Há vida fora da F-1
14/04/13 20:08Começou neste domingo, com as 6 Horas de Silverstone, a segunda edição do WEC (World Endurance Championship), o Mundial de Endurance.
Com bom desempenho dos brasileiros.
Na categoria principal, a LMP1, a vitória ficou com o Audi e-tron quattro do trio Kristensen-Duval-McNish. O outro Audi, de Lotterer-Tréluyer-Fassler, ficou em segundo, seguido pelo Toyota de Davidson-Buemi-Sarrazin.
Uma virada, já que o domínio nos treinos havia sido da marca japonesa.
Pizzonia foi o grande nome da sua equipe na vitória na classe seguinte, a LMP2. O amazonense dividiu um protótipo Oreca 03-Nissan com o tailandês Graves e o jersiano Walker.
Na LMGTE Pro, Bruno Senna venceu com um lindíssimo Aston Martin, ao lado do alemão Mücke e do inglês Turner.
Rees ficou em segundo na LMGTE Am, com o único Corvette da pista, dividido com os franceses Bornhauser e Canal.
Mas o ponto que eu quero destacar é a felicidade de Bruno.
Deem uma olhada neste vídeo e me digam se não é outro piloto em comparação com aquele cara acabrunhado dos últimos tempos de F-1…
A F-1 é o máximo que um piloto pode querer? É.
A vida acaba se não dá certo? Não.
Bruno, como muitos outros já fizeram, está descobrindo isso agora.
A essa altura , ano passado, o Bruno já tinha marcado 14 pontos para Williams.
2013 Williams – zero pontos . Tem que falar mais alguma coisa.
Quando eles vão percaber a besteira que fizeram , desdenhando do Bruno.
diz isso p massa..sai fora da f1, vc não tem braço p isso
Antes da F-1 chegar a esse status top do automobilismo mundial, a categoria teve um passado histórico que marcou muitas gerações com suas fantásticas equipes e lendários pilotos. E se deveu também a muita divulgação e atenção da mídia esportiva e do meio empresarial automobilístico. E nas últimas duas décadas, o esporte atraiu bastante público, tão rapidamente quando passou ao mesmo tempo a ganhar muito dinheiro. E com isso, a F-1 tornou – se um esporte bilionário e uma das categorias esportivas mais importantes do mundo.
É daí que o drama começa para a maioria dos pilotos que almejam participar da F-1. Atualmente, para um piloto aspirante a competidor de F-1, não só tem que ter um currículo de excelente piloto e títulos de campeão das outras categorias de acesso, mas também, levar muita grana e importantes patrocinadores para conseguir uma vaga numa equipe de ponta, média ou barca furada.
Se o desempenho do piloto não corresponder aos resultados numa temporada ou até mesmo em alguns GP’s, o piloto é convidado à se retirar da equipe e dar lugar à outro piloto que tenha mais dinheiro na bagagem. Ás vezes, acontecem fatos surpreendentes de um piloto muito bom ficar fora da equipe. Mesmo que este piloto tenha demonstrado seu talento e sua capacidade de ótimo piloto, este ficou à ver navios ao estar fora da F-1. Foi o que aconteceu atualmente com o piloto japonês Kamui Kobayashi que ficou sem equipe na F-1. Imaginem se a história tivesse sido outra se o japonês tivesse ficado na F-1 e talvez hoje, fosse o atual piloto da McLaren?
Em alguns posts anteriores, Fábio Seixas havia comentado o seguinte: Na F-1 você é um Vettel ou está queimado.
Mesmo assim, ainda existem outras categorias competitivas e emocionantes. E o semblante de felicidade de Bruno Senna mostra o quanto a F-1 não é o centro do universo do esporte a motor.
Não só de F-1 vive o automobilismo mundial.
Falou tudo… Não tem nada pior doque você saber q é bom e não ter oportunidade de mostrar ou ser reconhecido.
Rapaz, isso é que é patriotismo. E quantos seguidores você tem, Fábio. Sugiro colocar uma bandeirinha do Brasil, sil, sil, no logo após seu nome. A turma ia delirar. Afinal, até corrida de carrinho de rolimã está valendo se o Senna ou o Piquet vencerem. Nossa. E quanto a corrida de ontem, Fábio? É, a corrida que valeu, a da F1, aquela que vale, de verdade. Você e seus seguidores devem estar muito decepcionados. Mandaram o pau no Alonso, porque disse a verdade e vocês se doeram. E agora? Mostrou na pista que é melhor. Enquanto o outro….a culpa foi dos pneus…..Desculpem, mas vocês estavam errados. Alonso é melhor e pronto. Quanto à RBR, é só mais uma equipe, nada mais, nada de diferente. E o alemãozinho parece ter tanto caráter quanto o alemãozão.
É o que vale mesmo onde? Vale pra você e mais uma meia dúzia de tontos que ainda acreditam que as corridas de F1 não são explicitamente manipuladas, onde tem ordem de equipe o tempo todo, onde meia dúzia de pilotos tem chance de alguma coisa e o resto são mero coadjuvantes por não terem chance alguma no campeonato, numa categoria onde um tal de Pedro Paulo Diniz chegou lá e disse quero correr porque tenho dinheiro, pronto, deixaram ele correr. Esta categoria é para idiotas, gente tonta, nem com o mercado brasileiro eles estão mais preocupados, pois o público aqui está diminuindo cada vez mais, só verificar quantas corridas temos de madrugada. Ali quem ganha não é o piloto, é o melhor carro e pronto. Categoria europeia, para marcas europeias e pilotos europeus, só isso.
Desculpe, mas não entendi nada.
É isso ai Fabio,gostoso ver um brasileiro ganhando. Só fiquei chateado porque voce não assistiu a corrida em que o Helio ficou em terceiro devido a nova cagada da equipe.Quanto ao Massa não devemos dar a ele qualquer crédito,pois é piloto para acertar carro para outro,pois seu contrato assim foi feito e muito dinheiro no bolso.
Parabens aos guerreiros brasileiros, banidos da F1 por causa simplesmente do dinheiro e provando que são bons pilotos, assim como o Nelsinho que foi pra Nascar. Melhor assim que ficar se submetendo a ordens e ordens da Ferrari como o Massa e ficando estigmatizado como um “bun,,,”Eclestone, “di novo”, está ameaçando tirar a F1 de Interlagos. Todo ano a mesma conversa. Melhor tirar e trazer outras modalidades para o país como essas que vc citou, a Nascar e incentivar novos pilotos que estão acabando no Brasil.
NASCAR 10000 x 0 F1
Fábio, bom dia.
Acabo de ouvir na rádio eldorado:
F1, Brasil 2104, não vai ter!
É isto mesmo?
Abs!!!
Creio que a fórmula 1 precisa de uma grande reforma. Temos mais ultrapassagens, mas que são visivelmente artificiais devido ao dispositivo da asa móvel, isso não é competição, sem falar dos pneus. Acho que a fórmula 1 ganharia e muito com a volta dos câmbios manuais ( aquela de braço mesmo ) e manter a mesma estrutura de segurança. Assim poderíamos ver quem realmente é piloto ou não.
Fábio, sei que o post é exatamente o contrário do que vou perguntar aqui, mas você não acha que o Di Grassi foi infeliz em sua empreitada na F1? faltou dinheiro para ele conseguir ao menos uma equipe média? você não concorda comigo que ele é provavelmente o melhor piloto brasileiro em atividade?
Não sei se é o melhor, mas concordo que ele merecia mais chances na F-1.
Abs
Fábio, você pode dizer se a atuação do Bruno foi boa? Afinal, ele venceu, mas dividiu o carro com mais dois pilotos. Enfim (Bruno?!), quero saber até que ponto ele contribuiu com a vitória.
Ele pegou o carro no último turno e guiou na chuva com pneus para seco. Ou seja, foi bem.
Abs
Td bem contigo FÁBIO SEIXAS? Ia falar isso com vc…a vitória de BRUNO SENNA no ENDURANCE.Gostei desta vitória dele .Ele me parece uma cara batalhador , já encontrei numa piscina onde treino travessias.E achei educado e simpático e além disso comeu o “pão que o diabo amassou ” na HRT -F-1.Vc já deve ter entrevistado ele , e deve ter percebi que ele não é arrogante como alguns jogadores e técnicos de futebol.BOA SEMANA até o GP DO BAHEIN…..
Att,
FLÁVIO PENNA
É melhor ser competitivo em outra categoria de sucesso do que ficar pilotando carroças na F1! Na Williams agora ele estaria sem pontos e brigando com o carro para chegar ao final da prova junto com o Maldonado! Se existe vida fora da F1? Existe sim! Até o Emerson encontrou uma vida fora da F1 em 1984 que foi na F-Indy!
Sim! Existe vida fora a F1.. só que para os brasileiros, não. Uma vida muito mais competitiva e com chances mais democraticas para os pilotos!
Belíssimo post.
O Bruno é consistente e não muito veloz. Talvez será feliz nessa nova empreitada, assim como o Di Grassi que é bastante inteligente!
A questão é se há vida fora da F1? rs..O genial Raikonnen foi para o Mundial de Rally…ficou mais perdido que barata tonta, não conseguiu nada e quase se matou…pensou…o que?? Deixa eu voltar para a F1 porque lá se eu conseguir uma equipe melhorzinha eu posso ganhar alguma coisa…esta é a realidade, existem muitas categorias no automobilismo mundial inclusive categorias americanas onde não se submetem a nazista FIA…nos EUA eles não estão nem aí para esta categoria! Nem passam notícias nas televisões de lá! Esta categoria é simplesmente uma categoria européia, onde se tem quase que exclusivamente marcas européias e com pilotos europeus…não sei o que os brasileiros ainda conseguem ver de interessante na F1…pior que isso…não sei como tem pessoas que ganham para comentar sobre isso.
Mas vir cornetar a F1 você vem, né?
Hoje nos temos uma ferramenta pra medir audiencia que é muito boa: twitter.
Ontem durante a corrida a tag #F1onNBC era a 2a e por vezes a 1a mais citada nos TT dos estados unidos. me dei ao trabalho de pesquisar por cidades dos estados unidos, afinal o twitter oferece essa opção, e la estava essa tag tambem. Alem, de eventualmente aparecer nomes de pilotos, equipes nos TT de lá.
E a mesma coisa foi na corrida passada.
Paspalho ignorante. Va ler mais do que a Globo tem a dizer sobre a passagem do Kimi pelo WRC (e pelo esporte em si) e depois faz um comentário patético desse. Paspalho.
Audiência em twitter? Estou falando de dados oficiais amigo! Ninguém assiste esta droga por lá! Eles tem campeonatos muito mais interessantes que esta F1.
Quase se matou? de onde vc tirou isso? Fontes meu amigo? Cada uma que a gente lê…
Ignorantes e mal informados de plantão…o querido Kimi Raikkonen numa prova do mundial de Rally capotou o carro e quase foi para o beleléu sim! Não fez nada por lá! Foi um mero coadjuvante! Tem que ser muito tonto para achar que quem pilota um F1 pilota em qualquer categoria…isso é lenda! O Piquet foi para a Indy e quase perdeu as pernas. Cadê o Kubica?? Não vai voltar para a F1? Outro que se ferrou num rally, mas este deu azar…o tal do Victor vem me falar o que a globo falou sobre o Kimi no WRC…nem merece comentário…se iludam com esta categoriazinha onde tudo é proibido, nada pode, o Fábio Seixas as vezes usa o termo Mimimi…não concordo…é categoria de afeminados mesmo…com disse uma pessoa que postou ai…1000 vezes a Nascar.
Está fazendo o que num blog de um jornalista especializado em F1???
No mais, faz uma pesquisa breve e vai descobrir que a F1 tem um público muito maior que qualquer categoria americana de automobilismo.
Vai descobrir que quem ama carro, necessariamente conhece o nome FERRARI que surgiu como equipe de F1 e vive de F1.
E nos EUA o público de F1 é enorme, gigante também, não deu uma olhada no gp de Austin ??? Ano passado? Fica nos EUA.
Americano que gosta de automobilismo conhece sim a F1 e muito bem.
É verdade…tem mais público que qualquer categoria no Brasil né…depois da PALHAÇADA QUE FIZERAM NA CORRIDA DE INDIANÁPOLIS quando só meia duzia de carros correram por causa dos problemas dos pneus, os americanos não quiseram mais saber desta categoria por lá. O Sr. Ecclestone sempre disse que uma das prioridades era fazer com que a F1 tivesse uma corrida nos EUA porque este é o berço do automobilismo mundial. Nenhuma corrida de F1 é tão tradicional como as 500 milhas de Indianápolis…ou seja, não foram os americanos que foram atrás da F1, foi a F1 que foi atrás dos americanos. O Sr. Ecclestone já percebeu que a F1 não crescerá mais no Brasil, pois o povo não é tão tonto de ficar assistindo algo tão idiota por tanto tempo…ele veio com a ESFARRADA DESCULPA DE QUE TIRARÁ A CORRIDA DE INTERLAGOS POR CAUSA DE INFRAESTRUTURA, detalhe, esta falta de infraestrutura tem mais de 20 anos e só agora ele percebeu…rs…se deliciem com esta categoria de afeminados.
Di Grassi, Pizzoni e Bruno felizes!!!!! Excelente que estejam felizes por lá.
Isso é ótimo porque reduz a chances de tentar um retorno por conta de uma vaga comprada.
Não fazem a menor falta na F1!!!!
Isso prova que o Bruno é um bom piloto e com o carro certo nas mãos, pode ser vitorioso!!! Parabéns Bruno!!!
É isso aí, parabéns pra ele, belíssimo post Fábio.
Quem gosta mm de automobilismo, sabe q F1 é só, a cereja do bolo, tem muita coisa legal por aí, e sem dúvida o WEC é de altíssimo nível, assim como a Rolex, e tantas outras séries de turismo.
O WEC substituiu a Le Mans series européia? e a FIA GT?
É uma pena q vc não gosta de NASCAR Fábio.
E o Lucas di Grassi?
Não participou desta etapa.
Abs
Fabio Seixas, sei que parece ser algo remoto, mas você acha que com essa vitrine e se continuar desempenhando um bom trabalho na Aston Martin, o Bruno Senna pode voltar a F1.
Pergunto isso, pois há hoje no grid o Paul Di Resta, que conseguiu aparecer muito bem na DTM e é piloto da Force India a algumas tempoaradas. Patrocinadores e chefes de equipes podem ver o Bruno com bons olhos assim como viram o Di Resta?
digo mais, com a Williams se arrastando no grid com Maldonado e Bottas, e ainda sem o dinheiro dos patrocinadores de Bruno, não duvido muito que o telefone dele toque no meio do ano.
e vc acha que Bruno Senna tem capacidade de “salvar” a Williams???
Wender, sei que a pergunta foi obviamente direcionada ao Fábio, mas você não acha que o Bruno já não teve chances suficientes na F1? eu pelo menos acredito que não há muito o que ele possa fazer por lá, agora eu gostaria muito de ver o Di Grassi em uma Force India ou Lotus da vida, acredito que teria mais sucesso!
O Di Grassi sem duvidas merece outra chance também. Vale lembrar que ele so não foi campeão da GP2, por acaso e ainda na sua ultima temporada ele não participou de 2 ou 3 etapas e mesmo assim chegou em terceiro. Na minha opinião ele é o melhor brasileiro no automobilismo atualmente.
Quanto ao Bruno, vale ressaltar que apesar de ter tido um ano fraco na Williams, ele foi melhor que o Maldonado (apesar de ter terminado atras do venezuelano, vale lembrar que a equipe pisou na bola na estrategia algumas vezes e suas apresentações foram mais constantes)
O Di Grassi na Lotus ia dar muito trabalho para os demais. Ele foi piloto de testes por anos da antiga Renault e sinceramente eu não entendo ate hoje, porque ele nunca foi efetivado.
Concordo com você, Di Grassi é o melhor brasileiro atualmente, assim penso eu, agora creio mesmo que falta um bom dinheiro para que possa “pagar” por sua vaga na F1, mas é bom ver que ele está se dando bem em outra categoria e espero que seja feliz e bem sucedido por que o cara pilota muito!