Hamilton pole, num grid embaralhado
13/04/13 04:14Na China, a 27ª pole da carreira de Hamilton, a primeira pela Mercedes.
E um grid embaralhado, que nos permite sonhar com uma corrida das mais agitadas.
O sábado, que terminou prateado, começou vermelho em Xangai.
Alonso foi o mais rápido no terceiro treino livre, com 1min35s391, folga de 0s622 para Massa, o segundo colocado. A seguir vieram Hamilton, Vettel e Webber.
Com um problema hidráulico, Rosberg não andou com os pneus macios e ficou só em 14º, tornando-se um coringa para a classificação.
O treino oficial aconteceu com céu nublado, 27ºC no ar, 39ºC no asfalto.
No Q1, dobradinha da Mercedes. Hamilton fez 1min35s793, seguido por Rosberg, a 0s166. Massa foi o terceiro, seguido por Webber, Alonso, Vettel, Button…
Os cortados, Bottas, Gutiérrez, Bianchi, Chilton, Pic e Van der Garde.
(Na Marussia, Bianchi colocou 0s757 pra cima de Chilton, uma lavada. Razia me disse antes de o campeonato começar que este era um dos motivos para ele querer tanto guiar por lá: o inglês é muito ruim. Ok, o francês é bom piloto, mas grande parte da badalação que já há por cima dele é por conta da ruindade do companheiro…)
Veio o Q2. E Webber foi a notícia. Faltando cerca de 7 minutos para o fim, o australiano, que tinha o quinto tempo, encostou o carro, sem gasolina.
É tentador cair em teorias da conspiração. Até porque há chances de elas serem reais. Ou você coloca a mão no fogo?
A explicação oficial foi de problema na pressão de combustível. Sim, pode ser, claro. Acho até que deve ser isso mesmo.
Mas repito a pergunta acima. E minha resposta é: eu não.
Com o problema, o australiano acabou perdendo posições e dançou. Além dele, não passaram Di Resta, Pérez, Sutil, Maldonado e Vergne.
Lá na frente, de novo, ficou Hamilton, 0s070 melhor do que Alonso. Vettel foi o terceiro, seguido por Massa e Rosberg. Fechando o top 10, Raikkonen, Button, Grosjean, Ricciardo e Hulkenberg,
“Ricciardo? Uau”, disse Button, pelo rádio. Sim, belo trabalho do piloto da Toro Rosso.
Chegou a hora da decisão
Um momento bizarro. Porque, com os pneus macios morrendo após uma volta lançada, todo mundo ficou trancado nos boxes até o limite do tempo. O primeiro a sair foi Raikkonen, quando faltavam 2min35 para o fim do treino.
Foi rápido e intenso. E Hamilton manteve o domínio: 1min34s484, 0s277 melhor do que Raikkonen _este uma surpresa, na minha opinião.
Alonso ficou em terceiro, quebrando a série de Massa à sua frente. Ao lado do espanhol larga Rosberg.
O brasileiro sai em quinto, com Grosjean _sempre um perigo_ em sexto.
Na quarta fila, Riccardo-Uau e Button. Na quinta, Vettel e Hulkenberg.
(O tricampeão errou no início da volta e retornou aos boxes, sem tempo, guardando pneus para a corrida.)
Raikkonen na primeira fila, Alonso louco pra pontuar, Massa em ótima fase, Grosjean no bolo da frente, Vettel em nono, Webber largando lá atrás.
É, teremos uma bela corrida, podem apostar…
Meu palpite:
Alonso
Hamilton
Massa
Bom ver o negão de volta à ponta!
E a estratégia do Vettel de ter ido para o Q3 com pneus médios é arriscada mas ele pode surpreender: todos os na frente parando e voltando no ‘bolo’, e ele com pista livre, e ainda com um jogo de macios ‘inteiros’.
De fato a corrida deve ser muito boa!
Como pode? O cara sai de uma equipe considerada vencedora e vai para um considerada meia boca. Em TRÊS CORRIDAS atropela o piloto que estava lá nos TRÊS TREINOS e nenhum elogio? Vocês deveriam ter vergonha de serem tão puxa sacos!!!!
Go Hamilton!!!!
“Vocês deveriam ter vergonha de ser tão puxa sacos”! Hahahahah… O cara se derrete em elogios para o Hamilton, e chama os outros de puxa saco! Vivendo e aprendendo, Fábio! Você vai para o céu!
Flavio o Fabio sempre será cego para o Hamilton, vai la saber o porque!
não percebem que o vettel e button deram o “pulo do gato”,é sim.porque vão rodar com o pneu mais duro enquanto tanque cheio, e já no final vao sentar o pé com tanque vazio e pneu novo/macio.
vettel,button e hamilton
Fabio, manda construir um panteão pro espano, as alonsetes estão em êxtase, o espanhol ficou na frente do brasileiro e o demoniocalli não precisou nem dizer “he is faster than you”! Então acredito que o mimonso mereça um UAU também!!!
Fábio Seixas,
Parece que você não gosta do L.Hamilton,
Porque não vi um elogio, e o título da matéria ficou “”estranhamente”” tendencioso! como se a pole do inglês viesse de algum tipo de “confusão” nos treinos.
Neurolinguistica negativa…
Dai-me paciência…
Hahaha… Você vai para o céu, Fábio. A turma aqui se amarra no negão! hahah
kkkkkkkkk
Peça imparcialidade que você está precisando.
paciencia pra quem fala a verdade! não entendi!!!
Sai da toca, Alice
kkkkkkkk
hamilton é o cara assim como raikonen e alonso,embora em nao goste de alonso alonso,massa esta mt bem ate agora constante,rapido e competitivo andando ao lado de alonso ate mesmo na frente mais claro e no geral na soma da temporada alonso tera vantagem e boa vantagem sobre massa nao ha pra onde correr alonso é mais piloto e das corridas q o massa se sobre sair ela usara da influencia pra passar massa por ordens de radio. engracado fabio aqui qnd vetel faz suas poles é a maior ragacao de seda e olhe q vetel faz suas poles qnd tem melhor carro disparado xegando ser mais rapido q tds os carros mais de meio segundo e em certas ocasioes acima disso e outras as vzs q msm tendo o carro mais rapido passa sufoco na pista,ja notaram qnd o vetel nao tem nitidamente melhor carro nao faz nada demais ou ate msm faz de menos!!!e aqui q se ouve é o genio!!onde esta genealidade ganhar com melhor carro disparado?!…acordem qem venceu esse tricampeonato foi red bul carro e nao piloto piloto de ponta de destaque ha 3 raikonen.hamilton e alonso tendo melhor carro ou nao ta na frente e qnd nao ta incomoda.
Toda vez que leio “coloca a mão no fogo”, lembro de uma entrevista do Barrichello na Globo. Semanas antes da temporada 2009 começar, ele deu uma entrevista dizendo que COLOCAVA SUA MÃO NO FOGO, que 2009 seria sua melhor temporada na Formula 1.
Pois é, estou cobrando o Rubinho até hoje, guardei até o isqueiro. A melhor temporada do Rubinho na F-1 foi em 2002/04, curiosamente ao lado do satânico alemão. Em 2009 com um carro muitas vezes superior, Rubinho no geral, foi um fiasco. Sequer segurou o vice campeonato…
Acho que o Rubinho quis dizer: “Colocava sua MÃE no fogo”, eu devo ter entendido errado…
Tem gente aqui que deveria ter um blog próprio pra ver se para de querer forçar a pauta e o pensamento de Fábio. OMG!
Essa coisa de largar com pneus diferentes na largada é ótimo, por mim fazia até melhor, os cinco primeiros no Q3 manteriam os pneus da classificação, o resto do grid escolhiam com qual pneu largar.
Mas aí quem não ia gostar nadinha era quem larga no top cinco a frente, mas isso seria uma boa alternativa a todos porque nem sempre o piloto tem um carro para brigar pela ponta. Vejam o caso de Vettel, ele venceu o GP da Malásia, mas na China o carro sequer tem forças para brigar por vitória.
Deviam fazer como nos anos 80, na classificação todos usavam um tipo de pneu, mas pra largada a escolha era livre!
A estratégia naquela época era ganhar tempo fazendo uma parada a menos, no final da prova esse carro vinha entre os primeiros(com pneus gastos), mas atrás vinham babando os rivais com pneus novos e mole. Naquela época as provas tinham apenas duas paradas de boxes, quem fazia uma a menos tinha chance de brigar por vitórias. Hoje devido da dinâmica das provas, muitas vezes nem fazendo uma parada a menos ajuda, mas largando com pneus diferentes a coisa muda muito, é uma aposta…
Quero ver onde vai dar essa estratégia de Vettel e Button largando com médios. Bacana demais quando tiraram os “cobertores” e alguns pilotos largaram mão de brigar pelas primeiras posições pensando na corrida.
Se Vettel chegar em quarto logo atrás de Alonso, essa estratégia de largar com médios vai ser uma tremenda sacada. Vettel quer evitar ao máximo perder pontos para o espanhol, ele sabe que a fase européia o carro vai ser mais competitivo em várias provas, não vai tomar esse tremendo susto que tomou na China. Na real, nessa prova ele torce muito pra Mercedes vencer com dobradinha, melhor se Kimi chegar em terceiro. Alonso chegando em quarto com Vettel em quinto, seria uma vitória ao alemão.
Fica minha dúvida, será que a Mercedes aumentou o tanque de gasolina de Hamilton? Nico Rosberg esta mordido e vai pra briga nesse GP, só espero que a Mercedes não venha com palhaçada de ordens de equipe visando só vitória de Lewis.
Como não podem aumentar o tanque, Lewis que trate de cuidar dos pneus e do consumo de gasolina. Dessa vez Rosberg não vai acatar ordens, eu não faria, podem mandar embora. Se Rosberg acatar outra ordem vou chamar ele de Nico Barrichello pelo resto da vida.
Equipe alemã, com piloto alemão dando só vantagens para piloto inglês? Oras, cada um com seus problemas, se Lewis é rápido mas gasta mais pneus e gasolina ele que aguente as consequências. Vamos ver qual vai ser a atitude de Rosberg se tiver em condições de ultrapassar o companheiro. Nico vai para a quarta temporada na equipe, não deu mole para Schumacher e nunca deveria acatar ordens na Malásia. Sua carreira já esta em xeque, Nico vai virar mais um Rubinho da vida? Reclamar não adianta, tem que ter atitude…
Vettel teve atitude na Malásia e estava certo, aqueles sete pontos a mais estão ajudando muito agora que o carro não é competitivo, não é a toa que ele é tricampeão, o alemão é oportunista, o que manda é abrir vantagem na pontuação.
cara, vc acha q alguém leu o seu comentário?
Fábio é da mesma linha de Galvão Bueno, ou seja, minimiza o quanto pode as qualidades e o talento de Hamilton, mas , que falta faz?
agora e só esperar a largada para voltar a realidade sempre atras do primeiro piloto como sempre kkkkkkkkkkkkkkkk
Sr. pseudo jornalista QUAL O SEU PROBLEMA COM O LEWIS? OU VOCÊ ACHA QUE SOMOS INGÊNUOS? Pois é sempre com mágoa e rancor ou indiferença que o mesmo se refere ao Lewis, o maior talento da formula 1, o que me dói é o motivo desta antipatia e indiferença não só deste, mas da mídia tupiniquim em geral, que resiste a negros e pobres.
Sério que dói em você? Na boa, você deveria se preocupar com coisas que realmente importam _ou existem.
Abs
Não doi em mim não, mas eu tenho pena daqueles que se acham jornalistas kkkkkk
Estou chocado voce nao acha isso importante? Sendo assim, nao me resta dizer que voce é isso mesmo que muitos pensam.
Cara, o problema deve estar em você, não nos outros
Sua resposta foi muito evasiva, você poderia ser mas claro.
O Massa foi ótimo, acabou perdendo tempo no 3 setor!! Corrida é outro papo, tudo pode acontecer!! Será um corridaço, e com Hamilton e Raikkonen na 1 fila, é certeza de espetáculo!! Massa acho que pode beliscar um pódio!! Obs: O tal de Bottas não tem nada de especial hein, q pena para o Bruno!!
Hamilton foi o mais rápido pq o carro da Mercedes é bom de reta, lembrando que Rosberg ganhou o GP do ano passado. Não estou dizendo que é só por causa disso, mas se conseguir ganhar, que aproveite, pois capaz que seja a unica oportunidade do ano.
Minha aposta: Hamilton, Kimi e Alonso 😉
A esperteza quando é muita, vira bicho e come o dono. Não estou muito certo ainda, mas acho que Vettell perdeu o tetra naquela ultrapassagem desleal em cima do Mark Webber. E penso eu que isso é bom pra F1 e para todos os torcedores, que com certeza devem ter ficado entediados com a era Shumacher.
Fábio, que cambada de estreantes porcaria, hein? O único que presta mesmo é o Bianchi… O Gutierrez levou uma surra do Hulkenberg, Bottas cortado no Q1 de novo… Aliás, bem feito pra Williams. Sem querer ser Pacheco mas já sendo, podiam muito bem ter dado mais um ano para o Bruno. Quem sabe esse FW35 não tivesse saído melhor, já que, segundo todo mundo diz, o sobrinho é bom de Feedback…
Sou brasilerio e me orgulho de ser, torço para nossos atletas (futebol nem tanto,
pois tem muitos que na hora que tem de
mostrar serviço, não o fazem). Baseado
nisto me pergunto ou pergunto a todos:
“Qual motivo ou razão eu teria para torcer por Felipe Massa?? Procuro e não encontro nenhum já que o mesmo se acomodou como segundo piloto e só poderá ser campeão um dia (com Alonso ao lado) na Ferrari e se Alonso sofrer um acidente que o afaste do campeonato.
Coragem para mudar de equipe o Felipe Massa já mostrou que não tem, orgulho próprio…nem preciso escrever não é??
Vejo o Hamilton fazer uma mudança radical e logo nas primeiras corridas já vem com resultados (apesar de não ter gostado da ordem da equipe na corrida passada). Vejo Raikkonem intenso e com vontade. bem como na MotoGp ví o show de Valentino Rossi (que não precisa provar nada para ninguém), dando o melhor que tem. Sinto muito, mas Felipe Massa não merece o meu apreço nem como piloto e nem em suas atitude.
É triste dizer isto, eu poderia ficar quieto e nem escrever. Mas me digam, eu faltei com a verdade no que relatei??
Abraços a todos e espero o Razia em uma equipe que não seja a Ferrari, uma equpe
média seria ótimO e daí sim ele ir subindo (se for comprovado o talento que ele tem, mas já no ambinte da F1)
bom mesmo
corrigindo (“sua” atitude) e não suas
Esqueci de mais uma coisa, Felipe Massa fazer pole não adianta e nem me diz nada, pois se Alonso vier em segundo, já sabemos quem irá chegar em primeiro…
(chega a ser cômico..rs…mas é triste)
De novo deu problema com o Webber, é a quarta vez em 5 ,problemas com o Kers nas 2 últimas provas de 2012,problemas com o Kers na Austrália e ontem ficou fora da briga no grid,num momento em poderia atrapalhar a posição do Vettel na largada,tá difícil,só acontece no carro dele….
Se o Vettel e o Button se derem bem na corrida vai ficar provado que o exagero na degradação dos pneus estão botando o pneu como um item mais importante que a aerodinâmica, o motor e os pilotos.
Vai abrir um precedente de treinar com o pneu certo é melhor que largar na frente.
Volto a discussão do pneus: será que, apesar de aumentar a competitividade, não está passando dos limites?
Raikkonenn surpreendendo novamente? Não sei até quando os comentaristas vão ficar neste tipo de comentário. Ele é um dos favoritos ao campeonato. Inclusive é mais favorito que o Alonso. O carro da lotus pode não ser fantástico, mas o piloto é. Não vi surpresa nenhuma, o cara é um dos melhores e se estivesse em uma RedBull da vida ou até mesmo na Ferrari ia deitar em cima de todo mundo, exceto o Hamilton que é igualmente talentoso demais.
E O SUPERPILOTO BOTTAS DA WILLIANS? MUITOS EM 2012 MALHARAM O BRUNO SENNA AQUI NO BLOG, E AGORA COMO É QUE FICA? ACREDITO QUE ESSE TAL DE BOTTAS FOSSE O QUE PARECIA SER NA BOCA DA MAIORIA, ELE PELO DEVERIA CONSEGUIR PASSAR PARA A ÚLTIMA FASE DO TREINO COM MAIS CONSISTÊNCIA – O BRUNO NÃO ERA MALHADO POR NÃO CONSEGUIR O MESMO? E EM CORRIDA, AI É QUE O TAL DE BOTTAS TA MAL MESMO. ATÉ AGORA NÃO VI UMA ULTRAPASSAGEM DIGNA DE APONTAR ELE COMO UM FUTURO GRANDE PILOTO. SE O BOTTAS FOSSE O FUTURO FENOMENO DA F1, TOTO WOLF TERIA LEVADO ELE PRA MERCEDES, PENSO EU.
Se acontecesse com o Massa o que aconteceu hoje com o Webber no treino seria uma avalanche de críticas contra a Ferrari e Alonso, mas como foi com o “estrangeiro” ManéWebber ninguém fala nada. Eu digo isso não pra inocentar a Ferrari e sim pra dizer que essa “sujeirada” ocorre infelizmente não só na Ferrari e não só na F1, mas em todas as equipes de ponta e em todos os outros esportes em que há muita grana e conflitos de interesses!
Só foi o Vettel botar as asinhas de fora…que a equipe já deu um jeitinho de tesourar…rsrsrs. Com certeza não ponho a mão no fogo…
Estão criticando o Massa. Se esquecem que ele larga muito bem e sair em quinto para ele não significa prejuízo. Hamilton dando as cartas na Mercedez, tem muita gente que está reconhecendo o talento dele só agora. O problema por lá deve ser a vaidade dos chefes que começam a se desentender(LaudaX Ross Branwn) . E o Vethel levou um castigo do Adrian que foi o primeiro a passar um sabão no alemão ao final da última corrida. Intimamente Newey deve ter falado assim : o seu sucesso se deve ao meu trabalho!
Para a tristeza do blogueiro e jornalista Fábio Seixas, pole position inquestionável de Lewis Hamilton. O melhor piloto do grid atual, em minha humilde opinião.
Uma pena que com esses pneus, a corrida vira mais uma questão de estratégia do que capacidade do piloto propriamente dita. Então, é difícil apostar em alguém.
Espero que no final das contas a estratégia não tenha sido a principal responsável por determinar o vencedor.
Pelo menos entre Alonso e Massa as coisas se ajustaram.
Acho que a corrida fica entre Hamilton e Alonso, pois seus carros tratam melhor os pneus e os ritmo de corridas são bons nos dois casos. Kimi é que surge como interrogação para mim, será que a Lotus terá o mesmo comportamento da primeira prova (muito bom) ou da segunda (apenas razoável)?
Para Massa e Rosberg, um paredão a sua frente, pois seus companheiros de equipe devem usufruir dos respectivos status de primeiro piloto para afastar possibilidades de disputa franca por posição. Resta a eles torcerem para que os campeões mundiais se achem na curva e abra uma janela para quem vem de trás… Vettel e Grosjean devem brigar pra subir ao pódio e Button não chega lá. Webber – putz, coitado – deve estar levando a galinha preta, cachaça e charuto pra encruzilhada, vai fazer mandinga pra ver se o mundo vira de cabeça pra baixo e ele apareça com alguma chance pra domingo…
Abs, Ricardo.
Já começaram a fritar o Webber. Foi falar mal do alemão, a RBR deu o troco. Isso é só o começo….
Ô Fábio, 3 voltas cristalinas do Hamilton e um texto sem nenhuma emoção. Tá certo que a corrida será só amanhã, mas viva o brilho de cada dia.