Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Programe-se

Por Fábio Seixas
10/04/13 11:56

China…

O primeiro ano na China, 2004, foi divertido.

A organização indicou aos jornalistas um hotel próximo do autódromo. E logo descobrimos que, num país do tamanho da China, “próximo” é conceito bem relativo.

Era longe pra chuchu. E, para ajudar, os motoristas das van para a imprensa conheciam o caminho tanto quanto eu ou você ou nossas mães.

Resultado: levávamos horas para chegar.

Quando chegávamos, vinha outro show. E aí não é estereótipo, é realidade: hordas de vendedores de quinquilarias, óculos “Ray-Ban”, relógios “Rolex” e quetais cercavam os jornalistas tentando empurrar alguma coisa. E, claro, muita gente comprava. Uma festa.

Na hora de ir embora, todos cansados de andar quilômetros naquele paddock megalomaníaco, era a mesma coisa: um tempão para chegar no hotel. Com o agravante de correr o risco de não achar nenhum restaurante aberto para jantar.

(A busca por um restaurante até rendeu um caso divertido, mas isso eu conto no ano que vem.)

Segue a programação da terceira etapa do Mundial, no horário de Brasília:

quinta
23h-0h30: 1º treino livre

sexta
3h-4h30: 2º treino livre

sábado
0h-1h: 3º treino livre
3h: treino classificatório 

domingo
4h: GP da China, 56 voltas

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. danir comentou em 12/04/13 at 10:44

    Faz tempo que não faço comentários sobre fórmula 1 na Internet. Mas vamos lá… Nós estamos tão contaminados com esta bobagem de politicamente correto, e tão influenciados pelos vilões, que querem controlar nossa opinião, que a posição do Vetel é considerada como agressiva ou indelicada. Na verdade não é. Ele está fazendo o seu trabalho, e quem compete quer vencer. O resto é manipulação. Quanto ao espanhol, sua atitude é clara, ele está despeitado e não esperava este desempenho do Massa. Nem mesmo os que o defendem, esperavam. Sabemos que pessoas despeitadas manifestam este despeito quando se sentem ameaçadas. É uma reação humana. Na minha opinião o Massa está agindo certo; e deve continuar agindo assim: Colocando o espanhol em cheque sem ficar fazendo declarações ou críticas. Foco total em colocar pressão no espanhol e na Ferrari, para mostrar que o rei está nu. Não gosto de fazer ranking de pilotos, pois a situação pode mudar dependendo do estado psicológico do competidor ao longo do tempo. Entretanto, podemos fazer uma avaliação do momento. Na minha opinião, pilotos consistentes e que hoje podem fazer bonito em qualquer equipe de ponta, sem ordem de mérito, são: Kimi Raikonen, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Vetel, Rosberg e talvez mais um ou dois. O espanhol, assim como o Schumaker, que ninguem desmereça suas conquistas, estão na categoria daqueles que alem do talento natural e inegável, precisam ter o tratamento “especial” de suas equipes para realmente mostrarem consistência. Caso contrário começam a desmoronar corroidos pelo peso de sua prepotência. Se o Massa continuar calado, não aceitando provocações e trabalhar 100% focado em desmontar o espanhol, eu penso que até o fim do ano ele desmorona, com todo o patrocínio Santander que tem por trás. E é claro que a Ferrari vai tentar mudar isto, mas a pressão externa pode fazer a diferença; afinal de contas, a Ferrari é movida por prestígio, dinheiro e pelo ego de seus dirigentes. Quanto a comparar atitudes de exclusivismo do Espanhol com as do Airton Senna ou de outros de sua época, esbarramos num detalhe importante. Eles agiam com honestidade de propósitos, e todos sabiam de suas motivações. Não eram dissimulados, eram claros, obcecados mesmo, pelo sucesso. Não ficavam tentando parecer bons meninos. Diferente do que se vê hoje em dia nas atitudas do espanhol. Torço pelo Massa não só pelo fato de ser brasileiro, mas por ser uma pessoa de brios que está saindo de um momento difícil e mostrando que tem valor. Espero que vença este desafio.

  2. Marcelo comentou em 12/04/13 at 1:23

    Team orders in the 1930s and today
    http://www.motorsportmagazine.com/f1/history/team-orders-in-the-1930s/

  3. Victor comentou em 11/04/13 at 22:26

    Na China é engraçado, no Brasil é falta de planejamento e estrutura.

  4. Eduardo comentou em 11/04/13 at 21:26

    Fábio voce já me respondeu há pelos menos uns 5 anos atras, mas quando vai sair seu livro no mundo da F1?

    Esta nos enrolando….já tenho do FG e do Lemir Martins, ta faltando o seu na minha biblioteca….

    Abc

    • Fábio Seixas comentou em 12/04/13 at 3:55

      Um dia…
      Abs

  5. renatohk comentou em 11/04/13 at 20:35

    vixxxxi, como tem fanboy do piloto artificial por aqui…
    a RBR soltou os dois sim, com ctz, mas deve ter dado aquela bela regulada no carro do webber, como de praxe, rsrsrs
    podem perceber, agora ele vai lá pro fundo, rsrsrs
    time sujo!

  6. Thiago Pomkerner comentou em 11/04/13 at 18:55

    “Acho que nunca estive nessa posição [de receber uma ordem para não atacar o companheiro]. Acho que eu manteria a posição. No fim do dia, seu time está te pagando e você tem que fazer mais ou menos o que eles te pedem”
    “Você é um jornalista, então não vai até a sede do seu jornal para pintar as paredes, porque não é um pintor. Um goleiro também não pode jogar como atacante. Todos temos nossos compromissos e acho que temos que respeitá-los durante todo o tempo”.

    Quem falou isso tudo foi Fernando Alonso.
    Acho muito triste e decepcionante um piloto do nível dele, bicampeão, comparar o esporte com uma profissão.
    O esporte tem outro princípio que o da profissão, que é o de ser o melhor de todos SEMPRE. Ganhar SEMPRE. Isso é o que move o esportista.
    A partir de hoje, o espanhol para mim é o melhor “motorista” de F1, só.

  7. Cleverson comentou em 11/04/13 at 15:21

    ou na pronúncia chinesa “Lolex” e “Lai-Ban”…

  8. José Luis Nogueira comentou em 11/04/13 at 12:41

    Qualé Fábio, só o ano quem vem vc conta do resutarante ? Vc vai esquecer…gde abç

  9. Armando Pereira comentou em 11/04/13 at 12:34

    Vou contar a historia. Depois de muito rodar pela cidade, Fabio finalmente acha um trailler aberto. Como não sabia o que pedir, fez o mais simples: pediu um hot-dog. Depois de matar a fome, o chapeiro perguntou: gostou? Fabio prontamente disse que sim, elogiando o peculiar sabor do fast food made-in-china. O chapeiro então disse: “fico feliz de voce ter gostado, pois alimentamos nossos dobermans e pastores alemão somente com ração de 1a qualidade”. Fim

    • Alberto Wisbeck comentou em 12/04/13 at 0:57

      Bela historia, mas aqui na China os dogs sao uma iguaria e nao vao para o sanduiche.

  10. Paulo Perrucci comentou em 11/04/13 at 10:36

    E um detalhe… Sebastian Vettel colocou lenha na fogueira sobre seu companheiro Mark Webber…

    Estou começando a gostar disso!!!

  11. Emerson Neves.. comentou em 11/04/13 at 10:24

    Fabio onde vc comenta esta corrida no
    SPORT TV ou na radio quarennnnnnnnnnnnnnnta? Risos
    abrço;

    • Fábio Seixas comentou em 11/04/13 at 13:58

      Na rádio.
      Abs

      • Estevam Hirschbruch comentou em 12/04/13 at 9:26

        Fabio, qual rádio? Assim posso acompanhar daqui. Abs

        • Fábio Seixas comentou em 12/04/13 at 10:03

          Fala, Estevam!
          Bandeirantes e BandNews FM.
          Abs

  12. Bruno comentou em 10/04/13 at 22:08

    Red Bull finalmente desfez a c@g@d@ da corrida passada, com o perdão da palavra. Conseguiram enxergar que valorizar a imagem da empresa, se colocando como puramente esportiva e sem ordens de equipe, vale muito mais que uma eventual perda de pontos em alguma corrida. Além do mais, sabe que no braço o Vettel vai levar quase todas, o que dá quase no mesmo que favorecê-lo com ordens, e ainda fica muito mais bonito.

  13. gustavo giroti comentou em 10/04/13 at 20:26

    ainda bem que no brasil é diferente, né fabio?

  14. Fernando Schumacher comentou em 10/04/13 at 17:21

    Vejam essa:
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/04/10/alonso-diz-que-gostaria-de-ter-corrido-contra-ayrton-senna-foi-o-maior.htm

  15. Gabriel comentou em 10/04/13 at 14:44

    Ainda bem que hoje está melhor, com um trem que tem uma linha dentro do autódromo!

  16. franco comentou em 10/04/13 at 14:41

    qual o horário da retransmissão no SPORT TV?

  17. Rodrigo comentou em 10/04/13 at 14:01

    Fabio, vc deveria escrever um livro com esses “causos”…

  18. Fábio comentou em 10/04/13 at 13:56

    a corrida não seria as 4h ?

  19. Filipe Ignês comentou em 10/04/13 at 13:43

    Fabio, por um acaso o GP não será as 4h de Domingo, posso estar me confundindo, mas acredito que foi este o horário que você informou no “Pit Stop” dessa semana. Abraços!

  20. Catanho comentou em 10/04/13 at 13:32

    Fabio, boa tarde!
    Em outro site estão anunciando o horário da corrida às 4hs, inclusive a GLOBO.
    Acordo que horário Hahahaha.
    Abraços.

  21. romeu comentou em 10/04/13 at 13:29

    na programação do uol ta dizendo que a corrida sera as 5 da manhã, qual que ta certo?

    • Fábio Seixas comentou em 10/04/13 at 14:01

      Corrida é às 4h.
      Abs

  22. Flaviz comentou em 10/04/13 at 13:23

    Olá Fabio!
    A corrida não é as 4h?

  23. Victor M. Reis comentou em 10/04/13 at 13:04

    A corrida não será às 4h?

  24. Alexandre Fernando Fonseca comentou em 10/04/13 at 13:03

    … é! Ano que vem é sacanagem …

  25. Luciano Henriques comentou em 10/04/13 at 13:01

    Ohh Fábio,

    O site da formula1.com, globoesporte, uolesporte dão como 4 horas para a corrida no domingo, porque pra vc é as 3 ?

    as histórias dariam um livro muito muito muito legal!

    abs
    Luciano

  26. Felipe Gomes comentou em 10/04/13 at 12:54

    Fábio, li no site da globo que o treino classificatório e corrida seriam às 04:00 horas. Então, será às 03:00 horas mesmo, né? Abraço!

    • Fábio Seixas comentou em 10/04/13 at 14:00

      Treino às 3h, corrida às 4h. Eu errei ali, mas já corrigi.
      Abs

  27. JP comentou em 10/04/13 at 12:49

    Fala logo !!!

  28. João Magalhães comentou em 10/04/13 at 12:35

    Um ano de curiosidade pra saber da história do restaurante? IUhaihaihuiaHuiah

  29. Rafael Wuthrich comentou em 10/04/13 at 12:32

    Se for igual a história na Hungria, que o Flavio Gomes contou outro dia, será hilária.

  30. Marcelo Pires comentou em 10/04/13 at 12:24

    Solta esse caso do restaurante. Adoro isso! #solta

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).