Uma aventura legal
05/04/13 03:00Uma das histórias mais bacanas dos últimos anos do combalido automobilismo nacional entrou na pista no final de semana. Uma ousada aventura, no sentido mais positivo da palavra.
Uma equipe brasileira no Mundial de GT. Com dono brasileiro, chefe de equipe brasileiro, mecânicos brasileiros, pilotos brasileiros. (Ok, o carro é alemão por motivos óbvios e que se encaixam melhor nas páginas de economia e de política.)
Nogaro, na França, viu a abertura do novo campeonato, que acertadamente se livrou da sigla GT1 _um bobo capricho_ e se assumiu apenas com modelos GT3.
São oito as marcas representadas, um cardápio dos sonhos: Mercedes, Audi, BMW, Ford, McLaren, Lamborghini, Nissan e Ferrari.
Serão seis etapas, com circuitos históricos como Zolder e Zandvoort. Entre os pilotos, duas estrelas. Uma, pela lenda viva que é no esporte a motor: Sébastien Loeb, nove vezes campeão mundial de rali. Outra, pela curiosidade que gera: Fabien Barthez. Sim, o carequinha, goleiro da carrasca França na Copa-98.
No meio dessa turma, o BMW Team Brasil, idealizado por Antonio Hermann, ex-piloto de endurance, e que colocou no comando do dia a dia um veterano dos autódromos, Washington Bezerra.
Quatro pilotos se revezam nos dois carros: Cacá Bueno _maior campeão do automobilismo brasileiro em atividade_, Ricardo Zonta _campeão de GT em 98_, Allam Khodair e Sergio Jimenez, que já há algum tempo vêm se adaptando ao estilo de pilotagem desses modelos.
A história conta, claro, com os seus percalços. Os carros chegaram com atraso à Europa por conta da burocracia da aduana do Brasil. Entre os mecânicos, tudo também era enorme novidade. Alguns nunca tinham saído do país.
Mais: nenhum dos pilotos conhecia Nogaro, circuito ruim para o pouco torque dos BMW. E choveu bastante nos primeiros treinos por lá.
Apesar disso, foram bem. Na principal prova da primeira etapa, a dupla Cacá/Khodair ficou em nono no geral e quinto na categoria Pro.
(Há outros quatro brasileiros no campeonato, correndo de Ford GT pela portuguesa Rodrive: Matheus Stumpf e Claudio Ricci, na ProAM, e Felipe Tozzo e Raijan Mascarello, na Gentlemen Trophy.)
São tantas as notícias ruins no automobilismo nacional, e esta coluna soa sempre tão ranzinza, que é um alívio pode escrever sobre um projeto tão bem nascido.
O Brasil vai virar uma Argentina, deixando os fórmulas e abraçando de vez o Turismo? Não é questão de torcer por uma coisa ou outra, é simples constatação diante do que vem sendo feito numa e noutra área.
Sim.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
FS, algum canal transmitirá as 6 Horas de Silverstone, dia 14.04, para podermos acompanhar o desempenho de Bruno Senna no WEC?
Não sei. Alguém aqui sabe?
Abs
Na corrida de Nogaro, a Coupe de Paques, o resultado dos brasileiros da BMW foi excelente para quem não tinha grande experiência nesta categoria. Agora uma coisa que não deve ajudar muito é a escolha por um BMW. Nada a contra a marca alemã, mas acho que os Mclaren e os Audi R8 são muito mais fortes. Vencer com o BM vai ser tarefa durissima. Os outros brasileiros correm com Ford GT e acho que também não tem grandes chance contra os Mercedes e os Ferrari. A boa surpresa em Nogaro foi a entrada fortíssima do campeoníssimo de rallies, o Seb Loeb. Pena foi o erro cometido por Loeb no pit, mas foi uma entrada espetacular da Loeb racing. Na 2ª corrida, mesmo que Parente não fosse penalizado acho que a vitória não estava a sua altura. Os R8 eram mesmo os carros mais fortes. Torço para que o time BMW Brasil encontre o caminho da vitória, mas é preciso é aprender este ano e evoluir par o ano.
Fico feliz com esse ptojeto no GT3, mas minha alegria não é tão grande quanto a tristeza que tenho por não ver mais nada sendo feito pelos monopostos …. um dia, talvez, não teremos mais brasileiros na F1… ainda temos sorte de surgirem gatos pingados que chegam lá e FICAM por talento. abs.
Fabio , mudando um pouco da questão companheirismo capacidade de assimilar o esporte velocidade , devo manifestar meu paipite sobre a declaração Berger , apontando egoismo no episodio Vettel e Webber, na visão do eterno Berger Vettel deveria obadecer a equipe Red Bull, tamanha babação de guevo,um campeão mundial jamais ira se submeter a um a ordem da equipe a não ser que não tenha capacidade para desafiar um talento nato Como Senna, Schunmacher, Vettel, Hamilton .Kimi, pilotos que teem na veia a velocidade e a paixão eo talento Nato, declaração infeliz de quem não teve cuião para ser campeão , assim como Barrichello , Massa , Webber que são eternos segundo posto de vice , a grana é muito para ser jogada fora, então esporte é isso velocidade acima der tudo nós fãs de velocidade tiramos o chapéu e o capacete , para referenciar os talentos de hoje . Ninguém fica assitindo corrida sem emoção sem luta direta sem marmalada , ainda bem que existem poucos pilotos que brigam e trravam batalhas nas pistas hoje em dia . Berger fica narrando e criticando, mas nunca faça comparação de quem foi um grande piloto de todos os tempos , ou a sua imagem e a sua sombra foram pequenas, Airton Senna apenas mostrou como ninguém que o limite do ser humano é a morte , senão como se defender de p4ronunciamento insano como o seu , ou muda e vá ser crirtico de modas ……
Caro Fábio, tenho ouvido muita coisa fala ndo mau sobre o vetel, só quero tirari uma dúva com voce ele ultrapassou o sem jogo ou com jogo de equipe se foi sem jogo não estou entendendo essas criticas por ele ter sido o que todos nos torcemos que é competição sem jogo de equipe o que pela tv pareceu não acontecer, se foi isso, parabens vetel continue assim, se foi jogo de equipe vergonha mais uma vez.
Fabio, alguem vai transmitir na TV?
O Sportv vai mostrar toda a temporada.
Abs
Podiam aproveitar o embalo e criar uma equipe brasileira na Formula E. Acho que essa nova categoria vai ser bem divertida de acompanhar.
Espero acompanhar aqui o desenrolar dessa aventura brasileira no mundial de GT.
Se o carro é alemão a equipe não é totalmente brasileira, quero ver ter a coragem de tentar competir com um carro fabricado no brasil(mesmo que o projeto/modelo do carro não seja.) Qualquer carro que seja quando fabricado no Brasil vira um LIXO, e os que são fabricados aqui e tem alguma qualidade são para exportação.
Mió lê isso que sê anarfabeto!!!
ai que burro, da zero pra ele…
Putz…Pra que ofender o pobre animalzinho…Coitado do burro…
O que é que eu vou dizer lá em casa??
Somos também o maior produtor de ignorantes e ‘inteligentes de internet’.
Pena que no mercado estrangeiro não exista demanda.
Automobilismo é sempre interessante, seja rally, gt ou fórmula, cada um com características próprias. Existem bons e ótimos pilotos de fórmula, infelizmente não temos gênios (e pelo visto não vamos formar tão cedo). Nenhuma categoria é barata, nem manter kart pode-se dizer barato! Legal esse projeto, tomara que tenha continuidade, já tivemos varias equipes p/ provas específicas e tb brasileiros correndo em equipes estrangeiras, precisa coragem, dinheiro, planejamento e capacidade p/ fazer o que estão fazendo, parabéns!
apesar de tudo ser automobilismo e eu acompanho, mas o que me faz torcer e acordar de madrugada paraa assistir inclusive treinos livres é a formula 1, eu tambem um dia desses estava pensando que o brasil está marchando para ficar sem piloto de formula 1 como a argentina que teve o multicampeão Fangio, mas ainda resta esperança nos dois Felipes massa e nars, espero que muitos garotos ainda curta os monopostos que pra mim é ha de melhor em automobilismo.
Fábio, me parece que o blog vem caminhando para falar, definitivamente, de automobilismo em geral. Me parece sabida a sua atitude de divulgar o que vem aco tecendo em outras categorias, mesmo que sejam de turismo.
Hoje em dia com internet e programas ao vivo na rede, podemos acompanhar mais o automobilismo em geral.
Torço para que você cada vez mais incentive putras categorias além dos fórmulas, e possa também trazer dicas de veículos que possamos acompanhar outras modalidades pela web.
Abração
Se for para ser barato e competitivo, que seja isso mesmo.
O que está acontecendo já era previsto devido aos criticos que comecaram a falar dos pilotos pagantes.Os patrocinadores pararam de dar apoio aos pilotos.Mas cá entre nós tem pilotos ruim demais.
Fábio,
o automobilismo nacional em termos de piloto não há o que comentar, temos muitos talentos e em termos de mão de obra arrisco a dizer que temos mais talentos ainda. Talvez pela criatividade natural do brasileiro ou pela necessidade de fazer milagre com pouco dinheiro os “profissionais do box” (mecânicos e chefes de equipe) são fantásticos! Eles tem uma capacidade de trabalho muito maior que a dos gringos; recuperar um carro do sábado pro domingo é fichinha pra esses caras, já vi muita equipe virar a noite pra fazer o carro correr no outro dia e isso tudo sem cara feia. Estes caras aqui gostam do que fazem e se envolvem(claro que não falo de todos). Quanto aos pilotos deste time acho legal o Serginho Jimenez estar nessa, esse é um cara que se tivesse tido o apoio certo na hora certa poderia mudar um pouco a realidade do Brasil na F-1