Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Rosberg, pole-surpresa no Bahrein

Por Fábio Seixas
20/04/13 10:02

Raikkonen parecia melhor em velocidade pura, com Vettel no encalço. Alonso mostrava um carro também veloz, mas talvez melhor para a corrida do que para a classificação.

Difícil fugir de uma dessas apostas.

Pois Rosberg resolveu surpreender todo mundo. Até mesmo sua equipe, que deixou isso claro na comemoração pelo rádio.

O alemão da Mercedes, apagado até então no Bahrein, brilhou no Q3 e conquistou a pole position para a quarta etapa do Mundial. É sua segunda pole na carreira _a primeira, China-2012, converteu em vitória.

O tempo de Rosberg, 1min32s330, 0s254 melhor do que Vettel _vantagem também surpreendente.

Alonso larga em terceiro. Massa sai em quarto, e merece um capítulo à parte.

O brasileiro fez o que outros pilotos já fizeram nesta temporada: abriu mão da luta pela pole e foi para a definição com os pneus duros. Uma aberração do regulamento, a culpa não é dos pilotos.

Ele se deu bem. Muito bem. Porque Hamilton e Webber, que se classificaram à sua frente, foram punidos.

O inglês, quinto tempo, caiu para nono por ter trocado a caixa de câmbio. E o australiano, que havia feito o quarto tempo, perdeu três posições por conta do acidente com Vergne na China.

Massa será o único piloto lá na ponta com os pneus duros. Se nada de errado acontecer, vai liderar o GP em algum momento. E se as coisas andarem a seu favor, pode entrar na luta pela vitória.

A terceira fila é toda da Force India, que está de parabéns: Di Resta em quinto e Sutil em sexto.

Webber sai em sétimo, seguido por Raikkonen _que teve problemas no Q3_, Hamilton e Button.

Lá atrás, destaques negativos para Grosjean (11º), Pérez (12º) e Maldonado (17º).

O que vai acontecer na corrida?

Difícil imaginar Rosberg sustentando a ponta por muito tempo. A Mercedes não tem lá um bom ritmo de corrida, basta lembrar do que aconteceu com o pole Hamilton na China.

Vai depender dos pneus. Se a diferença na durabilidade entre um composto e outro for pequena, Vettel e Alonso devem duelar pela vitória. Se os duros aguentarem muito mais que os médios, Massa entra na briga.

Pelo que vi nos treinos até agora, acredito mais na primeira opção.

(Em tempo: se a Pirelli tivesse mantido a opção de levar macios e duros para Sakhir, Massa já estaria com uma mão no troféu.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Celso SP comentou em 21/04/13 at 8:17

    Alonso – Raikonen – Vettel

    Massa, aka Barrichelizado, será atingido por um cometa na volta 15. Esse cometa, claro, terá sua rota alterada por uma ordem de equipe só pra ajudar Alonso.

  2. Vamosfalarserio comentou em 21/04/13 at 8:12

    Meu palpite:

    Vettel
    Alonso
    Massa

  3. Paulo Andriolo comentou em 21/04/13 at 8:09

    Massa
    Vettel
    Alonso

  4. renato comentou em 21/04/13 at 8:06

    Meu pitaco:

    1- Massa
    2- Raikkonen
    3- Sutil

    Alonso: Bate/quebra/fura o pneu/algo semelhante

  5. Niko (Porto Alegre) comentou em 21/04/13 at 6:17

    Último palpite:

    1) Vettel;
    2) Alonso;
    3) Rosberg.

  6. ze comentou em 21/04/13 at 4:28

    palpite:
    alonso
    vettel
    massa

  7. Gilles comentou em 21/04/13 at 1:07

    Infelizmente ta com cara de alonso .. ele cresce na corrida e o zacarias ta na cola pra segurar todo mundo. no final o zaca se atrapalha e fica pra tras.
    Palpite eh
    Alonso( me doi dizer isso), vetel e Kimi

    • Bruno comentou em 21/04/13 at 8:37

      Faço de suas as minhas palavras.

  8. silvio comentou em 21/04/13 at 0:06

    NOSSA QUE SAUDADE DO SENNA, DO PIQUET

  9. Rafael Vieira comentou em 20/04/13 at 23:46

    devido preguiça de ler regulamento, alguém pode me dizer se o pneu que deve ser usado na corrida é o utilizado na volta lançada ou o que terminou o treino? Pois se o cara sair cedo no Q3 de pneu macio, fazer o tempo da Pole e depois colocar pneu duro e tentar outras, com qual ele deve iniciar a corrida?

    • Emerson Neves.. comentou em 21/04/13 at 8:33

      Já fiz esta pergunta na corrida passada..
      e tambem aquardo a resposta.

  10. eric schiavon comentou em 20/04/13 at 23:04

    para mim é muito dificil escrever isso, mas ja são muitos anos, rubens, massa, a verdade é uma só!! QUE SAUDADE DO SENNA!!!!

  11. Heriank comentou em 20/04/13 at 21:22

    Massa pelo amor de DEUS….ataca o Alonso na primeira curva e vê se passa aquele infeliz. Estou cansado de torcer por você mais amanhã espero que minhas forças sejam renovadas !

  12. Fabrício dos Santos Ferreira comentou em 20/04/13 at 21:11

    Vamos ver o trabalho que será realizado pelo Massa amanhã.
    http://onibusbrasil.com/foto/1704794/

  13. Fernando comentou em 20/04/13 at 21:05

    Agora a estrategia é do Massa, mas ela não é sempre da equipe? Não é esta a eterna desculpa para os pessimos resultados do piloto? Ou a estrategia certa é do massa e a errada é da equipe?

  14. Sérgio Cardoso comentou em 20/04/13 at 20:40

    É notório que em ritmo de corrida o Massa perde para os concorrentes e principalmente porque a volta ótima é reservada para o Alonso. Dentro dessas condições é claro que não consegue ganhar mais corridas. Quanto ao seu ritmo acredito que foi por causa do acidente na Hungria.

  15. Regis Br.Rock comentou em 20/04/13 at 18:40

    Essa foi boa, se a Pirelli tivesse mantido a opção de manter os pneus macios e duros para sakhir, Massa já estaria com uma mão no troféu.”

    Fábio, mesmo que Massa conseguisse um bom rendimento e se classificasse melhor que Alonso, com bom pneu ou não: A FERRARI SEMPRE ARRUMARIA UM JEITO E UMA FORMA DE REGULAR O DESEMPENHO DO MASSA NA PISTA NO MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA CORRIDA, PARA SIMPLESMENTE, FAVORER O ESPANHOL, ENTENDEU? Ou não.

    Ok, talvez dessa vez, Felipe Massa possa se dar bem e conseguir até um pódio. Mas, quem está com tudo é o espanhol com apoio da Ferrari e tudo.

    Então, que venha o GP do Bahrein.

    Enquanto isso, vou tomar umas geladas e tal, relaxar e ouvir rock nacional dos anos 90. K@r@&%! O que toca hoje em dia de música ruim atualmente é de se lamentar…

    – REGIS BR.ROCK
    – MANAUS SUPER RACER GP
    – TRILHA: DJOUROS
    – BANDA: MASKAVO ROOTS

  16. Tite comentou em 20/04/13 at 18:11

    Se na China o Massa atrás do Alonso com os mesmos compostos terminou 40 seg atrás, com esse pequeno favorecimento dos duros essa diferença deve cair pra uns 20 segundos ao final da corrida…

  17. pedro comentou em 20/04/13 at 17:50

    Fabio vi em posts anteriores um comentario onde afirmavam q o chassis do Massa havia sido trocado pelo do espanhol e começo acreditar nisso e sempre gostei e gosto de formula 1, daqueles de acordar de madrugada para assistir as corridas desde a epoca de Senna ja q tenho 37 anos e acompanhei o brasileiro e desde entao como torcedor estou aguardando q apareça outro brasileiro q levante o nome do Brasil ao topo do podio, mas o q a ferrari tem feito com o Massa e fez com Barrichelo é uma vergonha para ser educado e esse ano comecei muito animado com a recuperaçao do Felipe mas apos 3 provas indo para 4 e hoje depois do treino e apos ler a entrevista o espanhol é com muito pesar q digo q estou muito desanimado com o futuro do automobilismo brasileiro, mas vou continuar acompanhando pq gosto de velocidade mas a verdade e q msm sendo profissional e funcionario acho q acima de tudo o Massa tem q provar q é homem e dar um chute no pau da barraca pq senao qd encerrar sua carreira vai carregar pro resto da vida o rotulo de capacho, cachorrinho ou sei lá o, ta ganhando milhoes é verdade mas sera q isso paga a dignidade? Será q isso vai pagar daqui uns anos numa eventualidade daqui uns anos seu filho na escola ter q ouvir” Vc é filho do Massa aquele arregao q foi capacho do espanhol? SERA??

  18. Alemão comentou em 20/04/13 at 17:39

    Quantos sonhadores!!!dizendo que o Massa leva o caneco amanhã! Se esqueceram que tem Vettel e Alonso na corrida!!Kimi pode surpreender ainda! Massa não leva nem o pódio…de quarto em diante!

  19. Michel comentou em 20/04/13 at 16:24

    Meu palpite para a corrida é 1ºVettel, 2º Alonso, 3º Raikkonen!

  20. Frederico comentou em 20/04/13 at 16:09

    Olha só, Alonso pega vácuo de Massa e ninguém comenta esse tipo de tática ridicula e desonesta que a Ferrari faz!! Só um perdedor aceita isso, agora se fosse na RBR o Fábio iria ser o primeiro a publicar isso.
    Porque não comentou essa tática, Fabio?

    • Fernando comentou em 20/04/13 at 21:09

      voce acredita no que o rubinho e o galvão falam??? quando o beneficiado era o Senna aí valia?

    • Eduardo comentou em 20/04/13 at 22:58

      A ferrari é a equipe mais patética da f1 em termos de ética. De la pode se esperar tudo.

  21. SccpPaulinho comentou em 20/04/13 at 16:05

    E brincadeira viu o massa e o escudeiro do alonso msm, ele (Alonso) deu uma entrevista dizendo que se fosse o Halmilton ao lado dele seria pior porque ele (Halmilton) ira atacalo, agora como e o massa ele (Alonson) disse que esta despreocupado porque o massa nao vai atacalo e brincadeira, para bom entededor meia palavra basta.

  22. Paulo comentou em 20/04/13 at 15:39

    Hamilton foi 4º e Webber 5º (tempos sem punições)

    4 + 5 = 9º – OK
    5 + 3 = 8º – ?

    Porque Raikkonen largará em 8º e Webber em 7º?

    • Pedro comentou em 20/04/13 at 21:08

      Porque com a punição do Hamilton, tecnicamente o Webber perdeu 3 posições mas também ganhou uma, sobrando em 7º.

    • ricardo teixeira (não o da CBF) comentou em 20/04/13 at 22:52

      o posicionamento final leva em conta o ordem das punições:
      webber perdeu 3, logo
      5+3 = 8º

      depois disso, o hamilton perdeu 5. Como ele estava na frente do webber, este ganhou uma posição e larga em 7º.

      entendeu?

    • Teo O comentou em 21/04/13 at 1:01

      A resposta ta na sua própria pergunta. Webber ganhou uma posição com a punição ao Hamilton…

    • Andre comentou em 21/04/13 at 7:19

      pq o webber ganhou uma posição do Hamilton tbm… com a punição do Hamilton ele foi de 5 para 4, depois perdeu 3 e foi pra 7, entendeu?

  23. Juliano SP comentou em 20/04/13 at 15:34

    O Massa é só por milagre que chegue ao pódio, tô cansado de torcer por este fantoche da Ferrari. Vou torcer contra o Alonso que é um idiota e mal caráter, que ferrou a carreira do Massa. O Massa tem que sair deste reduto ferrarista nojento para que volte a ser respeitado como profissional e ser humano. O cara está sendo humilhado perante todos nós. Cadê a dignidade do Massa?

  24. Felipe Zielinski Marinho comentou em 20/04/13 at 14:56

    Parabéns, Fabio pelo trabalho como comentarista na Sportv!

  25. cristiano comentou em 20/04/13 at 14:32

    Na verdade assisti agora a pouco uma apresentação da corrida do Bahrein e o que se descreveu foi: pista áspera de alta temperatura com alto desgaste de pneus. Pneus médios: 13 a 15 voltas.
    Pneus duros: 15 a 17 voltas.
    E que serão então quatro jogos de pneus. Os da largada, mais três pit stops.
    Há uma freada no final da reta dos boxes que se reduz de 315 Km para 65 Km em 3 segundos – 130 metros – força de 5Gs. Nossa. Cinco Gs é muita coisa.
    Mas enfim, falam e quatro jogos de pneus.

  26. Giuliano SPFC comentou em 20/04/13 at 14:23

    Alonso claramente é o 1ºpiloto, e a Ferrari vai de alguma forma favorece-lo, Massa só ganhará corridas se for algo circunstancial, se houver um adversário de outra equipe entre ele e Alonso, amanhã mesmo que largue bem, acho que ficará na pista algumas voltas a mais que Alonso, mas nada que possa fazer a diferença na estratégia, como a Mercedes não tem ritmo de corrida, tá com cara de Alonso novamente.

  27. JoséFreitas comentou em 20/04/13 at 14:14

    Mais uma corrida que Massa larga em quarto e vai terminar para lá do sétimo lugar…

  28. Roballo comentou em 20/04/13 at 14:10

    Apesar de Massa ter uma boa estratégia para domingo, as chances de vitoria sao realmente mto baixas.
    Além de ter q conservar mto bem os pneus – o q nao é o ponto forte do Massa – ele tem q contar com um mau desempenho de Alonso.

    Mesmo tendo janelas diferentes de pitstop – Massa e Alonso – o brasileiro vai ter q lutar contra a propria equipe caso nos calculos dos engenheiros Massa esteja na frente de Alonso no final dos pitstops.

    Mesmo se na ultima perna ele estiver na frente do Alonso provavelmente ele vai ter q dar um jeito de deixar passar. Ou se ele estiver atras do Alonso com pneus usados e Massa de pneus novos medios nao vai poder passar como Rosberg na Malasia.

    Ou seja, vejo varios fatores jogando contra um possivel vitoria.

    E mesmo q Alonso esteja fora da luta pelo podio (so em caso de acidente) Massa ainda tem Vetel/Redbull p superar. Acho q Rosberg esta fora pela luta da vitoria (se o Hamilton nao conseguiu na china nao sei se o alemao conseguiria a vitoria amanha)

    Se Massa conseguir um podio ta de bom tamanho.

  29. bipolar comentou em 20/04/13 at 14:02

    Alonsito já deu o recado, Massa não vai me atacar!

    • Eduardo comentou em 20/04/13 at 23:00

      Ridículo esse papel do massa

  30. Eduardo comentou em 20/04/13 at 13:50

    Acho que o Massa foi muito inteligente, desta forma fica mais independente em relação às palhaçadas de pit stop da Ferrari, agora eles e o trapaceiro do Alonso terão de ganhar do Vettel e da estratégia do Massa.

    Se os duros renderem, a Ferrari poderá ter de ser explicita para inverter as posições….

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).