Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pílulas do Dia Seguinte

Por Fábio Seixas
15/04/13 10:43

Não gosto de provas em que os pneus provocam tantas variações de estratégia. Do primeiro pit stop (Webber, na 1ª volta) ao último (Di Resta, a 3 voltas do fim), a classificação que se via na tela não correspondia à realidade. Hulkenberg liderava? Sim, mas todo mundo sabia que aquilo era irreal. Vettel em segundo? Seria por pouco tempo. Button na briga? Não, pura ilusão. Não gosto. Confunde o público. Fico imaginando uma criança começando a acompanhar a F-1, sem entender que aquele piloto na liderança não deveria estar lá e não vai estar ao fim do GP. A F-1 precisa entregar um produto mais direto e reto ao público, não um espetáculo que exija calculadora, caneta e papel. Sim, eu entendo a intenção de Ecclestone ao pedir que a Pirelli produza pneus-farofa. Mas um pneu que dura seis voltas, como aconteceu com os macios em Xangai, não aumentam em nada a emoção (porque todos os usaram por pouquíssimo tempo) e complicam um esporte já complexo por natureza;

Alonso foi cauteloso ao falar em chances de título: “Acho que é muito cedo para dizer. Precisamos esperar até as férias no verão para apontar um candidato claro”. O espanhol tem toda a razão. Ele venceu bem, teve uma pilotagem impecável no domingo, mas carro por carro hoje não há nenhum muito superior a outro;

Para Massa, seu mau desempenho na prova foi causado pelo comportamento dos pneus médios após o primeiro pit. “Após algumas voltas, comecei a ter graining nos pneus dianteiros”, disse, referindo-se àqueles macarrõezinhos que se formam na borracha. Segundo ele, isso provavelmente foi causado por uma conjunção das condições da pista com seu estilo de pilotagem. Ok, faz sentido. Mas que o timing do primeiro pit stop não ajudou, também é verdade. Só ali ele perdeu três posições na pista;

Horner, contam, ficou furioso quando repórteres sugeriram que a Red Bull trabalhou contra Webber no final de semana: “Isso é uma enorme idiotice. Esqueçam teorias da conspiração. Como sempre, tentamos levar nossos dois carros às melhores posições possíveis. Qualquer um que sugira uma conspiração contra um ou outro piloto não sabe o que está falando. Mark sabe exatamente o que aconteceu”. Ok, a fúria de Horner é compreensível. Mas ele precisa entender que, dado o histórico recente, a desconfiança também é;

Como se a vida de Webber não estivesse dura o suficiente, ele foi considerado culpado pelo toque em Vergne e perdeu três posições no grid do GP do Bahrein. Em tempo: a FIA acertou nessa, o australiano forçou mesmo a barra;

Falando em acidente, vi e revi o choque entre Pérez e Raikkonen. Considero o finlandês um dos melhores da atualidade, já escrevi isso algumas vezes. Mas, neste caso, acho que o erro foi dele, otimista demais ao colocar o bico do carro ao lado do McLaren e achar que a ultrapassagem estava feita. O mexicano não o fechou de forma agressiva, apenas manteve a trajetória normal;

Finalmente uma boa notícia no quesito pneu. A partir da Espanha, os pilotos de testes escalados para o primeiro treino livre devem ter um jogo a mais à disposição. Hoje, com a distribuição de compostos para todo o final de semana, o que acontece é que as equipes disponibilizam apenas um jogo para o primeiro treino livre. Por isso tão poucas voltas. De Barcelona pra frente, os pilotos de teste terão este jogo habitual e mais um, extra. É um incentivo para as equipes usarem a molecada e, de quebra, para aumentar o movimento na pista. Parece mentira, tão raros são os acertos.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. cristiano comentou em 15/04/13 at 15:29

    Eu não li ainda toda a postagem, mas já vou comentar o início. Sim esse negócio de estratégias diferentes de penus foi uma porcaria. Não gostei muito de ver a corrida. Quase fui dormir no fim. É como se cada piloto estivesse fazendo uma corrida separada um do outro. Eu achei isso uma porcaria. Qualquer disputa que teve, foi meio que invisível. Foi uma bosta pra dizer a verdade né. Não curti.

  2. Ferrarista comentou em 15/04/13 at 15:27

    Se fosse o seu “preferido” Vettel que tivesse feito o que o Alonso fez neste GP aposto q vc diria que foi uma das melhores senão a melhor corrida que vc ja viu na vida! Vc nem ia lembrar dos tais pneus farofa rsrsrsrs!!

  3. ROBERTO LOPES comentou em 15/04/13 at 15:25

    Fábio!

    É incrível como o carro do Massa de repente para de andar, as suas estratégias nunca funcionam, estava em 2º após a parada foi para em 12º lugar e depois não recupera, engraçado que os problemas só aparecem nos carros dos pilotos “secundários”, é muita coincidência ou proposital? por isso deixei de acompanhar a F-1, está mediocre!

    Abs

  4. Eddie comentou em 15/04/13 at 14:57

    Massa se tornou o segundo piloto perfeito da Ferrari, pontuando direitinho sem incomodar o Alonso !!!! Talvez esteja dando menos trabalho ao Alonso do que o Rubinho ao Schumacher !!!! É bom continuar assim porque a sombra do Koba Mito vai ser forte !!!!

  5. Andre, Lisboa comentou em 15/04/13 at 14:44

    Massa ta igual ao goleiro Bruno, sempre colocando a culpa no macarrão…

  6. José Carlos Costa comentou em 15/04/13 at 14:31

    Boa Tarde,
    Gostaria apenas de ressaltar o grande trabalho realizado pelo Hamilton na Mercedes,mesmo com um carro que ainda precisa de ajustes,mostrou seu talento e competência nessas primeiras corridas.

    • Antonio comentou em 15/04/13 at 16:59

      José neste blog é proibido falar bem do Hamilton. vai lá entender o porque.

  7. La Farina comentou em 15/04/13 at 14:28

    Fábio, boa tarde.
    Até agora não entendi bem o que aconteceu no GP da China 2013. Na volta 32, após ultrapassar o Vettel, o Alonso rasga a reta com a asa aberta, sem carros na sua frente. Não vi nenhum comentário sobre isso. É legal? não caberia uma punição?

    • Ferrarista comentou em 15/04/13 at 16:28

      Já vi algumas pessoas questionando isso, a explicação a meu ver é a seguinte:
      Na hora do ponto de cronometragem do DRS a poucos metros antes da curva da grande reta, Alonso estava a menos de 1 segundo do Vettel, aí Alonso ultrapassou o Vettel contornando a curva da reta, então quando Alonso entrou na reta ele já tinha efetuado a ultrapassagem mas como no ponto de medição do DRS antes da reta ele estava a menos de 1 segundo do Vettel ele Alonso pode sim abrir a asa mesmo que ele já tenha efetuado a ultrapassagem antes de entrar na reta , o que vale pra abrir a asa é no ponto de detecção do DRS o piloto estar a menos de 1 segundo do carro da frente.

      • Alberto comentou em 15/04/13 at 19:32

        É isso.

  8. Giuliano SPFC comentou em 15/04/13 at 14:14

    Não estou cornetando o Massa, assisto as corridas porque gosto de F1, mas essa explicação dos Pneus não cola, claramente a estratégia e a parada 1 volta depois dos concorrentes destruiram sua corrida, e é lógico que ele não pode dizer isso publicamente, na F1 com os Pneus atuais quem para depois, sempre estará em desvantagem.

  9. marcelo comentou em 15/04/13 at 14:06

    Este papo de pneus farofa, foi a maneira que encontraram para justificar as dificuldades técnicas da Pirelli ou alguém acha que se Michelin estivesse la, faria um pneu tão ruim?

  10. Nataniel comentou em 15/04/13 at 13:41

    “Parece mentira tao raros os acertos”,,aaa vai nao exagera!! sem drama

  11. Pedro Moral comentou em 15/04/13 at 13:36

    Concordo em genero, número e grau.
    Vc no autodromo, sem um radinho, não sabe o que está acontecendo na corrida.
    Quem está em primeiro, quem está em décimo.
    Na década de 70, eu foi lá que me interessei pelo automobilismo, vc tinha condições de ver pilotos agressivos, mas que detonavam os carros como Gilles Villeneuve e outros cerebrais como Emerson, que sabia controlar o carro para chegar ao final em melhores condições.
    Mas quem via as corridas, sabia que o pretinho tava em primeiro e o vermelho estava em terceiro e assim por diante.

  12. Alexandre Trinidad comentou em 15/04/13 at 13:35

    Afinal de contas, qual foi a decisão com relaçao ao pilotos que abriram a asa na bandeira amarela? Infelizmente nos dá a impressão que essa “indecisão” é mais fruto de uma “manobra política” para não prejudicar este ou aquele piloto do que uma prova realmente justa. A punição dos infratores mudaria totalmente o resultado da corrida. Lamentável.

  13. lucius comentou em 15/04/13 at 13:04

    Não consigo entender a estratégia do Webber de largar com pneus macios, uma volta e trocar por duros. Não fazia o menor sentido nisso.

    • china comentou em 15/04/13 at 14:09

      Seria para escapar do trafego e correr com pista limpa,a 1ª fase da estratégia deu certo ,ele chegou a 8º,mas depois êle mesmo ficou ansioso e bateu no Vergne e estragou tudo.Poderia ter chegado em 4º ou 5º e marcado uns pontinhos em vez de não marcar nada….

      • Ricardo comentou em 15/04/13 at 22:11

        Ele bateu no Vergne porque viu o Tião vindo atrás dele pelo retrovisor haha. Aí ficou nervoso e quis tentar passar logo e fez besteira.

    • Jefferson Viana comentou em 15/04/13 at 15:01

      Sim, faz sentido! Já q ele largou dos Box, no fim do pelotão… nao daria pra sair fazendo ultrapassagens de todo jeito arriscando assim a corrida, pra depois de 6 voltas ter q parar, e como as equipes calcupalaram q usar o pneu mais duro era a melhor opção, ele frz a troca evitando assim qualqur tipo de acidente na primeira volta, e depois q saisse já com os penus duros teria apenas q acelerar até p fim sem q ter q usar o mais macio

  14. Leandro F1 comentou em 15/04/13 at 12:59

    Acredito que o carro do Massa estava ótimo, basta ver que na largada e algumas voltas do começo da corrida, ele pressionou o alonso inclusive ultrapassou o Hamilton junto com o alonso então não tem outra justificativa a não ser o pneu, para seu mal desempenho após o primeiro pit que tambem diga-se de passagem o prejudicou bastante. Não sei, mais é impossível um carro que voou no começo simplesmente mudar sem nenhuma alteração, se fosse algum tempo atras até acho que poderia ser o Massa que estava mal, mas duvido pois este ano ele esta totalmente motivado ele deve ter dado tudo que tinha mas o carro não ia, basta reparar ele tentando passar o Diresta ele tentou mas não conseguia, bem acredito no talento do Massa é uma pena o pneu se desgastar tanto com estilo de pilotagem dele poisacho que este ano ele pode ser uma pedra no sapato do Alonso .

    • Adler comentou em 15/04/13 at 13:55

      O estilo de pilotagem do Massa é muito dependente do grip mecânico do carro. Vcs puderam notar que nos treinos e na largada, ele andou muito bem com os pneus macios. Qdo ele trocou para os pneus médios, o desempenho dele caiu abruptamente, não conseguia mais atacar, por isso perdeu muito tempo atrás da Force India do Sutil. O próprio Felipe disse nos treinos que o comportamento do carro com os pneus médios era outro.

      Como disse o Galvão Bueno na corrida, O Alonso ataca mais forte as entradas de curva e sai mais devagar, ao contrário do Felipe, isso faz do Alonso não ser tão dependente dos pneus.

      Um piloto completo tem que saber administrar justamente o seu lado mais deficiente. Infelizmente o Massa não se encaixa nessa categoria.

  15. Felipe comentou em 15/04/13 at 12:54

    É triste mesmo como está a F1.
    Até certo ponto pneus diferentes é legal, mas está ficando chato.

    É triste ver como Hamilton que é o melhor piloto ou o mais rápido por conta dos pneus não consegue tirar mais do carro.

  16. Paulo Geroldo comentou em 15/04/13 at 12:53

    Esses pneus estão tirando o pouco da graça que a Fórmula 1 está tendo este ano.

  17. Manoel Barros comentou em 15/04/13 at 12:45

    É estranho a Pirelli aceitar esse tipo de coisa. Que marketing é esse? Alguém, em sã conciência, compraria pneus dessa marca? É lógico que não se trata da mesma coisa. São produtos distintos. Mas, de qualquer forma, é uma péssima propaganda.

  18. Peter Zero comentou em 15/04/13 at 12:42

    O conceito desses pneus está indo opostamente ao que deseja a maioria das competições e a indústria, a Pirelli deve estar ganhando muito dinheiro para fazer essa antipropaganda.

  19. Mauro comentou em 15/04/13 at 12:36

    O Massa, com todo respeito a pessoa dele, nunca soube ser constantemente rápido, nunca soube economizar equipamento e sempre foi afoito.

  20. marcelo comentou em 15/04/13 at 12:34

    Queria saber se a F1 tem um plano de sustentabilidade para cada corrida. É impressionante o montante de borracha, gasolina, CO2 e por aí vai a cada vez que temos uma dela.

  21. Kobayashi Fan comentou em 15/04/13 at 12:27

    O problema é que com o pneu macio o piloto só conseguia fazer tempo decente nas duas primeiras voltas, no resto ele ficava se arrastando. Sem falar nas outras limitações que as equipes precisam fazer nos carros para não prejudicar mais ainda o desgaste. Isso é uma piada.

    A Pirelli deixa muito a desejar em todas as categorias em que compete. No WRC eles venceram a licitação de forma duvidosa contra a Michelin, mas lá todos os pilotos reclamavam constantemente da falta de durabilidade e performance. Resultado, quando o contrato terminou a Pirelli pulou do barco. : )

    Eu acredito que a Michelin conseguiria fazer um pneu que desgastasse rápido propositalmente, mas com um desempenho bem melhor e mais constante.

    • Paulo comentou em 15/04/13 at 14:42

      A Michelin? A empresa que fez um pneu faraofa que só durava seis voltas em Indianápolis (numa época em que o número de trocas era limitado pelo regulamento)? A empresa que gerou uma dos maiores vexames da F1 quando as equipes que usavam seus pneus não disputaram a prova?
      É essa Michelin ou existe outra?

      • Kobayashi Fan comentou em 15/04/13 at 20:31

        A Michelin não disputou o GP dos EUA em 2005 por outro motivo, e nesse mesmo ano em que as trocas de pneus foram proibidas durante a prova, a Michelin venceu 18 das 19 corridas.

  22. Saulo Campos comentou em 15/04/13 at 12:23

    Fábio, você acha o Bianchi candidatíssimo a Ferrari ano que vem? Caso sim, apostaria o Massa em qual assento?

    • Fábio Seixas comentou em 15/04/13 at 13:02

      Sim. E não sei, ainda está cedo pra falar em mercado.
      Abs

  23. FERNANDO comentou em 15/04/13 at 12:07

    Fábio, se o KIMI tivesse mais vontade e empenho, vc acha que ele seria mais completo do que o Alonso?

    • Fábio Seixas comentou em 15/04/13 at 12:10

      Acho que seria uma briga boa. Mas também acho que a diferença entre os dois é bem pequena hoje.
      Abs

  24. china comentou em 15/04/13 at 12:06

    A F-1 está dominada pelos pneus,toda a tecnologia e todo aquele aparato tecnológico de apoio e no fim são os “pisantes” que resolvem para quem vai a vitória,que ironia…

    • cristiano comentou em 15/04/13 at 15:39

      Sim o GP da china foi uma porcaria como eu comentei ali em cima por parecer que cada piloto estava disputando uma prova separada uma do outro. E sim, estão andando sobre ovos como disse o Shumacher. Mas acho que foi um GP isolado. Espero que no Bahrein volte ao normal. Mas é melhor com esses pneus do que com uma corrida monótona com um cara vencendo de ponta a ponta toda vez.

  25. Bruno Molina comentou em 15/04/13 at 12:05

    Pneu, pneu, pneu…se fizer uma estatística de quantas vezes é falado pneu e ultrapassagem na transmissão da F-1, pneu ganha disparado…

    Triste ver que a F-1, não é de hoje, virou uma competição de pneus…

    Fora o Massa que usará pneus como desculpa para todo mau desempenho dele no ano…”ah, mas meu estilo de pilotagem não encaixa com o pneu tal…” Então procura outra coisa pra fazer da vida e dá lugar pra outro e pára de mamar na teta da Ferrari…

  26. Alexdias comentou em 15/04/13 at 11:52

    Também achei ridículo esses “pneus”. Mas como o carro da Ferrari (Malonso) parece ter se adapado melhor que os outros a essa palhaçada, acho difícil mudar algo.
    Um outro ponto a se destacar foi o erro da RBR com o Vettel no último pit, pois se tivesse chamado ele uma volta antes, ele passaria fácil o Hamilton.

    • isabella comentou em 15/04/13 at 15:43

      Alex sei la do que,quando vão deixar de invejar o Alonso?. Claro nunca, pois é o melhor

      • Douglas comentou em 15/04/13 at 20:36

        Ninguém inveja o Alonso, também não nego que ele seja um grande piloto, mas o que ele tem de grande piloto tem na mesma proporção de mal caráter, muitos aqui criticam o Shumacher, dizendo que ele era desleal, eu não critico, Shumacher perto do Alonso seria um santo, e mesmo assim o Shumacher ganhou 7 títulos, já o Alonso com toda patifaria que faz ano após ano só conseguiu 2 campeonatos até agora, realmente é o MELHOR PILOTO DA HISTÓRIA DA F1 kkkkkkk.

  27. Wender Higinotsumi comentou em 15/04/13 at 11:45

    Esses pneus da F1… tem o comportamento igual quando se passa aquelas borrachas escolares em um lixa grossa.

    Chega a ser ridiculo um pneu durar apenas 6 voltas. Acho que denigre a imagem do esporte e ainda passa um ideia errada da fornecedora

  28. Juliano comentou em 15/04/13 at 11:23

    Também não curto isso. Teria que ser mais simples; afinal de contas, quando é que a F1 vai voltar a ser decidida, de fato, na pista? Pelo menos, nesse ano, existe um equilíbrio entre os carros; se tivéssemos apenas uma troca de pneus por corrida, já ficaria de bom tamanho; acho um saco essa história de 2, 3 paradas; em tempo…o Alonso é fora de série, o Massa sempre escolhe a pior estratégia; porquê não repete a estratégia do ALONSO???

  29. Alfredo comentou em 15/04/13 at 11:11

    Pois é Fábio, s
    o fato de os pilotos serem obrigados a usarem 2 compostos diferentes por corrida já deveria ser suficiente, esses pneus manteiga são ridículos e penso que não ajudam em nada a imagem da Pirelli, na verdade psicologicamente tenho medo de comprar pneus dessa marca agora, me dá a ideia que duram pouco, Ok sei que são completamente diferentes, mas a ideia que fica é essa, na hora de comprar pneus novos é essa a ideia que vem na cabeça, com as antigas fornecedoras a ideia é que os pneus eram fortes já que aguentavam um F1!!!

  30. Victor Dias comentou em 15/04/13 at 11:10

    Comentário muito pertinente com relação aos pneus. Há tempos não sei qual é o piloto mais rápido da F1. A gente sabe qual é, dentre os competentes, que gasta menos borracha. E de fato as corridas estão movimentadas, mas de uma forma cada vez mais artificial. Será que tudo isso se justifica pela necessidade do show?
    Massa é o exemplo de alguém que andava bem quando só se precisava ser rápido. Ele não sabe ser rápido e econômico ao mesmo tempo.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).