Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Teste zero

Por Fábio Seixas
06/05/13 10:49

Era bom demais para ser verdade…

O plano criado nas últimas semanas para incentivar o uso de pilotos novatos nos treinos de sexta-feira na F-1 foi para o buraco.

A ideia precisava de unanimidade das equipes. Pelo menos algum chefe espírito de porco achou que não valeria a pena. Inacreditável.

E assim continuará a sina dos pilotos de testes. Na F-1, eles não testam.

A outra parte da ideia foi em frente: a partir da Espanha, as equipes terão à disposição um jogo de pneus extra, mais durável, com um composto diferente dos utilizados pelo resto do final de semana.

O objetivo é aumentar o movimento nos treinos de sexta. As voltas não servirão para avaliar os compostos, mas serão úteis para ensaios mecânicos, aerodinâmicos, etc e tal.

Ok, é bom. Mas incomoda saber que poderia ser muito melhor.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Gene Mendes comentou em 07/05/13 at 13:53

    É incrível como ainda aparecem uns boçais que dizem “aposto que foi a Ferrari”. Só porque os brasileiros se estrupiam na equipe, ela se torna vilã, afinal, “brasileiro tem que ganhar sempre”. Vão melhorar esta cabeça doente de vocês…

  2. Peter Zero comentou em 07/05/13 at 10:43

    Não deve ter sido barrado pelas equipes médias e pequenas que usualmente revezam seus pilotos, isso veio de cima. As equipes com orçamentos maiores acreditam que seria desperdício usar esses testes com pilotos inexperientes, que supostamente não teriam como passar informações mais consistentes aos engenheiros.

  3. PAULO L. FILHO comentou em 07/05/13 at 10:17

    Olá Fábio, é realmente coisa de espírito de porco. Seria bom demais ver os pilotos de teste andando, os tempos que fariam e tal. Os tempos que eles fizessem e a habilidade mostrada, serviria pelo menos como um parâmetro e incentivo para estes pilotos. Pilotos querem guiar e imagino aqui a vontade e ansiedade que eles ficam. Esperar que um piloto oficial não possa guiar para que eles assumam, chega a ser tortura (escrevo assim, me colocando no lugar deles e em como eu me sentiria). É lastimável mesmo que mais uma vez “espíritos de porco” (ficou bom assim..rs..rs.) barrem esta chance.
    Quanto a este jogo de pneus extras,
    com composto diferenciado, não creio que vá ajudar muito, pois poderá mais uma dúvida a ser criada em relação aos outros pneus já oficiais. Já pensou se com este composto diferenciado os carros rodarem melhor do que os oficiais? Incluirão ele no pacote dos oficiais ou não? Sei lá como irão decidir depois e quantas equipes irão aceitar oiu não..rs..Vamos ver.
    Valeu Fábio.
    Abs.

  4. Sandro comentou em 07/05/13 at 9:03

    Eu era um critico da Indy, mas depois de domingo, tudo mudou. Se não tivessem tantas bandeiras amarelas, a INDY seria ainda mais show. A F1 perto da Indy dá sono!

  5. Carlos Barbosa comentou em 07/05/13 at 8:11

    Lembrando que esses testes usados na década passada trouxeram Vettel e Kubica para a categoria, uma pena… Bianchi, Hulkenberg e di Resta estão aí para provar que nem todo mundo é um Hamilton que chega da GP2 detonando, alguns precisam de um tempo como piloto reserva para fazer um trabalho diferenciado na F1…

  6. Ricardo Arcuri comentou em 07/05/13 at 7:49

    Impressionante! essa é a soluçao mais facil e obvia de terem testes na F1, alem de dar aos jovens uma oportunudade de andarem, como foi em 2007.

    Mas nao, tem sempre um pra atrapalhar. Por isso que sempre fui e sempre serei contra às equipes tomarem conta da categoria. Senao, ela acaba…

  7. Issac Nemach comentou em 07/05/13 at 7:22

    Querem animar o treino de Sexta? Garantam aos melhor tempo de Sexta, uma vaga direta no Q3 !!!!

  8. Eduardo comentou em 06/05/13 at 23:50

    Fábio,

    Quem votou contra?

    Abs

    • Fábio Seixas comentou em 07/05/13 at 19:17

      Não sei.

  9. Leonardo Domingues comentou em 06/05/13 at 15:37

    Não acharia estranho se caísse na mídia que foi a Ferrari que barrou os testes com novatos.

    • Javier Miguel comentou em 07/05/13 at 7:56

      Ferrari? isso tem cara de RedBull!!!

    • Alberto comentou em 07/05/13 at 13:13

      Em boa parte da imprensa e na grande parte do público em geral funciona assim:se tem algo ruim é a Ferrari se é bom é a RedBull….

    • Mari comentou em 07/05/13 at 23:50

      É, até que faz certo sentido imaginar a Ferrari barrando testes para novatos se a gente pensar que os pilotos de teste dela são Mark Gené e Pedro de la Rosa rs.

  10. Zé Eduardo Amorozo comentou em 06/05/13 at 14:36

    Boa tarde, Fábio.
    Nada a ver com o post aí de cima mas, vc não gostaria de falar alguma coisa a respeito da Isle of Man TT.
    Com mais de 50 anos, este paraíso dos celerados é quase desconhecido por aqui.
    Próxima edição será dia 25.

    Abraço

    Zé Eduardo

    • Leco comentou em 06/05/13 at 21:47

      e se não me engano na edição deste ano teremos um brasileiro…

  11. Marcelo comentou em 06/05/13 at 13:28

    Meu deus, não entendo mais nada de F1…é regra de pneu que não acaba mais: Mais duros, menos duro, meio mole, meio model duro, meio mole mole, meia mussarela, me calabresa….Affi…..vai entender…..

  12. Cezar comentou em 06/05/13 at 12:34

    Cada vez estou mais convencido que assistir a indy é melhor… porque nós queremos ver são as ultrapassagens e os pilotos têm mais chances de vencer.

    • Toto 58 comentou em 06/05/13 at 23:12

      to com você, por mais que falem os puristas, que a Indy é um arremedo de formula 1, mas la pelo menos você se diverte assistindo, enquanto na F1 é um tal de não passa ele ou deixa ele passar , aqueele monte de restos de pedaçoss de pneus na pista ta ruim mesmo…

  13. Diego comentou em 06/05/13 at 12:12

    Caro Fábio,

    é engraçado como alguns pilotos talentosos somem, principalmente no automobilismo americano.
    Por onde anda o melhor piloto da IRL, Tomas Scheckter? Embora polêmico, de longe o melhor piloto.

    • Thiago comentou em 06/05/13 at 21:20

      Você tá falando sério?

  14. jo lima comentou em 06/05/13 at 12:06

    Seria tão bom que as equipes pudessem ter, como no passado, a figura do terceiro piloto. Mas isso é sonho.

  15. Nino comentou em 06/05/13 at 12:00

    Ontem eu ví a F-Indy, disseram que foi uma das melhores edições. Bem, seja lá como for, ninguém pode reclamar de falta de ação. Mesmo com carros grosseiros e regras esdrúxulas de bandeira amarela, o compara tivo com a F1 é bastante positivo. Se fosse a F1 naquela pistinha seria uma marasmo interminavel.

  16. Rafael Galavoti comentou em 06/05/13 at 11:59

    Será que esse “algum chefe” de equipe que se opôs não seria aquele da equipe cujos pilotos oficiais são, na verdade, de teste?

    Lembram quando colocaram o Bottas (por contrato) nas sextas e o Bruno Senna (que já tinha pouca milhagem na Williams) ficava de fora? Não pareceu tão sensato nessas condições…

    Agora…o Bottas já tão andando super bem rodando nas sextas. Imaginem se, por esse acordo, colocam a moça bonitinha no lugar dele. O que será que ele fará?

    O mesmo dá pra pensar sobre o Van der Garde,Gutierrez, Chilton…e cia ltda. Acho que o “pelo menos algum chefe” são, de fato, vários e tem garagem definida.

    Não?

  17. Nino comentou em 06/05/13 at 11:57

    A F1 atual esta mais parecida com as cirurgias estéticas do Michael Jackoson, um verdadeiro monstro Frank Stein.

  18. Thiago Maia comentou em 06/05/13 at 11:50

    Aposto que foi a Ferrari que vetou!

    • Alberto comentou em 07/05/13 at 13:11

      A Ferrari, sempre a Ferrari; se tem algo ruim é a Ferrari se é bom é a RedBull….

  19. Bruno Oliveira comentou em 06/05/13 at 11:35

    Incrível como não existe a parte democrática nessa “categoria”. Se a maioria quer, faz, ponto. Parece que o “espirito de porco” aí no caso deve ter muito dinheiro (leia-se vários deles) pra não aceitar, não? (:

  20. Fabrício dos Santos Ferreira comentou em 06/05/13 at 11:18

    Pena que a decisão não tenha sido tomada com base na maioria dos votos, pois assim fica mais difícil formar novos talentos na Fórmula 1.
    http://www.onibusbrasil.com/foto/1690781/

  21. Rogério de Oliveira comentou em 06/05/13 at 10:53

    Fábio, todas as equipes atuais têm pilotos reservas? Se sim, e eles não testam, qual a função deles?

    Abraços []

    • Fábio Seixas comentou em 06/05/13 at 10:58

      Ficar de reserva para o caso de algum titular se dar mal. Só isso.
      Abs

      • Paulo comentou em 06/05/13 at 11:08

        A oportunidade deles depende de algum problema com um dos pilotos titulares. Nesse caso eles assumem o carro e passsam a maior vergonha, uma vez que não têm tempo para conhecer o carro e, muitas vezes, também não conhecem a pista. Fantástico!!

        • marcus comentou em 06/05/13 at 17:15

          Paulo , quase te dou toda a razao … Só vale lembrar que foi numa situaçao dessas que sirgiu um tal de Vettel , substituindo o acidentado Kubica no GP dos EUA . Quando é um cara diferenciado nao passa despercebido viu ?! Abraço a todos

          • Toto 58 comentou em 06/05/13 at 23:15

            mas testava e corria com os carros Marcus, pelo menos conhecia o carro e dava algumas voltas nas pistas.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).