Fora da ordem
12/04/13 03:00Alguma coisa está fora da ordem, também na F-1.
Primeiro, Vettel é recriminado mundialmente por lutar pela vitória. Por desobedecer uma ordem antidesportiva. Por fazer valer seus instintos de atleta. Por ignorar contrato, patrocínio, rádio e leis das relações-públicas em nome da bandeira quadriculada.
Agora, é condenado por ter falado com sinceridade. A crise da Red Bull, claro, seria o assunto na chegada dos pilotos a Xangai. E foi.
(Previsível, imagino, até pelo repórter chinês que, em 2004, indagou Schumacher se a Ferrari estava de vermelho em homenagem ao país.)
Vettel teve três semanas para se preparar para o bombardeio de perguntas. Conversou com Horner, com a assessoria de imprensa da equipe, com seu estafe. Nada do que ele disse, portanto, foi na base do susto, da surpresa.
O que ele disse foi que Webber não merecia vencer o GP da Malásia, que o australiano nunca o ajudou e que faria tudo de novo, igual, caso a situação se repetisse.
E concluiu: “No fundo tudo se resume aos fatos de que aquilo era uma corrida, eu estava mais rápido que ele, fiz a ultrapassagem e venci”.
Pronto. A imprensa inglesa ontem chamou o alemão de “agressivo”, “arrogante”, de ter “mudado o tom”. Um colega italiano, do “La Reppublica”, relatou que o ambiente na sala de imprensa de Xangai foi de incredulidade.
No Twitter, o piloto Marino Franchitti, irmão de Dario, escreveu que foi como ver Anakin Skywalker se transformando em Darth Vader.
Será? Para os consultores de imagem, talvez. Para jornalistas, não deveria ser. Para o público, menos ainda.
Porque a verdade por ser cruel, mas ainda é a verdade.
Vettel falou com sinceridade sobre seus sentimentos, concordem com eles ou não. Sua declaração é melhor do que 99% dos embustes distribuídos pelas equipes em seus press releases coloridos e impressos em papel caro.
Coincidentemente, outro campeão do mundo falou ontem sobre a situação na sua equipe. Em entrevista à imprensa espanhola, no paddock chinês, Alonso foi questionado sobre ter ficado atrás de Massa nos quatro últimos treinos classificatórios.
Saiu-se com ironia: “Não durmo desde a Austrália, só estou comendo arroz e estou perdendo cabelo. É mesmo um enorme drama”.
Provocou gargalhadas.
Postura mais ofensiva para o companheiro do que a de Vettel. Porque debocha da boa fase do brasileiro, trata como piada sua reação, despreza qualquer possibilidade de preocupação em ficar para trás no duelo interno.
Conteúdo à parte: Vettel falou do companheiro com seriedade, Alonso debochou. Mas não, ninguém ligou para o desrespeito. Futriquinha interessa mais.
Alguma coisa está fora da ordem, também na F-1.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Texto irretocável; conteúdo irrepreensível. Chapeau!
Artigo perfeito, análise na mosca. Absolutamente nada a acrescentar.
Não concordo com vc, Seixas. Primeiro pq o Vettel fez tudo errado sim, desrespeitou um acordo de cavalheiros feito com a equipe e o colega, ultrapassou este só, e somente só pq ele diminuiu o ritmo(se vc viu a corrida, percebeu que, quando se encontraram na pista antes da ordem de manter as posições, Vettel tentou e não conseguiu ultrapassar o Webber) e, depois da corrida se desculpou, tentando se fazer de bom moço e agora mudou totalmente o discurso. Um babaca, isso sim. Falar que ultrapassou por vinganca do q houve em Interlagos?? Ridículo!! O campeão foi ele, não o Webber, se ele se ressente de algo tão pequeno assim, só demonstra, uma vez mais que é perturbado. Já o Alonso, a meu ver, foi irônico não pra desmerecer o Massa, mas sim demonstrou que está, e muito, preocupado de andar atrás, e fez o que tds nós, brasileiros, fazemos constantemente quando alguem está melhor, tentamos ironizar e diminuir a situação e a posição do cara…
Algo tão pequeno???? O Vettel poderia ter perdido o título na largada pela espremida do Webber!!! Acordo de cavalheiros é feito para o cara não dar em cima da mulher do outro! Corrida de carro,não tem acordo de cavalheiros amigo, quando o sinal apaga, vale o que está na frente, ou seja, o primeiro lugar!
reveja a largada.
praticamente nao houve esta tal espremida. Nem se compara com outras que houveram por aí.
Vá, you tube, interlagos 2012 e veja.
Não tenho filhos, mas segue uma situação hipotética para ilustrar.
Ano: 2020.
Meu filho pequeno chega e senta do meu lado no sofá, enquanto assisto o canal de esportes.
– Pai…
– Sim…?
– Você gosta de F-1, não gosta?
Olho surpreso para ele. Fico um tempo sem responder. Suspiro fundo.
– Gosto filho… apesar de tudo, gosto ainda…
– Como assim? Por que apesar de tudo?
– Ah filho… você é bem pequeno… não presenciou os bons tempos.
– Bons tempos? Quando?
– Para mim, foi o final dos anos 80… os anos 90 principalmente… até o começo dos anos 2000…
– Como era??
– Ahhhhh… – suspiro outra vez, olho para cima – Era outra coisa. Outra coisa. Para começar, o barulho de um F-1! Nossa…. o carro roncava! Mas roncava para valer… – sinto um arrepio – … ah, os V-10… Williams FW16… e também o Honda de 91, o Ferrari V-12.. o Mercedes de 2000…
Meu filho fica me olhando, sem entender. Eu continuo, absorto em meus devaneios, olhando fixo para um ponto abstrato.
– Não é que nem hoje, este motor ridículo que eles usam…. se é que podemos chamar de “motor”… um simples V2 com limite de decibéis…0,4L, 5 mil RPM…
– O quê? O que é RPM?
Dou uma risada.
– Ah….desculpe… estava falando mais para mim do que para você…. depois eu explico. Como disse, antes um F-1 berrava, roncava, gritava…. doía os ouvidos, era maravilhosamente indescritível, sensacional. Me arrepio só de lembrar. Agora só é este gemido ridículo… este zumbido… o motorzinho do meu dentista faz mais barulho. Não é a toa que o público deixou de ir aos autódromos há algum tempo.
– Nossa, que chato…
– É… quem viu, viu… ou melhor, quem ouviu, ouviu…
– Que mais??
Suspiro novamente.
– Naquela época os pilotos andavam no limite…. mostrando toda a habilidade… os treinos classificatórios então…
Uma lágrima escorre do meu rosto.
– Pai, tá chorando?
– Desculpe… é que… me lembro… as voltas voadoras… a luta contra o relógio…. exigindo o máximo… Senna, Mansell, Schumacher… Hakkinen, Montoya…. e alguns outros… no limite…. não é que nem hoje. Eles iam para a pista se classificar, sabia??
– Sério??? Que demais!! E como é hoje?
– É por sorteio filho… nem transmitem mais pela tv, claro. Os pilotos ficam numa sala… e o Bernie Ecclestone, o Jean Todt e mais uns 3 ou 4 ficam atrás de uma mesa, com aquele globo girando como se fosse sorteio da loteria… aí eles sorteiam o grid…
– Nossa, então antes eles iam para a pista, para ver quem era o mais rápido??
– Acredite… sim… era emocionante. – dou uma fungada e pego o lenço– Não tinham que economizar pneu para corrida… era arrojo puro, o limite do piloto e da máquina… quem largava na frente…. E agora… agora é isto.
Os olhos do meu filho brilham.
– Conta mais! Antes os pilotos da mesma equipe podiam disputar posição?
– Podiam…. não todos, e nem sempre claro… mas tinham uns pegas legais sim! Prost X Mansell… Senna X Prost… Montoya e Ralf Schumacher… Alesi e Berger… Hill e Villeneuve….estes lutavam que nem cachorros selvagens. Mas aí…. depois que em 2015 oficializaram de vez a proibição de dois companheiros de equipe estarem um imediatamente atrás do outro na corrida… ficou complicado.
– Por quê?
– Se isto acontecer, eles são obrigados a deixarem outro piloto de outra equipe ficar entre eles. E pior: se um de fato tentar ultrapassar o companheiro de equipe em qualquer momento recebe punição severa, além de ser suspenso por 3 corridas….
– Nossa…. que chato…
– É… tempos que não voltam filho…. tempos que não voltam. Destruíram a F-1.
Que bagulho “power” esse que tu fumou…Gostei da viagem…valeu…
Nossa senhora. Perfeito Fábio.
Deboche ou realidade?? Fala serio essa imprensa ufanista… Tá 4 a 0 por que? O ano começou e nao se dá um reset nos treinos? Ahhh entao ok, desde que o Alonso está na Ferrari deve ter sido 47×07 em favor do espanhol, e sei lá, 630 x 270 em pontos… Eu também debocharia dessa situação.
pois é…o alonso, dizem, é amigo do webber..coitado do webber por ter um merda de um amigo desses..agora, espero que o webber tire o vettel de todas as corridas.
O texto teria 100% de razão (e Vettel também) se não fosse o fato de Webber estar com um mapeamento de motor diferente por ordem da equipe.
A desonestidade de Vettel não foi ter ido pra cima do companheiro por ser mais rápido, foi ter feito isso sabendo que não estavam em igualdade de condições.
Bastava ele ter respondido no rádio que não acataria a ordem. E deixa o pau comer. Estaria tudo certo.
Botou pra fu…! Já li muita coisa bacana nesse blog, mas esta coluna foi no ponto certo.
Excelente Fábio! Deveria ser publicado em destaque na Folha! Reflete bastante a hipocrisia que vive o mundo de hoje, não só na F1, mas em vários segmentos da nossa sociedade.
Fábio,
tenha dó, depois de 3 semanas, com total apoio do “consultor’ da Red Bull e famosa frase “não haverá mais ordem de equipe na RBR” , falar na “sinceridade” de Vettel é conversa para boi dormir.
Imagino se a situação fosse inversa veríamos essa “sinceridade” do Vettel..
Vettel fez cagada quando passou por cima do combinado que tinha sido feito, tanto faz se venceu ou não, se passou ou não, cagou pra palavra que deu e não teve honra pra cumprir o que tinha sido acertado.
Bastou o Massinha melhorar para que você também exponencialmente venha nos alegrar em seus comentários (que antes eram de certa forma ruins e com um pouco de arrogância), e agora estão concisos !!! Parabéns !! Concordo em gênero, número e grau, e vou mais além: O Alonso já demonstra um grande desconforto, se o Brasileiro chegar à frente de Don Fernando a coisa vai “feder”…e o ambiente na Scuderia Ferrari não será dos melhores !?!?! Resta-nos saber ” como os italianos ” irão administrar isso, pois ” Don Fernando ” é de chorar o leite derramado, ” Quem sempre foi 1o. jamais se colocará na condição de coadjuvante ” !?
O que você acha Seixas ?! Veremos e teremos a Pizza a queimar , ou os Pizzaiolos não irão deixar ?! Se continuar do jeito que está !? rs
Abçs
É verdade, este Alonso(Robonso) é verdadeiramente um viado!!!!!rs
Vamos torcer pro Massinha continuar assim!!!!
É isso!
se o alonso começar tomar toco do massinha pode parar…virou shumi velhinho
Dá para ser mais contraditório num mesmo texto? O que Alonso disse foi nada mais que a verdade. Deve ele ficar preocupado porque um companheiro, que sempre andou atrás dele, andou à sua frente em quatro treinos classificatórios? E que nesses mesmos circuitos chegou atrás dele em três em ritmo de corrida. Em nenhum momento ele desdenhou o desempenho do Massa, mas simplesmente quis dizer que esse resultados são tão úteis quanto dizer: “faz 10 anos que o seu time não ganha do meu aos Sábados de julho quando faz sol, mesmo que o seu tenha sempre chegado na frente no campeonato.”
Quanto ao Vettel, o que me incomoda, não é o fato de ele ter ultrapassado o Webber, mas sim, ele ter jogando com regras diferentes. O Vettel simplesmente ignorou todas as regras, enquanto o Webber continuou jogando por elas. Creio que em condições iguais de disputa daria Vettel do mesmo jeito, mas simplesmente ignorar o que foi combinado, e não dar a chance do outro fazer o mesmo é que foi mau-caratismo ao meu ver.
E mais uma coisa, parem de achar que automobilismo é esporte individual. Pois sem um carro que é um foguete, como o Vettel tinha ano passado, não há talento que compense. E quem paga pelo desenvolvimento e construção de tal carro é a equipe. Então existe sim uma certa dose obediência devida a quem te deu todas as condições de você mostrar o seu talento.
Perfeita essa análise hein André! Mto bom!
Pra cima deles Vettel
Não entendo… ele estava mais rápido porque o Webber mudou o mapeamento do motor. Só por isso. Aí fica fácil. Ainda acho que ele foi desonesto.
Eu entendo o que você quiz dizer a equipe disse que ele poderia mudar seu ritimo para poupar equipameno, já que garantiram que não seria ultapassado. No entanto duas coisas me intrigam, se ele sentia que não precisava mudar nada que cotinua-se seu ritimo, seria inquestionavel, contudo foi mais comodo aceitar as sugestões da equipe, do que apertar o da direita e ser invencivel é, o que os pilotos bons fazem, são inquestionaveis, agora fica ai pagando de coitado, mas no fundo pra mim foi mais um troxa e, o Vettel fez o que, acelerou é o que se faz em corrida, a outra coisa, tinha mesmo necessidade da equipe dar aquela sugestão, com que intuito? será mesmo que não foi pra ficar mais facil do Vettel passar? Se foi, mais troxa ainda foi o Webber
Gostei da análise. Realmente estamos vendo uma decadência do esporte a passos largos na categoria.
O que me faz ter mais saudade desses caras.
http://bit.ly/16RGnwC
Fábio, tem que ver aí que a gente clica em compartilhar o post no face e oq é compartilhado é o link do blog e não o do post.
Mania de perseguição é brincadeira, palavras do Alonso a respeito dos resultados do Massa:
“He is doing a fantastic job, he is driving 100%. The calculations you are doing are strange calculations because it’s races from last year and races from this year.
“In Australia we were on dry tyres on a wet track and in Malaysia when we were on intermediate tyres on a nearly dry track. I don’t think they were completely normal qualifying session, but it’s good he’s doing a good job.
“Hopefully I can finish ahead of him in some qualifying sessions this year and if I do so it will be an extraordinary lap.”
http://www.jamesallenonf1.com/2013/04/alonso-has-no-regrets-over-decision-not-to-pit-for-new-wing-in-malaysian-gp/
Acho deboche da parte do jornalista fazer uma pergunta dessa ao Alonso. A forma como o espanhol respondeu a pergunta foi de total respeito a Felipe, de maneira que debochou sim foi da péssima pergunta. Ao ser questionado sobre a superioridade do brasileiro nos treinos, ironizou como quem quis dizer que qual o problema de um companheiro de equipe superar o outro? Alonso deixou claro, para mim, que Felipe é um ótimo piloto e tem capacidade para isso. Os dois se dão muito bem, e apenas ler um texto não mostra exatamente o que ele quis dizer. Corrida é coisa séria, não é brincadeira. Ainda mais na ferrari.
Parabéns novamente Fábio. Coluna brilhante. Contrapôs bem as duas atitudes e criticou com razão a imprensa.
Vettel e RedBull rumo ao TETRA!
Faço minhas as palavras de Guilherme.
Perfeito , parabéns.
Fábio, excelente seu comentário. É como se eu estivesse lendo a tradução de um sentimento que vem me incomodando nos últimos tempos. Por anos assisti reclamações de que os pilotos são robozinhos, que só dão declarações montadas. Que a F1 virou negócio, não é esporte… Daí vem um cara, faz algo “favorável ao esporte, mas contra o negócio”. Após o fato, ao se manifestar, ele simplesmente diz o que pensou e sentiu, sem se preocupar com os contratos, repercussão, polêmicas… Mas para minha surpresa quase todos reprovaram veementemente o comportamento do piloto!? Eu penso como você.
Discordo,
o Alonso quis dizer algo do tipo: Não me preocupo, confio no meu trabalho e vocês jornalistas ficam querendo querendo criar crise (no desempenho dele) ou preocupação onde não há (isso é normal nesta raça de jornalista). Já o Vettel (sem analisar se a atitude foi certa ou errada) foi sim arrogante e se fez de besta, óbvio que ele estava mais rápido que o Mark, afinal ele não obedeceu uma ordem que lhe foi data, ao contrário do primeiro.
Exatamente
Vettel estava com pneus mais macios e mais novos, de qualquer maneira, estaria mais rápido que Webber.
Fábio,
O deboche faz parte da guerra psicológica, é uma forma de minar o outro; o Nelsão usou isso a carreira inteira contra o Mansell e nem por isso deixou o respeito de lado, você não quer a F-1 sem mimimi????
Rapaz…esse foi o melhor artigo disparado que já li sobre o tema, e o melhor seu….parabens.
Boa, Fábio!
Pra mim, parece que o Alonso tirou sarro do jornalista, e não do Massa. Deve estar ouvindo esse tipo de coisa (“Como você se sente com o Massa indo melhor nos treinos?”)desde o fim do treino na Austrália. Se olhar as notícias passadas, ele já respondeu essa pergunta várias vezes. Então, uma hora o saco enche, e ele solta essa resposta irônica.
P$%^ que o P#$%@! Esse post foi muito bom!
Concordo com sua analise sobre a postura de Vettel e Alonso sobre seus respectivos companheiros de equipe. Soh acho que, por tras desta pretensa calma do Alonso, ha uma preocupacao legitima. Ainda mais quando se compara este deboche de agora com declaracoes anteriores, em que ele tentava simplesmente dizer que estava seguro de que logo reverteria a situacao. Eh como se diz: toda brincadeira tem um fundo de verdade.
Concordo plenamente!!! Lógico que aparecerão aqueles que dirão que você defende o Vettel, que defende o Massa, mas diga-se a verdade, deixando de lado os nomes, esses pilotos são assim. Nós é que não vivemos lá dentro, nesse ambiente hostil e competitivo. O Alonso faria o mesmo que o Vettel e vice-versa. Se fosse ao contrário, estaríamos criticando, apoiando, do mesmo jeito. O que falta é que os antagonistas dessa história (Massa e Webber, independente da nacionalidade, sim…) comecem a mudar suas atitudes. Briguem também, na pista, no braço. Nós agradeceremos. O show estará garantido. E que vença o melhor conjunto, seja qual for a bandeira a se hastear.
clap clap clap. Mais uma vez, parabéns pelo comentário, Fábio. Está tudo fora da ordem.
E o Massa nunca vai passar disso. Já o Alonso, nunca será maior do quê o Vettel virá a ser… Abs
Excelente Fábio…não só pela precisão e consistencia dos seus comentários, aliás como sempre…mas e principalmente, pela certeza que nos dá de que na verdade estamos vivendo o tempo em que parece que todos devemos viver uma irreal peça teatral…onde os “atores”…tem que ter papéis de certinhos…bonzinhos…de “guerreiros domesticados” e sempre com “sinceros” sorrisos para tudo e para todos… e o pior…parece que isto é um grande movimento orquestrado…por quem detem o poder economico e até político que cada vez mais vem determinando para que caminhos…o esporte deve seguir…pois acho que o “fenomeno” é bem maior do que a F1… ora sejamos sinceros…quem que ama verdadeiramente o esporte…não curtiu aquela espetacular ultrapassagem de Vettel na última corrida…com as rodas dos dois carros quase se tocando por um bom tempo? Quem não sentiu emoção e vibrou quando Vettel mandou para o “espaço” esta hipócrita política de falso bom mocismo…que parece ter já os resultados e o comportamento dos pilotos previamente combinados….? E mais…por baixo de um capacete tem antes de tudo um ser humano…que sofre todo tipo de influencias igual a todos nós…só que numa situação de extremos risco…calculado ou não…e isto a mais de 300 km/h…com a obrigação de mostrar competencia e superação…então se o Vettel “errou”…ele apenas está dizendo…sou um ser humano…que tem sonhos…anseios…objetivos…e se em algum momento fez algo que ofendeu os mais “sensiveis”…me desculpem…mas um vencedor não nasceu para ficar ou se conformar em ser um “segundo”…e mero ator coadjuvante…