Teste zero
06/05/13 10:49Era bom demais para ser verdade…
O plano criado nas últimas semanas para incentivar o uso de pilotos novatos nos treinos de sexta-feira na F-1 foi para o buraco.
A ideia precisava de unanimidade das equipes. Pelo menos algum chefe espírito de porco achou que não valeria a pena. Inacreditável.
E assim continuará a sina dos pilotos de testes. Na F-1, eles não testam.
A outra parte da ideia foi em frente: a partir da Espanha, as equipes terão à disposição um jogo de pneus extra, mais durável, com um composto diferente dos utilizados pelo resto do final de semana.
O objetivo é aumentar o movimento nos treinos de sexta. As voltas não servirão para avaliar os compostos, mas serão úteis para ensaios mecânicos, aerodinâmicos, etc e tal.
Ok, é bom. Mas incomoda saber que poderia ser muito melhor.
É incrível como ainda aparecem uns boçais que dizem “aposto que foi a Ferrari”. Só porque os brasileiros se estrupiam na equipe, ela se torna vilã, afinal, “brasileiro tem que ganhar sempre”. Vão melhorar esta cabeça doente de vocês…
Não deve ter sido barrado pelas equipes médias e pequenas que usualmente revezam seus pilotos, isso veio de cima. As equipes com orçamentos maiores acreditam que seria desperdício usar esses testes com pilotos inexperientes, que supostamente não teriam como passar informações mais consistentes aos engenheiros.
Olá Fábio, é realmente coisa de espírito de porco. Seria bom demais ver os pilotos de teste andando, os tempos que fariam e tal. Os tempos que eles fizessem e a habilidade mostrada, serviria pelo menos como um parâmetro e incentivo para estes pilotos. Pilotos querem guiar e imagino aqui a vontade e ansiedade que eles ficam. Esperar que um piloto oficial não possa guiar para que eles assumam, chega a ser tortura (escrevo assim, me colocando no lugar deles e em como eu me sentiria). É lastimável mesmo que mais uma vez “espíritos de porco” (ficou bom assim..rs..rs.) barrem esta chance.
Quanto a este jogo de pneus extras,
com composto diferenciado, não creio que vá ajudar muito, pois poderá mais uma dúvida a ser criada em relação aos outros pneus já oficiais. Já pensou se com este composto diferenciado os carros rodarem melhor do que os oficiais? Incluirão ele no pacote dos oficiais ou não? Sei lá como irão decidir depois e quantas equipes irão aceitar oiu não..rs..Vamos ver.
Valeu Fábio.
Abs.
Eu era um critico da Indy, mas depois de domingo, tudo mudou. Se não tivessem tantas bandeiras amarelas, a INDY seria ainda mais show. A F1 perto da Indy dá sono!
Lembrando que esses testes usados na década passada trouxeram Vettel e Kubica para a categoria, uma pena… Bianchi, Hulkenberg e di Resta estão aí para provar que nem todo mundo é um Hamilton que chega da GP2 detonando, alguns precisam de um tempo como piloto reserva para fazer um trabalho diferenciado na F1…
Impressionante! essa é a soluçao mais facil e obvia de terem testes na F1, alem de dar aos jovens uma oportunudade de andarem, como foi em 2007.
Mas nao, tem sempre um pra atrapalhar. Por isso que sempre fui e sempre serei contra às equipes tomarem conta da categoria. Senao, ela acaba…
Querem animar o treino de Sexta? Garantam aos melhor tempo de Sexta, uma vaga direta no Q3 !!!!
Fábio,
Quem votou contra?
Abs
Não sei.
Não acharia estranho se caísse na mídia que foi a Ferrari que barrou os testes com novatos.
Ferrari? isso tem cara de RedBull!!!
Em boa parte da imprensa e na grande parte do público em geral funciona assim:se tem algo ruim é a Ferrari se é bom é a RedBull….
É, até que faz certo sentido imaginar a Ferrari barrando testes para novatos se a gente pensar que os pilotos de teste dela são Mark Gené e Pedro de la Rosa rs.
Boa tarde, Fábio.
Nada a ver com o post aí de cima mas, vc não gostaria de falar alguma coisa a respeito da Isle of Man TT.
Com mais de 50 anos, este paraíso dos celerados é quase desconhecido por aqui.
Próxima edição será dia 25.
Abraço
Zé Eduardo
e se não me engano na edição deste ano teremos um brasileiro…
Meu deus, não entendo mais nada de F1…é regra de pneu que não acaba mais: Mais duros, menos duro, meio mole, meio model duro, meio mole mole, meia mussarela, me calabresa….Affi…..vai entender…..
Cada vez estou mais convencido que assistir a indy é melhor… porque nós queremos ver são as ultrapassagens e os pilotos têm mais chances de vencer.
to com você, por mais que falem os puristas, que a Indy é um arremedo de formula 1, mas la pelo menos você se diverte assistindo, enquanto na F1 é um tal de não passa ele ou deixa ele passar , aqueele monte de restos de pedaçoss de pneus na pista ta ruim mesmo…
Caro Fábio,
é engraçado como alguns pilotos talentosos somem, principalmente no automobilismo americano.
Por onde anda o melhor piloto da IRL, Tomas Scheckter? Embora polêmico, de longe o melhor piloto.
Você tá falando sério?
Seria tão bom que as equipes pudessem ter, como no passado, a figura do terceiro piloto. Mas isso é sonho.
Ontem eu ví a F-Indy, disseram que foi uma das melhores edições. Bem, seja lá como for, ninguém pode reclamar de falta de ação. Mesmo com carros grosseiros e regras esdrúxulas de bandeira amarela, o compara tivo com a F1 é bastante positivo. Se fosse a F1 naquela pistinha seria uma marasmo interminavel.
Será que esse “algum chefe” de equipe que se opôs não seria aquele da equipe cujos pilotos oficiais são, na verdade, de teste?
Lembram quando colocaram o Bottas (por contrato) nas sextas e o Bruno Senna (que já tinha pouca milhagem na Williams) ficava de fora? Não pareceu tão sensato nessas condições…
Agora…o Bottas já tão andando super bem rodando nas sextas. Imaginem se, por esse acordo, colocam a moça bonitinha no lugar dele. O que será que ele fará?
O mesmo dá pra pensar sobre o Van der Garde,Gutierrez, Chilton…e cia ltda. Acho que o “pelo menos algum chefe” são, de fato, vários e tem garagem definida.
Não?
A F1 atual esta mais parecida com as cirurgias estéticas do Michael Jackoson, um verdadeiro monstro Frank Stein.
Aposto que foi a Ferrari que vetou!
A Ferrari, sempre a Ferrari; se tem algo ruim é a Ferrari se é bom é a RedBull….
Incrível como não existe a parte democrática nessa “categoria”. Se a maioria quer, faz, ponto. Parece que o “espirito de porco” aí no caso deve ter muito dinheiro (leia-se vários deles) pra não aceitar, não? (:
Pena que a decisão não tenha sido tomada com base na maioria dos votos, pois assim fica mais difícil formar novos talentos na Fórmula 1.
http://www.onibusbrasil.com/foto/1690781/
Fábio, todas as equipes atuais têm pilotos reservas? Se sim, e eles não testam, qual a função deles?
Abraços []
Ficar de reserva para o caso de algum titular se dar mal. Só isso.
Abs
A oportunidade deles depende de algum problema com um dos pilotos titulares. Nesse caso eles assumem o carro e passsam a maior vergonha, uma vez que não têm tempo para conhecer o carro e, muitas vezes, também não conhecem a pista. Fantástico!!
Paulo , quase te dou toda a razao … Só vale lembrar que foi numa situaçao dessas que sirgiu um tal de Vettel , substituindo o acidentado Kubica no GP dos EUA . Quando é um cara diferenciado nao passa despercebido viu ?! Abraço a todos
mas testava e corria com os carros Marcus, pelo menos conhecia o carro e dava algumas voltas nas pistas.