Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #272

Por Fábio Seixas
23/04/13 10:37

É feriado no Rio, mas o Pit Stop não para.

O GP do Bahrein é o prato principal do programa desta semana, que tem como acompanhamentos a Indy, a MotoGP, a GP2…

É só clicar.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Henrique comentou em 25/04/13 at 10:50

    Fabio, acompanho F-1 desde 1972 e confesso que não entendi como o Massa com pneus duros teve que parar junto com os demais que estavam com pneus moles! Será que o carro estava tão desequilibrado assim? Se for isso, mesmo que não furasse o pneu traseiro 2 vezes ele teria que parar a mesma quantidade de vezes que parou.

  2. Tiago comentou em 25/04/13 at 3:19

    Fabio, bom dia. Sei que voce nao pode ajudar muito nisso, mais para você saber… O sistema de vídeo do uol é horrivel. Nao conseguimos pausar o video para esperar carregar e assistir depois. Nao conseguimos ir para a frente ou para tras… Eles poderiam melhorar isso, ou voce usar outro local para hospedar seus videos… Acho dificil que voce o faca, mas… fica o registro de quem nao consegue ver o pitstop por falhas tecnicas do uol. Abs.

  3. Racing Fan comentou em 24/04/13 at 18:39

    Ah o Estoril. Que saudade. Não assisti corridas no Estoril, mas vi treinos de inverno de F1. Vi a Williams a millimetros vista da bancada central naquela época da suspensão ativa. Fiquei de boca aberta quando a equipe mexia na suspensão como se o carro fosse um robot. O lugar também é maravilhoso. Boa atmosfera, bons lugares para visitar alí bem pertinho. A vila de Cascais, a vila de Sintra, o Palácio da Pena, as queijadas, o Guincho, dar um pulinho a Mafra, o Colares. Faz falta a F1 no Estoril. Hoje a infraestrutura do lugar é muito superior a daquela época que já era boa, bons acessos por autoestrada, bons e mais hoteis. Ah o Estoril.
    Não sei se você se lembra Fabio, mas o ano passado eu disse por aqui que achava o circuito das Americas uma pista meio fraca que não iria dar boas corridas. No GP da F1 queimei a língua porque a corrida até foi mais ou menos, mas a verdade é que foi a estréia e todo mundo por respeito deu o máximo, mas essa corrida de moto GP veio me dar uma certa razão. A corrida foi um tédio. Só houva a ultrapassagem de Pedrosa a Marques na largada, depois Marques a 9 voltas do fim passou Pedrosa, e além disso só houve a ultrapassagem de Crutchlow a Bradl. Só isso. Muito pobre a corrida. Talvez a corrida mais fraca de Moto GP que eu já assisti. A moto 3 foi fraquinha, mas um pouco melhor. A moto 2 foi a melhor corrida, mas na minha opinião foi mais por causa do fenômeno Marques na Moto GP que está influenciando os pilotos da Moto 2 a dar gás na esperança de seguir seus passos. O campeonato parece que vai ser decidido entre Marques e Lorenzo. Tenho pena que Crutchlow não esteja na equipe oficial Yamaha no lugar de Rossi. Com todo o respeito que tenho por Rossi, mas esse já expirou o prazo de validade, assim como Webber na F1, e Alonso avança a passos largos para a expiração do prazo de validade como piloto de F1.
    Massa teve dois pneus furados por causa da estratégia de pneus. Não foi azar. Com pneus na lona qualquer tachinha fura pneus. Tá na hora de Massa assumir que erra. Já é adulto. Acho que Massa precisa deixar de dar ouvidos a “conselheiros” que pensam que entendem de F1 e vivem dando dicas erradas ao piloto num certo desespero nacionalista, quiçá comercial. Bom comentar por aqui, pena é esse limite de acessos determinado pelo portal Folha, mas regras são regras e a gente respeita. Boas corridas a todos.

  4. Robson Rodrigo comentou em 24/04/13 at 16:54

    Acredito que F. Alonso pilote mais do F. Massa, o suspeita nisso é a tamanha superioridade que é passada nas corridas. Vettel e Raikkonen também são superior aos seus companheiros de equipes, porem não é estampada como na Ferrari. Considerava Massa um piloto muito rapido, antes da chegada de Alonso pra Ferrari… Espero que a Lotus mantenha o bom rendimento, Raikkonen é atualmente o melhor piloto da F1.

  5. pedro comentou em 24/04/13 at 14:54

    Ai Fabio pode ser procupante mas na minha opiniao o Felipe se nao quiser entrar naquela ma fase outra vez ele só tem uma saida. Enfiar o pe no acelerador e dane-se a ferrari e o espanhol, afinal de contas o incopetente do Domenicalli nao da indicios nenhum de importancia para o brasileiro e tudo indica q o Felipe nao va renovar mais com a equipe e ele(Felipe) com certeza sabe disso entao o q ele tem a perder, nada, entao q saia por cima dando uma banana pro kid vigalonso e mostre serviço para tentar uma outra equipe de ponta para 2014!

  6. Nino comentou em 24/04/13 at 12:18

    As duas últimas corridas antes do Bahrein foram difíceis para o Massa, ter a sensação de que a equipe não lhe deseja o melhor é difícil. Bem, minha torcida se resume em torcer contra o Alonso, vendo o Alonso se ferrar fica bom para mim. Fico feliz, a que ponto chegou a torcida brasileira na F1.

  7. Silvio Massena Lacerda comentou em 24/04/13 at 12:05

    Fabio, revendo o GP da China, pois eu gravo todos as provas. Acontece que este defeito da Ferrari do Alonso com abertura da asa, já aconteceu na |China por duas vez em lugarem não permitido e houve questionamento sobre o assunto. Vi quadro a quadro e ele abriu, Portanto deve ser punido.

  8. Carlos Hertenstein comentou em 24/04/13 at 10:55

    O Felipe Massa está com a testosterona baixa, é esse o problema dele, está quase sem as bolas! Ele precisa de um médico.

  9. JoséFreitas comentou em 24/04/13 at 8:39

    Pô Fábio, o nome do cara é Jenson e não Jason.

  10. Felipe Fargnolli comentou em 24/04/13 at 6:49

    O nome do Felipe da GP2 eh NARS ou NASSER, vejo muita gente pronunciando Nasser e ateh escrevendo nasser, mas no site da GP2 eh Nars.

    Sobre os comentarios de Massa acho q ele estava desanimado sim, mas apenas com a corrida, se a Ferrari manter o carro acho q ele vai continuar por ali beliscando podio, pra chegar a vitoria ele vai ter de mudar o estilo de pilotagem, ele gasta muito pneu quando ele tentar acompanhar a turma da frente.

    • montagnez comentou em 25/04/13 at 0:56

      A escrita correta é Nasr. A pronuncia é algo parecido com “Nasser”. Nars é coisa de Galvão.

    • MReis comentou em 25/04/13 at 17:13

      Nem um, nem outro. O sobrenome do Felipe é NASR. E eu nem faço idéia de como se pronuncia.

  11. ZENILDO comentou em 23/04/13 at 19:48

    Essa Pirelli – que coisa ruim… Não pretendo mais colocar pneus dessa marca em meu carro.

    • Fernando comentou em 24/04/13 at 12:40

      E seu proximo carro vai ser da RedBull então né?

    • Luis Antonio comentou em 24/04/13 at 18:05

      Coloque qualquer um, menos goodyear. Os do carro da minha mulher estão deformados e a garantia de fábrica é pura enganação. Imagine mandar os pneus para análise na fábrica por 30 dias. Como se alguém tivesse pneus sobressalentes guardados no armário de casa. Engodo puro. Goodyear nunca mais, nem pra mim nem para os parentes e os amigos dos sites de motociclismo e fora de estrada que participo.

  12. Flávio Penna comentou em 23/04/13 at 18:37

    OLÁ Fábio Seixas …muito bom seu programa PIT STOP…concordo com vc na F-1, é preocupante as declarações do FELIPE MASSA.Ele vai superar …espero!!Só discordo no destaque do final de semana, para mim é o espanhol MARC MARQUEZ…

  13. GERSON BERNARDES comentou em 23/04/13 at 17:58

    Infelizmente , estamos na emin~encia de vermos as aposentadorias de Massa e Weber, embora sejam dois coadjuvantes na categoria , não se pode desprezar a importância deles para a formula 1

  14. Leonardo Assis comentou em 23/04/13 at 16:43

    Depois do acidente parece que além do parafuso do acidente, tiraram mais alguns dele.

  15. Leonardo Assis comentou em 23/04/13 at 16:42

    É brincadeira o que Felipe Massa está fazendo com o automobilismo brasileiro, cidadão que não aguenta ficar atrás do Alonso, não tem a mesma aititude do espanhol, que vergonha desse cidadão.

    • Nino comentou em 24/04/13 at 12:20

      Não é um Ayrton Senna, Nem um Nelson Piquet, sequer um Fittipaldi, é só isto, um bom piloto. Tivemos na história da F1 “bons pilotos”que forma campeões, ex.: Dammon Hill, mas na F1 atual não é este o caso, nem seria justo!

  16. Bruno Cunegundes comentou em 23/04/13 at 15:57

    Bom programa, sempre acompanho, mas queria saber: Se o programa aborda não só a Formula 1 por que o quadro Naftalina é somente sobre ela? Desde já agradeço!

    • Fábio Seixas comentou em 23/04/13 at 20:22

      Boa pergunta. Vou tentar diversificar.
      Abs

  17. Carlos Hertenstein comentou em 23/04/13 at 13:30

    Não sou engenheiro de F1, mas vejo um grande e visível problema na estratégia do Massa para o Bahrein, pois quem larga com os compostos mais duros está sujeito a jogar fora a segunda janela da corrida caso não se mantenha na ponta ou isolado na segunda ou terceira posição, quando você luta por posições e anda no meio da cambada você briga com o carro e os pneus vão embora mais rápido, foi o que aconteceu com ele, foi estúpido e irracional, deveria ter se preocupado em manter os pneus já que não conseguia ultrapassar ninguém, tentou, tentou, não deu conta, comeu o jogo de pneus e teve que parar junto com todos que largaram com os médios, estratégia idiota pra um piloto mediano, o resultado não poderia ser diferente imagino, faltou capricho da Ferrari no desenho da corrida e peito pro Massa sair do miolo, ele demora muito pra criar coragem nas ultrapassagens, perde muito tempo, muito diferente de Vettel, Alonso e Hamilton, que vão enfiando o carro até onde não tem pista, o Massinha fica ali, esperando, tentando, esperando, tenta mais uma, espera, quando o cara da frente dá aquele espaço gigantesco e vacila, ai ele vai, é lamentável e irritante de se ver.

  18. Shelton comentou em 23/04/13 at 11:45

    Poxa, infelizmente o Massa deu azar pois a estratégia parecia boa, espero que se recupere na Espanha. 🙂

    • Nino comentou em 24/04/13 at 12:28

      A verdade mesmo é que ele errou no acerto do carro! Ou o carro tinha algum problema de cambagem que afetou o pneu traseiro direito.

  19. Bruno comentou em 23/04/13 at 11:43

    Fábio, parabéns pela transmissão no SporTV! Havia gravado, assisti ontem. Bom assistir comentários de quem não fala bobagem.

    Só fiquei com uma curiosidade: por que você diz o nome do Vettel com ‘V’ de ‘vaca’, e não com ‘F’ de ‘faca’, sendo o nome dos outros pilotos você pronuncia corretamente (“Râmilton”, “Bãton”, “Bianqui”, “Rulquenberg”, etc…)?

    • Fábio Seixas comentou em 23/04/13 at 20:23

      Costume, talvez.
      Abs

  20. Luis Belem comentou em 23/04/13 at 11:16

    resumindo…. o Massa é uma m… de piloto.

    • Nino comentou em 24/04/13 at 12:23

      Acho que a torcida brasileira não deve dar lugar a estas frustrações. Afinal, em nome de nossos campeões, devamos ser como os ingleses, simplesmente apreciadores do esporte! Porém parece que não chegaremos neste nível. Aos que compreendem, é bom ver um Vettel, um Raikkonen recuperado ou até mesmo nosso antipático, deplorável e detestável (aí vai um bela contradição do que eu disse) Fernando Alonso.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).