Pílulas do Dia Seguinte
22/04/13 11:08Quando digo que o blog também é feito por vocês… O Douglas Romão mandou uma bela ideia lá nos comentários. Dei apenas uma refinada nos números.
Massa parou no final no final da décima volta. A ideia aqui é fazer uma análise das voltas anteriores do brasileiro em comparação com os pilotos mais próximos.
O tempo de ferrarista é o referencial. O símbolo de menos (-) indica o quanto o piloto em questão foi mais rápido que ele. O símbolo de mais (+), obviamente, o quanto foi mais lento:
volta 7
-1s551 VET
-0s509 DIR
-0s243 ROS
Massa (1min43s481)
+0s025 WEB
+0s009 BUT
volta 8
-0s644 VET
-0s662 DIR
Massa (1min42s766)
+0s079 ROS
+0s750 BUT
+1s103 PER
volta 9
-1s085 VET
-0s249 DIR
Massa (1min43s246)
-0s672 PER
-0s346 RAI
-0s132 HAM
Na décima volta, que ele fechou nos boxes, a situação já era ainda mais crítica. Pérez, que estava no seu encalço, tirou 0s354 na primeira parcial e outro 0s513 na segunda. Não havia o que fazer: o brasileiro não conseguiu conservar os pneus duros, era hora mesmo de entrar nos boxes;
A bem da verdade, Grosjean, que também largou com os duros, enfrentou a mesma dificuldade. Parou ainda mais cedo, na oitava volta. Qualquer comparação a partir daí fica prejudicada porque Massa teve dois pneus furados por detritos na pista;
É possível, porém, tentar prever o que aconteceria. Grosjean conseguiu administrar bem seus outros jogos de pneus pelo resto da prova e terminou no pódio. O histórico recente indica que Massa não conseguiria o mesmo;
Após a prova, o discurso do brasileiro foi de desânimo total: “Se é verdade que muitas coisas podem acontecer neste esporte, não consigo encontrar uma explicação para tantos problemas”. A ver se ele mantém a boa fase das primeiras provas da temporada ou se volta a ser o Massa apagado da primeira metade do Mundial do ano passado;
Button criticou Pérez após a prova. “Ele foi agressivo demais. A 300 km/h, a última coisa que você espera é bater roda com o companheiro de equipe.” Concordo em parte. É o que eu disse ontem: Pérez acertou na atitude (partir pra cima), mas errou na forma de fazer (quase mandou o companheiro pra Dubai);
Em quatro corridas, Hamilton tem 50 pontos. No ano passado, em 20, Schumacher marcou 49. Os números dizem tudo. A Mercedes tem motivos de sobra para ficar satisfeita com a sobra;
Na MotoGP, Marc Márquez fez história ao se tornar o mais jovem piloto a vencer uma etapa da categoria. Ele completou 20 anos em fevereiro, e ontem ganhou em Austin. Fiquem de olho no garoto, é o mais forte candidato a novo gênio do esporte a motor. Pedrosa foi o segundo, com Lorenzo em terceiro;
Mas, sem dúvida, o acontecimento mais bacana das pistas no final de semana foi a vitória de Sato na Indy. Entrevistei o japonês algumas vezes nos seus tempos de F-1 e ele sempre foi muito simpático. Além disso, acelerava bem, embora, às vezes, cometesse seus exageros. Em 2010, reencontrei-o no paddock da Indy no Anhembi. Ele me reconheceu e fez um pedido: uma boa dica de restaurante japonês em São Paulo. Dei o endereço do Sushi Yassu, na Liberdade. Ele foi e, no dia seguinte, veio agradecer, dizendo que adorou. É um cara bacana, enfim;
Ainda sobre Sato: a última vitória dele havia sido na F-3, em Macau, em 2001. Dá pra imaginar a alegria?
Fabio, excelente o comparativo usando o padrão “tempo de volta”; serviu para amenizar um pouco o descrédito com o trabalho desenvolvido pela equipe Ferrari/Massa e serviu para termos ideia do desempenho dos pneus mais duros nessa etapa da corrida (largada -menor aderência- tanque cheio – carro pesado); conte-nos como está sendo sua experiência de comentarista na Sportv; sem dúvida uma satisfação ouvi-lo.
Abs
Rodney/Race Sorocaba/SP
Olá FÁBIO SEIXAS!!Espero que a maré do MASSA melhore…agora que parecia que ele estava melhorando me acontece isso na CHINA.FORÇA MASSA!!NÃO DESANIME,CAMPIONE!Enquanto a MARC MARQUEZ….não quero ser pretencioso mas já previa sua vitória.ELE SERÁ UM GÊNIO DA MOTO GP!!SE SEGURA VALENTINO!!ABS,
FLÁVIO PENNA
“Maffa Stockcar 2014” fez 10 voltas com pneu duro ?? Enquanto isso la na frente quem entende do assunto, vulgo “Ice Man”, fazia 17 voltas com pneus médios (os moles), kkkkkkkk
Brasileiros afirmando que o furo na lateral do pneu da ferrari do massa foi sabotagem dos mecanicos da ferrari..Pergunto,que tipo de pessoas que nos brasileiros somos?
Fábio, Hamilton está bem melhor que o Schumacher, em compensação Rosberg está quase tanto pior. Nos construtores, os poucos pontos a mais que a Mercedes tem nesta temporada são um resultado da queda da McLaren. O Hamilton fez muito bem à equipe, mas o carro ainda é ruim, e o inglês estará sempre distante da luta pelo título, mesmo fazendo grandes provas “discretas”, como ontem.
Meio decepcionado com o Salsicha, ainda não fez nenhuma lambança neste ano.
Agora o Massa é isso aí mesmo, não dá para criticar e nem cobrar muito. Ele brigou e perdeu o título de 2008 da mesma forma que o Irvine em 1999.
E já vai fazer um ano que o sobrinho disse que a vez dele irá chegar… = )
http://tazio.uol.com.br/f1/senna-se-diz-motivado-apos-vitoria-de-maldonado-minha-vez-ira-chegar
Poxa ate gosto dos seus comentarios, mas lembrar do sobrinho so nos faz sofrer mais do que ja estamos c o zaca, merecemos???
Está provado por A + B que largar com o pneu mais duro é a pior estratégia. Tem menos aderência na largada, nas 3 primeiras voltas o piloto é obrigado a forçar mais, retardar a freada, ter efeito turbulência pois os carros estão mais próximos e como o pneu é menos aderente, escorrega mais nessas condições e consequentemente, gasta mais. Talvez funcione para quem está de 10 pra trás…
Acabei de assistir a corrida. Confesso que foi dureza aguentar até agora pra poder assistir e ficar completamente sem me conectar a nada pra não correr o risco de saber o resultado antes de ver a corrida. Fui viajar e gravei a corrida. Não consegui palpitar porque não havia sinal de internet onde eu estava mas não tem problema… o meu palpite só em renderia 5 pontinhos…
Acho que faltou um certo destaque pro Rosberguinho. Ele pode não ser brilhante mas aguentou firme a pressão de dois campeões mundiais no seu cangote e teve momentos interessantes na corrida.
O Massa precisa ir numa benzedeira…
Fabio,
O Sushi Yassu continua bom? Valeu pela dica (indireta) de restaurante japonês, rsrs.
Muito bom.
Abs
valeu a dica do Sushi Yassu
Fabio, e o Felipe Nars, nao merece esta no”Pilulas do Dia Seguinte” depois de outro otimo final de semana?
Tá na hora da F1 chamar o diretor de prova da NASCAR que solta uma bandeiras amarelas “fantasma” causadas por detrito na pista.
Fiquei feliz pela vitória do Sato! Finalmente ele conseguiu.
Pensei q ele iria jogar fora, mas acho q já está com a cabecinha no lugar
Não entendi a sua comparando um Schumacher de 43 anos com um lixo de Mercedes com um Hamilton de 20 e poucos guiando um carro muito melhor Fábio! Acredito ser uma comparação sem parâmetro algum, sem contar o favorecimento ao Hamilton na segunda corrida.
A comparação é simples, o Schumacher com 43 anos não fazia sombra ao Rosberg. E mesmo com o favorecimento o Hamilton estaria bastante à frente do Nico. Em suma, Schumacher não deveria ter voltado da aposentadoria. Em números isso fica mais interessante, o Rosberg sempre ficou atrás dos 2 pilotos das equipes imediatamente acima desde que a Mercedes surgiu em 2010 o que seria 7º, 7º e 9º portanto a Mercedes sempre ficou atrás de 3 ou 4 equipes. Será interessante ver como se sai os pilotos nesta situação. Se no fim da temporada o Hamilton conseguir ficar à frente, como está até agora, é notório que só de “braço” a Mercedes ganhou 0.5s eu diria. Se evoluir o nível do desenvolvimento do carro pode ter um embolo de pontos ao fim do campeonato. A ver.
EU LAMENTO DE VERDADE PELO MASSA – VI ALGUNS VÍDEOS NO CANAL SKY SOBRE CLASSICS GP F1 – NUM DELES VI A VITÓRIA DO ALONSO DE RENAULT SOBRE AQUELE CARRÃO QUE A FERRARI TINHA E QUE MASSA E SHUMACHER PILOTARAM – QUEM VIU ESSE GP, VAI ENTENDER O QUE EU ESTOU FALANDO – GENTE, O MASSA FOI ENGOLIDO PELO ALONSO, DEPOIS EM TERCEIRO, RODOU SOZINHO, QUASE TIROU ALONSO QUE ESTAVA NA BUSCA DE SHUMACHER QUE JÁ TINHA DISPARADO LÁ NA FRENTE, E DEPOIS MASSA FOI PARAR LÁ NO FUNDO DO PELOTÃO E SUAVA PARA ULTRAPASSAR O KLIEN. O PROBLEMA NÃO É FERRARI E NUNCA FOI O CARRO; O PROBLEMA, ACREDITO EU, É QUE MUITA GENTE SE ILUDIU COM ALGUMAS BOAS CORRIDAS QUE MASSA FEZ A ÉPOCA DAQUELE CARRÃO DA FERRARI COM PNEUS QUE SE ENCAIXAVAM PERFEITAMENTE AO SUPERCARRO QUE A FERRARI TINHA; E COM ISSO, MASSA PODIA DIRIGIR COMO UM MALUCO QUE O PNEU AGUENTAVA, O CARRO CORRIGIA E ETC…AGORA, QUANDO AS REGRAS MUDARAM E PNEUS TMBÉM, A F1 REVELOU QUE SHUMACHER TALVEZ NÃO FOI TUDO AQUILO QUE PENSÁVAMOS, E FELIPE MASSA MOSTRA REALMENTE HOJE O PILOTO APENAS BOM QUE ELE É, E NADA MAIS. E ISSO PARA A INFELICIDADE DE MUITOS QUE ACREDITARAM NAS ESTÓRIAS DO GALVÃO E SUA TRUPI. ABS
Fábio,
É claro que contra números em geral não há argumentos e de fato Hamilton marquar em 4 corridas o que Schumacher marcou em 20 é algo incontestável.
Mas não podemos esquecer que a Mercedes de Michael quebrou várias vezes em corridas em que ele estaria bem posicionado ano passado.
E nesse ano o carro está melhor (o próprio Schumi deve ser responsável em boa parte por essa melhora) e acredito que de ele tivesse ficado mais esse ano ele estaria em situação bastante semelhante à de Hamilton.
Mesmo assim a Mercedes continua destruindo os pneus durante a corrida, n ão fazendo jus às excelentes classificações.
Vale o comentário: já passou da hora da Pirelli dar pneus duráveis aos pilotos para a F1 voltar a ser disputada no limite e não na economia.
Sim, Schumacher deu muitos Ret. mas o ponto é que não fazia frente ao Rosberg. Quantos aos Ret. que ele teve ano passado, foram muitos é vdd, 7 ao todo, mas o Pérez teve 6, com uma Sauber e ficou à frente dele. A Sauber não era tão melhor que a Mercedes não?
Rogerio, onde fica o Rosberg nessa afinal ele superou o Shumi de forma facil, porque Rosberg não esta conseguinto superar o Hamilton, já que ele foi melhor que Shumi. Será porque o HAMILTON É INFINITAMENTE MELHOR QUE O SHUMI?
Todo mundo torceu o nariz pro Perez quando ele foi para a Mclaren, enfim deixar de ver o Lewis no carro prateado era de verdade a grande perda mas com certeza ambos acertaram ao mudar de escuderia. Todos os primeiros pilotos quando ameaçados dão chilique queria saber o porquê afinal F1 é cada um por si , não tem dessa de ser da mesma equipe , se tiver mais rápido tem que passar e ponto.
A FiA tem que rever esse conceito no mundial de construtores, se não tira a essência de uma corrida de carro, que é o mais veloz na frente, as ultrapassagens , quem quer ser campeão tem que ser por mérito próprio, isso para mim é igual o futebol sem recurso eletrônico é dar margem a manipulação, isso desrespeita o consumidor final que somos nós.
Luis, ou “Luiz, ou Louis ou Lious” rsrsrs,
Quem não gostou do Perez na MacLarren foi o Galvão. rsrs.
Temo que ano que vem o Brasil não conte com nenhum piloto para a F-1. Se Massa não der um jeito de se entender com o desgaste dos pneus e fizer uma temporada toda assim, acho que a Ferrari o trocará por um outro nome – desde que não incomode Fernando Alonso. Me pergunto se o deuses das pistas não permitiram que o Barão nos deixasse esse ano para poupá-lo do desgosto que seria ele ver um grid sem um piloto brasileiro desde que a sua família colocou o nome do Brasil não só no grid, mas por um bom tempo na ponta da F-1.
Fábio, você acha que ano que vem Raikonnen pode ser o companheiro de Vettel – ou o alemão também vai dizer que a idéia é muito boa, mas pra mim não serve não ? -rs
A Mercedez e Hamilton fizeram um grande negócio que foi bom para ambos. O carro está muito melhor , devido a sinergia entre Hamilton e a equipe . O que precisa ser resolvido é o problema do carro com os tanques cheios perder performance . No final da corrida e na classificação não fica devendo.
Fabio, impossível não comentar a porcalhada da Ferrari com a asa do Alonso. Claro que é fácil falar depois da corrida, mas juro que no ato que vi a asa aberta travada do Alonso, enquanto entrava nos boxes, pensei: certeza que estes incompetentes vão fechar a asa, o Alonso vai abri-la novamente e voltará aos boxes para fechá-la novamente. Dito e feito. Lógico que tinham de descobrir se a asa funcionaria. Algo tão simples. Não usa a asa até a última volta da próxima parada. Então testa e define se continua funcionando ou não. E evita 1 parada há mais desnecessária. É muito amadorismo desse Domenicali. Quem está dando show de estratégia e comando é o pessoal da Lotus!
Concordo 100% com você, Carlos. E eu também me perguntei a mesma coisa: será que ele vai testar agora???
Realmente Schumacher estava desmotivado aquela epoca, inclusive a Mercedes, afinal Rosberg tem andado melhor também que no ano passado. Se Schumacher estivesse com seus 25 anos, não tinha pro Hamilton.
Bruno Brito! você vive em MARTE? quando nesse mundo shumi superaria o Hamilton? da mesma forma que Vettel jamais ira superar Alonso.
Fábio,
Merece destaque o que Alonso fez com a asa aberta. Ele conseguiu dar uma volta inteira com a asa aberta e não perdeu posição. O Schumacher no ano passado quando teve esse problema no Canadá passou reto umas 3 vezes na mesma volta. Isso porque no Canadá são freadas bruscas e não tem quase curva de alta como no Bahrein. Fiquei impressionado, o cara não é só muito rápido, mas tem um controle do carro que poucos na história tem. Ninguém mais do grid faria o que ele fez.
Abraços.
Prezado, concordo com seu comentário, entretanto, em minha opinião na pista de Montreal as curvas mesmo mais fechadas, são precedidas de trechos mais velozes que no Bahrein e fica mais difícil controlar o carro, imagina entrar naquela curva ao lado do muro depois da entrada dos boxes em Montrel sem asa para segurar o carro.
Na freada brusca você freia mais cedo e contorna a curva devagar. A última da entrada do box sim é muito tensa, mas aquela não precisa ser feita para entrar no pit. Já o Alonso fez o trecho final inteiro do Bahrein duas vezes e está cheia de curva de média alta onde a aerodinâmica é essencial.
Eu teria muito mais medo na situação do Alonso do que na do Schumacher.
Verdade, não perdeu posição, conseguiu manter o controle porém, a comparação é a oposto. Mais curvas de alta menos dificil segurar o carro com problema na asa. Curvas mais fechadas, precisa de mais downforce.
Abraço
Será que alguém encontra alguma narração em japonês da vitória do Sato na Indy? Lembro até hoje da emocionante narração japonesa quando Sato ultrapassou Alonso no GP do Canadá em 2007. Parecia que estava valendo o título mundial.
Interessante a análise dos tempos. Mas a questão é, ele não estava virando mais lento pq os pneus dele era mais duro do que o pessoal que estava ao seu redor?
Sim. Mas em tese ele deveria começar a virar mais rápido a partir de algum momento, com os médios se deteriorando.
Abs
Uma observação, o Hamilton comentou que a pista mudou muito ao longo da corrida, no final não estava gastando tanto pneu assim, tanto que melhorou o seu rendimento. Pelo menos na frente do Rosberg acho que o Massa ficaria.
Fábio,
Será que a ferrari não encontraria também uma época de gestão (Domenicali) menos assertiva?
Abraços
Eu já disse e repito que Domenicali não me parece o homem certo pra função.
Abs
Fábio, Massa disse:(…)Não consigo encontrar uma explicação para tantos problemas(…), um dos pneus tinha um furo na lateral; Pneus não furam na lateral a não ser que tenha sido furado de propósito. Teria sido sabotagem?, Não seria isto o que Massa está tentando dizer?
Ué, dependendo de como ele pegou esse detrito pode rasgar a lateral, sim.
Abs
Oi Fábio.
Li o texto que diz sobre F1, Indy e MOTO GP. Pulamos o fim de semana do Nars, não? Abraço…
Digo, Nasr*
Verdade. Foi muito bem. Ainda não venceu em 2013, mas vem fazendo um campeonato bem consistente.
Abs
E esse tem ($$$) condições…
Não iremos ficar sem representantes na F1 temporada que vem. Pq além disso ele também me parecem bem competente, no mínimo o suficiente para conseguir uma temporada na F1 (Chilton, Van der Garden e Gutierres que o diga)
Imagino a alegria do Sato, que será quase igual a do Massa, que teve a ultima vitória em 2008 …
Se o Massa não vencer nenhuma corrida este ano, será meio recorde do Sato, ao vai faltar pouco para superar o japonês voador, rs.
Fabio,
Sim, de fato Hamilton pontuou mais vezes que o Schumacher. Mas você precisa lembrar da péssima confiabilidade que tinha o carro do Schumacher.
Ele teve quebras na Austrália(Estava em segundo ou terceiro), China(Estava em segundo).
E por fim, é valido lembrar que a Mercedes está tendo o mesmo problema desde 2011, o desgaste excessivo de pneus. Foi assim ontem com o Rosberg e com Hamilton na China.
Abs
Tudo bem Rodrigo, mas ele comparou o ano todo do Schumacher com quatro corridas do Hamilton. Nessa comparação é como se o Hamilton tivesse abandonado 16 vezes. Acho que esse argumento não se aplica.
Fernando,
A falta de confiabilidade no carro do Schumacher foi algo que se estendeu até as férias da F-1, em agosto. Além disso, a Mercedes começou a perder rendimento em relação as equipes: Red Bull, Ferrari, Mclaren e Lotus, quando a F-1 iniciou a sua temporada européia.
mas o companheiro de equipe é o mesmo , entao antes o rosberg independente da confiabilidade e velocidade do carro vencia o schum com sobras , hj eh o inverso , hamilton largou em 9º e o rosberg era pole e hamilton conseguiu escalar o pelotao e o rosberg caiu , ou seja usando o rosberg como referencia o hamilton ta mtooo melhor que schumacher
a ta e qnd a mercedes parou de atualizar o carro em prol de atualizaçao do tunel de vento? para começar o desenvolvimento do atual carro de hamilton? sem dizer q rosberg foi vetado de ultrapassar o pupilo ai a poucas semanas atras ai