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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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O cara

Por Fábio Seixas
30/04/13 13:24

O cara é eneacampeão mundial de rali. O cara lançou uma equipe própria no FIA GT e ganhou logo na estreia.

Agora, o cara vai pilotar isso aqui…


 

Sébastien Loeb vai disputar a Pikes Peak International Hill Climb.

Para quem nunca ouviu falar, algumas pinceladas…

Pikes Peak é uma montanha no Colorado, EUA, com 4.301 m de altitude.

Desde 1916, o local recebe essa corrida anual: malucos acelerando pela estrada, até o pico. Não por acaso, é chamada por lá de “corrida para as nuvens”.

Atualmente, o ponto de largada está situado a 2.800 metros. Ou seja, diferença de altitude de 1.500 m.

Moleza? Não exatamente.

São 20 km de subida, com 156 curvas à beira do penhasco e inclinação mínima de 7º. Mais: com a redução do nível de oxigênio metro a metro desafiando não só o desempenho dos motores como o preparo físico e mental dos pilotos.

No ano passado, pela primeira vez a prova aconteceu com o percurso completamente asfaltado. E, claro, o carro vencedor produziu o novo recorde do traçado: 9min46s164, média de 126,7 km/h.

O evento é um verdadeiro festival de velocidade, com mais de 20 categorias de carros e motos subindo a montanha.  

Loeb acelerará o Peugeot 208 T16 Pikes Peak, modelo que a montadora preparou para a prova.

Os franceses têm uma relação especial com o evento. O curta-metragem “Climb Dance”, de Jean-Louis Mourey, lançado em 1989, conta a história da vitória de Ari Vatanen em 1988, ao volante de um Peugeot…


O principal adversário de Loeb deve ser o neozeolandês Rhys Millen, vencedor do ano passado, que voltará à prova com um Hyundai Genesis Coupe.

Aqui, a corrida dele em 2012, já com o piso bem diferente…


A prova acontece no dia 30 de junho.

Loeb, pelo talento que tem e pelo investimento da Peugeot, tem enormes chances de se tornar, ainda mais, O cara.

(E a vontade de fazer uma loucura e viajar até o Colorado?)

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Comentários

  1. Roberto comentou em 02/05/13 at 15:17

    Seria interessante se o blogueiro deixasse a F1 de lado e falasse de campeonatos de automobilismo de verdade como o WRC. Um campeonato com emoção, onde realmente ganha QUEM TEM BRAÇO, não quem é mais político ou mais safado, isso é bem diferente do que a filinha indiana da F1 onde arrumaram alguns artifícios para os caras começarem a passar…até a Nascar é bem mais legal que a F1.

    • toto58 comentou em 02/05/13 at 15:43

      concordo , quando escrive o post abaixo, lembrei do pessoal buscando soluções aerodinâmica antigamente na F1 , até carro de 6 rodas teve, e acho que tem poucas soluções para f1 atualmente, talvez carros da mesma equipe com patrocínio diferente, como na Indy assim minimiza esses jogos de equipes sem sentido, outro poderia ser chassis iguais, mas duvido, acho que vai ficar assim mesmo quem paga mais ganha, hoje da tristeza de ver monopostos

      • Murilo Rodrigues comentou em 02/05/13 at 17:47

        toto58, um dos diferenciais da F-1 é que as equipes tenham que projetar e fabricar os chassis de seus carros. Portanto, esqueçe o assunto sobre igualdade de chassis. Os problemas da F-1 são dependência exagerada da aerodinâmica, alguns circuitos com traçados ridículos, regras imbecis, dentre outros.

  2. toto58 comentou em 02/05/13 at 15:06

    rapaz com esse aerofólio mais parece um limpa neves, deve grudar muito essa frente no chão

  3. Hélio comentou em 02/05/13 at 13:04

    O Fábio, a galera da ESPN tá cornetando o teu nariz.

    • Fábio Seixas comentou em 02/05/13 at 13:53

      Normal. É sempre assunto. Qual foi o mote desta vez?
      Abs

  4. Paulo comentou em 02/05/13 at 12:37

    Ooo Fabio acabei de ver sua participação no Redação Sportv, parabéns rapaz!!!
    Suas opinioes sobre futebol tambem sao boas!!
    Abrcs!!

    • Fábio Seixas comentou em 02/05/13 at 13:54

      Obrigado!
      Abs

  5. ROBERTO comentou em 02/05/13 at 11:18

    tem até um brasileiro que vai subir a montanha…site para maiores informações http://www.ppihc.com/. 40 doletas o ingresso…

  6. Fernando Araujo comentou em 01/05/13 at 21:33

    Corrige aí… Altitude e altura são duas coisas diferentes.

  7. Ana Luíza comentou em 01/05/13 at 11:44

    Asfaltaram tudo??? Acabou parte da graça! Antes era só barro, depois, por conta da erosão, tiveram que asfaltar alguns trechos. Vatanen 4Ever Inig

    • Murilo Rodrigues comentou em 02/05/13 at 17:49

      Somente depois que li o texto é que fiquei sabendo que tinham asfaltado o traçado. Ainda que permaneça desafiador, perdeu parte da “magia”. Queria ver o Loeb “jogando pedriscos e areia” para tudo que é lado.

  8. Henrique Nascimento dos Santos comentou em 01/05/13 at 10:57

    Pelo que vi do estilo de pilotagem desse neozelandes aí o Loeb vai esmagar esse recorde!!

    • Wesley Nunes comentou em 02/05/13 at 14:39

      Falou tudo amigo, ele não agride muito as curvas como o Loeb, e outra, pelo video dá pra ver que o carro dele sai muito de frente… vamos só ver o Loeb comendo com farinha esse ai. Abcs

  9. Carlos Hertenstein comentou em 01/05/13 at 9:35

    Eu vi o documentário todo do Climb Dance, o finlandês era um lunático, incomparável, tem um vídeo no Youtube que até o navegador do Vatanem pede “dear God, Jesus”! kkk
    O tempo todo com o pé atolado, na terra, no barro, na neve ou no asfalto, nessas condições de pista aí ele baixaria 1 minuto no tempo do cara com o Genesis, que pra mim comeu mingau nas curvas, muito cauteloso, saídas muito demoradas, sem contar que o charme da terra e dos penhascos há era.

    • Murilo Rodrigues comentou em 02/05/13 at 17:53

      Não se esqueça, Vatanen também foi campeão do Rali Paris-Dakar. Naõ me lembro se foi mais de uma vez mas o que eu lembro é que, em uma das edições, ele e J. Ickx disputavam o título, acho que eram, salvo engano, com Peugeot e ambos estavam em 1o e 2o lugares e, no último dia, Jean Todt, então diretor, decidiu quem venceria no cara e coroa. Deu Vatanen. Uma pena, pois acho que ambos fariam da última etapa, um duelo emocionante.

  10. Afonso Sousa comentou em 01/05/13 at 0:26

    Muito bom variar o assunto dentro do tema automobilismo, mas falar de Pikes Peak e não falar de Nobuhiro ‘Monster’ Tajima, e mesma coisa de falar de Copa do Mundo e não falar do Brasil.

  11. Nznam comentou em 01/05/13 at 0:24

    Se o Kubica for, ele se mata!

    • Nino comentou em 02/05/13 at 8:58

      Pô é isto mesmo, não deixem o kubica tomar conhecimento desta corrida!

  12. Fabio - FGV comentou em 30/04/13 at 23:40

    Demaisss, o primeiro entao, na terra, sem palavras!!!

    Nao deixe de ir !

    Abs

    FGV.

  13. RealBR comentou em 30/04/13 at 23:17

    DEPOIS DE ASSISTIR ESSES VÍDEOS, SINCERAMENTE, OS TOP DA F1 PRA MIM, A PARTIR DE HOJE SERÃO CHAMADOS APENAS DE BONS PILOTOS. RSRSRSRSRSRS. ISSO É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO – VALEU.

  14. Anderson Oliveira comentou em 30/04/13 at 22:18

    No terrão tem mais emoção, mas acho que o maior problema em 2012 foi a falta de drifts, não sei se ajudaria em termos de tempo, mas que fica mais bonita isso fica…
    O Climb dance eu vi no começo dos anos 2000, foi ai que comecei a gostar de ralis, a maneira como as curvas foram atacadas , drifts muito bem executados, vídeo muito bom

  15. Marcelo comentou em 30/04/13 at 21:19

    Quanto ao carro, que ninguém falou nada, é interessante ver os aerofólios. Limpos, retos, sem asinhas, aletas e pinduricalhos!!!

  16. Celso SP comentou em 30/04/13 at 21:19

    Não sei…. com asfalto não é a mesma coisa.

    E o cara sobe sem co-piloto? Como conseguem decorar tantas curvas?

    Agora, qdo vejo que os caras asfaltam quilometros de montanha e por aqui não conseguem consertar o asfalto que a própria prefeitura quebrou, é de chorar. E choro muito qdo sei que o que pago é 10 vezes mais que um americano comum.

    • Celso SP comentou em 30/04/13 at 21:21

      proporcionalmente, claro.

  17. Danilo comentou em 30/04/13 at 20:24

    Esse estilo de corrida seria trailblazer?

  18. Arthur comentou em 30/04/13 at 18:17

    Eu gostaria de ver como eles se sairiam na subida da Serra do Corvo Branco – Grão Pará – Santa Catarina.

  19. Tevez comentou em 30/04/13 at 17:12

    Vou estar em Las Vegas nessa data….Vou dar um pulo lá vai ser legal ver o Loeb acelerando

  20. Fernão comentou em 30/04/13 at 16:34

    Fábio, vá por Miami, faça conexão e voe para Denver ou para Eagle, não sei qual é o aeroporto mais próximo.
    Se for por Eagle, prefira conexão por Miami, o tempo de espera é menor do que se for por Dallas (que é a melhor opção para a volta, pela mesma razão).
    Só uma provocaçãozinha…
    boa viagem!

  21. Ricardo Arcuri comentou em 30/04/13 at 15:48

    Fabio, vc esqueceu de mencionar que estes carros de rali produzem potencias em torno dos 900 cv. Maiores que um F1 e um NASCAR!

    Eu queria ver uma corrida dessas, sentir essa ascençao de velocidade, que deve ser comparado ao de um F1!

  22. Alberto comentou em 30/04/13 at 15:37

    O Sebastien Loeb brasileiro parou por falta de grana….

    • Ney comentou em 30/04/13 at 17:50

      Quem?

      • Alberto comentou em 30/04/13 at 18:58

        Temos muitos “Sebastiens Loebs”, “Alonsos” ou “Vetels” que são talentos(tanto no asfalto como na terra) e não correm mais por falta de grana…. ou você acha que Felipe Massa e Bruno Senna é o que o país tem de melhor????

  23. Cranio comentou em 30/04/13 at 15:06

    Será que os pilotos tem direito a fazer reconhecimento da pista? Porque, nesse caso, o Millen teria vantagem sobre os “novatos” em Pikes Peak…

    Mesmo que o Loeb não fature o recorde, sempre será o cara mais completo que já ví andando em 4 rodas…

    • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 15:24

      Sim, há treinos antes da prova.
      Abs

      • Cranio comentou em 30/04/13 at 15:49

        O recorde do Tajima (aos 60 anos de idade) era 9:51.278 (2011). O Millen em 2012 (no asfalto) fez 9:46.164.

        Ou seja, tirou 5 segundos apenas.

        Seixas, você sabe se o Tajima participou da edição 2012?

        • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 16:14

          Sim, com um carro elétrico!
          Abs

          • Luis comentou em 30/04/13 at 19:58

            Ver a tocada do Millen faz parecer que havia mais performance para tirar do carro: sempre seguro, contornando as curvas com muita suavidade.

            O video do Tajima de 2011 já tem uma condução bem mais agressiva, “faca nos dentes” como diria Bueno:

            http://www.youtube.com/watch?v=MlmciM6lOCs

  24. Paulo Sergio comentou em 30/04/13 at 14:54

    Putz, com asfalto e guard rail, perdeu a graça, já o primeiro vídeo…show!!!

  25. caetano nucci neto comentou em 30/04/13 at 14:52

    Fabio, nao consegui não pensar no Rubinho!!! Será que ele chegaria lá em cima?

    • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 14:55

      Chegaria…

      • Emilio comentou em 30/04/13 at 15:41

        em 13° ou 14° ….desculpe, mas o Barrica não dá mais nada…

      • Fabio Henrique comentou em 01/05/13 at 8:15

        Chegaria…em 3 dias de viagem.

        • Murilo Rodrigues comentou em 02/05/13 at 17:56

          Se Rubinho levaria “3 dias”, imagine voce….uns 3 meses. Pára de falar merda….

  26. Ney comentou em 30/04/13 at 14:13

    Fábio, não se esqueça que “O cara” é, e sempre será, o Zanardi! rs
    Abs

    • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 14:21

      Concordo. Mas o Loeb tá chegando lá em termos de heroísmo…
      Abs

  27. Ricardo comentou em 30/04/13 at 14:03

    Era muito mais legal no tempo da estrada de chão.

    • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 14:08

      Concordo.

  28. Thiago comentou em 30/04/13 at 13:59

    Você está apaixonado Fábio? Vá ao Colorado, faça essa loucura! Sem preconceitos.

    • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 14:03

      Nossa, que engraçado

      • Thiago comentou em 30/04/13 at 14:10

        kkkk Não fique bravo!!! Sebastian Loeb, de fato, é um monstro!

  29. Mauricio comentou em 30/04/13 at 13:45

    Fabio,

    Se tem dinheiro e tempo vai embora meu caro assistir a corrida.Não deixe pra depois !!!

    • Fábio Seixas comentou em 30/04/13 at 14:03

      Acho que não tenho nenhum dos dois…
      Abs

      • Klauss comentou em 30/04/13 at 15:42

        Então é o momento certo de ir. Sem grana e sem tempo. 🙂 fazer história. Coisas que so acontecem uma vez. (Mesmo que se repitam depois, a primeira vez, é só uma).

  30. Gustavo comentou em 30/04/13 at 13:38

    pois vá Fábio, cometa essa loucura e traga na integra mais historias pra gente

    belo carro, belo piloto, tomara que faça bonito por la
    abraços

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