O cara
30/04/13 13:24O cara é eneacampeão mundial de rali. O cara lançou uma equipe própria no FIA GT e ganhou logo na estreia.
Agora, o cara vai pilotar isso aqui…
Sébastien Loeb vai disputar a Pikes Peak International Hill Climb.
Para quem nunca ouviu falar, algumas pinceladas…
Pikes Peak é uma montanha no Colorado, EUA, com 4.301 m de altitude.
Desde 1916, o local recebe essa corrida anual: malucos acelerando pela estrada, até o pico. Não por acaso, é chamada por lá de “corrida para as nuvens”.
Atualmente, o ponto de largada está situado a 2.800 metros. Ou seja, diferença de altitude de 1.500 m.
Moleza? Não exatamente.
São 20 km de subida, com 156 curvas à beira do penhasco e inclinação mínima de 7º. Mais: com a redução do nível de oxigênio metro a metro desafiando não só o desempenho dos motores como o preparo físico e mental dos pilotos.
No ano passado, pela primeira vez a prova aconteceu com o percurso completamente asfaltado. E, claro, o carro vencedor produziu o novo recorde do traçado: 9min46s164, média de 126,7 km/h.
O evento é um verdadeiro festival de velocidade, com mais de 20 categorias de carros e motos subindo a montanha.
Loeb acelerará o Peugeot 208 T16 Pikes Peak, modelo que a montadora preparou para a prova.
Os franceses têm uma relação especial com o evento. O curta-metragem “Climb Dance”, de Jean-Louis Mourey, lançado em 1989, conta a história da vitória de Ari Vatanen em 1988, ao volante de um Peugeot…
O principal adversário de Loeb deve ser o neozeolandês Rhys Millen, vencedor do ano passado, que voltará à prova com um Hyundai Genesis Coupe.
Aqui, a corrida dele em 2012, já com o piso bem diferente…
A prova acontece no dia 30 de junho.
Loeb, pelo talento que tem e pelo investimento da Peugeot, tem enormes chances de se tornar, ainda mais, O cara.
(E a vontade de fazer uma loucura e viajar até o Colorado?)
Interessante ver o trabalho do piloto com os pés. Ele alterna pé direito no acelerador e esquerdo no freio em curvas de alta, e direito no freio e esquerdo na embreagem em freiadas bruscas. Alias, dizem que os pilotos são bons de braço, mas o segredo mesmo está nos pés. A F1 com toda sua tecnologia de transmissão nunca pensou em mostrar por esse ângulo (ou nunca conseguiu).
Fábio você já viu o vídeo do Rhys Millen na serra do Rio do. Rastro em Santa Catarina http://m.youtube.com/watch?v=4AnpQfd7PGI
O Loeb é um verdadeiro monstro. Só que no Pike Peak, quem manda de verdade é o Tajima.