Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Alonso, mordido, iguala Mansell

Por Fábio Seixas
14/04/13 05:50

Quem ficou acordado viu uma exibição de gala de Alonso nesta madrugada, em Xangai.

Alonso comemora em Xangai (Eugene Hoshiko/AP)

 

O espanhol estava claramente mordido. E transformou isso em pé fundo no acelerador.

Largando em terceiro, venceu o GP da China. Foi a 31ª vitória na carreira, o que o coloca como quarto piloto mais vitorioso da história, ao lado de Mansell. 

Raikkonen foi o segundo, seguido por Hamilton e Vettel. Massa teve um bom início de prova, mas depois se perdeu: terminou em sexto.

Na largada, Hamilton manteve a ponta e a Ferrari foi o destaque.

Alonso pulou para segundo e Massa, para terceiro. Raikkonen, segundo no grid, caiu para quarto.

O top 10 na primeira volta, Hamilton, Alonso, Massa, Raikkonen, Rosberg, Grosjean, Ricciardo, Button, Vettel  e Hulkenberg.

Lá atrás, Webber saiu com pneus macios, deu uma volta, parou nos boxes e colocou os médios. Partiu para uma estratégia maluca.

Alonso não deu sossego para Hamilton. Na quinta volta, partiu pra cima, jogou para a esquerda e passou. Massa aproveitou o embalo, jogou para a direita e também fez a ultrapassagem. Sensacional.

Na volta seguinte, Hamilton foi para os boxes, seguido por Rosberg.

Sutil também foi, mas por um motivo ainda mais complicado: foi acertado por Gutierrez no final da reta, ao melhor estilo torpedo desgovernado celebrizado por Schumacher.

Líder, Alonso parou na sétima volta. Massa entrou na seguinte e se deu mal. Perdeu posições para Hamilton, Raikkonen e até para Webber.

Na décima volta, o brasileiro passou o australiano.

“Alonso está muito rápido”, disse Hamilton, pelo rádio. É, estava mesmo: o espanhol vinha babando no capacete, passando para trás mesmo aqueles pilotos que ainda não haviam passado pelos boxes.

Na 14ª, Hulkenberg e Vettel pararam.

Simultaneamente, Webber tinha problemas: bateu em Vergne, e foi para os boxes trocar pneus e bico. Na volta, a vida continuou complicada: instantes depois, ele perdeu a roda traseira direita e abandonou.

Que vexame para a Red Bul…

O líder? Button, que ainda não tinha parado.

Na 20ª, Massa e Rosberg entraram nos boxes pela segunda vez. Na 21ª, Alonso não quis saber de esperar: partiu para cima de Button, passou, reassumiu a liderança.

Na volta seguinte, Hamilton e Raikkonen pararam.

Alonso parou na 24ª, exatamente quando Button entrou para seu primeiro pit. Pérez só parou na 25ª.

Admirável, o comportamento dos McLaren com os pneus médios.

Lá na frente, continuava tudo embaralhado entre pilotos com uma e com duas paradas. Vettel (1 pit) liderava, seguido por Alonso (2), Hulkenberg (1), Button (1) e Hamilton (2).

Na 29ª, Hamilton passou Button. Instantes depois, Alonso passou Vettel. A diferença de estratégias significou briga zero em ambas as disputas.

Três voltas depois, Vettel parou. Retornou atrás de Massa e passou o brasileiro voando, na curva 6 _Massa não deve ter visto até agora.

Vettel continuou acelerando forte. Na 34ª, passou Hulkenberg. Sua próxima vítima seria Button. E foi: levou três voltas para que o tricampeão fizesse a ultrapassagem.

Enquanto Vettel dava show, Massa e Hulkenberg paravam mais uma vez. Hamilton entrou na seguinte.

Foi quando veio uma indicação surreal na tela: Vettel, Webber, Raikkonen, Bottas, Ricciardo, Chilton, Button e Grosjean seriam investigados após a prova por uso do DRS fora da área delimitada.

Surreal, repito. Incompreensível. Demora em julgamentos de acidentes em até entendo. Envolve questões subjetivas, depoimentos, etc.

Mas não entende demora para olhar na tela e ver se o sujeito usou a asa no lugar errado da pista. Não dá. Inacreditável.

Na 41ª, Alonso fez seu terceiro e último pit. Voltou atrás de Vettel. Passou voando, no mesmo estilo de Vettel contra Massa, pouco antes.

Button, então, começou a perder ritmo. Normal, ainda estava com os pneus de sua única parada.

O inglês só entrou na 50ª. Voltou atrás de Massa e usou a asa para deixar o brasileiro para trás. Vettel entrou na 51ª e voltou à pista em quarto.

Pelo rádio, a Ferrari já pedia para Alonso tirar o pé e administrar. “É o que estou fazendo”, respondeu.

Na linha de chegada, o espanhol tinha 10s1 sobre Raikkonen. Hamilton e Vettel brigaram até o fim, com vantagem para o inglês.

“Fenomenal, fenomenal. Um grande final de semana, depois de tanta pressão”,  disse o engenheiro ferrarista ao espanhol.

Massa fez uma prova apagada, apagada. De quebra, perdeu a dianteira sobre Alonso no Mundial. 

Na classificação, a liderança ainda é de Vettel, com 52 pontos. Depois aparecem Raikkonen, com 49, e Alonso, com 43. Hamilton é o quarto, com 40. Massa é o quinto, com 30.

No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 78 pontos, contra 73 de Ferrari e 60 de Lotus.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Raphael comentou em 15/04/13 at 11:19

    Concordo que o consumo de pneus está um pouco exagerado, fazer um pit-stop 6 voltas depois da largada é realmente um pouco demais. Mas é bem mais divertido que as procissôes de até bem pouco tempo atrás. Não era essa a reclamação? O ano de 2012 foi talvez o ideal em termos de gasto de pneu. Esse ano ficou um pouco demais. Mas vale lembrar que a irrealidade da liderança na corrida foi devido ao fato de que Hulkenberg, Vettel e Button escolheram largar de pneus duros. É escolha de estratégia, não há o que fazer em relação a isso.
    A Ferrari melhorou o carro em termos de classificação, que era o ponto (bem) fraco em 2012. Ficou só a 3 décimos da pole na China. E se no ano passado já tinha um carro que na corrida conseguia pódio, com essa melhora pra esse ano pode realmente sonhar em disputar vitórias de igual pra igual, ao invés de ficar contando com infortúnios de outros pilotos ou condiçoes adversas.
    Massa é um piloto medíocre. Não sabe regular o carro para a corrida. Sua configuração gasta demais os pneus. O mais engraçado é que ele próprio fala sempre que os pneus não funcionaram pra ele e aí chega na próxima corrida acontece tudo de novo. Se repetir o mesmo erro 2 vezes é considerado burrice, o que falar de pelo menos 2 anos, corrida após corrida, seguindo no mesmo erro? Vale mais a pena configurar o carro para ser um pouco mais lento, mas conseguir os pneus durarem o cada stint precisa, do que ser rápido poucas voltas e depois ficar se arrastando nas últimas 6 ou 7 voltas de cada stint. Pensando bem, medíocre é elogio.

  2. Luis Carlos comentou em 15/04/13 at 10:30

    Cabeça de JORNALISTA TORCEDOR É UMA M onde ele viu disputa de Hamilton e Vettel. Agora eu pergunto o Vettel conseguiu pelo menos botar o carro do lado do Hamilton?

  3. Sandro comentou em 15/04/13 at 10:04

    Lendo a reclamação dos pilotos no UOL, o unico que reclamou dos pneus foi Felipe Massa. Só o caro dele dá problemas com o tal de macarrãozinho. Ele já está igual ao Barrichelo, só desculpas!

  4. Carlos comentou em 15/04/13 at 0:38

    O ano passado a Pirelli acertou na mão com os pneus. Esse ano me parece que ela exagerou. Quando aparecem mensagens no rádio para não disputar posição porque gasta muito pneu isso me preocupa. O que acontecerá quando vierem os supermacios? Será que só vai rolar estratégia, sem disputa em pista? Eu particularmente não vejo graça em ultrapassagens com carros com 2 segundos de diferença de performance. Parece bater em bêbado. Como apaixonado que sou pelo automobilismo, em especial F1, fiquei preocupado depois dessa corrida. Espero estar completamente errado.

  5. Titus Petronius comentou em 14/04/13 at 23:46

    Três corridas, três vitórias de pilotos e de equipes diferentes. Portanto, ainda é cedo para destacar um favorito ao título. Hamilton pode ganhar a próxima prova com a Mercedes e embaralhar ainda mais a classificação. Button, se a McLaren continuar evoluindo, também pode entrar na briga. Torço, pela ordem, por Kimi, Hamilton, Vettel e Button. Sim, o critério é ir ou não com a cara do piloto. Enfim, torço mesmo é por uma F-1 competitiva como esta.

  6. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 14/04/13 at 23:40

    O Alonso mordido morde o Massa! Nada mudou! Só a Globo no desespero vai tentar dar um troféu ao Massa, nem que seja no cuspe à distância contra o Alonso!

  7. Rone comentou em 14/04/13 at 22:05

    Estranha coincidencia e ingrata para os segundo pilotos de Red Bull e Mercedes terem abandonado a prova por quebras?
    A Ferrari do Massa segundo piloto da equipe seu carro não quebrou chegou em sexto!
    Se o Alonso tiver um carro assim em todas as provas vai ser o campeão, disposição parece que não lhe falta.

  8. caio murilo oliveira santos comentou em 14/04/13 at 21:50

    preste atencao,em toda corrida acontece a mesma coisa, tudo é muito simples,a essencia da ascencao de alonso estas nas estrategias,a estrategia de massa é limitada e submissa a estrategia de alonso,ou seja,a estrategia de alonso é a numero um da ferrari, é para vencer,a estrategia de massa é a numero dois da ferrari ,ela atua de uma forma subjetiva dependendo dos acontecimentos da corrida.isso acontece porq em hipotse alguma os dois poderiam ter a mesma estrategia,pois haveria um choque, ou seja,um iria de encontro ao outro,sendo que so pode existir um vencedor,os telespectadores de forma leiga questiona que a estrategia de massa foi errada,nao é que foi errada, é apenas a estrategia numero dois da ferrari,por fim , massa acaba se prejudicando muito,pois a estrategia numero 01 de alonso sempre o coloca no pelotao da frente(é bem verdade que ele faz por onde,sempre larga nas primeiras filas 1 a 4)pista mais livre sem congestionamento,e a estrategia de massa sempre no pelotao atras do de alonso(4 a 8,congestionamento,trafego intenso,onde tudo pode acontecer) como nessa corrida, por exemplo,ele estava a frente de raikonen, ultrapassou hamilton,mas apos o primeiro pit stop voltou atras dos dois,isso devido ser uma estrategia plano b da ferrari,ou seja uma estrategia condicionada e subsidiaria a estrategia de alonso,a ferrari trabalha em primeiro lugar para alonso e depois obvio massa,a ferrari nao determina explicitamente quem é o numero 01 da ferrari,mas deixa isso bem claro nas estrategias de corrida.

    • Carlos comentou em 15/04/13 at 0:42

      Também vejo assim, mas isso é algo inevitável na minha opinião. O contrato reza que Massa é segundo piloto, então ele terá sempre que se sujeitar à estratégia de segundo piloto.

  9. Rafael Luis Zanesco comentou em 14/04/13 at 21:05

    é infelizmente,mais uma vez a ferrari fodeu com o massa,alias,como já vem acontecendo nas ultimas tres temporadas.com o alonso por lá,esqueçam que o massa ainda pode consseguir alguma coisa pela ferrari!!

    • Alberto comentou em 15/04/13 at 8:46

      Quem “fode” com o Massa é ele mesmo quando não tem o ritmo de corrida igual ao do Alonso

      • Silvio Massena Lacerda comentou em 19/04/13 at 15:48

        É isso ai, Alberto. Todos nos temos um limite. Um pula mais, outro corre mais e o Felipe atingiu o limite dele de velocidade faz tempo. Ele nunca vai fazer uma curva veloz igual aos outros. O limite dele é este ai, só vai ganhar se todos ficarem sem pneu, perder uma o roda ele vai naquele tranco de deu. Um abraço.

  10. debora comentou em 14/04/13 at 20:57

    Olá pessoal, eu gostei da corrida hoje, foi muito boa do começo ao fim.
    1- O Massa foi grande durante essa semana toda , esteve na frente de Alonso e detalhe eu não considero o Alonso tão grande assim na corrida hoje. Prq? A equipe e mais o Massa o ajudaram a ganhar hoje, na ferrari ( o Massa treina e corre para o SR. AlonsoNa Largada foi visivel ver que o Massa estava mais rapido que TODOS a sua Frente, enclusive do ALonso , mas foi obrigado a ceder e diminuir!!! Então eu considero esse pessoal que criticão o Massa que ele não foi bem, ele foi muito bem. Agora eu critico o Massa por aceitar essa situação de segundo piloto e sem condições de brigar por nada!!! Com isso, faz com que eu de meritos ao sr Alonso.
    2- Kimi não foi bem, errou largou muito mau, para um piloto como ele…. e só chegou em segundo por que ganhou a posição do Lewis no Box!!!
    3- O Lewis sem duvida nenhuma é a sensação desse esse o carro da Mercedes deu para perceber que não tem ritimo de corrida e que o Lewis tá sivirando no braço. Fez um corridasso sem erro! E só não passou o Alonso e Kimi quando teve oportunidade,porque não tinha carro.
    3- O Vettel tem carro, a RBR é a melhor não tem jeito, mas Vettel erou na treino de classificação e também eão saber correr sobre” pressão”errou no final da corrida, tinha carro e pneu para chega em terceiro. Sabe que para passar o Hamilton tem ser muito piloto ou ter um carro muito mais rapido!!!!Carro ele tinha, mas a cabeça não rsrsrs… né muito variavel.
    E o Button não é tão bom assim e o Perez? Não conseguem tirar leite de pedra!! A Mclaren deve estar rancando os cabelos por ter segurado o Lewis…. Rsrsrs
    Mais uma vez gostei do Massa essa semana deu prazer de ver ele hoje guerreiro, QUE PENA ele ter assumido um contrato ridiculo com a Ferrari e que não tem volta. Será que o dinheiro é tão importante assim! Ou acredita que não teria espaço em outra equipe? Burro se pensar assim!!!Ele se acabou quando foi para a Ferrari, prq nem quando perdeu o Titulo para Lewis Tanto a Ferrari como Kimi não ajudou!!!Naquele ano ele deveria ter saido da Ferrari!! minha opinião. Do Resto valeu!

  11. Wender Higinotsumi comentou em 14/04/13 at 20:29

    Não sei quanto a opinião dos demais, mas os pneus desse ano estão de “brincadeira”. O pneu macio não aguentar mais de 10 voltas chega a ser algo ridiculo. O pior não é isso, o piloto não consegue imprimir um bom ritmo e tirar o maximo do carro, pois se assim ele fizer, com 5 voltas os pneus por mais resistentes que sejam não aguentam.

    Acho que deveria haver uma revisão quanto a esse conceito. F1 é esporte de velocidade… e essa velocidade tem passado bem longe das ultimas corridas

  12. RealBR comentou em 14/04/13 at 19:43

    [CRISTIANO DISSE:] Mas o Massa me irritou realmente hoje. Me irritou. Eu acho que ele tem mais três GPs pra provar alguma coisa. Se em três GPs ele não estiver em ao menos segundo lugar, acho que é fim de carreira pra ele. Porque agora que eu achei que ele ia arrebentar, vem com macarrãozinho… Eu não entendo como o cara está quase ultrapassando o Alonso num instante, dali os dois fazem pit stop, o Alonso volta no mesmo lugar, e o Massa volta quase atrás do Max Chilton. Como é que isso é possível? É IRRITANTE. – O MELHOR COMENTÁRIO DE TODO O BLOG DURANTE O FINAL DE SEMANA PARA MIM. PARABÉNS CRISTIANO – VC É UM TORCEDOR SINCERO E FAZ BEM EM COLOCAR PRA FORA O SEU PROTESTO, QUE NO FINAL FAZ ATÉ A GENTE RIR, REFLETINDO BEM NO QUE VC DISSE.

    • RealBR comentou em 14/04/13 at 19:56

      QUE PENA QUE O PILOTO EM QUESTÃO SEJA O MASSA – PODERIA SER OUTRO NÉ?

  13. Fernando comentou em 14/04/13 at 19:22

    Massa faz o que pode, é limitado e ainda em um dos melhores pilotos da F1 na equipe. O que irrita são os comentaristas distorcendo a verdade e fingindo que ele é sempre prejudicado pela equipe. O mesmo foi com o rubinho, um piloto mediano que deu sorte de pilotar uma Ferrari.

  14. Mario Rodrigues comentou em 14/04/13 at 18:57

    O Hamilton é tão bom, mas tão bom, que as pessoas o avaliam ignorando que este é seu primeiro ano, sua terceira corrida, numa equipe nova, uma equipe que não é nem a Ferrari, nem a McLaren, nem a Red Bull.

    Esquecem, também, que TODO MUNDO só faltou chamá-lo de louco quando fez a troca.

    E esquecem que, em 3 corridas, já alcançou por duas vezes o pódium.

    E a aí a questão não passa pelo Fabio Seixas. Esta aqui é uma coluna. É algo pessoal. O sujeito pode ter o entendimento que bem quiser sobre Hamilton.

    A coisa toda, para mim, é conjuntural. Hamilton arvorou-se a ser um fã do Senna. Pior, a usar um capacete parecidíssimo. Pior ainda, a ser igualmente arrojado, audaz, pretensioso (não digo tão bom quanto, porque isso ele não é, nem ninguém é hoje em dia).

    De quebra, Hamilton botou (brilhantemente!) água no chope do neo-Barrichello, quando este estava com a taça na mão.

    São estes os pecados do Hamilton.

    E por estes, sou seu fã.

    • Azrael comentou em 14/04/13 at 20:09

      Pocha vida, faço minhas suas palavras, já tive comentários moderados aqui, e não fui grosso, porque esta maldade com a qual o Lewis é tratado é monstruosa e ofende, quero acreditar que seja por causa de ser negro. Pelo menos assim é o normal de uma imprensa subdesenvolvida. Cujo o blogueiro faz muito pra manter.

    • renatohk comentou em 14/04/13 at 21:11

      Parabéns pelo seu post Mário, super sensato, tudo a ver mesmo.
      Existe na F1 atual, uma tríade sagrada, RÉMILTÃO, KING KIMI, e DON FERNANDO.
      O resto, é bagaço.
      PS. menção honrosa para os dois outros caras q eu considero super pilotos, cada um no seu quadrado. S. LOEB e JJ, o pentacampeão.

    • Luis Carlos comentou em 15/04/13 at 10:35

      Mario, estou cada dia mas convicto de o Fabio Seixas, é isso mesmo que alguns blogueiros falam.

    • Antonio comentou em 15/04/13 at 15:51

      Mario, tem tanta gente sem noção que acha que o blogueiro é fã nº 1 do Vettel, não conseguem ver o quão ele na verdade é fã nº 1 do Cholonso! Ora, até parece que o Cholonso carregou o carro nas costas e fez o impossível, por isso ganhou a corrida. Na corrida que assisti, só vi um carrinho vermelho que estava melhor que os outros, por isso ganhou a corrida. Duvido que ele ganhasse se tivesse o macarranzinho! DU-VI-DO! Os Cholonsistas querem dizer o Cholonso é tão bom que consegue vencer com o pior carro do grid e isso está longe de ser verdade. Vendo a reprise no Sportv ouvi ele dizendo no rádio que estava forçando, quando Stela o pediu para não forçar. Ora, se ele não estava forçando, o carro estava ótimo, e com esse carro até o Zacarias ganharia, se a Ferrari e o Cholonso deixassem! Então, senhores Cholonsistas, Cholonso não fez nada de extraordinário, não brigou curva a curva até o final da corrida, não teve problemas, não fez nada de excepcional, muito menos estava mordido, a menos que o blogueiro lhe deu uma mordidinha para ver se não estava sonhando.
      Eu venho prestando atenção nas largadas dos últimos GPs e vi o quanto as Ferrari são melhores que outros carros. Não, Cholonso e o Zacarias não são os melhores pilotos que os demais e não são excepcionais! Ao lado deles estão ótimos pilotos que vez ou outra tem largada ruim, mas a Ferrari não, sempre ganham muitas posições nas largadas. Tou achando que a Ferrari tem algum sistema de largada, que não sei se já é permitido, mas até pouco tempo atrás era proibido. Afinall, Ferrari + Cholonso = trambicagem² (aqui a soma das parcelas dá ao quadrado!).
      Pra jogar mais água fria nos Cholonsistas, vejam o quanto o Hamilton é bom, pois com um carro que na corrida não teve ritmo para a Ferrari, o mesmo botou 0s304 no Cholonso na classificação!

  15. china comentou em 14/04/13 at 18:56

    Deixa a Ferrari tagarelar,no fim vai dar Raikkonen, por fora….

  16. Felipe comentou em 14/04/13 at 18:49

    Fábio, eu acho que as corridas estão um tanto artificiais.

    São carros com pneus diferentes em momentos diferentes.

    Nem há disputas na pista por conta da diferença que ocorre entre os pneus, o carro anterior simplesmente passa o outro sem que haja disputa.

    Não seria isso uma ultrapassagem artificial demais? Não estão exagerando?

  17. Zé MCZ comentou em 14/04/13 at 18:30

    Galera,
    A gente não deveria comentar mais sobre o desempenho do Felipe Massa. Todos nós sabemos que é o último piloto da equipe, está na Ferrari apenas por vínculo da Fiat no Brasil (é a que mais vende no país) e não tá nem aí pra torcida brasileira. De todos os pilotos brasileiros que já andaram na ponta é quem tem menos carisma, perde até para o Piquet pai. O cara era muito chato mas era um pilotaço e jamais aceitou a condição de inferioridade. O Massa já teve a chance de ser campeão (e ele não pode negar isto) e só quer cumprir o contrato milionário de maneira burocrática e pronto! sequer ajuda a Scuderia no campeonato. Por conta dele a Ferrari não foi campeã em 2012 e este ano tá no mesmo ritmo. Todos nós já estamos cansados de saber que após o término de cada carrera o argumento é o mesmo: – Bem, depois primeiro o stint os pneus, o pneus, os pneus… (perde o fôlego). Se é pra manter um piloto brasileiro na Ferrari, tá difícil. Por enquanto, não vejo nenhuma promessa. Até porque ele teria que iniciar em uma equipe inferior e se demonstrasse talento aí quem sabe poderia conquistar uma vaga na Scuderia Ferrari.

  18. Alemão comentou em 14/04/13 at 18:28

    O Massa deveria fazer dobradinha hoje, nem que chegasse os 10 seg atrás, mas infelizmente ele não consegue, pois acaba com os pneus! 40 seg atrás é muito!!!Acho que dificilmente a Ferrari fará outra dobradinha, com Massa! Falta consistência, ou inteligência para cuidar dos pneua! Tomou pau do Di resta e do Button, com pneus mais velhos!! Alonso, Kimi, Vettel, Riccardo muito bem!!

  19. Flávio Penna comentou em 14/04/13 at 18:24

    Olá FABIO SEIXAS, td bem contigo? hoje o MASSA perdeu a grande oportunidade de cravar seu nome na história.Começou bem a corrida e como vc disse ficou apagado……desse jeito vai ser difícil este anos na FERRARI.Bela pilotagem de ALONSO,KIMI e VETTEL .Para mim foram o destaque da corrida e tb a MERCEDES que acendeu uma luz no túnel.Enfim vamos ver como será a corrida no BAHEIN, espero que não haja problemas extra-pista tem MOTO GP tb semana que vem.ABS,

    FLÁVIO PENNA

    • debora comentou em 14/04/13 at 20:34

      Flávio, boa noite! A Mercedes não o SR. Piloto Lewis Hamilton!!!!

    • Andre Luiz Pereira comentou em 14/04/13 at 20:45

      Por que ele ficou apagado? Voce sabe o motivo?

  20. men comentou em 14/04/13 at 17:46

    Como o Hamilton nao recebeu ordem para por o motor no “multi 21” aí ficou dificil pro Vetel Espertinho passar..

    • Alberto comentou em 15/04/13 at 8:50

      Boa!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. Hernane comentou em 14/04/13 at 17:36

    O Massa foi prejudicado pela Ferrari, na troca antecipada de pneus na volta 20.
    A primeira troca de pneus foi ok, com o pneus macios depois de 8 voltas e alonso 7 voltas.
    Com o pneu médio colocado deixaram o massa andar somente 12 voltas e trocaram seu pneu, enquanto o alonso andou cerca de 19 voltas.Como trocaram o pneu muito rapido ele teve que andar muito até a proxima troca ja com os pneus comprometidos, fazendo com que ele perdesse muito tempo.Enquanto o pneu do Alonso foi trocado sempre na média de 20 voltas, a segunda troca do felipe que foi antecipada comprometeu sua corrida.

  22. Regis Br.Rock comentou em 14/04/13 at 17:32

    Estava na cara que, de alguma forma ou de outra, Fernando Alonso venceria o GP da China. Mesmo com toda a equipe a favor do espanhol, o asturiano conseguiu vencer a prova com muita facilidade e com toda a sua habilidade de excelente piloto.

    O circuito do GP da China favorece o melhor piloto e a melhor equipe, que no caso foram Alonso e Ferrari. Mas, o que prevaleceu na corrida foram mesmo as estratégias dos pit stops. E o que definiu os rumos da prova foram as trocas de pneus nos momentos mais importantes da corrida,em que quem escolheu os melhores compostos de pneus, se deu bem.

    Enquanto ao brasileiro Felipe Massa, parece que as coisas lá no time de Maranello continuam na mesma desde 2010, quando o espanhol Fernando Alonso entrou para vencer na Ferrari. É a mesma história de sempre. Sem comentários.

    • Hernane comentou em 14/04/13 at 17:57

      Boa tarde Fabio ..

      Voce não acha que o Massa foi prejudicado pela Ferrari, na troca antecipada de pneus na volta 20.
      A primeira troca de pneus foi ok, com o pneus macios depois de 8 voltas e alonso 7 voltas.
      Com o pneu médio colocado deixaram o massa andar somente 12 voltas e trocaram seu pneu, enquanto o alonso andou cerca de 19 voltas.Como trocaram o pneu muito rapido ele teve que andar muito até a proxima troca ja com os pneus comprometidos, fazendo com que ele perdesse muito tempo.Enquanto o pneu do Alonso foi trocado sempre na média de 20 voltas, a segunda troca do felipe que foi antecipada comprometeu sua corrida

      • Rafael Luis Zanesco comentou em 14/04/13 at 21:13

        kkk,é o que a Ferrari só sabe fazer com ele,cagada!!Foi por isso que ele perdeu o titulo em 2008.

  23. Massa Corrida comentou em 14/04/13 at 17:22

    Meu… esses comentários estão um verdadeiro esculacho. Ah, tudo bem… a coluna é de Fabio Seixas mesmo…

  24. Eduardo comentou em 14/04/13 at 17:17

    Como ficou a punição sobre o uso indevido do DRS ??

    • Fábio Seixas comentou em 14/04/13 at 17:24

      Não deu em nada, ninguém foi punido.
      Abs

  25. Fabio - FGV comentou em 14/04/13 at 17:07

    Fabio, boa tarde !

    Nao estou defendendo o Massa, mas que Rob Smedley, nao é nenhum super engenheiro, isso tbem precisa ser tido!!….. Nao se pode deixar seu piloto, claramente nao rendendo com um jogo de pneus, e nao fazer nada para modificar a estratégia……

    Abs,
    Fabio -FGV

    • Massa Corrida comentou em 14/04/13 at 17:30

      Fabio FGV, os pneu são iguais para todos. Quando mostram a imagem de dentro do carro, perceba como o Massa entra nas curvas: Gira demais o volante, não deixando o carro escorregar nas saídas das curvas. Isso causa um desgaste excessivo dos pneus dianteiros. O Felipe Massa sempre vai sofrer com isso, a não ser que modifique seu estilo de pilotagem. Por causa disso, perceba que ele faz bons treinos e anda bem durante apenas 15 voltas. O restante da corrida, perde rendimento.

      • Alberto comentou em 14/04/13 at 18:16

        O carro dele estava dianteiro, não estava bem acertado

  26. Max comentou em 14/04/13 at 17:01

    Acredito que o Massa é um bom piloto, mas infelizmente não tem raça, ou animo para vencer ou ser Campeão! À aqueles que ainda sonham em ver novamente um BRASILSEIRO campeão, só nos resta esperar que apareça um novo piloto, que independente da equipe, corra com raça! Vontade e equilíbrio… Por enquanto fica a saudades dos domingos em que o Senna emocionava a nossa nação!

    • Massa Corrida comentou em 14/04/13 at 17:34

      Vou copiar o que outro leitor escrever em outra matéria, e gostei:
      “Concordo. O brasileiro deve ter paciência. Um dia aparecerá um piloto à altura. Mas enquanto isso, aprendam a aceitar as diferenças de cada um. Torçam pelo Massa, assim como um dia os Argentinos torceram pelo Carlos Reutmann (quando já tiveram um Fangio), ou os ingleses torceram pelo Coulthard (quando já tiveram Mansell, Clark, Grahan Hill e outros). Tudo tem seu tempo. Respeitem o Massa como ele é… um bom piloto!!!”

    • Alemão comentou em 14/04/13 at 18:34

      Só se o campeão o Felipe Nars, daqui há muitos anos!!… até lá temos que torcer para o Kimi e o Hamilton

  27. Naor comentou em 14/04/13 at 16:53

    A RBR esta se revelando em 2013, o jogo/ordem de equipe, ( que pregavam nao existir), e agora gasolina a menos em represalia ao weber por ter deletado o esquema. Todas as equipes são igiuais nesse quesito. esse comentario só faz sentido pelo fato da santinha RBR negar com tanta veemencia ate entao.

  28. MÃE DO Andre Luiz Pereira comentou em 14/04/13 at 16:52

    ai meu filho, desiste disso, o seu piloto preferido, o ZACARIAS, não consegue passar nem a Force India!!!
    hihihihihihi

  29. MÃE DO Andre Luiz Pereira comentou em 14/04/13 at 16:44

    Meu filho, ouve bem o que o tal do renatohk tem pra dizer.
    Eu ouvi ele, vi e usei a hk, e gostei muito!!!
    hihihihi

  30. renatohk comentou em 14/04/13 at 16:41

    PELAMORDEDEUS, ALGUÉM AJUDE ESSE TAL DE Andre Luiz Pereira, ESSE ZÉ RUELA TÁ SOFRENDO DEMAIS, HAHAHHAHAHAHAHHAHAHA, ELE TÁ SOFREEEEENDO DEMAIS, HAHAHHHAHAHHAHA

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).