Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Um gênio (agora nas pistas)

Por Fábio Seixas
31/03/13 15:14

Este cara aí da esquerda venceu nove, NOVE VEZES, o Mundial de Rali.


 

Achou que estava na hora de uma mudança de ares. “Ver coisas diferentes”, como ele mesmo definiu.

Foi correr de GT.

Pois bem… Neste domingo, Sebastien Loeb venceu sua corrida de estreia na GT Series, em parceria com o português Alvaro Parente, o da direita.

A vitória veio com uma ultrapassagem do próprio francês sobre o Audi de Nikolaus Mayr-Melnhof, a 6 minutos do final, após um zigue-zague que deixou o austríaco sem saber onde fechava a porta.

A equipe é dele mesmo, a Sebastien Loeb Racing, que conta com dois McLaren MP4-12C.

É um gênio.

Os brasileiros da equipe BMW Brasil foram bem, considerando que nenhuma deles jamais havia andado em Nogaro, que o contato com o carro foi mínimo, que choveu nos dois primeiros dias de atividades por lá.

A dupla Cacá/Khodair ficou em sétimo no geral, quinto na categoria Pro. Zonta/Jimenez terminou em oitavo, sexto entre os Pros.

Stumpf/Ricci, da ProAm, ficaram em nono no geral e terceiro na categoria. E Mascarello/Tozzo, do Gentlemen Trophy, foram 17º no geral e segundo na categoria _nesta, o vencedor foi Fabien Barthez. Sim, AQUELE!

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Jose Barros Neto comentou em 01/04/13 at 14:51

    Mais um desafio para fera:
    http://www.wrc.com/news/loeb-at-the-wheel-for-peugeots-pikes-peak-return/?fid=18400

  2. Felipe -S.P. comentou em 01/04/13 at 14:37

    O Show apenas começou para quem ainda não sabe quem é o S.Loeb !!!
    Pena que o pessoal da RBR não deixou ele correr na F1, Webber chorou, Vettel esperneou !! etc… O cara literalmente “cansou” de ser campeão do WRC e procura novos desafios(??) será que existem para ele.
    P.S.: Próximo LOEB Show – assistam Pikes Peak nos EUA 30/31 de Junho.

    Um sonho: imagina um duelo do Senna com Loeb e Donnigthon Park na chuva… Difícil Hein…

  3. Carlos comentou em 01/04/13 at 10:01

    Imaginem só Loeb pilotando outra McLaren….

    • Carlos comentou em 01/04/13 at 10:04

      Ou outro carro com “Redbull” estampado nele, no lugar descontente Webber….

  4. Tevez comentou em 01/04/13 at 2:45

    Esse Loeb é Genio mesmo

  5. Cesar Ricardo Milla comentou em 01/04/13 at 0:29

    Alguém acha que o gênio Loeb teria chance na F1? Às vossas considerações…

  6. Alberto comentou em 31/03/13 at 23:06

    Esse é o tal do TALENTO!

  7. Silvano comentou em 31/03/13 at 22:32

    Quem foi o maior corredor de todos os tempos foi o Schumacher, esquecerem dele? As corridas da Formula I são as únicas que valem a pena de se seguir porque os bólidos são de verdade e não remendos como por exemplo da formula indy……tenho dito!

  8. Leandro Lucio comentou em 31/03/13 at 22:10

    Faz algum tempo que defendo que o Loeb é o melhor piloto do mundo atualmente

  9. Tarcisio Brasil comentou em 31/03/13 at 22:08

    grande apresentação dos brasileiros, 1º-pilotos de rally levam ligeira vantagem, pois tem que se adptar de imediato a qualquer circuito(são improvisados) 2º Loeb é piloto de fábrica/3ºNogaro é uma pista de alta e pouco tempo os brasileiros tinham p/ se adaptar aos carros e ao circuito. CONVÉM LEMBRAR QUE A STOCK CAR NACIONAL REUNE O 2º MAIOR GRUPO DE PILOTOS DE NIVEL INTERNACIONAL DO MUNDO,

  10. Alessandro-Palmeirense comentou em 31/03/13 at 21:21

    Fábio, só uma correção: É Barthez, e não Bathez. E fico feliz que ele seja bom em alguma coisa!

    • Fábio Seixas comentou em 31/03/13 at 21:24

      Ops, escapou. Valeu.
      Abs

  11. advogado comentou em 31/03/13 at 19:50

    Nesse periodo de europa competindo com pilotos de verdade e nao os fracassados ou os em fim de carreira da desinteresante stock brazuca ficara rapidamente que esse KK uma grande invenção, ja ja começam as desculpas e de fininho ele volta para a porcaria onde ele ganha e isso muito mais por demeritos dos outros que por meritos proprios , escrevam ai nao da 3 meses essa aventura frustrada e sem sequer uma unica vitoria elevolta cheio de desculpas com o rabo dentre as pernas

    • Fábio Seixas comentou em 31/03/13 at 20:35

      Discordo. Acho que os resultados dos brasileiros foram muito bons diante das circunstâncias. É só o começo de um trabalho a longo prazo, e Khodair chegou a andar boa parte da corrida em quarto.
      Abs

  12. Luis Franca comentou em 31/03/13 at 19:29

    E pensar que um dia a FIA negou a super licença a Loeb!!! Loeb é dez !

  13. Marcelo comentou em 31/03/13 at 18:59

    Gaston Rahier, tri-campeão mundial de motocross e bicampeão do Paris-Dakar, Stephane Peterhansel, campeão de skate, campeão do Paris-Dakar de motos, depois de carros, Anne-Caroline Chausson, multicampeã de downhill, 4x, dual slalom e campeã olímpica de bmx… esses franceses saõ bons no que fazem.

    • Reginaldo Marçon comentou em 31/03/13 at 21:45

      Pequena correção : Gaston Rahier é Belga.

  14. Mura comentou em 31/03/13 at 18:43

    Quem levou os créditos foram o Loeb, mas o maior responsável pela vitória foi o Álvaro Parente. Esse cara ganha corridas de ônibus até bicicletas… esse sim é um gênio que está despontando.

    • Fábio Seixas comentou em 31/03/13 at 18:57

      Concordo que Parente é ótimo. Mas ele entregou o carro para o Loeb em segundo. Quem fez a ultrapassagem, a 8 voltas do fim, foi o francês.
      Abs

    • Tulio comentou em 31/03/13 at 20:24

      Você tem razão, Alvaro Parente apesar de ter corrido em dupla com Loeb, ele guiou sozinho o carro durante a corrida, mais um idiota que não gosta de um piloto e fala merda pra se aparecer, acho que vc nem imagina quem seja Loeb.

      • Mura comentou em 31/03/13 at 21:34

        Desculpa aí se te ofendi, nunca fui a intenção. Quis quis dizer que o Parente é muito bom, não que o Loeb não anda nada, até porque o Loeb veio do WRC, que é muito diferente de autódromos que o Parente já domina a tempos.

        Abraço

      • Opa comentou em 01/04/13 at 14:31

        Fabio, sinceramente, comentários como esse devem ser barrados. Nada acrescenta à troca de ideias que o blog pode propiciar. Por mais que alguém discorde do cometário de outrém, há que se manter o respeito.

  15. Jean comentou em 31/03/13 at 18:10

    Acompanho Loeb desde seu primeiro vice campeonato de WRC, depois disso veio nove campeonatos ganhos por ele, moro aqui em Gales e tive a oportunidade de ve-lo levantar a taça de campeao do mundo de WRC 4 vezes, e realmente esse cara pilota muito. Com certeza ele vai brigar pelo titulo no FIA GT.

    • Cranio comentou em 01/04/13 at 14:45

      Sem dúvida… Pode entregar qualquer coisa com 4 rodas que o Loeb fatura!

      Lembro de um teste na Red Bull onde o Loeb ficou a 1,5s do recorde da pista (do Schumacher). O detalhe é que ele nunca havia andado com um F1.

      Eu gostaria de vê-lo na F1 em um carro competitivo.

  16. Richard comentou em 31/03/13 at 18:09

    Falam de Delta S4, Audi Quattro, melhores pilotos. Bem, sempre pra mim os maiorais do Rallye, seja Grupo B, WRC, foram os franceses, e depois de Ari Vantanen, Ayrton Senna, Mansell e Prost o Loeb é o cara que entrou para o clube dos “especiais” com habilidades bem acima da média. Na F1 ele fez um teste que depois de 5 voltas no carro já estava andando a décimos de segundo do piloto titular da equipe, sem nunca ter andado em um F1. Enfim, ele, junto com estes outros, mais o Fanjio formam os maiores pilotos da face da terra. Shimi, coitado, depois da Ferrari ficar 18 anos na amargura venceu porque tinham o maior orçamento e a maior influência dentro da F1 devido ao $$$ sujo vindo dos Italianos da Ferrari, marca pela qual não tenho admiração alguma. Abs.

    • Paulo comentou em 31/03/13 at 18:42

      Falou tudo, brother…

    • hardy comentou em 01/04/13 at 11:13

      Muito certo, o teste dele na F1 foi impressionante.

  17. Marcos comentou em 31/03/13 at 17:56

    Fábio, ao mesmo tempo em que o automobilismo nacional tem crescido e evoluído em termos de equipamentos e categorias, os pilotos não tem conseguem resultados expressivos no exterior. Infelizmente é triste, principalmente para a geração mais nova, pois o último título mundial de um brasileiro na F1 remonta a 1991…

  18. luis angel comentou em 31/03/13 at 17:10

    Fábio, V. me deixou curioso, fui no Youtube e está lá. Realmente, uma aula!
    em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=0VJOIwOSTxo ou francês:
    http://www.youtube.com/watch?v=6vgMqVftr-o
    e, ainda 27′ à bordo da viatura: Monte-Carlo 2013 http://www.youtube.com/watch?v=JR3quylEM-Q

  19. Marcelo comentou em 31/03/13 at 17:09

    Não é só o Loeb… o Barthez, o Peterhansel e o Nicolas Vouilloz, multicampeão de downhill de mtb e vencedor no IRC mostram que polivalencia é com os franceses mesmo.

    • Jean comentou em 31/03/13 at 18:06

      Falou tudo…………

  20. Carlos Rezende comentou em 31/03/13 at 16:54

    Acompanho o Sebastian Loeb desde que iniciou sua carreira em rallye. Ele era da equipe francesa de ginástica olímpica. Infelizmente ele não teve concorrentes à altura, mas isso não tira sua genialidade. Sempre teve uma direção segura, rápida, sempre soube poupar os carros, poderia muito bem ter pilotado entre os grandes gênios do extinto Grupo “B”, Hannu Mikkola, Markku Allen, Walter Röhrl, Michele Mouton, Stig Blonqvist, etc…. Parabéns pela vitória, veio para desbancar os antigos campeões.

    • Paulo Afonso Nogueira comentou em 31/03/13 at 17:17

      Já imaginei também como seria o Loeb, correndo nos monster “Bs”, um Delta S4, ou Quattro S1. Uau! Mas não esqueça dos jovens Carlos Sainz e Henri Toivonen ( :/ ).

      Ele é mesmo um esportista muito acima da média e de comportamento muito digno. Um gênio de fato.

      Será um sucesso na GT.

  21. Pedro comentou em 31/03/13 at 15:51

    Fábio, como posso fazer para acompanhar notícias, fotos e mais dados sobre as corridas de GT’s? Que sites vc recomenda, mesmo estrangeiros? A cobertura da nossa mídia é bem fraca de forma geral.

    • Fábio Seixas comentou em 31/03/13 at 16:17

      O site oficial é o http://www.fiagtseries.com
      Por aqui, o Tazio tem feito uma cobertura bacana.
      Abs

      • Pedro comentou em 31/03/13 at 19:19

        Valeu, obrigado!

    • Carlos comentou em 31/03/13 at 16:26

      o site

      http://www.ustream.tv/GTWorld

      mostrou a prova de hoje ao vivo em stream

      • Pedro comentou em 31/03/13 at 19:19

        Carlos, obrigado!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).