Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

O cara

Por Fábio Seixas
30/04/13 13:24

O cara é eneacampeão mundial de rali. O cara lançou uma equipe própria no FIA GT e ganhou logo na estreia.

Agora, o cara vai pilotar isso aqui…


 

Sébastien Loeb vai disputar a Pikes Peak International Hill Climb.

Para quem nunca ouviu falar, algumas pinceladas…

Pikes Peak é uma montanha no Colorado, EUA, com 4.301 m de altitude.

Desde 1916, o local recebe essa corrida anual: malucos acelerando pela estrada, até o pico. Não por acaso, é chamada por lá de “corrida para as nuvens”.

Atualmente, o ponto de largada está situado a 2.800 metros. Ou seja, diferença de altitude de 1.500 m.

Moleza? Não exatamente.

São 20 km de subida, com 156 curvas à beira do penhasco e inclinação mínima de 7º. Mais: com a redução do nível de oxigênio metro a metro desafiando não só o desempenho dos motores como o preparo físico e mental dos pilotos.

No ano passado, pela primeira vez a prova aconteceu com o percurso completamente asfaltado. E, claro, o carro vencedor produziu o novo recorde do traçado: 9min46s164, média de 126,7 km/h.

O evento é um verdadeiro festival de velocidade, com mais de 20 categorias de carros e motos subindo a montanha.  

Loeb acelerará o Peugeot 208 T16 Pikes Peak, modelo que a montadora preparou para a prova.

Os franceses têm uma relação especial com o evento. O curta-metragem “Climb Dance”, de Jean-Louis Mourey, lançado em 1989, conta a história da vitória de Ari Vatanen em 1988, ao volante de um Peugeot…


O principal adversário de Loeb deve ser o neozeolandês Rhys Millen, vencedor do ano passado, que voltará à prova com um Hyundai Genesis Coupe.

Aqui, a corrida dele em 2012, já com o piso bem diferente…


A prova acontece no dia 30 de junho.

Loeb, pelo talento que tem e pelo investimento da Peugeot, tem enormes chances de se tornar, ainda mais, O cara.

(E a vontade de fazer uma loucura e viajar até o Colorado?)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Diego Puerta comentou em 04/05/13 at 0:07

    Interessante ver o trabalho do piloto com os pés. Ele alterna pé direito no acelerador e esquerdo no freio em curvas de alta, e direito no freio e esquerdo na embreagem em freiadas bruscas. Alias, dizem que os pilotos são bons de braço, mas o segredo mesmo está nos pés. A F1 com toda sua tecnologia de transmissão nunca pensou em mostrar por esse ângulo (ou nunca conseguiu).

  2. Walter Reichert comentou em 03/05/13 at 1:35

    Fábio você já viu o vídeo do Rhys Millen na serra do Rio do. Rastro em Santa Catarina http://m.youtube.com/watch?v=4AnpQfd7PGI

  3. Saulo Campos comentou em 02/05/13 at 22:34

    O Loeb é um verdadeiro monstro. Só que no Pike Peak, quem manda de verdade é o Tajima.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).