Pílulas do Dia Seguinte
15/04/13 10:43Não gosto de provas em que os pneus provocam tantas variações de estratégia. Do primeiro pit stop (Webber, na 1ª volta) ao último (Di Resta, a 3 voltas do fim), a classificação que se via na tela não correspondia à realidade. Hulkenberg liderava? Sim, mas todo mundo sabia que aquilo era irreal. Vettel em segundo? Seria por pouco tempo. Button na briga? Não, pura ilusão. Não gosto. Confunde o público. Fico imaginando uma criança começando a acompanhar a F-1, sem entender que aquele piloto na liderança não deveria estar lá e não vai estar ao fim do GP. A F-1 precisa entregar um produto mais direto e reto ao público, não um espetáculo que exija calculadora, caneta e papel. Sim, eu entendo a intenção de Ecclestone ao pedir que a Pirelli produza pneus-farofa. Mas um pneu que dura seis voltas, como aconteceu com os macios em Xangai, não aumentam em nada a emoção (porque todos os usaram por pouquíssimo tempo) e complicam um esporte já complexo por natureza;
Alonso foi cauteloso ao falar em chances de título: “Acho que é muito cedo para dizer. Precisamos esperar até as férias no verão para apontar um candidato claro”. O espanhol tem toda a razão. Ele venceu bem, teve uma pilotagem impecável no domingo, mas carro por carro hoje não há nenhum muito superior a outro;
Para Massa, seu mau desempenho na prova foi causado pelo comportamento dos pneus médios após o primeiro pit. “Após algumas voltas, comecei a ter graining nos pneus dianteiros”, disse, referindo-se àqueles macarrõezinhos que se formam na borracha. Segundo ele, isso provavelmente foi causado por uma conjunção das condições da pista com seu estilo de pilotagem. Ok, faz sentido. Mas que o timing do primeiro pit stop não ajudou, também é verdade. Só ali ele perdeu três posições na pista;
Horner, contam, ficou furioso quando repórteres sugeriram que a Red Bull trabalhou contra Webber no final de semana: “Isso é uma enorme idiotice. Esqueçam teorias da conspiração. Como sempre, tentamos levar nossos dois carros às melhores posições possíveis. Qualquer um que sugira uma conspiração contra um ou outro piloto não sabe o que está falando. Mark sabe exatamente o que aconteceu”. Ok, a fúria de Horner é compreensível. Mas ele precisa entender que, dado o histórico recente, a desconfiança também é;
Como se a vida de Webber não estivesse dura o suficiente, ele foi considerado culpado pelo toque em Vergne e perdeu três posições no grid do GP do Bahrein. Em tempo: a FIA acertou nessa, o australiano forçou mesmo a barra;
Falando em acidente, vi e revi o choque entre Pérez e Raikkonen. Considero o finlandês um dos melhores da atualidade, já escrevi isso algumas vezes. Mas, neste caso, acho que o erro foi dele, otimista demais ao colocar o bico do carro ao lado do McLaren e achar que a ultrapassagem estava feita. O mexicano não o fechou de forma agressiva, apenas manteve a trajetória normal;
Finalmente uma boa notícia no quesito pneu. A partir da Espanha, os pilotos de testes escalados para o primeiro treino livre devem ter um jogo a mais à disposição. Hoje, com a distribuição de compostos para todo o final de semana, o que acontece é que as equipes disponibilizam apenas um jogo para o primeiro treino livre. Por isso tão poucas voltas. De Barcelona pra frente, os pilotos de teste terão este jogo habitual e mais um, extra. É um incentivo para as equipes usarem a molecada e, de quebra, para aumentar o movimento na pista. Parece mentira, tão raros são os acertos.
Fábio, não sei se você percebeu, mas teve uma do Kimi que passou despercebido pra muita gente… depois do toque no Perez ele mandou no rádio: “What the hell is he doing?”
Pros fãs do Homem de Gelo, isso daria uma ótima camiseta!
Abs
Concordo plenamente com o comentário sobre os pneus, é uma coisa forçada demais, ano passado tivemos vários ganhadores diferentes nas primeiras etapas, parecia que a Pirelli não gostava de quem ganhava a prova anterior e fazia um pneu pra não deixá-los ganhar novamente.
Acho um preço muito pesado a pagar por um campeonato “equilibrado”.
Alguma idéia sobre qual equipe o Massa pode ir ano que vem? Na Ferrari certamente ele não fica.
Poderíamos fazer um bolão já rsrsrs
Fabio, nao sei se alguem reparou mas na China vimos os 5 campeoes ocupando as 5 primeiras posicoes: Alonso, Kimmi, Hamilton, Vettel e Button. Um representante de cada uma das 5 grandes equipes. Vimos um desfile dos primeiros pilotos. Nao eh a toa que foram campeoes no passado. O Massa foi o melhor segundo piloto, chegando em sexto.
Parabens pelo blog,
Abraco
Bem notado.
Abs
Fabio, sobre o Massa, e muito estranho o desempenho do carro apos a primeira troca dos pneus, acho que estavam descalibrados com certeza, na F1 ha tanta sujeira, e muita falcidade. Acho porque o Massa no inicio estava incomodando o Alonso. De sobra a equipe deixou entre eles, Hamilton, Kimi e Vettel. Nao adiantou fazer uma boa largada. Sobre os pneus, este fabricante NUNCA teve tradição na F1. Sempre foi uma porcaria.
Bom dia Fabio.
Ao tentar acessar o seu blog, tem acontecido com frequência de me deparar com a mensagem “você atingiu o limite de acessos, para continuar lendo este artigo assine a Folha” (não me lembro exatamente o texto mas era algo assim).
Por que a Folha está regulando o acesso ao seu blog?
Abraço e parabéns pelo conteúdo.
É a política da Folha, e não abrange apenas o meu blog. É algo que já está sendo feito desde o ano passado.
Abs
“…um espetáculo que exija calculadora, caneta e papel…”
Conheço uma jornalista (você sabe quem é!) que usa computadores da NASA pra essas contas!!! :O)
Chamar a F1 de complexa é exagero.
É complexa para quem sabe o que é aerodinâmica, vácuo, conhece a Caterhamm e estratégia de paradas.
Para os cotistas-bolsistas da banânia é increvelmente simples: Quem chega na frente ganha.
jÁ ENTENDI PORQUE ESSA BIRRA TODA COM OS PNEUS: SEBASTIAN VETTEL NÃO VENCEU!!!!
Essa crítica toda aos pneus,foi porque o queridinho vettel não venceu? ….Se vettel tivesse vencido,a opinião com certeza seria outra,não é mesmo FÁBIO SEIXAS?
Excelente post! Pneu de 6 voltas nao da, ne? Fabio ou Alguem sabe se ja foi publicado a classificaçāo atualizada do campeonato dos palpiteiros??
APOS 30 ANOS TIREI A F1 DA MINHA AGENDA, ESTOU VENDO A NASCAR LA A COISA E MAIS SERIA.
Parabéns Fábio Seixas pelo artigo. A Fórmula 1 virou uma chatice com esse negócio de pneu macio, médio, duro e as estratégias para colocá-los, quantas voltas um pneu suporta, etc. As duas palavras mais ouvidas numa transmisão hoje são: pneu e estratégia. E para completar tem o tal jogo de equipe que impede a real competitividade nas pistas. Piloto? Mero detalhe, importante é o engenheiro.
Eu gosto do que anda acontecendo com os pneus. Mostra realmente quem é piloto de verdade e quem não é, afinal, antes era apenas sentar no carro acelerar e quem tivesse o melhor carro vencia. Faz algum tempo que os pneus tem esse tipo de rendimento e eu acho bem interessante outra coisa, mesmo que Hulk não “devesse” estar ali em primeiro a Sauber aparecer ali como a Force India apareceu na australia (acho) traz mais investidores para a F-1, isto é, aparece o carro na tc e isso traz investidores o Verstappen não largava com menos combustivel para poder mostrar os patrocinadores da Arrows na tv? A F-1 e as equipes assim na atual forma quse todas aparecem constantemente na tv e isso mais adiante pode trazer mais equilibrio financeiro para as equipes medias e pequenas e quem sabe até trazer outras equipes para a F-1. Não é nada complicado de entender, afinal tem as informações na tela de posição do piloto, número de paradas e tipo de composto a ser usado. Gosto do que acontece, ver carros como a Sauber, Force India liderando corridas mesmo que por um certo momento (e Alonso acho que nem passou o Hulk na pista) é bem legal, divertido e acaba meio que com aquela coisa enjoativa de esta na liderança as equipes grandes. Todas as equipes que ali estão merecem respeito, agregam ao esporte e tentam, até a HRT merece respeito, pois foi lá e tentou competir com gigantes. Sou torcedor da McLaren e espero que logo meu time volte a brigar por vitórias.
Além dos pneus de isopor, temos KERS, Q1, Q2, Q3, pit stops a toda hora, bandeiras amarelas, abertura de asas, ordens de equipes, ordens ENTRE equipes e mais um monte de recursos artificiais para gerar emoção de mentira. Nunca sabemos ao certo quem está na frente. Não é a toa que chamam de circo.
faltou braço pro massa. O alonso nâo fica 3 votas atras de alguem, ele passa logo. O massa tem que ser mais arrojado. O pneu dele só deu macarraozinho porque ele ficou 5 voltas atras do di resta. Diz que esta confiante, mas tem medo de arriscar.
Fábio…acompanho F1 e seu blog de longa data. Acompanho o Flávio Gomes e o Lívio Orichio também…
Li hj a espetada do FG no LO. Ow, rola stress entre os dois?
Vc e o Flávio são brothers né…ele tá aí direto no RJ te visitando! Pelo menos é oq vejo no seu twitter! Hehehe
Já o Livio já deu uma espetada em vc via Tazio dizendo que o site apenas traduzia o Autosport enquanto ele e o TotalRace produziam reportagens em loco…
Curiosidade apenas…se puder responder só com um sim ou não…mas rola assim esses estresses no meio jornalístico?
Abs
Depois de assistir à corrida de F1 na madrugada e, logo após, seguir às 6h de Silverstone do WEC, não dá mesmo para entender ao que chegou a categoria máxima! Pilotos em posições “virtuais”, pneus se esfarelando em menos de 5 voltas!
No WEC, podia até ter rolado um “multi 12” pela Audi, mas não, os R18 disputaram a primeira posição e o #2 foi pra cima do #1 e o conseguiu ultrapassar nas voltas finais, depois de uma disputa acirrada!
Teve vitória do Pizzonia, do Senna e do Rees!
Até mesmo “o mito” Kobayashi subiu ao pódio!
Enfim, ao meu ver, isso sim é automobilismo!
O KERS, a asa móvel e principalmente esses pneus que se desgastam foram as melhores coisas que aconteceram na F1. Incrível como tem jornalista conservador. Querem o que? A volta das corridas chatas? Essa é a melhor F1 de todos os tempos.