Nuvem que ronda
26/04/13 03:00A grande novidade deste ano na F-1 parecia ser Massa. O brasileiro começou o ano fazendo coisas que não conseguia havia um bom tempo.
Após o GP da Malásia, colocou-se à frente do companheiro de equipe na tabela, cenário inédito em três anos. Na China, liderou um treino _a segunda sessão livre_, o que não fazia desde Índia-2011. De quebra, mantinha-se melhor do que Alonso no grid, uma série que já vinha desde o final da temporada passada.
Mais do que os números, porém, o que chamava a atenção era seu discurso. Uma autoconfiança que em nada lembrava o claro abatimento dos últimos campeonatos.
Em suas próprias palavras, a “nuvem negra” que pairava sobre sua cabeça se dissipara. Ele estava de volta.
Durou pouco.
Do apagar das luzes na China à bandeira quadriculada no Bahrein, o Massa que se viu nas últimas duas etapas foi aquele da primeira metade do último Mundial.
Em Xangai, Alonso venceu e ele foi sexto. Em Sakhir, final de semana terrível para a Ferrari, ficou em 15º, sete posições atrás do companheiro.
Comparações à parte _até porque é injustiça comparar a grande maioria do grid ao espanhol_, ele foi mal mesmo. E a explicação pega carona na coluna da semana passada: são os pneus.
Massa abriu mão da luta pela pole no Bahrein. Sua ideia foi sacrificar a performance no sábado, usando os pneus mais duros, e colher os dividendos no domingo, com um primeiro pit stop tardio.
A estratégia havia funcionado com Vettel na China. Poderia funcionar com ele.
Não deu certo. Os pneus do seu carro duraram apenas dez voltas, e ele entrou nos boxes na mesma janela dos pilotos que estavam com os compostos mais macios.
Massa é um piloto rápido, talentoso, mas fica cada vez mais evidente que tem uma deficiência crônica no trato com os pneus. E, de novo evocando o texto da última sexta, isso significa que está lascado: pneus, hoje, são tudo.
Não por coincidência, seu discurso após a prova já foi num tom diferente: “Não consigo encontrar explicação para tantos problemas”.
O Mundial está no começo. Massa é o sexto colocado. Em 2012, após as mesmas quatro provas, era o 17º.
Não dá para delirar em vê-lo lutando pelo título, mas, sim, é possível esperar um ano mais digno. Até por sua sobrevivência na categoria.
No Rio, dias antes de embarcar para a abertura da temporada, Massa não gostou quando foi questionado sobre a pressão do fim do contrato com a Ferrari e as especulações sobre seu provável substituto no time.
“Já vão começar com isso?”, perguntou, na ocasião.
Ele tinha toda a razão naquele momento. Precisa se acertar logo com os pneus para continuar tendo.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fábio, você poderia comentar/analisar um pouco mais o estilo de pilotagem dos principais pilotos… Gostei da sua análise sobre o Massa ter dificuldade com os pneus. Discordo de você quando você diz que “pneus, hoje, são tudo”: não é de hoje, não! Pneus sempre foram tudo na F1, pergunte ao Piquet, que já falava disso nos anos 80!
O Rubinho tinha um estilo de pilotagem que exigia muito dos freios; isso o prejudicou na disputa com Button, cujo estilo não sacrificava o equipamento.
Fittipaldi foi bicampeão e duas vezes vice, com carros diferentes, justamente porque seu estilo “limpo” de pilotagem poupava os pneus, poupava os freios, poupava o motor… e ele ganhava!
Fabio
Eu tenho uma teoria , pode até ser que alguem ja tenha escrito isso antes. O problema do Massa se chama controle de traçao, é so lembrar da primeira curva do gp da Australia logo que o recurso foi abolido. Ele mesmo deu uma entrevista inde dizia que como se o acelerador fosse uma botao de liga/desliga, e agora que tem que dosar nao é mais o mesmo Massa de 2008 , nao acha ?
Abraço
Sempre leio seu blog Fábio e você sempre traduz em palavras (bem colocadas) o que de fato acontece.
Com certeza o grande (mas não o único) problema atual do Massa (já vem de um bom tempo isto) são os pneus.
Quem assistiu a última corrida com mais atençao aos tempos das voltas, reparou que, nas últimas 10 voltas, o brasileiro se arrastou na pista. Mesmo se ele não tivesse os dois pneus furados ele não iria chegar em uma boa posição. Ele não se entende com os pneus.
Abraço Fábio!
Fabio, uma sugestão: em 2005, como foi o desempenho do Massa? Confesso que não lembro, mas lembro que ele tava na Sauber. E lembro que naquela temporada não se trocavam os pneus.
Talvez pudesse explicar algumas coisas. Mas concordo plenamente com a coluna e seus comentários.
“A mola que acertou o piloto da Ferrari era de aço, media 12 cm de diâmetro e pesava 800 gramas, componente do carro da Brawn GP. O impacto foi equivalente a 152 kg, considerando a velocidade do carro a 280 km/h (média em que é realizada a curva quatro de Hungaroring”
Ironia do destino. ele foi acertado por uma mola, q saiu do carro de outro piloto brasileiro medíocre, e que pilotava pra equipe do Ross Brawn, um legítmo “abusador de pilotos brasileiros”.
Carro esse, que tinha especificações obviamente “fora das regras’.
É o destino, irônico….
Tomara q o Nasr tome cuidado com as pessoas a q vai se associar na F1, senão periga de virar mais um brasileirinho vitimizado pelo circo cruel….
Massa deve sonhar todas as noites com o retorno dos pneus Bridgestone.
Schumi teve o mesmo problema em seu retorno na F1. Mudar seu estilo de pilotagem para guardar os pneus.
Massa quando entrou p Ferrari pegou um carro q caia como uma luva com sua forma de guiar. Sorte ou coincidencia entrou p uma equipe que tinha o carro desenvolvido ha anos p um piloto campeao com o mesmo estilo de pilotagem.
Ja chegou ganhando corridas na temp. de estreia na scuderia italiana. A galera mete o pau hj no Massa mas lembrem-se que ele ja ganhou do Schumi na Ferrari.
Enfim, Massa nao se adaptou aos novos pneus e parece q nao vai mudar tao cedo. Enquanto a F1 correr com os pneus farofas, o brasileiro nao voltara a mesma forma de 2008.
Mas quem sabe um dia. Esse mundo da mtas voltas, principalmente esse mundinho da F1. Quem sabe…
É o preço que se paga por ser cordeirinho, o Massa tem que chutar o balde, para o espírito de vencedor voltar a estar com ele.
Falou pouco e falou tudo
LUIZ:
Não é só isso que basta para ser “O Piloto” da Fórmula 1.
Basta ver, alguns pilotos medianos a bons, já foram campeões e raramente são lembrados.
A Globo, através do Galvão, quer porque quer, o Massa campeão; vais ser difícil.
Senna, Piquet e Emerson, não é sempre que aparece um trio desses, num período de treis décadas !. Qual país foi contemplado dessa forma ?.
Os alemães, foram felizes, Vettel logo em seguida ao Schumacher !.
Vejo o Raikkonen como “O Piloto”. Piloto semi-aposentado, monta num carro que ainda não inspira muita confiança e faz o que faz.
Será que é só o carro que é bem equilibrado ou, o piloto, também, sabe conduzir bem, e, economizar pneus ?.
Outra coisa, para mim, Formula 1 é uma competição onde não importa a nacionalidade do piloto, e sim, o nível de pilotagem !.
Se a Globo não puder mostrar o Massa campeão, fico contente se ela continuar transmitindo boas corridas !.
Fabio, o Massa teve um TCE grave, normal n voltar a ser o mesmo piloto. Ele perdeu massa encefálica descrita como encefalomalácia… Ele teve um TCE grave e em um esporte de alto rendimento onde milésimos separam o joio do trigo isso faz a diferença. O própio Piquet disse q teve perda de rendimento após o acidente. E o de Massa atingiu o cérebro. Acho q p outros esportes n faria tanta diferença assim, mas na F1… Na minha cabeça isso é um fato! Ele pode até ter algumas vitórias, mas nunca voltara a ser o mesmo piloto. É uma pena, mas é a realidade…
Perfeito. Estão querendo que o Massa ganhe dos melhores pilotos do mundo, quando já é um milagre ele poder correr nesse grupo, depois do acidente…
Concordo que foi grave, mas até que ponto?? De acordo com o que escreveu, em um esporte de alto rendimento isto faria diferença sim. Mas vamos por partes:
Isto foi se não me engano há uns quase 4 anos ou menos. Acho com certeza que nós (espectadores), ou os comentaristas e até mesmo a imprensa mundial teria reparado em erros muito mais frequentes oriundos de sequelas do acidente. Seriam
erros muito frequentes da capacidade de avaliação do Felipe. Seriam muitos, tais como falta de concentração/discernimento em conseguir uma volta rápida, erros de avaliação em ultrapassagens, freadas, e até mesmo dificuldade em completar uma corrida exaustiva (tanto no aspecto físico, quanto no mental). Felipe foi declarado apto para guiar na F1 pelos especialistas que o avaliaram muitas vezes e continua sendo avaliado. E o que vemos?? Vemos que ele é capaz de voltas rápidas, capaz de fazer ultrapassagens (muitas vezes sob pressão), disputas com o Hamilton (na época em que o Hamilton estava na
McLaren), Webber, Button e outros mais,
discernimento em estar lado a lado com o Alonso e não se tocar com o mesmo (sob
pressão e isto já ocorreu várias vezes, até mesmo em largadas), capacidade em fazer freadas controladas para não sair da pista com o carro…enfim ele é capaz sim de “n” coisas pilotando um carro de
F1, ou mesmo Kart (dirigindo e bem nas provas que ele promoveu como “Desafio dos Campeões”). Se ele tem problemas na gestão dos pneus, isto para mim é um fator de entendimento entre a equipe e o
piloto Massa. Hamilton também dirige com agressividade e não é conhecido como um “poupa pneus”. Finalizando, diante disto tudo que citei..ora se as possíveis sequelas do acidente estivessem mesmo presentes (que me desculpem por tentar analisar tão friamente este fato), mas o Felipe, já não estaria na F1 há muito tempo e com certeza teríamos notado em muitas e muitas ocasiões que o mesmo estaria enfrentando dificulades visíveis em pilotar e viver em um ambiente como é o da F1. Esta é a minha opinião, a qual baseei em fatos reais. Tenho 51 anos e acompanho a F1 desde moleque, pois acompanhei as conquistas do Emerson em 72 (eu tinha 9 anos e lembro até que foi lançado um selo comemorativo).
Abs. ao Fabio Seixas (excelente) e a todos que frequentam este espaço.
Eu acredito em sabotagem no equipamento dele…. não é possivel que de todo grid… o Massa… até pela experienca que já tem…. não tenha aprendido a contrlar o desgaste de pneus… esse anos todos !!! Ele tá correndo sem ritmo igual ao schumacher na sua volta a F1
Massa nao tem mais jeito. Nao acredito q é a Ferrari q fala pra ele tirar o pé e deixar o Alonso na frente, nao creio nisso. É competencia mesmo, sempre acontece algo de errado pra ele, nunca consegue fazer o plano dar certo, tudo funciona contra ele. E claro, tudo funciona errado pq ele nao faz funcionar direito. A culpa é dele sim. Nem torço pra ele mais, assisto F1 por puro prazer no esporte. Hoje torço contra Vettel. Alonso é o melhor piloto, dá gosto ver o cara pilotando, é uma pena nao ter nascido brasileiro, pois se fosse ele seria muito mais aclamado do q é na Espanha.
Espero que nenhum outro brasileiro pilote pela Ferrari, a partir do ano que vem. Não aguento mais o chororô dos brasileiros, dizendo que a equipe prejudica os brazucas.
Depois dizem que é o Alonso que chora… Deus me livre.
Nao se preocupe. Nao teremos mais brasileiros na F1…
O carro é do Alonso, é feito pro Alonso, se o carro estava melhor para o Massa, os caras foram lá e mexeram no setup e deixaram do jeito do Alonso… Acordem Massa é apenas o segundo, enquanto ele estiver ali beliscando os pontos a Ferrari estará contente com ele.
Alonso sim, tem que vencer e ser campeão! Massa só cumpre tabela.
Amigo, cada carro tem o próprio setup….
Parece até que os pilotos trocam de carro durane a corrida, né?
Já passou da hora de o Massa sair da Ferrari! Ou ele sai esse ano, ou ele selará o Fim de sua carreira na F1!
Segundo o comentário do Marcelo, e se Schumacher não tivesse se aposentado em 2006 na Ferrari e permanecido até a temporada de 2010? As estatísticas de desempenho de Felipe Massa estariam muito bem melhores do que correndo com Fernando Alonso atualmente. Parece até irônico.
A verdade é que assinou o contrato para este ano. No ano passado a ferrari ganhou milhoes graças ao vice. O ano que vem tem de ter impacto, sai massa e domenecalli. E o massa se ainda conseguir alguma coisa vai para a sauber, mas terá que levar o patrocinio da globo, isso se ela nao lhe virar as costas e resolver apoiar o razia. Enfim, o alondo manda porque tem o santander. se o massa tivesse o bb, o carro seria acertado para ele, eles dariam um jeito nisso, entao, quem tem dinheiro manda.
Chega de estatal para por dinheiro bom em coisa ruim.
é verdade. Mas entao o que vamos fazer nos domingos cedinhos, Já faz anos e anos qe fico torcendo, todo treino, esperando a pole e ai vejo 3º, 5º , 7º e por ai vai. Na largada dou aquele pulo no sofá e digo agora vai, vai vai e no meio da corrida lá no pelotao intermediário. Aí acaba a corrida, vou na cozinha e converso com minha esposa e digo nao sei mais o que fazer. E venho no uol, na globo e sempre a mesma desculpa, pneus, teoria da conspiraçao e o grito de campeao entalado na garganta. O mundo cruel com a torcida brasileita quem tem 08 titulos mundiais, varios jornalistas que comentam tao bem, uma torcida vibrante que nao está indo à lugar algum. É o fim dos nossos dias de glória.
Massa deveria ficar no lugar da rã de babaneira Grosjean e repetir a dupla Massa/Kimmi SERIA ÉPICO.
Ninguem comenta que o Kimi teve uma reação alergica no Barhein …correu e chegou em segundo….Por isso torço para ele, pois não fica arrumando desculpa e nem fazendo promessas….como o Zacarias e os torcedores tentando justificar o que Não tem justificativa.
A Ferrari so tem um piloto… esta mais do que na hora de contratar um segundo
Eu quero o Kimi na RBR e o Massa na Lotus.
Só assim para o brazuca voltar a mostrar desempenho, aliás, a Lotus tem se mostrado o carro que se deu melhor com os pneus 2013, e isso pode ser um bom motivo para se transferir para lá.
Não adianta, na Ferrari com Alonso, não vai ganhar um campeonato nunca. O negócio é fazer um campeonato forte, conseguir alguns pódios, 1 ou 2 vitórias e rezar para alguma equipe ainda querer contar com ele.
O Massa teve problemas nos 4 primeiros pits das 4 primeiras corridas. Do que adianta conseguir uma boa classificação, largar bem, pressionar e depois cair para 6º ou 7º? Sem condições.
Duvido que o Alonso permita o Kimi na equipe. Acho muito mais fácil pegar o Bianchi, que mostra potencial, mas que provavelmente não deve querer chegar “chegando” na Ferrari e incomodar seu primeiro piloto e vai querer mostrar serviço à nova equipe (leia-se prestar serviço ao Alonso). Duvido que o Kimi se prestaria.
Ops você disse RBR… esquece o que eu escrevi! O que eu escrevi vale para a Ferrari!
Fabio concordo com vc! Mas acho uma pena essa questao de pneus estarem fazendo diferença qd o q interessa é velocidade e faca nos dentes, e acho q isso o Massa tem e ta pagando o preço pelo seu arrojo e estilo de pilotagem pq ta fritando esses pneus se é q da pra chamar essas porcarias de pneus. Me responda algumas questoes Fabio: Vc acha q estou certo? E mais uma coisa. Pq os pneus do Malonso q tb é agressivo nao se desgastam? É ai q ficam minhas duvidas! Abs
gostaria de entender essa coisa de apenas a pirelli fornecer os compostos. Existem Bridgestone, Goodyear entre outras que poderiam participar do circo e fazer assim o esporte ficar ainda mais competitivo e interessante. Por exemplo, vettel poderia ter o melhor carro, mas Hamilton com os Goodyear poderia ter os melhores compostos, isso equilibraria mais. Raikkonen em Spa venceria pela pericia e pelos Michelin mais adaptados a pista. A formula 1 precisa se abrir mais para essas coisas. Regras idiotas de um regulamento velho e tecnologias que nem todos podem ter e usar também fecham a categoria.
O duro é quando o cara quer andar bem e ninguém quer que êle ande,você têm que ser rápido mas não pode ser mais que o Alonso,tá entendendo?O Webber têm o mesmo problema, e é ainda pior,até pegadinha já fizeram para ele perder corrida,mandando diminuir o ritmo enquanto o espertinho do parceiro acelerava,quero ver quando a Ferrari precisar que o Massa ande bem prá tentar tirar pontos do Vettel para ajudar o Alonso…..
Se o Alonso depender de ajuda do Massa, tá ferrado. Não porque o Massa não quer ajudar, simplesmente não consegue.
Caro Fábio!
As estratégias do Massa não funcionam nunca, tirando 2008 que a Ferrari tirou o campeonato dele por incompetência nos boxes, de lá pra cá convenhamos ele não acerta 1!!
Sinceramente é muita desculpa!!
Piloto médio vai ficar fora da F1 ano que vem!
Abs
Fábio, acho que o episódio ‘Alonso is faster than you’ foi o divisor de águas na carreira de Massa, se naquele momento ele falasse grosso e vencesse, provavelmente se queimaria com o Santander/Ferrari mas continuaria com o estatus de vice campeão de 2008, o cara que bateu o hoje badaladíssimo Raikkonen, se manteria mentalmente forte e teria mercado fora da Ferrari. Mas abaixou a cabeça e se afundou mentamente e piloto com o psicológico abalado é presa fácil pro Santander/Alonso. Abs!!!
Status é melhor né!
Eu discordo, as coisas não são simples assim: ele seria mandado embora no final do ano e antes disso a Ferrari daria um jeito de queimar o filme dele a ponto de nenhuma equipe competitiva querer contratar ele depois! Ia dar na mesma!
Não duvido, a Ferrari já ‘fritou’ pilotos como Prost e Mansell, mas acho que mesmo assim teria sido melhor pra carreira dele, recomeçar em outra equipe mesmo não tão grande como a Ferrari.
Concordo… Depois da molada na cabeça esse evento foi o divisor de águas pois ele nunca pensou na carreira que passaria o mesmo que o Rubinho passou, abrindo passagem e passando tamanha vergonha para a família dele e pro mundo todo
A comparação com o Malonso é inevitável, O zaca tem realmente uma forma diferente de guiar, isso fica muito claro quando a imagem é mostrada de dentro do carro. Nos anos anteriores ele tinha problemas de aquicimento dos pneus, agora é com o desgaste prematuro. Talvez ele não seja tão “habilidoso” quanto pensavamos que ele era, uma pena!
Fabio. Atualmente com Alonso na Ferrari, a equipe quer um segundo piloto explícito que só ajude na pontuação do campeonato dos construtores e atrapalhar a corrida dos adversários. A minha pergunta que vou fazer agora pode ser tola, mas se o Massa sair da Ferrari no final do ano, quais pilotos poderão ser preteridos para ir para à Ferrari no ano que vem para ser segundo piloto? Lembrando que no ano passado, 3 pilotos foram sondados pela equipe e não quiseram a vaga (Sérgio Perez, Jenson Button e Mark Webber).
Bom tempos quando Rubinho ganhava corridas e conquistava o vice, Galvão fazia a maior festa, eu me lembro muito bem:
“Tirando o alemão Reginaldo, ninguém chega ao nível de Barrichello na F-1, a maior prova é o vice campeonato”
“Eu ia dizer justamente isso Galvão, não é mesmo Burti?”
“Com certeza”
Com Felipe Massa aconteceu algo parecido entre 06 e 08(bons tempos), daqui pra frente os pachecos vão sentir muitas saudades dessa boa fase do Brasil na F-1(pódios, vitórias e boas colocações no mundial).
Schumacher ainda dava um certo espaço para o Rubinho na Ferrari(afinal de contas, Barrichello conseguiu 55 pódios em seis anos de Ferrari, carro bom Rubens tinha ao lado do alemão). Com Felipe Massa isso nem acontece ao lado do espanhol, hoje pra Felipe chegar ao pódio é um DEUS NOS ACUDA!
Ao lado de Alonso em 62 provas Massa conseguiu apenas sete pódios, muito pouco. Rubinho reclamava de barriga cheia diria F. Massa…
Será que Felipe pode dar palpites sobre o carro nas reuniões? O alemão pelo menos deixava Barrichello fazer isso, claro, bem isolado na outra ponta da mesa:
“Schumacher, posso dar uma dica sobre regulagem da asa dianteira?”
_Pode amiga Rubinha, mas só mexe nessa asinha, senão vai CAGAR todo desenvolvimento! Agora deixa amiga Schumacher conversar com os engenheiros desse lado da mesa, xau…
kkkk Bacana! E pura verdade!!!! Massa na Ferrari é politicamente menos influente que Barrichello era! Isso se dá também pq a curva de desempenho de Barrichello na equipe foi ascendente… Em 2000 foi quarto no mundial, 2002 foi terceiro, 2004 foi vice…. Já a curva de Massa foi assim só até 2008.
Não queria dizer isto, mas a Ferrari não renova com ele pra 2014.
Barrichello era melhor um piloto melhor que Massa, simples assim
Barrichelo era 10 x melhor que o Massa… Nao há duvidas. O que ferrou o Rubinho foi a morte do Senna que quebrou uma transição de pilotos brasileiros na F1. Foi muita pressão pra ele na época. Barrichelo ganhou em todas as categorias que disputou… Como sempre pra ele na F1 faltou sorte em corridas e em decisões de escolha de equipes na carreira
amiga marcela, muita boa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sera mesmo??? Os numeros nao mentem! E o Pé de Chinelo NUNCA brigou pelo título… E além do mais passou o seu ranso p o Zaca c aquela mola, depois disso nunca mais foi o mesmo… Mas serio mesmo, o Zaca teve um TCE grave, normal n voltar a ser o mesmo piloto. Ele perdeu massa encefálica descrita como encefalomalácia… Me dói o estômago falarem q o Pé de Chinelo era melhor q Zaca veja o num de vitórias pelo num de corridas… Zaca teve um TCE grave e em um esporte de alto rendimento onde milésimos separam o joio do trigo isso fez a diferença, simples assim. O resto é balela…
O Massa não tem perfil de campeão.
Se o tivesse, teria uma equipe trabalhando para ele. Ele não tem a garra que nosso campeões tinham, querer a vitória a qualquer custo e tocando o f***** para ordens de equipe. Foi assim que Piquet e Senna se impuseram nas equipes em que teoricamente eram segundos pilotos, mas acabaram forçando e conseguindo humilhar os companheiros. Mas é claro que tinham o talento necessário para isso, o que não parece ser o caso do Massa, que além de não herdar o talanto de seus sucessores, herdou o azar do Barrichello.
Leiam “antecessores”, ao invés de “sucessores”, desculpem.
Fabio. Você não acha que foi um erro o Massa ter renovado com a Ferrari? Ele não poderia ter tentado entrar em uma equipe média para retomar a sua carreira e respirar novos ares?
Eu acho.
Abs
“Eu acho.” é fácil! Ele ia pra onde?!?!?
Respostas com, no máximo, 10 letras. Se é pra responder, que o faça direito. Apresente fundamentos oras.
Pra Stock ou formula linea obvio. Esse piloto nao tem lugar nesse grid, é o pior disparado, Chilton, de garde e outros tantos fariam muito mais com esta ferrari. Tomara que a dispensa definitiva ocorra até Julho TORCENDO MUITO!!!
Uma pena o que acontecendo com o Massa.