Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Acho que o Webber tem que devolver a altura. Já que o mundo é dos malandros, na primeira curva leva o FDP para o meio da brita, como o Senna fez em seu segundo campeonato mundial, se não me engano.
“Quem é bonzinho morre pobrinho”, já diz um colega de trabalho.
Acho que o Vettel tem que devolver uma vitória, só isso.
Os pilotos alemães não pensam em ética e honestidade. O Michael cansou de dar exemplos disto. Não é atoa que é conhecido como ” Dick Vigarista”. Lamentável!
Caro Carlos, depende muito do contexto. Acho que esta coisa de nacionalidade é muito relativa.
Os atuais italianos da Ferrari são muito burros, e os do passado eram bons; um brasileiro (Senna) se impõs a um austríaco (Berger) em uma equipe européia; um espanhol (país de segundo escalão na europa) domina uma equipe italiana; e ontem, um inglês deu uma “carteirada” em um alemão em uma equipe alemã.
E, infelizmente, o legado da F1 prova que uma equipe de ponta não segura o pique com dois pilotos competitivos. Um precisa se sujeitar a ser escudeiro do outro.
Porque, se não o fizer, a equipe “decide” por ele.
E outra: a Ferrari não faz jogo de equipe. Ela faz jogo do Alonso. Como fez do Schumacher. Escrevam aí: se (beeeeeemmmm improvável) Massa abrir 50 ou 60 pontos sobre o espanhol, a Ferrari não terá autonomia para sequer cogitar pedir ao Alonso que ajude o Massa. Isto é jogo de equipe?
Fábio, será que não foi um jogo de cena da Red Bull? Eu acho que a Red Bull fez isso para colocar Vettel em primeiro.
Pediu para Webber reduzir, e ao mesmo tempo mandou Vettel manter seu ritmo. Webber não abriria para Vettel, e a Red Bull também não pediria para todos ouvirem isso…
No fim, acho que foi uma manobra da equipe para colocar Vettel em primeiro.
Por isso o ‘não foi de propósito’ do Vettel.
Meio teoria conspiratória, mas…
Não, não foi. Também sempre fico com o pé atrás, mas o Webber não seria tão bom ator…
Abs
Põ, Fábio, o Webber não sabia, só o Vettel, foi “JOGO de equipe” a lá alonso com pitadas de quem dá asas!
se o Webber estava poupando, porque não abriu simplesmente para o Vettel passar?? Porque vendeu caro??? E se ele não concordava com o Vettel, porque não caçou, e passou o Vettel novamente??? ae todos acreditaria q ele estava poupando…..AFF….com todo respeito, mas o Webber não é pario para o Vettel, isso é fato….
Fabio, concordo com o comentário do César. Se houve teatrinho, o ótario da rodada foi Webber, que não sabia…
Boa teoria.
Bastante pertinente.
Até o Webber desconfia disso!
Achei sensacional a disputa. Porém, entendo que diante das ordens da equipe, o Mark devia ter jogado o Vettel para fora. Se fosse o contrário, tenho certeza absoluta que o Vettel faria isto. Ayrton fez, Prost fez, Shummy também. Quanto ao comentário sobre o Armstrong, entendo que de forma diferente, é a mesma coisa. Quem disputa e é campeão, usa todas as armas disponíveis, sem nenhuma etica. Isto faz parte do esporte. Só fica ruim quando é descoberto!
Isso é F1!!!
RedBull apenas aprendeu a lição, como foi aquele GP da Turquia em 2010? (me corrija se estiver errado) onde ambos bateram em disputa.
A sorte para mim, que não gosto do Alonso, é que estes italianos da Ferrari (exclusivamente da Ferrari, que fique bem entendido) sáo muito estúpidos, mesmo.
Tirarão qualquer chance de Alonso disputar o título por pura falta de visão estratégica.
Num passado não muito distante, a incompetência deles já havia contribuido para ferrar o Massa, e atrapalhado o próprio Alonso em várias corridas.
Enquanto Domenicalli e cia estiverem à frente, podem priorizar Alonso, podem mandar o Massa “lamber” as botas do espanhol, podem usar e abusar de sua força política e lobby que título não vem.
Ou é simples coincidência a super Ferrari de Schumacher ter Brawn, Todt e outros “outsiders” no comando? Os tempos de “Máfia” acabaram. Ou você tem um grupo vencedor, ou está fora da disputa.
E os rivais já sabem disto…
Fábio,
perfeito o post, concordo que o rádio não deveria definir a prova mas entendo que é assim.
Isso acontecendo é bom cair aquela coisa que só a Ferrari faz jogo de equipe
Acho que o Vettel foi certíssimo. Ele está ali para ganhar corrida e o Webber quando percebeu que ele vinha para cima devia ter acelerado e não fez porque não é bom piloto e pronto. Prefiro alguém que mostra o que quer, do que alguém que se esconde atrás da sua própria incapacidade e se faz de vítima para todos ficarem com pena.
Sem ética não dá. Sei que o mundo da F1 é ferrenho, cruel, mas neste final de semana a coisa, pelo menos para mim, teve algo diferente, foi negativo, pesado, ruim . Para mim o limite foi ultrapassado. A F1 perdeu um telespectador, pois, de tudo o que vi, aliado ao que vem ocorrendo no automobilismo nacional, ficou a sensação de que não vale mais a pena
Esta ficando dificil, assistir as corridas. Essa impossibilidade de companheiros de equipe brigarem por posições esta transformando a F1 em um esporte de castrados. Barrichelo foi o mais famoso, agora Massa e tantos outros. Lembrar das brigas de Senna x Prost, Piquet x Mansell, traz saudade do tempo da disputa ferrenha, que traz emoção ao esporte. Ficar duas horas vendo os carros andar um atraz do outro feito trenzinho, só trocando de posição em paradas de box, deixa o esporte entediante, ainda mas de madrugada. Acho que os fãs poderiam criar um movimento via rede social, para abolir essa castração dos segundos pilotos e mais radical ainda, abolir a comunicação por radio, com os pilotos durante a corrida. Cada faz o que quiser e o que puder dentro no cockpit! Ta ai a ideia!
Olha Fábio.. a foto do fim de semana.
http://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/392656_502822543086256_1299863903_n.jpg
Não sei quem foi o fotografo, meu alemão é inexistente.
http://www.motorsport-magazin.com/formel1/news-164831-malaysia-gp-10-antworten-zum-rennen-steinerne-mienen-am-podium.html
O tradutor do google na legenda diz: Funeral, em vez de alegria no pódio.
Realmente é muito boa.
Abs
O Alonso mesmo quando não termina a corrida faz o jogo psicológico. Baseado em que ele pode dizer que estava em condições de disputar com a RBR?? O Vettel já tinha se descolado dele, e quando o aerofólio dele quebrou o Weber já o tinha ultrapassado. Mais uma frase para menosprezar seus adversários.
Fabio:
Infelizmente vc nos diz para ficar com o “menos” pior e que nao houve ou existe um campeao com etica esportiva/profissional. Lance Armstrong esta sorrindo em algum lugar.
Pois é. O mundo não é cor de rosa.
Abs
O único jeito deste ridículo jogo de equipe acabar, será cada equipe ter apenas um carro. Ainda assisto às corridas por teimosia, pois já perdeu a graça faz tempo!!
To com voce Fabio…
F1 é esporte e tem que ter competição… não penso que o Vettel foi desonesto ao ignorar as ordens da equipe… na verdade ele foi honesto com a natureza do esporte… a competição, a disputa… se o Webber ta com o motor rateando o problema não é dele… é da equipe e se a RBR tenciona se igualar a Ferrari então ela já está perdendo seu norte…
Com relação a sua citação sobre a trajetorio do Vettel ter tido atitudes antidesportivas, eu sou forçado a discordar de voce nisso… na verdade não me lembro de outras (apesar de achar que ele não foi desonesto como disse acima) por parte do alemãozinho , mas se compararmos com algumas cobras e alguns de manipulações entre outras coisas… isso que ele fez é fichinha…
E concordo com voce que o Horner só fez média mesmo… é aquele negócio… de um lado o mais jovem tricampeão da história da F1, que ajudou a equipe a chegar no patamar que se encontra agora… e de outro o Webber… que nem vice conseguiu ser ainda, apesar de pilotar o melhor carro da F1 por tres temporadas… vamos ser honestos, não é necessário muito tempo pra pensar…
“Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais.”
“Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.”
Seu texto é bem longo e trata do assunto, mas está concluído com esse parágrafo!!! Convivemos com políticos com esse raciocínio algum tempo. É fato! E nem por isso eu aceito ou prefiro quem age desta forma. (pode ser o “melhor” político da face da terra).
Será que, nós brasileiros, estamos irremediavelmente acostumado com esse raciocínio? O cara não foi leal e foi muito oportunista e mesmo assim, por ele ser bom, pode tudo? Tem sua preferência? As vezes, Fábio, você é raivoso e simplista no blog. Abs.
Excelente colocação . Acredito que F1 ainda é um esporte. Sem essa de equipe ficar mandando em tudo. Poxa estamos ainda na 2ª corrida o Webber no final da sua carreira e a equipe vem pedir para os pilotos ficarem quietos. A o Webber que segure sua posição poxa. Usasse tudo que pode como fez o Vetel, esse sim, tem cabeça de campeão. Do mesmo jeito agiria Alonso e Hamilto, ou alguém acha que esses dois ficariam atrás???
Fábio, não concordo com suas afirmações sobre injustiça a antidesportividade. O ritmo do Webber era mais fraco que o dele e isso estava evidente, não era algo que o Vettel soube via rádio e os demais não. E o Vettel não pegou o Webber de surpresa. Antes da parada ele já tava diminuindo a diferença. Depois o Webber viu ele babando no retrovisor por duas voltas. Se quisesse, e acho que ele fez isso, o Webber poderia ter aumentado o giro do motor em um segundo, apertando um botão. Na disputa, ele perdeu como tem perdido nos últimos três anos e está bravo porque nem com ordem de equipe ele consegue dar um jeito no Vettel. E sobre a antidesportividade, ela existe na ordem de equipe (que sempre existiu na F1), não na disputa limpa em pista. Vettel não deu totó, não tocou roda com roda… Simplesmente tomou a posição. Ele sim foi insubordinado, desobediente, mas não injusto, mas isso problema dele e da RBR.
Parabens Carlos, seu comentário vai de encontro com o meu pensamento, no esporte respeitadas as regras esportivas, quem tem talento deve exibi-lo, quem não tem aplaude. Webber é como outros, nasceu para ser coadjuvante.
é bom dizer tbm, nao podendo deixar a oportunidade passar, que no lugar do Hamilton, se fosse o Schumacher aos 43 anos, as criticas seriam: Essse Schumacher ta velho, lento, ta na hora de parar. Esse Schumacher ta levando um pau do Rosberg. Esse Schumacher é um mal pro esporte..etc etc etc etc….
Não é sem explicação que no Brasil não há partidos políticos, pois aqui ninguém raciocina em termos de equipe. A seleção brasileira não é uma equipe, é um amontoado. A ferrari, a redbull e a maclaren, como outras são equipes. As colocações obtidas na pista rendem a sobrevivência delas. É inadmissível que dois carros possam obter melhores colocações e se arrisquem a jogar tudo fora na pista. É profissionalismo em um esporte que depende muito de dinheiro.
Fabio, não sei em que mundo vc vive. Sempre puxando o saco do vettel e do alonso. A F1 de hoje é tao competitiva q se não fosse o jogo de equipe, nenhum deles teria ganhado tantos títulos. Inclusive o schumacher. Vc escreve como se eles fizessem tudo sozinho. E acho muito arrogante da sua parte a frase “Não retiro nada do que disse”. Que dia vc retirou? As vezes vc não é nem um pouco diferente do Galvão Bueno. O blog foi criado para compartilhamos idéias. Não opinião de um cara só. A diferença sua e nossa é que vc é pago para isso. No seu curriculum não tem nenhuma “especialização” em F1. Portanto vc fala com a mesma emoção q nós torcedores. Seja mais humilde e reavalie alguns comentários q vc faz. abcs.
Pra mim, foi o melhor momento da corrida e apoio a atitude de piloto campeão. Atitudes assim, resgatam os duelos historicos que fizeram da F1 a categoria de maior sucesso no planeta, parabens Vettel!!!!! Se tivesse acontecido com o Massa e o Alonso, hj o Massa seria o maior heroi nacional, mas sabemos que ali não tem sangue de campeão, dai só resta aos frustados criticar e meter o pau no Vettel.
“Ficou feio” escrever uma coisa e depois, em seguida, escrever outra e ainda por cima dizer que “não retira uma vírgula” da primeira, isso sim. Mandou mal, Seixas, muito mal nessa.
Um texto não invalida o outro. Não há conceitos que se chocam. Mas talvez você não tenha lido nenhum dos dois com atenção.
Abs
A questão aqui não é minha falta de atenção, mas sim sua falta de humildade em reconhecer, enquanto “expert”, que foi traído pela transmissão como a maioria dos espectadores comuns. Precipitou-se em exaltar CLARAMENTE a manobra do alemão, e no texto seguinte foi obrigado a relatar a verdade dos fatos e a desonestidade na disputa, embora sem admitir que sentiu-se, de fato, um tolo como todos os fãs da categoria ou até pior por ter enaltecido as tais duas voltas. Não, não houve nada de sensacional na briga desleal pela vitória de ontem como você afirmou em seu primeiro texto sem saber e confirmou ciente no segundo, você sabe disso. Humildade, procure essa palavra com atenção no dicionário. Abs
Desculpe Eduardo, mas basta ler com atenção, o 2º texto corrobora com a intenção do 1º. Foi exclusivamente jornalístico e abraçou com maior transparência um assunto que os leitores precisavam saber.
Puro papo furado.
Ali não tem santo. Alguns pilotos se contentam com a grana (Massa, Barrichelo Pé-de-chinelo, Webber). Outros, além da grana, querem chegar na frente (Senna, mansel, Piquet, Vettel). O resto é besteirol de cronista, obrigados que são a encher a pauta. Vettel passou legalmente. Webber bem que dificultou, mas não teve braço. Bobagem essa teoria de conspiração. Querer comparar o cara com os sacanas do Alonso e do Shumacher é sacanagem. É o tipo do cara (como Senna) que vai pra qualquer equipe, sem escolher companheiro. A Ferrari bem quer levá-lo, mas o chorão do Alonso não deixa, porque não quer concorrencia.
Realmente essa F1 tá ficando corridinha de comadres. Ainda assisto p/ que sei que o Vettel pode dar um show de pilotagem. O dia que ele entrar no esquema das outras equipes paro de assistir. GO VETTEL.
Daqui uns anos o que fica é a imagem do duelo na pista da ultrapassagem sensacional em cima do Webber… Vettel é um campeão nato, esporte é isso e ponto.
“esporte é isso e ponto.” – como já dizia Lance Armstrong!!! Acho que a frase seria melhor assim: “esporte PROFISSIONAL é isso e ponto.”
Daqui alguns anos o que fica é a ultrapassagem DESLEAL de Vettel aproveitando do fato de seu companheiro de equipe ter diminuido o ritmo por ordem da equipe, sendo que a ordem era para os dois diminuirem o ritmo, o que vai ficar é a deslealdade de Vettel com seu companheiro, é o egoismo de Vettel, ate Schumacher que foi o maior, errou algumas vezes, jogando o carro sobre o Villeneuve, Hill parando o carro pra atrapalhar Alonso, nunca se mostrou desleal com o companheiro, nunca foi egoista a esse ponto, ja deu vitoria pro Barrichello, mais d uma vez, em uma das vitorias de Rubens em Monza, eles correram pelo rubens, em Indianapolis ele cedeu uma vitoria ao rubens, mesmo Massa, Schumacher parou em 2006 e disse que deveria dar lugar espaço a outros jovens e q Massa era como seu irmao mais novo, AGORA VETTEL FOI ASQUEROSO, TOTALMENTE EGOISTA.
Bom dia Fábio
Olha respeito sua opinião e das demais pessoas que postoram aqui no blog,mas vou ser muito sincero acompanho formula 1 desde de 1968 muitas muitas coisas aconteceream, mas no momento a formula 1 esta passando por coisas que não acrescentam nada, a FIA se preocupa unica e exclusivamente em diminuir a velocidade dos carros,isso vai na contramão da historia da categoria, não bastasse a desonestidade da Ferrari, a Mercedes e RBS tambem entraram nessa de proibir o companheiro de ultrpassar , Rosberg ser proibido de ultrapassar o Hamilton, foi simplesmente vergonhoso tal como acontece na Ferrari, se continuar assim a Formula 1 vai começar a perder interesse e por consequencia publico é uma pena, e pelo andar da carruagem Alonso não vai conseguir ser TRI andando pela Ferrari apesar da ajuda do Massa ..isso tudo é lamentavel.
Bom dia Arnaldo concordo em número, gênero e grau.
Boa tarde Ricardo
As coisas na formula 1 caminham muito mal, que pena que esta assim.
Abs
Arnaldo, voce disse que acompanha a F-1 desde 1968 e pareçe que se esqueçeu que sempre a F-1 teve 1o. e 2o pilotos. Em 1978, na Lotus de C. Chapman, em várias corridas, Peterson era mais rápido que Andretti mas como o norte-americano era 1o piloto e por ordens da equipe, o sueco tinha que permanecer atrás. Em 1979, a mesma coisa, Scheckter era o 1o e Villeneuve, o 2o e, por ordens de Enzo Ferrari, o sul-africano era o escolhido da equipe para ganhar o título. Quer dizer, isso não é novidade, isso sempre existiu na F-1 e sempre existirá. Em raras ocasiões, a equipe deixou seus pilotos duelarem entre si ainda que era notória a preferência da equipe por um deles. O problema é que o brasileiro é mal acostumado, tem memória curta e só “enxerga” o que quer ver, de acordo com seus próprios interesses.
Arnaldo, voce disse que acompanha a F-1 desde 1968 e pareçe que se esqueçeu que sempre a F-1 teve 1o. e 2o pilotos. Pesquise sobre os campeonatos de 1978 e 1979, por exemplo. Isso não é novidade, isso sempre existiu na F-1 e sempre existirá. Em raras ocasiões, a equipe deixou seus pilotos duelarem entre si ainda que era notória a preferência da equipe por um deles. O problema é que o brasileiro é mal acostumado, tem memória curta e só “enxerga” o que quer ver, de acordo com seus próprios interesses.
É isso mesmo Fabio o não sou fã do Vettel porque com o carro que tem é facil ser melhor pra mim na ordem Alonso e Hamilton são os melhores pq tiram leite de pedra, agora que ele é melhor que webber em fim de carreira isso é o webber é um Barrichelo australiano e só, e tem que ter disputa sim eu sou do tempo que via SennaxProst e PiquetxMansel no braço então deixa queto…
penso que corrida é para vencer. como disse o Senna: a F1 é um tempo perdido se não for para vencer.
porém o Vettel se aproveitou de uma situação, ele deveria ter avisado a equipe, vou pra cima, avisa ele, a equipe ia mandar ele ficar ali, ou avisar o Webber para aumentar o ritimo, foi desleal. o mesmo aconteceu com a Mercedes, porém Rosberg obedeceu.
se fosse na Ferrari, o Alonso não daria passagem pro Massa, se fosse ao contrário, o Alonso faria o mesmo que o Vettel.
pela lógica da pontuação da Ferrari já deveriam começar a beneficiar o Massa..
o porém.
Alonso não é super piloto, e a batida dele, foi infantil, ele está tenso, está sentindo o baque do Massa andar na frente nos treinos. e vai sentir mais em Xangai, ficando ou não na frente do Massa, enquanto o Massa estiver colado nele, ele vai sentir a pressão.
outro ponto… ele disse que é bom pra equipe o Massa andar junto com ele, pois assim podem trocar informações…. interessante, quando o Massa esteve atrás, ele não trocava informações né, agora que tá tomando pau, quer q o Massa dê dicas??? e aqueles 0.5s que ele diz que sempre leva pra equipe??
Até onde vai essa teoria de vcs? Alonso já vai chegar ao mesmo número de pódios do Massa só na Ferrari. Lembrando q Alonso chegou em 2010. Massa já bateu o recorde de Alesi de corridas consecutivas sem vencer, 68. Sua última vitória foi em 2008. Fazia 3 anos q o Massa não largava na primeira fila. E isso tudo foi culpa da Ferrari?…Alonso está sentindo a pressão de Massa só pq ele largou na frente em 4 mas chegou na frente em 3 corridas?…Meu Deus!
Completando, Senna disse “o segundo lugar é o primeiro entre os perdedores”.
O fato é que a batata do Massa queimou e ele só não foi chutado fora da Ferrari porque era interessante pro Alonso ter alguém que não o incomodasse, mas ele caiu de rendimento e Massa tá fungando no seu cangote, daqui a pouco o espanhol vai pedir e a equipe vai sacanear o Massa pra ele vencer, coisa típica de macho alfa.
Aliás de que adianta Massa sair na frente se não pode chegar na frente, já na primeira curva ele não disputou posição com Vettel e já foi abrindo pro Alonso passar, parecia retardatário levando bandeira azul em Mônaco, Alonso é que se deu mal sozinho e Massa nada fez na corrida…..