Vettel vence duelo e GP
24/03/13 06:54Por duas voltas, o GP da Malásia fez todo mundo esquecer o sono, levantar da arquibancada, do sofá, da cama, de onde estivesse.
Começou na 44ª, terminou na 46ª: um duelo lindíssimo entre Vettel e Webber.
Briga acirrada, no limite da segurança. Rodas separadas por milímetros. Carros lado a lado por curvas e curvas. Cena antológica, a melhor disputa dos últimos tempos da F-1.
Deu Vettel, que acabou ganhando a corrida. Mas isso tornou-se quase um detalhe.
Minha impressão é que a lembrança que as pessoas levarão desta corrida será a disputa entre os pilotos da Red Bull. Se você dormiu e não viu, dê um jeito de ver.
(Dica: o Sportv mostra o VT da corrida às 12h.)
Foi a 27ª vitória de Vettel, que assim empata com Stewart como o sexto piloto com mais vitórias na história da F-1.
A Webber, coube conformar-se com o segundo posto. Hamilton fechou o pódio.
A corrida foi boa, bem boa.
Choveu antes da largada, e todo mundo foi para a largada com os pneus intermediários.
Os primeiros metros foram intensos. Alonso saiu bem, mas tocou a traseira de Vettel na segunda curva e danificou a asa dianteira. Massa largou mal, tentou evitar toque e perdeu posições. Webber ficou na cola do espanhol. Raikkonen caiu de 10º para 13º.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Alonso, Webber, Hamilton, Button, Massa, Rosberg, Pérez, Sutil e Hulkenberg.
Por pouco tempo. Porque, instantes após fechar os primeiros 5.543 m da corrida, Alonso viu a asa ir pro espaço. Foi pra brita, abandonou.
A pista foi secando, secando e, na quinta volta, Vettel foi o primeiro a entrar nos boxes e trocar os pneus. Optou pelos médios, os compostos mais macios à disposição no final de semana.
Massa entrou logo a seguir e fez a mesma opção.
Começou, então, o corre-corre nos boxes, com todo mundo entrando para trocar pneus.
O momento mais bizarro do GP veio então com Hamilton: ele entrou nos boxes da McLaren e levou alguns instantes até perceber o erro. Saudades?
Também merece nota a opção de Webber. Enquanto todo mundo lá na frente colocou os pneus médios, ele escolheu os duros.
Para ajudar, o australiano ainda voltou à frente de Vettel, que enfrentou tráfego.
Após esta primeira rodada de pits, o top 10 tinha Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button, Hulkenberg, Massa, Grosjean, Perez e Raikkonen.
Tudo dava certo para Webber. Mesmo com os pneus duros, ele conseguia tempos melhores do que Vettel. Na 19ª volta, tinha 2s1 sobre o companheiro.
Foi então que a Red Bull chamou o australiano para os boxes. Peraí… Ele tinha feito o primeiro pit duas voltas depois de Vettel, estava com os pneus mais duros e em ótimo ritmo de corrida. Parou por quê?
A resposta veio um pouco mais tarde…
Massa e Grosjean pararam na 21ª volta. O brasileiro optou pelos duros. Hamilton entrou na 22ª. Vettel entrou na 23ª e também colocou os pneus duros.
Então, veio a tal resposta.
Vettel começou a virar mais rápido do que Webber. Grudou no australiano. E, na 28ª volta, lançou pelo rádio: “Mark está muito lento. Tirem-no do meu caminho”.
A equipe retrucou: “Seja paciente, só estamos na metade da corrida”. Foi quase um “calma, meu filho, a gente já está resolvendo isso pra você”.
Na 30ª volta, Van der Garde abriu a terceira janela de pits. Bianchi e Hamilton pararam logo depois.
Webber entrou na 32ª. Vettel entrou na seguinte, mas a estratégia da Red Bull não deu certo. O alemão perdeu tempo nos boxes e voltou atrás do companheiro _e de Hamilton.
Na 35ª, Button entrou, fez sua parada, mas a equipe não apertou direito sua roda dianteira direita. Ele parou no pit lane e precisou ser resgatado pelos mecânicos para voltar à pista. Corrida destruída pro inglês.
Na 38ª, Vettel grudou em Hamilton, abriu a asa e passou no final da reta. Tomou o segundo lugar. Novamente, a luta ficou direta entre os pilotos da Red Bull.
Cinco voltas depois, Vettel entrou. Na volta seguinte, foi a vez de Webber.
Aconteceu, então, o grande momento.
Vettel veio voando pela reta, enquanto o australiano deixava os boxes.
Os dois se encontraram na primeira curva. E fizeram praticamente duas voltas lado a lado, separados por quase nada. Vettel tentava, Webber se defendia. Por pouco, por muito pouco, o toque não aconteceu.
Pelo rádio, a equipe pedia calma a Vettel.
Mais: pediu para que ele não arriscasse. Webber, por seu lado, reclamava da agressividade do companheiro.
Não teve jeito. Vettel ignorou as mensagens e resolveu no braço o que a estratégia da equipe não fez por ele: tomou a liderança.
Sensacional.
Logo depois, a Mercedes impediu outro lance parecido. Embora Rosberg se esforçasse para atacar Hamilton, a equipe pediu para que ele não tentasse. O alemão obedeceu, infelizmente.
Brawn saiu da Ferrari, mas a Ferrari não saiu dele.
O top 10 na linha de chegada: Vettel, Webber, Hamilton, Rosberg, Massa, Grosjean, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Vergne.
Para não passar em branco: corrida muito apagada de Massa.
Com o resultado, Vettel passa para a liderança do campeonato, com 40 pontos. Raikkonen tem 31 e Webber, 26. Depois aparecem Hamilton (25), Massa (22) e Alonso (18).
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 66 pontos, contra 40 de Lotus e Ferrari.
As imagens da saleta antes do pódio deixaram evidente que o clima na Red Bull ficou pesado. Webber estava inconformado.
Mas isso é problema deles. Os torcedores agradecem o que viram.
Meu Deus. Cade o jogo de equipe Fabio?? Nao tem agora?? .. Porque no te calas ??
quando fala da Ferrari?? Como tu é hipócrita… Pega esse blog e enfia no lixo..FIA deveria investigar e mandar a RBR tomar bem no olho do c*. Mas assim é o espetáculo.. BABA FABIO, BABA..
É verdade.
A se confirmar o que Webber disse (não que eu ache que ele tenha mentido, mas, sabe como é que é o ingles de alguns jornalistas tupiniquins) o “alemãozinho” é, no mínimo para ser educado, um mal-caráter.
Enquanto o da frente ia poupando o carro pois “a corrida tinha acabaldo” e que deveria trazer o carro pro box; o outro sentava a bota.
Eu sou contra qualquer tipo de ordem, a corrida tem que ser decidida na pista, mas o combinado não é caro nem barato, apenas o combinado
Não é “SENSACIONAL” isso?
Fabio, acho que eh um pouco de exagero dizer que foi antologica, foi boa mais sim, mas entendo que vc quer fazer propaganda pra Sportv. kkkkk… O Massa so nao largou bem pq teve que tirar o pe para nao acertar o Alonso, de resto teve uma corrida regular, nao precisa criticar o cara o tempo todo tbm.
Acho que vc nao percebeu que tanto a Redbull como a Mercedes forcaram seus pilotos a diminuir o ritimo por conta dos pneus e combustivel, o Vettel se aproveitou da situacao e passou o Webber, NADA LEGAL.
Antologico foi o Hamilton confundindo os boxes. Pouco enfase do Fabio pra contar, quem nao viu, merece assistir.
Vetell sabe que desobedecer a equipe não vai trazer problemas. Rosberg sabe que desobedecer a equipe pode lhe custar caro. Se rebela quem pode! Quanto ao Massa, quase 30 s atrás de um carro que deve ter o mesmo ritmo de corrida. Sempre perde desempenho no meio da corrida.
Na verdade, essa diferença de 30 segundos aconteceu logo nas primeiras volta, quando a pista estava parcialmente molhada. Naquele momento o ritmo do Felipe foi ridículo. Quando a pista secou melhorou.
Adoro Formula 1, me entristeço com essas estratégias de equipes que favorecem seus queridinhos bons tempos aqueles que o braço valia mais que o cifrão. Duelos maravilhosos, mesmo sabendo que algumas equipes não gostassem, Ayrton Vs Proust, Mansell Vs Piquet, e tantos outros. Não gosto do estilo do Alonso, um piloto muito bom que me lembra o personagem de um desenho de corridas, o Dick Vigarista, e o Massa para mim se acomodou e assumiu ser o segundo, que pena, considero um cinco melhores dos pilotos de F1 atual. Só lhe falta respeito, hoje mesmo foi a prova disso, até fora Alonso é ajudado.
Incrivel Seixas como vc tende a defender o Vettel, não havia a minima necessidade dessa briga por posições, a tal red bull tentou muda-los de posição no boxe e não conseguiu, segunda corrida do campeonato, lamentável….
Graças a Deus existem “pilotos insubordinados” como Vettel pra dar mais emoção à F-1. Ali existiu uma recomendação da equipe para manterem as posições sem duelo. Vettel não aceitou pois é um tricampeão e sabe que não seria punido pela equipe por isso. O Webber qdo diz que “Seb será protegido” está certinho,mas é pq quem desobedeceu foi tricampeao. Acho que NAO foi jogo de cena da equipe não. Até!!!
Aprendi uma coisa no Exército: ordem absurda não se cumpre.
Trairagem é absurdo também?
Boa. Vou começar a usar isso.
Abs
Será que a F1 não seria melhor se simplesmente fosse proibido o uso do rádio ?
hahahahah Quanta hipocrisia… Quando e o Alonso q apronta uma dessas com o Massa ele e um vigarista agora quando e o Vettel ele vira heroi pq da mais emocao a corrida..
Amigos deixemos de idolatria. Vettel não fez nada que Alonso não faria e vice-versa. Eles são os pilotos que tem de vencer e pronto (na visão da equipe). Mas se for verdade que Webber diminuiu o giro do motor por uma ordem da equipe enquanto Vettel não fez. Isso sim foi uma canalhice, pois independente de desobedecer a equipe, ele quebrou um acordo entre companheiros de equipe. Queria ver se fosse Webber no lugar de Vettel…
Pessoal, uma coisa ninguém percebeu:
Logo após o Vettel passar o Weber, o australiano fez um gesto obsceno para o Alemão. Claramente deu pra perceber na transmissão da globo! Coincidentemente na mesma hora que o Reginaldo Leme diz: “muito bonito…” só que ele se referia a manobra do Alemão.
Fábio! Não foi teoria da Conspiração hoje nâo? Só a Ferrari que faz? Ah entendi!….. deve ser muito fácil ser jornalista…hoje não tinha Alonso na pista e o Massa chegou em 5°, deve ser porque a Ferrari falou pra ele não subir muito de posições pra não ficar muitos pontos na frente do Alonso né? Ah e se o Alonso tivesse na pista ele teria chegado em que posição? claro com a teoria da conspiração….a ferrari ajundando e Blá Blá Blá…..Lamentável!
Esporte de patricinho!! o desempenho do brasileiro é ruim a muito tempo e se Deus quiser, ano que vem sem Brasileiro!!
“Brawn saiu da Ferrari, mas a Ferrari não saiu dele.”
Maravilhoso comentário. A Ferrari é uma benção e uma maldição para o automobilismo.
O triste não é o duelo. Ele foi muito bonito.
O problema é que se não tivesse tido ordem, não teríamos ultrapassagem. Mark tirou o pé para ir até o fim poupando o carro, imaginando que Sebastian não faria nada. Porém, ele desrespeitou a ordem. É um trapaçeiro. O Vettel tem que devolver uma vitória, pegou muito mal.
Se a equipe mandou os dois poupar motor e um desobedece teria que avisar o outro pra briga ser justa. Tanto não foi que o vettel pediu desculpas. Na Mercedes foi a vergonha de sempre do Brown. Agora ninguém pode mais reclamar da Ferrari.
E o Massa voltou ao normal, quinto lugar: a sua marca registrada nos tempos de Alonso.
Sensacional nada, Vettel foi um grande fdp, a equipe manda “baixar” o motor e só o Webber obedece? Passa o companheiro na trairagem? Sensacional mesmo foi Webber mostrando o dedo do meio pra Vettel na ultrapassagem.
Fábio,
Você deveria ter vergonha das suas análises, sua paixão pelo Vettel extrapola limites.
Se fosse na Ferrari, a palhaçada que aconteceu hoje, você estaria acabando com a equipe.
A Red Bull hoje fez de tudo, mas tudo para acontecer o que aconteceu, favorecer o Vettel.
Na última corrida, por assumirem estratégias diferentes, você disse que a Ferrari quis prejudicar o Massa.E agora com a Red Bull?
Li seu post, sutilmente você dá a entender que a Red Bull prejudicou o Webber, mas por que não usar a mesma forma incisiva que você usa contra a Ferrari?
Nojenta a sua perseguição contra A MAIOR SCUDERIA DE F-1 DA HISTÓRIA.
Toti, nao foi a Red Bull que estimulou o Seb a trapacear o Webber. Foi decisão pessoal do Seb mesmo. Na segunda etapa do campeonato, a RBR naofaria isso. Pelo menos nao agora no inicio da temporada. É só olhar os últimos três anos. Só da metade pra frente qdo o Seb já estava bem a frente do Webber. Até!!!
O vettel pediu desculpas para o Webber por ultrapassa-lo mesmo depois de combinado que manteriam as posições, o Hamilton pediu desculpas para o Roseberg pela equipe não deixar ele brigar pela posição e no podium os 3 com cara de bunda.
Isso é o resultado desse maldito jogo de equipe que transforma o esporte nessa coisa artificial e sem sentido.
Ridículo. So quem perde com isso é o público que não estava la para ver uma encenação mas sim uma corrida.
Com isso vou perdendo um “esporte” que admirava tanto. Alias todos perdem.
Por que então Hamilton simplesmente não encostou e “disse”
— Passa
?
Porque quando entra a equipe no meio tudo fica mais complicado. Não estou defendendo o Hamilton porque é claro que a ordem foi de encontro a o que ele queria mas no fim até ele ficou com gostinho amargo da vitória não merecida.
Lendo as declarações dos pilotos fica claro novamente que Vettel tem um comportamento nada maduro. Sempre o combinado não vale pra ele, o companheiro tira o pé conforme combinado pre GP entre todos da equipe e ele simplesmente ignora e pega o cara de calça-curta. Mesmo caso da punição da ultrapassagem fora da pista, quando combinado entre os pilotos e direção de prova. Lamentável! Abs!
A Duvida é!! se a Red Bull pediu mesmo para os pilotos manterem suas posiçoes e Vettel fez a ultrapassagem aproveitando entao de Webber ter diminuido seu ritmo, Vettel foi traira, desleal, quando eu começava a torcer pela Ferrari vi uma manobra muito triste indo contra a ordem de equipe, a ultrapassagem de Pironi sobre Gilles em San Marino 82, ali começou a serie de tragedias daquele ano com um acirramento de disputa o que levou Gilles a querer bater Pironi de todas as formas na corrida seguinte acabando com o fim da vida de Gilles, Pironi lidera o campeonato e perdeu o campeonato no fim quando teve um dos piores aceidentes da F1, decolando nas retas de hocheihein apos bater na traseira de Prost em um treino chuvoso, quase perdeu a vida.
Uma ultima coisinha Fabio, achu engraçado o Reginaldo Lemes defendendo a atitude do Ross Braw, dizendo que realmente o Hamilton é muito mais piloto que Rosberg e que ta certo, parece que o discurço era outro quando dos tempos de Michael Schumacher e Barrichello Ross Braw tbm pedia tragam os carros pra casa e as criticas contra esta atitude eram intenças, DEU PRA ENTENDER?
Palavras de Galvão e Reginaldo. Amigos da Rede Globo, o Massa não fez uma boa corrida, porque o Alonso quebrou a asa e atrapalhou o Massa.
Vencer a qualquer custo sem pensar nas pessoas ao seu redor estas são as personalidades do Vetel e Alonso. E sempre foi assim e continuará sendo, na F1 ou Você mata ou Você morre, e os campeões na F1 matam sem peso na consciência, hoje tivemos mais um exemplo disto.
Estou decepcionado com a Williams, o troço tá todo errado, balança mais que barco. Faz um teste e corre com um carro do ano passado na próxima corrida.
O Webber colocou a boca no trombone, e é bom mesmo, tem que mostrar que está lá para competir e não ficar de cabeça baixa. Engraçado que desde o ano passado só o carro dele constantemente tem problema no Kers.
que saudade do mansel,ele passaria em cima de todos kkk
Hoje na transmissão da TV, o Reginaldo se superou, leiam esta pérola: ” depois dos quatro primeiros colocados; (Vettel, canguru desolado, Hamiltom e Rosberg) o Massa (quinto )é o PRIMEIRO”!!!! Tenho certeza que o Galvão ficou com inveja…
Da forma que você colocou as coisas fica parecendo que o Vettel, foi o herói da corrida.
Mas a situação foi bem diferente, a equipe pediu para o Webber reduzir o ritmo e que o objetivo era terminar a corrida daquela forma. Webber foi enganado e o protegidindo da mamãe Marko aproveitou. Sacanagem , mas é isto ai mesmo F1 não é esporte, ou não é mais atualmente , é negócio, business, vale tudo, quase um MMA.
Reflete o mundo, competição e oportunismo, só que as pessoas se encheram, a maioria não quer assistir este tipo de coisa como lazer, por isso a audiência vem caindo muito no mundo todo, logo logo F1 vai ser coisa do passado.
Amigos, a que ponto chegou a fórmula 1, pilotos não poderem disputar posições. O vettel também durante a corrida disse que estava mais rápido e pediu para equipe avisar ao webber para abrir pra ele. Por isso acho que os pilotos de hoje dia são fracos, antigamente era no braço, quebrava marcha o piloto continuava como o Senna que venceu somente com uma marcha, como o Piquet que já chegou com bolhas nos pés devido a um aquecimento dentro do carro, entre outros, os pilotos de hoje são mimados. Se der um problema no carro hoje , se o carro não parar, o piloto desiste. Tudo isso começou com o Schumacher e com o Ross Brawm, naquela palhaçada que era e é a Ferrari até hoje. Aonde o Rubinho era fantoche do Schumacher e agora o Massa está sendo do Alonso ou vocês acham que na Austrália o Alonso tomou a decisão de parar antes? Aquilo foi troca de posições, isso pra mim não é esporte. Então que a FIA deixe somente ter um carro por equipe e acabe com essa palhaçada de uma vez por todas.
Imaginem se a situação fosse com o Alonso na frente do Massa , este com mais ação na pista, e a Ferrari desse a ordem que deu a Mercedes!!! A turma da Globo ia falar um monte de besteiras , como sempre. É normal o jogo de equipes.Porém hoje discordo da Mercedes ,foi a 2ª corrida do ano , nada definido, pegou mal.