Pílulas do Dia Seguinte
25/03/13 11:00Depois de tudo o que li e ouvi e debati sobre o GP da Malásia, vim para a Redação hoje pensando no que escreveria aqui. E a conclusão a que cheguei, enquanto dirigia por esse cenário lindo do Rio, foi a seguinte: “a que ponto chegamos…”;
Sim, a que ponto chegamos. Estamos há mais de 24 horas envolvidos numa polêmica que tem como ponto de origem o fato de um piloto ter ultrapassado o outro. Sim, a essência da F-1, do esporte, da competição. Não vou mais gastar dedo com digressões preventivas contra chatos. Da mesma forma, quero deixar claro que não estou defendendo 100% a atitude de Vettel. Minha opinião sobre o que ele fez está no post abaixo, em que o chamei de desleal. Sei também que a F-1 é também um esporte coletivo, que há interesses de patrocinadores, que o rádio funciona o tempo todo… Tudo o que já discutimos ontem e em situações passadas de interferência de equipes em resultados. Há mil fatores envolvidos. E aí que está o busílis: é tanta coisa envolvida que esquecemos o que ficou lá atrás, na origem: uma disputa de posição;
Deveria ser diferente? Com certeza. Alguns mais radicais sugeriram extinguir o rádio. Ok, até acho que ajudaria. Mas não eliminaria o problema. Basta a equipe combinar um código nas placas aos pilotos. “Olha, Webber, se a gente colocar os números em vermelho, é para você deixar o Vettel passar.” Simples. Não tem jeito, é uma questão de mentalidade. E, sejamos justos, nem toda equipe é assim: a McLaren não mete o bedelho nas disputas entre seus dois pilotos. É o melhor exemplo de que é possível sonhar com uma F-1 menos chata. Mas, repito, é uma questão de mentalidade. E mudar as convicções e condutas de pessoas ou organizações é das tarefas mais complicadas que há;
Segundo a “Autosport”, Webber estava tão furioso que cogitou não ir ao pódio. Ainda segundo o site da revista, Horner sentou com seus dois pilotos no domingo à noite para uma conversa. E marcou um novo papo com Vettel para os próximos dias, quando todos estarão com as cabeças mais frias. Não vai acontecer nada, claro;
Falando em ordens de equipe, frase de Rosberg após a prova: “É claro que foi duro, mas entendi o ponto de vista da equipe.” Pronto. Virou um Coulthard. Uma pena;
Sempre que algo assim acontece, lembro do GP da Austrália de 1998. Era a primeira prova daquela temporada, e a McLaren ressurgia das cinzas após anos difíceis. Hakkinen e Coulthard eram, até então, pilotos promissores, com status semelhantes no paddock. A equipe dominou a primeira fila do grid, com o finlandês na pole. Ocorre que, ao longo da prova, ele entrou nos boxes por engano e acabou ficando atrás do companheiro. A vitória caiu no colo de Coulthard. E poderia mudar os rumos de sua carreira: ele sairia da primeira prova do ano na liderança do campeonato, com punch para se impor na McLaren. Mas não. Ele resolveu respeitar um acordo de cavalheiros estabelecido nos testes de pré-temporada: quem fizesse a primeira curva de uma corrida na frente, mereceria a vitória. Coulthard abriu passagem para Hakkinen. Um gesto que foi decisivo para a carreira de ambos. O finlandês virou bicampeão mundial. O escocês ficou celebrizado como um bundão;
O troféu lambança do final de semana vai para a Ferrari. Alonso tocou em Vettel, ficou com a asa arrastando no asfalto, mas a equipe decidiu mantê-lo na pista. Não durou muito. Na segunda volta, o bico todo voou pelos ares, e o espanhol abandonou a prova, perdendo a chance de marcar pontos importantes no campeonato. “A decisão foi do pitwall. Fernando obviamente não está feliz”, disse Domenicali. E cada vez entendo menos como ele continua na direção da escuderia;
Falando em erro da Ferrari, Massa também considera que foi precipitada a decisão de entrar logo na quinta volta para colocar slicks. Como a pista ainda não estava totalmente seca, ele perdeu tempo e contato com os líderes. Resultado: largou em segundo, terminou em quinto. Duas corridas, dois resultados comprometidos por decisões do pitwall. Algo realmente não anda bem por lá;
A GP2 abriu sua temporada na Malásia com duas boas corridas. Leimer venceu a primeira, Coletti ganhou a segunda. Nasr conseguiu um quarto e um segundo lugares. Um bom começo para o brasileiro. Porque nem Coletti nem Leimer devem entrar efetivamente na luta pelo campeonato. E porque Calado, que deve ser seu rival pelo título, fez lambança e abandonou a segunda prova. Na tabela, Nasr é o terceiro colocado, com 24 pontos. Calado é o quarto, com 18;
Ainda sobre GP2, fiquem de olho num garoto chamado Mitch Evans. Ele é neozeolandês, tem 18 anos e, em 2012, foi campeão da GP3. Pois no final de semana de estreia na categoria, marcou pontos nas duas provas e tornou-se o mais jovem piloto a subir num pódio _foi terceiro colocado no domingo. Piloto bom é assim: chega chegando;
Na Indy, um erro de freada no final da prova custou a vitória a Castro Neves. Hinchcliffe venceu, mas o brasileiro da Penske deu pinta de que pode brigar pelo campeonato. Kanaan fez uma boa prova e terminou em quarto. Bia viveu um final de semana de problemas na sua volta à categoria e abandonou.
A Red Bull tirou toda a combatividade do Mark Webber ao anunciar que os pilotos deveriam manter as posições até o fim,a meu ver tudo não passava de uma manobra sórdida para dar a vitória ao Vettel,sujo,que se presta bem a esse tipo de papel,ele concorda com tudo que possa beneficià-lo e discorda de tudo que possa ferir seus interesses pessoais,resumindo se êle não ganhasse ia fazer “beicinho”e ficar emburradinho a semana toda…
É isso aí, pai da Júlia, algumas coisas não mudarão por conta dos grandes interesses que regem a categoria, insisto no que escrevi ontem: a RBR sabia que o Weber iria obedecer a ordem de mudar o mapa do propulsor, o que facilitaria a ultrapassagem do Vetel – sem muitos riscos- é da natureza do alemão atacar, e isso lhe causa problemas quando não está na liderança da prova.
O Weber sabe que este é seu último ano na equipe e talvez na fórmula um, portanto, não ha mais o que perder, abrindo o bico ele só se tornará uma tocha humana que nada vai mudar.
(VETTEL SÓ ESTÁ NO TOPO PORQ TEM UM CARRO SUPERIOR; E QUEM DA ESTE CARRO SUPERIOR PRA ELE? ISTO É FATO! VETTEL CONSEGUIU SER CAMPEÃO TRÊS 3X CONSECUTIVAS COM UM CARRO FEITO POR ADRIAN NEWEY, QUE TMBÉM É EMPREGADO DA MESMA EMPRESA. VETTEL É TAO FUNCIONÁRIO QUANTO ADRIAN, QUE AO MEU VER É MUITO, MAS MUITO MAIS IMPORTANTE PRA RBR DO QUE VETTEL. VETTEL E HELMUT MARKO SÃO FUNCIONÁRIOS DA RBR E NÃO DONOS DA EQUIPE.
Olha o caps noob
O problema do Massa foi muito mais a largada ruim do que o erro de estratégia vinda do pitwall, na minha opinião, que não significa nada, obviamente…kkkkk
Pode ser viagem minha mas acho que ele se preocupou demais em proteger o Alonso durante a largada, se posicionando no meio da pista bloqueando os demais e acabou perdendo as posicoes ali.
Exatamente isso, os deuses da velocidade não ajudam palermas bundões, como um cara larga numa corrida preocupado se patrão vai bem ou mal, o massa fgi safado, desonesto, pilantra, abriu pro espanhol e fechou aporta do Hamilton. Deu no que deu o fernandinho na brita e o cachorro vira latas fora do pódio. Como alguém pode ser tão lacaio, seja pelo dinheiro que for!!!
Fábio, minha posição quanto à eliminação do rádio nem tem relação ao que aconteceu na Red Bull neste GP mas sim que as decisões do “pitwall” se sebrepõem (acho normal devido à enorme quantidade de interesses e dinheiro envolvidos) acabam com as decisões dos próprios pilotos, aquele ‘feeling’ que tinham antigamente, de arriscar, de mudar (certo ou errado) durante a corrida. Voce não acha um tremendo ‘saco’ um engenheiro avisar ao piloto “aqueça mais os pneus”, “tem alguém na sua cola”, “mude a mistura”, “faça isso”, “faça aquilo”; pareçe que a função do piloto é apenas virar o volante, apertar o botão e marchas, acelerar e frear já que o “pitwall” inteiro não poderia estar no lugar do piloto.
Fabio, e a declaração do Razia ontem, durante a transmissão do GP da Malásia pela Sportv. Ele disse que falta só um “pequeno detalhe” para correr pela Force India, e ainda esse ano. Disse ainda o seu GP de início: Barcelona.
Ele seria piloto de testes? Ou titular?
Está tão fácil assim dele pegar a vaga do Di Resta ou do Sutil ?
Ele tenta uma vaga de testes em 2013. A ideia é tentar correr em 2014.
Abs
SE ADRIAN SUTIL FIZER UMA BOA TEMPORADA 2013 E CONTINUAR NA FORCE EM 2014, SE, O PILOTO BRASILEIRO ASSUMIR UMA POSSÍVEL VAGA DE PILOTO, ACREDITO QUE VAMOS COMEÇAR BEM MAL COMEÇADO. EU SINCERAMENTE NÃO ACREDITO QUE RAZI VAI PODER DUELAR COM ADRIAN SUTIL. VCS ACREDITAM? DEPOIS DE TUDO QUE NÓS VIMOS NO GP MALAZIA DOMINGO? LOGO NA FORCE INDIA, QUE CADA ANO QUE PASSA VEM LUTANDO PRA CONTINUAR NA CATEGORIA POR CONTA DAS TRAPALHADAS DÍVIDAS DO DONO DA EQUIPE. SINCERAMENTE, RAZI VAI TER QUE PENSAR BEM POR ONDE VAI COMEÇAR NA F1, PRA NÃO DAR CONTINUIDADE AO LEGADO “FELIPERUBINHO E NÃO JOGAR DINHEIRO NO LIXO.” E DESSES DOIS ÚLTIMOS EU NÃO SEI O QUE SERIA PIOR: SER UM NOVO RUBINMASSA OU JOGAR DINHEIRO FORA SIMPLESMENTE PRA CORRER NUM F1.
Fabio, em relação a Gp2 podemos dizer o mesmo do Nasr, mas ainda foi até melhor em sua estreia. Pois na sua corrida de estreia ele conseguiu um 6º / 3º, mas concordo que o Evans é o piloto para ficar de olho esse ano.
Tem razão sobre o Nasr, obrigado. Mas o Evans chamou a atenção pela pouca idade.
Abs
Seixas, concordo demais quando vc diz que uma Fórmula 1 sem ordens fica muito mais atrativa. Mas quando você diz que a McLaren não faz esse tipo de coisa, entendo que ela faz um pouco pior, quando, por exemplo, murchou o pneu do Fernando Alonso pra beneficiar o Lewis Hamilton. Prefiro uma F1 decidida na pista, mas acho que estamos cada vez mais longe disso.
Hoje, ei de concordar mais com teu texto. Até porque, o que escrevi ontem em meus comentários aqui no teu blog, foi exatamente neste ponto.
Não defendo piloto desleal, desonesto, o que seja, muito menos uma equipe deslegal, sem ética, etc..
Por isso, tenho certas dificuldades em engolir a Ferrari, menos tendo um piloto brasileiro na equipe. Definitivamente não torço pro Massa. Se ganhar bacana, se não, não tou nem aí.
E também não sou muito fã de pilotos como Alonso, que pilota muito realmente, mas que tende a mexer os pauzinhos nos bastidores pra trazer a equipe pro seu lado e prejudicar seu companheiro. E nem vou citar aqui, os vários esquemas em que esteve envolvido ao longo dos anos, com Briatore e afins, para ser beneficiado.
Vettel não demonstra ser este tipo de piloto. Pois se fosse, eu mesmo não torceria por ele. Assim como torço pelo Hamilton. Não vejo o Vettel trabalhando nos bastidores para prejudicar o Webber ou coisas do tipo.
Ontem quando disse que não deveriam colocar o Vettel como vilão.. e que não acho o alemão um sacana, o que defendia, está diretamente ligado ao ponto central deste teu texto de hoje.
A questão, é que a culpa deveria cair sobre a RedBull (e olha que gosto da equipe). Até porque em outros momentos, ela fez entender, que deixaria seus pilotos disputarem na pista, que seria uma equipe que coloca o esporte acima de tudo, como valor, como conceito até, do time e da marca (pra eles F1 também é marketing pro produto RedBull em si).
Mas ontem não foi bem assim, e a mesma deve ser criticada. Assim como devemos criticar a Mercedes. Assim como sempre critiquei a Ferrari, por seus olhos voltados para um único piloto. E isto antes “da bola” rolar. Ou seja, eles não dão chances ao segundo.
E finalizando, eu me recuso a acusar um piloto que queria apenas fazer aquilo ao qual todo piloto nasceu e até cobrado… vencer uma corrida.
Erick, concordo em parte mas, antes de criticar a Ferrari, acho que voce deveria olhar “para trás”. Primeiro, é normal terem 1o. e 2o. pilotos, escolher um para disputar o título ainda que, desta maneira, corra o risco de perdê-lo. Isso acontece desde que a F-1 existe. Em segundo lugar, acredito eu, quando a Ferrari decidiu não intervir entre a briga Pironi x Villeneuve, deixando-os disputarem na pista e com o resultado trágico desta disputa, acho que Enzo Ferrari, a partir disso, botou a equipe a escolher apenas um piloto para disputar os títulos. Se é errado ou certo, é da visão de cada um mas tem que se entender e respeitar, ainda que discorde, as decisões de uma equipe.
Eu citei a Ferrari, pois atualmente é aque mas faz uso de artificios e ordens de equipe. Veja que falo de F1 atual.
Ou deveria ser normal uma equipe “violar o lacre” do câmbio de um piloto seu, para o próprio ser punido e consequentemente mexer no grid de largada de uma corrida, quando este câmbio na verdade não havia problema nenhum? E neste caso, o artificio, não foi prejudicial apenas ao piloto da equipe, mudou a posição de outros pilotos, que largariam no lado limpo da pista e passaram a largar no lado sujo.
E eu penso que temos que criticar sim, todos os times que resolverem fazer jogo de equipe. Como eu gostaria de ver a RedBull sendo criticada hoje. Como vi o pessoal do SporTV indiginado com as ordens a Rosberg.
Até porque neste caso do Vettel e Webber, estamos apenas na segunda corrida do ano. Então acho que nesse caso, as equipes não devam escolher vencedores.
No final do campeonato se um piloto estiver matematicamente fora da briga pelo título e seu companheiro brigando por ele, e este, em acordo com seu companheiro e a equipe resolver aliviar e ajudar seu companheiro de equipe, aí tudo bem.
No mais, eu espero que sempre prevaleça a esportividade e o resultado não marcado em uma corrida.
A Ferrari a partir disso nao começou a escolher um piloto para dsiputar o titulo, Prost em 90 perdeu muitos e muitos pontos importantes para o Mansell, caso contrario teria sido campeao mundial em 90!! agora sim, a partir daquele ano de 90 a Ferrari mudou sua politica, mas em 82 a Ferrari pediu para o Pironi manter a posição tbm e nao o fez e a briga ficou livre ate a ultima volta, Villeneuve ao fim de 82 iria sair para a Williams fato confidenciado no pos gp de san marino e pre gp da belgica, este q ele nem disputaria.
Eu acho que essa F1 com alguns burocratas controlando os pilotos e decidindo o que vai acontecer na pista é chata e previsível.
O que as pessoas que controlam o poder não estão vendo é que podem sim perder a magia da categoria.
Acho que quem mais perdeu com a corrida de ontem foi o esporte e o espetáculo que é uma prova de F1.
Eu penso muito na linha do Erick e sinceramente, como o Webber, vou esperar mais 2 ou 3 corridas e se continuar essa pouca vergonha e desencano desse teatro que esta virando a F1.
Em tempo a ferrari e o alonso e vamos incluir aqui o Brown como bastante culpados do esporte estar virando essa marmelada.
Na minha opinião, essa F1 com alguns burocratas controlando os pilotos e decidindo o que vai acontecer na pista é chata e previsível.
O que as pessoas que controlam o poder não estão vendo é que podem sim perder a magia da categoria.
Acho que quem mais perdeu com a corrida de ontem foi o esporte e o espetáculo que é uma prova de F1.
Eu penso muito na linha do Erick e sinceramente, como o Webber, vou esperar mais 2 ou 3 corridas e se continuar essa pouca vergonha e desencano desse teatro que esta virando a F1.
Em tempo a ferrari e o alonso e vamos incluir aqui o Brown como bastante culpados do esporte estar virando essa marmelada.
Não acho que essa polêmica seja reflexo de tempos atuais, a ultrapassagem entre companheiros de equipe é antiga. No grande prêmio de San Marino de 1982, por exemplo, o Didier Pironi ultrapassou o Gilles Villeneuve depois do fim das paradas, sendo que a Ferrari tinha uma política de não permitir que seus pilotos ultrapassem um ao outro quando a corrida estiver no fim. Aquele incidente azedou de vez a relação entre os dois e a polêmica só não foi pior porque Villeneuve veio a falecer na próxima corrida, em Zolder.
Faz parte do esporte.
Bem lembrado, Eduardo. Fiz um comentário falando a respeito disso antes de ler o seu.
Se a Ferrari for um fiasco de novo e o Alonso ficar atrás ou a frente por poucos pontos do Massa, e com essa confusão na Red Bull, acho que não seria maluquice pensar que o Alonso toparia ir pra Red Bull pra lutar por título. Aliás, a Ferrari é algo importante demais pra ficar na mão de italianos -rs
Shumacher esta fazendo escola, esta ai o Vettel que não me deixa mentir, Dick Vettel
Caro Fábio Seixas, como diz o matuto, polemicas são polemicas, nada mais do que polemicas. Muito há de se falar ainda sobre o resultado desta prova porém, como se sabe, o objetivo de quem participa é disputar sem pre a vitória, disputando palmo a palmo as posições, e é isto que quem paga ingresso ou assiste pela mídia espera dos concorrentes. Não vamos discutir o sexo dos anjos, mas acredito que estas situações só serão resolvidas quando a FIA (Se é que algum dia ela fará isso) proibir terminantemente essas proibições de ultrapassagem entre concorrentes de uma mesma equipe por ordem dos seus chefes. A essência do esporte e o respeito ao público deve ser sempre superior aos interesses de cada um. Não sei se resolveria, mas por exemplo, os carros teriam em maior destaque os seus patrocinadores master (os da equipe) e em menor destaque os levados pelos pilotos para a equipe, que só seriam colocados no seu carro, isto talvez diminuísse a ingerência hoje de patrocinadores que exigem maiores regalias para os seus pilotos. Mas, volto a dizer, a essência da competição que é a disputa entre todos, não importando se de uma mesma equipe ou não, deve ser preservada a qualquer custo, para não colocar em risco o futuro da categoria, afinal sem público, não se faz espetáculo, seja ele qual for. Abraços.
FABIO, VOCÊ PODE ME EXPLICAR O QUE ESTA ACONTECENDO COM A MCLAREN?
Farei um post sobre a McLaren durante a semana, prometo.
Abs
A impressão que se tem é que a Mclaren perdeu a referência (Hamilton). Claramente times vencedores quando perdem a referência acabam caindo de rendimento. (Williams a partir de 2006, Lotus Renault em 2011). O Button é bom mas não é um piloto de referência. Ou vocês acham que o fato da Mercedez ter evoluido este ano foi mera coincidência?
Abs
Eh complicado. Mais temos q concordar com uma coisa! Vettel tem a personalidade dos grandes campeoes. Eh vdd qnd vc diz q ele faz parte de um grupo seleto q tem como mmbros Senna, Prost e Piquet. Se eh certo ou errado, sei la, mais essa eh a escencia do esporte, onde o ideal eh q melgor venca.
Senna dizia: “cada piloto tem seu limite, e eu acho que o meu vai alem dos outros”. Frase de um mito, e acho q Vettel eh um desses tambem! Eh um tri campeao de verdade, assim como era senna, e tomara q se torne tetra e deixe o Alonso na vontade!
Falou tudo… parabèns!
Fabio,
a F-1, esta perdendo espaço e a cada prova vemos que a competição não existe. Não perdi minhas horas de sono para acordar e ver está confusão, vi o VT e digo mais:
– Massa diminuiu o ritmo na largada para Alonso passar.
– O espanhol errou e bateu jogando mais ainda Massa para trás, pois ele colou no Alonso para este abrir passagem;
Mudança na regra:
– acabar com o sistema de comunicação, voltar as velhas placas;
– mesmo motor e chassi para todos e que vença a melhor preparação, entender pneu, pista e tática e o principal o melhor braço, ou seja piloto.
Um abraço lembrando o que disse anteriormente, Ultrapassagem PIquet X Senna, Senna na chuva saindo de 7 e liderando em menos de uma volta, coloque no blog para verem o que é pilotar e para aqueles que viram relembrarem.
Mesmo motor e chassis para todos? Leia o regulamento da F-1 antes de falar sem conhecimento de causa.
Pacheco é fod…
Fabio, O problema fica no fato que o Webber reduziu o seu ritmo contando com a obediencia do Vettel. Se ele soubesse que o companheiro nao iria respeitar a ordem, poderia ter tentado manter a distancia. Quando se deu conta, era tarde. Alias essa postura da Red Bull eh muito diferente do que a Ferrari faria – no caso dela, eles nunca teriam ordenado deixar o Massa na frente do Dick Vigarista… Uma pena, o Vettel nunca precisou disso para ser campeao, e agora perde a moral com nosso colega das asturias.
Você está correto. A questão anti-ética central é esta:
“Webber reduziu o seu ritmo contando com a obediencia do Vettel. Se ele soubesse que o companheiro nao iria respeitar a ordem (da equipe), poderia ter tentado manter a distancia (não respeitando as ordens da equipe também, o que tornaria a disputa justa e esportiva).”
Será que não daria pro Webber retornar ao mapa anterior e ir atrás do alemãozinho? Se fosse possível, eu teria feito isso.
E concordo que o Vettel foi desleal, ainda sabendo que Webber havia já alterado o seu mapa.
Fábio, como traduzir seu post para Italiano e enviar para a Ferrari? Realmente algo não anda bem por lá – e por pouco o Alonso não levou o Webber junto naquele momento, à lá Grosjean. E que o Massa aproveite bem seu período Above-Alonso no campeonato. E que ele estenda este período também!
Demorou, mas veio a tona a hipocrisia da RedBull. Assim como Ferrari, é óbvio que a equipe sempre teve seu piloto número 1 e sempre deu preferência a ele. Esse papo de “deixar brigar” só existia porque Vettel estava sempre levando a melhor sobre Webber. Em 2010, Webber era vice-lider do mundial antes do GP Brasil somente atrás de Alonso (235 contra 222) e a equipe não deu ordem para Vettel (com 206) abrir passagem. Disse, dissimuladamente, que não iria intervir na briga dos pilotos e deixou Vettel vencer, mesmo correndo o risco deperder o título de pilotos. Vettel fez a lição de casa em Abu Dhabi e foi campeão. Se não fosse, todos diriam que a RedBull preferiu perder o título a vencer sem ética.
Balela, mentira! A RedBull, assim como a Ferrari, Mercedes e até McLaren, preferem perder um título de pilotos do que deixá-lo nas mãos de um “número 2″. Isso só acontece por acidente ou por incompetência do número 1 (caso de Mansell contra Piquet na Williams, que fez tudo pra Mansell levar o caneco). E pra quem acha exagero, por favor leiam sobre o mundial de 1.999. Schumacher quebrou a perna no GP inglês e ficou fora de 6 etapas. Irvine, o segundo piloto que ganhava 20% do salário do alemão, chegou ao GP da Europa com chances de ultrapassar Hakkinen e assumir a liderança do mundia. Só não o fez porque a equipe “esqueceu” de levar os pneus ao pitlane, deixando o irlandês de fora da briga. Dizem os infiltrados em Maranello que Montezemolo não teria como justificar os então 25MM de euros investidos em Schummi se o carro era capaz de fazer Irvine, com 5MM, campeão.
Teoria da conspiração? Não, interesse politico e financeiro mesmo. O mundo é mau, e quem não entendeu isso, vai continuar fazendo biquinho como fez Webber. Ou alguém acha que Hamilton receberia a ordem que Rosberg recebeu???
Ótimo comentário. Não existe bondade na F-1.
“Não existe bondade na F1”. È bem isso! Razia, comentando pela TV, afirmou categórico que Vettel diminuiu sutilmente o ritmo na curva para Alonso bater o bico. Somente quem esteve lá , e sabe como é a dinâmica de uma corrida, pode afirmar isso. Corridas de automóveis : algo intrinsecamente violento, feito para quem , na vida civil (!), está longe de ser um contemplativo. Em outra palavras, não queira encontrar NENHUM desses pilotos em uma cruzamento qualquer de uma cidade qualquer; passarão por cima se puderem.
MANDOU MUITO BEM!!
“A que ponto chegamos” resume bem toda a história… Assino embaixo do seu post!
Fabio, me desculpe a sinceridade cara, seu texto tem pontos contraditórios sobre a disputa da Red Bull. A disputa foi limpa e dentro da pista. Vettel não fez nada de errado; é um baita piloto e grande personalidade. Webber podia ter vencido? Sim, mas não teve cacife pra parar o Vettel. A f1 tradicional sempre foi assim; sinceridade não entendi seus pontos onde vc fala que a f1 atual é chata e burocrática e ao mesmo tempo diz que Vettel foi desleal com a equipe; pra um campeão o que interessa é vencer e não foi preciso ajuda do companheiro pra isso, vc acha que Nelson Piquet pedia desculpas pro Mansell? Campeão é campeão e precisa ser egoísta pra ganhar, oxalá um dia vermos Felipe Massa fazer isso com Alonso, fui!
Ahh Parabéns pelo blog e pelos comentários na Sportv.
O melhor blog de F1 do Brasil.
Consegue ser melhor que do louco do FG69 e do estudioso Lívio Orichio.
abraço
Concordo com você, Fábio. E acho que o grande problema é: como é que certos pilotos fazem certos acordos antes das provas. No máximo deveriam dizer o que vão tentar fazer. E a Ferrari está ruim de comando e de engenharia há tempos, o que põe pressão tb nos pilotos. Abç
Duas coisas no seu texto me chamaram a atenção: Vettel, por não respeitar o acordo, é desleal (visão geral, nada pessoal). Coulthard, por respeitar o acordo, ficou com a pecha de bundão. Não deve ser fácil arriscar o pescoço a 300Km/h (embora acredito que seja por prazer, acima de tudo) e ainda ter que se preocupar com as ordens de rádio e conseguir avaliar se seguir ou não um acordo vai ser positivo ou negativo perante opinião pública. Como criticar, estando do lado de fora do cockpit??
Mas Fábio, se avisaram pro Webber diminuir o ritmo (http://carsughi.jovempan.uol.com.br/caiu-a-mascara-da-red-bull/), então não foi disputa de posição, mas ajuda da equipe pra favorecer o Vettel. Ou seja, o mesmo que a Ferraria fez com Massa. Não teve fair play.
Um pódio estranho, de caras fechadas, feio, apagado por conta do pitwall. Se não tivesse havido ordens de equipe e discussões sobre lindas ultrapassagens teria sido um dos pódios mais belos da F1 dos últimos tempos. A F1 está dando alguns tiros no pé…
Fabio
O que vale mais para uma equipe:
Ser campeão dos contrutores ou ganhar o mundial de pilotos?
Porque se a resposta for o mundial de construtores, pouco importa em que posição chega os pilotos qdo os mesmos estão em 1 e 2 ou 2 e 3 e assim vai
Ocorre que a F1 não dá a devida atenção ao mundial de construtores, ficando muito mais exposto o mundial de pilotos, talvez se fosse invertida essa prioridade, as equipes se importariam menos em se meter em disputas internas
Eu aplaudiria Vettel, se Webber não tivesse mudado o mapeamento do motor. Do jeito que a coisa foi, mereceu o dedo do australiano. Bom mesmo seria se nenhuma equipe se metesse nas disputas, assim como a Mclaren.
Sobre a Indy, tenho que dizer que nada, eu disse NADA que o Hinchcliffe faça em toda a sua carreira será mais legal que a imitação do Raikkonen!
Fabio, também caberia “virou um Massa” ou “virou um Barrichello”.
Não sou totalmente contra jogo de equipe. Sou fã da RedBull/Vettel e realmente não dá p entender o Webber nesta equipe. Vaza Webber!
Koba Mito, Raikkonen, Huck ou Sutil no lugar dele seria o ideal.
Domenicali é outro incompetente! deve ter costas quentes na Ferrari, só pode! Vaza!