Fábio, vc citou que Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso tiveram atitudes anti-desportivas, lembro de todas elas, que eles fizeram, eu só não lembro da que foi feita por Nelson Piquet, vc poderia citar alguma ou a mais marcante, se puder, eu agradeço.
Abraço.
Renato Barbosacomentou em 25/03/13 at 23:53
Se o combinado era depois da última troca era não atacar o companheiro e o cara ataca, era simples, ao invés de ficar chorando em público era só jogar o cara pra fora da pista e a culpa seria de quem atacou. Mas a foto é do Bundão que não teve peito pra fazer isso!
De tudo que li e reli a respeito desta ultima prova tiro a seguinte conclusão:
A F1 esta cada vez pior ,um lixo só se vê sacanagem , um comentário que curti foi o do Hamilton que condenou a atitude da RBR E DEU UMA BARRETADA EM PILOTOS QUE EXIGEM TER O POSTO DE NUMERO 1, POIS SE FOSSEM BONS O SUFICIENTE NÃO JOGARIAM TÃO SUJO. Carapussa que serve principalmente pro Alonso.
Rafaelcomentou em 25/03/13 at 23:09
O cara deu uma de malandro e se deu bem e todo mundo aplaude. É por essa razão que temos os políticos maravilhosos em Brasília. Moral da história: a honesto é motivo de chacota e o desonesto é louvado por muitos…lamentável. Falta educação básica. São aqueles que furam sinal vermelho e ficam rindo daqueles que respeitam as leis. PS: não estou comentando a atitude da equipe, mas sim que ordem foi idêntica para os dois.
Paulo Perruccicomentou em 25/03/13 at 23:08
Se puder, mas entendo que não seria legal, “a foto” seria a imagem do dedo médio do Mark Webber após ter sido ultrapassado…
Marcelocomentou em 25/03/13 at 22:58
Pessoal esta se esquecendo do GP Brasil 2011, a RBR logo no começo da corrida ORIENTOU Vettel a baixar o giro do motor, era uma forma de dar pelo menos uma vitória a Webber na temporada. Nem por isso o alemão foi arrumar confusão na mídia. Se o alemão foi superior o ano todo, paciência, mas Webber já estava devendo um favor a Vettel desde essa prova.
Por outro lado, é aquela coisa…se Vettel fica atrás, o mundo todo ia dizer que ele foi superado por um piloto mediano. Outro detalhe, Webber alega que abriu grande vantagem e depois tirou o pé, MAS ONDE ELE ABRIU ESSA VANTAGEM? Estou procurando até hoje, Vettel estava sempre por perto, e quando chegou a última parada o alemão estava lado a lado na curva com Webber. Ainda faltavam 12 voltas para o fim, por isso Vettel foi pra cima. Se a equipe combinou de manter as posições no último pit, ela simplesmente não quer que seus pilotos briguem na pista, ridículo! Deixem os pilotos disputarem pau a pau, dessa vez não teve acidente, mas é melhor assim que deixar um piloto extremamente insatisfeito. Uma equipe tem que correr riscos, faz parte do show. Manipulando resultados quem perde são os pilotos, ficam taxados de bundões, mas que é louco de ir contra o chefe? Vettel foi, mas logo depois viu todos com cara fechada! O piloto se arrisca, da show, vence a prova na raça, e seu time desaprova…tenha dó!
Se o piloto passa o trator ele é vilão, se acata ordens é um bundão! Então é melhor ser conhecido mundialmente como vilão que bundão!
Vettel esta pronto pra bater Webber a qualquer hora, o canguru pode até vencer uma batalha em um dia bom, mas vencer a guerra até o título contra Vettel, muito difícil. Na Mercedes o caso foi MUITO PIOR, muito difícil esse time fazer um campeão esse ano, então deixem Nico e Lewis disputarem na pista, isso só vai fazer eles darem 100% nas provas. Favorecer Lewis dessa forma foi uma verdadeira piada, um tapa na cara de Rosberg, e toda equipe alemã!!!
Vamos esperar o final da temporada, se Vettel foi campeão com menos menos de 8 pontos, ele estava certo na Malásia, se ele for campeão com grande margem de pontos, então ele estava errado! Vettel já pediu desculpas, coisa que muitos pilotos do passado não fizeram. Basta ver Senna que quebrou um acordo com Prost em Imola 89. Bom lembrar, Vettel esta OBSECADO por Alonso, o mesmo acontece em relação ao espanhol.
Se Vettel pudesse daria a vitória a Webber e ficaria com os pontos. Vettel sabe que Alonso vai ser FAVORECIDO EM VÁRIAS CORRIDAS EM 2013. A batalha de Vettel esse ano não vai ser fácil. Alonso já tinha sido favorecido em QUATRO corridas nas útilmas oito provas em 2012. Imagina como vai ser em 2013, lembrando que, já na primeira prova esse ano a Ferrari deu um jeito de ferrar Massa para favorecer Alonso. Imagina o que vai acontecer daqui pra frente. A Ferrari não vai se importar com nada, vai fazer de tudo pra Alonso ser tricampeão. Vettel foi pro tudo ou nada na Malásia, mas daqui pra frente vai ter que aceitar ordens quando Webber tiver a frente no último pit.
Melhor Vettel ir pra Ferrari, lá pelo menos o melhor piloto tem 100% de atenção! Alonso pode ser favorecido em várias provas e Vettel não na RBR? Isso é uma grande desvantagem na briga pelo título, ou alguém aposta seu salário em Webber ou Massa nessa briga?
Felpecomentou em 25/03/13 at 22:32
Q vc acha Fábio uma SOLUÇÃO para jogos de equipe:
Corta as comunicações com os pilotos até mesmos das placas de tempo ou qualquer tipo de avisos;
Haveria um medidor de combustível dentro do carro, o próprio piloto tomaria as decisões de quando parar e sinalizaria isso para a equipe com 1 volta de antecedência.
Quando 1 piloto parasse, acenderia uma luz para o outro piloto da equipe dizendo que o piloto companheiro está nos boxes, assim os 2 não poderiam entrar ao mesmo tempo.
Comunicação só deveria existir se houvesse algum tipo de emergência para parar o carro na pista; como foi o caso das force India deste último GP.
Marcelocomentou em 25/03/13 at 22:17
Esse começo de 2013 esta lembrando década de 80, Reutemann reclamou que Jones era favorecido na Williams, Villeneuve também fez o mesmo contra Pironi na Ferrari, depois foi a vez de Arnoux contra Prost na Renault. Piquet reclamava que Mansell era favorecido na Williams. A partir do GP de Imola-89, Prost disparou na mídia que Honda e Ron Dennis paparicavam Senna na Mclaren.
Não poderia começar melhor a temporada de 2013, um dos pontos altos dos anos 80 era justamente essa insatisfação entre pilotos, isso acirrava a disputa na pista. Hoje fica mais fácil saber o que ocorre via-rádio, mas com certeza os pilotos do passado reclamavam uma barbaridade dentro do cockpit. E não adianta tirar o rádio, a ordem pode ser feita por placas!!!
Carlos Reutemann liderava o GP Brasil-81 fazendo uma grande corrida na chuva(imagina só, um argentino liderando GP Brasil). Quando Reutemann viu o chefe Frank Williams com a placa abaixo, deve ter virado bicho dentro do carro.
Depois da prova, Reutemann tirou sarro mostrando outra placa contrariando o chefão Frank Williams. Bom lembrar, em nenhum momento Jones ficou na liderança nesse GP Brasil, ou seja, houve ordem de equipe, mas Reutemann ignorou!
Pra quem dizia que só Ferrari fazia jogo de equipe, o início de 2013 esta sendo uma BOFETADA NA CARA(principalmente pra quem tanto defendia a RBR dizendo que a mesma só corrida na base da ética). Em apenas duas provas nesse ano já são três ordens de equipe(Force India, RBR e Mercedes), fora estratégia no minimo duvidosa da Ferrari deixando Massa dar três volta a mais que Alonso. Quem deve estar dando boas risadas é Michael Schumacher, mas ele sempre soube como a coisa funciona na F-1.
Até você Juan Manuel Fangio?
Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder na liderança é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova da temporada de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido muito antes da temporada terminar.
Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que os dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.
Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:
“Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”
Peço licença a quem estiver lendo…kkkkk
Em 1958 no temido Inferno Verde, circuito alemão de Nurburgring Collins morreria em um gravíssimo acidente. O piloto foi cuspido para fora do carro ao bater contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colônia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.
Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para ceder o carro a Fangio. Luigi Musso se recusou(Fangio tinha vários capachos?), mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo Coulthard…Collins foi um banana essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio. Em 56 Stirling Moss tinha 27 anos e estava acelerando pra ser campeão!
Alguns vão lembrar que corridas em duplas ou trincas eram permitidas na década de 50. OK, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro quebrava, Fangio sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor(basta lembrar Fagioli acima liderando). Oras, assim é fácil ser pentacampeão…E ainda tem gente que sataniza o Schumacher, o alemão sequer dependeu de pontos de Rubens pra ser campeão! Sem os pontos que Massa cedeu, Alonso não brigaria pelos títulos de 2010/12. O espanhol é um baita piloto, mas também precisa de ajuda pra se manter na briga. Não da pra fazer dramas já que vários campeões foram favorecidos!
Jogo de equipe nos dias de hoje é piada perto do que acontecia na década de 50. Se Fangio podia ser favorecido nas equipes Alfa e Ferrari, Schumacher e Alonso não podem em suas épocas? A equipe Ferrari é a mesma, o esporte o mesmo, a ética pelo jeito também não existia só importava a vitória. Collins quis sair pela tangente dizendo que foi camarada(foi é trouxa), mas o fato é que um piloto foi favorecido em Monza-56 e outro prejudicado…
Na última corrida em 1975 Regazzoni era retardatário, quando Lauda se aproximou Rega facilitou a ultrapassagem ao companheiro, mas quando Fittipaldi que brigava pelo título com Lauda se preparava fazer o mesmo…Regazzoni simplesmente impediu a ultrapassagem de Emerson por seis voltas, ignorando terminantemente as bandeiras azuis. Quando o diretor de corrida mostrou a bandeira preta, Regazzoni deixou Fittipaldi passar. Luca de Montezemolo, o diretor desportivo da Ferrari protestou com a decisão com a direção de prova, já Regazzoni encostou pouco depois o carro, em sinal de protesto. Os caras trapaceavam na cara dura e ainda queriam ter razão.
Ok, era a última corrida e jogo de equipe ajudaria Lauda ser campeão, mas o que aconteceu nessa prova foi uma tremenda falta de ética esportiva. E não estou criticando porque um brasileiro foi prejudicado, estou mostrando vários casos de favorecimento antes e durante a F-1. Regazzoni estava fora da disputa como retardatário, devia ficar em cima do muro deixando a disputa entre Lauda e Fittipaldi. Contudo, o estrago já estava feito. Lauda ficaria definitivamente na frente da corrida, com Fittipaldi no segundo lugar.
Eu pergunto, se faltou ética a Schumacher na última corrida em 1997, também faltou ética a Ferrari na última prova em 75. Só Schumacher foi excluído do campeonato, evidente que Regazzoni recebeu ordens antes da prova pra ajudar Lauda. Mas como era difícil provar algo naquela época, nada aconteceu a Ferrari, imaginem como era fácil trapacear nos anos 50,60,70,80 mostrando apenas placas aos pilotos.
Dizer que jogo de equipe é invenção da Ferrari e que aconteceu a partir da época Schumacher-Ferrari, no minimo é falta de informação. A internet esta aí pra quem quer se informar, quem não quiser que continue sendo teleguiado pelo Galvão.
Tirando os anos de 88,89 ao lado de Prost, Senna sempre foi favorecido nos times. Até Cecotto entregou que o brasileiro era favorecido na equipe, e estamos falando de um time mediano, a Toleman.
“A Toleman não tinha estrutura para dois carros iguais, o meu sempre incorporava as soluções antigas às do Ayrton. A alimentação de combustível do meu motor era mecânica, de 1983, enquanto a dele, eletrônica, a nova.” Mais “Nesse dia, em Donington, eu finalmente poderia testar e em igualdade de condições. Até então a Toleman apenas chamava Ayrton para os treinos particulares”, lembra Cecotto, com ar ainda de insatisfação.
“Estabeleci um tempo um pouco melhor que o de Ayrton, a partir desse dia nossa convivência mudou. Ayrton tinha um caráter muito forte, difícil, desejava tudo para si, queria a equipe ao seu redor. Mesmo depois desse episódio do teste não tivemos problemas de relacionamento. Lastimo não termos prosseguido como antes, Ayrton se afastou, simplesmente”, conta o venezuelano. “Nas reuniões com os engenheiros Ayrton tornou-se mais frio, distante. Passamos a trabalhar para nós mesmos.”
No vídeo abaixo, um bom exemplo de CAPACHÃO, as duas Tyrrell disparam a frente, mas em nenhum momento Cevert ataca Stewart. Fiquei esperando uma batalha duríssima entre Stewart e Cevert, não aconteceu merda nenhuma!!! Nem mesmo uma “simulação” pra enganar torcedor. A pista é um espetáculo, os carros fantásticos, a disputa entre os pilotos de ponta…uma droga! E eu ficava volta a volta me perguntando: “Porque o Cevert não vai pra cima do Stewart? A pista é longa, por mais que os carros sejam semelhantes um tem desempenho melhor que o outro em determinado setor graças ao acerto. Ainda tem o fator piloto, mas é comum novatos de talento botar pressão nos pilotos de ponta(vimos isso com Schumacher na Benetton no começo: 91-92-93). Então, porque Cevert não foi pra cima se estava sempre próximo do companheiro?
A décadas sabia que o piloto francês era capacho na Tyrrel, mas não imaginava que o cara era tão banana! Peterson por mais limitado por contrato em 78, às vezes atacava Andretti(esse também nunca foi anjo). Ronnie até poderia vencer provas, mas jamais poderia briga pelo título.
Como podem ver, Formula um é um ninho de cobras, mas quantas pessoas no dia-dia falam o mesmo no serviço? Estamos no planeta terra e não em um paraíso, aqui quem pode mais chora menos.
Abaixo, Mark Webber diz como viver com as ordens de equipe, onde os pilotos da mesma equipe são orientados a manter sua posição ou deixar um companheiro de equipe ultrapassar, isso têm sido a realidade de F1 por décadas.
Gilles Villeneuve teve que engolir calado uma ordem de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre as chances de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da armação.
Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, nem Ferrari ou Lotus permitiram. Veja bem, Peterson e Villeneuve tinham chances reais de serem campeões, diferente dos tempos de Rubinho ou Massa nos últimos três anos. A coisa era muito pior no final dos anos 70, e grandes pilotos como Ronnie e Gilles não podiam fazer nada…
No vídeo abaixo, outro momento que a Ferrari favoreceu o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1, era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.
Caramba! Na foto abaixo, a Williams colocou DUAS PLACAS para Reutemann, notem uma bem nitida a direita, e a esquerda Frank Williams segurando outra placa igual. O argentino viu, mas mandou todo mundo pra pqp, e fez muito bem!!!
O boné dele diz tudo. E eu não acordo de madrugada pra ver piloto ”trazendo os meninos de volta pra casa”. Não sou fã do Vettel, mas gostei do que ele fez. Não gostei foi de ter pedido desculpas após. Um é tri e outro nem vice nunca foi e agora fica aí se vitimizando, coisa que, aliás, adora e sempre fez. Sobre a Ferrari, lembro do Lauda em 2007 ou 2008, quando Todt e Brawn saíram: ”com esse monte de macarrão tomando conta lá agora, não vai ter como dar certo tão cedo”. Pena que Alonso não ouviu.
eduardo perezcomentou em 25/03/13 at 22:13
O cara que aceita usar um boné, cuja a aba possui um 2 garrafal não pode fazer muita coisa além de burrinha!
Uma equipe que se julga diferenciada, harmónica tão pouco precisa ser vulgar e cacarejar em um boné que tem o número 1 no carro, basta frequentar o pódio.
De azul na Red Bull só a carregarem mesmo!
Albertocomentou em 25/03/13 at 22:06
Queria ver o chororo se o companheiro do Vetel fosse um brasileiro….
Espero ver o Webber com essa cara outras 17 vezes esse ano! Se não quer ficar assim, que dê o troco, mas duvido que o fará, até porque, não tem culhão para tal! Assim como Barrichello, Coulthard, Irvine, Alesi e até o Massa, não passa de um bom piloto, já Vettel, é excepcional e mostrou seu potencial ainda na Toro Rosso e não é atoa que se tornou 3 vezes campeão do mundo! Sieg Heil Vettel.
Ricardo Bragacomentou em 25/03/13 at 20:12
VETTEL SÓ ERROU UMA VEZ NESE EPISÓDIO AÍ, QUANDO FOI PEDIR DESCULPA, SENDO QUE ELE FEZ FOI CERTO DE TER ATACADO, E VENCIDO A CORRIDA E O TROUXA DO WEBBER FICA CHORANDO PARA TODO MUNDO TER PENA DELE E O VETTEL VIRAR VILÃO DE QUE TINHA UM PACTO ENTRE CAVALHEIROS… ISSO É RIDICULO E A CORRIDA SÓ ACABA NA BANDEIRADA! O WEBBER RECLAMOU TANTO DA MANOBRA, LOGO POR QUE ELE NÃO TENTOU RECUPERAR A POSIÇÃO, JÁ QUE ESTAVA RAPIDO E PENSA ELE QUE MERECIA VENCER POR ESTA NA FRENTE? NÃO TENTOU PORQUE O VETTEL ESTAVA MUITO MAIS RÁPIDO MESMO ATES DELE BAIXAR O GIRO DO MOTOR, LOGO ELE NÃO É BRAÇO COMO O ALEMÃO PARA TER TENTADO REVERTER A SITUAÇÃO! VETTEL FEZ O QUE BARRICHELLO E MASSA DEVERIAM TEREM FEITO QUANDO FORAM OBRIGADOS A CEDER A POSIÇÃO QUANDO FORAM SUBMETIDOS, EM QUE ELE (VETTEL) MOSTROU O QUE O PILOTO DE VERDADE E TRICAMPEÃO DO MUNDO DEVE FAZER SEMPRE, QUE É NUNCA SE SUJEITAR A ESSES TIPOS DE ORDENS DE EQUIPE!
Ricardo Squarizicomentou em 25/03/13 at 20:06
Fabio, uma duvida que me ocorreu agora e não vi nenhum comentario sobre. O Webber diminuiu a potencia do motor, ok, mas qdo percebeu que o Vettel se aproximava, não era possível retornar à configuração mais “potente” para se defender?
Marcio Almeidacomentou em 26/03/13 at 11:23
Vou responder pelo Fabio.
É só um botão no volante, o piloto pode mudar o mapeamento do motor a qualquer momento.
Como eu disse num comentario anterior, é impossivel um piloto com mapeamento inferior, andar lado a lado com outro superior numa reta como a de Sepang…O Vettel teria passado ele muito antes do fim da reta se estivesse com essa vantagem…
Ricardo Squarizicomentou em 26/03/13 at 22:45
Pois é Marcio, obrigado pela atenção, mas não entendi sua resposta. Vc diz sobre o Vettel “se estivesse com essa vantagem…” mas não é “se”, ele estava com essa vantagem. A questão é que o Vettel não chegou e passou, ele se aproximou, atacou, freou lá dentro na reta anterior a do box e aí veio com tudo no fim da reta, ou seja, houve tempo suficiente para o Webber voltar na configuração mais potente, e mesmo após a ultrapassagem, ele podia ter jogado merd# no ventilador e contra-atacá-lo.
Flávio Pennacomentou em 25/03/13 at 19:57
Olá me desculpe a todos…..conhecemos que todas as equipes de F-1 têm um piloto principal, falar que a RBR era diferente é acreditar em PAPAI NOEL.Não sei por que estão criticando o VETTEL.Na FERRARI o jogo de equipe é feita na cara-dura e quando o VETTEL desobedece todos falam que ele é mal caráter.Perto de ALONSO, PROST, SENNA sim AYRTON SENNA , o piloto SEBASTIAN VETTEL é anjo.Mesmo sendo torcedor da FERRARI acho normal o que aconteceu na MALÁSIA.Abraços,
FLÁVIO PENNA
Marcio Almeidacomentou em 25/03/13 at 19:45
Fabio, tudo bem?
Duas observações:
1 – Pelo que vi em alguns sites (nao posso afirmar) , a ordem pra mudar o mapeamento do motor veio após o ultimo pit stop, isso está correto? Se sim, nesse instante o Vettel já estava em cima do Webber, e portanto não usufruiu até esse momento da configuração do motor pra se aproximar.
2 – Os dois duelaram por 2 voltas. Como um carro com uma restrição no mapeamento do motor anda lado a lado numa reta enorme como a de Sepang com um carro com potencia maxima?
Tenho sérias duvidas se o Webber de fato mudou o mapeamento e levou desvantagem. Para mim ele perdeu no braço e por sinal, foi pessimo perdedor.
E concordo com voce, quando diz que é um absurdo discutirmos isso, seria como achar certo um jogador chegar na cara do gol e chutar pra fora de proposito só porque o técnico mandou.
Abs, parabens pelo Blog.
Maurycomentou em 25/03/13 at 19:19
Ross Brawn dá para entender. Ele era Ferrari na época das falcatruas Schummacher/Barrichello. Agora os “bonzinhos” da RBR? Não dá prá entender. Quando legalizaram as ordens de equipe, cansados de ver a Ferrari usar deste expediente mesmo sendo ilegal, acabaram com o esporte. Não tem essa de “fiquem onde estão”! Piloto é um sujeito que tem que dar o máximo sempre e faz parte da profissão ser extremamente competitivo. Ou alguém acha que Ayrton ou Mansell, ou até mesmo Alain Prost iam ficar vendo oito pontos irem para o espaço porque a equipe mandou? Então, nem o Vettel, moleque danado de bom, tricampeão. O Webber ficou com cara de quem sabe que não pode com ele, com ou sem ordens da equipe. Então, pelo bem do esporte, as ordens deveriam continuar proibidas. Veríamos algumas panes secas no final, alguns “chega prá lá” mais arriscados, mas a emoção estaria presente no pódio. E por falar em pódio, o da Malásia foi, além de triste e constrangedor, o pódio mais surreal de todos os tempos, um verdadeiro soco na cara da Fórmula 1 e, por consequência, no esporte a motor. Deveriam montar um pódio para os diretores das equipes ouvirem seus hinos e estourarem o champanhe em homenagem à melhor estratégia. Uma pena.
Marvincomentou em 25/03/13 at 19:12
Quem está defendendo Vettel e reclamando do Webber deveria se informar um pouco melhor. Por pedido da equipe os dois pilotos deveriam remapear os motores para giro menor e economizar motor, Webber fez isso, Vettel não. Quando Vettel ultrapassou não foi nada limpo já que o carro dele estava a 100% e do Webber estava abaixo! Vettel deveria ter informado tanto a equipe quanto Webber que ele iria ignorar a ordem de equipe e que iri ultrapassar, assim Webber estaria preparado e correndo com 100% do motor, da forma que ocorreu foi completemante desleal!
Luiz Andrécomentou em 25/03/13 at 20:41
Tá, e demora duas voltas para retornar o carro à condição de 100%? Posso estar errado, mas acredito que seja um botão e em alguns segundos, esteja tudo resolvido. Não se esqueçam de que a luta pela posição durou, entre a primeira aproximação do Vettles e a efetiva ultrapassagem, duas voltas!! Duvido que quando a ultrapassagem se efetivou, Webber não estava com o carro configurado para 100% novamente, e se não estava, é porque não quis.
Vinicius Martinezcomentou em 25/03/13 at 20:57
Concordo, sou contra toda e qualquer manobra ou ordem de equipe, na verdade esta mais que claro que não sabemos da missa a metade, mas já que foi dada uma ordem, é uma covardia um mapear o motor e outro não, sendo assim que todas essas manobras venha a publico mesmo para que se faça alguma coisa.
Braguinhacomentou em 25/03/13 at 21:01
Oh meu chapa, existe uma chave que seleciona o mapeamento, era só voltar ao normal e pronto, não deixar o Vettel passar, se conseguisse.
Alycomentou em 26/03/13 at 0:51
E a telemetria existe pra q? Pq a equipe não o avisou. Aliás, tá na cara q ele voltou o motor pra configuração original ou não teria durado aquela briga.
Felipe Braitcomentou em 26/03/13 at 2:05
Aham,ta bom, vou fingir que na hora que o Webber viu o Vettel vindo pra cima nas retas ele não colocou o giro de novo pra cima. Cara, é só um botão, isso é desculpa de mal perdedor. Só de ele ter colocado os giros pra baixo mostra como ele tem espírito de segundo piloto, quando que um Alonso ou Senna iam abaixar giros sem ter uma distância segura de um tricampeão? Fala sério, papo furado do capeta.
Tchernocomentou em 26/03/13 at 5:12
Isso aqui no Brasil se chama atitude de Gerson.Em outras partes do mundo,vce não é herói por isso.
Isoppicomentou em 25/03/13 at 19:09
Ver o Webber chorar é ridículo!
Ver o Ros pedir para passar o Hamilton é muito cretino!
Ver o Alonso Abandonar e a Ferrari se lascar. Não tem preço!
Vai Vettel !
Mario Rodriguescomentou em 25/03/13 at 19:07
Acho que, oq ue deve ser discutido,, isto sim, é a posição da equipe. Tudo só aconteceu porque a Red Bull, em antecipação bizarra, “determinou” quem deveria ganhar.
Uma coisa é dizer “párem de sacanagem, fiquem como estão, do contrário os dois vão sair da pista novamente”. Outra, bem diferente, é fazer isso um milênio antes do fim.
em tempo: Fosse Webber, teria jogado Vettel para fora da pista. Simples assim.
Tchernocomentou em 26/03/13 at 5:15
Não acho,porque é mais fácil mandar embora um Webber desobediente.
Tiagocomentou em 25/03/13 at 19:06
A face de um piloto bundão. Vai correr de bate-bate no Playcenter [quando reabrir].
Felipe Braitcomentou em 25/03/13 at 18:49
O retrato de um sujeito de mimimimi. Além de não se páreo para o Vettel, Alonso, Raikkonen e Hamilton, mesmo estando na RBR (o que demonstra o quando medíocre ele é), não sobreviveria 2 temporadas nessa fórmula 1 lotada de mimimi. Queria ver ele com um Senna ou Prost da vida de companheiro n’uma McLaren da vida nos anos 80, por exemplo. Só de vir com esse papo de “ah, eu quero um acordo pra não ter disputa” os caras iam gargalhar na fuça dele.
Abaixou o giro? Confio na equipe? Então agora chupa essa manga azeda. Duvido que um piloto com espírito e garra de campeão, feito Senna, Alonso, Prost, iam fazer isso, iam confiar tanto assim. Piloto sem gana de vencer acha que os outros são iguais, por isso foi burro o suficiente pra acreditar que o Vettel ia ficar de boa atrás dele, mesmo estando mais rápido, na cabeça de um medíocre n° 2 isso faz sentido, na cabeça de um “nascido pra ser vencedor” não… tem mais que se fuder mesmo.
Felipe Braitcomentou em 25/03/13 at 18:49
não sobreviveria 2 temporadas sem essa**** fórmula 1 lotada de mimimi
Mario Rodriguescomentou em 25/03/13 at 18:47
Fabio,
Entendo teu raciocínio “até que ponto chegamos”.
Acho apenas que, desta vez, a atitude de Vettel transcende. Ele não foi “sacana”, não foi “esperto”. Foi covarde.
Para mim é grave, pois demonstra desvio grave de caráter.
Repito: não peço que o sujeito seja “boniznho”. Mas Vettel não teve pudores. Achei, com o perdão do termo, um escroto.
por fim: pode me dizer como está enxergando a adaptação de Hamilton na Mercedez, da equipe a ele, e ainda o quanto que sua saída afetou a McLaren?
Abraços
joãocomentou em 25/03/13 at 21:15
se juntou aos grandes senna,pique,mansell,prost,alonso….
Tchernocomentou em 26/03/13 at 5:21
Fábio fez mestrado em Londres,mas ele esqueceu de aprender com os bons britânicos o que é ser gentilmen.Lamentável.Vettel não ultrapassou Webber, desta vez, só com seu mérito.Por isso,covarde.
E será que Vettel está mesmo arrependido? Se tiver uma nova oportunidade…
Ivancomentou em 25/03/13 at 18:31
Bing-bing-bing! É o coelho-xerife Ricochete! Kkkkkkkk
Aliandro Mirandacomentou em 25/03/13 at 18:18
É segundo piloto? É.
Tem a personalidade de segundo piloto? Não.
Esta é a diferença dele com relação a Rosberg, Coulthard e até Barrichello, que apesar de reclamar nunca disse que “repensaria sua carreira na Ferrari”.
Felipecomentou em 25/03/13 at 21:41
Esse comentário é interessante. Por isso que eu gosto dele, porque, apesar de ser limitado, ele luta, briga, reclama. Tem corridas que são excepcionais, como algumas em 2010, mas muitas são tão apagadas que parecem 2 pilotos diferentes. Torço muito por ele. Vai ter dias que terá condiçoes de bater o Vettel, e tem que se aproveitar disso. Mas infelizmente acho que não será suficiente. Uma pena.
Douglas Silvacomentou em 25/03/13 at 18:13
Creio que foi proposital o ângulo da foto para destacar o “2” no boné… mandou muito o “Samsul Said”!
Netocomentou em 25/03/13 at 17:23
Ontem relatei a forma como Webber pilotou a sua RBR no GP do Brasil. Hoje, Christian Horner admitiu que Webber, sem nenhuma chance de título, desobedeceu uma ordem de equipe e disputou a posição com Vettel na última corrida do ano passado. Pronto! Está explicado o porquê da manobra de Vettel. Com razão, diga-se de passagem.
Elizandrocomentou em 25/03/13 at 17:37
E não é só por isso nobre colega, o Webber apavora dentro da equipe em 2009 fez de tudo para acabar com o psicológico do Vettel que estreava na equipe.
Em 2010 deu no que deu na Turquia, se esfregaram feio…
Webber não é santo, nunca foi, lembrem-se para o resto de suas vidas o que este canalha fez com o Pizzonia na Jaguar.
Ricardo Bragacomentou em 25/03/13 at 20:23
Bem lembrado amigo Elizandro! Esse canguru aí se achava em começo de carreira e queimou o Pizzonia e o Hiedfeld, mas quando enfrentou o Rosberg e depois o Vettel, viu que o buraco era mais embaixo e fica aí pousando de coitadinho, sendo que tentou sacanear com o Vettel aqui no Brasil ano passado para poder o Alonso ser campeão, em que o Helmut Marko ficou uma arara por ele não ter ajudado seu companheiro como o fez o Massa em prol do espanhol arrogante.
Albertocomentou em 26/03/13 at 22:27
Pizzonia se queimou porque foi incompetente! Brasileiro tem a mania de jogar a culpa nos outros!!!
Otávio HMAcomentou em 25/03/13 at 21:12
Webber demorou 130 GPs para ganhar uma corrida, e se não fosse a RBR ele não seria nada. Todas as equipes querem o Vettel e em qualquer outra equipe(exceto Mclaren) mandaria o Webber tirar o carro da frente e deixar Vettel passar. O Vettel tinha melhores(pneus, porque guardou mais jogos para a corrida e usou menos combustível na corrida). Vettel fez o que idolatramos Senna por fazer tantas vezes, e Vettel vez uma ultrapassagem limpa. E sejamos justos com a RBR, ela estava com medo de um acidente e os pneus do Vettel ficaram destruídos. Vettel correu o risco de ficar sem pneus
Ele tá sempre com essa cara…
Fábio, vc citou que Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso tiveram atitudes anti-desportivas, lembro de todas elas, que eles fizeram, eu só não lembro da que foi feita por Nelson Piquet, vc poderia citar alguma ou a mais marcante, se puder, eu agradeço.
Abraço.
Se o combinado era depois da última troca era não atacar o companheiro e o cara ataca, era simples, ao invés de ficar chorando em público era só jogar o cara pra fora da pista e a culpa seria de quem atacou. Mas a foto é do Bundão que não teve peito pra fazer isso!
De tudo que li e reli a respeito desta ultima prova tiro a seguinte conclusão:
A F1 esta cada vez pior ,um lixo só se vê sacanagem , um comentário que curti foi o do Hamilton que condenou a atitude da RBR E DEU UMA BARRETADA EM PILOTOS QUE EXIGEM TER O POSTO DE NUMERO 1, POIS SE FOSSEM BONS O SUFICIENTE NÃO JOGARIAM TÃO SUJO. Carapussa que serve principalmente pro Alonso.
O cara deu uma de malandro e se deu bem e todo mundo aplaude. É por essa razão que temos os políticos maravilhosos em Brasília. Moral da história: a honesto é motivo de chacota e o desonesto é louvado por muitos…lamentável. Falta educação básica. São aqueles que furam sinal vermelho e ficam rindo daqueles que respeitam as leis. PS: não estou comentando a atitude da equipe, mas sim que ordem foi idêntica para os dois.
Se puder, mas entendo que não seria legal, “a foto” seria a imagem do dedo médio do Mark Webber após ter sido ultrapassado…
Pessoal esta se esquecendo do GP Brasil 2011, a RBR logo no começo da corrida ORIENTOU Vettel a baixar o giro do motor, era uma forma de dar pelo menos uma vitória a Webber na temporada. Nem por isso o alemão foi arrumar confusão na mídia. Se o alemão foi superior o ano todo, paciência, mas Webber já estava devendo um favor a Vettel desde essa prova.
Por outro lado, é aquela coisa…se Vettel fica atrás, o mundo todo ia dizer que ele foi superado por um piloto mediano. Outro detalhe, Webber alega que abriu grande vantagem e depois tirou o pé, MAS ONDE ELE ABRIU ESSA VANTAGEM? Estou procurando até hoje, Vettel estava sempre por perto, e quando chegou a última parada o alemão estava lado a lado na curva com Webber. Ainda faltavam 12 voltas para o fim, por isso Vettel foi pra cima. Se a equipe combinou de manter as posições no último pit, ela simplesmente não quer que seus pilotos briguem na pista, ridículo! Deixem os pilotos disputarem pau a pau, dessa vez não teve acidente, mas é melhor assim que deixar um piloto extremamente insatisfeito. Uma equipe tem que correr riscos, faz parte do show. Manipulando resultados quem perde são os pilotos, ficam taxados de bundões, mas que é louco de ir contra o chefe? Vettel foi, mas logo depois viu todos com cara fechada! O piloto se arrisca, da show, vence a prova na raça, e seu time desaprova…tenha dó!
Se o piloto passa o trator ele é vilão, se acata ordens é um bundão! Então é melhor ser conhecido mundialmente como vilão que bundão!
Vettel esta pronto pra bater Webber a qualquer hora, o canguru pode até vencer uma batalha em um dia bom, mas vencer a guerra até o título contra Vettel, muito difícil. Na Mercedes o caso foi MUITO PIOR, muito difícil esse time fazer um campeão esse ano, então deixem Nico e Lewis disputarem na pista, isso só vai fazer eles darem 100% nas provas. Favorecer Lewis dessa forma foi uma verdadeira piada, um tapa na cara de Rosberg, e toda equipe alemã!!!
Vamos esperar o final da temporada, se Vettel foi campeão com menos menos de 8 pontos, ele estava certo na Malásia, se ele for campeão com grande margem de pontos, então ele estava errado! Vettel já pediu desculpas, coisa que muitos pilotos do passado não fizeram. Basta ver Senna que quebrou um acordo com Prost em Imola 89. Bom lembrar, Vettel esta OBSECADO por Alonso, o mesmo acontece em relação ao espanhol.
Se Vettel pudesse daria a vitória a Webber e ficaria com os pontos. Vettel sabe que Alonso vai ser FAVORECIDO EM VÁRIAS CORRIDAS EM 2013. A batalha de Vettel esse ano não vai ser fácil. Alonso já tinha sido favorecido em QUATRO corridas nas útilmas oito provas em 2012. Imagina como vai ser em 2013, lembrando que, já na primeira prova esse ano a Ferrari deu um jeito de ferrar Massa para favorecer Alonso. Imagina o que vai acontecer daqui pra frente. A Ferrari não vai se importar com nada, vai fazer de tudo pra Alonso ser tricampeão. Vettel foi pro tudo ou nada na Malásia, mas daqui pra frente vai ter que aceitar ordens quando Webber tiver a frente no último pit.
Melhor Vettel ir pra Ferrari, lá pelo menos o melhor piloto tem 100% de atenção! Alonso pode ser favorecido em várias provas e Vettel não na RBR? Isso é uma grande desvantagem na briga pelo título, ou alguém aposta seu salário em Webber ou Massa nessa briga?
Q vc acha Fábio uma SOLUÇÃO para jogos de equipe:
Corta as comunicações com os pilotos até mesmos das placas de tempo ou qualquer tipo de avisos;
Haveria um medidor de combustível dentro do carro, o próprio piloto tomaria as decisões de quando parar e sinalizaria isso para a equipe com 1 volta de antecedência.
Quando 1 piloto parasse, acenderia uma luz para o outro piloto da equipe dizendo que o piloto companheiro está nos boxes, assim os 2 não poderiam entrar ao mesmo tempo.
Comunicação só deveria existir se houvesse algum tipo de emergência para parar o carro na pista; como foi o caso das force India deste último GP.
Esse começo de 2013 esta lembrando década de 80, Reutemann reclamou que Jones era favorecido na Williams, Villeneuve também fez o mesmo contra Pironi na Ferrari, depois foi a vez de Arnoux contra Prost na Renault. Piquet reclamava que Mansell era favorecido na Williams. A partir do GP de Imola-89, Prost disparou na mídia que Honda e Ron Dennis paparicavam Senna na Mclaren.
Não poderia começar melhor a temporada de 2013, um dos pontos altos dos anos 80 era justamente essa insatisfação entre pilotos, isso acirrava a disputa na pista. Hoje fica mais fácil saber o que ocorre via-rádio, mas com certeza os pilotos do passado reclamavam uma barbaridade dentro do cockpit. E não adianta tirar o rádio, a ordem pode ser feita por placas!!!
Carlos Reutemann liderava o GP Brasil-81 fazendo uma grande corrida na chuva(imagina só, um argentino liderando GP Brasil). Quando Reutemann viu o chefe Frank Williams com a placa abaixo, deve ter virado bicho dentro do carro.
http://colunistas.ig.com.br/grandepremio/files/2011/03/Reutemann.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_KpCF08kQxsw/TIMjg1yF_7I/AAAAAAAAAuc/gy3MqNerbjY/s1600/Reutemann+br+81+ordem+de+equipe.jpg
Depois da prova, Reutemann tirou sarro mostrando outra placa contrariando o chefão Frank Williams. Bom lembrar, em nenhum momento Jones ficou na liderança nesse GP Brasil, ou seja, houve ordem de equipe, mas Reutemann ignorou!
http://bandverde.files.wordpress.com/2010/07/reutemannjones.jpg
http://www.statsf1.com/en/1981/bresil/tour-par-tour.aspx
Pra quem dizia que só Ferrari fazia jogo de equipe, o início de 2013 esta sendo uma BOFETADA NA CARA(principalmente pra quem tanto defendia a RBR dizendo que a mesma só corrida na base da ética). Em apenas duas provas nesse ano já são três ordens de equipe(Force India, RBR e Mercedes), fora estratégia no minimo duvidosa da Ferrari deixando Massa dar três volta a mais que Alonso. Quem deve estar dando boas risadas é Michael Schumacher, mas ele sempre soube como a coisa funciona na F-1.
Até você Juan Manuel Fangio?
Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder na liderança é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova da temporada de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido muito antes da temporada terminar.
Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que os dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.
Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:
“Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”
Peço licença a quem estiver lendo…kkkkk
Em 1958 no temido Inferno Verde, circuito alemão de Nurburgring Collins morreria em um gravíssimo acidente. O piloto foi cuspido para fora do carro ao bater contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colônia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.
Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para ceder o carro a Fangio. Luigi Musso se recusou(Fangio tinha vários capachos?), mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo Coulthard…Collins foi um banana essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio. Em 56 Stirling Moss tinha 27 anos e estava acelerando pra ser campeão!
Alguns vão lembrar que corridas em duplas ou trincas eram permitidas na década de 50. OK, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro quebrava, Fangio sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor(basta lembrar Fagioli acima liderando). Oras, assim é fácil ser pentacampeão…E ainda tem gente que sataniza o Schumacher, o alemão sequer dependeu de pontos de Rubens pra ser campeão! Sem os pontos que Massa cedeu, Alonso não brigaria pelos títulos de 2010/12. O espanhol é um baita piloto, mas também precisa de ajuda pra se manter na briga. Não da pra fazer dramas já que vários campeões foram favorecidos!
Jogo de equipe nos dias de hoje é piada perto do que acontecia na década de 50. Se Fangio podia ser favorecido nas equipes Alfa e Ferrari, Schumacher e Alonso não podem em suas épocas? A equipe Ferrari é a mesma, o esporte o mesmo, a ética pelo jeito também não existia só importava a vitória. Collins quis sair pela tangente dizendo que foi camarada(foi é trouxa), mas o fato é que um piloto foi favorecido em Monza-56 e outro prejudicado…
Na última corrida em 1975 Regazzoni era retardatário, quando Lauda se aproximou Rega facilitou a ultrapassagem ao companheiro, mas quando Fittipaldi que brigava pelo título com Lauda se preparava fazer o mesmo…Regazzoni simplesmente impediu a ultrapassagem de Emerson por seis voltas, ignorando terminantemente as bandeiras azuis. Quando o diretor de corrida mostrou a bandeira preta, Regazzoni deixou Fittipaldi passar. Luca de Montezemolo, o diretor desportivo da Ferrari protestou com a decisão com a direção de prova, já Regazzoni encostou pouco depois o carro, em sinal de protesto. Os caras trapaceavam na cara dura e ainda queriam ter razão.
Ok, era a última corrida e jogo de equipe ajudaria Lauda ser campeão, mas o que aconteceu nessa prova foi uma tremenda falta de ética esportiva. E não estou criticando porque um brasileiro foi prejudicado, estou mostrando vários casos de favorecimento antes e durante a F-1. Regazzoni estava fora da disputa como retardatário, devia ficar em cima do muro deixando a disputa entre Lauda e Fittipaldi. Contudo, o estrago já estava feito. Lauda ficaria definitivamente na frente da corrida, com Fittipaldi no segundo lugar.
Eu pergunto, se faltou ética a Schumacher na última corrida em 1997, também faltou ética a Ferrari na última prova em 75. Só Schumacher foi excluído do campeonato, evidente que Regazzoni recebeu ordens antes da prova pra ajudar Lauda. Mas como era difícil provar algo naquela época, nada aconteceu a Ferrari, imaginem como era fácil trapacear nos anos 50,60,70,80 mostrando apenas placas aos pilotos.
Dizer que jogo de equipe é invenção da Ferrari e que aconteceu a partir da época Schumacher-Ferrari, no minimo é falta de informação. A internet esta aí pra quem quer se informar, quem não quiser que continue sendo teleguiado pelo Galvão.
Tirando os anos de 88,89 ao lado de Prost, Senna sempre foi favorecido nos times. Até Cecotto entregou que o brasileiro era favorecido na equipe, e estamos falando de um time mediano, a Toleman.
“A Toleman não tinha estrutura para dois carros iguais, o meu sempre incorporava as soluções antigas às do Ayrton. A alimentação de combustível do meu motor era mecânica, de 1983, enquanto a dele, eletrônica, a nova.” Mais “Nesse dia, em Donington, eu finalmente poderia testar e em igualdade de condições. Até então a Toleman apenas chamava Ayrton para os treinos particulares”, lembra Cecotto, com ar ainda de insatisfação.
“Estabeleci um tempo um pouco melhor que o de Ayrton, a partir desse dia nossa convivência mudou. Ayrton tinha um caráter muito forte, difícil, desejava tudo para si, queria a equipe ao seu redor. Mesmo depois desse episódio do teste não tivemos problemas de relacionamento. Lastimo não termos prosseguido como antes, Ayrton se afastou, simplesmente”, conta o venezuelano. “Nas reuniões com os engenheiros Ayrton tornou-se mais frio, distante. Passamos a trabalhar para nós mesmos.”
No vídeo abaixo, um bom exemplo de CAPACHÃO, as duas Tyrrell disparam a frente, mas em nenhum momento Cevert ataca Stewart. Fiquei esperando uma batalha duríssima entre Stewart e Cevert, não aconteceu merda nenhuma!!! Nem mesmo uma “simulação” pra enganar torcedor. A pista é um espetáculo, os carros fantásticos, a disputa entre os pilotos de ponta…uma droga! E eu ficava volta a volta me perguntando: “Porque o Cevert não vai pra cima do Stewart? A pista é longa, por mais que os carros sejam semelhantes um tem desempenho melhor que o outro em determinado setor graças ao acerto. Ainda tem o fator piloto, mas é comum novatos de talento botar pressão nos pilotos de ponta(vimos isso com Schumacher na Benetton no começo: 91-92-93). Então, porque Cevert não foi pra cima se estava sempre próximo do companheiro?
A décadas sabia que o piloto francês era capacho na Tyrrel, mas não imaginava que o cara era tão banana! Peterson por mais limitado por contrato em 78, às vezes atacava Andretti(esse também nunca foi anjo). Ronnie até poderia vencer provas, mas jamais poderia briga pelo título.
1973 F1 Nurburgring Nordschleife
https://www.youtube.com/watch?v=IhI7ah4nKwQ
Como podem ver, Formula um é um ninho de cobras, mas quantas pessoas no dia-dia falam o mesmo no serviço? Estamos no planeta terra e não em um paraíso, aqui quem pode mais chora menos.
Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be
Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be
Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canada 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D Hill entrega posição a Prost GP França 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be
Assista a partir de 9:54 os comentários de Galvão e R.Leme.
gp da italia 1993 (Italy Grand Prix 1993)
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA
Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be
Massa entrega posição a Heidfeld na Sauber
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related
Fisichella entrega posição a Alonso
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1
Ralf Schumacher recebe ordens para não tirar vitória de Hill
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related
Sob ordens de J.Todt, Barrichello deixa Schumacher passar na última volta,GP AUT 2001
http://www.youtube.com/watch?v=-u7EEdscVJI
Líder Coulthard entrega liderança a D.Hill-GP Portugal 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.
F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Mikka.
David Coulthard(líder) allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren…
F1 2011 Red Bull’s team order to Webber ‘Maintain the Gap’ – Silverstone
http://www.youtube.com/watch?v=TYPCS3VXxGY
Abaixo, Mark Webber diz como viver com as ordens de equipe, onde os pilotos da mesma equipe são orientados a manter sua posição ou deixar um companheiro de equipe ultrapassar, isso têm sido a realidade de F1 por décadas.
Mark Webber team orders part of F1 ‘for decades’
http://www.youtube.com/watch?v=r7Teadf7foo
Gilles Villeneuve teve que engolir calado uma ordem de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre as chances de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da armação.
Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo
Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, nem Ferrari ou Lotus permitiram. Veja bem, Peterson e Villeneuve tinham chances reais de serem campeões, diferente dos tempos de Rubinho ou Massa nos últimos três anos. A coisa era muito pior no final dos anos 70, e grandes pilotos como Ronnie e Gilles não podiam fazer nada…
No vídeo abaixo, outro momento que a Ferrari favoreceu o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1, era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.
F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY
Caramba! Na foto abaixo, a Williams colocou DUAS PLACAS para Reutemann, notem uma bem nitida a direita, e a esquerda Frank Williams segurando outra placa igual. O argentino viu, mas mandou todo mundo pra pqp, e fez muito bem!!!
http://2.bp.blogspot.com/_KpCF08kQxsw/TIMjg1yF_7I/AAAAAAAAAuc/gy3MqNerbjY/s1600/Reutemann+br+81+ordem+de+equipe.jpg
O boné dele diz tudo. E eu não acordo de madrugada pra ver piloto ”trazendo os meninos de volta pra casa”. Não sou fã do Vettel, mas gostei do que ele fez. Não gostei foi de ter pedido desculpas após. Um é tri e outro nem vice nunca foi e agora fica aí se vitimizando, coisa que, aliás, adora e sempre fez. Sobre a Ferrari, lembro do Lauda em 2007 ou 2008, quando Todt e Brawn saíram: ”com esse monte de macarrão tomando conta lá agora, não vai ter como dar certo tão cedo”. Pena que Alonso não ouviu.
O cara que aceita usar um boné, cuja a aba possui um 2 garrafal não pode fazer muita coisa além de burrinha!
Uma equipe que se julga diferenciada, harmónica tão pouco precisa ser vulgar e cacarejar em um boné que tem o número 1 no carro, basta frequentar o pódio.
De azul na Red Bull só a carregarem mesmo!
Queria ver o chororo se o companheiro do Vetel fosse um brasileiro….
boa mesmo é a cara de “Ih! Acgo que fiz merda” do Vettel… http://bbctopgear.files.wordpress.com/2013/03/vettel1.jpg?w=458&h=258
Espero ver o Webber com essa cara outras 17 vezes esse ano! Se não quer ficar assim, que dê o troco, mas duvido que o fará, até porque, não tem culhão para tal! Assim como Barrichello, Coulthard, Irvine, Alesi e até o Massa, não passa de um bom piloto, já Vettel, é excepcional e mostrou seu potencial ainda na Toro Rosso e não é atoa que se tornou 3 vezes campeão do mundo! Sieg Heil Vettel.
VETTEL SÓ ERROU UMA VEZ NESE EPISÓDIO AÍ, QUANDO FOI PEDIR DESCULPA, SENDO QUE ELE FEZ FOI CERTO DE TER ATACADO, E VENCIDO A CORRIDA E O TROUXA DO WEBBER FICA CHORANDO PARA TODO MUNDO TER PENA DELE E O VETTEL VIRAR VILÃO DE QUE TINHA UM PACTO ENTRE CAVALHEIROS… ISSO É RIDICULO E A CORRIDA SÓ ACABA NA BANDEIRADA! O WEBBER RECLAMOU TANTO DA MANOBRA, LOGO POR QUE ELE NÃO TENTOU RECUPERAR A POSIÇÃO, JÁ QUE ESTAVA RAPIDO E PENSA ELE QUE MERECIA VENCER POR ESTA NA FRENTE? NÃO TENTOU PORQUE O VETTEL ESTAVA MUITO MAIS RÁPIDO MESMO ATES DELE BAIXAR O GIRO DO MOTOR, LOGO ELE NÃO É BRAÇO COMO O ALEMÃO PARA TER TENTADO REVERTER A SITUAÇÃO! VETTEL FEZ O QUE BARRICHELLO E MASSA DEVERIAM TEREM FEITO QUANDO FORAM OBRIGADOS A CEDER A POSIÇÃO QUANDO FORAM SUBMETIDOS, EM QUE ELE (VETTEL) MOSTROU O QUE O PILOTO DE VERDADE E TRICAMPEÃO DO MUNDO DEVE FAZER SEMPRE, QUE É NUNCA SE SUJEITAR A ESSES TIPOS DE ORDENS DE EQUIPE!
Fabio, uma duvida que me ocorreu agora e não vi nenhum comentario sobre. O Webber diminuiu a potencia do motor, ok, mas qdo percebeu que o Vettel se aproximava, não era possível retornar à configuração mais “potente” para se defender?
Vou responder pelo Fabio.
É só um botão no volante, o piloto pode mudar o mapeamento do motor a qualquer momento.
Como eu disse num comentario anterior, é impossivel um piloto com mapeamento inferior, andar lado a lado com outro superior numa reta como a de Sepang…O Vettel teria passado ele muito antes do fim da reta se estivesse com essa vantagem…
Pois é Marcio, obrigado pela atenção, mas não entendi sua resposta. Vc diz sobre o Vettel “se estivesse com essa vantagem…” mas não é “se”, ele estava com essa vantagem. A questão é que o Vettel não chegou e passou, ele se aproximou, atacou, freou lá dentro na reta anterior a do box e aí veio com tudo no fim da reta, ou seja, houve tempo suficiente para o Webber voltar na configuração mais potente, e mesmo após a ultrapassagem, ele podia ter jogado merd# no ventilador e contra-atacá-lo.
Olá me desculpe a todos…..conhecemos que todas as equipes de F-1 têm um piloto principal, falar que a RBR era diferente é acreditar em PAPAI NOEL.Não sei por que estão criticando o VETTEL.Na FERRARI o jogo de equipe é feita na cara-dura e quando o VETTEL desobedece todos falam que ele é mal caráter.Perto de ALONSO, PROST, SENNA sim AYRTON SENNA , o piloto SEBASTIAN VETTEL é anjo.Mesmo sendo torcedor da FERRARI acho normal o que aconteceu na MALÁSIA.Abraços,
FLÁVIO PENNA
Fabio, tudo bem?
Duas observações:
1 – Pelo que vi em alguns sites (nao posso afirmar) , a ordem pra mudar o mapeamento do motor veio após o ultimo pit stop, isso está correto? Se sim, nesse instante o Vettel já estava em cima do Webber, e portanto não usufruiu até esse momento da configuração do motor pra se aproximar.
2 – Os dois duelaram por 2 voltas. Como um carro com uma restrição no mapeamento do motor anda lado a lado numa reta enorme como a de Sepang com um carro com potencia maxima?
Tenho sérias duvidas se o Webber de fato mudou o mapeamento e levou desvantagem. Para mim ele perdeu no braço e por sinal, foi pessimo perdedor.
E concordo com voce, quando diz que é um absurdo discutirmos isso, seria como achar certo um jogador chegar na cara do gol e chutar pra fora de proposito só porque o técnico mandou.
Abs, parabens pelo Blog.
Ross Brawn dá para entender. Ele era Ferrari na época das falcatruas Schummacher/Barrichello. Agora os “bonzinhos” da RBR? Não dá prá entender. Quando legalizaram as ordens de equipe, cansados de ver a Ferrari usar deste expediente mesmo sendo ilegal, acabaram com o esporte. Não tem essa de “fiquem onde estão”! Piloto é um sujeito que tem que dar o máximo sempre e faz parte da profissão ser extremamente competitivo. Ou alguém acha que Ayrton ou Mansell, ou até mesmo Alain Prost iam ficar vendo oito pontos irem para o espaço porque a equipe mandou? Então, nem o Vettel, moleque danado de bom, tricampeão. O Webber ficou com cara de quem sabe que não pode com ele, com ou sem ordens da equipe. Então, pelo bem do esporte, as ordens deveriam continuar proibidas. Veríamos algumas panes secas no final, alguns “chega prá lá” mais arriscados, mas a emoção estaria presente no pódio. E por falar em pódio, o da Malásia foi, além de triste e constrangedor, o pódio mais surreal de todos os tempos, um verdadeiro soco na cara da Fórmula 1 e, por consequência, no esporte a motor. Deveriam montar um pódio para os diretores das equipes ouvirem seus hinos e estourarem o champanhe em homenagem à melhor estratégia. Uma pena.
Quem está defendendo Vettel e reclamando do Webber deveria se informar um pouco melhor. Por pedido da equipe os dois pilotos deveriam remapear os motores para giro menor e economizar motor, Webber fez isso, Vettel não. Quando Vettel ultrapassou não foi nada limpo já que o carro dele estava a 100% e do Webber estava abaixo! Vettel deveria ter informado tanto a equipe quanto Webber que ele iria ignorar a ordem de equipe e que iri ultrapassar, assim Webber estaria preparado e correndo com 100% do motor, da forma que ocorreu foi completemante desleal!
Tá, e demora duas voltas para retornar o carro à condição de 100%? Posso estar errado, mas acredito que seja um botão e em alguns segundos, esteja tudo resolvido. Não se esqueçam de que a luta pela posição durou, entre a primeira aproximação do Vettles e a efetiva ultrapassagem, duas voltas!! Duvido que quando a ultrapassagem se efetivou, Webber não estava com o carro configurado para 100% novamente, e se não estava, é porque não quis.
Concordo, sou contra toda e qualquer manobra ou ordem de equipe, na verdade esta mais que claro que não sabemos da missa a metade, mas já que foi dada uma ordem, é uma covardia um mapear o motor e outro não, sendo assim que todas essas manobras venha a publico mesmo para que se faça alguma coisa.
Oh meu chapa, existe uma chave que seleciona o mapeamento, era só voltar ao normal e pronto, não deixar o Vettel passar, se conseguisse.
E a telemetria existe pra q? Pq a equipe não o avisou. Aliás, tá na cara q ele voltou o motor pra configuração original ou não teria durado aquela briga.
Aham,ta bom, vou fingir que na hora que o Webber viu o Vettel vindo pra cima nas retas ele não colocou o giro de novo pra cima. Cara, é só um botão, isso é desculpa de mal perdedor. Só de ele ter colocado os giros pra baixo mostra como ele tem espírito de segundo piloto, quando que um Alonso ou Senna iam abaixar giros sem ter uma distância segura de um tricampeão? Fala sério, papo furado do capeta.
Isso aqui no Brasil se chama atitude de Gerson.Em outras partes do mundo,vce não é herói por isso.
Ver o Webber chorar é ridículo!
Ver o Ros pedir para passar o Hamilton é muito cretino!
Ver o Alonso Abandonar e a Ferrari se lascar. Não tem preço!
Vai Vettel !
Acho que, oq ue deve ser discutido,, isto sim, é a posição da equipe. Tudo só aconteceu porque a Red Bull, em antecipação bizarra, “determinou” quem deveria ganhar.
Uma coisa é dizer “párem de sacanagem, fiquem como estão, do contrário os dois vão sair da pista novamente”. Outra, bem diferente, é fazer isso um milênio antes do fim.
em tempo: Fosse Webber, teria jogado Vettel para fora da pista. Simples assim.
Não acho,porque é mais fácil mandar embora um Webber desobediente.
A face de um piloto bundão. Vai correr de bate-bate no Playcenter [quando reabrir].
O retrato de um sujeito de mimimimi. Além de não se páreo para o Vettel, Alonso, Raikkonen e Hamilton, mesmo estando na RBR (o que demonstra o quando medíocre ele é), não sobreviveria 2 temporadas nessa fórmula 1 lotada de mimimi. Queria ver ele com um Senna ou Prost da vida de companheiro n’uma McLaren da vida nos anos 80, por exemplo. Só de vir com esse papo de “ah, eu quero um acordo pra não ter disputa” os caras iam gargalhar na fuça dele.
Abaixou o giro? Confio na equipe? Então agora chupa essa manga azeda. Duvido que um piloto com espírito e garra de campeão, feito Senna, Alonso, Prost, iam fazer isso, iam confiar tanto assim. Piloto sem gana de vencer acha que os outros são iguais, por isso foi burro o suficiente pra acreditar que o Vettel ia ficar de boa atrás dele, mesmo estando mais rápido, na cabeça de um medíocre n° 2 isso faz sentido, na cabeça de um “nascido pra ser vencedor” não… tem mais que se fuder mesmo.
não sobreviveria 2 temporadas sem essa**** fórmula 1 lotada de mimimi
Fabio,
Entendo teu raciocínio “até que ponto chegamos”.
Acho apenas que, desta vez, a atitude de Vettel transcende. Ele não foi “sacana”, não foi “esperto”. Foi covarde.
Para mim é grave, pois demonstra desvio grave de caráter.
Repito: não peço que o sujeito seja “boniznho”. Mas Vettel não teve pudores. Achei, com o perdão do termo, um escroto.
por fim: pode me dizer como está enxergando a adaptação de Hamilton na Mercedez, da equipe a ele, e ainda o quanto que sua saída afetou a McLaren?
Abraços
se juntou aos grandes senna,pique,mansell,prost,alonso….
Fábio fez mestrado em Londres,mas ele esqueceu de aprender com os bons britânicos o que é ser gentilmen.Lamentável.Vettel não ultrapassou Webber, desta vez, só com seu mérito.Por isso,covarde.
E será que Vettel está mesmo arrependido? Se tiver uma nova oportunidade…
Bing-bing-bing! É o coelho-xerife Ricochete! Kkkkkkkk
É segundo piloto? É.
Tem a personalidade de segundo piloto? Não.
Esta é a diferença dele com relação a Rosberg, Coulthard e até Barrichello, que apesar de reclamar nunca disse que “repensaria sua carreira na Ferrari”.
Esse comentário é interessante. Por isso que eu gosto dele, porque, apesar de ser limitado, ele luta, briga, reclama. Tem corridas que são excepcionais, como algumas em 2010, mas muitas são tão apagadas que parecem 2 pilotos diferentes. Torço muito por ele. Vai ter dias que terá condiçoes de bater o Vettel, e tem que se aproveitar disso. Mas infelizmente acho que não será suficiente. Uma pena.
Creio que foi proposital o ângulo da foto para destacar o “2” no boné… mandou muito o “Samsul Said”!
Ontem relatei a forma como Webber pilotou a sua RBR no GP do Brasil. Hoje, Christian Horner admitiu que Webber, sem nenhuma chance de título, desobedeceu uma ordem de equipe e disputou a posição com Vettel na última corrida do ano passado. Pronto! Está explicado o porquê da manobra de Vettel. Com razão, diga-se de passagem.
E não é só por isso nobre colega, o Webber apavora dentro da equipe em 2009 fez de tudo para acabar com o psicológico do Vettel que estreava na equipe.
Em 2010 deu no que deu na Turquia, se esfregaram feio…
Webber não é santo, nunca foi, lembrem-se para o resto de suas vidas o que este canalha fez com o Pizzonia na Jaguar.
Bem lembrado amigo Elizandro! Esse canguru aí se achava em começo de carreira e queimou o Pizzonia e o Hiedfeld, mas quando enfrentou o Rosberg e depois o Vettel, viu que o buraco era mais embaixo e fica aí pousando de coitadinho, sendo que tentou sacanear com o Vettel aqui no Brasil ano passado para poder o Alonso ser campeão, em que o Helmut Marko ficou uma arara por ele não ter ajudado seu companheiro como o fez o Massa em prol do espanhol arrogante.
Pizzonia se queimou porque foi incompetente! Brasileiro tem a mania de jogar a culpa nos outros!!!
Webber demorou 130 GPs para ganhar uma corrida, e se não fosse a RBR ele não seria nada. Todas as equipes querem o Vettel e em qualquer outra equipe(exceto Mclaren) mandaria o Webber tirar o carro da frente e deixar Vettel passar. O Vettel tinha melhores(pneus, porque guardou mais jogos para a corrida e usou menos combustível na corrida). Vettel fez o que idolatramos Senna por fazer tantas vezes, e Vettel vez uma ultrapassagem limpa. E sejamos justos com a RBR, ela estava com medo de um acidente e os pneus do Vettel ficaram destruídos. Vettel correu o risco de ficar sem pneus