Sem plano
03/05/13 03:00Entre os cinco pilotos mais velhos do grid da Indy no Anhembi, no domingo, dois serão brasileiros. Castro Neves tem 37 anos. Kanaan, 38.
Ambos já estão há um bom tempo por lá: fazem, em 2013, a 16ª temporada, somando campeonatos da Champ Cars e da IRL. São os mais longevos, ao lado de Franchitti.
Em número de corridas, não tem para ninguém. Castro Neves e Kanaan lideram.
Ótimo para eles, que, diga-se, fizeram por merecer.
O primeiro tem três anéis de Indianápolis, dois vice-campeonatos e lidera a temporada. O segundo sagrou-se campeão em 2004 e também carrega um vice no currículo.
Porém, chama a atenção que os dois sejam, novamente, os únicos brasileiros a disputar o campeonato completo.
É sintomático, tem ligação com outras categorias. E é uma fotografia do momento.
Há 15 anos, a foto era outra. Mal cabia tanta gente.
Este colunista cobriu a Indy de perto em 97 e 98, os “anos Zanardi”. Elkhart Lake ou Milwaukee muitas vezes pareciam Tarumã ou Cascavel: pilotos brasileiros por todos os lados _foram 11 no segundo ano, contabilizando categoria principal e Light.
Havia também profusão de patrocinadores do país, com grupos de convidados a cada prova, e até uma feijoada patrocinada pela Brahma todos os sábados _com direito a samba, caipirinha e mulatas, para a alegria de Vasser.
O que aconteceu?
Primeiro, a ficha caiu. Patrocinadores perceberam que a Indy não era nem seria uma “F-1 mais barata”. Teve a ver com a atuação predatória de Ecclestone, sim, mas também com uma questão interna: a disputa Cart x IRL nos EUA.
No Brasil, o troca-troca entre emissoras de TV não ajudou. Para piorar, ninguém ocupou o espaço deixado por Emerson depois de seu terrível acidente em Michigan: não surgiu um novo ídolo.
Hoje, a Indy não é nem mais o plano B para brasileiros que se deram mal ou não conseguiram chegar à F-1. O momento é do Turismo.
Neste final de semana de Indy em São Paulo, Di Grassi, Bruno e Pizzonia correrão em Spa, pelo Mundial de Endurance. Jimenez, que chegou à GP2, disputa o FIA GT. Zonta também está por lá.
E ainda há aqueles que preferiram os stock cars, aqui ou fora: Nelsinho, Ricardinho, Max, Átila, os Sperafico…
Em termos de participação brasileira, o futuro da Indy parece ainda pior que o da F-1. Não há ninguém na fila.
E quando Castro Neves e Kanaan pararem? Haverá sentido em continuar correndo na marginal Tietê?
Taí uma questão para os promotores pensarem.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
…e, quando acreditaram ser possível um Manssell tupiniquim, aposentado da F1, deram de cara com um piloto que reclamava dos pneus, do volante, do acelerador, da balaclava, da rebimboca, da parafusola, das danças que não se assemelhavam à sambadinhas ridículas e culpava, pelo insucesso, o fato de haver outros pilotos na pista.
Coloca esse diagnóstico na conta da “excelente” administração da CBA.
O que tem a ver Bruno e Di Grassi com “turismo”? Sports Cars não são carros de “turismo”. Stock Cars também não são “turismo”. E o fato do Campeonato Mundial de Tursimo não ter nenhum brasileiro há anos não casa com essa teoria de “o momento é do turismo”. O momento é de expansão para categorias além-monoposto, e isso não é necessariamente ruim.
E não ter brasileiro na Indy não é problema. A categoria ainda não saiu do fundo do poço, com audiências ridículas na TV americana, tirando a Indy 500. Será que dura quantos anos ainda? O certo é que o modelo atual da Indycar não se sustenta por muito mais tempo.
Por que não usar as verbas públicas que serão aplicadas pela prefeitura municipal de São Paulo para a realização da fórmula Indy, para renovar o contrato da F1 e da reforma de Interlagos, nas carências em serviços públicos como na segurança, saúde, educação, saneamento onde essas verbas seriam melhores aplicadas e beneficiaria toda a população da capital.
São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, e como tal tem que ter o maior numero de eventos possíveis, esportivos, comercias exposições e afins nao tem que ficar feliz só com a formula 1. Sobre a carência de serviços públicos o discurso é bonito mas utópico e ate infantil.
Fabio há algum canal no Brasil que transmita o Mundial de Endurance? Ou algum site, de preferencia em português que transmita via internet?
Valeu, abraços.
O Sportv mostra as corridas em reprise. Outra solução é buscar streamings na internet. O blog “A Mil por Hora” prometeu colocar um link lá amanhã.
Abs
Fabio, vc tem razão. Tem gente falando aí que a F Indy não é muito divulgada e coisa e tal, o que não acho que totalmente verdade, mas o fato de a rede que faz as transmissões passar algumas corridas em VT não é legal. Veja a Nascar, passa Truck, Natiowide e Sprint Cup e sou capaz de apostar que já tem tanto quanto a Indy de seguidores e muitos já reconhecem no Nelsinho um bom representante brasileiro, aliás, um dos novos que poderiam estar puxando essa fila que vc está cobrando. Mas é só, o resto está nas categorias turismo que praticamente não passa aqui e aí o futuro é acabar mesmo.
Desculpe discordar, mas depois que o Speed “virou” Fox Sports, a Nascar passou a ser coadjuvante por lá, futebol tem preferência agora. Inclusive nesse domingo teremos a famosa etapa de Talladega pela Sprint, e vai ser exibida em vt. O caso da Band é pior ainda, um canal aberto, voltado ao povão, não vai deixar de passar futebol para mostrar a Indy.
Fabio, acredito que temos bons pilotos que poderão ser o futuro, mas que não conseguem patrócínio, vide Mario Romancini.
eu as crianças e os adolescedentes da faixa de 16 e 18 anos não se ve mais dirigindo um carro de formula 1 estão ligando para o futebol e entre outros deixou a formula 1 de lado,e por isso deve ter um escola de pilotos nas categorias de base da formula 1.
Amanhã e domingo eu estarei lá!!
Torço para que a Indy continue vindo para SP por vários anos!!
Para quem não gosta, vai brincar de autorama!
Fábio, abs.
O sucesso do esporte no Brasil é resultado do talento e coragem de alguns que se aventuram e conquistam vitórias e títulos. Planejamento, investimento sério, longo prazo e seriedade….não, estas palavras não existem no dicionário esportivo nacional, salvo alguns rompantes de seriedade nosso esporte é feito de determinação e talento individual e nestes tempos de profissionalismo as habilidades individuais por si só ficam cada vez menos determinantes para a vitória. O Brasil não é mais o país do futebol, automobilismo, tennis…. e muitos outros esportes. Amigos, só vai piorar….
É Fábio, é aquela velha história de que se colhe o que se planta…
Também acho que a Indy começou a “morrer” quando largou os ovais, apesar das provas ainda serem boas de assistir. Quanto aos brasileiros, na Indy é somente uma réplica do cenário de nosso automobilismo.
Agora eu não entendo as pessoas que falam que o Seixas é chato, então porque elas entram e leem o blog?
É complicado querer novos pilotos brasileiros se o próprio autódromo de Interlagos só é reparado e reformado quando vem a F1.
Os autódromos por aqui são poucos e são raros os realmente bons, sem contar no preço de peças de alta performance tanto de carros de turismo, carros de pista de karts que são altíssimos devido a impostos de importação, ipi e outros tantos.
Só para ter ideia, uma turbina roletada, que nos USA custam entre US$1200,00 e US$1500,00, aqui não sai por menos de R$6000,00, um kit de molas de amortecedor de US$150,00, aqui custa mais de R$800,00 tranquilamente.
A f-indy é pouco divulgada aqui no Brasil. Hoje, p.ex., vi o Michael Andretti no Aeroporto de Guarulhos….Putz, ninguém sabia quem era o cara!!! tava lá, sozinho…Acho que o brasileiro é mais torcedor, pelos pilotos brasileiros, do que apaixonado por automobilismo (a maioria), pq tem bastante gente que gosta muito…
Fábio, você tem informações se a categoria vive situação semelhante nos EUA?
Acredito que no Brasil alguns pontos contribuíram para a queda da Indy. Na referida época de 97 e 98 o SBT fazia uma cobertura grande da categoria e transmitia todas as corridas ao vivo. Isso sem dúvidas atraia patrocinadores. Acho que hoje empresas que sejam nacionais e não tenham mercado nos EUA consideram a Stock Car ou F-Truck opções melhores pois as corridas são transmitidas na íntegra e o custo é mais barato.
Também devemos lembrar que antigamente os jogos de futebol eram transmitidos aos sábados, exceto em finais de campeonato. Na minha opinião o jogo ser transmitido de domingo rouba audiência da corrida pois o horário é o mesmo. Quando a emissora que transmite a Indy transmite tbm futebol piora ainda mais o quadro.
Vale lembrar que mm a F-1 ano passado foi jogada pro domingo a noite por causa do futebol.
Por fim o nível técnico dos pilotos hoje é inferior…
Vinicius, moro nos EUA e se quer saber é mais fácil ver corrida de formula 1 (pelos canais da comunidade hispanica) do que formual Indy. Estou falando de TV aberta ok?
Aqui o que movimenta o automobilismo mesmo é a NASCAR, quase todo fim de semana tem corrida, autodromos lotados, 44 pilotos na pista e quaquer um pode ganhar (igualzinho a F1!!!), semana passada o Juan Pablo Montoya quase ganhou uma corrida, coisa que não acontece faz tempo.
Amo a formula 1, mas está ficando cada vez mais chato, tanto que criaram esses pneus que esfarelam pra ver se dá graça.
Na NASCAR além de tudo ainda tem umas brigas no final… (vide Nelsinho, que vai mandando muito bem por sinal).
O Bruno Senna devia vir pros EUA, esquece a F1 e vem correr de Indy ou Nascar. Aqui também rola o problema de ter que “comprar vaga” mas a chance de um cara de talento se destacar é bem maior.
Agradeço pelas informações, Luciano. Infelizmente a Nascar aqui no Brasil não tem grande espaço na mídia. Até 2011 tínhamos o Speed que transmitia 100% das corridas, mas com a mudança para Fox Sports o espaço da Nascar foi embora, hj a maioria das provas são em V.T. Uma pena pq seria uma ótima categoria para se acompanhar.
Surgiu uma notícia aqui no Brasil de que o Bruno Senna teria recebido um convite para correr na Chip Ganassi ms ele de cara refutou os ovais. Estariam em negociações para ele correr nos mistos.
A F-Indy foi pro buraco quando abandonou os ovais.
Depois da épica morte do Wheldon em Las Vegas, aí q a vaca foi pro brejo mm, ano passado foi um lixo….
Particularmente, só verei essa corrida de SP, torcendo pra q chova, e verei a INDY500, essa um espetáculo à parte, q é sim um dos eventos mais fantásticos do automobilismo mundial, junto com as 24HLeMans. Se der sorte de pegar as corridas no Texas e em Fontana, ok tb.
Pocono talvez seja legal, mas se eles andarem em pack, pode ficar esquisito.
Mas aí eu pergunto, cade Michigan, cade Las Vegas?
Cade DOVER?!?!?!! hahahhahahahha
A receita pra uma Indy de sucesso, é fazer td igual a Nascar faz, só isso.
PS. Com relação aos brasileiros…. sei lá.
Desculpe-me, Renato, mas sua idéia já se provou um fracasso: a IRL era, na prática, um intento do Tony George de fazer algo parecido com a Nascar. E o fracasso foi retumbante. E ainda deixou uma sequela: que a Indy não pode ter corridas estilo pack-racing; o que acabou custando a vida do Dan Wheldon. A direção da Indy e o seu novo CEO estão na direção certa: de buscar a identidade perdida dos anos 90 com o famigerado rompimento.
Anderson, as pessoas, principalmente na America, querem velocidade pura, disputa e acidentes.
A IRL não deu certo pq não deu, mas a receita é essa.
A atual Indy é o q é, uma categoria fracassada, de fundo de quintal, q vive das 500 milhas, e de algum interesse externo por conta de pilotos gringos, e só.
Até a Rolex SCS é maior q a Indy, se vc tirar o evento Indy 500.
abs
o mais triste é que se começarmos um campeonato escola (base , Kart… ) chamem como queiram… serão 10 anos de jejum até começar a aparecer novos nomes nas categorias de ponta… mas ai está outro erro… o MKTG das categorias intermediárias deveria ser melhor, ainda mais quando temos tv a cabo e transmissão via web!
A ignorância brazuca quando o assunto é automobilismo é absurda.
Nos USA ninguém liga para a Indy, o negócio lá é Nascar e suas subdivisões. As pistas de rua da Indy são simplesmente bizarras, carros mudam de cor toda corrida por causa de patrocinios locais, se na F1 vocês reclamam do “piloto pagante” .. o que dizer da Indy ? O q dizer da Bia ? E outros tantos que com qualquer $20k estao dentro de um carro colocando todos os outros pilotos em risco ? Mais amadorismo do que isso: somente a nossa Stock Car.
Na europa, continente do automobilismo, ninguém ao menos conhece como é a Indy hoje em dia. A Indy só tem certa representatividade na “rica” América Latina e parte da Asia(a pobre), que compra todo lixo que os USA oferece.
Prestem atenção: WEC > Indy; WRC > Indy; GT1 > Indy; V8 Australiana > Indy; DTM > Indy.
Acho que ignorante é o seu comentário, o qual traz poucas informações e muitos julgamentos. A Indy não tem tido o mesmo sucesso que nos anos 90, mas está se reestruturando e houve aumento na audiência de 2012 em relação à 2011 e – das etapas disputadas até aqui – de 2013 para 2012. É importante dizer também que os custos das subdivisões da Nascar – e da própria Sprint – são menores, o que atrai mais “facilmente” patrocinadores, no entanto a audiência delas não é sempre maior que as da Indy, não. E a audiência européia da categoria de monopostos americana é maior que a da Nascar. Aliás, há um artigo da autosport sobre. Abraços!
Desculpe amigo mas a FIndy jamais será um sucesso comercial.
Suas regras são complexas, seu sistema de pontuação complexo também, variando, inclusive, de uma corrida para a outra (caso de Indianápolis). Os carros não possuem identidade, mudam de cor e de piloto toda hora. A bandeira amarela bagunça a grade das tvs, e a única graça das corridas em ovais são, pasmem, os acidentes. Quem sabe se Eclestone assumir por lá eles consigam algo.
Ola,,Fabio temos que COMEÇAR POR UM CAMPEONATO BRASILEIRO DE KART ( regionalizado pegando os campeoes regionais e fazendo UM SUPER KART DE 05 PROVAS NO FINAL DO ANO, exatamente na janela das grades das TV, isto é, DEZEMBRO E JANEIRO.),,,ai , depois poderemos sonhar com outros PATAMARES…CASA SEM BASE ATÉ NA HISTORIA DOS PORQUINHOS CAI…ABRAÇO
Caro Fábio, mas na sua visão o que falta para mudar o cenário do automobilismo brasilero? Não digo ídolos… Isso é besteira… Digo uma verdadeira escola de pilotos.
Não esquecendo também que a Band trata muito mal o produto, tornando a temporada ” Indy gesta”…
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/05/1272603-bruno-senna-e-cortejado-por-equipe-de-elite-da-indy.shtml
Essa coluna chegou no mesmo dia em que a Folha noticiou que Bruno Senna está sendo muito assediado para correr na Indy.
Foi coincidência?
Foi. Mas a matéria da Folha diz que ele não topou.
Abs
Tem algum motivo especial (fora grana) para esta rejeição?
Ué, os motivos estão no texto.
Senna B. não topou por conta de ter fechado contrato com a equipe que está defendendo atualmente.
Não, quando foi oferecido a ele o contrato com a WEC não tinha sido fechado
FS mais uma vez com comentários repletos de lucidez…
As vacas magras da F1 migrando para a Indy! Uma pena!
Ô Fábio, tem q continuar sim, pq, o q eu quero é ver corrida rapaz… rsrs.
Se acabar é menos uma atração.
E quando o Massa parar, vale apena continuar a F1 em interlagos?
E na Indy eu posso ver os carros de perto, ver as máquinas e etc…
Abraço, Paulo
Ter alguem, sempre vai. Se ele vai ser bom como sao Tony e Helinho, é outra CPI.
A safra ta baixando e ninguem se mexe a respeito. Qdo tem alguem bom interessado, ninguem quer patrocinar. Razia e Bia tao sofrendo nisso!
Piloto brasileiro acha que Indy é moleza e chega lá botando banca. Depois se dá mal e dá no que dá. O Fittipaldi ganhou na Indy pq soube lhe dar com o negócio, ele entendeu que aquilo não era F-1, era algo diferente e tinha que se adaptar. O mesmo com Castroneves e Kanaan, eles abraçaram a idéia da F-Indy!
Ô Munhoz! lhe dar vou eu uma bofetada!
Chatinho mesmo. Só procura desgraça, acho que ele nem vai ouvir os roncos la no Tiete…
A desgraça ta aí, não precisa procurar
O cara chato esse tal de Fabi Seixas.