO comentou em 10/05/13 at 6:59

    VAI PUXAR O SACO DE ALONSO ASSIM LA LONGE FABIO.

  29. Múcio Alcântara comentou em 10/05/13 at 6:46

    Vc “esqueceu” de mencionar: O espanhol que acabou com a “raça” de “massa”.

  30. Vitor comentou em 10/05/13 at 5:35

    Fabio, o Lauda ficou 7 anos sem titulo entre 77 e 84 (maior hiato entre titulos do mesmo piloto). Se o Alonso ganhar este ano, eles se equiparam (2006 a 2013). Abs

    • Fábio Seixas comentou em 10/05/13 at 8:30

      É verdade.
      Abs

      • Marcelo comentou em 10/05/13 at 12:45

        Lembre-se que o Lauda não disputou os campeonatos de 1980 e de 1981.

    • David comentou em 10/05/13 at 9:24

      Mas ele não disputou as temporadas de 1980 e 1981( estava afastado da categoria), aí não é a mesma coisa!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).