Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
08/05/13 14:30

Chegou a temporada europeia da F-1, com horários mais agradáveis ao público brasileiro do que os dos últimos GPs.

Barcelona sempre foi minha corrida favorita. Não pela pista, admito, mas pela cidade. É a minha preferida em todo o mundo. Um lugar alto astral, com arquitetura belíssima, cultura pujante, ótima comida, ótimos bares.

Ainda preciso dar um jeito de ir morar no Barrio Gotico…

Mas, talvez até por conta dos bares, não tenho muitas lembranças marcantes de lá.

Uma corrida de que lembro foi a de 2005.

O circuito de Montmeló fica a cerca de 30 km de Barcelona, onde ficávamos hospedados. E sempre foi muito tranquilo chegar até lá. As corridas de moto monopolizavam a paixão do torcedores espanhóis vidrados em esporte a motor. Ninguém dava muita bola para F-1.

Até 2005.

Naquele ano, tudo mudou. Quarto colocado no Mundial anterior, Alonso chegou àquela corrida na liderança do campeonato _título que acabaria conquistando meses depois.

Eu estava com o Flavio Gomes, então parceiro de Rádio Bandeirantes. Saímos de Barcelona no horário de sempre. Mas o que pegamos pela frente foi inédito: um baita congestionamento. Tudo travado. Um horror.

O problema é que tínhamos horário. Precisávamos chegar ao autódromo pelo menos uma hora antes da largada, para a abertura da transmissão. O tempo corria, mas o trânsito não andava.

Bom… Algumas barbaridades no trânsito depois, conseguimos chegar à pista. E lembro do nosso alívio ao ligar o equipamento da rádio e conectar com São Paulo: naquele 8 de maio, isso aconteceu 1 minuto antes da abertura da transmissão. Foi heróico.

Enfim, vamos à programação do próximo final de semana, no horário de Brasília:

sexta
5h-6h30: 1º treino livre
9h-10h30: 2º treino livre

sábado
6h-7h: 3º treino livre
9h: treino classificatório 

domingo
9h: GP da Espanha, 66 voltas

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. mauricio comentou em 09/05/13 at 18:02

    se estivesse de Gordini chegava mais rapido!

  2. Marcelo comentou em 09/05/13 at 15:46

    Saudades de Jarama e de Montjuich…

  3. Edvaldo comentou em 09/05/13 at 13:36

    Ótimo continuar com as histórias! Muito bom!

  4. Paulo César comentou em 09/05/13 at 12:10

    Fábio,

    Você pode colocar também os horários da etapa da GP2?
    Estou acompanhando o excelente trabalho do nosso compatriota Felipe Nars.

    • Fábio Seixas comentou em 09/05/13 at 18:47

      O site do Sportv traz esses horários.
      Abs

      • Paulo César comentou em 09/05/13 at 20:55

        Ok! Visto.
        Para quem quiser assistir:
        1ª Prova: sábado às 10:40 (Sportv 1)
        2ª Prova: domingo às 05:35 (Sportv 1)

  5. Fernão comentou em 09/05/13 at 11:55

    Fabio, por falar em espanhol e motor, o que achou do chegapralá do Marc Marquez no Lorenzo?

    • Fábio Seixas comentou em 09/05/13 at 18:51

      Marquez exagerou e já se desculpou. Acontece.
      Abs

  6. renatohk comentou em 09/05/13 at 10:23

    1- Hunnnn, vc e o Flavinho em Barcelona, amnésias alcóolicas…., sei não.

    2- Barcelona é o bairro gótico, q lugar!
    Mas como são chatos os catalães, com aquela mania de independência…
    a história mostra que independência territorial, sem exceção, é trocada por sangue, suor e lágrimas, não por chororô de derrotado…

    3- Concordo com o Fernando ali abaixo, Barcelona é um dos piores traçados do ano (junto com Valencia e Budapeste).

  7. Carlos Miranda comentou em 09/05/13 at 9:38

    Pois é, Pessoal… é mesmo bem irônico, mas estou escrevendo este comentário aqui do aeroporto de Barcelona, mas infelizmente não estou chegando… e sim saindo! Que M#*&@#!!!
    Vim a trabalho na segunda, e agora estou voltando pra casa. Mas podem ter certeza que irei assistir da televisão/internet…
    Abração a todos e SORTE MASSA!!!

  8. Fernando comentou em 09/05/13 at 8:57

    Nessa corrida de 2005 o Raikkonen perdeu a roda no final da reta na última volta. Foi tenso!

  9. Lafayete comentou em 09/05/13 at 5:16

    Fabio, voce me fez lembrar da primeira vez que fui assistir uma corrida em Montmelo em 1993: Dava para escolher o melhor lugar para estacionar, a radio do autodromo transmitia so em ingles, mal se ouvia falar espanhol ou catalao, praticamente todos os espectadores eram estrangeiros e os poucos espanhois e catalaes presentes eram os que estavam a trabalho ou entao faziam comentarios que deixavam clara a pouca familiaridade que eles tinham com a Formula 1.

    Assistir corridas pela televisao, so se voce tivesse antena parabolica. Adivinha o que o meu pai foi obrigado a comprar, assim que fomos morar por la?

    Incrivel ver como tudo mudou depois que o Alonso comecou a se destacar, de repente, aquele mesmo pessoal que me chamava de “pijo” (algo assim como fresco ou filhinho de papai) por gostar de F1, passaram a ser “especialistas” no assunto.

    As primeiras transmissoes da TV Espanhola eram deprimentes, os comentaristas so falavam asneiras. Com o passar do tempo ate que melhorou.
    Diz a lenda que, uma vez, o Antonio Lobato teve a maravilhosa ideia de tocar o pneu do carro do Alonso no parc ferme logo apos a corrida, ao vivo em transmissao para toda a Espanha!

    A televisao catala trasmite as corridas desde 1996 (se nao me falha a memoria) e sempre teve uma qualidade melhor, mesmo pelo fato de serem mais “neutros” em relacao a “Alonsomania”.

    Abs!

  10. Leitura Labial comentou em 08/05/13 at 21:17

    Ótima noticia a temporada europeia começando! Confesso que com as corridas de madrugada e aquela intenção de “ver deitadinho na cama” eu só conseguia ver a largada e minutos depois… voltando a ZzZ…..

    Acha que muda alguma coisa no panorama entre as equipes? A Mclaren vem melhor?

  11. Ludovico comentou em 08/05/13 at 21:12

    Por que hoje vc acompanha a F1 somente de longe, ou seja, pela tv?

  12. Andre Arana comentou em 08/05/13 at 18:07

    O Fábio, quando vc vai contar para a gente a historia da Catarina Zeta Jones e a relação com sua futura esposa? Estamos esperando…abraçosss

    • Fábio Seixas comentou em 09/05/13 at 18:46

      Um dia…

  13. Eduardo Cruz comentou em 08/05/13 at 16:36

    Já dá pra escrever um livro: “Minhas aventuras na Europa com um anão ao volante”…

  14. Akio Kikuchi comentou em 08/05/13 at 15:57

    Imagino o desespero de voces dois no engarrafamento.
    E imagino o seu desespero com o Flavio no volante costurando o transito (o carro era um Lada?)

  15. Fernando comentou em 08/05/13 at 15:29

    Para mim, Barcelona é a corrida mais chata do ano. Consegue ser mais entediante do que Mônaco.

  16. Bruno S comentou em 08/05/13 at 15:05

    Quem estava ao volante?

    • Fábio Seixas comentou em 08/05/13 at 15:48

      Ele #medo

      • Paulo L. Filho comentou em 09/05/13 at 5:17

        Gargalhadas Fábio, esta sua resposta…
        “#medo” foi gozada demais.
        Abs.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).