Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Vettel acabou de fazer um inimigo, que estava quieto e silencioso desde a Turquia 2010. Na disputa por posições é bom que Vettel esteja preparado, embora Webber nunca tenha me parecido um piloto sujo. Bom para Alonso, para Raikkonen e para Hamilton: o “inimigo” agora está dentro da RedBull.
Assino em baixo.
Quando comentei o caso D.Pirroni x G.Vilenueve abaixo pensei a mesma coisa, pena que era uma epoca perigosa e infelizmente o Gilles mordido veio a falecer nos treinos da Belgica.
nao discordo da emocao passada pela ultrapacagem do Vettel mas, ele se aproveitou como o Pirroni daquela vez.
Ah Fábio… acho que é muito mimimi do Webber também… o cara quase tirou o Vettel da pista aqui no Brasil e estava valendo o título Mundial. Alías, se pegar o VT daquela corrida, vai ver que o australiano aliviou pra todo mundo, menos pro “companheiro”. Acho que o Vettel hoje ligou o “f…” e foi pra cima mesmo. Para deixar bem claro os números que cada um carrega no carro.
Não tem como…O Vettel é o cara. É talento puro. Webber é outonal…Então amigo, ainda vamos ter muito o Vettel no alto do pódio. O melhor sempre (ou quase) vence…
Jogo de Equipa sempre teve portanto eu acho que todos são iguais a diferença é que uns mostram o que fazem e os outros são uns moralistas sem moral
Outra coisa engraçada, vindo de um dos comentaristas da TV, quando disse que Massa era o primeiro, logo atrás de todas as grandes na pista!!! Oras, ele era ó último piloto de equipes de pilotos na pista, fora Raikonnem que não estava no seu dia além de equipe mediana !!! Se estivessem todos na pista vá lá mas, achou um modo criativo de dizer “o primeiro dos últimos” !!!!!!
Simplesmente foi exposto que há e sempre houve jogo de equipe, simples assim. E Webber recebe ordem da equipe e obedece mas acaba sendo “punido” na pista há sim que ficar chateado pois, se fosse ao contrário com certeza seria avacalhado pelo Vettel e restante dessa mesma equipe.
“Mudando de assunto” estou gostando de ver a Williams deixar de ser assunto!!! É outra que merece “punição” por causa de suas escolhas erradas que eram bem fáceis de serem descartadas, mas que trabalharam para que fossem implementadas ….
Nossa!! Espetacular seu post, Fabio! Parabens!
O Vettel colocou a faca entre os dentes e mandou um foda-se a esse Mundo Imundo! O Webber ficou azedo querendo não acreditar! O Horner e a Red Bull gostaram apesar dos pesares! E a Globo já quer dar o título mundial ao Massa por estar quatro pontos na frente do Alonso! E a Ferrari erra na estratégia do Alonso na Burrice! E o Hamilton por força do hábito pensou que ainda estava na Mclarem parando no seu Boxe!
Ultrapassagem limpa e perfeita, mas levando em consideracao que o pedido era de manter as posicoes, o Vettel deu uma de Didier Pirroni pra cima do Webber que esta longe de ser um Gilles Vilenueve, mas Vettel com asa aberta nem o Gilles segurava.
Para mim, o DRS dá uma sensação artificial de ultrapassagem, pois somente o carro de ‘trás’ pode-se valer de tal uso. É claro que, com menos arrasto, a velocidade será maior. Mantenho a minha opinião de que isso deveria ser banido da F-1. E mais, é difícil evitar a ultrapassagem, a não ser que o piloto cometa algum erro e não consiga ganhar a posição. Em relação ao G. Villeneuve, até o momento, nunca vi um piloto dar uma volta quase completa com 3 pneus e em alta velocidade e pilotar com várias voltas, chegando entre os 6 primeiros colocados, com o aerofólio dianteiro destruído e em baixo de forte chuva. Em termos de habilidade, para mim, Villeneuve era superior ao Vettel.
Dos pilotos que você citou, eu tiro o Schumacher e o Alonso dali, pois ambos foram campeões pelo rádio, não com o “sangue nos óio”. No caso do Schumacher, apenas aquele primeiro título em que ele bateu na suspensão do Hill foi “sangue nos óio”, foi estilo Senna em Suzuka contra Prost… Apenas o primeiro título do Schum e os 2 de Alonso (após a era do “sangue nos óio”), também, ocorreram com carros equilibrados em relação aos dos adversários! Vettel foi campeão apenas quando teve carro bem superior! alonso foi campeão com Renault (seria uma Lotus hj). E, sim, ele se aproveitou do pedido de alívio da equipe em relação ao Webber. Webber tinha aberto 5 segundos em relação ao Vettel! Aliviou, se ferrou! Eu concordo que o rádio não deve existir mais na F1! Abortem o rádio! Legal foi a disputa na Nascar hj! Emoção do começo ao fim! F1, infelizmente, está virando esporte de menininha…
Concordo com voce, tirar o rádio seria muito bom, voltando ao uso das placas.
VETTEL MOSTROU AO MUNDO TODO, O QUE UM PILOTO DE VERDADE ESTÁ FAZENDO NA PISTA QUANDO ESTÁ CORRENDO, QUE É DISPUTAR E SEMPRE COM GANA DE VENCER E NÃO SE CONTENTAR COM SEGUNDO LUGAR, COMO OS PILOTOS BRASILEIROS, BARRICHELLO E MASSA SE SUJEITARAM PARA FICAREM RICOS E NUNCA SEREM CAMPEÕES MUNDIAIS. O WEBBER FICOU RECLAMANDO TODO, POR QUE ELE NÃO AUMENTOU OS GIROS DO MOTOR E PERSEGUIU O VETTEL DEPOIS QUE FOI ULTRAPASSADO PARA RETOMAR NOVAMENTE A SUA POSIÇÃO, JÁ QUE ESTAVA BEM NA CORRIDA? O VETTEL JÁ VINHA RÁPIDO ATRÁS DELE BEM ANTES DO PIT STOP, LOGO MOSTROU QUE ESTAVA MAIS RÁPIDO MESMO, POIS QUANDO PASSOU, ABRIU QUE O CANGURU NÃO VIU NEM SOMBRA DE SEU CARRO. O CHRISTIAN HORNER NÃO TEM PODER PARA ENQUADRAR O VETTEL E NINGUÉM PODERÁ FAZER ISSO, NEM O HELMUT MARKO, EM QUE SE O VETTEL CISMAR, DÁ UM PÉ NA BUNDA DELES E NÃO VAI FALTAR EQUIPES ATRÁS DELE, POIS QUEM NÃO QUER UM TRICAMPEÃO DO MUNDO NA EQUIPE… FERRARI QUER PORQUE QUER ELE PILOTANDO LÁ UM DIA, E A MCLAREN TAMBÉM NÃO FARIA ESFORÇOS PARA TRAZE-LO, LOGO É MELHOR A RBR FICAR QUIETINHA, POIS PREFERIR FICAR DO LADO DO WEBBER QUE NUNCA GANHOU NADA E AINDA ESTÁ EM FINAL DE CARREIRA NÃO FAZENDO O QUE O TIÃO ALEMÃO QUER, SERÁ ATESTADO DE BURRICE E PERDER UM PILOTO FANTASTICO QUE É O VETTEL.
Se as ultrapassagens forem proibidas entre companheiros de equipe na Fórmula 1, o esporte estará IRREMEDIAVELMENTE condenado.
Se fosse contra um brasileiro, todo mundo estaria chiando (Barrichello x Schumacher; Fittipaldi x Peterson; Massa x Alonso).
Na qualidade de alguém que acompanha o esporte desde 1976, só não pode haver troca de carro (Chapman forçou Ronnie Peterson a correr com o carro que o matou em 1978, no GP de Monza. Por outro lado, nos treinos do mesmo GP de Monza, em 1970, Rindt pegou o carro reserva de Emerson e morreu).
Precisamos parar de defender os bonzinhos e admitir que o esporte vive de ultrapassagens e brigas, dentro e fora da pista. É isto que deu e dá audiência.
Não se trata de saber quem é melhor… Nem se discute isso, mas a partir que ele desrespeita uma ordem dos boxes, abre um precedente par o Webber fazer o mesmo… Em jogo estava o interesse da equipe e não do Vettel… Agora em diante o Vettel não terá um companheiro de equipe, mas um adversário na mesma equipe… Agora vai ter que valer pros dois lado! Ou Vettel acha que isto jogo de equipe só vale qdo ele tá atrás?
não concordo com o sr Jean Alesi a não ser que picaretas na lingua dele quer dizer pilotos fantasticos coisa que ele não conseguiu ser
Para que Vettel fosse perfeito só faltou a sinceridade. Concordo com o blog que ele se aproveitou de uma informação interna… E
b e s t a foi o Webber que acreditou que seu companheiro de equipe cumpriria a tal ordem…
Por isso reafirmo: faltou a sinceridade de Vettel, faltou que ele confessasse que ultrapassou seu companheiro porque queria ultrapassá-lo e ponto. Quanto ao fato de que o carro dele, Vette, estar mais inteiro do que o outro isso faz parte da corrida. Aliás, é por isso e por tantas outras coisas que as ultrapassagens acontecem…
Dá-lhe Vettel! E rolou até dedão, hahahahahahahaha
Neste caso Vettel errou feio. Ele nao avisou aa equipe que nao respeitaria a ordem e quanto atacou Webber levou vantagem pois este nao teve as mesmas condições para se defender, pois estava com o motor a menos giros. Portanto ele foi extremamente desleal. Nao podemos confundir sede de vitoria e sangue nos olhos com esperteza e deslealdade.
Pegou mal para ele e terah prejuízo fortíssimo a sua imagem, pois ao contrario de como pensamos aqui Brasil, lah fora este tipo de “esperteza” nao eh vista como algo positivo.
Quanto aas ordens de equipe, nada mais lógico. A formula 1 eh, alem de esporte individual, um esporte coletivo. Nao vejo nada de errado com as ordens dadas por Red Bull e Mercedes – sao lógicas e protegem o investimento das equipes.
Porem nem toda ordem de equipe eh correta em minha opinião. Exemplo: quando a Ferrari deu a ordem para Barrichello deixar Schumacher passar, isto nao representou mais pontos para a equipe e deu pontos nao merecido a Schumi na briga pelo campeonato de pilotos. Neste caso, pilotos que nao recebem estes beneficios de seus companheiros de equipe levam devantagem na briga pelo campeonato.
Sem dramas, essa vitória fica pelo GP Brasil 2011 onde Vettel recebeu ORDENS para maneirar e deixar Webber vencer! Pelo menos, o alemão venceu na raça sem ajuda!!!
Agora, DURO MESMO é ver o espanhol devolver os favores que Massa deu em 2010/12.
E foram cinco provas, Alemanha 2010, Itália, Koreia, USA e Brasil 2012. Fora esse GP da Austrália 2013 onde muito consideram duvidosa…
Vettel nao venceu na raca, pois Webber estava com menos giros no motor. Se ele tivesse avisado que nao respeitaria a ordem, Webber poderia se defender em iguais condições.
Quanto a Alonso devolver os favores de Massa, ainda estamos cedo no campeonato, mais se no final Massa estiver na briga pelo campeonato e Alonso sem chances, provavelmente Alonso ajudarah Massa. Porque nao? O difícil eh isto acontecer… rsss.
Concordo com Fabio com Estilo sangue nos óio de Vettel, mas acredito que o campeonato vai ficar muito interessante pois quem está com sangue nos olhos são os segundos pilotos de Red Bull, Mercedes e Ferrari eles Webber, Nico Rosberg, Massa parecem não estar nenhum pouco satisfeito em serem segundas opções alias ninguém gosta de ser a segunda opção, ai fica para os chefes de equipes fazerem suas explicações espero que consigam, será um excelente disputa e tomara que Romain Grosjean também se enrole com Räikkönen, Button versus Perez também não esta descartado e só assim para termos um campeonato mais disputado e emocionante com massa Campeão..
Acho que as corridas de F1 deveriam acabar após o último PIT… Pelo menos as equipes já definiram isso.. não existe mais competição…
cara, o vettel teve ajuda, não foi na raca.. imagina disputar uma reta com motor 18k rpm contra um com 17k rpm, sendo o primeiro com a mistura top de classificação. e o outro com mistura economica… num rola… o Vettel pegou o Webber de surpresa, pois para o Webber, o vetel ia andar perto mas não tentaria, na hora que viu ja era, na próxima ele não irá reduzir o carro com certeza.
quanto ao Massa, se o Espanhol retribuir. o Massa é campeão. afinal é muita coisa. e pensa, se a equipe tivesse dado o o pit antecipado ao Massa em Melbourne, o massa agora estaria com 28 pontos… e o Alonso com 12 UIAAAA!!!!!!
na verdade mesmo quer saber? se a Ferrari não pensasse so no Alonso, eles teriam vencido com o Massa em Melbourne. eles ficaram pensando em como tirar o Alonso de trás do Vettel e Massa. se favorecem o Massa para passar o Vettel. ele teria apanhado o Kimi.
Vettel acaba de se matricular na escola dos picaretas, onde Senna, Prost e Schumacher se graduaram e Alonso se pós-graduou.
Verdade, porem ainda acho Prost o mais vigarista dos vigaristas.
Thiago, e na minha opinião, o Senna foi o mais vigarista de todos. Portanto, estamos “empatados”.
Único ser humano antes e depois de Cristo a ter contato com uma nave de outro mundo(sonhei que era William “Mac” Brazel do caso Roswell, morram de inveja!!! Outro dia sonhei que era um cavaleiro templário do século XIV). Posso afirmar geologicamente, essa temporada da F-1 tem tudo para ser uma das melhores de todos os tempos! Agora, imagina Vettel faturar mais uma, a de 2010/12 foram fantásticas, mais uma o espanhol cospe fogo de raiva.
Posso garantir de forma flexível, pragmática! “Não estamos sozinhos, e é cada um por sí, fodeu”
Caso Roswell
http://agrandeconspiracao.com/roswell/ros1.htm
O seu comentário está contaminado pelo o que havia escrito antes. Você mesmo mencionou isso.
Acho essa discussão ridícula. Na boa Fabio Seixas chamar o Vettel de mau carater porque passou seu companheiro de formal limpa na pista? Comparar com as atitudes de Alonso e a Ferrari é surreal. Na Ferrari nada se decide na pista. Tudo é feito por baixo dos panos. Nao se esqueçam que o Alesi seria campeão na Ferrari e por ordens do Schumi esqueceram a roda. Algo difícil de acontecer em uma equipe mediana, quem dirá numa gigante como a Ferrari.
Vettel foi extremamente mau caráter. Ele nao “passou Webber de forma limpa na pista”. Webber nao esperava a tentativa de ultrapassagem e estava poupando o carro, segundo as ordens. Se Vettel tivesse avisado claramente que nao respeitaria as ordens e dado chances iguais a Webber seria menos ridículo. Mesmo assim, ainda seria mal caráter, pois nao estaria respeitando um acordo feito antes da corrida.
Ta certo Tiago. Ele vez sujeira ao ultrapassar o companheiro? Se o Webber quer passear vai andar em Copacabana! Aquilo é corrida! E na corrida quando o piloto chega ele nunca será pego de “Surpresa”!
O fato é que ele estava com pneus no bagaço e Vettel estava mais rapido!
Vettel pode ser o vilão por ter ignorado a ordem da equipe, mas isso não muda o fato de ele ter resolvido isso na pista! De forma limpa!
Lembro que a primeira corrida do Barrichello contra o Schumi na Ferrari. Barrichello terminou com 200 kilos de combustível extra pois um mecânico errou nas contas. Ainda Assim Barrichello chegou muito perto do Alemão. Isso sim é jogar sujo!
Cara, voce inventa cada uma “200kg a mais de combustivel”, ” por ordens do Schummi esquecam de a roda” Voce poderia ser roteirista de cinema
Isso ta lembrando o acordo de Senna e Prost na primeira volta que Senna, sempre ele, não manteve
Ímola, 1989
O único compromisso que o piloto tem antes de uma prova, é com ele mesmo, ou seja , VENCER! Se for para ser desta forma, combinando antes nos boxes quem vai ganhar e quem vai perder, dentro da mesma equipe e em condições iguais ( No início do campeonato não se sabe quem vai estar melhor na reta final), é melhor acabar com essa palhaçada e partir para outra coisa. Onde se consegue ver honestidade na atitude da Mercedes com o Rosberg? Se o carro do Webber tinha de ser poupado para o trecho final da prova, problema dele e da equipe que não usou a estratégia correta para o carro chegar na mesma condição do carro do Vettel. E o Vettel vai ser penalizado por isso? Ah! Tenham dó. Isso é CORRIDA de automóveis, não passeio entre comadres. Dá-lhe VETTEL!!
Fábio, de onde vc tirou que o Alesi seria campeão pela Ferrari? Quando o Schumacher entrou ele foi para então Equipe Beneton…essa história citada por você nunca existiu…
Desculpe confundi com Edie Irvine. O ano foi 1999. Shcumi quebrou as pernas em um acidente e ficou fora o resto da temporada. Seria campeão mas a Ferrari deixou ele sem roda no Pit Stop. Se vc João Paulo acompanhasse automobilismo lembraria da histórima mesmo com o meu erro pois foi algo absurdo na época e mostrou o Poder do Schumi no time vermelho.
É errado voce ter poder dentro da equipe? Amigo, sem poder, voce não consegue nada. E Schumacher foi para a Ferrari para torná-la campeã novamente. E conseguiu.
isso que dá não saber ler…
Vettel fez sujeira, mas compará-lo com Alonso de fato é incabido.
Infelizmente eu não tive chances de ser campeão na Ferrari. O cara que esqueceram a roda foi o Irvine.
Surreal era achar até antão que só a Ferrari fazia jogo de equipe
Jogo de equipe sempre existiu na F-1 e sempre existirá. Brasileiro tem memória curta.
Schumarcher e Alesi nunca formaram dupla na F-1. Acho que voce deve ter se referido ao Eddie irvine.
O GP DAS DESCULPAS, Vettel pede desculpas para Webber,pede com os pontos no bolso, Hamilton pede desculpas para Rosberg, pede tambem com os pontos no bolso, Mac Larem deveria pedir desculpas para Hamilton por não servir café em sua parada de vista, kkkkk, e Domenicali pede desculpas e assume o erro da permanencia de Alonso na pista com a asa quebrada, mas esperai, semana passada o Alonso teve iniciativa propia de trocar os peus 4 voltas antes e hoje?, resoleu acatar ordem da equipe, kkkkkk, ta dificil.
Galera,
Foi apenas a segunda prova. tem que haver disputa sim! nao existe essa de guardar posiçao, como aconteceu com os Mercedes e como aconteceria inevitavelmente com os Ferrari. E foi justamente por isso que o Massa nao quis ir mais pra frente, porque seria a posiçao do Alonso se, se tivesse permanecido na carrera, no?
Pra quem acompanha a F1 desde os anos 70, ou ler a história dela, verá que o Emerson Fittipaldi nao foi bicampeao em 1973, porque esperou ajuda de Ronnie Peterson, que era mais rapido e o Colin Chapman, o dono da Lotus, a orginal, simplesmente deixou eles se resolverem na pista, mesmo tendo sido campeao o pilotaço da Tyrrell Jackie Stewart. E o próprio comendador Enzo Ferrari queria, deixava que a disputa fosse unicamente na pista, mesmo que a disputa terminasse em batida dos seus carros. Sendo uma disputa limpa como foi a de hoje é muito emocionante e foi uma melhores que ja houve.
Em 1979, Villeneuve teve que se contentar em ser 2o piloto pois Jody Scheckter era o escolhido por Enzo Ferrari para disputar o título.
Não vejo nada disso. Só vejo nisso a competição que deve haver em todos os sentidos. Deixemos de lado os entretantos e vamos à corrida. Deixemos patrocínios, nacionalidades, outros compromissos. Foi muito bom ver o Vettel assumir a corrida corrida. Os tratos, contratos e distratos ficaram para depois e pudemos apreciar a disputa efetiva. Que seja assim também nas outras equipes.
Acho que tem algo estranho nessa história. Porque, depois do retorno do Webber, o Vettel já tava em cima dele! Como a Red Bull poderia pedir para o Webber diminuir o ritmo no meio da disputa? Ou, se a ordem foi nos boxes, ele já havia mudado o giro do motor? Fora isso, até que o Webber voltasse dos pits, pq o Vettel teria que diminuir o ritmo? Para mim, o Webber tá de conversa mole para posar de vítima. Não fazia sentido pedir para o Vettel aliviar até o retorno do Webber dos boxes, pois ele ainda podia tentar passar durante os pits. Calhou que o Webber voltou com o Vettel grudado, e com os pneus já aquecidos! Aí o Vettel aproveitou os pneus frios do Webber e foi para cima. A equipe pode ter ficado puta pq eles podiam bater. Mas essa história de que o Webber tava com giro menor do que o Vettel na hora da briga parece choro de perdedor. Ou ele esperava que o Vettel, que parou antes, tinha alguma obrigação de aliviar ANTES da parada dele? Se o Webber tivesse voltado ums 3 segundos na frente do Vettel, eu acreditava nele. Como não foi o caso, acho que é mimimi.
Luiz, parece que vce não conhece a F1 que vce assiste.Não tem como mentir sobre o giro do motor. Por isso se tem a telemetria. Há dispositivos no volante para alterar a injeção do combustível, por conseguinte a rotação do motor.Ou vce acha que na F1 o piloto pilota sozinho? Ele pilota o carro com as informações que ele manda para o box e também recebe do box.Vce já imaginou,ao longo dessas temporadas, quantas vezes Weber tem recebido ordens da equipe para tentar impedir que um piloto concorrente chegasse perto de Vettel? E é por isso que as equipes têm dois pilotos.
de todos os pilotos campeões que apareceram na F1 nos ultimos anos o Vetel é o mais boa gente de todos, o Weber parece mais um massa da vida, faz uma corrida boa aq a li, mas no geral é bem normal como piloto. chega de mimimi Weber
Quando o Massa obedece todas as ordens sem pestanejar logo chove uma caralhada de críticas, chamando-o de mercenário, vendido, e tudo mais. Agora que o Vettel não obedeceu a equipe é desleal, arrogante e o capeta a quatro. Decidam! É louvável mandar a equipe ir tomar no cu e partir pra cima ou é louvável ser pau mandado do rádio?!
Sinceramente, fodas o do Webber, não tem metade do talento do Vettel e confiou no rádio sabendo que atrás vinha um cara mais rápido e que corre sempre pra vencer. Ele viu que o cara tava vindo e mesmo assim continuou com os giro em baixa? Azar o dele… aqui na minha terra tem aquele ditado que diz “Sempre tem que se confiar desconfiando”… deu mole e chupou uma manga azeda. Eu quero é mais ver o pau quebrar mesmo. Acho ridículo não o que o Vettel fez, mas sim o que o Rosberg fez, menos de meio segundo atrás do Hamilton e nem pra abrir o DRS nas retas ele estava abrindo pra tentar uma ultrapassagem na reta mesmo, sem correr riscos… isso sim é digno de críticas, piloto que corre pra fazer volume é que merece ser criticado, não o piloto que corre pra vencer.
Fica a dica ai, Webber
Se ultrapassa é vilão, se não ultrapassa é bundão!
Então é melhor ser vilão que bundão! Eu no lugar do Nico Barrichello desligava o rádio e ia pra cima do Luizinho…
Fácil falar de fora. Nico nao eh Vettel. Caso fizesse isto, tava fudido dentro da equipe, que estah apenas procurando uma desculpa para transformar Luizinho em primeiro piloto. Na verdade ele foi inteligente e estratégico ao segurar o ímpeto de passar.
Os dois pilotos tinham um acordo pre-estabelecido antes da corrida. Entao o que o Vettel fez foi realmente ridículo. Rosberg respeitou o acordo entre os pilotos da Mercedes.
Também gostaria de ver o pau quebrar, mas na Formula 1 de hoje, as equipes nao podem desperdiçar pontos bobos e tem que proteger seu investimento, caso contrario tem menos dinheiro para o desenvolvimento dos carros e ficam para trás.
Posso ser romântico demais, “das antigas” demais, mas sinceramente, queria ver alguém enfiar na cabeça de Piquet e Mansell, ou pior ainda, Prost e Senna, que o importante é salvar o investimento da equipe… aham! Queria ver se falassem tanto pro Senna quanto pro Prost “Ai caras, agora nada mais de disputa, já foram os ultimos pits, tragam as crianças pra casa” se eles iam dar ouvido. Iam era mandar uma banana pro pitwall e degladiar até o fim pela vitória… isso é automobilismo, é isso que eu quero ver e é isso que chamo de “ver o pau quebrar”.
Se fosse na Ferrari , estaríamos xingando o chefão, mais como foi na Red Bull, que geralmente deixa os pilotos se pegarem na pista, e algo que gera polemica, acho que Vetel devia ter seguido as ordens da equipe, pois duvido que em outras oportunidades Weber não o fez, para que Vetel conquista se vitorias, então o alemão errou, mais errou de forma bonita, mostrando que o esporte ainda existe, e que numa formula 1 em que a qualidade do piloto, a capacidade de fazer ultrapassagem e vencer corridas, fica as e vezes esquecidas e um radio decide uma corrida ou até mesmo um campeonato como ja aconteceu com Raikonen. parabens Vetel e Webber na proxima não deixe ele passar de o troco dentro da pista que é mais bonito, e dona ferrari aprenda com este exemplo!!! pare de acabar com corridas do Massa, td mundio sabe que Alonso e Massa são pilotos iguais se vcs deixarem o Felipe vai da um pau no Alonso, deixem ele correr pra vencer!
“Massa e Alonso iguais?” Gostei da piada, ri alto.
Amigo, sou brasileiro tanto quanto você, mas MASSA e ALONSO iguais!!! Essa foi a melhor piada do dia. Sejamos pelo menos imparciais. Você como a grande maioria dos brasileiros pode até não gostar de ALONSO, mas não reconhecer o seu talento é um pouco demais. Aliás o que MASSA fez na corrida sem o ALONSO na pista? Ou foi culpa da FERRARI novamente? Menos fanatismo, bem menos.
em momento algum em meu comentário falei da capacidade de Alonso, quando disse pilotos iguais, me referi que eles devem ter as mesmas condições dentro da equipe, ou vc acha que Massa e Alonso tem o mesmo carro? quem vé ou entende um pouquinho de F1 sabe que ALonso tem muitas regalias dentro da Ferrari que Massa não tem.
Não sei como as pessoas ainda podem compactuar com essa intervenção esportiva que as equipes fazem, e tirar toda a emoção da disputa. Vettel está certíssimo, ele avisou q não iria diminuir, por que o outro não acelerou também? Parabéns pro Vettel, que tem o verdadeiro espírito competitivo que este esporte deveria exigir. Como espectador, estou farto dessas marmeladas, e além de tudo, ter que ouvir que ele tinha que deixar o companheiro ganhar.
Ele nao avisou que nao iria diminuir! Foi safadeza pura. Isso nao eh espirito competitivo, pois a formula 1 (concorde ou nao) eh um esporte coletivo alem de individual. Eh o mesmo caso de um jogador que deixa de passar a bola para um companheiro mais bem colocado, arriscando perder o gol. O piloto eh contratado e corre para a equipe. Eh um empregado. Sei que muita gente acha que isto esta errado, mas eh a realidade.