Nuvem que ronda
26/04/13 03:00A grande novidade deste ano na F-1 parecia ser Massa. O brasileiro começou o ano fazendo coisas que não conseguia havia um bom tempo.
Após o GP da Malásia, colocou-se à frente do companheiro de equipe na tabela, cenário inédito em três anos. Na China, liderou um treino _a segunda sessão livre_, o que não fazia desde Índia-2011. De quebra, mantinha-se melhor do que Alonso no grid, uma série que já vinha desde o final da temporada passada.
Mais do que os números, porém, o que chamava a atenção era seu discurso. Uma autoconfiança que em nada lembrava o claro abatimento dos últimos campeonatos.
Em suas próprias palavras, a “nuvem negra” que pairava sobre sua cabeça se dissipara. Ele estava de volta.
Durou pouco.
Do apagar das luzes na China à bandeira quadriculada no Bahrein, o Massa que se viu nas últimas duas etapas foi aquele da primeira metade do último Mundial.
Em Xangai, Alonso venceu e ele foi sexto. Em Sakhir, final de semana terrível para a Ferrari, ficou em 15º, sete posições atrás do companheiro.
Comparações à parte _até porque é injustiça comparar a grande maioria do grid ao espanhol_, ele foi mal mesmo. E a explicação pega carona na coluna da semana passada: são os pneus.
Massa abriu mão da luta pela pole no Bahrein. Sua ideia foi sacrificar a performance no sábado, usando os pneus mais duros, e colher os dividendos no domingo, com um primeiro pit stop tardio.
A estratégia havia funcionado com Vettel na China. Poderia funcionar com ele.
Não deu certo. Os pneus do seu carro duraram apenas dez voltas, e ele entrou nos boxes na mesma janela dos pilotos que estavam com os compostos mais macios.
Massa é um piloto rápido, talentoso, mas fica cada vez mais evidente que tem uma deficiência crônica no trato com os pneus. E, de novo evocando o texto da última sexta, isso significa que está lascado: pneus, hoje, são tudo.
Não por coincidência, seu discurso após a prova já foi num tom diferente: “Não consigo encontrar explicação para tantos problemas”.
O Mundial está no começo. Massa é o sexto colocado. Em 2012, após as mesmas quatro provas, era o 17º.
Não dá para delirar em vê-lo lutando pelo título, mas, sim, é possível esperar um ano mais digno. Até por sua sobrevivência na categoria.
No Rio, dias antes de embarcar para a abertura da temporada, Massa não gostou quando foi questionado sobre a pressão do fim do contrato com a Ferrari e as especulações sobre seu provável substituto no time.
“Já vão começar com isso?”, perguntou, na ocasião.
Ele tinha toda a razão naquele momento. Precisa se acertar logo com os pneus para continuar tendo.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fabio,
O Massa não parou na 10ª volta por causa do primeiro furo de pneus??
Lembro que ele teve 2 pneus furados mas não lembro se foi no pit da 10ª…
Não. O primeiro pit foi um troca normal de pneus.
Abs
fabio.o massa e um piloto mais fraco que o rubens e nao ta aguentando a preçao de so ele brasileiro na f1.atual. porque com a morte do sena o rubens pagou um preço alto com as comparaçoes .abraco.
Preção?? Fala sério…
Acho cedo para começar com essa especulação a respeito do Massa, seria muito mais interessante um artigo explorando a tal suspensão ativa da Mercedes e/ou Sauber.
Fábio, quanto tempo duraria um pneu se o Massa andasse de Mercedes ao invez de Ferrari?
Difícil dizer. Os carros são bem diferentes.
Abs
Fábio…
(In)Felizmente eu sou das antigas.
Do tempo que havia mais de uma companhia fornecedora de pneus. Do tempo em que cada equipe trabalhava de fato com o fornecedor de pneus e tentava melhorar o carro e por aí vai.
Infelizmente a memória falha e não me recordo de quando foi e porquê motivo começou essa frescura de “fornecedor único” de pneus.
Qual foi a desculpa esfarrapada do Tio Bernie? Redução de Custos? Desinteresse da GoodYear/Firestone/Michelin? O que houve afinal? Você pode ajudar um pobre leitor desmemoriado?
Abs
Isso, a alegação foi redução de custos. E a chatice da monomarca começou em 2007.
Abs
É… Saudades do tempo que tínhamos efeito solo, turbos, suspensão ativa e, obviamente, pneus “multimarcas”.
Sou apaixonado por carro e por F1. Mas a F1 atual é muita chata… abertura de asa para ultrapassar, pneus que se acabam rapidamente… nao tem como se empolgar com o esporte. A F1 precisa repensar e muito seus conceitos pois a cada dia um perde publico. Queremos ver os pilotos dando o limite do carro e disputas sem asas moveis… infelizmente nao há como ser saudosista…
Na verdade é que depois de Fitipaldi,Sena e Piquet nós não tivemos mas um brasileiro talentoso na formula 1,barriquelo e massa são pilotos medianos,pois nem que dêem pra eles um foguete vão conseguir ganhar corrida,é só desculpas,minha gente quem pilota um formula 1 tem que não ter medo da morte já dizia Piquet e Sena em algumas entrevistas,e os dois são cagões(barriquelo e massa) e se contentaram somente em ganhar dinheiro pois nem fama de arrojados tem na formula 1,mas tentar apostar nesses garotos que estão surgindo ok e ai quem sage a gente volta a ter prazer de assistir a formula 1.
Ganhar corridas o Rubinho ganhava quando estava na Ferrari e na Brawn e o Massa ganhou todas as corridas dele na Ferrari! Só não tiveram chances de lutar pelo título (o Massa perdeu o título por um ponto em 2008). Com todo respeito, pare de falar besteira!
A ferrari usa suspensão ativa?
Não. Só Mercedes e Sauber teriam esse sistema, dizem.
Abs
Mercedes e Lotus, heim…
O problema de Massa deixou de ser o Alonso esta é que é a verdade. O problema é ele mesmo. Se não fosse o Alonso ele seria batido por outro companheiro…porque o problema é a pilotagem dele.
A pilotagem dele não se encaixa com os pneus que a Pirelli fornece para a categoria, o Schumacher também sofreu com isso durante os três anos de volta à F1 pela Mercedes!
Ah, lembrei, a Bridgestone também fez um pneu ruim em 2010 (ultimo ano dela na categoria)
Schumacher se enrolou com a idade avançada pois durante a carreira guiou com diversos tipos de pneus e nunca teve problema de adaptação; piloto bom sem “encaixa” com qualquer condição de pneu
Negativo. Shummy nunca andou com pneus farofa na vida…a especialidade dele, entre outras, era andar forte o tempo todo sem se preocupar com pneus.
Discordo,
Schumacher andou de Pirelli, Goodyear, Bridgestone; penus slick e com sulcos, pneus mais moles e mais duros; banda lateral e transversal; monomarca e com várias marcas; isso tudo em regulamentos diferentes. Se adaptou a estas inúmeras situações e venceu; se tivesse na sua época competitva não teria porque não andar bem com pneus farora
Flávio, eu não sei se fico revoltado com o Massa ou se dou razão à ele em partes. F1 sempre foi um esporte de acelerar até o limite. Agora essa porcaria de pneu fica limitando os pilotos. Simplesmente não podem acelerar como gostariam ou pior, quanto o carro permite. Hamilton também reclamou recentemente porque tanto ele quanto o Massa são pilotos que pegaram uma época de pneus sem limite na F1 e bastavam acelerar o quanto quisessem. Essa F1 atual está controlada, limitada. Os pilotos precisam pensar nos pneus o tempo todo. Este esporte não deveria se limitar a pneus e sim aos motores e chassis. Uma Toro Rosso com pneus novos é mais rápida que a RBR. Não, isso não tem graça nenhuma porque não são os pilotos que estão fazendo este equilibrio, é um fator externo. Já encheu o saco esta questão de pneus.
Flávio?
Desculpe..rs… Fábio.
Precisa desenhar pra vc entender monossilábico?
Fabio o Fernando falou de um posicionamento importante e vc desrespeitosamente, o corrigiu somente por força do nome errado, sem se quer indagar qualquer comentario a respeito. FABIO QUEM QUER RESPEITO DAR RESPEITO.
Você é novo por aqui, né?
Fernando,
essa é uma questão complicada, na F-1 vivemos alguns anos em que bastava acelerar, acredito que de 1990 até 2010, mas antes de 1990 saber poupar o carro e dosar o acelerador era fundamental para ser um campeão pois os carros eram frágeis e demandavam muita técnica para conduzi-los até o final da prova; foi nesta época que tivemos pilotos fantásticos, verdadeiras lendas que se somente sentassem a acelerassem não chegariam ao final da prova. Concordo que esse negócio dos pneus é chato e complicado mas entenda que piloto bom ganha em qualquer condição!
abraço
Imagino que seja complicado mudar o estilo de pilotagem, mas é inevitável, alguma mudança ele deveria fazer, alias, já deveria ter feito.
Bem, acho sensata a avaliação… esse está sendo o grande problema do Massa… os pneus… não acho ele top…mas também não é um piloto medíocre… Agora na europa ele vai andar melhor… Uma qualidade que eu gosto no Massa é que ele é um piloto muito honesto… no ano passado…me lembro perfeitamente que ele havia dito que ” descobriu oq havia de errado no carro” e começou a usar um acerto mais “mole” do carro… pois ele tinha um estilo de pilotagem parecido com o de Schumacher… deixar a traseira mais mole…ou seja…saindo de traseira.. e a frente mais “dura”… e tinha começado a usar um acerto mais “mole” em todo o carro… oq tinha feito ele recuperar a velocidade… tanto é que depois disso realmente ele andou melhor… esse ano..deixaram os pneus ainda mais frágeis… então…acredito que o Massa precisa adaptar seu estilo de pilotagem e acerto novamente…o problema…é que isso parece fácil falando…mas não é… espero que ele ignore a pressão e continue com a confiança em alta… pra fazer uma boa temporada…e achar uma vaga melhor no ano que vem…pq ..ao lado de Alonso… ( que é centralizador) ele não vai conseguir nada…já disse antes…e digo de novo… Alonso já não está mais no seu auge… agora…precisa mais do que nunca de um escudeiro para tentar ganhar um campeonato… mas além disso… precisa combinar com o Vettel ( o melhor da atualidade na minha opnião) e Raikkonen ( segundo melhor na minha opinião)…. mas tirando isso…vai se aposentar bi-campeão… a ferrari claramente tem um bom carro esse ano…mas vai continuar falando que tem um carro inferior… é muita choradeira… já cansei do Alonso… Abs.. PS. Parabéns Fábio pelas participações no SporTV … espero que continue por lá um bom tempo… a propósito… não sei não.. posso estar viajando…mas anote ai… depois que o Galvão se aposentar ( espero que não demore).. vejo Milton Leite…como narrador na Globo… e Fábio Seixas como comentarista… ( Reginaldo Leme é ótimo…mas acho que aposenta junto com o Galvão)… e vc é o sucessor direto meu caro… Abs!
Talvez pelo fato de ter o estilo de pilotagem no qual o carro escape de traseira, o Massa acabou tendo seus pneus furados duas vezes por detritos que estavam na pista!
Fábio,
Observo que o Massa mau trata muito os pneus em temperaturas mais altas, na Europa onde é mais ameno ele vai melhor.
Porém vou discordar de vc no ponto que as duas primieras corridas foram boas, a primeira sim, mas a segunda não. Ele largou na frente, perdeu posições e fez uma parada a mais que alguns concorrentes, provando a dificuldade com os pneus…
Mas como disse na temporada européia pode melhorar…
Forte Abraço!
Cristiano,
não é que o Massa trata mau os pneus em temperaturas altas, o problema e que nestas temperaturas o pneu naturalmente se desgasta mais e a diferença entre ele e os outros pilotos fica mais evidente
abraço
“trata mal”, com l, por favor.
Revoltante esse assassinato do nosso português.
Falha nossa! Na correria imitei o erro anterior, mas cuidado!!! Se você for ser “Implicante” com os erros de português aqui, certamente irá chorar….
O maior problema esta na frase ““Não consigo encontrar explicação para tantos problemas”.
Se o cara ta na F-1 faz 10 anos e esta em uma grande equipe com inúmeros profissionais a sua volta e não consegue explicar o que acontece!!!! Aí complica mesmo….
Eu estava pensando: será que a dificuldade atual de Massa não está no acerto do carro?
Sabemos que hoje um piloto sozinho não é capaz de acertar um carro, como faziam os pilotos antigos. O engenheiro de pista agora tem papel imprescindível na vitória ou fracasso de um piloto nas pistas.
O que quero questionar é se seu atual engenheiro, Rob Smedley, realmente está conseguindo entender o carro da Ferrari e configurá-lo tão bem quando faz Andrea Stella, engenheiro de Alonso.
Massa enfrenta problemas com pneus, mas será que isso é problema exclusivamente dele? Pode até ser, mas cabe questionar Smedley também.
Cristian,
o seu questionamento é interessante, a qualidade do engenheiro pode fazer diferença sim. E se um piloto hoje não é capaz de acertar o carro sozinho isso não é porque existem novas tecnologias é simplesmente porque os pilotos não entendem de acerto!
abraço
Não entendo porque ainda tocamos neste assunto, o Massa é isso aí, piloto mediano que não chegará a lugar algum na F1. Será sempre quinto ou sexto no mundial até se findar seus dias na categoria.
Olha Fabio as estrategias do Massa só darão certo o dia que ele largar na frente do Alonso, pq na largada ele foi prejudicado em nao atacar o Alonso e foi ultrapassado pelo Di Resta e ainda tomou um toque entao é tudo fogo de palha…
Kimi Raikkonen é o melhor de todos!
Fabio, talvez eu esteja errado. Sempre ouvi que o hamilton era o piloto que detonava os pneus, pelo seu modo de pilotar. O que aconteceu? Ele mudou seu estilo ou a mercedes é que tem um carro equilibrado?
A Mercedes tem um sistema de suspensão ativa que ajuda muito nessa tarefa.
Abs
Então a Ferrari mais uma vez “comeu bola” ? A Ferrari tem esse dispositivo?
Não entendi sua pergunta.
Abs
Caro amigo vejo em voce um bom jornalista de automobilismo,sensato e honesto,mas..por favor nao entre nesta de arrumar desculpas para Massa,chega o galvao bueno.Seja franco,a verdade as vezes doe,mas sendo a verdade,aceitamos.
Não entendi. A coluna toda é justamente apontando uma falha que Massa tem e que é importante e você acha que estou buscando “desculpas”?
Tente reler por essa ótica.
Abs
Esse papo de Massa x Pneus é um saco.
PILOTO – P-I-L-O-T-O – se adapta ao carro.
Se os F1 de hoje não aceitam a forma como ele freia, ataca as curvas ou sei-lá-o-quê. E ele, como piloto (e não um chofer) deveria adaptar-se.
Imagine ele naquela F1 dos anos 1980. Sem reabastecimento e sem troca de pneus, o carro mudava durante toda a corrida. Os pilotos meia-boca daquela época eram desse tipo: só conseguiam andar bem em determinada parte da corrida, com o carro em frangalhos, não passavam de um massinha.
E nem vamos levar em conta que o feelin’ do piloto era a parafenália computacional do século 21.
Este moço é caso perdido. Sequer ouso dizer que terá um final digno, aposentando-se ao final de 2013. Vai ficar por aí, assobrando-nos em equipezinhas de 3ª. Quem sabe cave uma boquinha comentando na Rede Bobo.
O Próprio Senna disse que não concordava com toda a tecnologia que o carro de F1 passava a ter… Não fazia mais tanta importância o piloto… O carro era que corrigia tudo (suspenção ativa, controle de tração)… Ele ficou de cabeça quente no início da temporada na williams… O final voces já conhecem.
Massa:
1º: 1:42.773
2º: 1:42.559
3º: 1:42.276
4º: 1:42.769
5º: 1:42.814
6º: 1:43.481
7º: 1:42.766
8º: 1:43.246
9º: IN PIT
Desculpa Fábio, mas sinceramente não tenho como não mostrar minha indignação quando Massa abre a boca para falar de pneus. Ai estão os tempos de pneus duros, virando praticamente igual aos tempos dos lideres estando 3 voltas a meio segundo de Di Resta e mais 3 voltas a meio segundo de Rosberg. Não tem como não se revoltar quando alguém tenta fazer MILHÕES de torcedores de palhaço como Massa faz!
Massa sabe qual é a diferença sua para o Barrichello?
Ele pelo menos chegava em 2º e quando não dava a desculpa era “problemas hidráulicos” coisas que um mero espectador não consegue ver, agora pneus?
Detesto opinar sobre opções pessoais como as que você tem com sua empregadora, mas me custa muito ver a bandeira do MEU PAÍS ser tão mal representada. Faz um favor a 190 milhões de pessoas, se naturaliza ai no Mónaco.
Desculpa o desabafo no seu blog Fábio, você merece meu respeito!
Parabéns André!
Com todo respeito cara, se for para assistir Fórmula 1 só para torcer para o Massa, nem perca o seu tempo. Eu assisto a Fórmula 1 porque eu gosto de ver as disputas, não torço para ninguém que corre por lá! Quem assiste Fórmula 1 só para ver brasileiro ganhando, não curte de verdade este esporte!
Mas que disputa???? Com estes pneus 171 e asa trambiqueira(ou seria ao contrario?).Onde um piloto pode ser ultrapassado por obra de um dispositivo que só quem vem atras pode usar.Sinto muito caro Pedro más se vc esta crendo que ha alguma sinto informa-lo que não ha disputa onde só uma das partes é beneficiada por algum artificio.
E quanto ao piloto nacido em Botucatu,na minha opinião ;não é aceitavel um piloto da categoria maxíma do automobilismo não saber se adaptar as condições que se apresentam durante corrida ou temporada.
Bom dia Fábio,
Você está sendo injusto com o seu parecer em relação ao Felipe. Todos sabemos que a F1 hoje gira em torno dos pneus, que os pilotos tem de economizar equipamento, é a febre do momento. Agora, em 3 corridas, você já jogar a pá de cal no massa é muito precipitado. Existe também a parte de adaptação ao circuito, tanto o piloto quanto o carro, e isso não aconteceu com o Massinha, ele sabia do desgaste acentuado e resolveu arriscar. Não deu dessa vez. Sabemos também que o principal entrave dele se chama Alonso, que por sua vez é extremamente habilidoso e adaptável às situações mais diversas. Quantas vezes vimos Weber, Button e vários pilotos sofrendo na pista pela falta de adaptabilidade de pelo menos um dos fatores que citei antes? Acho que o Felipe é muito talentoso, mas falta o “algo a mais” que possuem o Lewis e Fernando, e só esses.
Não joguei pá de cal. Pelo contrário. Eu disse que ele ainda pode se recuperar no Mundial, mas precisa se acertar com os pneus.
Mas não vou iludir o leitor e escrever que ele vai lutar pelo título.
Abs
Até porque quando ele chegar na luta pelo título, o Alonso já foi campeão.
Acho que o discurso do “não consigo encontrar explicação para tantos problemas” foi mais pelos dois pneus furados. Foi uma corrida atípica mesmo. Estranho foi a parada no box na volta 10, com tempos bons de volta, aí a estratégia foi pro buraco.
Eu acho inadmissível que um piloto com anos de experiência não consiga se adaptar aos pneus. Já são três anos trabalhando com os Pirelli. Vários outros pilotos tiveram que adaptar seu estilo de pilotagem.
Inclusive mudaram os pneus do começo da temporada para agora, não foi?
Não.
Pois é: se ele começou o ano fazendo coisa que há muito não fazia, e não houve mudança dos pneus de lá para cá, logo, a causa não são os pneus…
Fábio, essa historia de pneus é a desculpa da vez. Não dá nem pra pensar em levar isso a sério. Massa é apenas um satélite de Alonso, Assim como Irvine e Barrica foram de Xumacão, Berger de Senna, etc, etc. Todos sabemos disso.
A parada mais cedo nos boxes, a meu ver, foi uma mudança de estratégia dele e da equipe, e que deu tudo errado.
Massa só será competitivo se o espanhol se acidentar, ou, o que é mais difícil, se o brasileiro peitar a equipe.
E a corrida da Malásia?
Jose Augusto, foi 01 corrida, em quantas que a dupla está na Ferrari? Massa deveria – e teve chance de – ter feito mais “Malásias”. Reitero meu argumento.
Concordo. E acho que ele tambem começa a concordar e ver um ano muito complicado, pois é muito difícil competir neste nível com a mídia perguntando dia se você vai sair ou nao ? E por 2 anos seguidos…mata qualquer um.
Avaliando o passado recente, dificilmente haverá uma mudança de rumo da pilotagem dele. Uma vitoria ? É posivel mas pouco provavel. Assim ele logo deverá assumir o papel de escudeiro do Alonso, se já nao sera apartir de Barcelona.
Com isto a temporada de substituições ira se acelerar já inflamada com uma eventual saída do Weber da Redbull. Isto significa 2 grandes equipes com posicoes em aberto (RedBull, Ferrari) o que nao acontece a 3 anos (?), além de uma possível vaga na Mclaren caso o Perez nao for bem nas próximas corridas.
Como há um grande contingente de pilotos novatos sem assento e com as novas regras para 2014, mais crise economica nos mercados de origem das principais equipes : Corre quem tiver dinheiro para levar na mesa de negociacao.
Para nós sera uma grande novidade : Nao ter pilotos de ponta na F 1 em 2014 ou por alguns anos, pois nao há nenhum candidato com potencial, em evidencia na mídia de hoje e talento para subir para a F1 nos proximos anos.
O resto será previsivel : Os patrocinadores vao levar o seu dinheiro para a Copa as coberturas de jornalismo e TV deverão ser menores, cai o interesse geral, etc. Provavelmente 2014 sera um ano sem piloto e sem patrocínio. A ai porque 2015 seria diferente ? E 2016 ?
Negativismo? Nao. Consequência natural da falta de renovação. O mercado de automóveis sera um dos maiores do mundo mas os pilotos serão outros.
Caro Fabio, acho que o problema do Felipe Massa e mais serio,pois se fosse apenas o caso dos pneus,o Alonso estaria sendo prejudicado tambem,e a Ferrari tem toda uma estrutura a disposicao dos pilotos.Acho que o problema do brasileiro e mental e nao esta relacionado com o acidente de 2009.O Felipe nunca teve um companheiro como o Alonso,que exige ser o centro das atencoes,e que nao respeita ninguem,fora o episodio de Hockeihem em 2010,que fez com que ele sentisse na pele tudo o que o Barrichello passou na mesma escuderia.Fora que,desde a contratacao do espanhol,ele viu toda a atencao,ate entao dada a ele,mudar de lugar,principalmente pelo aspecto financeiro e fora que,verdade seja dita,o Alonso e muito mais piloto do que o Massa e ele segue a mesma linha do Nelson Piquet,de destruir seu companheiro mentalmente.Como o Felipe nao consegue acompanhar o desempenho do Alonso,ele esta sucumbindo,e sendo atacado,pela imprensa da Italia e do Brasil,virando motivo de chacota no seu proprio pais,fica dificil de reagir.Com a saida do Schumacher da Ferrari,o brasileiro perdeu um apoio importante,devido sua amizade com o alemao,e so acho que se mantem na escuderia italiana devido a influencia do Fernando,que manda e desmanda por la.Acredito tambem que ele ainda nao tenha se recuperado da perda do titulo de 2008,o que com certeza teria facilitado sua vida no circo da F1.
Eu creio que a Ferrari não teria contratado o Alonso se o Felipe tivesse sido campeão em 2008, e se mesmo assim o Alonso tivesse sido contratado o Massa talvez teria saido da Ferrari chutado no final de 2009 ao invés de ter sido o Raikkonen, uma vez que o Montezemolo não quer ver “dois galos no mesmo galinheiro”
BOM DIA FÁBIO SEIXAS!!Concordo plenamente com vc! O MASSA que parecia que tinha dado a volta por volta por cima..de novo uma nuvem negra ronda.Pior ainda como vc disse , precisa melhorar no desgaste no pneu.Honestamente é preocupante,,,,olha o JULES BIANCHI rondando o carro do MASSA ano q vem!Bom final de semana!!
abs ,
FLÁVIO PENNA
Não creio que o Bianchi entre na Ferrari no ano que vem, primeiro porque é inexperiente e segundo porque tem pinta de vencedor e terceiro, não creio que ele seja tolo de entrar na Ferrari para ser escudeiro do Alonso por uns três anos até o fim do contrato do espanhol!
Infelizmente a situação do Massa é essa ou ele tira algo da cartola pRa entender os pneus e melhorar, pois não gostaria depois de tantos anos assistir uma corrida sem um brasileiro para torcer, seria muito estranho. Fábio você postou está coluna as 3 hs da madrugada?? Ou foi a Folha ?