Moedor de piloto
09/04/13 19:23A Red Bull anunciou que terá um novo piloto reserva para o GP da China.
Trata-se do português António Felix da Costa, 21, vencedor do GP de Macau em 2012 e que neste ano é um dos favoritos ao título da F-Renault 3.5.
Até aí tudo ótimo.
É bacana ver um jovem ganhando uma chance como essa, mesmo que por ora seja só de observação, de aprendizado, de ambientação.
Mas o anúncio leva a uma reflexão.
Porque é mais um garoto que aparece por lá. E Buemi _que corre no Mundial de Endurance no final de semana_ pode começar a ser jogado pra escanteio. Ele já deu mostras de que não está curtindo essa história de ficar só olhando. É questão de tempo para vazar.
Assim como já aconteceu com Liuzzi, Alguersuari, Klien, Speed, Chandhok, Doorbnos, Friesacher, Kartikheyan, Bianchini, Jani, Bortolotti, Albuquerque, Edwards, Hartley, Dillimann, Coletti, Ammermüller, Aleshin…
Há muitos, muitos outros na lista.
Sim, a iniciativa da Red Bull de criar um Programa de Desenvolvimento de Pilotos é louvável. É exemplar. Seria ótimo que outras empresas, donas de equipe ou não, fizessem o mesmo.
(Lembrando que a Red Bull começou essa história com o Bernoldi, quando era uma mera patrocinadora da Arrows.)
O que questiono é a falta de paciência da empresa com seus pupilos.
O que vale a discussão é se a Red Bull não está queimando essa garotada.
O que me parece é que é um esquema 8 ou 80: ou você é um Vettel ou tá queimado.
“…OU VC É UM VETTEL OU TA QUEIMADO”. É, PODE ATÉ SER ESSE O SEU PENSAMENTO; MAS NÃO ACREDITO QUE ESSA SEJA A MALANDRAGEM DA RBR. EU PREFIRO ACREDITAR QUE AGINDO DESSA FORMA, A RBR CONSEGUE ATRAPALHAR POR ALGUM TEMPO A CONTRATAÇÃO DE BONS PILOTOS POR OUTRAS EQUIPES, NAS QUAIS ESTES PILOTOS PODERIAM SER ÓTIMOS ADVERSÁRIOS(COMO ALONSO E LEWIS SÃO) CONTRA O SEU PRINCIPAL E ESCANCARADAMENTE PROTEGIDO VETTEL. PARABÉNS AO FELIPE NASR QUE SOUBE DIZER “NÃO” AO HELMUT MARKO, DENTRO DAS CONDIÇÕES QUE ELES RBR QUERIAM.
Salvo engando o Felipe Nasr foi convidado a fazer um contrato de longa duração com a Red Bull e recusou, talvez para não entrar nesse “moedor de pilotos” a que o Fábio se refere.
na verdade, a fórmula 1 atual é assim: ou explode de imediato ou está queimado. bernoldi, pizzonia, nelsinho piquet e tantos outros brasileiros já passaram por isso.
na f1 ou é extremamente talentoso ou é pagante, há pouco espaço para meio termo e jamais esse ocuparia um lugar de destaque numa red bull.
Acho que a intenção é encontrar um novo Vettel, mesmo. Por isso, o ser o piloto é “queimado”. Dinheiro, Seixas, Dinheiro.
O problema Fábio, é que o grid só tem 24 pilotos e cada equipe 2. Não tem como absorver uma lista tão grande; e um agravante é que não existe mais como avaliar de forma justa um piloto pela falta de treinos. E o trista que nesta lista não tem um brasileiro
abs
Rodrigo
O cara entra no Blog do outro pra ficar metendo o pau… não gostou procura outro, tem um monte por ai, mas acredito que o problema não seja o que vc lê, mas sim quem lê… não entendeu a reportagem, leia de novo, estupido!!!
Fábio, concordo plenamente com você, tem meu apoio.
Sei que vai ter gritinhos histéricos, mas
sinceramente a F1 precisa ser passada a
porque a situação chegou a tal ponto que
não duvido nada ainda havera 1 piloto por equipe do jeito que andam as coisas.
Fabio me perdoe , mas você não acha que jovem piloto serve pra quase nada ou no máximo pilotar um ano numa equipe nanica (se lecar patrocínio) no atual estágio da formula 1 em que as equipes médias e maiores sempre vão preferir os pilotos mais experientes já que não existem mais testes e cada piloto dessas equipes correm pelo menos por 10 ou mais anos?
Para achar um novo vettel é só pegar um carro 1s mais rápido que os concorrentes.De preferência feito pelo Adrian newey.E dar esse carro para um piloto que é apadrinhado pelo helmut marko(quem manda na RBR) e colocar como companheiro de equipe um cara em vias de se aposentar e mediano como Mark Weeber,tá aí a receita do Vettel.
Com o montante de dinheiro investido pela Redbull e sendo uma equipe que não “VENDE ASSENTO” não acha lógico que possa escolher com rigor os pilotos e se dar ao luxo de descartar os menos promissores dentro da sua filosofia de trabalho ? Afinal ela funciona como um time de futebol com categorias de base. Fica com os melhores e vira fornecedora de talentos para outros times. Abs
Fabio, convenhamos, a Red Bull ja deu chance ate demais p/ o Buemi. Concordo que nao se deve moer a molecada e dar uma chance…mas alguns ja provaram (i.e. Buemi) que nao tem a pegada que tem por exemplo um Paul Di Resta. Abs!
Infelizmente essa é uma tendência mundial em diversos setores. É isso que torna os bastidores da F-1 tão interessantes. Torna caricatas as características mais marcantes de qualquer grande empresa hoje em dia.
Quanto ao post, concordo que seja injusto, mas estamos falando de um dos assentos mais disputados do mundo, e sabemos que dois vettels não caem no mesmo lugar tão facilmente…
Fábio, Formula 1 é grana. Milhões de grana. Será que o programa da Red Bull não esteja visando também ou principalmente o aspecto financeiro? Isso envolve mercado para seus produtos, imagem e carisma do piloto, além de seu talento – este infelizmente deixado a segundo plano – vide por exemplo o Speed, um dos que você citou. Por ser americano e com o sobrenome que tem seria um atrativo a mais para a equipe visando o mercado americano, além de contar com o apoio do Bernie para ajudar na divulgação da F1 nos EUA. Fez água. O Nicholas tem alguma razão em sua análise.
isso……a red bull esta certa……a referencia tem que ser o Vetel……de weber ja tem um monte no mercado……nao precisa ter escola de pilotos se a referencia fosse outra mas tb pode ser um Alonso , Hamilton e Kimi
Acompanho a Red Bull desde o seu primeiro ano 2005 (e nos tempor de Jaguar tbm-2004)
e realmente eles escolhem o primeiro piloto(Antes Coulthard e hj Vettel) e o segundo sofre com rodízios Klien-Liuzzi (2005),Klien-Dornboos (2006) até que acharam Webber como um segundo piloto ideal e hj sofre com a proteção de Vettel. Mesma coisa com os motores antes Cosworth,depois Ferrari (Não cumprindo contrato repassando a STR) até que chegasse a Renault (2007 msm ano da chegada de Webber)
Interessante é que tinham uma expectativa no Ricciardo, como se pudesse tornar-se um novo Vettel… mas o que se vê é um piloto apenas mediano, que, não raramente, toma tempo do Vergne !
Fábio, tenho que concordar com você! A Toro Rosso e o Programa de Jovens pilotos da F-1 serve somente para encontrar um novo Vettel… Porém vale lembrar, que o Buemi correu pela Toro Rosso por 3 anos completos e o Jaime Alguersuari por 2 ano e meio… Sendo assim, a Red Bull dá tempo sulfuciente para o piloto se desenvolver, o PROBLEMA é encontrar um Vettel….
O Ricciardo e o Vergne estão indo para o 2º ano na Toro Rosso, ou seja, já estão tendo boas chances, e precisam mostrar serviço rápido! Abraço.
Lamentável o vocabulário desse Lucas Desiderato. Além disso, o texto é claro. Parabéns, Fábio!
Só comprementando meu comentario, gosto muito de F1, mas infelizmente depois de todos esses ocorrido acho que o piloto ja deixando de ser o mais importante na F1, mas sim a equipe, vai chegar num momento que estaremos torcendo pela equipe e não piloto.
Falando em piloto Red Bull, minha sugestão para 2014 na vaga do Weber responde pelo nome de Sebastian Loeb
Concordo com o Nicholas, eles estão procurando “O Piloto” para a F1, os que sobram vão melhorando as outras categorias.
“ou é piloto de ponta ou não é” …. estou com a RB nessa
Acho que tem ser assim mesmo! 2 anos é tempo suficiente pro piloto provar que é diferenciado. E outra, o que a RedBull quer é mesmo um substituto pro Vettel pq sabe que 2017 em diante ele será da Ferrari…………….
p.s.: não vem mais a SP? qdo terá outro curso de F1 na escola do saber? não deu lucro o 1o? abs
Fabio, acho que o ponto eh oferta e procura: sao poucas vagas pra muita gente boa. Logo, eles podem se dar ao luxo de queimar alguns “bons” para deixar que os otimos despontem, visto que a oferta eh grande. Voce nao faria o mesmo? abcs ze
A vários anos acompanho a formula 1 (desde 1,971), o que tenho notado nos últimos anos é que algumas equipes tiram de circulação futuros concorrentes aos seus protegidos ou simplesmente os colocam com segundo piloto com a boca fechada ( alguns até tetaram falar)
Nao acho q esteja queimando Fabio, são muitas promessas nas dezenas de categorias por ai, entao achu importante ta sempre testando o maximo possivel.
Quem sabe eu que sou um piloto virtual de Iracing, rfactor, etc..nao ganho uma chance?
Bem, nao gostava de sua critica intensiva em relaçao ao Felps Massa. Mas ai voce foi na sportv e gostei muito de seus comentarios e, lhe fez muito bem, sabe ser mais tolerante e informar com imparcialidade. Agora lhe dou razao mesmo. Esses pilotos novos parecem um bando de prostitutas que ficam na esquina se oferecendo para as equipes e coisa e tal. Não adianta, tem que ter cartucho muito forte mas muito forte. Ou como disse ser um fora de série, mas que tenha simpatia. Enfim, é assim e quem gosta de F1 tem que conviver com a prosituiçao. Abraços e força aí.
Lê o título da reportagem e sai escrevendo merda. Buemi vai correr em Silverstone e não pode ir à China, mas continua o piloto reserva. “Jornalista”…
Que parte do texto você não entendeu?
Fábio, para com esse negocio de ficar respondendo todo mundo com “que parte do texto vc nao entendeu?”…. Tsc Tsc Tsc
Melhor você nao sonegar informações ou apurar melhor para nao ficar falando besteiro: outro dias vc afirmou que o Pietro era brasileiro… Tsc Tsc Tsc
“Besteiro”.
Fábio, na boa, essa não merecia sua consideração. Cara que usa teu blog para desrespeitar seu texto, nem merecia ser publicado.
Uma coisa e’ concordar ou não, adicionar comentários, levantar outros pontos etc. Outra e’ não ter nada relevante a dizer, incluir uma nota obtida em outro veiculo e se achar o bonzão… Papelzinho ridiculo.
Bem, sobre o texto, se eu fosse responsável pelo segmento de novos talentos na Red Bull, acho que faria o mesmo. Existem tantos nomes candidatos ‘a vaga que você tem que cobrar resultados rápidos. Ou seja, ou você e’ capaz rapidamente ou tem que ceder a oportunidade para o próximo. A hora da verdade vem fulminante e se dissipa rapidamente. Bruno Senna sabe bem disso….
Um abraço.
Como diria Juvenal juvencio, o xará tem o mobral inconcluso… Francamente…
Boa!
Cara, você é mal educado pra caramba! Quem você acha que é pra julgar o jornalismo do Fábio? Quem lê título e sai falando bobagem é você! Tá precisando é ler mais pra aprender o que é interpretação de texto! E o blog não é penico, fale com respeito, ao autor e aos outros leitores!
Fabio, o Lucas Desiderato, desidratou. quanto ao comentário do Nicholas me parece bem mais plausivel e consistente alem de não ser gosseiro.
abio, o Lucas Desiderato, desidratou. quanto ao comentário do Nicholas me parece bem mais plausivel e consistente alem de não ser grosseiro.
Ééé….. Jornalista e blogueiro, certamente, cursou uma disciplina na faculdade chamada “paciência”. Fábio, você tem muita paciência!!!
Mas, pensando no seu texto, bem, a fila de jovens talentos que dariam a vida para guiar uma carro de ponta deve ser maior que a fila do SUS… não será por isso que se adota a estratégia do “ou é um novo Vettel ou não serve”?
É que pela reportagem deu a entender que o Buemi estava demitido, e pelo comentário do Lucas ele quis dizer que o Buemi só está afastado por uma corrida pois tem outro compromisso. Acho que foi isso.
Esse Lucas deve ser analfabeto funcional, sabe ler mas não consegue entender o que está escrito. Em nenhum momento o texto diz que Buemi será substituído, mas sim que não está satisfeito em ficar apenas observando e que poderia sair. E outra, vamos respeitar a profissão e os méritos dos outros. Se não estã feliz com o Fábio seixas, não entre no BLOG.
Fábio…não liga… Burro é ele…Um verdadeiro idiota… Não sabe interpretar um texto… pelo o que acompanho nesse blog, a maioria tem inteligência e educação… Forte abraço!
Deixa pra la Fabio, acho que o Desiderato esta Desidratado e por isso nao conseguiu entender a parte do texto sobre o Buemi.
Agressividade gratuita, baita sujeito mal educado! Contextualize e depois conteste!
Cara, que falta de educação!!! Não estou defendendo ninguém, mas esse espaço é pros leitores (nem disso vc não merece ser chamado) colocarem suas opiniões, sempre educadamente, de preferência. É de pessoas sem respeito assim que estamos lotando o país… Aposto que se alguém te atrapalha no trânsito, vc xinga, gesticula, manda pra tudo qto é lugar…
O Fábio hora nenhuma disse que o Buemi vai à China. Ele disse que inclusive, que no final de semana o Buemi corre no Mundial de Endurance.
O que ele diz também é que Buemi está cansado de ser piloto reserva e que possivelmente sairá, e aí sim António Felix, que estará na China, poderá pegar o lugar dele.
“É bacana ver um jovem ganhando uma chance como essa, mesmo que POR ORA seja só de observação, de aprendizado, de ambientação.”
Deu pra entender aí? Esse “por ora” pode ser interpretado por qualquer pessoa.
Credo, velho.
Pra quê ofender tanto?
Lucas…lê direito. Parabéns pelo texto Fábio!!!
Espertão! Aprende a ler!
Muito ignorante, além de estúpido desatento
Caro Lucas Desiderato,ou seria Desidratado,alem de voce não entender o texto eh mal educado.Talvez,não entende de F1,acontece muito por aqui,eh a democracia.
‘A voce Fabio,abraços,Cesar.
Caro Fábio, discordando um pouco de você quanto a filosofia se piloto tem ou nao que obedecer ordens de equipes. Tema bastante discutido nas ultimas semanas, a questão ou modelo da Redbull parece ser um misto de gerar talentos mais do que assentos para pilotar, especialmente na F1 na busca de um novo Vettel. Dai a quantidade parece ser uma boa estratégia. Do outro lado é o impacto na geração target dos produtos que o principal patrocinador almeja atingir : muitos nomes mostram que o produto aspira sucesso….
Do outro lado dezenas nunca vao ver a luz do dia na F1 mas vao criar uma enorme massa de pilotos em todas as principais categorias do automobilismo no mundo e sempre com o selo RedBull…!
É assim que se debate.
Viu, Lucas?