Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
22/04/13 11:08

Quando digo que o blog também é feito por vocês… O Douglas Romão mandou uma bela ideia lá nos comentários. Dei apenas uma refinada nos números.

Massa parou no final no final da décima volta. A ideia aqui é fazer uma análise das voltas anteriores do brasileiro em comparação com os pilotos mais próximos.

O tempo de ferrarista é o referencial. O símbolo de menos (-) indica o quanto o piloto em questão foi mais rápido que ele. O símbolo de mais (+), obviamente, o quanto foi mais lento:

volta 7
-1s551 VET
-0s509 DIR
-0s243 ROS
Massa (1min43s481)
+0s025 WEB
+0s009 BUT

volta 8
-0s644 VET
-0s662 DIR
Massa (1min42s766)
+0s079 ROS
+0s750 BUT
+1s103 PER

volta 9
-1s085 VET
-0s249 DIR
Massa (1min43s246)
-0s672 PER
-0s346 RAI
-0s132 HAM

Na décima volta, que ele fechou nos boxes, a situação já era ainda mais crítica. Pérez, que estava no seu encalço, tirou 0s354 na primeira parcial e outro 0s513 na segunda. Não havia o que fazer: o brasileiro não conseguiu conservar os pneus duros, era hora mesmo de entrar nos boxes;

A bem da verdade, Grosjean, que também largou com os duros, enfrentou a mesma dificuldade. Parou ainda mais cedo, na oitava volta. Qualquer comparação a partir daí fica prejudicada porque Massa teve dois pneus furados por detritos na pista;

É possível, porém, tentar prever o que aconteceria. Grosjean conseguiu administrar bem seus outros jogos de pneus pelo resto da prova e terminou no pódio. O histórico recente indica que Massa não conseguiria o mesmo;

Após a prova, o discurso do brasileiro foi de desânimo total: “Se é verdade que muitas coisas podem acontecer neste esporte, não consigo encontrar uma explicação para tantos problemas”. A ver se ele mantém a boa fase das primeiras provas da temporada ou se volta a ser o Massa apagado da primeira metade do Mundial do ano passado;

Button criticou Pérez após a prova. “Ele foi agressivo demais. A 300 km/h, a última coisa que você espera é bater roda com o companheiro de equipe.” Concordo em parte. É o que eu disse ontem: Pérez acertou na atitude (partir pra cima), mas errou na forma de fazer (quase mandou o companheiro pra Dubai);

Em quatro corridas, Hamilton tem 50 pontos. No ano passado, em 20, Schumacher marcou 49. Os números dizem tudo. A Mercedes tem motivos de sobra para ficar satisfeita com a sobra; 

Na MotoGP, Marc Márquez fez história ao se tornar o mais jovem piloto a vencer uma etapa da categoria. Ele completou 20 anos em fevereiro, e ontem ganhou em Austin. Fiquem de olho no garoto, é o mais forte candidato a novo gênio do esporte a motor. Pedrosa foi o segundo, com Lorenzo em terceiro;

Mas, sem dúvida, o acontecimento mais bacana das pistas no final de semana foi a vitória de Sato na Indy. Entrevistei o japonês algumas vezes nos seus tempos de F-1 e ele sempre foi muito simpático. Além disso, acelerava bem, embora, às vezes, cometesse seus exageros. Em 2010, reencontrei-o no paddock da Indy no Anhembi. Ele me reconheceu e fez um pedido: uma boa dica de restaurante japonês em São Paulo. Dei o endereço do Sushi Yassu, na Liberdade. Ele foi e, no dia seguinte, veio agradecer, dizendo que adorou. É um cara bacana, enfim;

Ainda sobre Sato: a última vitória dele havia sido na F-3, em Macau, em 2001. Dá pra imaginar a alegria?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Luis Carlos comentou em 24/04/13 at 16:17

    Viu Fabio! nem doeu, parabens por ter falado do HAMILTON.

    • Fábio Seixas comentou em 26/04/13 at 9:19

      Pra você ver como você estava errado…

  2. Paulo Roberto comentou em 23/04/13 at 20:00

    Fábio,

    Recordar é viver! O ano passado, prá não esquecer muito rápido, o Massa reclamava de quê? dos pneus! Não conseguia aquecer. No entanto, mesmo o Alonso que também reclamou fez o que fez.
    Um fato é claro, o Massa infelizmente perdeu, talvez naquele acidente da mola, o “grip” de um GP. Parece que não volta mais.
    Se ele quiser alguma coisa ainda esse ano, tem que levar para casa, os gráficos de frenagem, aceleração e esterçamento do Alonso, volta a volta, das corridas desse ano e do ano passado naquelas que eles ainda irão correr.
    Se ele vai conseguir repetir é outra coisa, mas dentro de casa ele tem uma fonte de quem sabe economizar pneus e tirando tudo do carro.

    • Marcos - DF comentou em 24/04/13 at 20:03

      Olá Paulo !
      Concordo com tudo o que voce falou, principalmente com relação à apatia dele (ou outra coisa) a partir do incidente da mola. Talvez por ter visto a morte de perto, talvez por ter pensando na família, ele, na minha opinião, mudou – e para pior. Acho diíficil uam recuperação, infelizmente mas torço por ela e não por ele ser brasileiro (eu gosto é de corridas) mas pelo ser humano que é …
      Ah sim, também concordo com o Kleodolfo e o Ginivaldo !
      Abraços, meu caros !

  3. kleodolfo comentou em 22/04/13 at 21:53

    Comparar o Schumacher com o Hamilton devido a estes resultados é sacanagem. A Mercedes de 2013 é claramente mais veloz, o Rosberg fala isso toda hora nas entrevistas

    • Lincon comentou em 23/04/13 at 23:54

      Mas o Hamilton está dando uma surra no Rosberg… coisa que não aconteceu quando o schumacher estava na equipe…

    • JC comentou em 24/04/13 at 16:12

      Cara o Hamilton é muito mas piloto que o Shumacher, o Shumi só ganhou seus campeonato na condição de ter o melhor carro do grid. e quanto ao carro da Mercedes, houve reclamação do Hamilton, inclusive o dono deste blog postou aqui.

  4. ginivaldo comentou em 22/04/13 at 21:36

    Em tempo,
    Alonso, Red Bull te dá Aaaaaaasa (essa sim dá boa)!
    Rsrsrsrs

  5. Claudio Vieira - Fortaleza - CE comentou em 22/04/13 at 20:57

    Como Fábio Seixas disse, o Massa não pode deixar o desânimo “bater” e voltar a ser aquele Massa do início da temporada passada. Ele não é um piloto excepcional que em qualquer prova consegue tirar tudo do carro e fazer uma boa prova. Massa é um bom piloto, mas só anda bem em algumas pistas onde tem intimidade, ou mesmo, gosta de correr. As outras provas, ele é um piloto normal.
    Ontem, o erro dele não foi saber poupar os pneus duros no primeiro trecho da corrida e acabar trocando muito cedo, tendo andado muito lento no primeiro trecho.
    Vamos torcer para ele não perder o entusiasmo e continuar fazendo boas provas, das quais ele gosta.

  6. Fabio comentou em 22/04/13 at 20:41

    Não teve punição para o Pérez por “jogar” o Alonso para fora da pista??? A Ferrari, digo a F1, está “mudando” mesmo…

    • Luiz comentou em 24/04/13 at 18:10

      Não acredito que leio coisas deste tipo aqui….

  7. Guilherme Freitas de Rezende comentou em 22/04/13 at 19:38

    Fabio,você acredita que pilotos como Massa,Webber,Grosjean e Perez permaneceram nas suas equipes?se sairem,quem teria potencial para substitui-los?para que equipes iriam?você acha que o Marc Marquez será um ”novo Valentino Rossi”?Qual o melhor japones da historia da F1,Sato ou Kobayashi?

  8. Douglas R comentou em 22/04/13 at 19:14

    Fábio, ficou 1 milhão de vezes mais bem escrito do que o meu comentário rsrs. Percebi meu erro nas voltas, por que estava olhando o lap na parte da estatística de cima que começou com LAP 0, foi mal.

    Ainda bem que não coloquei as voltas finais onde o Massa andou praticamente 20 voltas com os médios andando de 2 a 4s mais lento que os top 10.

    Abraços,

    • Fábio Seixas comentou em 23/04/13 at 10:33

      Valeu, Douglas!
      Abs

    • Alberto comentou em 24/04/13 at 16:18

      Douglas, voce mandou muito bem nesta comparação! Depois destes detalhes que voce colocou fico impressioando como a galera aqui ainda acha que a Ferrari sabota o Massa!
      abraço

  9. Moisés Santos comentou em 22/04/13 at 18:49

    Em qual site é possível ver o tempo volta a volta dos pilotos? Pode passar o link?

    • Fábio Seixas comentou em 22/04/13 at 19:04

      Usei o app da F-1 no iPad.
      Abs

    • Douglas R comentou em 22/04/13 at 19:28

      Moisés Santos,

      Vc pode pegar o PDF no site da FIA.

      http://www.fia.com/championship/fia-formula-1-world-championship/2013/2013-bahrain-grand-prix-event-information

      Em timing information vc pode pegar Race – history chart.

      Tinha um site muito legal que mostrava algumas informações, mas fechou.

    • Carlos comentou em 22/04/13 at 21:43

      Entre no site http://www.f1.com e faça um cadastro simples lá fornecendo o e-mail. Pronto! Quando for assistir a corrida clique na aba Live Timing. É show! Todos os tempos dos três setores de todos os pilotos, entre outras informações.

      Quanto ao Massa: melhor torcer pra outro piloto (que saiba economizar pneu).

  10. preto comentou em 22/04/13 at 17:41

    Nos teus comentários na sptv,voce falou que depois da ultima parada do Grosjean,ele poderia ameaçar o Kimi.Mesmo se não fosse da mesma equipe, acho que não teria tempo suficiente pois voltou mais de 19 segundos depois.O finlandes tava sobrando.

    • Fábio Seixas comentou em 22/04/13 at 18:40

      Grosjean tinha pneus novos, médios, e era bem mais rápido nas últimas voltas.
      Abs

  11. FERNANDO comentou em 22/04/13 at 17:20

    Fábio, ano passado, o SATO ficou em terceiro aqui na etapa de S.P. Será que esse ano ele tem chances?? Vou torcer pelos brasileiros, mas, se não der, ficaria feliz com uma vitória do japones. Realmente é um cara sangue bom

  12. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 22/04/13 at 17:07

    O Massa agora vai pedir explicação para Deus e o Capeta, ele vai pagar caro por ter continuado na Ferrari. É muito cedo para apontar um virtual campeão, mas o Vettel já começa largando na frente. O Alonso agora vai fazer a dança da chuva para detonar os adversários. O Sergio Pérez pode ter exagerado um pouco com o parceiro, mas tomou uma postura de homem decidido a chegar à frente, ignorando um pouco o chefe. O Raikkonen pinta como principal adversário do Vettel nesse momento do campeonato, comendo pelas beiradas.

  13. Anderson comentou em 22/04/13 at 15:59

    Fabio, o que você achou da diferença de desempenho entre vettel e weber, achei estranho apesar de existir uma diferença técnica comprovada achei um abismo muito grande…abraços

    • Elizandro comentou em 22/04/13 at 17:45

      E a diferença entre Alonso e Massa ano passado, salvo as últimas corridas do Massa.

      Talento Anderson, apenas isso, quando o cara é TOP faz isso, anda forte em todas as pistas, quando ele é um piloto normal, vez ou outra anda forte, mas no geral não faz nada de excepcional.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).