Alonso, mordido, iguala Mansell
14/04/13 05:50Quem ficou acordado viu uma exibição de gala de Alonso nesta madrugada, em Xangai.
O espanhol estava claramente mordido. E transformou isso em pé fundo no acelerador.
Largando em terceiro, venceu o GP da China. Foi a 31ª vitória na carreira, o que o coloca como quarto piloto mais vitorioso da história, ao lado de Mansell.
Raikkonen foi o segundo, seguido por Hamilton e Vettel. Massa teve um bom início de prova, mas depois se perdeu: terminou em sexto.
Na largada, Hamilton manteve a ponta e a Ferrari foi o destaque.
Alonso pulou para segundo e Massa, para terceiro. Raikkonen, segundo no grid, caiu para quarto.
O top 10 na primeira volta, Hamilton, Alonso, Massa, Raikkonen, Rosberg, Grosjean, Ricciardo, Button, Vettel e Hulkenberg.
Lá atrás, Webber saiu com pneus macios, deu uma volta, parou nos boxes e colocou os médios. Partiu para uma estratégia maluca.
Alonso não deu sossego para Hamilton. Na quinta volta, partiu pra cima, jogou para a esquerda e passou. Massa aproveitou o embalo, jogou para a direita e também fez a ultrapassagem. Sensacional.
Na volta seguinte, Hamilton foi para os boxes, seguido por Rosberg.
Sutil também foi, mas por um motivo ainda mais complicado: foi acertado por Gutierrez no final da reta, ao melhor estilo torpedo desgovernado celebrizado por Schumacher.
Líder, Alonso parou na sétima volta. Massa entrou na seguinte e se deu mal. Perdeu posições para Hamilton, Raikkonen e até para Webber.
Na décima volta, o brasileiro passou o australiano.
“Alonso está muito rápido”, disse Hamilton, pelo rádio. É, estava mesmo: o espanhol vinha babando no capacete, passando para trás mesmo aqueles pilotos que ainda não haviam passado pelos boxes.
Na 14ª, Hulkenberg e Vettel pararam.
Simultaneamente, Webber tinha problemas: bateu em Vergne, e foi para os boxes trocar pneus e bico. Na volta, a vida continuou complicada: instantes depois, ele perdeu a roda traseira direita e abandonou.
Que vexame para a Red Bul…
O líder? Button, que ainda não tinha parado.
Na 20ª, Massa e Rosberg entraram nos boxes pela segunda vez. Na 21ª, Alonso não quis saber de esperar: partiu para cima de Button, passou, reassumiu a liderança.
Na volta seguinte, Hamilton e Raikkonen pararam.
Alonso parou na 24ª, exatamente quando Button entrou para seu primeiro pit. Pérez só parou na 25ª.
Admirável, o comportamento dos McLaren com os pneus médios.
Lá na frente, continuava tudo embaralhado entre pilotos com uma e com duas paradas. Vettel (1 pit) liderava, seguido por Alonso (2), Hulkenberg (1), Button (1) e Hamilton (2).
Na 29ª, Hamilton passou Button. Instantes depois, Alonso passou Vettel. A diferença de estratégias significou briga zero em ambas as disputas.
Três voltas depois, Vettel parou. Retornou atrás de Massa e passou o brasileiro voando, na curva 6 _Massa não deve ter visto até agora.
Vettel continuou acelerando forte. Na 34ª, passou Hulkenberg. Sua próxima vítima seria Button. E foi: levou três voltas para que o tricampeão fizesse a ultrapassagem.
Enquanto Vettel dava show, Massa e Hulkenberg paravam mais uma vez. Hamilton entrou na seguinte.
Foi quando veio uma indicação surreal na tela: Vettel, Webber, Raikkonen, Bottas, Ricciardo, Chilton, Button e Grosjean seriam investigados após a prova por uso do DRS fora da área delimitada.
Surreal, repito. Incompreensível. Demora em julgamentos de acidentes em até entendo. Envolve questões subjetivas, depoimentos, etc.
Mas não entende demora para olhar na tela e ver se o sujeito usou a asa no lugar errado da pista. Não dá. Inacreditável.
Na 41ª, Alonso fez seu terceiro e último pit. Voltou atrás de Vettel. Passou voando, no mesmo estilo de Vettel contra Massa, pouco antes.
Button, então, começou a perder ritmo. Normal, ainda estava com os pneus de sua única parada.
O inglês só entrou na 50ª. Voltou atrás de Massa e usou a asa para deixar o brasileiro para trás. Vettel entrou na 51ª e voltou à pista em quarto.
Pelo rádio, a Ferrari já pedia para Alonso tirar o pé e administrar. “É o que estou fazendo”, respondeu.
Na linha de chegada, o espanhol tinha 10s1 sobre Raikkonen. Hamilton e Vettel brigaram até o fim, com vantagem para o inglês.
“Fenomenal, fenomenal. Um grande final de semana, depois de tanta pressão”, disse o engenheiro ferrarista ao espanhol.
Massa fez uma prova apagada, apagada. De quebra, perdeu a dianteira sobre Alonso no Mundial.
Na classificação, a liderança ainda é de Vettel, com 52 pontos. Depois aparecem Raikkonen, com 49, e Alonso, com 43. Hamilton é o quarto, com 40. Massa é o quinto, com 30.
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 78 pontos, contra 73 de Ferrari e 60 de Lotus.
Porque o ilustre blogueiro e a maioria da mídia enaltece sempre o piloto Fernando Alonso em detrimento do carro da Ferrari?
Porque quando Sebastian Vettel ganha o mérito é sempre do carro e de seu projetista?
Alonso ganhou porque tem o melhor carro deste ano, só não ganhou a primeria corrida por uma estratégia diferente de Raikkonen e a segunda por incompetência.
Cabe uma última perguntinha: Não estaria na hora da FIA fazer uma inspeção no carro da Ferrari?
Está com tanta suspeita assim de haver alguma irregularidade da equipe italiana ?
Essa mania de ficar comparando passado com presente é. no mínimo, inútil. Quando Mansell corria não existiam tantos GPs como hoje, com corridas na periferia do mundo. Hoje qualquer país dos arrabaldes do planeta já tem ou terá um GP da F1. Não dá para comparar o que já foi a F1 de Jim Clark com a F1 de Vetel, por exemplo.
Concordo, muita coisa mudou mas o ser humano tem disso, mania de comparar.
40 secs de difference nao vem de estrategia. Ele, o massa detona os pneus e logo perde rendimento. Ser ameacado pelo ricciardo. Abre o olho massa.
Galvão Bueno é grande locutor esportivo,porém tem o defeito de proteger seus amigos.No final da corrida,com atuação bisonha do seu Felipe Massa,ele fala para seu com panheiro de transmissão “SE ESPERAVA MAIS DO HAMILTON”(terceira corrida do inglês pela Mercedes e o 2º pódio)
Felipe Massa é entrevistado e justifica sua performance com a existência de “macarrãozinho no pneu”
Como diz o Neto comentarista da BAND, quando um jogador cobra mal o escanteio “TÁ DE BRINCADEIRA!!!”!!
Acho que o Massa tem que assumir que nao foi bem no final, nao fique dando uma de Rubinho com essa estoria de pneu que nao cola mais. O Alonso foi bem melhor e ponto final, foram so 40 seg de diferença para o Massa. O bom piloto sabe manter o ritmo de corrida ate o final e o piloto meia bomba nao consegue, diga-se Massa e Rubinho, essa é a diferença do grande campeao o Alonso.
F1 é negócio, naõ se enganem. O Santander queé espanhol leva mais de 100 milhóes de doláres por temporada para Ferrari. Quem vocês acham que a equipe vai favorecer? Não sejamos ingenuos.
Nossa, como você é perspicaz, hein? Trabalho de detetive descobrir isso tão cedo…
O Santander patrocinará o Alonso onde ele for e a Ferrari não precisa deste dinheiro para optar por ele
A verdade é que o espanhol não consegui lidar com companheiro competitivo, foi assim na Maclaren e é assim na Ferrari, não estou discutindo a qualidade do piloto, mas porque sempre ter que precisar da ajuda da equipe para se dar bem? Quem é bom mesmo não precisa desta ajuda.
Quanta besteira.
Você tá falando do Vettel, né??
Por isso que o Senna adorava os companheiros pouco combativos!
minha nossa, do que sera que ele esta falando, serio!! porque de F1 nao pode ser….
Caro Fábio, acompanha F1 há exatos 35 anos e nesse período sempre vi a Ferrari previlegiar um único piloto, não importando a nacionalidade. Vejo que eles na verdade não tem competeência para gerir com sucesso duas estratégias ou os italianos sao preguiçosos mesmo. Qu Alonso fez uma grande corrida nãos e discute, mas é recorrente a Ferrari devolver ele na pista sem tráfego e devolver o Massa com tráfego. Será que algum jornalista tem peito de questionar isso para os italianos ou ficarão sempre com pachequismo como o pessoal da globo? O que você acha?
A Ferrari prefere privilegiar um piloto só…é um direito dela e sua opinião não tem valor algum.
A minha opinião pode não ter valor algum para você, mas me reservo o direito de tê-la .
eu não acredito que os caras ainda querem culpar a Ferrari das cagadas de Massa! Fábio abre o o olho meu caro,eu sei que o pessoal da Sportv comemora até quando Massa fica na frente de Alonso em treino livre e você agora faz parte desse circo global mas o problema de Massa é ele mesmo, toda vez culpa os pneus, cacete tira os pneus então Massa!! Alonso mestre e muito melhor que Mansell.
Sinceramente o massa hoje no começo eu ate pensei que ia fazer uma boa prova, mas eu nao sei se ele começa a ficar nervoso no meio da corrida e começa a ficar mais lento, pq na estrategia ele nao perdeu, fez uma bem parecida com o dos 3 primeiros. E sinceramente acho que nesse ano a ferrari esta com o melhor carro no começo de campeonato, se o alonso nao tivesse batido na ultima corrida, ia chegar liderando o campeonato e ia abrir vantagem nessa corrida
Acho que a respostana para o desmpenho do Massa, o Galvão, por incrível que pareça, respondeu na metade da corrida… Reginaldo fez uma observação de que a estrategia da Ferrari eh sempre perfeita para o Alonso… Mas com o Felipe sempre acontece algo… Galvão respondeu “a diferenca eh que Alonso nao perde tempo… Ele chega e passa”. E essa eh a grande diferenca entre os dois. Alonso tem uma forca mental incrível, que o diferencia dos demais… Num “esporte” individual esse eh o principal fator que determina se o piloto eh um campeão ou apenas um bom piloto…
e se por uma ironia do destino o massa estivesse na frente do alonso no inicio deste GP ??
a ferreri deixaria de dizer, “massa, alonso is faster than you” ??
ou escutaria os brasileiros e faria como a mercedes com Hamilton e hosberg??
A exibição de gala de Alonso em mais uma grande vitória mostra mais uma vez aos críticos e aos fanáticos torcedores “Massistas” que insistem em querer elevar Felipe Massa ao mesmo nível do espanhol, que infelizmente a realidade é bem diferente. Impressiona o quanto consegue tirar de um carro inferior, associado a uma grande estratégia de corrida. Levando em conta que nem mesmo tendo pontuado na última corrida já está 13 pontos a frente de Massa. No pódio do GP da China estavam exatamente os três melhores pilotos da atualidade. Segurem o espanhol.
Caro Fabio, já deve estar chovendo de comentários enaltecendo o Alonso, esculhambando o Massa e vice-versa. Mas o que se viu hoje foi realmente uma coisa inegável Alonso dominou a prova de uma maneira incrível ele sabia o que iria acontecer a cada minuto, coisa que so campeões tem, estrela, falo somente dos últimos que tive o prazer de ver que foram Prost, Piquet, Senna, Mansel, Hakkine, Schumacher, Vettel, Raikkonen. O campeonato ainda está indefinido 3 GP’s não espelha nada mas pode demonstrar uma campeonato brigado por três pilotos Alonson, Raikkonen e Vettel, o resto é figurante.
Quanto a Massa ele deu entrevista dizendo que foi o Brainning, bem pode até ter sido não estamos lá para provar o contrario, mas realmente corrida que começou com ele bem aguerrido e acabou com ele se arrastando sem pneus. Esse com certeza será o ultimo ano do Massa na Ferrari, não digo nem por incompetencia ou coisa semelhante, mas pela idade e tempo a Ferrari só terá Alonso por mais 2 ou 3 anos e precisa ver alguém para substitui-lo, até hoje só temos dois candidatos (Vettel e Hamilton) e esses Alonso nunca irá querer do lado.
No mais só temos que torcer, como brasileiros, para que algum piloto tenha lugar em equipe ano que vem, nem digo de ponta que seria pedir muito e quase impossível já que os acentos quase todos já tem donos.
Se não vejamos e olha mesmo sendo ainda cedo isso que vou relatar é um fato que até você poderia concordar:
FERRARI: Alonso e quem sabe Bianchi, que ta mostrando muito na fraquinha Marussia;
McLAREN: Button e Perez, mesmo fazendo até agora nada deve ficar pelas “costas largas”;
RBR: Vettel e ou Ricciardo ou Vergne que estão se “comendo vivos” pela vaga do Webber;
Lotus: Raikkonen (se quiser fica) e Grosjean que o próprio Boilier (não sei escrever o nome dele) que digamos “banca”;
Mercedes: Hamilton (que já comanda a equipe) e Rosberg, ai seria uma chance mas bem remota na casa do 0,001% visto o nacionalismos que tem por la.
Vc deve achar que Fernando Alonso corre com uma bola de cristal… A Globo fez um puta alvoroço pelo fato de Massa poder largar a quinta vez consecutiva na frente dele, mas se fudeu, essa é a verdade..
CHUPA FELIPE MASSA!!!!
E aprenda como pilotar um carro de formula 1.. Deu até do.. Para dizer a verdade.. E digo a mesmo coisa em relação a red-bull..
Ai o jornalista animal escreve um monte sobre alonso empatando com mansell e não informa os outros números de Senna, prost e schumi, como se todo mundo soubesse. acorda meu filho
“Jornalista animal”. O que dizer do seu comentário, então?
Mal educado esse cara, mas para rimar com seu comentário infeliz, te chamo de bossal!
Perfeito.
VC SÓ ESQUECEU DA TRAPALHADA FENOMENAL QUE TEU PUPILO vETTEL FEZ ANTES DE ENTRAR NA MAIOR RETA; O QUE LHE CUSTOU UM TERCEIRO LUGAR NO PÓDIO QUE ESTAVA MAIS MOLE DO QUE TOMAR SOPA DE CANUDINHO – VETTEL VINHA COM PNEUS MACIOS SUPERNOVOS, CHEGNDO A COLOCAR 2.5S EM UMA VOLTA EM RELAÇÃO A LEWIS – E AINDA ASSIM CONSEGUIU PERDER UM LUGAR PRATICAMENTE GARANTIDO NO PÓDIO. É, O DESEPERO JÁ COMEÇOU NA MALASIA, E PARECE QUE VAI CONTINUAR BATENDO NA PORTA DOS POERNQUANTO RED BULLS, QUE DEVEM LUTAR PARA NÃO TERMINAR O CAMPEONATO COMO RED BURROS. ABS.
O cara faz uma corrida inteira ultrapassando um monte de gente, fazendo fila e quando comete um erro, pronto, o cara é um meia roda.. Mas fazer o que ne, de alguem que nao consegue escrever sem desligar nem a caixa alta…e chama um cara que saiu de nono e terminou em 4 de burro ainda…
Sensacional comentário, Anderson.
Caras do nível do Vetel não podem cometer erros como este da última volta
O Vettel nao ultrapassou ninguém, só se aproveitou da tática dos pneus pra ter ar limpo o tempo todo, ficou na pista com primes durante o primeiro stint, mudou pra prime novos de novo quando todo mundo tava com pneus gastos e teve um jogo de option novos quando todos se arrastavam com primes usados e mesmo assim nao teve competência pra passar o Hamilton. Tricampeão foi o Newey, Vettel é engodo!
Nunca li tanta idiotice. Vai se tratar bobalhao
Análise perfeita. Parabéns.
Sério, onde você viu que o seixas fez uma análise….o cara fez um resumo da corrida ?? Estas coisas que me assustam na galera, confundem tudo……Dio Santo.
Com esses pneus altamente degradaveis existe um momento preciso na corrida que é preciso parar….. 1 volta a mais com o pneu pode comprometer uma corrida !!! É essa a aacanagem que a Ferrari sempre faz com o Massa… O Alonso sempre tem a prioridade de parar na volta certa do pneu … E o Massa sempre para 1 volta antes ou depois do volta ideal para se parar !!!!
E qnd ele sai do pit ele fica com pneu uma volta mais novo que os demais, dá pra recuperar o tempo perdido depois. É o Massa que ñ sabe lidar com os pneus. Ainda por cima, ele ficou preso atrás da Force India a maior parte da corrida. ¬¬
Uma solução (talvez) seria abastecer na mesma volta que o Alonso. É provavel (dependendo da situação) que ele ñ perca tanto tempo. Más essa é uma idéia que tenha que partir dele.
Meu caro Eddie, e voce queria que a Ferrari deixasse o Massa parar primeiro e fizesse a sacanagem com o Alonso? Ora, pense no que escreveu….
Eddie, parabéns por sua observação. Uma volta faz a diferença nessa Fórmula PIRELLI… E o Massa acabou sofrendo com isso. Só acho que a Ferrari não faz sacanagem nenhuma. Não dá para trocar os pneus de dois carros ao mesmo tempo. Então, eles adotam um critério para escolher quem para antes. Infelizmente, o Massa não é o primeiro piloto. Se ele fosse, eram os espanhóis que estariam reclamando de sacanagem da Ferrari. Simples assim…
A culpa não é da Pirelli e sim do Ecclestone. Ela apenas seguiu as orientações do velho caduco.
Amigo acorda p/ vida! Sera que vc e tao patriota assim que seja ser idiota? O Massa e um bom piloto se nao estava na F1 mas e so isso. Na ferrari tem jogo de equipe sim, nao e segredo e muito simples: quem larga melhor tem a opcao da troca de pneu primeiro (como o piloto e seu engenheiro achar melhor antes ou depois) e na segunda parte do campeonato tem prioridade quem tiver chances de ganhar. O Alonso e forte mesmo seja realista e pare de sofrer!
Caro FS,
Apenas vi flashes da corrida. Mas acredito que, mesmo que a tivesse visto de ponta a ponta, ainda assim não teria entendido essa corrida do Felipe Massa. O que aconteceu? Alguma análise? Grato.
O de sempre. O carro não e muito bom, mas melhor que o do ano passado. O piloto e apenas mediano. Em compensação Alonso , mostra mais uma vez que faz a diferença. Foi Excepcional.
É simplesmente impressionante como o Massa não tem ritmo de corrida… O Alonso botou 40seg. em cima dele, mais de meio segundo por volta… Realmente parece que o Alonso não tem com o que se preocupar mesmo. Só para uma breve comparação, em 3 corridas o Massa só não perdeu posições durante a primeira corrida, o Alonso só ganhou posições e não terminou na Malásia por motivos óbvios. É triste ver a situação do brasileiro… rápido nos treinos e muitíssimo apagado nas corridas. Ainda torço para o Massa, mas me dá muito mais alegria torcer para o Hamilton e Raikkonen, é o que tem pra hj.
Oi Fábio, vi a corrida e achei bem interessante, mas me incomoda um pouco ver que es coisas estão sendo decididas por conta de desgastes de pneu.
Até agora, 3 provas e 3 vencedores, será que teremos uma temporada como a do ano passada ? Um abraço.
Mas antigamente o desgaste era do carro (caixa de marcha, freio, motor, diferencial etc). Hoje em dia os carros não quebram e o piloto podia dar 100% o tempo todo. Agora em a conta corrente dos pneus.
os tres melhores pilotos da F1 na atualidade no podio, simples assim, o resto é resto….
Discordo. Faltou Seb
Clap! Clap! Clap!
Foi o Massa q fez prova apagada ou a ferrari q apaga o Massa fabio? Nao da pra entender como pode um inicio tao bom indo pra cima e do nada essa perda de rendimento, e os problemas so acontecem com o Massa. Me diz ai Fabio!
Hoje foi culpa dos dois lados.
Abs
É Fábio, vc não tem jeito mesmo! Ainda insiste com isso! Massa tem a direção porca! Pra uma volta é bom, aquece os pneus mais rapidamente. Mas, pra corrida é assim desde qnd o mundo é mundo! Só vc não enxerga isso. Ainda quer dividir a culpa com a ferrari? Ajuda aí!
Fábio,
A corrida apagada do MASSA foi culpa dele e da Ferrari? O que ela fez de errado?
Já expliquei para outro leitor. É só procurar, por favor.
Abs
Concordo com o Fábio, os apagões do Massa nos são incompreensíveis, tomara se resumam a pouquíssimos GPs no ano. Por que acabou hj tanto com os pneus e se arrastou na pista?
Basta ver os tempos de volta entre os pits, sempre superiores a 1:41, ou 1:42.
Massa é muito rápido, o espanhol voou
Fábio, por que você usa a palavra “culpa”? O Alonso é o primeiro piloto da Ferrari e não tem como trocar os pneus de dois carros ao mesmo tempo… Então é natural que ele pare no momento ideal.
Desculpe-me. Deixe de defender o Massa. A responsabilidade foi toda dele. É fraco mentalmente. Já sente a pressão em ver seu companheiro sair na frente e dar o show. A Ferrari fez tudo certo. Deixemos o ufanismo para o Galvão.
Concordo com o Fabio, o Massa começou bem depois acabou para ele,abracos
Fábio, por favor, explique melhor seu comentário que a culpa foi dos dois: Massa e Ferrari.
Não tenho bem nítido na minha cabeça como a Ferrari atrapalhou a corrida do Massa.
Abs
A Mercedes chamou seus dois pilotos para pit na mesma volta. Ambos se deram bem. A Ferrari preferiu que Massa esperasse uma volta, e ele perdeu três posições. Não estou dizendo que foi sacanagem deliberada da equipe, mas que foi um erro, um escorregão.
E Massa também não esteve num dia bom. Ficou voltas e voltas atrás do Di Resta, só para citar o exemplo mais gritante.
Abs
“Massa nao esteve em um bom dia!?” Fábio, vc eh um fanfarrão!e qdo foi que o massa foi bem?mais uma corrida medíocre.Joarnalista que trabalha para a Globo assina que nao pode falar mal do massa?so sendo!o cara empaca atras da force Índia e a culpa eh da Ferrari?! Se espelha no seu amigo FG! ali faz jornalismo de verdade!!
Fabio como assim dos dois lados? Explica isso pois nao da p/ entender um comentario desses vim de alguem na de sua posicao. Na Ferrari e a melhor estragia (primeira parte do campeonato pois a segunda e sempre do que tiver na frente do campeonato) e sempre de quem qualificar na frente. O que a Ferrari fez para atrapalhar o Massa hoje? Quer dizer que a vida dele estava mais complicada que a do Button com problemas do comeco da prova e em uma McLaren horrorosa? Fala serio Fabio !
O Massa é um notório destruidor de pneus. Vem lutando contra isso há anos.
O fato de ele ter acabado com os pneus antes mesmo de completar sua única volta lançada no Q3 já dava um prognóstico ruim para a prova.
Desempenho previsível. A corrida do Massa teve exatamente a mesma dinâmica do Q3 ontem: começa bem e termina mal.
É sempre muito bom ver esse bando de jornalista especializado sempre apontar Vettel ou Hamilton como favoritos e sempre fazer pouco caso do espanhol. O Vettel é fantástico, mas quando o carro não é perfeito, empaca. O Hamilton também é fantástico mas é agressivo demais e não sabe economizar borracha. Que adianta largar na pole se no final vai perder tudo por não ter mais pneu nem combustível? GSobre o Massa, que adianta largar quatro vezes na frente de Fernandinho e fazer disso um oba-oba se na corrida um dá show, anda rápido, conserva pneu e ganha deixando todo mundo falando só e o outro, depois da primeira parada some porque não conserva o pneu? De longe, Fernandinho sobra na turma. Depois, Kimi que é pé de chumbo mas sabe economizar borracha. E, em terceiro, Vettel. Gostem ou não do espanhol, ele sobra na turma. Imagina se o carro dele fosse o mais rápido…
Vai falar que Webber sem roda e sem combustivel num mesmo final de semana é pura coincidência.
Você esqueceu da palhaçada que o perez fez com o raikkonen, se não tem o bico quebrado o finlandês sobraria na prova.
O Massa não é um piloto tão ruim como alguns insistem em apontar, como demonstra o seu início de prova, no qual mostrou o bico para o Alonso e mesmo a ultrapassagem sobre o Hamilton. O problema, real, do piloto brasileiro é a irregularidade nas provas. Já perdi a conta de corridas em que ele começa bem e depois desaparece. Desaparece. Não tenho certeza do motivo disso, mas se não mudar não vai brigar por muito.
Não sei se concorda Fábio, mas acredito que se o Vettel tivesse parado uma volta antes, provavelmente terminaria em segundo lugar, mas talvez se parasse duas não chegaria a brigar com o Hamilton. Por isso continuo não gostando dessa história dos pneus. Cria muito mais ultrapassagens “artificiais” (o Alonso sobre o Vettel, por exemplo), e não disputas por posição. Além que só sendo matemático para acompanhar a corrida.
Espero sinceramente que o Raikkonen possa disputar o título até o final. Seria muito legal ver o finlandês incomodando o alemão e o espanhol.
Agora o Massa voltou a um boa forma, vamos nos lembrar do seu velho problema, a irregularidade
Longe de mim querer ser ufanista, mas não entendo como a Ferrari consegue fazer estratégias tão precisas pro Alonso, e tão cagadas pro Massa…
ou…. porque o Massa sempre empaca atras de todo mundo, tipo Di Resta e o Alonso: vem, ve e passa….
Assisto F1 desde 1980 e poucos desde criança . Estou perdendo a paciência com o tamanho de joguinhos de equipe .. a eterna novela da Ferrari sempre beneficiar Alonso e a estratégia de corrida do Massa ser ridícula. A corrida foi emocionante até antes da metade. Depois .. equipes informando pilotos para não brigarem pra não perder tempo … pilotos que usaram DRS em bandeira amarela .. e nada acontece … ou seja .. a F1 esta virando um grande teatro .. um jogo de cartas marcadas onde somente os Europeus ganham. um comentário : como é bom ver briga de verdade na motogp .. mesmo sem ter um brasileiro .. é bom ver competição de verdade.
Fabio, você tem alguma ideia ou tese de porque em TODO GP o Massa desaparece da corrida depois do primeiro pit? A desculpa é sempre a mesma “granning” no pneu… mas ta difícil continuar torcendo pro cara.
Eu cheguei a, literalmente, bater palma aqui em casa quando ele passou o Hamilton e começou a andar na balada do Alonso, achei que ele ia brigar pelo pódio a corrida toda… parou uma volta depois do Alonso e perdeu as posições pra Hamilton e Raikkonen, compreensível. Mas daí ele passou o resto da corrida brigando com o Di Resta… ta de sacanagem né? Ainda pegou o boi que o Webber e o Rosberg saíram da corrida, porque se não duvido que chegaria em sexto, que já foi uma posição medíocre.
Me senti um idiota batendo palma e me empolgando com o começo de corrida dele. Depois disso não fez mais nada além de ser ultrapassado o resto do GP inteiro, não deu conta nem de passar uma Force India.
Assino embaixo. Estava com preguiça de escrever pois essa corrida me deu muito sono. Mas você traduziu tudo o que eu senti. Alias, fui dormir faltando 6 voltas, demonstração de que a emoção também já tinha ido embora….
Cara vocês mesmo disseram, “1o. pit stop”. Apartir dai a equipe sempre põe o carra em uma furada na pista.
Assiste a corrida via streaming que vc aprende o porque. Eu nao assisti pela Globo (nao moro mais o Brasil) mas imagino que o Galvao deve ter falado aquele monte de asneira de sempre. Enquanto isso, no final da prova, quem acompanhou em ingles viu os reporteres entrevistando os engenheiros da Ferrari que assumiram que o erro fatal foi ter deixado o Massa na pista por uma volta a mais que o Alonso. Perdeu MUITO tempo e, essa unica volta, comprometeu sua corrida quase que inteira. Isso pq nao soh voltou atras do Webber (mais lento mas ao mesmo tempo chato de ultrapassar) como fez com que ele andasse a prova toda em “ar sujo” e buscando o piloto a frente. Durante a transmissao, o Martin Brundle (comentarista aqui) explicou que o Massa andar atras do DiResta eh pessimo pois as Force India tem uma velocidade maxima mais alta por terem menos arrasto, oque dificulta a ultrapassagem (mesmo com DRS) e segura o ritmo da Ferrari alem de destruir os pneus em tentativas de ultrapassagem.
Agora, pq a Ferrari fez isso, eu nao entendo. Poderiam muito bem ter trocado os pneus dele uma volta antes da do Alonso ou entao ter entrado um atras do outro nos boxes como foi feito por outra equipe… enfim, erraram.
E isso prejudicou nao soh o Massa mas tb o Alonso ja que os adversarios acabaram pontuando mais.
É claro, a (des)culpa foi do pneu.