Xangai, 1º e 2º treinos livres
12/04/13 04:52Quando a fase é boa…
Sim, Massa foi o mais rápido do dia em Xangai. O brasileiro da Ferrari fez 1min35s340 na segunda sessão de treinos livres para o GP da China e quebrou um jejum que já durava quase um ano e meio.
Desde o segundo treino do GP da Índia de 2011 ele não liderava uma sessão na F-1.
Seu tempo foi conquistado com pneus macios, o que não é demérito: todos, em algum momento, fizerem uso do mesmo composto.
Não é nada, não é nada, mas é mais uma cravadinha no Alonso. Daqui a pouco as piadinhas vão ficar sem sentido.
Raikkonen foi o segundo, a 0s152. O espanhol ficou em terceiro. Depois vieram Rosberg, Webber, Button, Hamilton… Vettel fechou em décimo.
Na manhã chinesa, o destaque foi a Mercedes. Rosberg fez o melhor tempo na primeira sessão, 1min36s717, 0s454 melhor do que Hamilton.
Webber foi o terceiro, seguido por Vettel, Alonso, Button e Massa.
A lambança do dia aconteceu justamente neste primeiro treino: Pérez conseguiu errar o ponto de freada na entrada dos boxes, bateu e voltou a pé. Coisa feia…
Ah, sim: pelo visto, Xangai vai bater o recorde de farofa de borracha na pista até agora nesta temporada.
Fabio, todos sabemos que a prioridade na Ferrari permanece sendo o Alonso e que durante as corridas ainda poderemos ver aquelas “sacaneadas” clássicas da Ferrari. Porém, está ficando nítido que as mudanças de carro e pneus se adaptaram perfeitamente ao estilo de pilotagem do Massa. Nesse caso, se o Massa permanecer com esse desempenho muito superior (0,5s no último treino) ao Alonso, você acha que existe alguma possibilidade da Ferrari rever esse posicionamento (favorecer ao Alonso), para tentar conquistar o campeonato?
Fábio, o UOL retirou a possibilidade de ver os posts antigos do seu blog ou eu que tô muito toupeira e não tô conseguindo achar? Abç
É algo temporário, para corrigir um erro. Logo estará de volta.
Abs
Olá Fábio:
Que o Massa se acertou com o carro é inegável mas para ele brigar por vitória é um passo ainda distante, depois da lambança do Alonso na última corrida e a péssima largada do Felipe com a pista molhada, deu para identificar que pista com água é péssimo pro brasileiro, ele teve o pior desempenho dos pilotos de ponta com a pista molhada , eu notei claramente a famosa sabotagem ferrarista:
Ordem dos boxes , Felipe economize pneus, o piloto é obrigado a baixar o ritmo ou deixando o carro com uma mistura mais pobre ou freando bem antes da curva, e ficar com o pé no freio mais tempo , significa ser mais lento, daí pelo meu estarrecimento faltando 7 voltas ele entra no box e troca os pneus. Porque não falaram pra ele pé na tabua amigo, torce os cabos , no talo, porque o Alonso deve ter voltado pros boxes atormentando os engenheiros e eles com pericia enganaram de novo Massa, no fim da prova ele viu que o ritmo era pífio , trocou os pneus e passou os carros que ele brigou a prova inteira com facilidade , mistura rica de combustível, freando em cima das curvas , kers no máximo.
O Felipe só vence se depois da primeira curva ele estiver em primeiro e o Alonso no mínimo quarto e tiver dificuldade para superar os carros a sua frente, a grande questão é :
Com a abertura da asa , diferentes padrões de funcionamento do motor é quase impossível ter um carro veloz na classificação e corrida.Como arrumar o carro hoje sendo veloz na classificação e na corrida?
Tá fácil pro Massa…
Fabio, sera que não seria uma boa o Massa, se chegar no Q3, largar com pneus mais duros e ficat mais tempo na pista, trocando a estratégia com o Alonso?
Na RBR acabou o tal do ‘multi 21’, e na Ferrari acabou o P1-P2?
Assista o vídeo abaixo para entender:
http://charges.uol.com.br/2002/05/28/formula-1-bananas-de-uniformes/
Fabio, você acha que o Alonso esta com dificuldades de adaptação ao carro novo, ou o Massa se adaptou melhor, ou seria mais uma patifaria da Ferrari??
Alonso está com dificuldades e Massa se encontrou.
Abs
Quer ver logo logo a Ferrari muda o projeto do carro pra facilitar pro Alonso
Concordo com vc fabio, acho que o felipe vai ter mostrar GP por GP que está em melhor fase do que o alonso, para ter um pouco mais de atenção da Ferrari e quem sabe até brigar por um titulo, o que vc acha ?
Boa tarde Fabio,
Você acredita em chance de briga pelo campeonato no caso do Felipe?
Acho que ainda é cedo.
Abs
Pela história, pelos números, Alonso tem mais garrafa pra vender que Massa. Mas a ironia dele denota certo incômodo. É bom ver o Massa numa boa fase, mas acho dificílimo ele brigar pelo título. Teria que lutar na pista e fora dela… Falta ao Massa a vontade que sobra nos grandes campeões…. Vettel que o diga…
Bbagem, uma coisa é lutar pelo titulo outra e briga interna, esta mais que claroque desde a segunda metade do campeonato do ano pasado o carro se encaixou melhor para o Massa e a F1 é assim, a Ferrari errou, mas co as atualizações ão ser feitas a pdido do Alonso e vamos ver até onde vai, não falta vontade em nenhum piloto de F1, sobra intresses.
E a Red Bull naquela, deixando pra andar tudo no sábado e domingo (como sempre), quando realmente importa.
Abraço
O Alonso este fds num vai guentaaaaaaaa o Felipe chegando na frente dele e vai pedir pra trocar o Massa pelo Barichello
Sim o Massa esta se sobresaindo, continuando assim ele pode até arrumar uma vaga de primeiro piloto, nem q seja numa equipe media… mas uma coisa esta clara neste treino, Vettel esta escondendo o jogo… só ver o tempo do webber….
Vettel é um garotinho mimado e arrogante. Quem o conhece aqui na Alemanha sabe o que estou dizendo. Ele será capaz de passar por cima do cadaver de seu pai, para vencer uma corrida… Há uma diferenca entre competitividade e arrogancia. Vamos ver se ele levanta dois dedinhos ao sair do carro, quando chegar em segundo numa corrida…. Levanta somente um (o dedo indicador) para mostrar às TV’s de todo o mundo, que é o primeiro !!! Arrogante, de poucos amigos, mas sempre sorridente e simpatico nas entrevistas. Uma cara dentro da equipe, e outra pra frente das cameras. Nao merece reconhecimento.
Lendo seu comentário fez-me lembrar de um antigo piloto de F-1.
Senhores vamos aos palpites:
1 Vettel
2 Massa
3 Hamilton
Quem da mais?
1) Rosberg
2) Hamilton
3) Kimi
4) Massa
Fábio, suponhamos que o Massa esteja em primeiro neste GP da China e o Alonso segundo. Vc acha que a Ferrari dará ordem para inverter a posição?
Acho.
Abs
Quero ver isso…. Aí é que eu atiro um tijolo na televisão.
A Ferrari não mandará o Massa ceder a posição se o Massa estiver correndo no mesmo ritmo do Alonso e mantendo uma certa vantagem de uns 3 segundos, agora se acontecer o que aconteceu na Alemanha, quando o Alonso tava fungando no cangote do Massa o cara vai começar a reclamar no Rádio que ta mais rápido que o Massa e aí fatalmente vão mandar ele dar passagem.
Vendo o que aconteceu na Austrália, seria muita inocência pensar assim…
Fabio, será que o clima da Red Bull entre os dois pilotos, pode ocorrer na Ferrari e estragar o ano do Felipe Massa com uma ordem favorecendo o Alonso, levando em consideração do otimo momento psicologico do Felipe ?
Fábio,
Pilotos de uma mesma equipe podem “compartilhar” tipos e configurações/acertos? Por exemplo, um acerto que coloque o Massa na frente do Aloso no primeiro dia de treio pode ser copiado pelos engenheiros do Alonso?
Digo isso pq reparei q o Massa colocou os compostos mais macios num momento em que ele havia feito o 6° ou 7° tempo. Nesses primeiros momentos, sua velocidade na grande reta chegou a 320km/h. Em seguida ele foi para os box e, com os pneus macios, fez a melhor volta, mas com a velocidade máxima na retona em 315km/h. Tavez algum acerto q tenha colocado mais asa tenha funcionado bem. Ou caso contrário ele possa melhorar ainda mais o tempo!
Bem,obrigado, e vc fez falta na composição do time de comentarista da Sportv! Abraço!
Bem, acho que até então o desempenho do Massa foi pífio. Perdeu a confiança de que poderia fazer a diferença na equipe. Com a retomada de um bom nível de pilotagem, a confiança retornará. E somente aí o Alonso sentirá algum incômodo.
Por enquanto ele não está nem aí com uns pontinhos do Massa.
O que irá preocupar será regularidade de bons resultados. Essa é a saída para quem quer permanecer na F1. Aliás, a equipe teve uma paciência enorme com ele até agora. Não é, Fabio?
Ue Fábio, cade meu comentário? So porque fui contra seu raciocínio:
” Discordo, o Alonso só quis dizer que confia no seu taco, é capaz de se superar, que não existe crise nenhuma ( que a imprensa insiste em criar, típico da maioria destes profissionais que se comportam como ratos).
Já o Vettel foi arrogante sim, se fez de besta, é óbvio que ele estava mais rápido que o Mark, afinal ele não obedeceu uma ordem que o outro obedeceu (sem julgar se isso é certo ou errado).
Custa tanto esperar a moderação?
Grato
Minha sincera esperança é que o Massa faça uma boa temporada a fim de conseguir estar em uma outra equipe de ponta no ano que vem.
Aproveitando o retorno da boa fase (quem se lembra sabe que ele só não foi campeão em 2009 pelo erro da Ferrari no box de Singapura), o Massa deveria dar uma banana para a ordem da Ferrari e ganhar essa corrida e mais algumas. Mesmo que a Ferrari o puna durante o ano ou não renove para 2014, vai formar fila de equipe de ponta querendo contratar ele. Afinal, se ele acatar as ordens, só tem a ganhar o posto de 2o piloto, o que é pior que a aposentadoria.
Rosberg, até aqui, nos primeiros treinos, dando chinelada no Hamilton. Quando chegam os segundos treinos, no entanto, a equipe coloca as coisas no seu devido lugar: o carro dele apresenta problema hidráulico, de sistema eletrônico, pneu furado, porca solta, macacão mal costurado, etc. E, nas corridas, já vimos o que a Mercedes faz e continuará fazendo com o Rosberg.
Em tempo, segundos treinos – treinos classificatórios.
Caro Erdnaxela, não é muito cedo para a teoria da conspiração na Mercedes ?
É sério mesmo que você teve a capacidade para digitar tantas asneiras assim?!
Rosberg tem o que, 4 anos de Mercedes? O Hamilton entrou agora. Ainda está se adaptando ao carro. E mesmo assim já largou na frente do companheiro nas 2 primeiras corridas. Fazer um tempo melhor nos treinos livres é relativo. Não se sabe exatamente como estavam os carros.
O cidadão se deixa levar pelo que aconteceu uma vez e convenientemente se esquece do que o outro piloto já mostrou na categoria.
Comentariozinho infantil o desse rapaz ai.
Infantil e vc, bobao, que refuta os comentarios dos outros. Eu tenho a minha opiniao e vc tem a sua. Veja o que ocorreu com o carro do Rosberg, novamente, antes da classificação, bobao. Quanto as lembrancas do que o Hamilton ja fez, eu me lembro do trabalho de espionagem em 2007 e do campeonato armado em 2008.
Bom dia a todos, vejo realmente o massa muito mais forte neste ano, mas não podemos esquecer, que quem manda a F1 hoje é o dinheiro, e enquanto o patrocionador do Alonso estiver na Ferrari, infelizmente não vai dar pro Massa, não pdemos esquecer o que a Ferrari já fez outras vezes.embora a torcida sempre fica.
Fábio, você concorda que o carro da Ferrari nunca esta bom para os dois? Ou a ascensão é do Alonso ou ela é do Massa… Mas nunca os dois fazem, seguidamente, dobradinhas ou algo do tipo. Há possibilidade da Ferrari(Santander) mexer nos palitos e deixar o carro bom para o Alonso, ignorando a performance do Massa, caso ele continue “melhorando”??
A Ferrari não está preocupada em fazer o Alonso campeão. Está interessada no título de construtores (grana, grana & grana). Não irá prejudicar o Massa às custas de importantes pontos para a equipe. Mas se o Massa estiver na frente do Alonso e a soma de pontos for a mesma, certamente escutaremos:-“Felipe, Alonso is faster than you”.
Não vou ficar na torcida pra não virar frustação, mas ficarei contente se ele tiver grandes resultados daqui pra frente! Ele ou qualquer companheiro de equipe que fosse do Alonso eu torceria pro Alonso ficar atrás! Alonso é um excelente piloto, mas seu caráter é duvidoso
Olá Fábio,
O erro do Perez é semelhante ao do Hamilton na mesma pista seis anos atrás? Embora, naquele momento tenha significado a perda do título. Também lembrei do Coulthard e do Moreno na Austrália em 1995.
Perez tava com pneu furado também.
Não consigo entender o desprezo de Alonso, sendo que dependeu de ajuda da Ferrari pra ficar na frente de Massa.
Fabio, será que só agora o massa está voltando do acidente que sofreu!? vi um depoimento do piquet dizendo que bateu forte com a willians em 86, e ficou 3 anos sem o sentido de profundidade!
Até onde os fatores econômicos da parceria entre Santander e a equipe de Maranello vão possibilitar que Massa ande na frente de seu companheiro de equipe, a resposta é simples, se compararmos com a historia da equipe, porém cabe a nós brasileiros torcer e aproveitar com carinho este momento que a muito não lembravamos.