Pit Stop #271
16/04/13 11:32O Pit Stop desta semana fala bastante do efeito dos pneus para o GP da China e para a temporada.
Mas fala também sobre Alonso, Vettel, Massa, Webber, GP2, GT, MotoGP, Indy…
Na quadro Naftalina, uma homenagem a um dos grandes heróis vivos do automobilismo: Dan Gurney, que completou 82 anos no último sábado.
Comentários
Publicidade
Publicidade
Qual o novo endereço de seu blog, Fábio Seixas ?
Fábio,
Algum comentário sobre as declarações de Bernie a respeito do GP do Brasil? Acho q a coisa agora ficou feia….
abraço!
Não vou comentar sobre o que não existe.
Abs
Como não existe Fábio ? Esta declaração foi noticiada em dezenas de sites.
E desde quando isso atesta alguma coisa?
Abs
Ouço isso faz 20 anos….
O Kers, DRS, Pneus picolés, pilotos pagantes, todas introduções que tornaram as corridas artificiais para melhorar não a competitividade, mas sim o espetáculo, um espetáculo sem esportividade. Ecclestone não teve peito para impor alterações nos chassis (que demandariam dinheiro, dinheiro que o inglês não quer dar) e limitar drasticamente a aerodinâmica.
Fábio, no GP da China, a corrida foi decidida nos pit stops favorecendo a melhor equipe e o melhor piloto, certo? Mas, cada circuito é um circuito, e talvez, no próximo GP do Bahrein, os resultados poderão ser outros. Uma pista poderá favorecer uma equipe ou um piloto com estilo de pilotagem. E mesmo com todas essas estratégias de troca de pneus farofa, os resultados do campeonato estarão bastante equilibrados. Você concorda?
E aeh Fábio…Lembro da corrida que teve uma notificação que alguns carros iriam ser investigados depois da corrida por usarem DRS com a bandeira amarela..e ficou nisso..alguma noticia?
Não deu em nada.
Concordo plenamente tirou aquela competitividade do ano passado, as corridas repletas de ultrapassagens com mais agressividade dos pilotos, hoje todo o mundo é obrigado a economizar pneus, economizar é igual a tirar o pé do acelerados. Cúmulo do ridículo um piloto trocar a farofa em uma volta.
Hoje com as paradas ultra rápidas é muito possível dois pilotos da mesma entrarem no box juntos.
Porque o Massa não entrou no box atrás do Alonso, igual a Mercedes ?Foi burrice ou má fé?
simplesmente porque a distancia entre as duas Mercedes permitia que uma saisse dos boxes quando a outra estava entrando. no caso da Ferrari, os dois carros entrariam simultaneamente e Massa teria de ficar esperando Alonso trocar os pneus e sair, para depois ele ser atendido. E isso lhe custaria no mínimo, tres ou quatro segundos a mais no tempo total da sua parada.
André, vc esta EEEEEEERRRADO.
Seria possível o Massa e o Alonso entrar na mesma volta para fazer o Pit e pior, se o Massa tivesse que esperar 1s ainda seria melhor do que dar mais uma volta.
Olhe no site da FIA e procure por timing information, depois pegue o PDF do Race History Chart.
Na volta em que o Alonso entrou nos Boxes ( volta 6 ) o Massa já estava uns 3 seg. atrás do Alonso, pois esta volta do Massa foi muito ruim…e o PIT dura em média 2.7s.
O Massa estava 1,19s atrás do Alonso na volta 5, no inicio da 9 ele estava 6,2s atrás. O Rosberg estava 4,25s atrás do Hamilton na volta 4 ( Pit ), na volta 6 ele estava 5,28s atrás. Veja como compensou.
Quem parou nas voltas 5 e 6 ganhou tempo de quem parou na volta 7. O Ricciardo que parou na volta 4 só não ganhou a posição do Massa por que as duas voltas ( de entrada dos boxes e na volta dos boxes )
foram péssimas coisa de 7.5s maior que de todo o resto, se não fosse por isso ele tbm teria passado o Massa. Grosjean que parou na volta 7 tbm perdeu tempo para todos os outros carros.
Não estou defendendo o Massa, acredito que mesmo que ele voltasse na frente do Kimi e do Hamilton ele seria ultrapassado por causa do DRS e do tal macarrãozinho, só estou apontando que a estratégia
é muito importante nestas corridas com pneus “farofa” e que será uma tendência os dois carros da mesma equipe entrar na mesma volta, caso contrário será muito difícil o segundo piloto ajudar a tirar
pontos dos outros concorrentes, uma vez que se ele tiver sempre a pior estrátegia será ultrapassado pelos carros número 1 das outras equipes.
Enviei uma planilha para o Fábio Seixas comparando alguns pilotos, pois eu não consegui entender como o Massa pode ter perdido tanto tempo em relação aos outros pilotos e olhando esta planilha fica menos
complicado. O caso mais “bizarro” é Kimi x Massa onde o massa é mais rápido que o Kimi nas voltas 5,6,7 e apenas na 8 volta ( kimi andando rápido com pneu novo e massa voltando dos boxes ) o Massa perdeu
16,85s ficando o Kimi 2,5s na frente do Massa e olha que esta volta do Massa não foi ruim, apenas 1s pior do que a do Alonso que foi a melhor de todas. Isso fica claro como uma volta faz sim TODA a diferença.
O Hamilton só não voltou na frente do Alonso, por que o Alonso fez a melhor volta de entrada do pit e de saída do Pit de todos os carros de ponta. E o Hamilton foi o pior rsrs se o Hamilton tivesse feito os
tempos do Kimi ( entrada e saida de box ) ele estaria 1.4s na frente do Alonso, mesmo o Alonso sendo 1.1s mais rápido nestas duas voltas, pois esta volta lañçada pós pit é FUNDAMENTAL nesta era de pneu farofa.
Desculpe o comentário longo, mas não resisti.
Abraços,
Douglas,
Seu comentário foi muito bom e muito bem explicado! O problema é que não é apenas uma volta ou um erro de estratégia que cria a diferença que tantos falam do Massa em relação ao Alonso. O Massa é um grande piloto, bom o suficiente para se manter na categoria máxima do automobilismo por anos, o problema é que o Alonso é melhor; não só em relação a ele mas em relação a todos(acredito eu); e sua melhor característica é a consistência nas provas. O Alonso é muito rápido a prova inteira em todas as condições de pista de pneu de temperatura de peso do carro…. enfim, o cara extrai o máximo do carro o tempo todo e isso no final de uma corrida de 60 voltas gera uma diferença representativa. Na prova existem momentos em que o Massa anda bem(até melhor) em relação a ele mas ao final de 60 voltas com inúmeras condições diferentes o Alonso é melhor. Todos lá são bons e são rápidos mas poucos conseguem andar 60 voltas no limite máximo errando pouco ou não errando
abraço
Alberto,
Concordo com tudo que vc disse no seu comentário. Olhando os números o Alonso foi mais rápido que todos o tempo todo em todas as condições. Ele conseguiu andar só 0,2s mais lento que o Massa ( usando pneus medios de 3 voltas) enquanto que o Alonso estava usando pneus médio de 15 voltas, isso mostra o excelente equilíbrio do carro do Alonso.
O Objetivo do comentário não foi explicar a diferença do Massa para o Alonso ( não tenho conhecimento de pista e técnico para isso rsrs ) o objetivo foi apenas mostrar como a estratégia dos pits são sim de grande influência no resultado da corrida e do campeonato, como citei acima se uma equipe quiser que o piloto numero 2 ajude o companheiro a tirar pontos do piloto numero 1 das outras equipes terá que ajustar a estratégia do pit ou será muito difícil isso acontecer ( com todos andando tão perto uns dos outros ).
Bem menos do que uma volta com a farofa. fazer a volta extra o tirou totalmente da prova foram bem mais que 4 segundos.
Não sei se entendi corretamente sobre o DRS, só possível acioná-lo durante a corrida se o carro estiver disputando colocação, em trecho do circuito determinado pela direção e com o outro carro a menos de 1 segundo entre eles. Mas como foi possível para o Alonso ter acionado o DRS, no GP da China, na volta 29, logo após ter ultrapassado o Vetel, na reta seguinte, sem ter ninguém a sua frente?
Por que o ponto de medição, um pouco antes do curvão, ele estava atrás de Vettel menos de 1s, por isso.
O DRS leva em consideração somente o ponto de medição, e não as posições na reta.
Abs!
Fábio,
O problema não esta no pneu virar farofa ou não o problema é a ineficácia do pneu que perde eficiência em poucas voltas independente se o resultado do desgaste é uma farofa ou não. A Pirelli historicamente nunca conseguiu fazer um pneu mole de qualidade, quando conseguiu ser competitiva na F-1 foi em cima da durabilidade do pneu e não da velocidade; toda vez que a Pirelli foi fazer um pneu rápido teve problemas. Para fazer pneu não há muito segredo, o problema esta em equalizar o DesgastexResistência; e ainda, quando mais a borracha é mole mais ela tende a se desgastar com muita granulação formando o “graining” e a farofa; fazer um pneu mole, rápido, que dure de 10 a 15 voltas e não faça o “graining” é o grande desafio.
Em tempo: Dan Gurney inventou um apêndice aerodinâmico muito utilizado em circuitos de baixa velocidade; trata-se de uma pequena chapa colocada na extremidade traseira da asa(dianteira ou traseira) que permite um aumento significativo de arrasto que auxilia muito nas freadas… dizem alguns que ele inventou asa em carro de corrida mas este invento tem muitos “donos”. A peça sobre a asa não só foi inventada por ele como até hoje se chama Gurney!
abraço
Ferrari para Massa (rádio):
Ferrari – Hey Little Massa, pit now, pit now. We need to fuck your race up now, pit now. Copy?
Massa – Yes, Yes, Yes, i’m already doing it all the time. Just live alone, i know what i’m doing!
Hahahahaha…excelente!!
apesar do texto engraçado, a ferrari não comete erros propositais com o massa, isso é de uma extrema bobagem, pensar que uma equipe torra mais de 400 milhões de dolares ao ano, pra se prejudicar, simplesmente não tem cabimento =)
Fabio,
No próximo pitstop, você pode falar alguma coisa sobre o Luca Digrassi? Parece que ele foi correr de protóticos nas provas de WEC, não?
Obrigado
Carpinelli
Ok.
Abs
Para quem quiser saber mais sobre Dan Gurney e o seu Eagle:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=slXA0z9dk2Y
Abç