Nuvem que ronda
26/04/13 03:00A grande novidade deste ano na F-1 parecia ser Massa. O brasileiro começou o ano fazendo coisas que não conseguia havia um bom tempo.
Após o GP da Malásia, colocou-se à frente do companheiro de equipe na tabela, cenário inédito em três anos. Na China, liderou um treino _a segunda sessão livre_, o que não fazia desde Índia-2011. De quebra, mantinha-se melhor do que Alonso no grid, uma série que já vinha desde o final da temporada passada.
Mais do que os números, porém, o que chamava a atenção era seu discurso. Uma autoconfiança que em nada lembrava o claro abatimento dos últimos campeonatos.
Em suas próprias palavras, a “nuvem negra” que pairava sobre sua cabeça se dissipara. Ele estava de volta.
Durou pouco.
Do apagar das luzes na China à bandeira quadriculada no Bahrein, o Massa que se viu nas últimas duas etapas foi aquele da primeira metade do último Mundial.
Em Xangai, Alonso venceu e ele foi sexto. Em Sakhir, final de semana terrível para a Ferrari, ficou em 15º, sete posições atrás do companheiro.
Comparações à parte _até porque é injustiça comparar a grande maioria do grid ao espanhol_, ele foi mal mesmo. E a explicação pega carona na coluna da semana passada: são os pneus.
Massa abriu mão da luta pela pole no Bahrein. Sua ideia foi sacrificar a performance no sábado, usando os pneus mais duros, e colher os dividendos no domingo, com um primeiro pit stop tardio.
A estratégia havia funcionado com Vettel na China. Poderia funcionar com ele.
Não deu certo. Os pneus do seu carro duraram apenas dez voltas, e ele entrou nos boxes na mesma janela dos pilotos que estavam com os compostos mais macios.
Massa é um piloto rápido, talentoso, mas fica cada vez mais evidente que tem uma deficiência crônica no trato com os pneus. E, de novo evocando o texto da última sexta, isso significa que está lascado: pneus, hoje, são tudo.
Não por coincidência, seu discurso após a prova já foi num tom diferente: “Não consigo encontrar explicação para tantos problemas”.
O Mundial está no começo. Massa é o sexto colocado. Em 2012, após as mesmas quatro provas, era o 17º.
Não dá para delirar em vê-lo lutando pelo título, mas, sim, é possível esperar um ano mais digno. Até por sua sobrevivência na categoria.
No Rio, dias antes de embarcar para a abertura da temporada, Massa não gostou quando foi questionado sobre a pressão do fim do contrato com a Ferrari e as especulações sobre seu provável substituto no time.
“Já vão começar com isso?”, perguntou, na ocasião.
Ele tinha toda a razão naquele momento. Precisa se acertar logo com os pneus para continuar tendo.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fabio, lendo a matéria sobre Senna na Tazio (http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/cinco-grandes-momentos-alternativos-de-senna/), surgiram dúvidas em relação aos pneus: o atual regulamento da F1 permite que os pilotos usem compostos diferentes em cada lado do carro como era feitos em outros tempos? E por que isso era comum naquela época? Qual era vantagem?
Não. E, sim, isso podia ser uma vantagem em determinadas situações em que os pneus de um lado se desgatam mais, por exemplo.
Abs
Analise perfeita Fabio!
Pode reparar que o Massa nunca foi o mesmo nao so depois do acidente mas a partir de quando os pneus ficaram importantes!
Ele é muito agressivo com eles e nao consegue andar rápido sem usá-los.
Provavelmente tem haver com o controle de traçao que não tem mais. Talvez ele pise mais forte que os outros na saída de curva.
Poderia ser uma boa pergunta para ele, não?
Isso mostra o quanto o Kimi é excelente piloto, acabou de chegar, não veio com desculpas e se bobear, leav o Bi com a Lotus, enquanto o Alonso e o Vettel vão ficar se “pegando”!!Massa e Schumacher, não são os mesmos sem controle de tração!! Massa dá desculpas há exatos 4 anos, ninguém engole mais!! Nars em 2015!!
Gente!! Foi o acidente que deixou o Zaca com um tiquinho a menos de reflexo. E um tiquinho, na F-1, faz toda a diferença. Chega de crucificar o cara. Aquela mola judiou dele. Ainda ta no lucro de ter conseguido voltar a pilota razoavelmente. Vejam o Kubica, nunca mais voltou. Até!!!
Fábio,
O Acesso ao seu blog agora ficou muito ruim. Toda hora aparece um pop-up da folha dizendo que excedi o número de “reportagens” do mês. Sou assinante do UOL e TODO acesso que faço, tenho que colocar minha senha novamente, mesmo sem fechar o navegador. O pessoal da Folha precisava melhorar esse novo sistema de acesso. Desse jeito a visibilidade das matérias e do seu blog, principalmente podem cair. E com certeza essas “trocentas” publicidades que aparecem no site podem alcançar menos público.
Se tivesse de dar uma nota pro desempenho do Massa seria 5, sim o cara nem é um piloto ruim, nem um piloto execpcional. Se houvesse um piloto execpcional como foi Senna, a imprensa brasileira nem daria bola pra ele, como aconteceu no início da carreira do Rubinho, poderia fazer o que quisesse e ninguém notaria. O fato é que no jargão futebolístico, Massa é piloto da Ferrari pra compor o time e não pra vencer, isso é fato.
Galera, vamos montar um bolão?
De boa? Já vamos dar nossos palpites para qual equipe Massa vai o ano que vem.
Massa, Barichello, Bruno Senna………a coisa está feia ultimamente. Nenhum, repito, nenhum desses tem a mínima chance de ganhar um campeonato mundial de F-1. Pior, não vejo ninguém no horizonte que possa dar alegrias que Piquet, Emerson e Senna davam.
Fabio, na boa………….essa coluna não tem nenhum sentido e esta parecendo matéria barata para agitar. Vc já havia feito o comentário no seu vídeo……..ok……..mas insistir no tema com uma matéria só sobre isso me parece meio over……….
Massa não consegue ficar no nivel de concentração exigido pelos pneus para não ficar derrapando e acabando com os mesmos. Basta uma freada errada e lá se vão os pneus. Pena, mas já deu. Vamos ter mais do mesmo até o fim do ano. Alonso na frente e Massa reclamando dos pneus lá atras.