Vettel vence duelo e GP
24/03/13 06:54Por duas voltas, o GP da Malásia fez todo mundo esquecer o sono, levantar da arquibancada, do sofá, da cama, de onde estivesse.
Começou na 44ª, terminou na 46ª: um duelo lindíssimo entre Vettel e Webber.
Briga acirrada, no limite da segurança. Rodas separadas por milímetros. Carros lado a lado por curvas e curvas. Cena antológica, a melhor disputa dos últimos tempos da F-1.
Deu Vettel, que acabou ganhando a corrida. Mas isso tornou-se quase um detalhe.
Minha impressão é que a lembrança que as pessoas levarão desta corrida será a disputa entre os pilotos da Red Bull. Se você dormiu e não viu, dê um jeito de ver.
(Dica: o Sportv mostra o VT da corrida às 12h.)
Foi a 27ª vitória de Vettel, que assim empata com Stewart como o sexto piloto com mais vitórias na história da F-1.
A Webber, coube conformar-se com o segundo posto. Hamilton fechou o pódio.
A corrida foi boa, bem boa.
Choveu antes da largada, e todo mundo foi para a largada com os pneus intermediários.
Os primeiros metros foram intensos. Alonso saiu bem, mas tocou a traseira de Vettel na segunda curva e danificou a asa dianteira. Massa largou mal, tentou evitar toque e perdeu posições. Webber ficou na cola do espanhol. Raikkonen caiu de 10º para 13º.
O top 10 na primeira volta, Vettel, Alonso, Webber, Hamilton, Button, Massa, Rosberg, Pérez, Sutil e Hulkenberg.
Por pouco tempo. Porque, instantes após fechar os primeiros 5.543 m da corrida, Alonso viu a asa ir pro espaço. Foi pra brita, abandonou.
A pista foi secando, secando e, na quinta volta, Vettel foi o primeiro a entrar nos boxes e trocar os pneus. Optou pelos médios, os compostos mais macios à disposição no final de semana.
Massa entrou logo a seguir e fez a mesma opção.
Começou, então, o corre-corre nos boxes, com todo mundo entrando para trocar pneus.
O momento mais bizarro do GP veio então com Hamilton: ele entrou nos boxes da McLaren e levou alguns instantes até perceber o erro. Saudades?
Também merece nota a opção de Webber. Enquanto todo mundo lá na frente colocou os pneus médios, ele escolheu os duros.
Para ajudar, o australiano ainda voltou à frente de Vettel, que enfrentou tráfego.
Após esta primeira rodada de pits, o top 10 tinha Webber, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button, Hulkenberg, Massa, Grosjean, Perez e Raikkonen.
Tudo dava certo para Webber. Mesmo com os pneus duros, ele conseguia tempos melhores do que Vettel. Na 19ª volta, tinha 2s1 sobre o companheiro.
Foi então que a Red Bull chamou o australiano para os boxes. Peraí… Ele tinha feito o primeiro pit duas voltas depois de Vettel, estava com os pneus mais duros e em ótimo ritmo de corrida. Parou por quê?
A resposta veio um pouco mais tarde…
Massa e Grosjean pararam na 21ª volta. O brasileiro optou pelos duros. Hamilton entrou na 22ª. Vettel entrou na 23ª e também colocou os pneus duros.
Então, veio a tal resposta.
Vettel começou a virar mais rápido do que Webber. Grudou no australiano. E, na 28ª volta, lançou pelo rádio: “Mark está muito lento. Tirem-no do meu caminho”.
A equipe retrucou: “Seja paciente, só estamos na metade da corrida”. Foi quase um “calma, meu filho, a gente já está resolvendo isso pra você”.
Na 30ª volta, Van der Garde abriu a terceira janela de pits. Bianchi e Hamilton pararam logo depois.
Webber entrou na 32ª. Vettel entrou na seguinte, mas a estratégia da Red Bull não deu certo. O alemão perdeu tempo nos boxes e voltou atrás do companheiro _e de Hamilton.
Na 35ª, Button entrou, fez sua parada, mas a equipe não apertou direito sua roda dianteira direita. Ele parou no pit lane e precisou ser resgatado pelos mecânicos para voltar à pista. Corrida destruída pro inglês.
Na 38ª, Vettel grudou em Hamilton, abriu a asa e passou no final da reta. Tomou o segundo lugar. Novamente, a luta ficou direta entre os pilotos da Red Bull.
Cinco voltas depois, Vettel entrou. Na volta seguinte, foi a vez de Webber.
Aconteceu, então, o grande momento.
Vettel veio voando pela reta, enquanto o australiano deixava os boxes.
Os dois se encontraram na primeira curva. E fizeram praticamente duas voltas lado a lado, separados por quase nada. Vettel tentava, Webber se defendia. Por pouco, por muito pouco, o toque não aconteceu.
Pelo rádio, a equipe pedia calma a Vettel.
Mais: pediu para que ele não arriscasse. Webber, por seu lado, reclamava da agressividade do companheiro.
Não teve jeito. Vettel ignorou as mensagens e resolveu no braço o que a estratégia da equipe não fez por ele: tomou a liderança.
Sensacional.
Logo depois, a Mercedes impediu outro lance parecido. Embora Rosberg se esforçasse para atacar Hamilton, a equipe pediu para que ele não tentasse. O alemão obedeceu, infelizmente.
Brawn saiu da Ferrari, mas a Ferrari não saiu dele.
O top 10 na linha de chegada: Vettel, Webber, Hamilton, Rosberg, Massa, Grosjean, Raikkonen, Hulkenberg, Pérez e Vergne.
Para não passar em branco: corrida muito apagada de Massa.
Com o resultado, Vettel passa para a liderança do campeonato, com 40 pontos. Raikkonen tem 31 e Webber, 26. Depois aparecem Hamilton (25), Massa (22) e Alonso (18).
No Mundial de Construtores, a Red Bull tem 66 pontos, contra 40 de Lotus e Ferrari.
As imagens da saleta antes do pódio deixaram evidente que o clima na Red Bull ficou pesado. Webber estava inconformado.
Mas isso é problema deles. Os torcedores agradecem o que viram.
BOM DIA FÁBIO SEIXAS!!!Que bela corrida foi esse GP DA MALÁSIA.Eu gostei belos duelos na RBR e MERCEDES.Agora posso estar errado mas o ALONSO querer decidir tudo na primeira volta ” é piada”.Piloto experiente não saber esperar e o DOMNICALLI não chamar no boxe .Sou fanático pela FERRARI , mas para mim erraram feio. O que vc acha? Abraços…
E O MELHOR DE TUDO NESTA CORRIDA FOI SEM GALVÃO E SE ALONSO O LEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!
Massa já entregou antes de terminar a reta pra não atrapalhar o Alonso que (se ferrou) e por consequência perdeu um monte de posições, então ele tem mesmo que ver as 2 ultimas voltas dos pilotos da red bull.
Durma com essa Choronso.
faltou HOLSBERG ser MACHO e já que tinha carro não ficar pedrdendo com tempo com pedido e audio.
Massa tinha toda a equipe ,sem confronto interno ,só a pista e direção.Equipe pouco comentava o desempenho de Massa apena preocupada que ficasse na contagem de pontos a frente de Alonso
Pra mim, a coisa ficou mais escancarada ainda: Choronso tem muitos seguidores (Vettel pedindo pra tirarem Webber do caminho, Webber fazendo beicinho pq Vettel descumpriu ordem e partiu pra cima dele, Hamilton não sendo ultrapassado por Rosberg pq Brawn mandou…) F1 tá ficando uma coisa chata.
Essa história do Vettel pedir desculpas por “ignorar” uma ordem da equipe e ultrapassar o Webber não condiz com o que houve na prova. Acho, mais uma vez, que o Fábio Seixas acertou em seu comentário.
Fabio Seixas , realmente vc disse tudo Massa corrida poquinha, só pra lembrar a Ferrari perdeu seu Quindim, e o espaço abriu para Felipe Massa, agora é estranho a sensação de ter apenas um piloto Tupiniquim, muito estranho mesmo, bom são coisas dos cartolas, eu tava torcendo para Luiz Razia assumir volante este ano , nada supera a necessidade de ter piloto pagante mais ligado em Euro , então fica pra depois outro brasileiro , uma duvida em 2014 será que haverá um outro piloto brasileiro , ou a safra esta no fim? ajuda aí ? Massa nesta corrida fez uma bela ultrapassagem em cima do carro Gorjean na curva valeu apena a madrugada , logico Alonso errou foi afoito nada comum para um talentoso piloto, minha duvida: pressão emocional ? ato invaluntario? um erro que o tirou na 1ª volta nada comum! Ou na sua frente um Tricampeão Vettel que despertou em Alonso uma pressão psicologica? vacilo
sensação momentanea ? ou premunição de um quarto titulo mundial ? Alonso sempre dizia que seu oponente era Lewis Hamilton!esta enganado fortissimo concorrente chamasse Vettel que vai pulvariza recorde quem ver verá , Alemão cresceu muito e está quebrando mitos nas ultimas décadas . Como torcedor e fã de velocidade é um prazer assistir Sebastian Vettel pilotando, lembra e muito AIRTON SENNA o estilo e jeito de encarar desafios em alta velocidade vale apena ficar de madrugada assistindo, e torcendo que um bom piloto brasileiro assuma as corridas F1 , temos :Felipe Narhs, Luiz Razia, ajuda aí Fabio Seixas um abraço …..
Olá,
A corrida foi apenas foi apenas razoável, so valeu pela briga dos pilotos da RBR, mas é fato, o Véber so iria vencer mais uma corrida e Vetél ja ta pensando no treta (e será!), e quem tem espirito de campeão faz assim! Não é seu Massa?!
– Ah, ja que tive que me sacrificar desde a largada (e de fato, ele protegeu o Alonso) e o príncipe se deu mal, vou ficar na minha, terminar a carrera e voltar pra casa e ficar com minha família.
Mesmo assim, não acho que iria seguir o ritmo das duas primeiras, ainda que tivesse apertado.
Gente, e a McLalen hein? O Button se esforçou, mas… ta feio.
Olha, Fabio, parabens a equipe da radio Band pela transmissão do Odinei (tem q haver narração, sim! e com emoção), seus comentários e dos outros, em especial da Alessandra Alves, que sabe muito de Formula 1. Continuem assim.
Ate.
Campeão tem que ter iniciativa. Felipe Massa não consegue ser mais que um pau mandado e diz amém à equipe.
Vettel simplesmente ensinou como se faz!
Quem quiser assistir ao RedBull Fight já está no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=CRzi8mUJUnM
Como sempre protegendo o Vettel. Se o cara é melhor porque pedir para a equipe “tirar” o Webber da frente ? Se fosse a mesma coisa envolvendo o Alonso e o Massa, imagine como seriam criticados !!! A RBR vende essa imagem que não há privilégios mas é óbvio que depois da disputa ferrenha de 2010 há um nítido favorecimento ao Vettel, inclusive com um carro melhor. Hj caiu a máscara da RBR. E alguns comentaristas terão que fazer malabarismos para justificar
É óbvio que RedBull, Ferrari e Mercedes, entre as equipes de ponta, privilegiam um dos pilotos. Se Webber estivesse atrás do Vettel, e com um carro mais equilibrado e rápido, ele jamais teria permissão da equipe para disputar a posição e ultrapassar o Vettel, pois seria dada a mesma ordem a ele que foi dada ao Rosberg na Mercedes, e que sempre acontecerá na Ferrari. É hora do Massa deixar de lado ordens da equipe e terminar o ano com dignidade. O campeonato é só para três ou quatro pilotos. Sendo assim, torço para o Kimmi Raikkonen, pois pelo menos ele é autêntico piloto e ganha na pista.
Nossa!! tô eufórica ainda, acordei a casa inteira com meus gritos e tá todo mundo na casa me olhando com cara de mal igual como Rosberg e Webber ficaram hoje depois da corrida.
Eu tava pensando aqui e acho que hoje os 4 pilotos, da Mercedes e da RBR, foram peças fundamentais, mas os protagonistas foram o Radio junto com Adrian newey e Ross Brown.
No final eu acho que os 4 pilotos estavam certo de alguma forma.
Me surpreendi como o pedido de desculpas do Vettel, com a declaração de desconforto do Hamilton no podio, com a “malcriação do Rosberg, o Webber não me surpreendeu tanto pq imaginei que pudesse oferecer alguma resistência mesmo tendo que entregar a posição pro Vettel.
Enfim, esse GP vai render bastante durante as três semanas de intervalo até o GP da China e acho que minha felicidade também. Que Corrida!!!!!
abç!
Apesar da sensação ruim da falta de competitividade da Mercedes, existiu respeito mútuo entre os pilotos. O Hamilton reconheceu e queria que o Rosberg estivesse junto no pódio – provavelmente, ele, Lewis, gostaria também de ter brigado pela posição, apesar de ele estar no modo econômico no fim da prova. Pode ter sido uma chatice pro público, mas a ordem de equipe da Mercedes foi exemplar.
Já o Vettel desrespeitou as ordens de equipe escancaradamente. Minha leitura é que ele se sentiu prejudicado pela estratégia no começo da corrida, parando primeiro pra trocar os intermediários. No fim da corrida a Red Bull pediu pros dois pilotos pouparem os motores, e provavelmente o Mark teve alguma garantia que o Sebastian faria o mesmo e ficaria atrás dele. Não foi o que aconteceu. Os dois lutaram pela ponta, mas o carro nº 1 não estava economizando o motor. A cara do Webber, a irritação antes e depois do pódio mostram a tempestade que está por vir daqui a pouco no motorhome.
E não adianta o Vettel pedir desculpas; Mark Webber (e o seu pai Alan, que replicou o tradicional mimimi dos não-europeus) já sabe que ele não tem chance na Red Bull – como eles vão punir o tricampeão Sebastian? Capaz dele (Webber) sair antes do fim do ano.
Em um adendo, mesmo o Schumacher (que é “referência” em ordens de equipe) teve vezes que soube respeitar ordens da Ferrari quando ele estava atrás.
Primeiro a corrida sem o mala do alonso e sem o outro mala do galvão ja começou bem. Até ai ja tinha valido acordar as 5 da manhã.
Jogo de equipe vem sempre para estragar a corrida. A disputas entre os dois carros da RBR e os dois carros da Mercedes foram momentos especiais da prova. Nesse momento eles deram uma aula para a ferrari.
Tanto que foi chato o Rosberg não ter podido brigar com o Hamilton no final. Se os dois brigarem limpo na pista não há motivos para esse cuidado.
Concordo com o Fabio. O Vettel mandou bem em ir para cima do Webber. E como teve ordem contrária deu o direito do Webber espremer o Vettel contra a parede. Na minha opinião isso ja é mais que um motivo para acabarem com essa maremelada no regulamento.
No geral a corrida foi muito boa. Há, e como não falar da parada do Hamilton no box da Maclarem que rendeu até um bem vindo no site da equipe. Demais!
Acabou mesmo as chances de o Brasil ter um piloto campeão da F1? Será que o Eike não poderia dar uma mãozinha pro Massa? Dinheiro resolveria? Vamo ter que engolir mais um alemão hepta-campeão? Ninguém vai fazer nada?
Levanto algumas questões….
1º Parecia que o carro do Massa estava ajustado em uma situação intermediária…nem para chuva e nem para seco, pois no começo todo mundo passou por ele e depois quando secou ele não conseguiu acompanhar o ritmo da Red Bull, da Mercedez e do Button.
2º As Lotus pareciam quase na mesma situação da Ferrari do Massa, só que mais ajustadas para a chuva, pois no começo estavam passando todo mundo, depois quando a pista secou tiveram muita dificuldade.
3º A Troca do Webber foi bizarra com pneu mais duro entrou mais cedo e no final colocou novamente o pneu duro???….Pergunta…se teve que parar antes para trocar este pneu duro por que coloca-lo de novo? que ajuste era aquele?
4º Rosberg fez a mesma escola do Rubinho e do Massa? Na ultimas 2 voltas o Rosberg estava SOBRANDO..queria ver se fosse o contrário….
5º Red Bull sobrou tanto com chuva como no seco, mas estão gastando mais pneu que a Lotus, acredito que o Raikkonen vai dar trabalho.
“Alonso saiu bem, mas tocou a traseira de Vettel na segunda curva e danificou a asa dianteira…
… instantes após fechar os primeiros 5.543 m da corrida, Alonso viu a asa ir pro espaço. Foi pra brita, abandonou.”
O melhor piloto da atualidade não erra, não é, Fábio? Vettel, o errado, estava erradamente posicionado à frente do Cholonso, que, devido ao erro de Vettel quebrou a asa dianteira, afinal, quem bate atrás, o da frente tá errado, não é Fábio?
Também não foi erro do Cholonso ele não ter entrado nos boxes para trocar a asa. Foi a dita cuja que teve o infeliz erro de não aguentar mais umas voltas, quebrar na reta e fazer o melhor do mundo ir para a brita. Ah! asa burra!
(Você não aguenta críticas mas hoje você facilitou demais pra nós. Nem uma palavra sobre o assunto. Se fosse qualquer piloto a escrita seria diferente mas como foi o melhor do mundo…)
Ver o Cholonso na brita valeu por toda a corrida, mais que os duelos da Red Bull e da Mercedes. Ri muito com o pit do Hamilton. Òtima corrida!
Os críticos do Vettel alardam favorecimento mas esquecem que se o Vettel não tivesse entrado antes de todos ele não perderia a ponta. Não sei foi opção dele ou da equipe, mas foi errada.
Fábio, o que você tem a dizer sobre o Alonso Dick Vigarista, como o dito melhor piloto do grid atual comete um erro grotesco de não entrar para trocar o bico. Ele é muito presunçoso, não tem humildade e quer vencer a todo custo. Gostei de ver ele atolado na brita.
Your comment is awaiting moderationYour comment is awaiting moderation!!Your comment is awaiting moderation!Your comment is awaiting moderation!Your comment is awaiting moderation!Your comment is awaiting moderation!Your comment is awaiting moderation!Your comment is awaiting moderation!
blablabla!blablabla!blablabblablblablabla!abla!la!blablabla!blablabla!blablablablabla!bla!blablabla!blablabla!blablabla!blablablablabla!bla!
Que palhaçada essa corrida. O Rosberg não teve coragem pra fazer o certo e o Vettel teve pro errado.
Ninguém viu que Webber tava num ritmo diferente por a equipe garantir as posições no final da corrida? O alemão foi lá e deu o bote na trairagem, tudo em conjunto com a equipe, que tentou de tudo quanto é jeito resolver sem ser na pista. Na última parada, volta 46, ainda colocam pneu duro pro Webber, enquanto Vettel estava de macio.
Ainda teve Ross Brawn segurando o Nico no rádio pra proteger o Hamilton. Tudo muito claro.
E no final falam da Ferrari, como se as outras equipes fossem dignas e cheias de honra.
Vettel acabou de dizer que a vitória da corrida deveria ser de Mark Webber(até que enfim reconheceu o erro) e a equipe cancelou a foto do time após a vitória.
Fábio, você disse que o Massa foi apagado na corrida, até concordo mas a ferrari não tinha ritmo para acompanhar Red Bull e Mercedes.
É claro que todas as equipes fazem jogo de equipe, temos que entender que para nós torcedores é esporte, para eles é negócio. A diferença é que a ferrari faz de uma maneira grosseira, desrespeitosa mesmo.
Hoje com certeza Webber tinha carro para bater Vettel até com os pneus duros era mais rápido, entretanto devido ao pedido da equipe diminuiu as rotações do motor.A equipe pediu o mesmo a Vettel para poupar motor para as próximas corridas.E o que fez Vettel: não diminiu as rotações do motor aproveitou a diminuição do ritmo do companheiro e passou fácil.
Fábio, pensei que você tinha dito que com a chuva não era obrigado colocar os dois tipos de pneu, mas parece que todos colocaram. E na verdade a Ferrari e Lotus não foram bem, com ritmo lento e gastando pneus. Mas foi uma bela corrida.
Acho que todos viram como foi o GP da Malasia, e por isto me sinto na obrigação de defender mais uma vez nosso piloto (Massa).
Massa fez uma excelente largada para quem saiu do lado sujo da pista (lama por conta da chuva) era obvio que perderia a 2º posição na primeira curva para quem largasse do lado limpo. Apos isto na curva 2º ele foi obrigado a travar para nao bater no Alonso, que tinha tocado em Vettel, passando Webber e Rosberg por fora e perdendo outra posiçao a Hamilton e Hulkenberg que sairam melhores da curva. Era sabido que a Ferrari tinha pior ritmo que Mercedes e Red Bull na chuva e quando a pista secou Massa ja estava a mais de 15 segundos deles, portanto, 5º lugar de Massa alem de merecido, era o que verdadeiramente ele e a Ferrari podiam fazer.
O que ficou absolutamente claro na corrida da Malásia é de que muito se fala sobre o protecionismo da Ferrari ao piloto Fernando Alonso em relação a Felipe Massa e vimos exatamente a mesma atitude na RED BULL e na MERCEDES. Veladamente Vetell e Hamilton são os queridinhos das suas equipes. Chamar WEBBER para os boxes, liderando a corrida, com excelente ritmo e com pneus duros foi mais do que suspeito. No final por mais que Rosberg pedisse “permissão” para ultrapassar Hamilton visivelmente mais lento (a que ponto chegamos, agora tem que pedir para ultrapassar o companheiro), não lhe foi concedido este direito. Quanto a Felipe Massa, o de sempre. Podem dizer o que quiserem, corrida apagada, sem brilho, direção conservadora e como sempre será enaltecido pela imprensa brasileira por estar a frente do companheiro. Alonso, depois de excelente largada, perdeu o bico e ficou fora da corrida, mas como sempre foi agressivo e determinado como deve correr um campeão. O campeonato até promete, mas somente se houver desobediência, caso contrário, somente os de sempre disputarão o título. Viva a desobediência…