Vettel, vitória e respiro no Mundial
21/04/13 12:27Difícil dizer o que mais fez Vettel sorrir neste domingo. O resultado da corrida em si ou seus efeitos para o Mundial?
Fato é que o alemão sobrou na pista. E conseguiu um bom respiro na classificação do campeonato.
Largando em segundo lugar, ficou apenas três voltas atrás de Rosberg até conseguir a ultrapassagem e começar a mandar na prova. Poderia ter aberto 30s para o segundo colocado, se quisesse. Não o fez porque, por várias e várias vezes, a Red Bull pediu que ele aliviasse o ritmo e poupasse equipamento e pneus.
Mesmo assim, como que para mandar um recado para a concorrência, fez o melhor tempo da corrida na antepenúltima volta.
Foi a 28ª vitória do alemão na F-1. Com isso, ele supera outro tricampeão, Jackie Stewart, e se firma como o sexto piloto da história nessa estatística. Ah, sim: de quebra ainda acabou com a brincadeira de pilotos diferentes vencendo GP a GP.
Raikkonen foi o segundo, seguido por Grosjean. E tive a impressão de que o francês, com pneus mais novos, poderia ter chegado no companheiro nas voltas finais da corrida. Sim, ultrapassar Raikkonen não seria fácil, mas acho que o rádio funcionou por lá.
De qualquer forma, aplausos para a Lotus. Raikkonen era o oitavo no grid. Grosjean, o 11º _e com pneus duros.
Aliás, a comparação é inevitável: Massa e Grosjean. Os dois pilotos mais bem colocados no grid com pneus duros.
O brasileiro saiu em quarto, terminou em 15º.
Sim, Massa enfrentou problemas com dois pneus que, aparentemente, passaram por cima de detritos. Mas o fundamental para sua má corrida aconteceu logo no começo, no primeiro pit stop.
Até os camelos do deserto do Sakhir imaginavam que, com pneus duros, o brasileiro faria um primeiro trecho de prova mais lento que a resto do pelotão da frente. Combinada com uma boa largada, essa estratégia poderia render bons frutos na linha de chegada.
Não foi o que aconteceu. Massa fez seu pit stop na décima volta! Dez voltas! Seus pneus duros duraram apenas dez voltas!
Assim, amigos, nem com reza braba, como dizia minha avó.
Alonso também teve um dia para esquecer. Seu DRS travou aberto e os mecânicos quase que tiveram que amarrar um tijolo ali para o negócio não abrir de novo. Resultado: o espanhol passou a maior parte da prova sem poder usar a asa traseira.
Merece destaque, ainda, o desempenho de Pérez, que quase tirou Button da corrida algumas vezes.
Está certo, o mexicano. Mas sabemos que, nesta F-1 de hoje, ele levará um belo esporro da McLaren. Button já chiou. Uma pena.
O resumo da história é: Vettel chegou ao Bahrein com três pontos de vantagem sobre Raikkonen, deixa o Bahrein com dez pontos de folga. E, pela segunda vez em quatro GPs, Alonso deixa pontos importantes pelo caminho.
Se Vettel conseguir o tetracampeonato, ao final do ano, esta terá sido uma corrida chave.
(PS: Desculpem a demora. Comentei a corrida para o Sportv e só agora consegui sentar e escrever. O VT da prova irá ao ar neste domingo, às 23h30. Conto com a audiência e os comentários de vocês!)
Qd o Alonso teve o problema falei pra mim mesmo, “agora a sorte caiu no colo do Massa, vai terminar a corrida na frente do Alonso, se marcar será o único a pontuar na Ferrari”. Mas não é que qd o Alonso dá azar, o mesmo ocorre com o Massa? Se o brasileiro é que tem problemas (como na China) o espanho sempre se dá bem… Tá com os trejeitos de um outro brasileiro que esteve na F-1 há algum tempo… Assim fica difícil torcer!
Hilário foi o Reginaldo Leme minimizar o número de melhores voltas de Vettel na carreira!
E o Senna que só fez 19 em 161 provas?
E o Alonso que R.Leme vive puxando o saco? O espanhol tem apenas 19 M.voltas em 201 provas. Pra foder ainda mais, Alonso não é nenhuma maravilha em poles.
Vettel já tem 17 melhores voltas em 105 corridas! Só posso rir dos críticos do alemão!
Imaginem se Vettel tivesse companheiro brasileiro, ia ser satanizado sem dó. Os críticos de Vettel não passam de torcedores do espanhol, não tem como levar essa turma a sério…
Muito bem, também acho. Inclusive vi quando Perez deu um PASSÂO no alonso. Eles nada comentaram. Ficaram MUDOS.
http://www.youtube.com/watch?v=kqS646SkdBE
Curiosidades!!!
Alguém reparou, o pódio do Bahrain esse ano foi exatamente igual ao de 2012:
1-Sebastian Vettel
2-Kimi Raikkonen
3-Romain Grosjean
Tabela do campeonato de pilotos 2012 após quatro corridas:
1-Sebastian Vettel, 53
2-Lewis Hamilton, 49
3-Mark Webber, 48
4-Jenson Button, 43
5-Fernando Alonso, 43
Tabela do campeonato de pilotos 2013 após quatro corridas:
1-Sebastian Vettel, 77
2-Kimi Raikkonen, 67
3-Lewis Hamilton, 50
4-Fernando Alonso, 47
5-Mark Webber, 32
Bom lembrar, Vettel foi tricampeão em 2012 somando 281 pontos com uma média de 14,05 pontos por prova. Após quatro corridas em 2012, Vettel tem uma média fantástica de 19,25 pontos.
Curioso é a pontuação de Alonso, parecida com a 2012! Não adianta ter um grande carro se falta sorte de tricampeão.
E que início de corrida de Vettel, duas ultrapassagens na base da atitude, esta pilotando uma barbaridade esse alemão, não joga nada fora!!!
Não vai ser fácil bater o tedesco esse ano, Vettel não erra na pista e a equipe não erra nos boxes, se a RBR sofreu no início de 2012, esse ano a coisa mudou muito.
A Ferrari esta sentindo a pressão vendo Alonso sem títulos?
Na Malásia o asturiano cometeu um erro primário na primeira volta, em seguida foi a vez da equipe errar ao manter o piloto na pista.
No Bahrain um erro técnico acabou com a corrida do espanhol, lembrando que o carro de Massa teve um estranho problema no mesmo pneu duas vezes. Se a confiabilidade era o ponto forte em 2012, esse ano esta sendo um calvário no time italiano.
A pressão esta toda em cima do espanhol e da equipe Ferrari! Melhor Alonso mudar de estratégia, só cutucar Vettel na mídia e jantar com Webber não assusta a RBR, muito menos o alemão.
Uma correção:
Após quatro corridas em 2013, Vettel tem uma média fantástica de 19,25 pontos.
Muito bem observado. Não demora o alonso começa o joguinho sujo de bastidores falando que o Vettel tem apenas carro, etc, etc…..
Os pneus deviam ser sempre os mais duráveis! Na minha opnião essa corrida teve mais disputa na pista que no box. Foi bacana ver alguns pegas.
O Massa não parou na volta 10 porque os pneus estavam acabados. Houve toque no começo com o Sutil.
Fábio, boa noite, ninguém explicou ainda, como o Massa entrou no box a frente de Rosberg e depois apareceu atras dele e de outros pilotos que estavam atras dele!! E seu tempo no pit não foi ruim, o q aconteceu?? Abs
FABIO,ME PARECE QUE O VETTEL TA FOCANDO MUITO MAIS NOS PNEUS DESDE A MALASIA SACRIFICANDO ATÉ A CLASSIFICAÇÃO UM POUCO PARA MELHORAR O DESEMPENHO EM CORRIDA,O QUE VC ACHA ?
Acompanhei a corrida e tenho uma dúvida, se possível Fábio nos diga como o Massa conseguiu parar para trocar os pneus duros junto com quem estava com os pneus mais moles ? Que vantagem foi visualizada para essa tática ? Se abre mão de um melhor tempo no treino por conta de ficar mais tempo na pista e depois joga-se tudo fora, tem explicação ? Abs
Celso, eu tenho o aplicativo da F1, o time living para Android. Dá para vc acompanhar, volta a volta o tempo de todos os pilotos em todos os setores, saber quantas voltas o pneu de cada piloto tinha ao iniciar o stint, pois os mesmos pneus são utilizados nos treinos. Vc pode ver e rever qualquer corrida e treino no celular ou tablet ( ver a corrida significa ver as bolinhas no circuito em 3D. Vc não vai ver a transmissão de TV, apenas dados). Quando vc clica em um determinado piloto este virá a sua referencia e vc pode acompanhar a diferença dele para o resto do pelotão, então vamos aos dados….
Volta 7
Massa virou 1:42.766 (os outros viraram + sig.( lento ou – sig. ( rápido )
– 0,64 Vet
– 0,66 DIR
+0,0079 ROS
+0,750 BUT
+1,1 PER
Volta 8
Massa virou 1:43.246
– 1,085 Vet
– 0,249 DIR
+1,1 ROS ( nas duas primeiras parciais depois ele foi para o PIT
-0,5 BUT ( nas duas primeiras parciais depois ele foi para o PIT
-0,672 PER
-0,346 RAI
-0,132 HAM
– 0,425 HUL ( que tbm estava com pneus duros com 3 voltas a menos que os do Massa )
Volta 9 ( Massa entra no PIT ) Nas duas primeiras parciais ele foi mais lento que TODOS os 10 Primeiros colocados incluindo o Hulkenberg que tbm tinha pneus duros.
Aprox.
-0.9 VET
-0,8 DIR
-0,8 PER
-0,6 RAI
-0,2 HAM
-0,5 HUL ( pneus Duros, como o Massa, mas com 3 voltas a menos ).
Ou seja, ele Massa ACABOU com os pneus muito antes que qualquer outro piloto de ponta. Nesta volta ele tinha 4.4s de vantagem para o Hulkenberg, 7 colocado, após 9 voltas. Isso explica o por que o chamaram naquela volta. Não acredito que estavam tentando “marcar” Button e Rosberg, pois era LATENTE que ele voltaria atrás dos dois.
Resumindo….
Se o Massa não conseguir fazer seus pneus durarem como o resto da galera será mais um ano triste para quem assiste F1 apenas para ver um brasileiro ganhar. Fica claro que o Massa consegue ser tão rápido como qualquer outro piloto quando os pneus estão bons, mas que ele não consegue faze-los durar como os outros caras, isso me lembra um tal de Shummy rsrs.
Cara olhando por este programa da para ver que o Massa estava perdendo 1s na volta dos pits e que o Vettel estava virando 1s mais rápido que o Massa, mas que o Massa estava virando quase no mesmo tempo dos outros com pneus médios 0,3s mais lento que o Di Resta 0,4s mais lento que o Kimi e estava 0,7s mais lento que o Perez mas apenas 0.15s mais lento que o Hamilton
Obrigado pela resposta e indicação do programa Douglas, realmente se não houver mudança nos pneus o ano será difícil para o Massa. O curioso é que no ano passado ele não conseguia aquecer os pneus e neste ano os pneus não duram, fica difícil de torcer assim. Abs
Celso,
Na verdade acho que o MASSA terá que mudar o seu ajuste ou a forma de pilotar para se adaptar aos pneus, por quê? Porque a Ferrari não tem este problema com o Alonso. O Alonso consegue preservar bem os pneus e precisa desenvolver o carro em áreas que melhorem o desempenho do Alonso e não do Massa. Claro que a Ferrari precisa dos pontos dos dois pilotos, mas o focu esta nos problemas enfrentados pelo Alonso, se isso resultar em uma melhora para o Massa ótimo rsrs.
Creio que a Ferrari tem todos os números para saber do que o Massa é ou não é capaz de fazer na pista e isso é algo interessante de se pensar..
Se o problema da mola tivesse feito ele perder tanto rendimento como todos dizem a Ferrari teria mandado o Massa embora no final de 2010, pois uma equipe como a Ferrari não iria fazer caridade por tanto tempo. O problema é que o regulamento mudou de 2009 para 2010 ( proibiram o reabastecimento ) e as virtudes para ser um ótimo piloto mudaram, agora vc tem que ser rápido e conservar os pneus, antes a principal era ser rápido. Quem sofreu com isso?
Analisando superficialmente o Shummy e o Massa foram os mais afetados e o Hamilton também esta sofrendo com isso. Veja que o Shummy deveria ter toda a Mercedez trabalhando por ele e não conseguiram adaptar o carro ao piloto, por que os pneus são iguais para todos e encontrar o balanço de aquecimento e durabilidade virou a PRINCIPAL questão.
Se não estou enganado o Shummy levou apenas 1 troféu em anos de F1 após o seu retorno. Isso mostra como os pilotos tem que se adaptar ao regulamento e ao carro.
Já disse antes, o melhor carro em ritmo de corrida é a Ferrari. Alonso e seus problemas e Massa e sua incompetência não figuram entre os 4 primeiros do campeonato, absurdo! Mesmo todos não levando fé ele tá sempre lá, parabéns Vettel ! Kimi e Hamilton com carros inferiores sempre superam as dificuldades com talento, enfim , Ótima corrida!
Nilson Paraiso, qual é a sua nacionalidade? Você é brasileiro? Por acaso você sabe qual é a origem de sua falta de identidade cultural? Voce sabe em qual pais Felipe Massa nasceu? O que você entende de Fórmula 1? Você sabe para que serve uma roda? E um pneu? Qual a sua profissao? Você se acha muito competente naquilo que você faz como profissional? Vou dar-lhe uma sugestão: Procure defender o Brasil em qualquer situacão. Felipe Massa é um excelente profissional e é Brasileiro. Apesar de estar pilotando uma Ferrari, ele esta representando o Brasil. Lembre-se e espelhe-se no exemplo do povo japones no caso de Kobayashi. Quanto você tiraria do seu bolso para ajudar um piloto brasileiro a conseguir uma vaga em uma equipe de Fórmula 1? Envergonhe-se do seu comportamento antibrasileiro. A partir de hoje, procure defender o nosso Brasil. Esse discurso serve para você e para seus pares que agem da mesma forma. Abraços e boa sorte.
Que comentário mais nojento hein, Andre. Vá vomitar teu nacionalismo pra coisas importantes e tente ser menos imprestável.
Nilson Paraiso, qual é a sua nacionalidade? Você é brasileiro? Por acaso você sabe qual é a origem de sua falta de identidade cultural? Voce sabe em qual pais Felipe Massa nasceu? O que você entende de Fórmula 1? Você sabe para que serve uma roda? E um pneu? Qual a sua profissão? Você se acha muito competente naquilo que você faz como profissional? Vou dar-lhe uma sugestão: Procure defender o Brasil em qualquer situacão. Felipe Massa é um excelente profissional e é Brasileiro. Apesar de estar pilotando uma Ferrari, ele esta representando o Brasil. Lembre-se e espelhe-se no exemplo do povo japones no caso de Kobayashi. Quanto você tiraria do seu bolso para ajudar um piloto brasileiro a conseguir uma vaga em uma equipe de Fórmula 1? Envergonhe-se do seu comportamento antibrasileiro. A partir de hoje, procure defender o nosso Brasil. Esse discurso serve para você e para seus pares que agem da mesma forma. Abraços e boa sorte.
Boa noite a todos,
Fábio, tenho a impressão que o primeiro furo do pneu do Massa foi por causa de um toque de leve do Grosjean. Em uma parte da prova os dois estavam disputando, e nas primeiras curvas (aqueles “esses”) os dois estavam brigando pela posição. Na hora pareceu que o bico do francês tocou na roda traseira do brasileiro. Pouco depois o Massa teve que parar. Quem tiver a corrida gravada poderia verificar isto.
Abraços!
Hoje, a sorte sorriu pro tião chorão…. se o Alonso não tivesse o problema no DRS, queria ver se ele teria sobrado desse jeito…
Se Vettel tivesse problemas na asa teria chegado no mínimo em terceiro lugar. Alonso, como sempre, choraminga tendo um carro altamente competitivo. É muito ruim, esse piloto.
caro renan bom dia!!!!!
o tião chorão é o melhor se o aolmso tivesse bem ele não iria ver nem a lancha pior o apito lancha, depois do Airton Sena e do shumi não tem pra ninguém vettel é o melhor de todos os todos, acho que quem chora é o tal do Alonso e muito acorda
Com problemas na asa, fica fácil pro alonso por a culpa no equipamento, tirar o corpo fora. Muleta mesmo. alonso é medíocre sem equipamento. Tudo que ele pode fazer e lamuriar e praguejar outros pilotos publuicamente, de competencia igual ou bem maior que ele. Pura macumbaria. Sem contar a ultrapassagem raçuda que tomou do Perez.
Muito se fala sobre Vettel e Alonso. São 2 excelentes pilotos, sem dúvidas, mas, o que o Kimi vem fazendo com a Lotus é brincadeira. Nenhum piloto na F1 atual é mais consistente que o finlandês. Neste domingo largou em 8o e chegou em 2o a pouco menos de 10s de Vettel que fez uma corrida impecável hoje.
Créditos hoje para o sempre criticado Grosjean que também andou muito forte. Largou em 11o e consegui pódio com as mesmas 3 paradas que a maioria dos pilotos.
O Hamilton se tivesse acreditado um pouco mais no início também faria uma ótima corrida, já que a Mercedes não é um carro tão bom em prova como é na qualificação.
Lembre-se que o campeonato que está sendo disputado atualmente, não é um campeonato de Pilotos de Fórmula 1, mas sim, um campeonato de pneus-farofa produzidos pela Pirelli. Abraços.
Afinal foi o Massa que gastou pneus demais ou a Ferrari que o chamou antes da hora?
Grande prova de Vettel, Raikonnen e principalmente Grosjean que foi ao pódio.O mais importante é que o Raikonnen continua no pé do Vettel e não deixa o cara respirar…
Lembre-se que o campeonato que está sendo disputado atualmente, não é um campeonato de Pilotos de Fórmula 1, mas sim, um campeonto de pneus-farofa produzidos pela Pirelli. Abraços.
Olá td bem? PARABÉNS E SUCESSO NO SPORTV CAMPEÃO!OLha FABIO SEIXAS , se a FERRARI não tomar cuidado , vai perder a terceira posição no MUNDIAL DE CONSTRUTORES para a MERCEDES.DOMINECALLI abra os olhos!!!ABRAÇOS ,
FLÁVIO PENNA
Que saudade do Lito Cavalcante!!!
É “Cavalcanti”.
hahahahahah
Se eu fosse o Luis faria igual a vc Ops! errei já corrigi.
Erro de portugues muito gravissimo, digno da correção deste blogueiro. mas faço suas as minhas palavras Luis Carlos, QUE SAUDADE DO LITO CAVALCANTI! certo Fabio C A V A L C A N T I I I I I.
Que deselegância!
Poderia dormir sem essa….
fabio, pq massa foi para o box na volta 11, e aind amais pq nao mexeram na asa nessa volta. peloque tudo indica massa deveria ir ao box por volta da 22 ou 24, pq foi na 11?
eu gostaria de ter o emprego de estratégia de corrida, pois a ferrari só faz..me…r…da… é impressionante contar só com um piloto, pois a imprensão que se dá que a ferrari não vê o massa oq ue vc acha ?
Porque o pneu foi pro espaço.
Abs
Fabio que corrida do Paul Di Resta e vc não fala nada!! Para mim se tem 2 garotos que certamente darão futuro são o Paul Di Resta e o Hulkenberg,os 2 com um carro de ponta seriam fortes candidatos ao titulo,eu só não coloco o Perez nessa “balada” pq ele é muito afobado para ultrapassar,ele não consegue passar uma volta atras de alguem sem tentar ultrapassar,não sabe espera o momento certo sem contar que quase sempre ele frita os pneus.Fabio vc acha que a disputa da Mercedes vai ser contra a Ferrari e RBR pelo titulo de construtores ou ele vai brigar pelo terceiro lugar dos construtores com a Lotus? Raikkonen consegue segura o ritmo e lutar pelo titulo?
Fabio vc acha impossível que Vettel e o Alonso esteam usando algum controle de tração ? Digo isso Pq da uma volta inteira se asa e nao perder posição é impossível.
Não acho nada impossível, mas isso eu acho altamente improvável.
Abs
Até tu Fabio?? Item 9.3:
http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/technical_regulations/8710/fia.html
Não entendi. Controle de tração é proibido. Cadê a novidade?
Abs
Eu te garanto que atualmente é impossível, você que cobriu em loco a f1 deve lembrar do som característico do motor cortando quando tinha controle de tração. É muito fácil os outros times perceberem!!
Lembre-se que o campeonato que está sendo disputado atualmente, não é um campeonato de Pilotos de Fórmula 1, mas sim, um campeonto de pneus-farofa produzidos pela Pirelli. Abraços.
É seu quinto comentário idêntico… Campeonato de pneus, sério? Achei que eram pneus monomarca idênticos pra todos os times.
Allez vai se informar sobre a história. É proibido o controle de tração. Todos sabem disso. E todos sabem que Alonso já burlou o regulamento outras vezes.
Regulamento técnico, sério? Quais vezes? Poupe meu tempo, ohhh grande oráculo e me responda!!
E Fábio, existe outro jeito de ter controle de tração, senão com mapeamento eletrônico? Acho que não, pelo que eu saiba o controle eletrônico lê as rodas patinando e cortam a centelha do cilindro. Em 2008 a FIA passou a fornecer a ecu para todos os times, desde então nunca mais se falou em controle de tração. Suspensão ativa, asa flexível, assoalho flexível, a gente houve falar, remapeamento da ecu da rbr que visou aumentar o fluxo dos gases do carro nas reduzidas também, mas controle de tração acho que não…
Assistindo ao video da corrida na Malásia é dificil acreditar em alguma santidade de Alonso. Ele massacrou os pneus nas zebras e curvas e mesmo assim ele durou mais que só ” todos os outros” !!!!! Vettel levantou a zebra: ” Ele estava rapido demais” Isso logo me lembrou Senna falando da largada do Schumacher ” depois visto com controle de tração” . A Ferrari não investe milhões para ter apenas um carro competitivo! Com um carro bom, mesmo o “pior” dos pilotos do grid conseguiria chegar em segundo. Só o Massa não consegue?
Parece que há um “Briatore” na ferrari.
O que o Vettel tem a ver com a história?
Acho que nessa corrida apesar do calor Vettel nao sentiu o efeito do desgaste dos pneus. Muito estranho. Nao digo que ele esteja usando. Mas vcs já viram que a Ferrari faz largadas sensacionais sempre!
Desgaste de pneu depende de muitos fatores, coisa difícil de ser analisada do sofá. Nem os engenheiros com um monte de dados conseguem decifrar a questão. Vários fatores como ângulo de cambagem, ângulo toe in, ajuste de molas e barras antirolagem… tudo afeta desgaste. Sem contar que cada tipo de pneu dá ao piloto um ângulo de deriva diferente, dependendo da construção da sua lateral. Tudo isso afeta a temperatura e o desgaste de pneus. Então na minha cabeça quando um cara/equipe acerta ou erra na mão no fim de semana, tem muito mais a ver com todas essas variáveis de ajuste e condução do que com um possível controle de tração escondido.
Pq o Vettel nessa teoria do controle de tração? Quem ficou sem asa foi só o Alonso.
Controle de tração!!!!!!!!!
É cada pérola que confesso que é até divertido!!!
Vc deve ter falado o mesmo do escandalo do Piquet né? Alias deve acreditar que o Alonso não sabia do acidente com o Piquet.
Piquet????? Estamos falando da capacidade e da qualidade do Alonso que deu uma volta sem asa segurando no braço
Fala besteira mesmo. Ninguém questiona a capacidade do Alonso. Mas ele já esteve envolvido em um dos maiores escândalos da F1. Vai se infirmar primeiro.
E daí???? Estamos falando de algo atual que não tem nada com isso!!!
Shumacher também, filtro do combustível de reabastecimento, controle de tracao, bater no adversário pra ser campeão, estacionar o carro no meio da pista, jogo de equipe, etc…
Com Rubinho de comentarista a Deus brasileiros mais vinte anos sem ganhar nada vai você lá Fabio Seixas de comentarista senão Adeus Brasil massa estava indo bem e só ao pé fria voltar acabou…
Diziam que ele precisaria se afastar da Ferrari e Williams pelo mesmo motivo e continua difícil para eles vencerem …..
Eu disse ontem que o Massa ficaria longe do pódio, pois “mastiga” os pneus…mas chegar em 15o??? parar com 10 voltas é muita incompetência! já está lá embaixo na tabela e vai ficar cada vez mais longe!! é fraquinho demais! Alonso está a 30 pontos do Vettel e já tem que reagir logo, senão o Tião vira Tetra!! Kimi, sem erros p/ variar, vai pontuando!!Di Resta, Perez, Grojean e Hamilton muito bem! Weber, Massa, Rosberg e Button muito mal!!
acompanho tds as corridas e tal, gosto desse espaço, e tal.
mas hj fiquei com um gosto amargo na boca, como em 2011 e na segunda metade do ano passado.
é muito provável q a RBR tenha de novo, pelo 4o ano seguido, um carro absolutamente imbatível, e q hj mostraram isso.
é como a mcLaren dos anos 80/90, a Ferrari da era Schummi, enfim, é uma F1 sem competição, com a diferença q nos dias de hj, eles seguram a RBR pra tentar forjar uma competitividade que acredito, não existe.
vejamos o q vai acontecer, mas se for assim, ninguém merece, ver esse moleque insolente, bandido, ser tetra campeão… é pra largar de acompanhar o esporte.
Em 2011, Vettel venceu 5 das 6 primeiras provas.
Em 2013, o carro foi muito bom em duas corridas, mas a Ferrari de Alonso tinha o mesmo ritmo, só que teve um erro na Malásia e azar no Bahrein.
Os melhores carros, EM CORRIDA, são Red Bull, Lotus e Ferrari, sem vantagem para ninguém.
Concordo com 90% do que você disse…e pena será ter um piloto bom, mas nada excepcional, na minha modesta opinião, já ser tão precocemente tetracampeão.
Ficou tristinho que o alonso perdeu foi?
Me fala se o Vettel é tudo isso que adjetivos usamos para o alonso?
KKKKKKKK Boa, Boa
E o esporte. Se vc nao curte, não assista.
É um favor que vc nos faz!!! Já vai tarde…
Bandido?
Por qual razão?
(. ) Suspeita de espionagem na McLaren?
(. ) participação no acidente com Nelsinho Piquet para conseguir uma vitória em Cingapura?
(. ) pressão para que até Perez, hoje na McLaren abrisse para ele passar?
Desculpe Renato, mas se for chamar o Vettel de bandido, pense que nessas três ações acima quem foi relacionado foi Fernando Alonso.
Que na pista é um bom piloto, sim. Tal como Button, Hamilton e outros. A questão é se Vettel não fosse um bom piloto, não teria ultrapassado ano passado o próprio Alonso em pista e no campeonato, sagrando-se tricampeão.
Sobre a supremacia lhe tirar a graça de assistir, é uma opção sua assistir/ torcer/ etc – mas se sobreviveu a era Schumacher onde a Ferrari tinha supremacia, por que agora se irrita e te deixa com um gosto amargo um outro alemão ter esse mérito?
Sds,
o discurso “já vai tarde”, ou “não gosta não assista”, é o mm q eu adoto com relação às viúvas, mas a questão aqui não é de torcida, ou preferencia por um time ou piloto, nada disso.
a questão é a baixa competitividade, q pode enjoar a todos.
Esse povo fala de antigamente depreciando os novos pilotos por dois motivos:
1 – Não viam corridas inteiras e não acompanhavam todo campeonato.
2 – Outros nem se quer viram corridas no passado.
Sim, antimante os pilotos tinham que tirar a mão do volante pra trocar marcha, PORÉM eles não tinham que controlar 30 botões ao mesmo tempo, então fica elas por elas, porque se o Piquet tinha que trocar marcha na mão o Vettel tem que controlar DRS e Kers E AINDA trocar a marcha com os dedos, o que não é facil com um carro muito mais rápido que exige muito mais concentraão, habilidade e reflexo.
Agora quem não convive bem com evolução que vá ver corrida de cavalos.
Sr. Max…hoje praticamente tudo é controlado pelo box, os pilotos de hoje são praticamente pilotos de autorama, o negócio hoje é tão “bom” que a FIA tem que colocar DRS e Kers para os pilotos ultrapassarem se não é uma ultrapassagem por mês. Como estamos comparando coisas diferentes porque os campeonatos de antigamente não tem nada a ver com o de hoje, deveriam acabar com o mundial de pilotos e deixar só o de construtores, afinal, a influência do piloto, hoje, é quase zero. Esta é a realidade. Já deixei de ver este esboço de campeonato para acompanhar Nascar e o Mundial de MotoGP, a F1 hoje não passa de um teatro…mas ainda tem quem acredite.
Domingo perfeito.A ferrari no lugar dela.Chupa Rede Bobo.
A influência do piloto é quase zero????? E quem vc acha que dirige o carro?????
Caro Roberto “afinal, a influência do piloto, hoje, é quase zero” não vejo bem assim, exemplo.Massa X Alonso, Vetel X Weber, carro novo McLaren sem influencia de Hamilton.Piloto ainda tem muita influencia.
Roberto,
as curvas que antes eram feitas a 150km/h hoje são feitas a 250km/h, as freadas que antas eram a 100mts da curvas hoje são a 20mts da curva, o Rosberg fumava um cigarro antes de entrar no carro, hoje os pilotos tem que ser superatletas. Na década de 70 um F-1(com 550cv) virava mais lento que um F-3(com 230cv) de hoje. Tivemos génios em todas as décadas, não há melhores nem piores, há diferentes. Alonso, Vetel, Hamilton e Raikonem seriam pilotassos na década de 70; Emerson, Stewart e Lauda seriam pilotassos hoje.
concordo, mas o que o pessoal que fica nesse antigamente não se atém é que os carros mais antigos freavam muito, mas muito , mas muito antes nas curvas, propiciando mais chances de ultrapassar e serem ultrapassados e quando acontecia de um carro ser superior, ai parecia que um piloto era o “bam bam bam”, por conta dessas facilidades e fora que hoje os carros são mais velozes, mas tem sempre esse pessoal da hora da Saudade, to com você,. ees que vão cantar Aracy de Almeida, já que acham que no passado era tão mais difícil.
Sim as tecnicas mudam. O Emerson disse que a 40 anos freava a 100m da curva, hoje freiam a 30m.
Veja bem, se em 40 anos a distanciacia de freagem diminuiu em 70m, por extrapolacao, daqui a 40 anos os pilotos irao fazer a curva e frear depois dela, muito complicado.
Ai vao dizer que antigamente e que era dificil.
Oh Malaquias…por favor, pelo visto está comentando algo que não conhece nada e muito menos acompanhou…quer dizer que ter os freios mais fracos e ver quem é que freava mais perto da curva é mais fácil do que hoje que você pode frear no meio da curva? É isso mesmo? Quem fala isso são as mesmas pessoas que falam que hoje é mais difícil jogar futebol do que antigamente…isso, mais difícil que na época que não tinha, se quer, cartão vermelho ou amarelo. Não queria escrever isso, mas vamos lá, quantas pessoas morreram na F1 nos últimos 20 anos fora o Senna? Ninguém! Muito fácil disputar um campeonatozinho onde você pode errar, aliás erros que são quase todos corrigidos no box, e não correr risco algum. Eu fico entristecido se você tiver acompanhado os campeonatos dos anos 70 e 80, pois se isso for verdade eu só posso dizer que COMO A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO, PARA TUDO, TEM MEMÓRIA CURTA.
Fábio,
1)O Alemão não sobrou, ou outros é que faltaram
2) Hamilton correu…. e bem, merecia um comentário…
Aqui nesso blog é proibico falar bem do HAMILTON, VAI LA SABER O PORQUE!
Não é.
Alberto, bem lembrado! Depois que o Fabio foi para comentarista da Sportv ele mudou!
Não viaja…
Esse povo que posta comentário julgando os outros é maldito, pelo que percebo pela TV, o Fábio Seixas é um cara super legal e humilde. Além de malditos, entendem muito pouco de F1, além de só falarem besteira.
Igor, vc fala de julgar e chamam todos os que não concorda com o Blogueiro de “”malditos”” onde esta a sua coerencia, se é que ela existe!!! È BOM QUE VC SAIBA QUE O ESPAÇO AQUI LIVRE , SE VC E O DONO BLOG DISCORDA, QUEM DEVE PEDIR PRA SAIR É VCS!!! AQUI O ESPAÇO É LIVRE EU ENTRO A HORA QUE EU QUISER.
A Red Bull traciona muito.
No começo da corrida o Galvão só falava da estratégia do segundo piloto da mulinha rampante. Mas o sujeito com um pneu mais duro e tudo, fez o que tinha que fazer, desapontou o Galvão. O coitado nem lembrou mais da “estratégia” depois disso.
Acho que o cucaracha vai levar um puxão de orelha, quase que a McLaren fica sem nenhum ponto. Lutar com o companheiro sim, mas querer passar bufando daquele jeito não dá não. Ainda mais com a equipe sofrendo do mal de Sam Michael.
O Burti é horrível, nem fez falta e com o Rubinho foi bem melhor, mesmo nunca ter torcido por ele quando piloto.
E o Malonso sifu, again!!! = )
Lembre-se que o campeonato que está sendo disputado atualmente, não é um campeonato de Pilotos de Fórmula 1, mas sim, um campeonato de pneus-farofa produzidos pela Pirelli. Abraços.
Fabio, voce acha que o Vettel teria esse “passeio” de hoje, tendo um Kimi Raikkonen como companheiro de equipe?
Abs
Não.
Abs
Honestamente o Hamilton seria uma pedreira para o Vettel caso estivesse na mesma equipe.
vou assistir a corrida mais tarde no sportv,hoje só pude ver a largada..e acompanhei na radio bandeirantes e por lá vc faz muita falta principalmente na volta,
Quarennnnnnnnnnnta abrços.
Acho horrível ver vt, vai saber o que passa na cabeça de quem editou, o que é importante pra ele pode não ser pra mim. Vi até a parada do Alonso depois fui ver mundial de gt.
Boa tarde Fábio,
Hoje, o piloto alemão da RBR conseguiu mais um triunfo no GP do Bahrein. Será que Vettel e RBR mais uma vez, conquistarão mais um título mundial de F-1 nessa temporada? Ou será que Fernando Alonso e Kimi Räikkönen ainda estarão no páreo até a metade do campeonato para equilibrar o jogo?
Esses pneus farinha e a asa móvel criaram um monte de ultrapassagens “de mentirinha”. Apesar disso Perez deu show hoje. E o Massa vai ter que fazer cursinho de pilotagem pra poupar pneus, sob risco de ficar fora da zona de pontuação daqui pra diante.
A corrida foi bem agitada, mas não acho que tenha sido uma boa corrida. Na verdade acho meio confuso, não dava pra saber direito em quais posições cada um estava, toda hora tinha alguma mudança devido aos pits.
Foi a corrida mais fácil que alguém já levou do ano passado pra cá. Vettel sobrou horrores. Não tinha pra ninguém, so easy…
A coisa ficou feia foi pra Ferrari e Alonso, 30 pontos é uma infinidade de pontos para as 4 primeiras corridas do ano. Kimi está a cada dia melhor, não vai dar folga pro Vettel de jeito nenhum. Vai ser um bom campeonato.
Ahhhh… Fábio, estou querendo ir ao GP Brasil, estou em dúvida entre os setores B, M ou V. Qual vc recomenda? Qual melhor custo benefício??
Sinceramente? Pagar mais de R$ 1000 pra ver uma corrida de F-1 é uma loucura. Fica em casa que é mais jogo, sério.
Abs
Compensa viajar pra outro país, pagar a passagem de avião (econômica…kk) e comprar um ingresso mais barato, mas tendo uma estrutura e serviço de qualidade, sem arrastão e sem tostar no calor. De quebra ainda dá pra fazer um tour turístico.
Por esse preço, tem razão.
Ok Fábio,
pra você que já foi inúmeras vezes tem credencial pra carro acesso dentro dos boxes e não paga por isso é fácil dizer…. queria ver se diria o mesmo se trabalhasse com outra coisa e nunca tivesse ido assistir a F-1….
Eu diria o mesmo. Não pago R$ 1000 para ir a show nenhum, por exemplo. Dou valor ao meu dinheiro.
Abs
Pô Fábio,
você comprou um Gordini! Não seria injusto se eu dissesse a você que não dá valor ao seu dinheiro?
Paguei mais barato do que um ingresso pra F-1.
ok….. comprou um Gordini inteiro e nunca gastou nele por menos de R$ 1.000,00 ah….. tá……
Independente disso, poucos tiveram a possibilidade de assistir F-1 com pouco $$, pra vc que já teve esta oportunidade muitas vezes é loucura, pra outros não….
Ela pediu minha opinião, eu dei. Se a sua é diferente, eu respeito, mas mantenho a minha: R$ 1000 é muito caro para um ingresso do que quer que seja.
Abs
Nossa Fabio, eu tb acho caro, mas pensa no tnt que eu quero ir.
É meu sonho ir, desde sempre. Sabe sonho de vida que a gente quer muito? É isso. E será uma vez só na vida.
Se é seu sonho, então manda ver! E aproveite. Espero, mesmo, que você goste!
OK. Tenho certeza que vou gostar. Alguma sugestão???
Débora, eu tb dou razão pro Fábio. Fui uma vez, foi interessante, mas, na minha opinião, definitivamente não valeu o custo-benefício.
Nada, a China foi mais fácil ainda para o Alonso.