Vettel, vitória e respiro no Mundial
21/04/13 12:27Difícil dizer o que mais fez Vettel sorrir neste domingo. O resultado da corrida em si ou seus efeitos para o Mundial?
Fato é que o alemão sobrou na pista. E conseguiu um bom respiro na classificação do campeonato.
Largando em segundo lugar, ficou apenas três voltas atrás de Rosberg até conseguir a ultrapassagem e começar a mandar na prova. Poderia ter aberto 30s para o segundo colocado, se quisesse. Não o fez porque, por várias e várias vezes, a Red Bull pediu que ele aliviasse o ritmo e poupasse equipamento e pneus.
Mesmo assim, como que para mandar um recado para a concorrência, fez o melhor tempo da corrida na antepenúltima volta.
Foi a 28ª vitória do alemão na F-1. Com isso, ele supera outro tricampeão, Jackie Stewart, e se firma como o sexto piloto da história nessa estatística. Ah, sim: de quebra ainda acabou com a brincadeira de pilotos diferentes vencendo GP a GP.
Raikkonen foi o segundo, seguido por Grosjean. E tive a impressão de que o francês, com pneus mais novos, poderia ter chegado no companheiro nas voltas finais da corrida. Sim, ultrapassar Raikkonen não seria fácil, mas acho que o rádio funcionou por lá.
De qualquer forma, aplausos para a Lotus. Raikkonen era o oitavo no grid. Grosjean, o 11º _e com pneus duros.
Aliás, a comparação é inevitável: Massa e Grosjean. Os dois pilotos mais bem colocados no grid com pneus duros.
O brasileiro saiu em quarto, terminou em 15º.
Sim, Massa enfrentou problemas com dois pneus que, aparentemente, passaram por cima de detritos. Mas o fundamental para sua má corrida aconteceu logo no começo, no primeiro pit stop.
Até os camelos do deserto do Sakhir imaginavam que, com pneus duros, o brasileiro faria um primeiro trecho de prova mais lento que a resto do pelotão da frente. Combinada com uma boa largada, essa estratégia poderia render bons frutos na linha de chegada.
Não foi o que aconteceu. Massa fez seu pit stop na décima volta! Dez voltas! Seus pneus duros duraram apenas dez voltas!
Assim, amigos, nem com reza braba, como dizia minha avó.
Alonso também teve um dia para esquecer. Seu DRS travou aberto e os mecânicos quase que tiveram que amarrar um tijolo ali para o negócio não abrir de novo. Resultado: o espanhol passou a maior parte da prova sem poder usar a asa traseira.
Merece destaque, ainda, o desempenho de Pérez, que quase tirou Button da corrida algumas vezes.
Está certo, o mexicano. Mas sabemos que, nesta F-1 de hoje, ele levará um belo esporro da McLaren. Button já chiou. Uma pena.
O resumo da história é: Vettel chegou ao Bahrein com três pontos de vantagem sobre Raikkonen, deixa o Bahrein com dez pontos de folga. E, pela segunda vez em quatro GPs, Alonso deixa pontos importantes pelo caminho.
Se Vettel conseguir o tetracampeonato, ao final do ano, esta terá sido uma corrida chave.
(PS: Desculpem a demora. Comentei a corrida para o Sportv e só agora consegui sentar e escrever. O VT da prova irá ao ar neste domingo, às 23h30. Conto com a audiência e os comentários de vocês!)
Muito boa essa corrida altos pegas
Destaque para Hamilton que com o carro completamente sem ritmo durante boa parte da prova venceu Webber no braço um show de pilotagem .
Pérez também deu show não tomou conhecimento de ninguém
Parabéns pra eles !
Ano passado, Raikkonen conseguiu o primeiro pódio na quarta etapa. Este ano, em 4 corridas, ele ja esteve por la 3 vezes. É com ficar de olho nele.
A corrida foi muito mais fácil do que Vettel esperava. Difícil explicar a diferença de tempo entre os dois carros da RBR. ALONSO diante dos problemas que enfrentou fez o que pôde e salvou 04 pontos. Já MASSA, sem comentários, basta dizer que terminou atrás de BOTTAS e MALDONADO. Mais uma vez uma grande decepção.
Se eu tivesse nascido numa familia mais abastada,ou se tivesse incentivo para ingressar no automobilismo,com certeza faria mais do que o Massa na Ferrari.E impressionante como esse piloto tem tolerancia zero para adversidade.O Alonso teve problemas,foi para o pelotao intermediario,e sem poder usar a asa,conseguiu trazer o carro para a zona dos pontos(torco contra esse espanhol mau carater ate em disputa de par ou impar).Ja o brasileiro foi para o mesmo pelotao,e por la ficou.E inadimissivel um piloto,que se diz aspirante ao titulo, correr numa equipe que oferece tudo do bom e do melhor,que trabalha melhor do que as outras disparado nos pit stops,em 3 temporadas e meia so ter 2 podios e nao ter vencido nenhuma corrida,enquanto seu companheiro tem presenca quase que cativa no podio em todas as corridas.Acho que o Felipe Massa deveria procurar outra profissao,pois ele e melhor empreendedor do que piloto.Nunca vi um corredor com resultados tao inexpressivos se manter numa equipe de ponta por tanto tempo.Para quem duvidava da capacidade do Barrichello,basta ver o podio com 2 carros da Lotus,que ele disse na vespera da corrida que era o carro mais no chao do grid.
Tenho nítida impressão que 2º, 3º e 4º lugares são devidos à condições de carro favorecidos pelo menor consumo de pneus… Será que com pneus “normais” estariam lá? Para mim não… Se essa é a Formula 1 de agora e do futuro, esse esporte começa a ter cada vez menos interesse de minha pessoa. Para mim a coisa é mais séria, pura e simples… Melhor piloto corre em melhor equipe, melhor piloto e melhor equipes lutam por vitárias… Faz de conta eu já to cansado na política e outras áreas da minha vida… Só falta a Disney virar patrocinadora… Ai podemos ver o pateta correr embora eu me sinta o pateta assistindo :P… Abraços
Como comentou o Petrúcio, acho que temos que torcer para o Felipe, mas não mais para o Massa e sim para o Nasr… Para variar o Massa mais uma vez foi decepcionante, está certo teve azar tudo mais, mas não é possível terminar tão longe…
Abraços a todos
Eduardo
Sei não mas acho q Vettel vai emendar varias vitorias em sequencia. O carro tá muito suoerior aos demais.
Nada a ver com a corrida, mas o Webber com o cabelo raspado ficou parecendo o Lula Molusco, do Bob Esponja
Gostei muito da corrida, com vários bons duelos!
Fabio, assume de vez essa cadeira no Sportv! To torcendo por isso!
E sacanagem passar o VT às 23:30! Poderia ser à tarde.
Sim mas amarraram dois foguetes no Vettel? Como é que pode tanta diferença assim. Sobretudo com o seu companheiro de equipe que poderia ter levado mais de 1 minuto de diferença. E de resto está tudo muito esquisito. Sei lá, as Mclarens de repente estão lá atrás, dali a a pouco nas últimas voltas o Perez ultrapassa dois carros. Assim como a Mercedes de Hamilton ultrapassa Webber no final também. E o Alonso sem DRS anda mais que o Massa com pneus novos (que trocou nas vezes que furou). Deve ser a regulagem de motor, sei lá. Pelo jeito a única coisa que tem de constante nessa F-1 é o Vettel com sua RBR e a Lotus.
Vettel simplesmente [e o melhor do Grid
Acredito que o nome do ano será Kimi… Piloto que desde o ano passado é frequentador assiduo do podium. Se a lotus mantiver os bons resultados na fase européia ele vai chegar brigando pelo título como no ano passado, só que desta vez até a última corrida.
Grande corrida de Perez, ultrapassou Webber na última volta, mas o melhor mesmo foi a ultrapassagem belíssima em cima do Alonso, o “choronso” deve ter fervido a cabeça debaixo do capacete.
Eu vi no Perez uma alma de Montoya hoje, faltou praticamente nada pra ele se chocar com alguém.
Outro momento simbólico pra mim, foi o Kimi perguntando pq ele teve que entrar no pit se o pneu ainda tava bom. Deve ter se segurando pra não falar coisa pior… rsrsrrs
minha dúvida, o que faz o extrategista da Ferrari colocar pneus macios para o Massa, no seu último pit, faltando vinte e tantas voltas e sabendo que eles não durariam e seriam lentos no final?
Num consegue mesmo ler a corrida. Ver a corrida com os ouvidos. Na último pit ele já não tinha pneus duro, sem usar, disponíveis
Ah sim, Paul di Resta em 4º. Corrida muito boa e consistente do escocês, da Force India.
E o Alonso, pelo problema que teve com a asa móvel desde o início da corrida e tendo que fazer uma parada a mais só por causa disso, até que foi bem terminando em 8º. Dos males, o menor.
Tá muito cedo para falar em definitivo sobre a temporada 2013.Na China, vimos a Ferrari de Alonso deixar todo o mundo a ver o navio; hoje, Vettel fez o mesmo, mas com uma grande folga. E agora, quem pode afirmar qual equipe leva vantagem sobre a outra, quando ainda temos a Lotus largando lá atrás consegue fazer 2º e 3º lugares?
Alonso esta com controle de tração. Como um piloto consegue com 4 pits não sentir o efeito do desgaste dos pneus? E a largada? Por pouco não pegou a primeira posição.
Procure saber como funciona o controle de tração e perceba que nao tem como ter mais controle de tração na f1, você parou no tempo, só pode!
Pena que você não tem um controle sobre as asneiras que diz. Essa perseguição ao Alonso é tão patética..
O Alonso é fera!!!!! Já pensou nessa possibilidade????
O controle de tração dele ta no pé direito!!!
Massa abaixo da mediocridade. Pilota de forma muito agressiva tentando se superar e passa de seu limite, destrói rapidamente os pneus (por isso parou cedo e destruiu 2 jogos de pneu). Tá na hora de parar e abrir vaga a outro.
Vettel soberbo, venceu com sobras e piloto muito hoje.
Perez e Hamilton muito bem.
Lotus fantástica.
Alonso mais uma vez um monstro na pista. Sem DRS a corrida inteira, duas paradas extras e chega na pontuação.
Massa fez seu pit stop na décima volta! Dez voltas! Seus pneus duros duraram apenas dez voltas! Assim, amigos, nem com reza braba, como dizia minha avó. – É, VC DISSE TUDO: AI, NEM COM REZA BRABA…RSRSRSRSRSRS. BEM AMIGOS DA REDE GLÓBULO, E FELIPE AMASSA DO BRASIL SAIU EM QUARTO, E CONSEGIU O GRANDE FEITO DE CHEGAR ATRÁS DO BOTTAS. KKKKKKKKKKKKKKKKK. ESSA ESTRATÉGIA REGINALDO, MERECE UM LIVRO PRA SER EXPLICADA – EU CONFESSO QUE NÃO ENTENDI ATÉ AGORA BURTI – E VC QUERIDO BARRICHELLO, CONSEGUIU ENTENDER A ESTRATÉGIA DO FELIPE E DO SMEDLEY HOJE?
Não peça desculpas, é melhor assim, sem a pressa que possa exigir um novo post – este para explicar o anterior.
Perez – que não é tão ruim como dizem os números frios das estatísticas – está certo em botar pra “f” em cima do mediano Button. Se ele se contentasse em ficar atrás do companheiro não teria a oportunidade de passar pelo Alonso.
E eu pensei em cravar Grojean em terceiro, mas acreditei naquela estória de que ele é um dos piores do grid e refuguei kkkkkkkkkk
Agora, sério:
Que marketing é esse que a Pirelli pode fazer com pneus que se desmancham em poucas voltas e – como no caso de Massa – rasgam ao meio? A concorrência deve está comemorando.
Prato cheio para as teorias contra o Massa. Mas foi muito estranho mesmo essa primeira parada dele com apenas 10/11 voltas, estando com os pneus duros. Mas enfim, só dá pra ficar no achismo mesmo.
Corrida perfeita do Vettel. Resolveu a fatura em 3 voltas apenas. A Red Bull, do gênio Adrian Newey, muito forte no campeonato, pra variar.
Rosberg largou em 1º, chegou em 9º. Hamilton largou em 9º, chegou em 5º. E a Mercedes continua sofrendo com falta de ritmo constante nas corridas.
Corridaça do Pérez. Cutucaram o mexicano e ele deu a resposta na pista. Protagonizou ótimos duelos. Grosjean também teve ótimo desempenho. O duelo Webber x Hamilton também foi muito bacana.
Sérgio Maurício, Fábio Seixas e Lito Cavalcanti na Globo PELAMORDEDEUS!
Deus te ouça, não aguento mais o Galvão Bueno puxando saco do Felipe Massa e chegou até a dizer que “Massa estava com sangue nos olhos”. Com a presença do Rubinho piorou então. Depois que Massa se f… todo, ele deu uma parada, mas á dose para leão oubir o Galvão atualmente. Seu que posso ouvir pelo rádio outro narrador. Mas mesmo assim é o fim. O trio que citou daria um banho narrando.
Abs. e Valeu..
Será que o Adrian Newey finalmente encontrou o ponto de equilíbrio? Parece que sim. E a Lotus, quem diria, já é a segunda melhor equipe da F1. Como trabalham bem estes caras. Até o Grosjean eles consertaram. O piloto franco-suiço tá outro.
Mas, indiscutivelmente, o melhor do dia foi a atuação do Perez. Gostei. Adoro ver gente que vai pra cima sem dó. Matou até um pouco a minha saudade do Koba. Agora sim, a turma da McLaren não tem do que reclamar. Com exceção de Button.
E ver a Ferrari de Alonso indo de mal a pior, não tem preço.
P.S.: Apesar de ter gostado dos comentários do Rubens e de sua simpatia, achei que faltou a todos na Globo um pouco de entrosamento com o piloto. A própria repórter de pista, Mariana, parecia um pouco atordoada; sem saber pra onde levar o veterano durante a transmissão.
Foi legal mesmo ver o Perez importunando o Button, só um pouquinho mais de cuidado a ele, pois se tivesse furado o pneu do inglês naquele toque, iria escutar bronca nos boxes. Red Bull e Lotus atualmente se equivalem nas corridas. Acontece que Vettel desequilibra nas qualificações, pois é mais piloto que o Kimi (que é bom piloto). Grosjean tá melhorando. fuMassa, além de limitado, hj foi azaradíssimo. Até!!!
Ridicula a Corrida de Felipe, se ele largou de pneus duros, pq parar na 10 volta? Se segurasse esses pneus até pelo menos a volta 22, terminaria em quarto ou quinto e de quebra aproximaria de Alonso na classificação do campeonato… Chance de ouro desperdiçada..
Vc acredita que massa vai disputar o mundial contra Alonso?deve acredita no papai noel bobalhão
Que demora, tem colegas por aí que deixam para comentar só no dia seguinte…
Gostei do Pérez também, principalmente quando foi pra cima do Alonso e o espanhol virou um bicho, quase joga a corrida no lixo! Tem que fazer isso mesmo, o Button fez o mesmo com o Hamilton no GP da Turquia em 2010. Mostrou atitude. Coisa que faltou no Rubens e no Felipe.
Para mim a melhor corrida até agora. Essa pista do Bahrein prova que um circuito bem feito com uma pista larga, áreas de escape para dar segurança e retas, promove realmente ultrapassagens. Um traçado que deve ser valorizado. Com mais traçados como esse os pneus poderiam durar um pouco mais e serem menos determinantes nas corridas. Eu acho que sería mais interessante.
Um passeio do Vettel que se coloca de vez como candidato ao Tetra. O cara mandou muito bem e é de fato um baita piloto. Lógico que as Alonsetes vão começar o velho papo que é apenas o carro e que queriam ver ele dirigindo um carro pior.
Grande destaque também para a Lotus que tem um carro bastante equilibrado e uma piloto excepcional que é o Raikkonen. Alias a Lotus se melhorar um pouco entra na briga pelo campeonato com certeza. Se ficar como está vai ser o fator decisivo porque sempre estará entre os primeiros.
A Mercedes e a McLaren, apesar de não estarem no nível da RBR e da Lotus mostraram que tem potencial de evolução e têm pilotos a altura para isso. O Perez estava com a faca nos dentes hoje. Foi bonito de ver a evolução no Mexicano.
Para finalizar foi perfeito ver a ferrari e o alonso se ferrando desde o início. Não fizeram falta nenhuma na corrida.
Já li vários comentários reclamando que mesmo sem problemas na asa o Felipe ainda chegou atrás do alonso. Será que dois pneus furados não contam? E outra, um carro sem asa só terá problemas com as ultrapassagens. O Vettel usou a asa muito pouco na corrida de hoje por exemplo. Ele passou o alonso antes de poderem abrir a asa .
Está sendo dureza torcer para o Massa. Como é falado por aí, um piloto para ser campeão tem que ter alguns ingredientes: ser rápido, ter um bom carro, ser um pouco maldoso e sorte. Fábio, você acha que só falta sorte para ele conseguir ser (pelo menos) competitivo?
Não é só falta de sorte. É falta de um entendimento melhor dos pneus também.
Abs
É eu fiz um comentário ali em cima de que tá uma confusão essa F-1, que nossa. Até eu estive vendo o Rubinho entrevistando o Massa e ele disse que mesmo na quarta etapa já, não se tem um bom entendimento dos pneus ainda. Bom, espero que em um ou dois GPs mais, tenham pneus mais estáveis.
Com o Fábio comentando para a Sportv, vamos ver no blog a puxação de saco com o Massa. Provavelmente por questões contratuais.
Outro que não entende como as coisas funcionam e que não leu o post…
Não concordo com o comentário sobre Perez…a briga entre os dois estava aberta, mas ele é mt eufórico, não sabe ultrapassar, dar o bote. Sempre q ia pra cima, ou dava toque, ou chegava quase nisso.
Tem mt q aprender ainda.
Concordo, até. Mas gostei da atitude.
Abs
O perez parece o Mansell pra ultrapassar…
Sem dúvida, falta experiência por parte do Pérez, mas a impetuosidade dele dentro da pista, me lembra o Senna.
Os aplausos vão para o Pérez, grande corrida a dele, mesmo arriscando tirar os dois carros da McLaren da corrida.
Quanto ao Massa, primeiro, muito estranho a parada junto com os demais pilotos que usavam pneus macios. Segundo, o problema com o segundo pneu, muito estranho, ele simplesmente desmontou…
E o Webber em risco de tomar mais uma punição… parece até que tá chutando o balde…
Massa novamente decepcionou… não pelos pneus furados, não, ele não teve culpa… mas não ter feito a estratégia funcionar… criou expectativa boa em mim para a corrida, mas entra cedo no pit e vai tudo por água abaixo..p***… acordo muito mais empolgado pra ver a GP2, Nasr arrebentou hj…
Por falar em GP2, o site do SporTV diz que o VT da GP2 passaria agora ao meio-dia de domingo mas já são 12:40 e nada de corrida.
Fabio, excelentes seus comentários.