A hora da atitude
29/03/13 03:00“A paz acabou na equipe campeã do mundo (…) A disputa começa a fugir do controle. A prova de ontem foi uma corrida de riscos desnecessários. Os dois andaram no limite do possível.”
O relato é de Mario Andrada e Silva, um dos melhores repórteres de F-1 deste país, e foi publicado nesta Folha em 24 de abril de 1989.
Tratava do GP de San Marino, disputado na véspera, em Imola. A corrida em que a cordialidade entre Prost e Senna foi para o vinagre.
Havia, ali, um acordo de cavalheiros entre os dois: não atacar na curva Tosa na primeira volta. Ambos concordaram que o risco seria grande. Era a segunda corrida do calendário, o campeonato apenas se esboçava, não valia a pena cometer loucuras.
Houve duas largadas. Na primeira, Senna manteve a ponta, mas a prova foi suspensa na quarta volta, depois que Berger arrebentou a Ferrari na Tamburello. Na segunda, Prost pulou à frente logo nos primeiros metros. Veio a Tosa. E acho que aqueles que não viram ou não se recordam podem agora imaginar o que Senna fez.
Foi a declaração de guerra, o estopim para a deflagração de uma das mais agressivas rivalidades do esporte. Prost levaria aquele campeonato 13 corridas depois, jogando seu carro sobre o do companheiro, em Suzuka. O brasileiro daria o troco no ano seguinte. Até o final da vida de Senna, ambos se odiariam e protagonizariam duelos épicos, para sorte do torcedor.
A gênese não é muito diferente do que aconteceu em Sepang, no domingo. Segunda corrida do campeonato longo, equipe dominante nos últimos anos, o piloto mais abusado desrespeitando um acordo, partindo para cima do mais cerebral, vencendo.
Vettel merece críticas pela deslealdade, mas também compreensão por ter feito valer o instinto de competidor. Mais críticas merece a Red Bull, por tentar suspender a disputa, o esporte. Como a Mercedes. Como a Ferrari, tantas vezes criticada pelo mesmo motivo neste espaço.
Mas o ponto é: e o Webber? Vai reagir? Vai endurecer? Vai chutar o balde e se tornar um adversário para Vettel?
Seria sensacional. O australiano não tem muito a perder. Aos 36 e na 12ª temporada na F-1, já começou o Mundial sabendo que provavelmente seria o último.
Desde 2010, quando começou o reinado da Red Bull, foram 60 GPs. Em 18, ou 30%, a primeira fila foi da equipe. É tentador imaginar o que poderia ter acontecido se não houvesse ordens via rádio.
Que Webber se rebele. Que decida não entrar na história como mais um subserviente. Que confronte publicamente a equipe _e a marca Red Bull_ com o irrefutável argumento do espírito esportivo.
Aqueles que não aguentam mais interferências do pitwall agradeceremos aliviados.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
O Weber só vai chutar o balde se o Vetel disparar no campeonato, e a equipe não dispor do mesmo equipamento para ele. Este pode ser seu melhor momento, tentar vencer o companheiro, e no seu último campeonato ser campeão, ou mostrar que não se acovarda.
Eu torço para que essa briga seja decidida na pista e sem interferência do pitwall… E concordo que essa briga seria muito interessante para o campeonato..
Sem Vettel a RBR jamais seria tricampeã de pilotos! Webber jogou no lixo sua melhor chance no GP da Coréia 2010! Faltando uma corrida para a decisão do título, o placar estava:
1-Alonso,246
2-Webber,238
3-Vettel,231
Na última prova, Vettel impediu o tricampeonato de Alonso(o que seria um vexame total para a RBR). Em 2011 Webber não conseguiu tirar tudo do carro chegando atrás até de Button no mundial. Em 2012 Webber foi um fiasco, apenas sexto no mundial de pilotos. Se não fosse pelo alemão, Alonso já seria no minimo tetracampeão!
A RBR tem que dar apoio total ao seu melhor piloto, Webber que se conforme, ele teve sua chance de ouro em 2010 e jogou tudo fora. Em 2013 a Ferrari vai dar apoio total a Alonso(QUE SE DANE A ÉTICA ESPORTIVA, O QUE MANDA É BATER VETTEL). Vai ser uma festa de favorecimentos, ou por ordens pelo rádio, ou na base da estratégia. Foi assim no GP da ALE-2010, se repetiu no GP da ITA, KOR, USA e BRA-2012. Fora esse GP da AUS-2013 que classifico no mínimo duvidosa!!! O que adianta Alonso bater Vettel ser campeão se vive pegando posições, pódios e pontos de Massa? Sou mais um provável vice-campeonato na raça sem depender de pontos de Webber.
Eu no lugar da RBR daria apoio total a Vettel!!! Se Webber não esta contente, que mude para outro time, mas ao lado de Lewis, Alonso ou Kimi ele também vai sentir o peso de ser o segundo piloto.
Webber não fez história na equipe, do que ele esta reclamando? Esta certo o Vettel em quebrar regras, fez isso porque tem moral, graças a ele a RBR bateu Alonso em 2010/12. O alemão podia dar uma pixotada a mais em 2010/12 e entregar dois títulos ao espanhol, mas não aconteceu…
Se vocês fossem apostar seu salário, ia de Vettel ou Webber? De “boca” é fácil fica com peninha do canguru e atacar o alemão…
Concordo totalmente e ainda temos que ler o hipócrita e safado do Briatore emitir opniões.
Falando do Senna em 89 ele venceu aquela corrida no Japão mais foi roubado pela FIA ( J.M.Balestre) enfim isto é história .
Parabéns pelo texto
Parabéns pelo texto do Marcelo que relata totalmente a verdade.
3 Marcelos comentando, ou o próprio se auto-elogiando ? rs
Webber além da traira,sacana,canastrão e hipócrita,é covarde.
Só age pelas costas,sempre usa a opinião publica pra atacr Vettel e a Red Bull,não tem sequer a decencia e coragem de bater de frente,basta ver quando Helmut Marko deu aquela catarrada publica nele após a gracinha dele no GP da Inglaterra de 2010 que ele ficou pianinho,nem revidou.
E a mesma atitude que toma agora,dizendo que está abalado com tudo e que vai repensar sua vida dentro da Red Bull,balela,pura encenação,Webber está novamente usando seu jogo sujo de usar a opinião publica pra atingir a Red Bull,obrigando-a a renovar seu contrato,caso contrario a Red Bull que se vire pra conter a furia da opinião publica.
Alias seria muito bom relembrar os tempos de Webber na
Jaguar(atual Red Bull) e a politica de tratamento delas com Webber e os demias pilotos de Jaguar no periodo do marsupial canastrão e hipócrita(Pizzonia,esqueceram?,Wilson e Klien).
Vc acha, mesmo, que a opinião pública tem tanta influência assim? Tenho cá minhas dúvidas…
Pois pra Red Bull,parece que tem,se não Webber não teria renovado.
Caro Fabio Seixas: os pontos de vista são: Talento, genialidade, arrogancia e competencia. Caso voce encontrar no fato enumerado isto há uma grande comparação sim! O Webber tem o mesmo equipamento da Red Bull , pergunta porque não conseguiu ser Campeão? Diferente do caso Ferrari Alonso não conseguiu ser campeão? por que? O Massa é segundo piloto da melhor equipe de todos os tempos porque não foi campeão em 2008? não é simples porém a ordem da equipe afetou … os erros mais comuns de todos os tempos , faltou a palavra arrogancia , ou submete-se ou fica de fora sem assento. Neste caso de Sepang , na pista estava o tricampeão Sebastian Vettel, com Talento, Arrogancia e estato de vitorioso, afinal ele e Stewart foram tres vezes seguidas campeões , uma marca história nem mesmo Senna , Prost ,conseguiram tal façanha, portanto humilde opinião minha , só será considerado lenda quem faz do esporte um triunfo único , outros virão porém na atualidade o grande nome é Sebatião Vettel. Não tem para ninguém tentar parar o talentoso Vettel, equipe que segure o talento de um vencedor , afinal o esporte exige tal atitude e o campeão dos campeões está na písta para mostrar seu talento , e o segundo posto será dos outros pilotos… Só isso abraços
Esqueceu de incluir o Schumacher nessa lista de pilotos que ganharam 3 campeonatos de forma consecutiva(2000,2001 e 2002).
Digamos que… a Auto Sprint, italiana, alcançou um grande número de leitores na época em que ninguém que seguia a F-1 entendia italiano por aqui. 😉
Fabio, duvido que o Webber vai ter culiao…
Mas se tiver vai ser bem legal para o campeonato.
Ele nao tem nada a perder.
So a ganhar.
Webber não vai fazer nada,ele só aje pelas costas e com uma gangue(a opinião publica) do lado pra garantir.
Sozinho,ele é o que é: UM COVARDE!!!!!!!!!!!!!
Concordo. Mas Webber não é Prost. O australiano já tem o carimbo de segundo piloto. Você já viu algum segundo piloto tornar-se primeiro? Não me lembro. A não ser em ocasiões esporádicas, como quando Massa superou Raikkonen na Ferrari. Ou como quando Schumacher quebrou a perna em acidente e Irvine foi promovido, na mesma Ferrari. A condição de segundo piloto é irreversível. Rosberg perdeu a “virgindade” para Hamilton na corrida passada. Já era. Será segundo piloto o resto da carreira, assim como Barrichello, Massa, Berger, Patrese, Couthard e tantos outros. A alternativa é partir para outra categoria, mas a maioria não larga mão do glamour e da grana da Fórmula 1, preferindo a subserviência ao ostracismo. Ou Webber não sabia disso quando renovou com a RedBull para este ano?
É bom lembrar que Senna era o segundo piloto numa equipe que tinha um campeão do mundo. E a coisa começara a azedar mesmo em 1988, quando Senna se atreveu a ser campeão do mundo em uma equipe com um bicampeão. Outra coisa: Na maioria das vezes que isso aconteceu, o título foi para o vinagre, isto é, para outra equipe. Alonso e Hamilton na McLaren era para ser um novo Senna x Prost – Alonso sabia disso e preferiu ter paz interior na Renault.
Além disso, e acabei de lembrar, só dá para fazer isso quando o carro é muito superior a concorrência – e não é o caso. Para uma equipe o risco é grande demais, a não ser que você tenha um foguete como nos anos de 88-89.
Senna não era segundo piloto em 88, ele entrou em igual condições na McLaren e não fosse isso não entraria
Claro que Webber sabia,mas calhorda e sacana que é ,faz esse jogo sujo,rasteiro e covarde de jogar a Red Bull e Vettel na cova dos leões da opinião publica,e como dizer a eles o seguinte:
“Já que não tem como me livrar da condição de 2o piloto,eu armo uma arapuca por dia pra vcs,se não posso ganhar,vcs não terão paz´´
Mas agora Vettel e a Red Bull estão começando a dar o troco das sacanagens e canalhices que Webber aprontou desde 2010.
tomara que o WEBBER HAJA IGUAL MESMO,SE FOSSE EU JOGAVA O CARRO EM CIMA DO BABACA DO VETTEL MAIS NAUM PERDIA A POSIÇÃO ,É ISSO. QUE GANHE O MELHOR MAIS QUE HAJA IGUALDADE ENTRE ELES ,SÓ ISSO !!
Eu achava que o Webber seria mais corajoso de fazer o que o Vettel fez do que vice-versa. Enfim, tomará que agora os dois tenham pulso pra acertar as divergências na pista sem a intervenção da equipe.
Não entendo a razão pela qual Webber está assim tão furioso. Toda a teoria de que Webber estaria em condições inferiores em termos de afinação da mistura parece cair no vazio quando vemos os tempos por volta do australiano. Sua volta mais rápida da corrida acontece na volta 45 e é apenas 0,24s mais lenta que a de Vettel que tinha o DRS em uso. Os pneus de Webber são duros, os de Vettel os macios. A diferença de ritmo entre os duros e os macios é de 0,5s, o que mostra que a tal história do “multi 21” não passa de jogo para a galera por parte de Webber. Antes e depois da ultrapassagem, Webber conseguer manter sempre um ritmo parecido com o de Vettel se levarmos em conta as diferenças de desempenho dos pneus de ambos. Me parece que Webber corre sério risco de não correr na China, mas as chances disso acontecer não são muitas, já que a RB não tem alternativas concretas para o seu lugar, mas o certo é que em 2014 Webber já não andará na equipe de Milton Keynes. Se não tomar cuidado pode até ser demitido antes do fim do ano. Seu comportamento no domingo foi desastroso, irresponsável e imaturo. Não sei como irá reagir e lutar com Vettel. Webber tem 36 anos e seu condicionamento físico já não dá para aventuras destas. Desde 2004, ninguém com mais de 30 anos vence um campeonato de F1. Desde 1992 nenhum piloto com mais de 35 anos vence um campeonato. Acho que Webber já percebeu que seu tempo passou. É aproveitar para viver o momento e ajudar ao máximo seu companheiro de equipe. Se não entender isso e for para o ataque vai ter uma sequência de saídas de pista que só vai dificultar mais a sua carreira. Gestos obscenos, provocaçõe baratas no pódio, segredos internos revelados ao vivo na tv, termos usados como “roubo” não vão ajudar nada.
Concordo, de todos os comentários feitos nos últimos dias esse do Racing Fan é, sem sombra de duvida, o mais sensato.
Webber é o segundo piloto, isso é fato, nao só a nível de contrato mas a nível de competência pura.
CH criticou o Vettel dizendo que ele colocou os interesses pessoais sobre os da equipe, então que suspenda o Vettel por uma corrida e de quebra suspenda também o Webber devido ao seu comportamento e comentários contra a equipe após a corrida.
Sejamos realistas, o Webber teve tempo suficiente pra reagir e não o fez, preferiu seguir as ordens da equipe, se é que houveram e reclamar depois, colocando a equipe e o proprio Vetel numa situacao delicada.
No meu ponto de vistafoi ele quem colocou a equipe em risco dividindo com o Vettel as curvas no momento da ultrapassagem.
Se o Webber quiser continuar na Formula 1 deve mudar seu comportamento na RB ou procurar outra equipe, no meu ponto de vista esse será o ultimo ano de contrato com a RB, so nao foi despedido depois do GP do Brasil pra nao pegar mal, porque ele colocou um ano de trabalho da equipe em risco quando preferiu dificultar a vida do Vettel em vez de ajuda-lo, mesmo porque o Webber já nao tinha mais condições de lutar pelo título em Interlagos.
Vettel é tricampeão e primeiro piloto e pronto!
Abraços, Mário
Webber tem sim que chutar o pau da barraca e encarar Vettel, aí a gente vai ver corridas verdadeiras sem monitoramento, marketing, empresarios, estrategias do time e por ai vai…
Realmente é interessante, é se isso se concretizar essa ultrapassagem pode ser mais prejudicial a Vettel que benefica. Não vejo Webber terminando como campeão, mas consigo ver Webber deixando de ajudar Vettel o suficiente para que o titulo caia de bandeja para Alonso, Hamilton ou Kimi…
Vejam.. a prova em questão (Senna e Prost) não estava na primeira volta… logo, o acordo já era. Quanto ao Vettel… tem que partir pra cima mesmo. Ganha o esporte, ganhamos todos nós.
Em Imola, ambos estavam na primeira volta da segunda largada. Ou seja, o acordo estaria valendo.
Mas este argumento – o de que não estavam mais na primeira volta, visto que o acordo não valeria para relargadas – foi usado por Senna para justificar a ultrpassagem.
Este argumento força ainda mais barra, o que só reforça a semelhança da situação.
Bom dia FÁBIO SEIXAS!Concordo com vc, claro queremos ver disputas nas pistas, agora crucificar o Vettel acho errado.Único , que me lembro, campeão mundial “limpo” que conheço é ele.Jám falei sou torcedor da FERRARI, mas o VETTEL para mim vem escrevendo o nome dele na galeria dos grandes campeões.Mais triste depois o HAMILTON vem criticar a atitude do VETTEL depois do GP DE SEPANG!Minha opinião!!!ABRAÇOS E BOA PÁSCOA!!!
At
FLÁVIO BARRETO PENNA
Fábio, só faltou você comentar a atitude da Mclaren que em nenhum momento tomou partido na disputa, nem mesmo depois que Prost assinou com a Ferrari para a temporada de 1990. Abs!
A diferença eram os dois pilotos, nesse negócio da equipe interferir tem que ter quem tope fazer o papel de mandado.
Aliás, isso é vida, qualquer um que tenha um capacho vai pisar em cima mesmo.
No caso da McLaren será que adiantará pedir isso ou aquilo à Prost ou Senna?
E relembremos que a McLaren até tentou enquadrar o Hamilton em favor de Alonso, mas não conseguiu porque o Hamilton não quis.
Ele só disse para Webber agir como Prost, e não como Barrichello ou Rosberg…
Hahaha! Até vá lá comparar Vettel com Senna ou Proust, mas Webber? Tá mais para Berger ou Couthard.
Você jura que não entendeu?
Alguns excessos…
Fazer um paralelo Vettel/Webber com Senna/Prost é loucura.
Até acho Vettel um tantinho Senna, mas o Webber não é nada Prost, Prost foi dos gigantescos, Webber ainda não é e nem parece que vá ser, nem tempo pra isso tem.
E não gosto do julgamento moral, há quem ache bom e há quem ache ruim em ordens de equipe, mas o pior é que no caso específico nem dá pra dizer sobre a “ordem de equipe”, mas sobre o ato desonesto de Vettel, acho que Senna podia bancar-se muito mais que Vettel, Senna em pilotagem era o contraponto ideal ao Prost, no caso atual nem vejo tanta diferença entre os pilotos não, Vettel é melhor, mas os estilos são parecidos.
E não acho que dará toda essa ocorrência não, a equipe saberá trabalhar em favor de Vettel, como bem trabalhou em 2010, eu não acredito nessa indignação da Red Bull, a equipe tem um lado.
OBVIAMENTE eu não comparei Webber com Prost. Não sou louco. Comparei a situação.
Abs
Eu entendi, eram os personagens que se tinha pra traçar o paralelos e eu nem disse que você comparou Prost com Webber, mas achei que o paralelo ficou torto.
Torto são seus comentários sem pé nem cabeça, já pensou em visitar um psicólogo?
Por que é tão difícil para o ser humano assumir que errou? Fica queto para não piorar as coisas…
Ainda bem que eu prestei atenção nas minhas aulas de interpretação de texto, desta forma não me envergonho de comentários TORTOS.
Eita porra!
Quanta delicadeza e independência!
Quantas cabeças tortas.
E quanto ranzinzice!
Fábio. Só acho que a atitude do Senna foi reprovável. Havia um acordo entre os dois, desrespeitado pelo Senna. Evita-se criticar o mito, mesmo quando ele merece.
MAS PENSANDO BEM, O PIOR DE TUDO FOI COMPARAR SENNA X PROST, COM VETTEL X WEBBER…..AI É PACABÁ……
Cara, mas como tem gente fraca da cabeça aqui… O Seixas comparou a SITUAÇÃO da dupla atual com a da dupla SENNA/PROST e não os pilotos… Vai ser “quarta-feira” pra lá véio !! Até !!!
QUE SITUAÇÃO CARA-PÁLIDA…PROST SEMPRE BRIGOU POR TÍTULOS. ONDE QUE ESSE CANGURU ESTÁ BRIGANDO POR TÍTULO ???? SÓ SE FOR LÁ PELAS BANDAS DO SEU PLANALTO CENTRAL….COM O MELHOR CARRO DA F1, NUNCA CONSEGUIU SEQUER SER VICE, COISA QUE O TÃO CRITICADO BARRICHELLO, FOI POR DUAS VEZES….
Você tentou responder e FOI VOCÊ QUEM COMPAROU WEBBER COM PROST. E ainda culpa o jornalista… Meu Deus, onde esse país vai parar?
PROVAVELMENTE NA SEGUNDA DIVISÃO, COMO ESTÁ O SEU TIME……
Que me desculpe o palmeirense e o goiano, mas dizer que FS comparou a situação depois de ter lido o que ele mesmo respondeu pra mim é muita falta de imaginação.
O palmeirense é perdoável, ao menos torce bem.
HEHEHEHEHE!!!
Fábio, eu sei que o blog é seu e você aceita o que quiser, mas gostaria de sugerir que não aprove comentários escritos inteiramente em caixa alta.
NÃO POSSO ACREDITAR….FÁBIO VOCÊ TÁ DE BRINCADEIRINHA…VOCÊ ACREDITA SINCERAMENTE, QUE O WEBBER É PÁREO PARA O VETTEL ? OU VOCÊ ESTÁ SE ANTECIPANDO AO DIA PRIMEIRO DE ABRIL ?
Esse Canguru não saco roxo para fazer alguma coisa contra o Vettel não, pois primeiro: o Vettel é muito mais rápido e tira do carro as vezes o que ele não dá. O Webber sempre tem mais problemas com o carro do que o Vettel, pois na maioria das vezes larga mau e cai para o meio do grid e é obrigado a fazer uma corrida de recuperação. Por fim o Vettel é o número um da equipe, sendo que se o Webber tentar alguma coisa que prejudique o alemão, o Helmut Marko colocará o dedo na história e fará como fez com o Alguersuari, quando este fechou o Vettel na prova de classificação da Coréia em 2011, no qual tudo isso aí será pior para o canguru no final da história, como a Mclaren fez com o Alonso na briga dele com o Hamilton, em que, não deu um carro tão competitivo na última prova dele no Brasil, e assim o Raikkonen sagrou-se campeão. Um carro de F1 hoje, principalmente nas equipes de ponta, vive a cada corrida de atualizações, mesmo que sejam poucas, logo a RBR pode muito bem fazer isso aí de não colocar as atualizações no carro do Webber, caso este desobedeça a equipe e queira dá o troco no Vettel.
Prost=Webber???
a unica diferença entre os casos é que um foi um acordo entre “cavalheiros” e o outro foi uma ordem da equipe…
Fábio, não gostei deste novo formato do blog, aqui no interior onde a internet via cabo mal funciona fica dificil acompanhar o blog todos os momentos. Não consigo acessar o histórico neste novo formato.
Dê umas dicas de como visualizar os posts de uma semana ou de alguns dias atrás.
Abraço.
Fabio, é só o Bernie tirar o radio dos pilotos, assim eles iriam se comunicar via placa certo? E o piloto no final da prova fala q. não conseguiu ler a placa.
Seixas, você só esqueceu que um F1 pode ser quase que comandado dos boxes…tanto para o bem, quanto para o mal…
Eu acho que o GP do Brasil do ano passado, com o Weber espremendo Vettel na largada, já mostra o quanto ele é subserviente as ordens de equipe.
Se lembrarmos de “not bad for a second pilot”, dá mesmo para ter esperanças.