Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
15/04/13 10:43

Não gosto de provas em que os pneus provocam tantas variações de estratégia. Do primeiro pit stop (Webber, na 1ª volta) ao último (Di Resta, a 3 voltas do fim), a classificação que se via na tela não correspondia à realidade. Hulkenberg liderava? Sim, mas todo mundo sabia que aquilo era irreal. Vettel em segundo? Seria por pouco tempo. Button na briga? Não, pura ilusão. Não gosto. Confunde o público. Fico imaginando uma criança começando a acompanhar a F-1, sem entender que aquele piloto na liderança não deveria estar lá e não vai estar ao fim do GP. A F-1 precisa entregar um produto mais direto e reto ao público, não um espetáculo que exija calculadora, caneta e papel. Sim, eu entendo a intenção de Ecclestone ao pedir que a Pirelli produza pneus-farofa. Mas um pneu que dura seis voltas, como aconteceu com os macios em Xangai, não aumentam em nada a emoção (porque todos os usaram por pouquíssimo tempo) e complicam um esporte já complexo por natureza;

Alonso foi cauteloso ao falar em chances de título: “Acho que é muito cedo para dizer. Precisamos esperar até as férias no verão para apontar um candidato claro”. O espanhol tem toda a razão. Ele venceu bem, teve uma pilotagem impecável no domingo, mas carro por carro hoje não há nenhum muito superior a outro;

Para Massa, seu mau desempenho na prova foi causado pelo comportamento dos pneus médios após o primeiro pit. “Após algumas voltas, comecei a ter graining nos pneus dianteiros”, disse, referindo-se àqueles macarrõezinhos que se formam na borracha. Segundo ele, isso provavelmente foi causado por uma conjunção das condições da pista com seu estilo de pilotagem. Ok, faz sentido. Mas que o timing do primeiro pit stop não ajudou, também é verdade. Só ali ele perdeu três posições na pista;

Horner, contam, ficou furioso quando repórteres sugeriram que a Red Bull trabalhou contra Webber no final de semana: “Isso é uma enorme idiotice. Esqueçam teorias da conspiração. Como sempre, tentamos levar nossos dois carros às melhores posições possíveis. Qualquer um que sugira uma conspiração contra um ou outro piloto não sabe o que está falando. Mark sabe exatamente o que aconteceu”. Ok, a fúria de Horner é compreensível. Mas ele precisa entender que, dado o histórico recente, a desconfiança também é;

Como se a vida de Webber não estivesse dura o suficiente, ele foi considerado culpado pelo toque em Vergne e perdeu três posições no grid do GP do Bahrein. Em tempo: a FIA acertou nessa, o australiano forçou mesmo a barra;

Falando em acidente, vi e revi o choque entre Pérez e Raikkonen. Considero o finlandês um dos melhores da atualidade, já escrevi isso algumas vezes. Mas, neste caso, acho que o erro foi dele, otimista demais ao colocar o bico do carro ao lado do McLaren e achar que a ultrapassagem estava feita. O mexicano não o fechou de forma agressiva, apenas manteve a trajetória normal;

Finalmente uma boa notícia no quesito pneu. A partir da Espanha, os pilotos de testes escalados para o primeiro treino livre devem ter um jogo a mais à disposição. Hoje, com a distribuição de compostos para todo o final de semana, o que acontece é que as equipes disponibilizam apenas um jogo para o primeiro treino livre. Por isso tão poucas voltas. De Barcelona pra frente, os pilotos de teste terão este jogo habitual e mais um, extra. É um incentivo para as equipes usarem a molecada e, de quebra, para aumentar o movimento na pista. Parece mentira, tão raros são os acertos.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Storm comentou em 15/04/13 at 22:42

    Muito bom ler uma opinião isenta, falando de automobilismo, sem política no meio, seu amigo Flávio Gomes tá um saco de ler

    • Douglas Dias comentou em 16/04/13 at 2:32

      Tenho que concordar. Sempre gostei dos textos do Flávio. Quando ele fala de corrida, esporte. Ultimamente, está um porre aguentar os textos do Flávio.

    • Borges comentou em 16/04/13 at 8:33

      rá. Então o que vai fazer lá no blog do Fábio Gomes? Acredito que blog é uma ferramenta de textos pessoais. Não é necessário vc concordar com a opinião dele. Agora se vc é da turma do FHC, Oricchio e Capriles, melhor não visitar o blog dele mesmo.

  2. Humberto Rodrigo comentou em 15/04/13 at 22:37

    Aê Fábio, sei que aqui não é o lugar ideal mas, você bem que poderia fazer um texto comentando as recentes declarações do sir. Bernie Ecclestone a respeito de Interlagos.

  3. Fernando comentou em 15/04/13 at 22:23

    F1 não é um esporte só para crianças, você mesmo disse que é complexo por natureza. Qual é a graça de fazer um pneu que dura quase toda a corrida como os anteriores a Pirelli? O piloto com o melhor equipamento acelera sem parar até não poder mais. Aí como ele será o mais rápido ele ganha. Nesse formato, o piloto + carro mais completo ganha e não necessariamente o mais rápido. Coloque pneus antigos e teremos Vettel e Hamilton vencendo todas as corridas do ano e pilotos como Button saindo da F1 por incompetência.
    Foi o grande erro que ocorreu na F1 na era Schumacher. Fizeram pneus diferentes, a Ferrari ficou com o melhor composto. O carro ía para o box naturalmente pelo combustível, então não havia nenhuma estratégia de corrida. Bastava acelerar igual um robozinho. O piloto com o carro mais rápido vencia. Ele venceu 7 vezes.

    Dos pneus extras, acho que foi uma decisão correta mesmo.

    Abraços.

    • Massa Corrida comentou em 16/04/13 at 1:19

      Concordo com o Fernando. Pneus iguais para todos favorece a disputa. Usar o mais macio ou mais duro antes ou depois, de acordo com a estratégia, deixa as corridas menos monótonas.
      Comecei a assistir F1 aos 10 anos de idade (1970) e eu entendia perfeitamente quando, por exemplo, o Henri Pescarolo estava na frente do Clay Regazzoni porque este já tinha parado no box, e o primeiro não.
      Apesar de discordar do Fabio Seixas nesse aspecto, dessa vez seu comentário foi imparcial, e não de torcedor, portanto, nota 10.

    • Murilo Rodrigues comentou em 16/04/13 at 9:43

      Quanta baboseira. Por vezes a pessoa, antipatizando-se por determinada pessoa, só enxerga o que quer.

    • Massa comentou em 16/04/13 at 11:18

      Fernando, acho que vc está redondamente equivocado pois se os pneus fossem duradouros e houvesse apenas a possibilidade de uma troca as equipes poderiam investir na melhoria do carro e poderia haver mais equilíbrio. Acho que vc não assiste a Nascar em que os carros trocam pneus com 30/40/50 voltas e as corridas são muito mais emocionantes que a F1.

  4. VALTER comentou em 15/04/13 at 20:37

    Por ora, estou retirando de minha agenda a Formula 1 e aderindo à Nascar… muito mais corrida, menos marmelada e chatice…

    • Eron comentou em 16/04/13 at 9:36

      Valter, estou contigo, hoje prefiro a Nascar, lá não tem chupadinha, não tem essa de jogo de equipe o pau pega e não alivia, ganha que tem braço.

  5. Miguel Mika comentou em 15/04/13 at 20:25

    Fábio, mais uma desculpa técnica do Massa !? Muito complicado. Um campeão é frio, aguerrido, veloz, mentalmente preparado para desafios e o mais importante :
    constante!
    Não consigo achar nenhuma destas caracteristicas no Brasileiro. Vida que segue.

    • albertoluiz comentou em 16/04/13 at 11:01

      As pessoas só analisam resultados. Quando as vitórias não aparecem, o piloto é ruim , eterno 2º , etc. Antes da corrida na China, o próprio Fábio comentou “Massa em ótima fase”, após a corrida todo mundo pegando no pé. O Massa é sim excelente piloto, brigou de igual para igual com o Hamilton ( um dos melhores do grid atual) em 2008, fazendo 22 pontos (ainda na pontuação antiga) a mais que o KIMI (hoje considerado fantástico). Naquele ano, Massa seria o campeão com justiça. Na corrida da maracutaia do Nelsinho Jr, liderava com folga e mesmo que não ganhasse, marcaria os pontos necessário para sagrar-se campeão.

      classificação

      1 Lewis Hamilton McLaren 98
      2 Felipe Massa Ferrari 97
      3 Kimi Raikkonen Ferrari 75

      O cara chegou no posto mais alto do automobilismo, onde muitos queriam estar. Percebam ainda a falta de espaço para pilotos brasileiros, Peres realizando um trabalho pífio na Maclarem e , muito provavelmente, Massa tem menos chances de permanecer na fórmula 1 do que ele.

  6. carlos gomes comentou em 15/04/13 at 20:20

    Prova que depende dos pneus é piada. E os pilotos e o carro como um todo para que servem se os pneus decidem?

  7. fernando comentou em 15/04/13 at 20:08

    Fabio,

    Comente a vitoria do senna na GT, parece que teve pitacos de emoção…chuva com pneu slick.

  8. Múcio comentou em 15/04/13 at 20:06

    Não vai falar nada sobre o Hamilton?

    • Ferrarista comentou em 16/04/13 at 9:22

      Hamilton largou na pole e chegou em terceiro, se for pra falar dele será pra criticar afinal o cara depois do treino de classificação era considerado o favorito á vitória!

  9. Hugo Heitgen Neto comentou em 15/04/13 at 19:51

    comentário perfeito Fábio.

    concordo totalmente. é chato hoje ver corridas decididas mais na estratégia do que na real habilidade dos pilotos. hoje, com o equilibrio dos carros seria incrivel ver posições sendo disputadas na pista e de forma possível e não ” quem esta com o pneu mais rapido vai passar sem dificuldade nenhuma”

  10. Renato Barbosa comentou em 15/04/13 at 19:23

    Fábio, perfeita sua análise dos pneus, tem q ganhar o carro/piloto mais rápido, não o q ‘cuida’ melhor dos pneus. Abs!

  11. Ivaldo comentou em 15/04/13 at 19:05

    Não vejo dificuldade alguma em acompanhar a f1 atual,meu filho de 8 anos curte demais,quer maior zona que indy e stock.falou bobagem Fabio…….

  12. Sandro comentou em 15/04/13 at 18:53

    A cada corrida me convenço que Massa é definitivamente o segundo piloto da Ferrari. Ele sabe e faz direitinho o papel de escudeiro do Alonso. Só não vê quem não quer. Em breve a Ferrari deixa ele ganhar uma corrida como premio de consolação. Só o pneu dele é diferente. Só ele tem estilo de pilotagem diferente entre os 22 pilotos

    • Marcio Reis comentou em 15/04/13 at 23:30

      Concordo contigo Sandro tanto q o Lewis Hamilton passou por esse mesmo problema (quanto tomou um corô do Button em 2011, porque desgastava muito os pneus), mas soube se adequar seu estilo de pilotagem com os novos pneus e voltou a vencer em 2012 e está muito bem em 2013.

  13. Anderson Oliveira comentou em 15/04/13 at 18:46

    Eu acho que a Ferrari tem o melhor carro nesse começo de campeonato, a Red Bull e a Mercedes pouco atras, e o Mclaren e Lotus bem mais atras…
    E nitido o desempenho superior da ferrari, aliado ao braço do alonso e quase certeza se as demais equipes nao evoluirem muito, titulo para o espanhol este ano. Sobre os pneus se os macios durassem pelo menos 10 a 13 voltar e os medios 20 a 30 nao seria ruim, o problema e aquele confusão, se querem que mudem a estrategia, permitam o reabastecimento, dai teremos estrategias muito melhores e uma corrida com mais algumas variaveis boas

  14. Paulo Lopes da Silva comentou em 15/04/13 at 18:40

    Parabéns pelo texto, Fábio!
    Infelizmente a F1 tem muita marmelada. Lembro do tempo em que os pilotos usavam um tipo de pneu para cada lado do carro: mais curvas para a esquerda ou mais para a direita. Adoro a F1, mas hoje não acordo cedo para assistir e, quando isso acontece, prefiro o rádio e o seu resumo, Fábio, muito melhor do que o da nave mãe.

  15. Carlos comentou em 15/04/13 at 18:18

    Sobre os pneus, no ano passado a Pirelli acertou o ponto em cheio, dando dor de cabeça para as equipes e mais emoção ao torcedor. Esse ano eu acho que ela passou do ponto. Paradas antes de 10 voltas é algo muito prematuro. Elimina grande parte das disputas em pista. E uma diferença de performance muito grande torna as ultrapassagens muito estúpidas, sem disputa nenhuma. Parece que o cara está passando um retardatário. Eu fico pensando o que acontecerá quando entrar o supermacio em jogo. Duas voltas e parada nos boxes??? Eu torço demais para que as equipes aprendam a lidar com os pneus, senão não haverá mais disputa em pista, apenas de estratégias com ultrapassagens sem disputa, para não gastar pneu.

  16. Altair comentou em 15/04/13 at 18:14

    Fabio,

    O Massa foi para os boxes na volta seguinte a do Alonso.
    Qual seria o melhor timing de acordo coma sua avaliação de estratégia ??????
    Na minha visão faltou braço…..
    Amais uma vez…….

    P S : Olha o Bianchi ái gente !!!!!!

  17. bipolar comentou em 15/04/13 at 18:08

    não assisto corrida de madrugada, ponho para gravar e ao acordar não ligo net nem nada, vou logo assistir como se ao vivo fosse!

  18. nrporto comentou em 15/04/13 at 18:04

    Tenho saudades do tempo em que os carros partiam com tanque cheio, pneus calibrados e pronto. Ganhava quem acelerasse mais e não tivesse problemas. Hoje em dia corridas são ganhas no box… e acho que as regras não mudaram muita coisa, pois os carros da frente são sempre os mesmos.

    • Murilo Rodrigues comentou em 16/04/13 at 9:50

      Infelizmente, as decisões à cargo dos pilotos acabaram. Raras serão as vezes em que o piloto tomará uma decisão, hoje são todos marionetes das decisões da equipe.

  19. Mario Rodrigues comentou em 15/04/13 at 18:03

    Hamilton foi o TERCEIRO na corrida.

    Mas não foi mencionado.

    Que lamentável.

    • Fábio Seixas comentou em 15/04/13 at 22:49

      Faça um favor: procure os relatos das corridas no meu blog e veja quantas vezes o TERCEIRO colocado na corrida mereceu menção como a que você está cobrando.
      Grato.

      • Mario Rodrigues comentou em 16/04/13 at 6:23

        Inúmeras.

        Massa, por exemplo, nem em TERCEIRO ficou, mas é comentado.

        Não sou doido, Fabio. Entendo que apesar do pódio sua corrida foi apagada.

        Acho, porém, que “pelo conjunto da obra” – obra minúscula, já que ainda são poucas corridas, mas peculiar, já que é equipe nova e trata-se de um dos pilotos mais talentosos do grid, da diferença que ele impõe no equilibro entre equipes e pilotos – mereceia, sim, comentários.

        É isso.

        Abraço

        • Fábio Seixas comentou em 16/04/13 at 11:27

          Massa é brasileiro. Este é um blog escrito para um público predominantemente brasileiro. Se ele ficar em 18º, sempre merecerá uma menção.

          • Antonio comentou em 18/04/13 at 11:10

            Da licença Fabio! já vi inumeras vezes você exaltar a quarta colocação do Vettel em sua unica corrida de recuperação em toda carreira. no melhor carro do grid nos ultimos 3 anos ou quatro, Esta ficando feio pra você as pessoas reparam, a sua verdadeira intenção. COISA FEIA FABIO!!! MUUUUUUITO FEIA!!!

    • Marcio Reis comentou em 15/04/13 at 23:54

      Rodrigues, só completando no treino classificatório o Hamilton foi muito bem (nas três partes)… e o Fábio comentou bem pouco também… será q a verdadeira teoria da conspiração não esta aki? rsrs

    • fabio comentou em 16/04/13 at 0:09

      para o blogueiro só existem dois carros q realmente importam na F1!! e os dois sao vermelhos…

    • Ferrarista comentou em 16/04/13 at 9:24

      Hamilton largou na pole e chegou em terceiro, se for pra falar dele será pra criticar afinal o cara depois do treino de classificação era considerado o favorito á vitória!!

  20. JIAP comentou em 15/04/13 at 17:47

    Quantos GPs a McLaren suporta o Perez ainda?

  21. Hélio comentou em 15/04/13 at 17:38

    Massa e a sua relação com a 5ª/6ª posição já vem de muito tempo. Ele adora essas posições.

  22. Marcello comentou em 15/04/13 at 17:13

    Discordo sobre a questão de pneus. Acho que essa variação de estratégia foi uma das coisas mais legais que tem acontecido. Crianças nunca vão entender as estrategias de corrida, elas simplismente assistem a corrida e pronto. Abraco

    • Douglas comentou em 15/04/13 at 20:24

      Mas como a F1 vai ter novos fãs se todos pensarem como vc? Sim crianças nunca entendem de estratégias… ok, mas aprendi a gostar de F1 quando criança e naquela época eram corridas e vencia o mais rápido ou o mais talentoso na hora das ultrapassagens, hoje, vence aquele que tem a melhor estratégias na hora da parada no pit, ou o que economiza mais pneus… dificil para as crianças entenderem, difícil de formar novos fãs e assim a F1 vai acabando, infelizmente…

    • Jr comentou em 15/04/13 at 20:47

      Concordo com o Fábio, acho ridículo um jogo de pneus durar somente 6 voltas, aliás pra mim a F1 já se tornou muito artificial, o interesse começa a se voltar para outras categorias por parecerem mais verdadeiras.

    • jose yoh comentou em 16/04/13 at 5:23

      A questão não é bem sobre se uma criança irá entender ou não estratégias de corrida, mas se uma criança irá entender que nem sempre o melhor piloto ganha. Eu era criança quando comecei a assistir e o que dava emoção às corridas eram fatores normais como quebras, chuvas, vácuo, acidentes e principalmente o braço do piloto. Hoje a emoção fica por conta do KERS, pit stops, pneus, ordens de equipes e outras traquinagens artificiais. Ou seja, é uma loteria.

  23. Luis comentou em 15/04/13 at 17:12

    Por que sera que qualquer “estrategia” adotada pelo Massa nunca da certo?
    Por que sera que agora que ele sarou e resolveu andar, de acordo com alguns jornalistas, continua
    exatamente burocratico e outsider como antes, hein?

    • Hélio comentou em 15/04/13 at 17:45

      Luís, já comentei isso aqui. O problema do Massa não é estratégia. Já vi o Alonso ser chamado antes e se dar bem, também ser chamado depois e se dar bem, e ao contrário o Brazuca sempre se dar mal. Mas ele sempre arruma uma desculpa e a mídia bota a culpa na equipe.

  24. Antonio comentou em 15/04/13 at 16:56

    Fabio, parabens como você consegui escrever tanto sem falar do terceiro colocado; Será porque esse não tem se quer uma frase em seu post? Seria pouco importante falar de como o terceiro colocado conseguiu superar a McLaren, com facilidade, sem contar nos dois podium seguidos em sua nova equipe. E sem querer fazer comparação Webber e Rosberg, estão pasando pelo mesmo conto de fada? diga ai Blogueiro!!! O POVO ESTA DE OLHO!!!

    • Pedro comentou em 15/04/13 at 17:51

      Nao perca seu tempo, depois de Hamilton levar sua Mercedes a 40 pontos e estar na briga depois de 3 etapas, o mínimo que se espera é de um blogueiro de F1 citar, e Hamilton em sua nova equipe chega a seu segundo pódio em 3 etapas, mas nem isso….
      Então não perca seu tempo, Ham tem a maior velocidade da F1, o cara é rápido por demais e só não chegou em segundo porque a Lotus preserva bem por demais seus pneus, caso contrário passaria Kimi pois tinha 2 voltas a menos de pneus em seu último stint…..
      Internet é livre e infelizmente amamos tanto a f1 que entramos em qualquer blog pra ler sob a mesma…e nos deparamos com esse tipo de comportamento….

      Espera-se da globo tal coisa, pra ganhar audiencia, exaltar Massa, minimizar Lewis por 2008….mas não de um comentarista de tv fechada, apesar de ser da globo.

      Ahh…sem falar na capacidade de Hamilton em tirar o máximo e melhorar os carros….ROSBERG QUE O DIGA, COPIOU O SETUP DE HAMILTON, ISSO PQ SÃO APENAS 3 ETAPAS, BUTTON o rei da tocada, CANSOU DE COPIAR O SETUP DE LEWIS, MAS ISSO NENHUM DELES COMENTA.

      • fabio comentou em 16/04/13 at 0:14

        Concordo plenamente!!! sao poucas as opçoes de blogs de F1…infelizmente estamos sujeitos a esse tipo de jornalismo… mas tenho ctz q um dia ele vai perceber o erro e deixar de comete-lo…

    • ws comentou em 15/04/13 at 19:28

      Se fosse o tal “alemãozinho” is falar que estava fazendo mágica com o carro que tem. kkk… Pois é! O negócio é comceçar a acompanhar pela BBC News Sports.

    • Ferrarista comentou em 16/04/13 at 9:25

      Hamilton largou na pole e chegou em terceiro, se for pra falar dele será pra criticar afinal o cara depois do treino de classificação era considerado o favorito á vitória!!!

    • Murilo Rodrigues comentou em 16/04/13 at 10:09

      Quanto torcedor recalcado…

  25. altieres frei comentou em 15/04/13 at 16:55

    Dá até trocadilho a história do Massa e do macarrãozinho. Ele devia pedir uns toques para o Button.
    Ei, Fábio, você conhece aquela declaração clássica do finado Senna dizendo que a Formula Um não ia mudar a miséria de nenhum brasileiro mas traria algo a mais para suportar a peleja do dia-a-dia.
    Acho que o Fernando também. É impressionante a tocada do rapaz. Tem muito mais do que técnica aí.
    Abraços.

  26. Bruno Poca comentou em 15/04/13 at 16:42

    Fábio, entendo sua reclamação, mas faz muito tempo q não vejo uma temporada tão empolgante e são os pneus um dos fatores principais disso. Lembro que na época do Senna, em que todos é claro gostávamos de F1, só dava ele ou o Prost o ano todo!!! era legal pq o Brasil tava no topo mas a verdade q era uma covardia!!! Se o tal do Felipe Massa estivesse andando na frente, ninguém criticaria os treinos, o DRS, Kers, Pneus e etc…rs. Abraço!

  27. Haroldo Passos comentou em 15/04/13 at 16:40

    A corrida deveria premiar o melhor piloto e o melhor carro. Hoje, e já está chegando ao mercado, o pneu esfarela após quatro voltas e a estratégia comanda a disputa e permite o que se vê com o Massa, com o Weber, com o Rosberg e outros (MARMELADA PURA). As chamadas grandes equipes tambem vendem seus lugares no cockpit.

  28. paulo breno comentou em 15/04/13 at 16:39

    FABIO,PIRELLI CONFIRMA POSSIBILIDADE DE MUDAR OS PNEUS A PARTIR DO GP DA ESPANHA.VAI REALMENTE ACONTECER ESSA MUDANÇA?

    • Fábio Seixas comentou em 15/04/13 at 16:50

      Está no post.

  29. RealBR comentou em 15/04/13 at 16:16

    NÃO QUE EU SEJA ESPECIALISTA EM JORNALISMO, MAS QUERO DIZER QUE PRA MIM, HOJE, SEU TEXTO ESTÁ PERFEITO – SIMPLES, DIRETO E RETO. VALEU.

  30. Wender Higinotsumi comentou em 15/04/13 at 15:52

    Fabio, uma nova marcade pneus não poderia ser um “algo a mais” para apimentar ainda mais as corridas, como na epoca da Guerra Michelin X Bridgestone

    • Fábio Seixas comentou em 15/04/13 at 16:03

      Sim. Mas não vai acontecer.

    • Fernando comentou em 15/04/13 at 22:25

      Discordo, seria um lixo.
      A equipe que tivesse o melhor pneu venceria todas as corridas do ano. O pneu é a peça mais importante de um carro de corrida. Se uma equipe ganhar 0,5 segundo pelo pneu em relação a outra, acabou o campeonato.

      • Murilo Rodrigues comentou em 16/04/13 at 10:15

        Mas seria melhor ter disputa entre as fabricantes de pneus. Nas melhores épocas da F1, sempre teve essa disputa, seria, a ver mer, salutar para o esporte. É claro que ambas as empresas “gastariam os tubos”, mas faz parte de quem quer entrar na competição. O maior problema da F1, a meu ver, é a atual concepção, muita aerodinâmica, soluções enganosas (essa tal de asa móvel, que só pode ser usada em determinados trechos e, pior, o piloto da frente nem pode usá-la). A F1 teria que se reinventar, mudar muita coisa.

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).