Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Xangai, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
12/04/13 04:52

Quando a fase é boa…

Massa faz treino de pit em Xangai (Ed Jones/AFP)


 

Sim, Massa foi o mais rápido do dia em Xangai. O brasileiro da Ferrari fez 1min35s340 na segunda sessão de treinos livres para o GP da China e quebrou um jejum que já durava quase um ano e meio.

Desde o segundo treino do GP da Índia de 2011 ele não liderava uma sessão na F-1.

Seu tempo foi conquistado com pneus macios, o que não é demérito: todos, em algum momento, fizerem uso do mesmo composto.

Não é nada, não é nada, mas é mais uma cravadinha no Alonso. Daqui a pouco as piadinhas vão ficar sem sentido.

Raikkonen foi o segundo, a 0s152. O espanhol ficou em terceiro. Depois vieram Rosberg, Webber, Button, Hamilton… Vettel fechou em décimo.

Na manhã chinesa, o destaque foi a Mercedes. Rosberg fez o melhor tempo na primeira sessão, 1min36s717, 0s454 melhor do que Hamilton.

Webber foi o terceiro, seguido por Vettel, Alonso, Button e Massa.

A lambança do dia aconteceu justamente neste primeiro treino: Pérez conseguiu errar o ponto de freada na entrada dos boxes, bateu e voltou a pé. Coisa feia…

Ah, sim: pelo visto, Xangai vai bater o recorde de farofa de borracha na pista até agora nesta temporada.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. silvestre comentou em 13/04/13 at 0:27

    vamos ver se nao ultrapassa para tras no inicio da corrida kkkkkkk

  2. Leandro Andrade comentou em 13/04/13 at 0:27

    Fábio, a disputa está em aberto neste início de campeonato na equipe Ferrari. Mas e se no meio da temporada o Massa estiver à frente do Alonso, haverá previlégios ao espanhol para uma revirada? Abs.

  3. OBSERVADOR comentou em 12/04/13 at 22:11

    Gente foi só um treino !!! Porque este ufanismo todo ???
    Devagar com o andor que o santo é de barro !!!
    Vamos ver quando a parada é a vera…O Massinha com certeza vai peidar na farofa !!!

    • Pedro Tannus comentou em 13/04/13 at 2:16

      Vai procurar o significado de ufanismo no dicionário!

  4. cristiano comentou em 12/04/13 at 20:55

    Se o Massa estiver na frente e a Ferrari mandar o Alonso passar, vai voar um tijolo contra minha televisão.

    • manuel carlos comentou em 13/04/13 at 2:08

      pode comprar uma nova!!!

  5. cristiano comentou em 12/04/13 at 20:22

    Eu te falei Fábio! Que o Massa ia estar na frente do Alonso esse ano. Porque ele é bom. Acontece que, mola na cabeça, tempo parado, pressão da volta, companheiro Alonso muito forte, pressão por resultados, estressaram o cara. Hoje andei lendo em algum lugar que o carro está mais propício ao jeito de pilotagem do Massa. Tem até isso. Em 2010 o Galvão comentou sobre os problemas dos novos pneus ao tipo de pilotagem de Massa e Schumacher. Tudo somou contra. O que acontece com Fernando Alonso na minha opinião, é, além de experiência, e de ser bom também, lógico, é a esperteza dele dentro da corrida. Inteligência. Agora, na hora da pilotagem pura… Aí não sei.

    • Fernando Duarte comentou em 12/04/13 at 20:45

      O problema maior do Massa sempre foi o ritmo de corrida, e menos a classificação. Em algumas voltas ele é rápido, o problema é que o Alonso consegue ser rápido durante 70 voltas e ele não…

      • cristiano comentou em 12/04/13 at 21:15

        É, vamos ver…. Além de tudo o Alonso tem sorte ainda. E em 2011 o Massa sofreu sérios prejuízos com Pit Stops demorados, erros de Pit Stops. E acho que nenhum errado pro Alonso. E o Alonso tem mesmo muita sorte. Mas os ventos não sopram sempre a favor.

      • cristiano comentou em 12/04/13 at 21:17

        Em 2008 ele não foi campeão por 1 ponto. E teve uma corrida do mesmo ano que a Ferrari largou ele do Pit Stop com a mangueira de abastecimento grudada. Perdeu vários pontos com aquilo. Que teria sido campeão no fim do ano.

        • Andre comentou em 13/04/13 at 1:22

          E sem contar o GP da Hungria em que ele estava liderando e faltando 3 voltas pra acabar o motor estorou….

      • Mauricio comentou em 12/04/13 at 21:58

        Sim, e o problema do ritmo de corrida do Massa tem nome: consumo de pneus. O estilo dele definitivamente não fecha com esses compostos da Pirelli.

  6. Renato Barbosa comentou em 12/04/13 at 19:48

    Pô Fábio, 20 anos da maior primeira volta de todos os tempos e nem um comentário sequer??? Abs!!!

    • Fábio Seixas comentou em 12/04/13 at 20:04

      Você viu o Pit Stop?

  7. RealBr comentou em 12/04/13 at 19:26

    SE O MASSA SE ENROSCAR COM O ALONSO NA LARGADA PODE CRER QUE EM 2014 NÃO VAI MESMO RENOVAR COM A FERRARI DE JEITO NENHUM – O ALONSO JÁ DEVE ESTAR TENDO UMAS BOAS CONVERSAS COM DOMENICALE E COM MONTEZEMOLO. O PESSOAL ESTÁ QUERENDO ELEVAR MUITO A MORAL DO MASSA, E ISSO O ALONSO JÁ DEVE ESTAR TRATANDO DE RESOLVER NOS BASTIDORES. VAMOS ESPERAR.

    • Ricardo comentou em 13/04/13 at 5:18

      Alem de tosco insiste em sempre falar gritando com letra maiúscula.

  8. Daniel comentou em 12/04/13 at 19:21

    Fabio , você se recorda de algum caso em que o segundo piloto conseguiu bater o primeiro virar a mesa e ter a equipe trabalhando para tentar o titulo?
    Abs

    • Fábio Seixas comentou em 12/04/13 at 19:38

      Piquet fez isso com o Mansell na Williams, por exemplo.

      • RICARDO ROMANO VALIM comentou em 12/04/13 at 20:11

        Piquet ja era bi campeao mundial nessa epoca da Willians!!! Ele nao era segundo piloto, pra nao dizer que o Manseel nao representava muita coisa, me limito a dizer que ele era um idiota veloz!!!! O que o piquet fez, foi simplesmente rachar a equipe poro mansell nao ficar copiando o acerto do carro!!! abraço!!!

        • Fábio Seixas comentou em 12/04/13 at 20:14

          O próprio Piquet diz que tinha tratamento de segundo piloto na equipe.

          • RICARDO ROMANO VALIM comentou em 12/04/13 at 20:21

            Tudo bem!!! Ele era um brasileiro, que corria numa equipe inglesa, contra um piloto ingles!!! Era até certo ponto normal o Mansell ter algum privilégio; mas o piquet tratou de chutar o balde e nao dividir mais os acertos do seu carro com o Mansell!!! Grande abraço, sou seu fã, espero ver vc comentando de novo no sportv!!!!

      • Publius Goulart comentou em 12/04/13 at 20:18

        E foi lindo!!

      • manuel carlos comentou em 13/04/13 at 1:07

        Fábio, o Piquet quando percebeu que o chefe de equipe do Mansell copiava o acerto do carro dele ele simplesmentew acertava o carro diferente,e depois que copiavam o acerto ele mandava sua equipe mudar para o correto, tanto que a willians contratou um piloto só para acertar o carro para o Mansell (se não me engano Roberto Pupo Moreno que acertava muito bem os carros apesar de não ter sido um piloto de sucesso na F1)

    • Mauricio comentou em 12/04/13 at 22:01

      Acho que o próprio Massa com o Raikkonen em 2008.

  9. andrei marcus comentou em 12/04/13 at 19:01

    mt cedo pra tantos comentarios, fato é q massa esta andando bem agora se tao bem ao ponto de superar alonso, ja outra estoria! alonso é mais piloto q massa e tem a ferrari em sua volta agora q massa tem capacidade e qualidade pra supera-lo em umas corridas e outras tem, mais nao supera-lo no geral em uma temporada inteira no caso,esta na lideranca com algum merito. e nao aproveitou a oportunidade de abrir boa vantagem com o abandono da ultima corrida de alonso espero que massa continue com esse ritimo competitivo pois ja era hora agora ate qnd ele vai ter folego incentivo pra se manter confiante qnd o alonso comecar a imprimir seu ritimo!?…espero q os carros continuem proximos em desempenhos e teremos uma boa temporada carros equilibrados disputas honestas alguem ta vendo algum show de vettel?! …é com carros prox é vemos qem de fato tem um o Q a mais

  10. Alberto comentou em 12/04/13 at 18:12

    Lendo a maioria dos comentários aqui parece que se o Massa anda na frente é porque é bom, se o Alonso anda na frente é porque a Ferrari faz marmelada….. para né!

    • manuel carlos comentou em 13/04/13 at 1:15

      Alberto, se vc analizar a F1, verá que o Massa não fica devendo para nenhum piloto. tudo bem, vai falar do raikonen, alonso, vetel…, mas reafirmo, ele não está atráz de ninguém, o que ocorre, meu entendimento, é falta de confiança para ter saído da ferrari e ido para outra equipe, (faltou coragem de arriscar, porque qualquer equipe gostaria de contar com ele, questão de patrocinador (alonso tem o Santander)

      • Alberto comentou em 13/04/13 at 12:03

        Prezado Manuel,
        O Massa é um piloto excelente! Mas o Alonso o Hamilton o Vetel e o Raikonnen sâo melhores! O problema que falo é jogar em outros fatores uma diferençã técinica que existe; andar próximo a estes caras é MUITO difícil e o que muitos aqui não entendem é que o Massa não é ruim; estes outros é que são excepcionais.
        Com relação ao Santander esqueça isso; a Ferrari tem grana suficiente para ter o Alonso com ou sem o Santander; para equipes como esta e pilotos como este o quesito técinico é o único responsável pelas opções

  11. rodrigo comentou em 12/04/13 at 17:00

    Olá Fábio.

    Esse negócio de se cadastrar e ter limite para ler seu blog é a maior viagem. Fala com o pessoal da folha para liberar seu blog. Isso vai ser um tiro no pé.

  12. Eduardo comentou em 12/04/13 at 16:58

    Mudando um pouco o foco, eu até acho que os pneus deram uma competitividade maior a F1 mas quando eles se tornam o principal fator de todas as equipes não é um pouco estranho?
    Acaba nivelando bons projetos de carro pelo pneus. Como passar um régua por baixo.
    Acho que tanto os carros como os pilotos poderiam mostrar melhor suas abilidades com pneus melhores. Opinião minha.
    Alguém concorda?

  13. Alexandre/Iraí-RS comentou em 12/04/13 at 16:51

    Bem, quem acompanha F1, sabe que o Alonso não tem um bom histórico com companheiros de equipe. Em 2004, a dupla da Renault era Jarno Trulli (até então um piloto com nome consolidado e visto como muito bom, que poderia conquistar algo com um carro bom) e Fernando Alonso (uma promessa até então, tendo conquistado o único ponto da história da Minardi). E o que aconteceu em 2005? Trulli foi mandado embora e em seu lugar veio outro italiano, Giancarlo Fisichella, que foi nada além de um bom escudeiro de Fernando Alonso em seus dois títulos mundiais. Passou o tempo, e Alonso encontrou Hamilton na McLaren, e nem preciso lembrar o que ocorreu. E mais tarde, a história com Nelsinho Piquet na Renault. Ou seja, sempre histórias no mínimo estranhas envolvendo os companheiros de equipe de Alonso. Por outro lado, a Ferrari, para quem é um pouco mais velha, deve lembrar que eles já fritaram seus pilotos “indesejados”, mesmo perdendo o título. E isso não é pachequismo, pois um deles nem era brasileiro. Em 1999, Eddie Irvine disputou o título do ano cabeça a cabeça com Mika Hakkinen e só perdeu na última prova. Mas em uma de suas derrotas, ele liderava a prova quando foi trocar pneus. Depois da troca efetuada, eu vi algo que nunca acreditei ter visto. Os mecânicos deixaram o carro do irlandês… sem uma roda. Para quem não lembra da cena, é isso mesmo, sem o pneu dianteiro direito. Depois, o pneu, pateticamente veio rolando de dentro do box. E a corrida foi para o espaço. Irvine foi vice campeão por pouca diferença. E a Ferrari perdeu o título com essa mancada. No final do ano, ele saiu e no seguinte veio Rubens Barrichello, e todos sabemos o que aconteceu por lá, com ele, com o Massa… Ou seja, Alonso e a Ferrari tem um péssimo histórico.

    • Eduardo comentou em 12/04/13 at 17:00

      Essa dupla deixa a F1 feia, chata e desonesta há muito tempo.

    • Elizandro comentou em 12/04/13 at 17:09

      Alexandre escreveu tudo e mais um pouco, ótima análise.

      Do Fábio nem preciso comentar, é sempre direto e preciso.

    • Nataniel comentou em 12/04/13 at 17:32

      aaa Alexandre para ne, nem todo mundo nao viu 1999 pra vc falar o que bem entende, nao foi isso que ocorreu, Irvine nao perdeu o titulo por isso jamais, muito pelo contrario a Ferrari, Mika Salo e Michael Schumacher ajudaram muito Irvine, na Alemanha em Sepang etc, o que acontece é que a Mclarem tinha muito mais carro que a Ferrari, muito mais pneu e como em 98 nao tinha como escapar…Lembrando que Irvine esteve perto de conquistar o titulo mesmo, mas no pior ano de Hakkinen que perdeu sozinho em Monza rodando sozinho, rodando sozinho nas florestas de hokenhein, e depois de Mika Salo assumir ele entregou a vitoria pro Irvine assim como Schumacher que depois de 7 corridas de molho pela perna quebrada voltou em Sepang e fez de gato e sapado a dupla da Maclaren entregando no fim de bandeja a vitoria pra Irvine e nem mesmo assim ele conseguiu o titulo..essa sua historia nao existe

      • David comentou em 12/04/13 at 18:13

        Cara a Mclaren não tinha o melhor carro em 99 mas tinha um ótimo piloto que merecidamente foi campeão. Não sou fã do Schumacher mas se ele tivesse disputado o título a temporada inteira tinha faturado 99 tb. A Ferrari poderia ter ganho sim mas foi bizonha em alguns GPs.

    • Alberto comentou em 12/04/13 at 18:07

      Qual campeão teve excelente histórico com companheiros de equipe????

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).