Vettel, vitória e respiro no Mundial
21/04/13 12:27Difícil dizer o que mais fez Vettel sorrir neste domingo. O resultado da corrida em si ou seus efeitos para o Mundial?
Fato é que o alemão sobrou na pista. E conseguiu um bom respiro na classificação do campeonato.
Largando em segundo lugar, ficou apenas três voltas atrás de Rosberg até conseguir a ultrapassagem e começar a mandar na prova. Poderia ter aberto 30s para o segundo colocado, se quisesse. Não o fez porque, por várias e várias vezes, a Red Bull pediu que ele aliviasse o ritmo e poupasse equipamento e pneus.
Mesmo assim, como que para mandar um recado para a concorrência, fez o melhor tempo da corrida na antepenúltima volta.
Foi a 28ª vitória do alemão na F-1. Com isso, ele supera outro tricampeão, Jackie Stewart, e se firma como o sexto piloto da história nessa estatística. Ah, sim: de quebra ainda acabou com a brincadeira de pilotos diferentes vencendo GP a GP.
Raikkonen foi o segundo, seguido por Grosjean. E tive a impressão de que o francês, com pneus mais novos, poderia ter chegado no companheiro nas voltas finais da corrida. Sim, ultrapassar Raikkonen não seria fácil, mas acho que o rádio funcionou por lá.
De qualquer forma, aplausos para a Lotus. Raikkonen era o oitavo no grid. Grosjean, o 11º _e com pneus duros.
Aliás, a comparação é inevitável: Massa e Grosjean. Os dois pilotos mais bem colocados no grid com pneus duros.
O brasileiro saiu em quarto, terminou em 15º.
Sim, Massa enfrentou problemas com dois pneus que, aparentemente, passaram por cima de detritos. Mas o fundamental para sua má corrida aconteceu logo no começo, no primeiro pit stop.
Até os camelos do deserto do Sakhir imaginavam que, com pneus duros, o brasileiro faria um primeiro trecho de prova mais lento que a resto do pelotão da frente. Combinada com uma boa largada, essa estratégia poderia render bons frutos na linha de chegada.
Não foi o que aconteceu. Massa fez seu pit stop na décima volta! Dez voltas! Seus pneus duros duraram apenas dez voltas!
Assim, amigos, nem com reza braba, como dizia minha avó.
Alonso também teve um dia para esquecer. Seu DRS travou aberto e os mecânicos quase que tiveram que amarrar um tijolo ali para o negócio não abrir de novo. Resultado: o espanhol passou a maior parte da prova sem poder usar a asa traseira.
Merece destaque, ainda, o desempenho de Pérez, que quase tirou Button da corrida algumas vezes.
Está certo, o mexicano. Mas sabemos que, nesta F-1 de hoje, ele levará um belo esporro da McLaren. Button já chiou. Uma pena.
O resumo da história é: Vettel chegou ao Bahrein com três pontos de vantagem sobre Raikkonen, deixa o Bahrein com dez pontos de folga. E, pela segunda vez em quatro GPs, Alonso deixa pontos importantes pelo caminho.
Se Vettel conseguir o tetracampeonato, ao final do ano, esta terá sido uma corrida chave.
(PS: Desculpem a demora. Comentei a corrida para o Sportv e só agora consegui sentar e escrever. O VT da prova irá ao ar neste domingo, às 23h30. Conto com a audiência e os comentários de vocês!)
Hostilizado pela torcida verde-amarela, Glock pediu desculpas a Massa. “Foi uma corrida sensacional para os fãs no final, talvez não para brasileiros, mas tentei fazer o meu melhor. Só tentei me manter na pista na última volta. Sinto muito por Felipe e parabéns a Lewis. Hamilton teve a sorte hoje, mas os dois mereciam ser campeões”, finalizou.
Gosto do Vettel mas este ano estou torcendo para o Kimi e a Lotus! Faz bem ao esporte mais equipes fortes! Antes da RBR tínhamos somente Ferrari e Mclaren! Agora temos RBR, Lotus e Mercedes! Pena que a Willians não se acerta! Qto aos brazucas, ta na cara que o prestígio de Senna, Piquet e Fitipaldi se esgotou! Agora teremos que recomeçar para recuperar espaço e não acho que será com o Massa!
Pneu é como dinheiro, quem poupa tem. Não adianta largar com pneus mais duros e pilotar de forma agressiva tentando andar no ritmo de quem estava com pneus médios.
Como o próprio Rubinho disse (sem mencionar Massa) dependendo da forma como se pilota o pneu duro gasta mais rápido que o médio. Explicação dada…
E entra ano, sai ano, passa ano, eu volto aqui e as frases são sempre as mesmas – os coitados dos brasileiros perseguidos por chefes de equipe burros, já que afinal eles são muito melhores que seus companheiros de equipe, só não ganham porque são deliberadamente prejudicados pelos chefes de equipe que odeiam o povo brasileiro. Que pataquada…
Fabio onde está o Maldonado e o Bottas.Isto prova que o bom era o Bruno e agora o famigerado Frank Willians está pagando o pato junto com seu sócio.E parabens ao Sato.
Não percebeu que o carro da Williams esse ano é muito pior que o do ano passado, jovem mancebo? O Maldonado até ganhou corrida.
E o Bruno? rs
Fábio,
Acompanho todas as corridas no live timing e faço o acompanhamento dos tempos volta a volta, para observar o rendimento, em mesmas condiçôes, como por exemplo nº de volta dos pneus.
O que me chamou a atenção foi que, até o sinal da equipe de que a corrida estava no papo (passou o áudio após a volta 40), o Vettel colocava, nas mesmas condições de pneus, 1’s nos demais.
Não seria uma grande diferença para este ano em que os carros são tecnicamente semelhantes aos mesmos do ano passado?
Pena que o VT foi muito tarde, gostaria de ter assistido.
Bom dia Fabio! Infelizmente não tive o prazer de vê-lo na Sportv – fui de Globo mesmo. O Rubinho fez um comentário que achei interessante: o dano na asa dianteira esquerda poderia gerar um maior arrasto aerodinâmico, o que entendo, poderia ter um impactado no consumo de pneus. Você acha plausível? Além disso, não achei o balanço do carro da Ferrari tão ajustado assim – a Lotus teve um problema (Raikonnen) no GP passado com a asa dianteira e chegou ao fim sem maiores impactos. Gostaria de uma opinião sua. Obrigado e parabéns pelo blog!
Prezado Fábio Seixas, parabéns pelos comentários. Você que analisa as coisas pelo lado técnico, o problema dos pneus TD do Massa não foi ocasionado por sobrecarga aerodinâmica na traseira, devido a quebra de aletas na asa dianteira do LE?
Acho que não, ou a Ferrari teria trocado aquele bico.
Abs
Grande baboseira! Quer dizer que em sua opinião a Ferrari não erra, né? Como também acertou ao mandar (ou permitir) que Alonso permanecesse na pista com aquele bico quebrado. Tá bom.
Fabio vc reclama de forma injustificada, dos comentarios referente a não mensionamento Hamilton, Cara vc não disse nada, nada sobre a Mercedes e nem sobre o excelente desempenho que Hamilton esta tendo ele já é o terceiro colocado no campeonato. EU ACHO UM EXAGERO FALAR QUE VC É PRECONCEITUOSO, MAS PORQUE VC INSISTE EM NÃO CITAR A MERCEDES E O HAMILTON, AFINAL VC CONSEGUIU FALAR DO PEREZ.
Ge
Apoiado também notei o mesmo.Ontem na narração na Sportv o narrador disse assim quando o Hamilton ultrapassou o Peres, QUE PILOTO, o Fábio Seixas ficou mudo nem comentou, sem dizer nas disputas com o Webber, e olha que o cara pilota uma RBR e o Hamilton uma Mercedes eu não sei qual é o problema desses caras com o Hamilton, quando é o Alonso consideram gênio.
por que será que se Alonso fizer 4 paradas Massa tem que fazer 5 paradas? não acredito que os pneus duro de Massa duraram só 10 voltas… acredito que a Ferrari estragou a corrida do Massa para ele não chegar na frente do Alonso.
Dois pneus decapar????? É esterno, muito estranho para o nível tecnológico que é a F!. No meu fusquinha 66 motor 1200 isso não acontece, imagine em um carro de F1 da Ferrari que custa milhões de dolares??? abs
Fabio, da uma olhada e, se possivel, comente essa declaracao do Ecclestone:
“What human rights? – I don’t know what they are”
http://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/bahrain-grand-prix-motors-on-as-formula-one-boss-bernie-ecclestone-says-what-human-rights–i-dont-know-what-they-are-8581960.html
Típico…
Temos que falar para o massa, quando o Rubinho for fazer entrevista com ele, ele se esconder e brincadeira o cara furou o pneu duas veses na mesma corrida e muito azar.
manda o massa dizer para o Rubinho que só fala depois da corrida no final de tudo .
Fabio,
Parabens mais uma vez pelos comentários no Sportv.
Voce le muito bem a corrida, e trasmite isso facilmente sem erros ao vivo.
Um abraço,
Fábio bom dia. Pelo que eu percebi a Ferrari mudou a estratégia do Massa, pois o Alonso já tinha enfrentado o problema com o DRS e resolveram faze-lo andar mais rápido, com pneus macios, para conseguir mais mais pontos. Porém a falta de sorte que o brasileiro tem é incrível. Enfim só pra finalizar o comentário, ele até esteve bem, mas acho que deveria ter trocado aquela asa dianteira, já que fez o pit na 10º volta.
Lamentavel o que aconteceu com o Alonso e o Massa a corrida perdeu a graça, o Vettel não tem quem consiga vence lo a não ser Alonso, estranho essa falha no DRS parece que não queriam mesmo que ele ganhasse essa corrida pois tudo indicava que iria, ;é a primeira vez que vejo essa falha na formula um
Alonso está mudando. Agora, além de velha carpideira, está virando, desde o ano passado, velha rogadora de praga. Dá uma bela tia véia. Além de rogar praga pros outros, aposto dinheiro, com quem quiser, que o espanhol chorão iniciará ainda esta semana uma campanha de fritura do Domenicali. Ano passado ele tentou queimar o Tombazis. Esse ano, tá sem foco na metralhadora, já que Massa tem se comportado conforme as regras do time. É só aguardar.
É que você só lê reportagem brasileira, com suas traduções pachecas. Ele disse que os adversários também podem enfrentar problemas, e isso pode equilibrar as coisas.
Monta um barraco com Alonso… esse mala nunca e nem sera de perto um Vettel. Falta humildade…
Para o nível de pessoa que ele é, não se pode esperar outra coisa. Ao invés de comentar sua própria corrida, preferiu expor as proprias entranhas.
Outro que merece citação é um tal de Fábio Seixas, que esta deixando uns dinossauros televisivos no chinelo! É definitivo a participação na SporTV? Parabéns, Abraço.
Não concordo… A corrida chave do vettel foi a que ele desobedeceu a equipe e ultrapassou o webber.