Programe-se
10/04/13 11:56China…
O primeiro ano na China, 2004, foi divertido.
A organização indicou aos jornalistas um hotel próximo do autódromo. E logo descobrimos que, num país do tamanho da China, “próximo” é conceito bem relativo.
Era longe pra chuchu. E, para ajudar, os motoristas das van para a imprensa conheciam o caminho tanto quanto eu ou você ou nossas mães.
Resultado: levávamos horas para chegar.
Quando chegávamos, vinha outro show. E aí não é estereótipo, é realidade: hordas de vendedores de quinquilarias, óculos “Ray-Ban”, relógios “Rolex” e quetais cercavam os jornalistas tentando empurrar alguma coisa. E, claro, muita gente comprava. Uma festa.
Na hora de ir embora, todos cansados de andar quilômetros naquele paddock megalomaníaco, era a mesma coisa: um tempão para chegar no hotel. Com o agravante de correr o risco de não achar nenhum restaurante aberto para jantar.
(A busca por um restaurante até rendeu um caso divertido, mas isso eu conto no ano que vem.)
Segue a programação da terceira etapa do Mundial, no horário de Brasília:
quinta
23h-0h30: 1º treino livre
sexta
3h-4h30: 2º treino livre
sábado
0h-1h: 3º treino livre
3h: treino classificatório
domingo
4h: GP da China, 56 voltas
Faz tempo que não faço comentários sobre fórmula 1 na Internet. Mas vamos lá… Nós estamos tão contaminados com esta bobagem de politicamente correto, e tão influenciados pelos vilões, que querem controlar nossa opinião, que a posição do Vetel é considerada como agressiva ou indelicada. Na verdade não é. Ele está fazendo o seu trabalho, e quem compete quer vencer. O resto é manipulação. Quanto ao espanhol, sua atitude é clara, ele está despeitado e não esperava este desempenho do Massa. Nem mesmo os que o defendem, esperavam. Sabemos que pessoas despeitadas manifestam este despeito quando se sentem ameaçadas. É uma reação humana. Na minha opinião o Massa está agindo certo; e deve continuar agindo assim: Colocando o espanhol em cheque sem ficar fazendo declarações ou críticas. Foco total em colocar pressão no espanhol e na Ferrari, para mostrar que o rei está nu. Não gosto de fazer ranking de pilotos, pois a situação pode mudar dependendo do estado psicológico do competidor ao longo do tempo. Entretanto, podemos fazer uma avaliação do momento. Na minha opinião, pilotos consistentes e que hoje podem fazer bonito em qualquer equipe de ponta, sem ordem de mérito, são: Kimi Raikonen, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vetel, Rosberg e talvez mais um ou dois. O espanhol, assim como o Schumaker, que ninguem desmereça suas conquistas, estão na categoria daqueles que alem do talento natural e inegável, precisam ter o tratamento “especial” de suas equipes para realmente mostrarem consistência. Caso contrário começam a desmoronar corroidos pelo peso de sua prepotência. Se o Massa continuar calado, não aceitando provocações e trabalhar 100% focado em desmontar o espanhol, eu penso que até o fim do ano ele desmorona, com todo o patrocínio Santander que tem por trás. E é claro que a Ferrari vai tentar mudar isto, mas a pressão externa pode fazer a diferença; afinal de contas, a Ferrari é movida por prestígio, dinheiro e pelo ego de seus dirigentes. Quanto a comparar atitudes de exclusivismo do Espanhol com as do Airton Senna ou de outros de sua época, esbarramos num detalhe importante. Eles agiam com honestidade de propósitos, e todos sabiam de suas motivações. Não eram dissimulados, eram claros, obcecados mesmo, pelo sucesso. Não ficavam tentando parecer bons meninos. Diferente do que se vê hoje em dia nas atitudas do espanhol. Torço pelo Massa não só pelo fato de ser brasileiro, mas por ser uma pessoa de brios que está saindo de um momento difícil e mostrando que tem valor. Espero que vença este desafio.
Team orders in the 1930s and today
http://www.motorsportmagazine.com/f1/history/team-orders-in-the-1930s/
Na China é engraçado, no Brasil é falta de planejamento e estrutura.
Fábio voce já me respondeu há pelos menos uns 5 anos atras, mas quando vai sair seu livro no mundo da F1?
Esta nos enrolando….já tenho do FG e do Lemir Martins, ta faltando o seu na minha biblioteca….
Abc
Um dia…
Abs
vixxxxi, como tem fanboy do piloto artificial por aqui…
a RBR soltou os dois sim, com ctz, mas deve ter dado aquela bela regulada no carro do webber, como de praxe, rsrsrs
podem perceber, agora ele vai lá pro fundo, rsrsrs
time sujo!
“Acho que nunca estive nessa posição [de receber uma ordem para não atacar o companheiro]. Acho que eu manteria a posição. No fim do dia, seu time está te pagando e você tem que fazer mais ou menos o que eles te pedem”
“Você é um jornalista, então não vai até a sede do seu jornal para pintar as paredes, porque não é um pintor. Um goleiro também não pode jogar como atacante. Todos temos nossos compromissos e acho que temos que respeitá-los durante todo o tempo”.
Quem falou isso tudo foi Fernando Alonso.
Acho muito triste e decepcionante um piloto do nível dele, bicampeão, comparar o esporte com uma profissão.
O esporte tem outro princípio que o da profissão, que é o de ser o melhor de todos SEMPRE. Ganhar SEMPRE. Isso é o que move o esportista.
A partir de hoje, o espanhol para mim é o melhor “motorista” de F1, só.
ou na pronúncia chinesa “Lolex” e “Lai-Ban”…
Qualé Fábio, só o ano quem vem vc conta do resutarante ? Vc vai esquecer…gde abç
Vou contar a historia. Depois de muito rodar pela cidade, Fabio finalmente acha um trailler aberto. Como não sabia o que pedir, fez o mais simples: pediu um hot-dog. Depois de matar a fome, o chapeiro perguntou: gostou? Fabio prontamente disse que sim, elogiando o peculiar sabor do fast food made-in-china. O chapeiro então disse: “fico feliz de voce ter gostado, pois alimentamos nossos dobermans e pastores alemão somente com ração de 1a qualidade”. Fim
Bela historia, mas aqui na China os dogs sao uma iguaria e nao vao para o sanduiche.
E um detalhe… Sebastian Vettel colocou lenha na fogueira sobre seu companheiro Mark Webber…
Estou começando a gostar disso!!!
Fabio onde vc comenta esta corrida no
SPORT TV ou na radio quarennnnnnnnnnnnnnnta? Risos
abrço;
Na rádio.
Abs
Fabio, qual rádio? Assim posso acompanhar daqui. Abs
Fala, Estevam!
Bandeirantes e BandNews FM.
Abs
Red Bull finalmente desfez a c@g@d@ da corrida passada, com o perdão da palavra. Conseguiram enxergar que valorizar a imagem da empresa, se colocando como puramente esportiva e sem ordens de equipe, vale muito mais que uma eventual perda de pontos em alguma corrida. Além do mais, sabe que no braço o Vettel vai levar quase todas, o que dá quase no mesmo que favorecê-lo com ordens, e ainda fica muito mais bonito.
ainda bem que no brasil é diferente, né fabio?
Vejam essa:
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/04/10/alonso-diz-que-gostaria-de-ter-corrido-contra-ayrton-senna-foi-o-maior.htm
Ainda bem que hoje está melhor, com um trem que tem uma linha dentro do autódromo!
qual o horário da retransmissão no SPORT TV?
Fabio, vc deveria escrever um livro com esses “causos”…
a corrida não seria as 4h ?
Fabio, por um acaso o GP não será as 4h de Domingo, posso estar me confundindo, mas acredito que foi este o horário que você informou no “Pit Stop” dessa semana. Abraços!
Fabio, boa tarde!
Em outro site estão anunciando o horário da corrida às 4hs, inclusive a GLOBO.
Acordo que horário Hahahaha.
Abraços.
na programação do uol ta dizendo que a corrida sera as 5 da manhã, qual que ta certo?
Corrida é às 4h.
Abs
Olá Fabio!
A corrida não é as 4h?
A corrida não será às 4h?
… é! Ano que vem é sacanagem …
Ohh Fábio,
O site da formula1.com, globoesporte, uolesporte dão como 4 horas para a corrida no domingo, porque pra vc é as 3 ?
as histórias dariam um livro muito muito muito legal!
abs
Luciano
Fábio, li no site da globo que o treino classificatório e corrida seriam às 04:00 horas. Então, será às 03:00 horas mesmo, né? Abraço!
Treino às 3h, corrida às 4h. Eu errei ali, mas já corrigi.
Abs
Fala logo !!!
Um ano de curiosidade pra saber da história do restaurante? IUhaihaihuiaHuiah
Se for igual a história na Hungria, que o Flavio Gomes contou outro dia, será hilária.
Solta esse caso do restaurante. Adoro isso! #solta