Vettel, vitória e respiro no Mundial
21/04/13 12:27Difícil dizer o que mais fez Vettel sorrir neste domingo. O resultado da corrida em si ou seus efeitos para o Mundial?
Fato é que o alemão sobrou na pista. E conseguiu um bom respiro na classificação do campeonato.
Largando em segundo lugar, ficou apenas três voltas atrás de Rosberg até conseguir a ultrapassagem e começar a mandar na prova. Poderia ter aberto 30s para o segundo colocado, se quisesse. Não o fez porque, por várias e várias vezes, a Red Bull pediu que ele aliviasse o ritmo e poupasse equipamento e pneus.
Mesmo assim, como que para mandar um recado para a concorrência, fez o melhor tempo da corrida na antepenúltima volta.
Foi a 28ª vitória do alemão na F-1. Com isso, ele supera outro tricampeão, Jackie Stewart, e se firma como o sexto piloto da história nessa estatística. Ah, sim: de quebra ainda acabou com a brincadeira de pilotos diferentes vencendo GP a GP.
Raikkonen foi o segundo, seguido por Grosjean. E tive a impressão de que o francês, com pneus mais novos, poderia ter chegado no companheiro nas voltas finais da corrida. Sim, ultrapassar Raikkonen não seria fácil, mas acho que o rádio funcionou por lá.
De qualquer forma, aplausos para a Lotus. Raikkonen era o oitavo no grid. Grosjean, o 11º _e com pneus duros.
Aliás, a comparação é inevitável: Massa e Grosjean. Os dois pilotos mais bem colocados no grid com pneus duros.
O brasileiro saiu em quarto, terminou em 15º.
Sim, Massa enfrentou problemas com dois pneus que, aparentemente, passaram por cima de detritos. Mas o fundamental para sua má corrida aconteceu logo no começo, no primeiro pit stop.
Até os camelos do deserto do Sakhir imaginavam que, com pneus duros, o brasileiro faria um primeiro trecho de prova mais lento que a resto do pelotão da frente. Combinada com uma boa largada, essa estratégia poderia render bons frutos na linha de chegada.
Não foi o que aconteceu. Massa fez seu pit stop na décima volta! Dez voltas! Seus pneus duros duraram apenas dez voltas!
Assim, amigos, nem com reza braba, como dizia minha avó.
Alonso também teve um dia para esquecer. Seu DRS travou aberto e os mecânicos quase que tiveram que amarrar um tijolo ali para o negócio não abrir de novo. Resultado: o espanhol passou a maior parte da prova sem poder usar a asa traseira.
Merece destaque, ainda, o desempenho de Pérez, que quase tirou Button da corrida algumas vezes.
Está certo, o mexicano. Mas sabemos que, nesta F-1 de hoje, ele levará um belo esporro da McLaren. Button já chiou. Uma pena.
O resumo da história é: Vettel chegou ao Bahrein com três pontos de vantagem sobre Raikkonen, deixa o Bahrein com dez pontos de folga. E, pela segunda vez em quatro GPs, Alonso deixa pontos importantes pelo caminho.
Se Vettel conseguir o tetracampeonato, ao final do ano, esta terá sido uma corrida chave.
(PS: Desculpem a demora. Comentei a corrida para o Sportv e só agora consegui sentar e escrever. O VT da prova irá ao ar neste domingo, às 23h30. Conto com a audiência e os comentários de vocês!)
Massa já pode pensar em 2014… Mas não na F1… Com muita $$ no bolso melhor viver ao lado da família e correr algumas vezes por hobby.
Fábio, parabéns pela mudança de estilo no post sobre a corrida, mais opinativo do que apenas anotando o que acontecia volta a volta, bem melhor assim!
Esse Massa é uma vergonha, é o Zacarias mesmo! E o que dizer do Barrichello? O cara é outro Trapalhão! Foi nítido que a competente e gata repórter Mariana Becker estava se sentindo babá do cara, e ainda que perguntas idiotas ele fazia, parou o Charlie “Waitin” e perguntou qual a hora certa de apertar o botão da largada? O Charlie respondeu o óbvio “na hora que o último carro se ajeitar na posição”…depois qdo o Barrica chega para entrevistar o Zacarias ainda diz: “eu posso dizer nós, pilotos, né, pq eu ainda sou piloto, né, não sou repórter”, hahaa, isso é um tremendo desrespeito com os repórteres, o cara não sabe nem perguntar, não tem criatividade, nem perspicácia….esse Barrichello deve ter nascido com a bunda virada para a Lua, nunca mostrou talento para campeão, não passou de um piloto medíocre promovido a status de ídolo nacional após a morte prematura do Ayrton…chegou na Indy e levou pau de todos lá, chegou na Stock, e novamente, só fez número, uma vergonha! Esse Brarichello se tivesse que sobreviver vendendo “herbalife” por aí, estaria morrendo de fome…agora está sendo ajudado pelos amigos da TV Globo.
Os Deuses Gregos estão do lado do Vettel, ele não se arrepende de ter ultrapassado Webber na Malásia, e nem compareceu na festa do GP 200 de Webber, com certeza a Red Bull agradece! O subalterno Felipe Massa está sendo punido pelos Deuses do Além por ter ficado na Ferrari, eu acho até que ele correu com pneus duros falsificados, e o seu sofrimento ainda não acabou! O Sergio Pérez resolveu acelerar usando até areia como pista, e me parece que o destino de Fernando Alonso não é ser campeão pela Ferrari. O Galvão Bueno apontava o Massa como possível favorito, acabou engolindo mosca!
Ué !? Qual a razão do nosso blogueiro FÁBIO SEIXAS,não criticar os pneus como fez no domingo passado? …ah,já sei o queridinho sebastian Vettel venceu a corrida.
Mas é óbvio que ele venceu,porque o melhor de todos,FERNANDO ALONSO,não tinha carro para alcançá-lo.Simples assim..
Vc quer comparar o desgaste dos pneus na China e no Bahrein? Arruma outra maneira de me criticar, porque essa foi péssima…
As alonsetes estão histéricas hj. Liga não Fábio.
Alonso e Ferrari jogando a culpa no azar… De fato houve sim, quando a asa quebrou. Mas teve mais coisa. Houve também uma burrice danada ao tentar abrir a asa quebrada de novo. A asa tinha passado do ponto normal dela quando aberta. Estava na cara que estava quebrada. Se o Alonso não tivesse apertado o DRS de novo aquela asa jamais abriria de novo, pois a resistência do ar não deixa ela abrir involuntariamente. Mas é sempre assim, se ganhou foi gênio, se perdeu, nunca tem culpa…
E lá na Malásia, outra prova sem sorte segundo Alonso. O que vi acontecer lá foi uma falta de habilidade, ao bater atrás do Vettel, e também falta de inteligência, ao não entrar nos boxes com aquela asa… E a forma como Alonso foi ultrapassado na primeira volta pelo Vettel, será que tem alguma desculpa para aquilo?
E passou sem usar a asa móvel. Alias o Vettel pouco usou a asa móvel na corrida.
“como que para mandar um recado para a concorrência, fez o melhor tempo da corrida na antepenúltima volta.”
Fez porque quer progredir nas estatísticas da F1, bater recordes… Menos ufanismo Seixas ou pelo menos mas discriçao na tietagem.
mais*
Tem cholonsistas que acham que o blogueiro é fã do Vettel! Meu Deus! Quanta falta de discernimento!
Na corrida passada o Cholonso ultrapassou o Hamilton, coisa que até o Zacarias fez, e por isso ele estava “mordido”, coisa de gênio etc. e tal.
Vettel nesta corrida foi ultrapassado pelo Cholonso e tomou o troco. Por isso, e apenas por isso, não acho que o Vettel é um gênio. O que o blogueiro falou do Vettel? Nada! Vamos imaginar que o que o Vettel fez fosse o Cholonso. Todos os cholonsistas, incluindo o blogueiro, diriam: gênio! O melhor piloto da atualidade!
Quando o Cholonso ganha, ele é um gênio. Quando qualquer outro piloto ganha, especialmente o Vettel, é porque tinha o melhor carro! Ah! Tenham dó! Dificultem as coisas pra gente, porque este argumento é simplesmente estúpido. Arrumem uma desculpa melhor!
Eu sinceramente não gostei do problema do Cholonso. Não que eu tenha achado ruim, pois na verdade comemorei muito! Eu prefiro ver o Cholonso ser ultrapassado normalmente, para os cholonsistas chorarem juntamente com o mesmo, que é um bom piloto e nada mais. Mas é também arrogante, chorão, prepotente e muito, muito trambiqueiro!
Agora, por que diabos a Ferrari não trocou o bico do Zacarias? Já que tinha perdido muito tempo mesmo, pelo menos ficaria com o carro inteiro para facilitar a ultrapassar os carros do pelotão de trás.
E os pneus? Como os do Zacarias furaram? Sendo a Pirelli italiana, do mesmo país que a Ferrari, que não é santa e seu piloto nº1 pior ainda, e para completar o quadro sinistro, o presidente da FIA é o ex-chefe da Ferrari, não ficaria surpreso em alguma trambicagem. Todos os cholonsistas dirão: bobagem! Se se levantassem a suspeita da vitória do Cholonso em Singapura depois da corrida, todos diriam a mesma coisa mas vocês lembram do que aconteceu?
E por fim, Cholonso acha que nada de ruim pode acontecer com ele? Por acaso ele não lembra quantas vezes o Vettel, Hamilton e demais pilotos quebraram nos outros campeonatos? É, Cholonso, coisas ruins podem acontecer com você também! Não chore não, que coisa feia bebê chorão!
De ultimo pra oitavo sem DRS, chuva ou Safety Car, pra mim é gênio!
Não adianta Antônio. As alonsetes sempre vão achar o mala é o melhor. Desista.
Mas que não vai ganhar nada esse ano isso não vai.
Vai ser o “gênio”injustiçado. Só rindo mesmo.
E de ultimo para terceiro em um circuito de rua travado? É genio tb?
Abu Dhabi? Circuito de rua, pirou né? Quantos safety cars teve em Abu, que eu me lembre dois… Sabia que quando tem safety car os carros se reagrupam?? Pense um pouco!
Que seja!
De qualquer maneira o “jênio” (com j mesmo) não passou o Petrov.
Isso deve ser coisa que só jênio faz também, né?
O cara deu algumas voltas até com a asa aberta…. isso não é pra qualquer um!
Ultrapassar Caterham, Marussia, Sauber, Williams é gênio? Não lembro o que aconteceu com Sutil, por exemplo, mas o Cholonso passou o Button (piloto fraco, na minha opinião) mas não passou o Perez. Nico, por exemplo, teve queda de desempenho impressionante, basta ver as primeiras voltas. Muitas das ultrapassagens de Hamilton foram sem a asa móvel.
Pra vocês, torcedores fanáticos do Cholonso, é assim: se ele ganha, é gênio! Se perde, tem sempre alguma desculpa.
Se manquem! Tudo tem limites!
“CORRIDAÇA”.
Mais uma surpreendente vitória na F-1. E dessa vez, quem levou a melhor foi o piloto alemão da RBR Sebastian Vettel. Quem achava que mais uma vez Fernando Alonso venceria mais uma corrida, não contava com os problemas técnicos da Ferrari que dessa vez, comprometeram os planos do time ferrarista na disputa do campeonato.
O carro do espanhol apresentou um problema técnico na asa do carro e por causa disso, teve que visitar os boxes por duas vezes. Quando viram que não havia gambiarra que desse jeito no carro do espanhol, a equipe ordenou ao espanhol seguir duas alternativas: que não utilizasse mais o DRS ou então abandonasse a corrida. Alonso resolveu então decidiu pela primeira alternativa e seguiu em frente numa corrida de recuperação. Com isso, o espanhol conseguiu chegar num modesto oitavo lugar no final da corrida, depois de um emocionante embate com o piloto mexicano da McLaren, Sergio Perez. Enquanto a Felipe Massa, uma batida na hora da largada acabou com os planos do brasileiro de chegar ao pódio, que ainda por cima, chegou em décimo quinto atrás do espanhol que, com certeza, não só contou com todo o seu talento de um dos melhores pilotos da atualidade, mas também, toda a assistência da Ferrari em favor do espanhol.
E Vettel? Mais um título à vista nesse ano? Talvez.
Se o alemão e a RBR continuarem com essa regularidade até a metade do campeonato, veremos se consolidar mais uma vez a supremacia Vettel/RBR.
Mas, e Kimi Räikkonën? Poderá ser o principal rival de Vettel na disputa do título mundial de F-1? Com certeza ao lado de Alonso, o finlandês está a altura dos campeões. Mais algum outro piloto?
Pois é, e a conclusão é a seguinte: mesmo com todo esse problema dos compostos de pneus e estratégias dos pits, cada circuito, é um circuito. E cada estilo de pilotagem, é um estilo de pilotagem. Pode ser que uma pista favoreça no próximo GP a Ferrari. A outra, a RBR. Ou então a Lotus Renalt. E tudo isso poderá tornar a F-1 muito mais imprevisível ou então, burocrática, em que, um piloto ganha todas enquanto que, um ou dois lutam pelo posto de coadjuvante. E que a F-1 continue sempre disputada.
Fábio,
Acho que você viajou um pouco nessa de rádio da Lotus.
O Grosjean terminou a mais de 10s do Kimi. Sendo que o Kimi também estava administrando, tanto que deixou pra registrar sua melhor volta na última volta. O que mostra também que os pneus dele não estavam tão desgastados para que o Grosjean conseguisse tirar muito tempo por volta.
Assisti com transmissão americana e no meio da corrida entrevistaram o Boullier perguntando qual era o alvo que eles queriam com essa estratégia do Grosjean. E a resposta foi bem clara: “A nossa briga é com o Webber”. Naquele momento, seria pela 4ª colocação (atrás de Vettel, Raikkonen e Di Resta). Bom, o Grosjean parou, voltou logo atrás do Webber, conseguiu passar rápido e foi a caça do Di Resta. Passou o Di Resta na volta 52 e teria 5 voltas pra tirar mais de 10s pro Raikkonen, impossível.
Acho que às vezes você leva ao extremo aquela sua lição “Ou você é ingênuo ou é jornalista”. Uma coisa é não ser ingênuo, outra é querer achar que tem conspiração em tudo. É a única ressalva que faço, mas de resto gosto bastante de ler seus comentários no blog.
Abraços
Show de Sebastian Vettel, o melhor piloto disparado da F1! Não tomou conhecimento do Alonso, quando não era possível o uso da asa móvel. Pérez tb deu show, malgrado tenha um carro horroroso. Não suporto o Alonso pelas safadezas, mas o cara é excelente piloto. Parou umas quinhentas vezes, incluindo troca de pneus e ajeitada na asinha, mas chegou colado em Hamilton, Pérez e Webber. Contudo, tenho pena do Massa e do Rosberg, coitado, que está sendo fritado na Mercedes. Deram um carro horroroso para ele e, na última parte da prova, quando tinha o mesmo número de trocas de pneu e estava na frente do Hamilton (e abrindo diferença), teve que, inexplicavelmente, fazer mais uma parada. Enfim, esses dois últimos estão sendo devidamente sabotados pela equipe.
Desculpa não vejo nada de sabotagem hoje não, faltou braço para pilotarem hoje! O Rosberg foi atrapalhado pelo Webber onde foi jogado para fora, pode ter ocorrido algum problema em seu carro!?! E o massa a mesma coisa tambem teve um toque e um pneu furado!! Sabotagem a onde!!!E o hamilton com esse carro tá tirando algo com o braço e o alonso com todos os probelmas é sr alonso…
Todos rodaram e passaram pelo mesmo lugar com os mesmos pneus, todos são profissionais no que fazem, a diferença esta no cérebro e na quantidade de $$ disposto. Atribuir á sorte o seu sucesso ou insucesso é no minimo seguir a máxima:
Quem disse que ganhar ou perder não importa, provavelmente perdeu. Também acho que a Ferrari não é aquilo tudo não, viver sobre a sombra de um passado glorioso não da garantia de sucesso permanente…
2 comentários: 1-De vez em quando um medíocre ganha um campeonato- foi assim em 2009. O Button chiou pelo que o Perez fez. Ora, a própria Maclaren disse pro Perez deixar de ser mto educado e ser mais agressivo. Não acho que ele levará esporro da Maclaren não! Quanto ao Button é só um piloto que quer andar livre e se o companheiro de equipe joga duro ele chia logo, nunca deveria ter sido campeão, só ganhou em 09 por conta da infinita superioridade de seu carro(difusor soprado).
2- Não sei o que foi essa expectativa exarceba antes da largada de que em algum momento da corrida o Massa iria liderar a prova, como se isso por si só fosse grande coisa, além do mais tanto previram isso que o que se viu foi ele só despencar de posição em relação à largada independentemente de pneu furado; não chegaria nem na sétima posição com o desgaste de pneu que teve!
O Massa pode ser pole no gp da Espanha, mas ninguém espere que ele chegará ao pódio não!
O Vettel que é o Vettel quantas vezes o vi largar na pole e terminar a corrida em 2º ou 3º.
Quanto mais o Massa que não tem ritmo constante em corrida!
Está difícil de torcer pelo Massa.
Sempre gostei do cara, mas realmente está faltando velocidade, ou seja, competência.
Depois que Alonso chegou na equipe, ele está abatido, e claramente, existem ordens para que ele fique sempre na dele.
Mais uma coisa que reparei olhando para o passado:
Não acho que se trata somente de Alonso e ser segundo piloto. Desde 2010, quando a regra passou a dizer que não existe mais reabastecimento, ou seja, os carros largam muito pesados, seu desempenho caiu vertiginosamente. Acredito que não seja mera coincidência, mas sim que não é a praia do brasileiro começar a corrida com o carro nestas circunstâncias. Reparem que é justamente no início das corridas, com o carro muito pesado, onde ele perde muito tempo, degrada os pneus, sejam estes ou 2010 e 2011, e acaba ficando para trás.
Naquele ritmo de 2006 até 2009, onde se faziam geralmente 2 paradas, ou seja, 3 stints de pé cravado, sem ter que administrar pneus ou combustível, ele se saía muito melhor, mostrando que a sua virtude é velocidade pura, e não andar com carro de tanque cheio e mesmo assim ter velocidade e saber administrar os pneus.
O que você pensa a respeito disso Fábio?
Diogo,
Eu concordo com vc. Ele tem SÉRIOS problemas para administrar os pneus. Até 2009 ( ano do acidente ) era permitido o reabastecimento e ele estava melhorando corrida a corrida. Depois veio o acidente e a mudança nas regras. Acredito que somando os dois fatos deixa clara a sua condição de coadjuvante, sem contar a Ferrari dando ordens para ele sair da frente. Uma coisa que poucos falaram foi o MESMO problema encontrado pelo Shummy. O Cara foi 7 vezes campeão do mundo e quando voltou nas mesmas condições do Massa não conseguiu fazer nada. Disseram que ele estava velho, que isso e que aquilo, mas eu acho que um cara não iria voltar apenas para ser surrado pela molecada. Ele e o massa devem ter estilios parecidos ( velocidade pura ) o que justificaria o mal desempenho dos dois.
Bem observado Douglas.
O Schumacher teve a carreira toda dentro da regra do reabastecimento, onde o carro andava leve com pneus duráveis. Então podia-se acelerar durante toda a corrida.
Mesma coisa com o Massa em seus “bons” tempos.
Acho que está aí o ponto fundamental da queda de rendimento de ambos: Carro pesado e pneus tendo que ser tratados de outra maneira.
Essa F1 atual parece mais uma da “borracha” do que de pilotos. Quem ganha é o consumo de pneus. Que sem graça!
pelo menos nem o Fábio defendeu a mediocridade do Massa como na outra corrida, até os camelos do deserto sabem que o massa nao trata bem os pneus e nessa F1 de hoje ele vai sofrer mais do que de costume.
Não tá tendo jeito de defender o fuMassa. Cara, só pode ter sido o acidente com a mola do Rubinho. No ano anterior (2008) o cara disputou o título até a última prova, superando o Raikkonen. Como alguém desaprende a guiar rápido, tão rapidamente… Só pode ter sido aquela maldita mola ! Até !!!
Se é tão fácil porque o Brasil esta a décadas sem títulos? Felipe mal consegue pódios…
Quanto ao “Juan Manuel Fangio (o maior e melhor piloto de todos os tempos)”
Observe abaixo como Fangio chegou ao penta, assim até o Nakagima Jr!!!
Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder na liderança é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova da temporada de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido muito antes da temporada terminar.
Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que os dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.
Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:
“Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”
Peço licença a quem estiver lendo…kkkkk
Em 1958 no temido Inferno Verde, circuito alemão de Nurburgring Collins morreria em um gravíssimo acidente. O piloto foi cuspido para fora do carro ao bater contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colônia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.
Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para ceder o carro a Fangio. Luigi Musso se recusou(Fangio tinha vários capachos?), mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo Coulthard…Collins foi um banana essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio. Em 56 Stirling Moss tinha 27 anos e estava acelerando pra ser campeão!
Alguns vão lembrar que corridas em duplas ou trincas eram permitidas na década de 50. OK, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro quebrava, Fangio sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor(basta lembrar Fagioli acima liderando). Oras, assim é fácil ser pentacampeão…E ainda tem gente que sataniza o Schumacher, o alemão sequer dependeu de pontos de Rubens pra ser campeão! Sem os pontos que Massa cedeu, Alonso não brigaria pelos títulos de 2010/12. O espanhol é um baita piloto, mas também precisa de ajuda pra se manter na briga. Não da pra fazer dramas já que vários campeões foram favorecidos!
Jogo de equipe nos dias de hoje é piada perto do que acontecia na década de 50. Zé MCZ procure saber como certos campeões eram favorecidos nas décadas de 50/60/70/80. Em muitos casos a coisa não era muito diferente dos dias de hoje…
hahahahhaha, vc acha q alguém leu mais do q duas linhas disso?
eu li até “Fangio”.
Pois é, renato, eu lí até o fim. História interessante que todos deveriam ler e, assim, pararem de falar besteiras. Parabéns a quem escreveu este comentário.
Venhamos e convenhamos, o Massa, por mais azarado que seja, não merece sentar no carro em que está e muito menos o dinheiro que enfia no bolso pra isso, essa prova demonstrou que ele continua aquele pilotinho sem vergonha no qual se transformou após a “molada” do Barrica, tinha ótimas condições pra brigar por um pódio ou até mesmo uma vitória se tivesse testosterona pra isso, mas, fato é que ele não tem, tolos daqueles que se iludiram com os “melhores tempos” nos treinos e na classificação comparado ao espanhol, que é um safado, disso não há dúvidas, mas que mostra sua competência no dia da corrida, não faz lambança, não arrisca muito e não perde tempo atrás de carros mais lentos, ele passou o Button ou o Perez (não me lembro qual) rapidinho, no vácuo do outro, e o Massa, que vinha mais rápido, ficou lá, preso, engarrafado, um verdadeiro palerma, é lamentável, mais ainda do que o azar do mesmo, a sua subserviência irritante. E como eu havia previsto aqui um tempo atrás, a boquinha do Burti já era mesmo, hoje tive a confirmação, uma pena, é muito melhor e bastante imparcial do que o Barrica.
Depoi da era “SCHUMACHER” a Ferrari é só um monte de lixo.
Faltou p mim o comentario do Vettel passando Alonso no braço sem asa! E falar q a RBR tava c o melhor carro é brincadeira (vide Webber). O alemazinho botou o Alonso no bolso no lado psicológico. Imagino o q o espanhol ta se remoendo, ainda mais depois da ultrapassagem do mexicano no final da corrida. Quero ver qual a desculpa que ele vai usar agora para tentar menosprezar o Vettel e sem esquecer q com certeza ainda esse ano ele vai ser ultrapassado em numero de vitórias pelo garoto… Chora Choronso!!!
Em tempo: realmente n da p torcer por Massa so da desgosto, sempre Sergio Malandro é chamado! Glu glu ja deve estar cansado de viajar o mundo!
O melhor comentário do post. Parabéns!
hahahhaha, “lado psicológico”, hahahhahaha
o cara tava com o DRS quebrado!!! fez a corrida inteira sem estolar a asa, e entrou bem na zona de pontos, parou mais, e em horas erradas, repito, DRS quebrado!!!
“lado psicológico”, hahahhahahhahahh…………………………….
Até eu daria show com esse carro neste GP. Outra, não se pode comparar com o Webber. Não acredito que os carros sejam 100% iguais (não me refiro a acerto, isso é de cada piloto). Alguém aí colocaria “as mãos no fogo”?
De longe a ultrapassagem mais bonita foi a de Maldonado da “willians” sobre o mediocre de “ferrari”. Nessa hora nao tinha pneu furado nenhum.. Passou por fora fazendo x, uma humilhacao sem tamanho. Pena a tv ter colocado os creditos errado pro alonso. Os globais se calaram kkkkkk. Valeu Maldonado!
Inexplicável a primeira parada do Massa, queria ter acesso aos números e tempos de vlta dele para entender sehavia mesmo deterioração, ou foi outro motivo.
Quanto aos furo, dois sucessivos, melhor ele ir a Aparecida do Norte se benzer.
Também não consigo entender a entrada prematura do Massa pra troca de pneus. Aqui os tempos das voltas:
Volta 8
Vettel 1.42.122
Di Resta 1.42.104
Massa 1.42.766
Volta 9
Vettel 1.42.161
Di Resta 1.42.997
Massa 1.43.246
Tenho o app da FIA pra iPad.
Legal, agora todo mundo sabe que você tem um Ipad.
Ótima corrida da Lotus! Fábio, pelo q vc viu até esta etapa, vc acha que o Kimi vai disputar o campeonato até o final?
Como essa pilotagem segura, queria vê-lo como se sairia numa Red Bull…
Acho que a Lotus não vai ter fôlego ($$) pra manter esse nível, infelizmente.
Abs
Espero q vc esteja errado..rsrsrs. Abs.
Fala pra nós Fábio, a Globo de deu liberdade pra comentar, inclusive pra criticar o Massa? Ou tem ser chapa branca, igual Galvão e companhia?? Ou seja sempre botando a culpa no carro e na equipe.
Vc leu meu post? O que você acha?
Quero ver na TV, meu caro, depois tiro minhas conclusões. E parabéns por não haver censura no seu blog.
Fabio, o teu post é na FSP, ele perguntou da Globo, Sportv, e ainda não viu o VT.
Absolutamente pertinente a pergunta.
E espero q vc tenha criticado no VT, e bastante!
O Fábio Seixas é o mesmo, meu caro.
Não da para entender porque a Ferrari não trocou a asa quebrada no primeiro Pit do Massa?!?! Uma equipe de rara burrice.
Rara burrice, mas muito frequente. Não dá para entender. Outros pilotos também quebram uma asinha e vão para frente, só o Massa vai para traz.
Roberto e Fábio,
Inclusive esta asa dianteira do Massa que deixaram quebrada desde o início da corrida pode ter sido o motivo do mesmo pneu traseiro não ter aguentado por duas vezes!
E outro comentário: eu assisti a corrida na globo (por ser HD) e gostei dos comentários do Rubinho! … mais atuais que os comentários do Burti, com toda razão! Não dá para ficar com os dois?!
sabe porque o Massa e o Rubinho se deram mal na f1?porque eles não tem torcedores e sim secadores,pois os brasileiros acham que todo piloto desse país tem que ser igual ao Senna,mas não tem e dificilmente terá um igual ou melhor,eu sei que o Massa não chega aos pés do Alonso assim como o Rubinho não chegava aos pés do Schumacher,mas mesmo assim eu torço pra eles,e não fico secando como a maioria dos ”torcedores”,esse é o atual nivel do Brasil na f1,e nos temos que aceitar e torcer por eles,não ficar secando
Ninguém tem de torcer pra eles, campeão. Nós podemos torcer, gostar e secar quem bem entendermos. Baixa a bola..
Concordo com vc Fabio, a F1 não se resume aos pilotos brasileiros!
hahahhahahahahha, agora eu tenho q torcer por alguém, em um esporte a motor, individual, só pq ele tem a mm nacionalidade que eu!!!
hahhahahahahhahahhaha………………. infinitos…………………..
ainda bem q eu também sou espanhol!
Só pra colocar mais lenha na fogueira…., penso que o narrador da f1 da rede globo poderia ser mais imparcial, vez q é insuportavelmente ufanista e creio q pensa, erroneamente, q todo brasileiro q acompanha a F1 torce para o piloto brasileiro. Será q não passa pela cabeça deste narrador q muitos brasileiros assistem as corridas porque gostam do esporte, independente de ter brasileiro ou não na disputa? Mas, fazer o quê? esta parece ser a filosofia de transmissão das corridas da emissora. Quem dera se um dia esta emissora perdesse o monopólio das transmissões da f1…
Qual é a lei que diz que brasileiro é obrigado a torcer por pilotos brasileiros? Eu sou apaixonado por fórmula 1 independente de ter brasileiro pilotando.
Concordo. Aliás, o último brasileiro pelo qual eu torçi na F-1 foi o Emerson.
Esse Massa é uma vergonha, é o Zacarias mesmo! E o que dizer do Barrichello? O cara é outro Trapalhão! Foi nítido que a competente e gata repórter Mariana Becker estava se sentindo babá do cara, e ainda que perguntas idiotas ele fazia, parou o Charlie “Waitin” e perguntou qual a hora certa de apertar o botão da largada? O Charlie respondeu o óbvio “na hora que o último carro se ajeitar na posição”…depois qdo o Barrica chega para entrevistar o Zacarias ainda diz: “eu posso dizer nós, pilotos, né, pq eu ainda sou piloto, né, não sou repórter”, hahaa, isso é um tremendo desrespeito com os repórteres, o cara não sabe nem perguntar, não tem criatividade, nem perspicácia….esse Barrichello deve ter nascido com a bunda virada para a Lua, nunca mostrou talento para campeão, não passou de um piloto medíocre promovido a status de ídolo nacional após a morte prematura do Ayrton…chegou na Indy e levou pau de todos lá, chegou na Stock, e novamente, só fez número, uma vergonha! Esse Brarichello se tivesse que sobreviver vendendo “herbalife” por aí, estaria morrendo de fome…agora está sendo ajudado pelos amigos da TV Globo.
Cara, vá se tratar, procure um medico urgente! Inveja também faz mal…
Olá a todos!
Pois bem, o Vettel superou o numero de vitorias do Jackie Stewart. Nessa tocada possivelmente – é muito difícil – irá superar o Schumacher. Apenas para deixar bem claro: o Stewart, o Jim Clark, Stirling Moss (muito superior ao Nigel Mansell, so deu azar de enfrentar o Fangio), o Niki Lauda e tantos outros q correram desde os primórdios de 1950 e aqueles que pilotaram até o início da década de 80 e principalmente o Juan Manuel Fangio (o maior e melhor piloto de todos os tempos) todos venceram no braço, tanto controlando a barata quanto trocando milhares de vezes de marchas tudo, tudo no puro braço! Atualmente é moleza! Pilotar assim até o Felipe…
Aliás, ninguém mais tem paciência, nem o blogueiro!
É moleza porque? Vc já pilotou????
comparar o bebê chorão Fééééttel com o mago FANGIO, mm q pra enaltecer o último, chega a ser um sacrilégio!
O número de vitórias e títulos na F1 importa sim, e muito, mas pilotos não são medidos só por isso, nunca!!! Td mundo q manja o mínimo de automobilismo, sabe quem é o cachorrão do grid hoje, e sabe o pq q o bebê chorão é tricampeão (o gênio Newey e a superestrutura da RBR).
Schummi era um big dog, acabou com todos, era fodástico, mas só chegou onde chegou, pq guiava a “RBR” da sua época, com a diferença q ele a fez assim, com muito trabalho.
renatohk, é essa a diferença: voce montar uma equipe à sua maneira, à sua feição. Newey é um gênio, consegue “ler” o regulamento e tirar 110% de tudo.
Oi Fábio!
Me ajuda a entender uma coisa, a F1 está razoavelmente boa pra assistir, mas esses pneus estão tirando toda a capacidade de prever o que pode acontecer numa corrida. Isso é bom ou é ruim?Até os profissionais e e comentaristas acabam se confundindo.
E hoje infelizmente vejo que nossas esperanças de ver o Massa pelo menos no pódio, se reduziram a zero. Além de gastar demais os pneus,pra quem iria trocar o pneu na 16, trocar na 10 foi inexplicável e ainda mais, ele conta com uma falta de sorte que não consigo mensurar de onde vem.Meu Deus!!!
Abs
Tente se por na situação de explicar a uma criança que o carro que está liderando, na verdade, não devia estar ali, pois quem devia esta, na verdade, em sexto. Ou que um piloto não consegue se defender de um ataque porque ele não pode ”abrir a asa”. Ai você ve se isso é bom ou ruim para atrair novos telespectadores.
Corridas sempre foram particulares nesse sentido, mas chegou a um ponto em que eles já extrapolaram.