Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Baba baby baba
Vettel esta de parabens, se voce tem carro para passar tem que disputar essas ordens de equipe estao erradas aonde ja se viu , se nao e esporte duvido o Senna nosso grande campeao receber uma ordem dessas,abracos.
Queria saber qual seria a reação de “Seb” se, qdo ele chorou “mandem Mark encostar pra eu passar”, a ordem viesse e Webber não a acatasse. Legal, sim, ter pilotos com sangue nos zóio, mas o cara só obedecesse ordem qdo lhe convém? Forte candidato a Dick Vigarista, sim, senhor!
Webber nunca terá uma atitude de Vettel, assim como Massa nunca terá atitude de Alonso. Aliás, Barrichello e Massa nunca tiveram atitude de Senna, Piquet ou Fittipaldi. São bons pilotos, mas para ser campeão, é necessário ter atitude de campeão! Fábio, você acha que ainda irá demorar muito para termos um piloto brasileiro competitivo para ser campeão na F1? Já faz 22 anos… Abraços
Juan Manuel Fangio campeão BONZINHO??? Deixa eu me agachar…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova da temporada de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido muito antes da temporada terminar.
Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que os dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.
Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:
“Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”
Peço licença a quem estiver lendo…HAHAHAHAHAHAAHA!!!
Em 1958 no temido Inferno Verde, circuito alemão de Nurburgringtar Collins morreria em um gravíssimo acidente. O piloto foi cuspido para fora do carro ao bater contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colônia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.
Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para ceder o carro a Fangio. Luigi Musso se recusou, mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo CAPACHÃO Coulthard…Collins foi um banana essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio.
Alguns vão lembrar que corridas em duplas ou trincas eram permitidas na década de 50. OK, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro de Fangio quebrava, ele sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor. Oras, assim é fácil ser pentacampeão…E ainda tem gente que sataniza o Schumacher…o alemão sequer dependeu de pontos de Rubens pra ser campeão! Sem os pontos que Massa cedeu, Alonso não brigaria pelos títulos de 2010/12. O espanhol é um baita piloto, mas também precisa de ajuda pra se manter na briga. Não da pra fazer dramas já que vários campeões foram favorecidos!
Jogo de equipe nos dias de hoje é piada perto do que acontecia na década de 50. Se Fangio podia ser favorecido nas equipes Alfa e Ferrari, Schumacher e Alonso não podem em suas épocas? A equipe Ferrari é a mesma, o esporte o mesmo, a ética pelo jeito também não existia só importava a vitória. Collins quis sair pela tangente dizendo que foi camarada(foi é trouxa), mas o fato é que um piloto foi favorecido em Monza-56 e outro prejudicado…
LAUDA BONZINHO??? Não tenho mais forças para rachar de rir…
Na última corrida em 1975 Regazzoni era retardatário, quando Lauda se aproximou Rega facilitou a ultrapassagem ao companheiro, mas quando Fittipaldi que brigava pelo título com Lauda se preparava fazer o mesmo…Regazzoni simplesmente impediu a ultrapassagem de Emerson por seis voltas, ignorando terminantemente as bandeiras azuis. Quando o diretor de corrida mostrou a bandeira preta, Regazzoni deixou Fittipaldi passar. Luca de Montezemolo, o diretor desportivo da Ferrari protestou com a decisão com a direção de prova, já Regazzoni encostou pouco depois o carro, em sinal de protesto. Os caras trapaceavam na cara dura e ainda queriam ter razão.
Ok, era a última corrida e jogo de equipe ajudaria Lauda ser campeão, mas o que aconteceu nessa prova foi uma tremenda falta de ética esportiva. E não estou criticando porque um brasileiro foi prejudicado, estou mostrando vários casos de favorecimento antes e durante a F-1. Regazzoni estava fora da disputa como retardatário, devia ficar em cima do muro e deixar a disputa entre Lauda e Fittipaldi. Contudo, o estrago já estava feito. Lauda ficaria definitivamente na frente da corrida, com Fittipaldi no segundo lugar.
Eu pergunto, se faltou ética a Schumacher na última corrida em 1997, também faltou ética a Ferrari na última prova em 75. Só Schumacher foi excluído do campeonato, evidente que Regazzoni recebeu ordens antes da prova pra ajudar Lauda. Mas como era difícil provar algo naquela época, nada aconteceu a Ferrari, imaginem como era fácil trapacear nos anos 50,60,70/80 mostrando apenas placas de códigos aos pilotos. Dizer que jogo de equipe é invenção da Ferrari e que aconteceu a partir da época Schumacher-Ferrari, no minimo é falta de informação. A internet esta aí pra quem quer se informar, quem quiser saber da verdade que estude o caso, quem não quiser que continue sendo teleguiado pelo Galvão. Tirando os anos de 88,89 ao lado de Prost, Senna sempre foi favorecido nos times. Até Cecotto entregou que o brasileiro era favorecido na equipe, e estamos falando de um time mediano, a Toleman.
“A Toleman não tinha estrutura para dois carros iguais, o meu sempre incorporava as soluções antigas às do Ayrton. A alimentação de combustível do meu motor era mecânica, de 1983, enquanto a dele, eletrônica, a nova.” Mais “Nesse dia, em Donington, eu finalmente poderia testar e em igualdade de condições. Até então a Toleman apenas chamava Ayrton para os treinos particulares”, lembra Cecotto, com ar ainda de insatisfação.
“Estabeleci um tempo um pouco melhor que o de Ayrton, a partir desse dia nossa convivência mudou. Ayrton tinha um caráter muito forte, difícil, desejava tudo para si, queria a equipe ao seu redor. Mesmo depois desse episódio do teste não tivemos problemas de relacionamento. Lastimo não termos prosseguido como antes, Ayrton se afastou, simplesmente”, conta o venezuelano. “Nas reuniões com os engenheiros Ayrton tornou-se mais frio, distante. Passamos a trabalhar para nós mesmos.”
Como podem ver, Formula um é um ninho de cobras, mas quantas pessoas no dia-dia falam o mesmo no serviço? Estamos no planeta terra e não em um paraíso, aqui quem pode mais chora menos.
Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be
Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be
Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canada 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D Hill entrega posição a Prost GP França 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be
Assista a partir de 9:54 os comentários de Galvão e R.Leme.
gp da italia 1993 (Italy Grand Prix 1993)
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA
Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be
Muito curioso esse caso na Willams em 93, uma equipe inglesa com um piloto inglês, favorecendo um piloto francês! Imaginem isso acontecer em um time brasileiro, Galvão ia tacar fogo no planeta.
Massa entrega posição intermediária a Heidfeld na Sauber
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related
Fisichella entrega posição a Alonso
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1
Ralf Schumacher recebe ordens para não tirar vitória de Hill
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related
Sob ordens de J.Todt, Barrichello deixa Schumacher passar na última volta,GP AUT 2001
http://www.youtube.com/watch?v=-u7EEdscVJI
Líder Coulthard entrega liderança a D.Hill-GP Portugal 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.
F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Mikka. Williams e Mclaren fizeram acordo pra derrotar a Ferrari nesse GP. Villeneuve até entregou uma dobradinha a Mclaren
David Coulthard(líder) allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren…
F1 2011 Red Bull’s team order to Webber ‘Maintain the Gap’ – Silverstone
http://www.youtube.com/watch?v=TYPCS3VXxGY
Abaixo, Mark Webber diz como viver com as ordens de equipe, onde os pilotos da mesma equipe são orientados a manter sua posição ou deixar um companheiro de equipe ultrapassar, isso têm sido a realidade de F1 por décadas. Se não esta bom, porque renovou com a RBR? Ele podia ir para a Mclaren no lugar de Lewis…Ecclestone dava uma força!!!
Mark Webber team orders part of F1 ‘for decades’
http://www.youtube.com/watch?v=r7Teadf7foo
Gilles Villeneuve teve que engolir calado uma ordem de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre a situação de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da “armação”.
Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo
Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, nem Ferrari ou Lotus permitiram. Veja bem, Peterson e Villeneuve tinham chances reais de serem campeões, diferente dos tempos de Rubinho ou Massa nos últimos três anos. A coisa era muito pior no final dos anos 70, e grandes pilotos como Ronnie e Gilles não podiam fazer nada…
No vídeo abaixo, outro momento que a Ferrari favoreceu o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1, era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.
F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY
Nos anos 80 houve casos em que o piloto não aceitou ordens de equipe, mas o fato é que elas existiam. Reutemann, Pironi e Arnoux receberam ordens para deixar o companheiro vencer, mas nenhum deles cedeu a equipe. Arnoux deu um chute no traseiro da equipe Renault em 82 e foi correr pela Ferrari em 83, foi seu melhor ano na F1. Arnoux evita falar dos tempos de Renault ao lado de Prost…mas atitudes como essa só mostra a personalidade do piloto. Vejam o retorno de Raikkonen, ele teve que arrumar um forte patrocinador pra correr pela Lotus. Kimi não caiu na frescura de escolher equipe para seu retorno. Começou em condição inferior e esta brigando contra as feras, isso só valoriza o piloto, imagina se ele consegue o título. Kimi campeão seria um BOFETADA NA CARA de certos pilotos que ficam anos se submetendo as caprichos da equipe. Barrichello e Massa se acomodaram com a situação na Ferrari, muito graças ao altíssimo salário que recebem…
Rubinho ficou anos choramingando como se fosse o único injustiçado na F1, simplesmente ridículo! Se teve jogo de equipe na AUT 01-02, Rubens também fez parte da “armação”, também leva sua parcela de culpa, o mesmo serve para todos, não adianta reclamar depois.
Não esta bom, mude de equipe, mas que fique ciente se não dominar o companheiro regularmente na pista…uma hora vai receber ordens do time!
Aposto que foi o Marcelo (chato para baralho) que escreveu isso, ai que preguiça desta mala. Ninguém lê estes post gigantes seu chato.
Esse marcelo é um panaca. Ninguem le isso, seu manéM
Se o que foi dito sobre a ordem da RBR para o Webber economizar e o Vettel com isso se aproveitou, foi RIDÍCULO a atitude do alemão! E tão ridículo quanto alguém defendê-lo sob essas circunstâncias.
Em condições de igualdade tem que brigar mesmo. Mas se o Webber tava seguindo uma sugestão da equipe e poupando equipamento e confiando que as posições não seriam alteradas, o Vettel se queimou legal nessa. Péssima atitude!
Sobre o Hamilton x Rosberg… o alemão atacou 2 vezes o inglês e tomou a posição, no entanto o Hamilton deu o troco e recuperou nas 2 vezes. Depois, já nas voltas finais, o Ross Brown preferiu completar com os 2 carros do que com nenhum. Atitude certa para um equipe em ascenção que precisa mostrar resultados urgentes pra mostrar que o investimento vale a pena. Antes da decisão do Ross Brown, o Rosberg teve 2 chances. E nas 2 ele levou o troco do Hamilton. Então, sem choro!
Pedro valeu por seu comentário! E detalhe o Rosberg não foi tão amigo assim do Lewis. Roberg conhecendo o Lewis sabe que é duro de ser ultrapassado. E pedir para ele abrir é de mais …..
Campeão que é campeão, não se contenta com a 2ª posição! Agora questionar a “honestidade” só porque sabia que houve a ordem para diminuir os giros para preservar o motor ou qualquer outra coisa, tenha dó!!! O cara tinha pneus mais novos, carro mais inteiro e ele é infinitamente melhor piloto que o Webber!! Aposto todas as minhas fichas que se tem alguém que brigará pelo título da F1 em 2013 pela Red Bull, será o Vettel e não o Webber! Creio que dessa vez ele deveria deixar passar e acatar a ordem da equipe e logo após o término da corrida comunicar “sutilmente” a equipe de que aquilo não ocorreria mais, assim como fez Senna no GP do México em 88. Ah, e teve um cidadão aí que em suas declarações me fez rir muito, dizendo que Piquet, Senna e Prost, não eram bonzinhos, mas sempre ganharam honestamente! Ora, quem não se lembra do caso do reservatório de água de Piquet (citando apenas 1 (um) único caso sobre o Nelsão)??? Isso foi honesto??? E do Prost, logo após abandonar a corrida do Japão de 89, por ter jogado o carro pra cima de Senna naquela chicane e provocado a colisão e logo após o acontecimento, correr feito uma louca desvairada para a sala da diretoria e exigir a desclassificação de Senna (utilizou-se de regulamento, é verdade), tbm foi uma atitude honesta?? E quem foi o Campeão naquele ano??? O título foi Honesto, o Prost mereceu??? E Por fim, a vingança de Senna contra Prost, foi honesta??? É claro que não, foi lindo ver Senna devolver na mesma moeda, mas não foi uma atitude “honesta”! Campeão de verdade, está acima destes questionamentos!!! Competir é bom, mas vencer, seja de qual forma for, é IMPRESCINDÍVEL!!!
gostaria de ouvir o Piquet sobre este mando dos chefes, certamente, ele não estaria nem aí, o que vale é competir. Weber também tinha informação que vettel se aproximava, e a corrida acaba quando termina as voltas, e não podemos pedir para vetel tirar o pé, afinal eles concorrem, competem. é que nem pedi para outro time de futebol não atacar mais.
Massa e Rosberg = pau mandado. Acredito que Massa se prejudicou muito (psicologicamente) por isto. Vetel não!! espero que ele não se dobre a isto.
Mais Vetel que todo mundo. Alonso chora porque massa não deixa ele passar. Outro chorão
Só sei de uma coisa, depois dessa eu vou torcer pro Weber.
1000x um piloto sangue nos olhos e faca na boca que um MASSA INSOSSO.
Pena o Alonso ter detonado o carro já na largada e o Hamilton não ter carro para chegar nas Reds.
Jackie Stewart campeão bonzinho???? kkkkkkkkkkkkkkkkk
Esse hipócrita adora cutucar campeões de gerações a frente(principalmente Senna e Schumacher), mas ele mesmo contou com um forte patrocinador(Elf), um grande projetista(Derek Gardner), mais um chefe de equipe que bajulava(Ken Tyrrell). Lembrando que, F.Cevert não passava de um capachão na Tyrrell.
Menos Jackie Stewart…
O Vettel errou porque faz parte de uma equipe e não seguiu a “ordem” do chefe.
O grande bandido, porém, foi o chefe por dar uma ordem de não ultrapassar em uma corrida de velocidade (aliás os dois chefes, o da Red Bull e o da Mercedes).
Defender o Vettel é ridículo, pois ele usou informações privilegiadas, é algo como espionagem industrial ou cortar caminho para fazer ultrapassagem. Isso independente do fato de ele ser mais rápido ou não.
O Vettel não precisa disso para ser campeão. Está se igualando ao Alonso
Estou aqui me perguntando quando é que foi que nos tornamos tão chatos? O Vettel deu uma prova de como a Fórmula 1 deveria ser.. e vcs defendendo jogo de equipe. Se o carro do Weber estava meia boca, isso é problema dele! Airton Senna já ganhou prova com duas marchas do carro funcionando! Larguem de ser chatos!!
Tem que deixar o negócio “livre”; estas ordens de equipe enchem o saco. Foi sacanagem do Vettel; mas isso faz parte da F1; o Rosberg ficou bravo, mas “aceitou” a ordem…isso explica, em partes, porque não deslanchou na carreira; fosse Vettel, Alonso ou o próprio Hamilton, tinha partido pra cima.
Estão todos bravinhos porque a verdade seja dita, Ross Brawn faz apostas grandes nas casas de apostas mundo a fora e praticamente implorou para o Rosberg manter a posição deveria estar confiante na aposta de 3o e 4o na ordem que estava.
O Vettel deve ter acontecido o mesmo, apostou nele mesmo e mandou ver.
No final do ano veremos quem estava certo, Vettel em desobedecer ou a RBR em proteger.
Injusto este papo de manter as posições.
O piloto se mata no começo da prova para manter os pneus e vai chegando, chegando quando finalmente pode dar tudo de si, vem a ordem “a corrida acabou”.
Acabou o rabo da sua mãe, vou pra cima e dane-se o resto.
Rosberg caiu no meu conceito, passa a ser agora um réles, Barrica, Berguer, Massa, Webber, um segundo piloto nada mais que isso.
Fabio na boa vc ate se esforça para mostrar ao publico que ainda perde tempo vendo F1 para mostrar que isso é esporte mas não adianta F1 não e esporte é negocio é ridículo combinar antes para um não ultrapassar o outro na pista no final , a minha única ideia é que isso so vai mudar se as equipes pudessem usar patrocínios diferentes nos carros ai uma empresa não ia querer ser sacaneada pela outra mas eu nem perco tempo mais com F1
perde tempo sim, voce leu o post, analisou e opinou, está na cara que segue a F1
Sobre sua pergunta ao final do post, Sr.Seixas, eu escolheria o honesto.
Qual vocē ensinaria seu filho a escolher?
Está faltando honestidade no mundo, inclusive nos canais de comunicação e na imprensa, não é mesmo?
Uma pena ler isto em sua coluna!
Boa semana! Tomara que ninguém bata sua carteira, pois se for de forma “ágil e astuta” talvez você goste!
Tu é um cretino em André, misturando alhos com bugalhos.
“escolheria o honesto” ui ui ui de onde você acha que o canalha do Webber é honesto?
É sujo, joga sujo dentro e fora da pista, ou esqueceu o que ele fez com o Pizzonia na Jaguar???
Claro que não lembra, vc não sabe nem o que é F1…
Patético sua declaração.
o que ele fez? anda ouvindo muito o galvão bueno.
o proprio Pizzonia ja declarou que Webber tinha as mesmas condições, só que estratégias de treino diferentes. Aliás, ele, Rosberg, Heidfeld Alonso já declararam ser um piloto muito veloz e dificil de ser batido.
Ninguem percebe que Webber perdeu rendimento principalmente por não saber usar os pneus Pirelli, desde 2011
S E N S A C I O N A L André, falou tudo, esta de o “mundo é dos espertos” é que estraga as pessoas. Vencer sem olhar os meios ou consequências, por isso o mundo está como está, Parabéns pelo comentário, também prefiro ensinar meu filho a ser honesto, se aceitou uma regra tem de cumpri-la, pode-se discuti-la, mas respeita-la enquanto é válida.
Ainda insistem em dizer que Webber é segundo piloto, ele já mostrou várias vezes indignação com atitudes de Vettel e RBR, um piloto com muita personalidade, é só avaliar as disputas dele com Alonso, grandes amigos, mas sempre leais em ultrapassagens. Acho que não é muito dificil de ser leal e campeão do mundo. Reflitam se isso acontecesse na vida profissional de vocês, ou vão me dizer que são desonestos com seus companheiros de trabalho?
Amigo, desonestidade é uma coisa, oportunidade é outra. Considerando a sua comparação, o que vimos foi um profissional com mais condições de mostrar um resultado melhor. Considere que o Webber estivesse em segundo sem condições de disputar a primeira posição, por carro inferior, ou inferioridade pessoal, o sr. Christian Donner teria dado esta ordem? Claro e lógico que não, devemos lembrar que o campeonato é de pilotos e equipes, e não importava para a RedBull naquele momento quem chegaria em primeiro ou segundo, pois os pontos para ela seriam os mesmos, já em relação aos pilotos, cada ponto é decisivo quando chega a final do campeonato, então eles que busquem na pista o melhor resultado.
Não lhe conheço, comecei a ler alguns comentários seus neste blog. Concordo com alguns, mais o que mais me chama a atenção é a maneira que você trata o Massa. Se vc tem algo contra ele, porque não aproveita seu blog e comenta. Nem uma palavra para ele. Sinceramento acho até desrespeitoso um comentarista de automobilismo ignorar uma grande pessoa como o Massa. Não esqueça de que o que ele já conseguiu, vc nesta vida nunca vai conseguir.
Massa foi total coadjuvante na corrida. O que não falta no blog é post sobre ele.
Abs
Massa foi coadjuvante porque a equipe o trata desta forma. Aposto que tinha uma configuração de carro inferior a do Alonso para não prejudicar o preferido no restante da corrida (não imaginavam o que aconteceria). A verdade é uma só a Ferrari sempre assumiu um piloto principal e outro como escudeiro, a única exceção foi na época da dupla Kimi e Massa. Ressalto que na minha opinião não existe grande diferença entre o Massa e Alonso, o problema é a mentalidade da equipe
Sayed, o Massa saiu em 2o e chegou em 5o, sem Alonso, com estrategia perfeita da equipe, foi o unico piloto que acabou a corrida perdendo posições!!!! São 2 anos de resultados pessimos, mesmo com o apoio da equipe e da imprensa. Falar a verdade não é ser contra o piloto, ele está em uma equipe muito maior do que sua propria capacidade tecnica
Saudades do Piquet e de como ele tratava esses pseudo-Jornalistas, não gosto do Massa acho que ele deixa a desejar, mas acho falta de respeito desdenhar de um atleta brasileiro representando o nosso pais.
Desculpe-me, caro Sayed.
O Massa é um Rubinho muito piorado !!
Mas se ganha U$ 5.000.000,00/ano , tudo bem…………………rsrs
Eu não perco o meu tempo em frente a uma televisão pra assistir uma corrida de F1 pra torcer para uma equipe. Eu torço para o piloto, primeiro pra um brasileiro e depois pra alguém que tem vontade de vencer. Gostei do Vettel! Por ísso é tri.
“Eu não perco o meu tempo em frente a uma televisão pra assistir uma corrida de F1 pra torcer para uma equipe. Eu torço para o piloto, primeiro pra um brasileiro…”
Olha, quase escrevi: “Então vc não vai torcer, vai passar raiva”, mas como li até o final! Escolheu bem…o alemão é um MONSTRINHO na pista! E o melhor é veloz/preciso/arrojado/cerebral…última vez que vi Vettel dar um pixotada 100% culpa dele foi no GP da Bélgica 2010. Bem longe por sinal, no ano passado ele furou o pneu com retardatário, mas isso foi mais falta de sorte, foi o único deslize do alemão. Se for observar, grandes pilotos do anos 80 viviam fazendo cagadas na pista e com certa frequência…em alguns casos jogavam várias vitória no lixo por pura afobação. Esta aí uma coisa que Vettel não tem, afobação…
o público está farto desses pilotos bonzinhos tipo, massa, rubens e webber. O certo mesmo era, webber quando viu que ia perder deveria ter jogado o carro pra cima do vettel. Saia os dois. Se eu não ganhou, você também não ganha. Chega desses boa-praças… Vergonha. E outra esse Vettel é muito sem graça, campeão mais sem graça que existe… O negócio é dar suporte ao Kimi mesmo.
Concordo Edgard! Aposto que se o Webber tivesse essa atitude, na próxima disputa tanto Vettel quanto a “equipe” pensariam diferente. Mas o importante para Webber, Massa e Baricchello é o salário no bolso!
Vettel guardou um jogo de pneus no sabado…essa corrida era tudo ou nada, pensou rápido…no final do campeonato a Red Bull vai dizer”Muito Obrigado Campeão”!
Grande frase: “Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1”.
Frase padrão de piloto-bunda-mole-mauricinho-brasileiro: “É uma pena…”.
Fábio, me tira uma dúvida: Vejo muitos falando que a ultrapassagem foi desleal, pois o Webber estava em configuração de carro mais econômica, etc, etc, mas pergunto: Que configuração é essa que nao poderia ser alterada logo que viu o companheiro vindo pelo retrovisor? Não bastava apertar algum ou alguns botões pro carro voltar a estar 100%?
Posso até acreditar que no início da perseguição do Vettel ao Webber, este estivesse com um ajuste econômico no carro, mas duvido que nas duas voltas seguintes, até a concretização da ultrapassagem não tenha havido tempo para retornar o carro à uma condição de 100% de desempenho, de modo que acredito que no momento da ultrapassagem, ambos estivessem com configuração para máximo desempenho.
So que ele tinha uma boa vantagem, que pode ter acreditado que o Vettel so queria se aproximar para mostrar serviço, quando forçou passou mesmo, mas o Mark poderia dificultar a aproximação, pois perto o Seb usou a asa móvel, já Mark não.
Fábio,a pergunta no último parágrafo deveria ser reformulada e dirigada a Vettel.O certo seria:Vettel se tiver que escolher,entre as equipes atuais da F1,para onde vôce iria?Para mim,o incidente de hoje deve custar o tetra de Vettel e,deve ser visto como o ínicio do fim de um
casamento.
acho que vc foi longe, não é por isso que ele iria sair de uma red bull…..
Se é para se desculpar, que se desculpe direito. Ou que fique calado!
“Eu não ignorei as ordens de propósito”?????
Aquela disputa toda foi sem querer?
Vou ser simples e direto:ficar cumprindo ordens de equipe dessa maneira é péssimo para o esporte,pois o espetáculo que é ver ultrapassagem e a gana de vencer uma corrida sempre foi a marca da f-1 e hoje estão fazendo de tudo pra acabar com esta mística infelizmente!
Ok, vamos analisar uma coisa. Vamos utilizar aquilo que temos de mais preciosos, a nossa racionalidade, e pensar: quando um piloto, na pista, corre, que é o que ele está lá para fazer, utiliza-se de seu talento e visão para , na pista, prevalecer sobre os demais pilotos, nós, os que assistem automobilismo pela competitividade que é inerente a esse esporte, questionamos a atitude dele??!!! Sério, ninguém vê a distorção de realidade nisso?
Eu assisto corrida para ver competição, achei que o que a Mercedes fez foi errado, e o Rosberg obedecer, pior ainda. Que sangue de barata é esse? Isso não é ser piloto.
E outra coisa. Quando um piloto ganha na pista, no talento, a imprensa vem distorcer completamente os fatos para que na próxima vez que a ferrari vier com as suas palhaçadas, poder dizer que não é tão feio assim, ou que não é a única, olhe a Red Bull… (blé)
O Vettel se colocou há muito na lista dos grandes pilotos, essa que o Alonso tenta, tenta muito entrar, mas não consegue ( não importando o quanto a imprensa distorça a realidade para fazer paracer que ele está lá), e hoje ele somente deixou isso claro mais uma vez. Duvido que Piquet, Stewart, Clark, Senna, Prost, Fangio, teriam respeitado o gap e ficado atrás, porque a equipe mandou.
A mentira que foi criada (qualquer um, dotado de racionalidade, que tenha assistido a corrida consegue perceber isso), de que a Red Bull forçou a vitória do Vettel, é para mais uma vez deixar não tão feio, o que faz a ferrari e o alonso. Eu só não entendo porque, não faz sentido. Esse cara destruiu a carreira do Nelsinho e usa o Massa como capacho, porque torcer o mundo todo por ele???? Ele é tão bonito assim pessoalmente?
Lígia, parabéns pela sua avaliação. Nós que gostamos do esporte, temos em Vettel a possibilidade de ver de volta o que mais queremos, COMPETIÇÃO! Foi extremamente decepcionante vermos por exemplo, o Rosberg se manter atrás do Hamilton, quando viamos que ele era muito mais rápido e, que se o ultrapassa-se poderia até mesmo brigar pela segunda colocação. As equipes e seus chefes, deveriam entender que só existem corridas se existir público, só existem patrocinadores se existir público, então, deveriam parar com esta sacanagem que não afeta só os pilotos, mas também aqueles que se propõem a pagar ingresso, ou assistir pela mídia as provas. Isto é um desrespeito com o público, que deveria ser punido severamente pela FIA, (Se é que ela ainda fiscaliza algo) em favor do esporte. A propósito: Ninguém ouviu, nem leu que eu saiba, a opinião do dono da RedBull, que sempre fez questão de falar que não existe favoritismo nem ordens restritivas aos seus pilotos, e que lá na equipe dele as coisas são resolvidas na pista. Alguém leu ou ouviu algo?
Ligia,que sangue de barata que nada. Ou vce acha que os pilotos podem continuar desobedecendo ordens de seus chefes e manter-se na equipe? Lembre-se que Vettel para ser bom, a Redbull precisou lhe dar um bom carro. Quantos pilotos que não seriam campeões sentados nesse carro da RedBull de três anos para cá?
É Lígia, mas existem contratos de milhões assinados pelos pilotos com cláusulas bem claras sobre obedecer ordens da equipe, quem não quiser seguir as ordens sabe que vai parar na Marussia (com exceção do Vetel, é claro!, que adquiriu um habeas corpus após conquistar um tri, por isto que ele é tão “corajoso”)
Ligia, texto espetacular !!! Só pra constar, depois da invenção do ” Politicamente correto” estamos sujeitos a isso. As pessoas tem de pensar, tem de se conter, tem que aliviar, em nome de uma postura ” adequada”. Por isso vemos tanta gente com problemas, enchendo os consultórios psicológicos. São tantas as engolidas de sapo, e frustrações que uma hora o indivíduo não aguenta mais e explode. Certo o Vettel, não engoliu o sapo, falem o que quiserem, mas ele está lá com os 25 pontos dele no campeonato. Isso é atitude de campeão.
Fabio, confesso minha satisfação em ler o seu comentário sobre a atitude que tomou a Red Bull em relação ao Webber. Li muitos comentarios seus detonando a Ferrari e tambem de muitos internautas, chutando a Ferrari e o Massa. E agora internautas queridos? Mudam a opinião? Viram como é que se faz, não só na Ferrari, mas tambem na Red, na Lotus, na Mercedes. Sempre entendi esse esporte como equipe, que nos tempos atuais tem uma administração de ponta, empresarialmente falando. Se não estiver enganda, o Santander coloca um caminhão de euros pra patrocinar a Ferrari. A Red Bull tem interesses sim nos resultados e influencia sim as tomadas de decisões. O que seria melhor para a Red Bull, como imagem, o Vettel, tri campeão, ou o Webber, quase se aposentando? É facil decidir não é?
Voltando ao começo do meu texto, disse que fiquei contente pela posição do Fábio em relação a isso.É que eu não acreditava que se massacrasse a Ferrari por atitudes identicas a que tomou hoje a Red Bull.
Boa, Fabio.
E pra neguinho que fica com dedos nervosos com as atitudes da Ferrrari em relação ao Massa, nos ultimos tempos, entendam de uma vez por todas que nacionalismo sem informação é perigoso e beira o ridiculo, afinal o campeonato de F1 é só negócio. Alto negócio.
Fábio, acho que vc foi bem nos seus comentários e preciso nos pontos.
Só tenho uma coisa a acrescentar: são atitudes como essas que fazem um piloto campeão do mundo e o outro, no máximo, vice.
O cara quer ganhar e ponto.
Fico aqui me perguntando o porquê o Webber não colocou a rotação do motorzinho dele de volta ao máximo; se sabia que o Vettel vinha “babando” pra cima?!
Quando chegar no fim do ano e o Vettel for tetra-campeão, garanto que esses pontos farão a diferença.
Enquanto isso, ninguém se lembrará do “coitadinho” do Webber que “obedeceu” a equipe.
E, concordo com vc, quando diz que o cara tem que ter “sangue nos zóio”.
Também não acho crível que até hoje o Webber não tenha entendido quem é o 1º piloto.
Affff….tá igual ao pé de chinelo chorão.
Se tiver sangue nos olhos e não for burro, chuta o pau da barraca e “atropela” o Vettel nas outras provas.
Abs
Mark,se Webber fizer isso será mandado embora, e ficará depois sem as gordas bufunfas nas contas bancárias.Portanto,é simples falar,mas não é facil fazer.Vettel pisou na bola, e pronto.Temos que parar com essa cultura de achar que quem é bom é dispensado de obedecer às ordens.
Caro Mark, Webber até agora não entendeu que é segundo piloto, porque achava, como acham o Fabio Seixas e muitos dos que escrevem aqui, que só a Ferrari faz distinção entre primeiro e segundo pilotos…Talvez, depois do que aconteceu hoje, mudem de opinião…O curioso é que muitos que defendem a atitude do Vettel, criticam quando Alonso faz a mesma coisa. Pura hipocrisia…