Pílulas do Dia Seguinte
25/03/13 11:00Depois de tudo o que li e ouvi e debati sobre o GP da Malásia, vim para a Redação hoje pensando no que escreveria aqui. E a conclusão a que cheguei, enquanto dirigia por esse cenário lindo do Rio, foi a seguinte: “a que ponto chegamos…”;
Sim, a que ponto chegamos. Estamos há mais de 24 horas envolvidos numa polêmica que tem como ponto de origem o fato de um piloto ter ultrapassado o outro. Sim, a essência da F-1, do esporte, da competição. Não vou mais gastar dedo com digressões preventivas contra chatos. Da mesma forma, quero deixar claro que não estou defendendo 100% a atitude de Vettel. Minha opinião sobre o que ele fez está no post abaixo, em que o chamei de desleal. Sei também que a F-1 é também um esporte coletivo, que há interesses de patrocinadores, que o rádio funciona o tempo todo… Tudo o que já discutimos ontem e em situações passadas de interferência de equipes em resultados. Há mil fatores envolvidos. E aí que está o busílis: é tanta coisa envolvida que esquecemos o que ficou lá atrás, na origem: uma disputa de posição;
Deveria ser diferente? Com certeza. Alguns mais radicais sugeriram extinguir o rádio. Ok, até acho que ajudaria. Mas não eliminaria o problema. Basta a equipe combinar um código nas placas aos pilotos. “Olha, Webber, se a gente colocar os números em vermelho, é para você deixar o Vettel passar.” Simples. Não tem jeito, é uma questão de mentalidade. E, sejamos justos, nem toda equipe é assim: a McLaren não mete o bedelho nas disputas entre seus dois pilotos. É o melhor exemplo de que é possível sonhar com uma F-1 menos chata. Mas, repito, é uma questão de mentalidade. E mudar as convicções e condutas de pessoas ou organizações é das tarefas mais complicadas que há;
Segundo a “Autosport”, Webber estava tão furioso que cogitou não ir ao pódio. Ainda segundo o site da revista, Horner sentou com seus dois pilotos no domingo à noite para uma conversa. E marcou um novo papo com Vettel para os próximos dias, quando todos estarão com as cabeças mais frias. Não vai acontecer nada, claro;
Falando em ordens de equipe, frase de Rosberg após a prova: “É claro que foi duro, mas entendi o ponto de vista da equipe.” Pronto. Virou um Coulthard. Uma pena;
Sempre que algo assim acontece, lembro do GP da Austrália de 1998. Era a primeira prova daquela temporada, e a McLaren ressurgia das cinzas após anos difíceis. Hakkinen e Coulthard eram, até então, pilotos promissores, com status semelhantes no paddock. A equipe dominou a primeira fila do grid, com o finlandês na pole. Ocorre que, ao longo da prova, ele entrou nos boxes por engano e acabou ficando atrás do companheiro. A vitória caiu no colo de Coulthard. E poderia mudar os rumos de sua carreira: ele sairia da primeira prova do ano na liderança do campeonato, com punch para se impor na McLaren. Mas não. Ele resolveu respeitar um acordo de cavalheiros estabelecido nos testes de pré-temporada: quem fizesse a primeira curva de uma corrida na frente, mereceria a vitória. Coulthard abriu passagem para Hakkinen. Um gesto que foi decisivo para a carreira de ambos. O finlandês virou bicampeão mundial. O escocês ficou celebrizado como um bundão;
O troféu lambança do final de semana vai para a Ferrari. Alonso tocou em Vettel, ficou com a asa arrastando no asfalto, mas a equipe decidiu mantê-lo na pista. Não durou muito. Na segunda volta, o bico todo voou pelos ares, e o espanhol abandonou a prova, perdendo a chance de marcar pontos importantes no campeonato. “A decisão foi do pitwall. Fernando obviamente não está feliz”, disse Domenicali. E cada vez entendo menos como ele continua na direção da escuderia;
Falando em erro da Ferrari, Massa também considera que foi precipitada a decisão de entrar logo na quinta volta para colocar slicks. Como a pista ainda não estava totalmente seca, ele perdeu tempo e contato com os líderes. Resultado: largou em segundo, terminou em quinto. Duas corridas, dois resultados comprometidos por decisões do pitwall. Algo realmente não anda bem por lá;
A GP2 abriu sua temporada na Malásia com duas boas corridas. Leimer venceu a primeira, Coletti ganhou a segunda. Nasr conseguiu um quarto e um segundo lugares. Um bom começo para o brasileiro. Porque nem Coletti nem Leimer devem entrar efetivamente na luta pelo campeonato. E porque Calado, que deve ser seu rival pelo título, fez lambança e abandonou a segunda prova. Na tabela, Nasr é o terceiro colocado, com 24 pontos. Calado é o quarto, com 18;
Ainda sobre GP2, fiquem de olho num garoto chamado Mitch Evans. Ele é neozeolandês, tem 18 anos e, em 2012, foi campeão da GP3. Pois no final de semana de estreia na categoria, marcou pontos nas duas provas e tornou-se o mais jovem piloto a subir num pódio _foi terceiro colocado no domingo. Piloto bom é assim: chega chegando;
Na Indy, um erro de freada no final da prova custou a vitória a Castro Neves. Hinchcliffe venceu, mas o brasileiro da Penske deu pinta de que pode brigar pelo campeonato. Kanaan fez uma boa prova e terminou em quarto. Bia viveu um final de semana de problemas na sua volta à categoria e abandonou.
amigo Fábio,
Na mesma linha do seu texto, quero lembrar o campeonato de 1987.
Você pode comentar a estratégia do Piquet sobre o Mansell ?
Obrigado.
Todo mundo fica falando que o Webber diminuiu o giro a mando da equipe, o que tornou a disputa desleal… PELO AMOR DE DEUS!!! O mapa muda no aperto de um único botão!! Alguém realmente acha que o cara, que já tinha adotado o traçado defensivo, não voltou o giro do motor? E ele, sendo um piloto já experiente, não viu o jeito que o Vettel colou atrás dele na saída do pit? Não vi deslealdade nenhuma. Vi uma atitude rara hoje em dia, puro automobilismo sem mimimi. E p/ quem fica falando que o carro do Webber tava meia bomba, o cara estava de pneu zeradinho. Perdeu a posição porque não aguentou o rojão. E surtou porque já não aguenta mais perder p/ cara. O Webber coitadinho também já tinha ignorado ordem de equipe antes, ou será que ninguém se lembra dele disputando posição com Vettel no Brasil o ano passado, última corrida do ano e com o título em jogo. Eu adorei a atitude de ambos pilotos da pista, mas achei mediocre esse chororo todo.
Papo furado, isso não existe, se fosse faltando 10 voltas quem estivesse liderando, tudo bem, mas na primeira volta? Se Mikka larga bem, faz a primeira curva a frente mas voltas depois erra, perde a liderança, Coulthard tinha que devolver a liderança? Combinaram isso com o Schumacher que vinha atrás?
“Olha alemão, segura aí o terceiro lugar que o Mikka deu uma PIXOTADA na curva, mas eu não posso passar ele, ok”
_”Ok David, mas não vamos dar muita bandeira senão a Ferrari me mata! Tem que combinar com o Irvine que vem atrás”
Nenhum piloto faz um acordo desses, seria um absurdo! A Mclaren INVENTOU isso pra Coulthard não sair como otário, o capachão da vez! Veja Prost com Senna, existia um acordo de não agressão na primeira volta, mas isso era para evitar um possível acidente entre eles no começo de corrida. Mas a partir da segunda volta, a corrida ia para o pau. Nesse GP de Imola 89 Senna jogou sujo e passou Prost e o pau comeu depois. A prova teve duas largadas, Senna largou bem na primeira, mas a corrida foi paralisada pelo acidente de Berger na Tamburello. Voltou tudo no zero, mas na segunda largada Senna largou mal, mas curvas a frente passou Prost quebrando o acordo.
Outro fato prova que Coulthard recebia ordens, na corrida anterior a esse GP da AUS-98 ele já tinha cedido um segundo lugar a Mikka, aconteceu no GP da Europa 97. Coulthard sempre foi CAPACHÃO, além de entregar vitórias, fazia o mesmo em relação a outras posições. A vantagem é que ele nunca reclamava, exatamente como Berger na Mclaren. O austríaco em alguns casos era mais rápido que Senna, mas não ultrapassava para não tirar pontos do brasileiro que brigava por títulos em 90/91. Isso também caracteriza jogo de equipe. Berger fazia de tudo pra ajudar Senna, quando largava a frente facilitava ao máximo a ultrapassagem do brasileiro. Galvão falava isso na cara dura: “Berger facilita a vida de Senna”. A largada de Berger no GP Brasil 1990, classifico como PIADA, o que ele fez com Boutsen para evitar um possível ataque a Senna, só pode ser piada. Na largada do GP de Monza Galvão vomitava: “Vamos Berger!!! Berger passa Prost e Senna vai a frente, eles(Senna e Berger), tem combinado com muito cuidado, SENNA EM PRIMEIRO E BERGER EM SEGUNDO”
GP Brasil 1990 – Melhores Momentos
http://www.youtube.com/watch?v=lKDww2BdRlU
Nesse GP da Europa Coulthard até tentou resistir e ficar a frente de Hakkinen, mas depois ouviu pelo rádio:
“David, aqui é Ron Dennis, se vc não entregar a posição nessa volta será despedido”
Não tem nada de acordo de cavalheiros, o escocês sempre recebeu ordens, sempre foi capachão. Claro, a pachecada ignora, afinal não tem brasileiro se ferrando no lugar, então que se dane. Quando Berger era capachão do Senna, todo mundo batia palmas, mas eu pergunto: “O que Berger ganhou sendo companheiro de Senna?” Absolutamente nada, como capachão é um dos piores. Rubinho ainda foi vice duas vezes e venceu 9 corridas ao lado de Schumacher, fez vários pódios, o mesmo pode se dizer de Coulthard, mas Berger não passou de um otário na Mclaren. De grande piloto nos tempos de Ferrari, a capachão na Mclaren…
Capacho Coulthard entrega liderança a D.Hill- GP Portugal 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
Capacho Coulthard entrega segundo lugar a Hakkinen – GP Europa 1997
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
Capacho Coulthard entrega liderança a Hakkinen – GP Austrália 1998
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren…
Fabio, discordo com essa sua frase referente ao Rosberg” Pronto. Virou um Coulthard. Uma pena;
Porque motivo, ele ultrapassou o Lewis tres vezes e perdeu a posição. o Hamilton tinha carro para ficar na frente dele sim, mas não podia correr o risco de ficar sem gasolina, ou sem pneus…
O problema que o hamilton brigou duro com ele, então ele teve que chora e pedir Chefe/ para Hamilton abri e deixar ele passar… e não buscar a posição de volta.. é ruim… justo quem….. E acho que Ross fez o certo.Pra que jogar pontos valiosos no lixxo.!!! Agora o duelo entre webber e vettel o Vettel levou a melhor pegou o Webber de surpresa ….E outra coisa o Hamilton não vai aceitar mais essas palhaçada.. Ele mesmo falou que vai cuidar mais dos pneus …
Prezado Fábio.
Graças ao Vettel poderemos ver uma Fórmula Um mais digna.
Que bom se o Barrichello e o Massa fossem mais Senna e Piquet e deixassem de ser eles próprios!!!!!
JC
fábio tád íficil de comentar,agora é só para assinantes? Abs
Quem tem moral para quebrar um possível acordo de cavalheiros é o Vettel, e o resto vai ter que engolir, inclusive o Webber! A Ferrari acreditou em um milagre divino, e por isso caiu na estratégia da Burrice! Tem pilotos que sempre serão cabeças de chave, e com força política, e tem pilotos que sempre serão subalternos, e sem força política.
Flavio,
Por gentileza me responda! Se fosse com o Felipe a impresa mundial faria o mesmo alarde? Teria o mesmo efeito aqui? O Descobrimos q todas as equipes ou a F1 Está infectada pelo virus Ferrari? Ou o virus é da F1 e a Ferrari repassou a todos? Abraços
Fabio Seixas, uma dúvida que talvez vc saiba a resposta. O Webber estava em modo economy a pedido da equipe, certo? Como é que ele conseguiu brigar por mais de uma volta daquele jeito como Vettel que, teoricamente, não estava no modo economy? Webber desligou ali na hora que o pau tava quebrando? Ou o pneu frio do Vettel, que tinha acabado de sair dos boxes, atrapalhou?
Que situação… Talvez devessemos considerar que o Vettel está em outro mundo, o mundo dos campeões onde regras de “manter posição” ou “economizar motor e pneus para a próxima corrida” não fazem sentido, mas apenas “vencer”, que passa por cima de tudo.
Talvez, em um campeonato imaginário com pilotos como Senna, Mansell, Piquet, Schumacher, Alonso, Vettel, Prost disputando, um piloto como Webber seria extremamente criticado, aquilo que hoje chamam de má-caráter seria algo normal – garra, determinação…
Prezado Seixas, sempre acompanho seus comentários no UOL e o considero um dos mais promissores repórteres automotivos da atualidade. Dito isso, peço vênia para salientar que a ultrapassagem do Vettel sobre o Webber se iniciou no momento em que veio ordem do box pro Webber economizar pneus e colocar seu carro em “economy mode”. É claro que o Vettel, vindo à toda, “wound up”, não teve grandes dificuldades para passar o australiano. Todavia, me pergunto no que daria se os dois tivessem se tocado. Quanto à Ferrari, concordo. Foi um típico embroglio a la italiana. Só que a asa não voou. Foi pra baixo do carro e levantou as rodas dianteiras. Como você deve ter visto. Continue com o bom trabalho. Saudações.
Caro Fabio,
Suas participações na GP-2 (SporTV) e F-1 (BandNews) foram excelentes, acima da média. Parabéns! (Parece que o esforço extra extrai o que há de melhor dentro de nóss…)
Concordo integralmente com você na questão Vettel-Webber. Aproveito para fazer um convite — já que o formato do seu Pit Stop não permite mais participações externas — a todos os leitores da sua coluna para que confiram a análise politicamente incorreta que fiz do GP da Malásia no Blog do Lessa (www.claudiolessa.com).
Forte abraço! Keep up the excellent work!
Opa, valeu, Lessa! E vou lá conferir seu blog!
Abs
Fabio,
Ross Brawn tomou um duro e merecido golpe de Lauda e Wolf com declarações sobre sua péssima ordem de equipe na Malásia. Aliado a isso, Paddy Lowe chegará à equipe, o que assa ainda mais a batata de Brawn.
Será que Ross, queimado na Mercedes, poderia voltar à Ferrari, haja vista que Domenicalli comete erros atrás de erros?
Abraços
A verdade é que os melhores pilotos nunca foram “bons” em respeitar as regras dentro das equipes, muito menos seus companheiros, vide o grande Shumacão e o próprio Senna. Jogar limpo nunca foi característica dos melhores corredores, vide histórias do antigaço Piquet e suas histórias de sacanagens e jogos psicológicos com seus companheiros de equipe. A única diferença é o timing de chegadas dessas informações a todos. Hoje em dia todos acabam opinando sobre esses jogos e isso gera essa atitude hipócrita. Deixem o esporte como ele sempre foi. Jogos sujos sempre estiveram presentes nesse esporte, sendo encarados como histórias, apenas a informação é que está chegando mais cedo para nós mortais.
O que eu vi achei uma super ”marmelada” de equipes e patrocionadores…efim tenho saudade de sennna e proust piquet e mansel em q o pau comia nas pistas era puro braço e os pilotos tinham voz ativa… não esse blábla´que se tornou a formula 1
Concordo com vc Fábio, no fundo a questão é “a que ponto chegamos?”….chegarmos até a achar ruim que um piloto resolveu ir pra cima de seu companheiro no fim da corrida….quase caí nessa. Vettel não está errado. Essa é a essência do automobilismo. Não interessa se quem está na frente é companheiro…uma vez na pista, todo mundo quer ganhar. O que é errado é ter combinado uma coisa e feito outra. Ou então, o mínimo que deveria ter sido feito é o Horner falar no rádio pro Webber: cara, é o seguinte, o Vettel ignorou o pedido de baixar o motor, vai ser cada um por si, mantenha sua rotação normal e se vira. Pronto, resolvido. O que não vale é deixar um com motor cheio e o outro com motor meia-bomba. A equipe avisou o Webber? Não? então o Webber tem que quebrar o pau com a equipe. O Webber ficou sabendo? então porque não deixou o motor no regime normal? Isso é que tem que levantado pelos jornalistas.
Já foi estranho o Webber voltar para o último stint com pneus duros depois do Vettel voltar com pneus médios….
O Webber já deveria saber contra quem ele corre…
E o Rosberg a mesma coisa. Deveria ter passado o Hamilton sim. O que o Brown ia fazer? Nada além de uma declaração política para a imprensa. E a partir daí ja saber que com o Rosberg a coisa não é tão fácil….só acho estranho isso agora com o Hamilton, pois com o Shumacher não houve nenhum episódio nessa linha. E olha que a dupla Brown / Schumacher foi quem institui essa praga na F1…
Raphael, o Rosberg ultrapassou duas ou mais vezes o Hamilton sim. Mas o Hamilton tinha carro para recuperar posição… Na minha opinião o Nico erro em fazer o pedido e colocou o Lewis numa situação chata, e deveria a assumir que não conseguiu conseguia ultrapassar . Só caso lewis deixasse.. Ruim
Será que o problema não é outro, isto é, a necessidade de poupar pneus e combustível? Na situação atual, o piloto fica dependente demais da equipe para calcular a estratégia durante da corrida. Ninguem quer arriscar correndo no final da prova! Imagine. Deve ser o oposto. Mas tanto os Red Bulls, quanto os Mercedes estavam sob ordens depois da última parada para manter posição e diminuir o ritmo. Se os pilotos pudessem correr sem os pneus-de-queijo e com reabastecimento, as equipes não teria desculpa para entrar nessas burocracias de posições no final das corridas.
Fabio,
Perai…….
Quer dizer que vc poe na conta da Ferrari a maravilhsoa corrida do Massa ??????
O que a Ferrari fez na largada dele ?
Apertou algum botão pra colocar no ” modo Barrichello “????????
Como vc pode dizer uma coisa dessas ?????
TODO mundo passou o Massa na reta principal….
Se a reta tivesse mais uns 300 metros até o Bianchi passaria ele ( com tempo pra avisar ele que a vaga de 2014 tá preenchida…..)
PELAMORDEDEUS !!!!!!!!!!!!!!!
O Massa não acompanhou os ponteiros em NENHUM momento e chegou a ficar no ritmo das sensacionais Mclarens…..
Bom, pelo menos foi o que eu vi na corrida….
A menos que vc tenha algum informante que tenha alguma noticia que justifique o Massa ter um desempenho tão mediocre na pista…..
Abraço !
P S: Sei que é duro pra vc mas a realidade é que o Vettel é tão mau caratre quanto qualquer cara que quer ser campeão na f1……
P S 2 : O Coulthard já era um bundão antes desse episódio em 1998….. Nesse caso ele apenas foi correto, honesto e digno…..
É uma pena, mas concordo c vc…
A pergunta é, se Webber não tivesse recebido ordem dos boxes para diminuir o ritmo, Vettel teria chegado com tanta facilidade? Por isso, talvez Vettel não o ultrapassasse.
Não foi uma questão de decisão da equipe, como em outros casos, Massa x Alonso, etc… mas uma decisão pessoal que poderia ter tirado os dois carros da pista. Se Webber endurece mais um pouco e os dois se tocam quem seria o culpado?
Acredito que existam sim, pilotos que pertencem a um grupo seleto, o grupo do tipo Piquet ou Emerson, gênios que não precisavam da tal “coragem” e sim tiravam segundos de seus oponentes no braço, no acerto do carro, no ritmo de corrida.
Se coragem, atitude determinassem que um piloto pertence ao grupo dos gênios, Nigel Mansell não teria perdido um título para Nelson Piquet com toda equipe Williams a seu favor e contra o brasileiro. A malandragem estava a favor do inglês, mas a competência estava a favor de Piquet. E foi no braço.
Pergunta: Webber não será punido como foi Schumacher na Hungria há parcos 18 meses?
Afinal, ele deu uma bela prensada no Vettel…
VETTEL MOSTROU QUE É MACHO…NÃO ACEITA SER MANDADO! coisa que outros pilotos “SÃO” bando de paus mandados! a F1 precisa de 22 VETEL NO grid para voltar e ser A F1 que era em tempos anteriores, onde o Esporte vinha em 1° lugar!!!
PERFEITO SEU COMENTARIO, FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS, JA CHEGA DE ORDENS DE BOXES, JA EXISTE MUITO FAVORECIMENTO PELA DIFERENÇA DOS CARROS, SE FOR PRA GANHAR TEM QUE SER NO BRAÇO, CHEGA DE BARRICHELLOS, MASSAS, DE FERNANDO ALONÇO QUE QUER GANHAR A QUALQUER CUSTO, ISSO SÓ ME FAZ PEGAR NOJO DE F1, E OLHA QUE CANSEI DE ACORDAR 03:00 HORAS DA MANHA PARA ASSISTIR, HOJA NAO PERCO MAIS TEMPO…
JOGO DE CARTAS MARCADAS.
Ora, ora, ora.
Tanta briga por nada !
O jogo de equipe foi liberado na F1 para que não precisassem mais esconder as maracutaias da Ferrada !
Agora todo mundo faz.
Pior para a Ferrada ! Experimenta do seu próprio veneno.
Antes era proibido e Schummie e Alonsito se beneficiavam sem jamais terem sido punidos pela complacência das entidades diretivas. Ainda mais com o francês, ex-diretor da Ferrada lá por cima…
Quando a RBR deu um set de pneus macios para o Vettel e um set de pneus duros para o Weber sabia o que estava fazendo, aí não tem ninguém bonzinho. Piloto tem é que ganhar a corrida e parar de reclamar. Duro foi com o Rosberg que guardou combustível e pneu para o final da prova e não pode ultrapassar o Hamilton. Em tempo, hoje queriam me dar uma sapatilha da Ferrari, não quis, então vieram com uma que tem a logo da Mercedes (de metal), me lembrei da corrida e não quis também. O Ross Brawn fez muito mal para marca com essa atitude. Melhor dar um set de pneus furados para o Rosberb na próxima. Quanto a Ferrari é duro ver o Alonso fora e o Felipe somente em quinto. Era hora de marcar muitos pontos e deixar o Espanhol furioso kkkkkk
Piloto bonzinho é piloto aposentado kkkkk
Se me lembro bem, GP da Turquia, A Mclaren via radio disse p Hamilton que Button não ultrpassaria, mas ultrapassou…Na reta seguinte hamilton tomou a posição novamente, ou seja, pq o Webber não buscou o vettel? Vai chorar em outro lugar, parece o Massa!!! bando de pilotinho banana. E infelizmente o Rosberg vai ser o proximo Coulthard, barrica, Massa, etc…
Anderson , a mesma coisa o Lewis fez com o Nico. Lewis conseguiu recuperar todas… Até que Rosberg não aguentou e chorou e pediu para o chefe para o Hamilton abrir… è ruim !
Vendo dessa forma e sabendo que o Hamilton tinha carro para não deixar . E acredito que o Ross Brawn fez certo. Ele poderia jogar os pontos foras….
Como o contexto e a situação trombam com o que vcs. blogueiros falam das pessoas. Vejam só, Fábio Seixas chamando o Coultard de “bundão”, coisa que nunca vi ele falar do Barrichello e do Massa. O que eles são então????
Bom, como fica claro, nas demais equipes existem bundões, na Ferrari brasileiro entra pra ser capacho…
NAO ADIANTA, TEM UMA HORA QUE O SUJEITO TEM QUE TOMAR UMA DECISÃO.
OU ENTRA DE CABEÇA E MUDA A SUA HISTÓRIA OU FICA NA MESMICE MEDIANA.
A EXEMPLO DA VIDA, TOMAR A DECISÃO CERTA E CORAJOSA NA F1 É PARA POUCOS!!!!
NO CASO VALE A MÁXIMA BÍBLICA,
” OS TÍMIDOS NÃO HERDARÃO A TERRA” ….
Concordo, não sei como Dominicali ainda continua chefe da Ferrari, já havia dito isso em anos anteriores, até o engenheiro do Massa já devia ter sido trocado mas fazer o que, somos meros espectadores.,
Me respondam! E porque o Webber não foi atrás do Vettel para ultrapassa-lo?
Porque se Webber forçar e sacar os dois da corrida, simplesmente poderá perder o seu emprego. Com certeza tudo isso deve ter pesado na cabeça dele.
Pombas! Na boa! Ninguém de vocês viu a corrida? O Weber tentou sim dar o troco na volta seguinte! Mas a tv cortou a imagem para mostrar o grande maldanado saindo de seu carro na brita. Quando voltaram para a briga, o Weber estava quase saindo da pista, pois o Vettel jogou ele para fora. Simples. Se o Vettel joga alguém para fora, é aplaudido e chamado de gênio. Se o Weber fizer isso, vai cair o mundo sobre ele.
Vc n viu q o Webber prensou tb???
Minha análise é em cima da transmissão do Sport TV, neste quadro o Vettel fez barba, cabelo e bigode, ou seja: 1) Surpreendeu o espanhol em uma freada antecipada 2) Destruiu o seu companheiro de equipe 3) Venceu a corrida 4) Líder do campeonato. O Alemãozinho perdeu em 2009, mas de lá para cá vem sendo um monstro.
Ola Fábio, achei legal sobre o seu comentário no post anterior sobre o celeto grupo de pilotos que Vettel agora faz parte: o de pilotos com qualidades e espiritos que beiram o antiesportivo. Você se lembra da polêmica do GP de San Marino de 1989 que Senna desrespeitou Prost ao ultrapassálo logo nas primeiras curvas, quando o acordo era para que isso não ocorresse? Este fato provavelmente foi o estopim para a maior rivalidade de todos os tempos da F1 fosse intensificada.
Balela, queríamos mais Vettels desrespeitando ordens de box, isto sim….