Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Bonzinho??? Onde? Eu não consigo entender como o Webber atingiu esse patamar de mártir da F1. O cara é um p*ta sacana, já tentou atrapalhar o Vettel várias vezes. Ou a memória de vcs é tão curta q não se lembram mais do GP do Brasil, em que o australiano espremeu o alemão na curva? Isso pq o Vettel brigava pelo TÍTULO! Sem falar nas outras vezes em q o Webber claramente tirava o pé pro Alonso, e depois segurava o Vettel. Hoje, se as posições fossem invertidas, se o Webber fizesse o q o Vettel fez, seria aclamado como corajoso, aquele q não acata ordens, o segundo piloto destemido contra o mimadinho. Mas como foi o Vettel q desobedeceu, aí a hipocrisia prevalece. Agora eu vejo gente a todo canto a favor de ordens de equipe. Como assim?
Webber é um invejoso do kct. Sempre tentou prejudicar o companheiro e sempre se deu mal. E ainda assim como tem gente por aí q o acha bonzinho. Vai ser sonso assim na Austrália, vai…
Vc bebeu cachaça batizada pra falar todas essas asneiras???
O Vetel tem que seguir a hierarquia, ou ele está acima da Red Bull?? Deveria sim ser punido, afinal o mal exemplo e a canalhice foram expostos ao vivo e a cores a todo o mundo. Um mal exemplo e nos mostra o que o ele é capaz de fazer pelo sucesso pessoal. Desta forma, agora de forma clara, apaga o brilhantismo do caráter Vetel, mas jamais do piloto Vetel. A Red Bull vai ter que apagar este incêndio. Grande Abraço Fábio e parabens pelas suas sábias colocações.
SIMPLISMENTE PURA VERDADE CABIA WEBBER APERTAR ELE ATE O MESMO SAIR DA PROVA. QUEM QUER SER CAMPEÃO DEVE TOMAR A ATITUDE DE VETTEL.
Francamente Fabio, desde quando voce acha que a Ferrari daria uma ordem para seu primeiro piloto se segurar atras do segundo piloto??
Nunca!!!
Ué….mas a Red Bull não é a equipe em que não existe preferencia entre pilotos???
Gênio ele jogou sujo em não respeitar a configuracao que o pitwall havia mandado, o famoso “multi 21” e o webber não. Se os dois estivessem brigando nas mesmas condições, sem problemas. Quando a equipe joga pra ele tudo lindo. Quando não joga ele é um bebê chorão. E depois passa vergonha dando desculpas esfarrapadas.
Finalmente alguém entendeu q a questão ultrapassa a decisão de ultrapassar ou não, mas envolve também a ordem do box pra diminuir a mistura.
Ou seja, no braço não dava, então o covardão atacou o colega desprotegido, de guarda baixa.
caro Fabio, sao otimos os seus comentarios. Mostram sim a realidade como é. Diferentemente de outros jornalistas e comentaristas de TV que no calor da transmissão da corrida esquecem da parte tecnica. Voce assiste a TV e nao sabe realmente o que esta acontecendo e pensa que o Vettel esta mais rapido pq simplismente e mais rapido e webber esta mais lento pq simplismente é mais lento. Pena que vc nao comenta a F1 em canal de Tv ao vivo seria muito bom.
O Webber fez a MESMA COISA em Silverstone de 2011. A única diferença foi que o Vettel conseguiu ultrapassar, e o Webber, não.
Esse choro todo do Webber é ridículo.
Penso que as coisas não são excludentes. O sujeito pode ser um sacana e gênio ao mesmo tempo. Schumacher era assim e, na minha opinião, Vettel não atingiu este padrão de vigarice (Alonso, já).
Não precisa, portanto, “desculpar” Vettel. Ele foi escroto. Ponto. Claro, se fizer o que fez toda hora, se jamais demonstrar qualquer grau de companheirismo, enfim, terá su aimagem arranhada.
Sobre Webber, acho um Button melhorado (bem melhorado). Mas, fosse ele, teria jogado Vettel para fora da pista. Simples assim. Mas isso, como você mesmo colocou, Fabio, não faria parte deste tipo de piloto.
É quase impossível ser maravilhosamente bom sem ser agressivo. Button, Emerson, Damon Hill…a história já nos regalou alguns pilotos “sem graça” que levantaram a taça. Carisma zero.
Fabio, duas perguntas:
1 – Para vocês, está claro que os 3 melhores da F1 são Vettel, Hamilton e Alonso? (não os estou colocando na ordem).
2 – Hamilton, hoje em dia, merece os parabéns por ter trocado de equipe e, por este único motivo, ter “melhorado uma” (a Mercedes) e “afundado” outra (Mc Laren)?
forte abraço
Comparar Emerson a Damon Hill?? Voce por acaso viu Emerson Fittipaldi correr pra falar uma bobagem desse tamanho???
Depois da briga com Prost, o Senna sempre teve esta vantagem na Maclaren, gente vcs não lembram o que o Berger fazia, segurava todo o mundo atras dele e quando estava na frente faltava estacionar para dar passagem ao companheiro, e tem gente que critica o Alonso que aprendeu bem como se faz.
Nos torcedores, sempre pedimos liberdade aos pilotos, sempre pedimos iqualdade de equipamentos e briga na pista. Agora o Vetel fez o que Piquet ou Senna faria? lhes digo, sem a menor duvida que sim, e que viva a competição e que voltemos aos tempos do campeonato realmente de pilotos, não dos que tem que pagar para competir e se sujeitar a ordens do tipo fique onde esta ou de passagem ao seu companheiro pois ele esta mais rapido que vc , desejamos que o campeonato seja de pilotos não dos interesses comerciais. Que as equipes conquistem esses patriocinios para pagarem pilotos competentes de fato, ou em pouco tempo todos teremos de ver um Maldonado em cada equipe.
Simples, Fabio. Eu ficaria com Vettel. Entretanto, não se está discutindo técnica de pilotagem, o que está em questão é ética. E nesse quesito, Webber.
Possivelmente cite-se o exemplo Senna X Prost 1989 e o raciocínio é o mesmo. Como piloto Senna. Sob o ponto de vista ético no episódio, Prost.
E não acho que se precise disso para ser campeão. Não lembro de atitudes deste tipo em Raikkonen, hakkinen ou Hamilton, por exemplo.
Abs
Prefiro o Vetel. Adoraria ver todos os pilotos desrespeitando as ordens das equipes.
Fábio quando Nelson aloprava, quando Senna e Prost se colocavam pra fora os carros estavam no mesmo regime. To com uma pulga atrás da orelha sinto que o Vettel vai devolver numa inversão com Webber, mas n sei se faria isso antes do fim do campeonato. Espero que faça logo. Alguém acredita nisso? E você Fábio?
não sei ,vejo a F1 como negocio também e não da pra esquecer que pontos geram grana.
As brigas por posição entre “companheiros de equipe” acho sadia ,desde que ela sejam monitorada, digamos ate a ultima parada de box estão livres e depois manter as posições pelos objetivos coletivos.
Creio que a Red Bull sabia qual seria o desfecho da sua ordem, Weber obedeceria e Vetel não, queriam que a ultrapassagem do Vetel fosse mais fácil, o restante é cortina de fumaça. O Vetel é mais carismático, teuto, mais jovem, o que o associa à marca , além ser campeão por três temporadas, é nítida a preferência .
F1 não é para amadores ou vestais.
Boa Tarde
O que vi hoje mostra q o Vettel é o protagoinsta da Red Bull e o Webber q se contente com o papel de segundo piloto. Ele teve sua chance em 2010. Ninguém mais se lembra no q deu? E quanto à Mercedes o Ross sabe quem é o piloto número 1. Esse cara é o Lewis. Mas ele deveria interferir menos no resultado dos seus pilotos na pista e se libertar desse espírito de porco que foi incorporado por ele vindo da digníssima Ferrari. E Felipe vá procurar outra equipe q a do Alonso não dá mais pra você!!!
Grande Vettell!!!
Alonso, Schumacher, Senna entre outros grandes. Teriam feito o mesmo.
Eis a diferença entre um campeão e uma galinha.
Ganha quem é o mais veloz e mais competente. Webber liderou o campeonato de 2010 e no final pipocou como todo piloto ruim em equipe boa. Fábio estou gistando muito de assistir com vc comentando. Parabéns cara!!!
nelson piquet não foi bonzinho, airton não era bonzinho, prost ta longe de ser bonzinho, mas todos foram campeões honestamente. Até a batida do senna quando campeão foi justa. Shumacker, alonso (vide nelsinho piquet e briatore) e vettel são campeões mas não vejo que são exemplo de honestidade. São pilotos que são campeões e eu não daria preferência a seus produtos patrocinados. Acho que mais atrapalham do que ajudam as empresas que os patrocinam. Ainda prefiro acreditar que grandes campeões são, antes de tudo, grandes pessoas.
Prost ganhou um capeonato jogando o carro pra cima do de Senna. Senna fez o mesmo com Prost.
Piquet nunca se rebaixou a esse comportamento.
O Nelson Piquet conquistou o seu terceiro título, em 1987, contra o Nigel Mansell, contra o Patrick Head e posso até dizer contra o Frank Williams, isso tudo de forma honesta. Realmente o cara foi fo…!
Desculpe, José Augusto, mas batida justa? Fala sério… Concordo contigo em relação a Schumacher e Alonso. Quem não lembra do alemão procurando Damon Hill no retrovisor para jogar sua Benetton em cima da Williams? Esta manobra lhe valeu o título. Tentou outra vez com Jacques Villeneuve, mas, acabou levando a pior. O Alonso no episódio com Nelsinho Piquet dispensa comentários.
Mas, cá entre nós, tanto Senna como Prost foram campeões jogando seus carros um no outro. Nelson Piquet (o pai), nunca escondeu de ninguém que aprontou poucas e boas e que faria qualquer coisa para vencer. Se o que Vettel fez hoje é desonesto, então todos estes que você citou também foram desonestos. São histórias sem mocinhos.
Blablabla, o velho papo de “antigamente q era bom…”
Vettel foi coerente…é o melhor do mundo…o Webber é apenas mais um…
Jose Augusto, em 90 a batida de Senna pode ter justificativa sim… Confesso que gostei quando assisti aquilo acontecer, dada toda cincunstancia da época, mas dizer que foi honesta é exagero… Foi desonesta sim, assim como a que ele sofreu no ano anterior… Quanto ao titulo de 91 vc se esquece das “seguradas” que Senna fazia fechando Mansell enquanto Berger tinha a missão de disparar na frente… Mas isso na minha opiniao até q é honesto, é contestavel mas nao diria que é desonesto… Quanto aos titulos de Alonso os DOIS foram no braço e talento, nada desleal, se tem algo nos titulos dele é só dizer… Piquet nos 3 titulos vencidos foi legal, mas em 84 o tanque de agua que era descarregado na 1a freada é honesto? Meu amigo, é preciso lembrar dessas historias… Prost nem vou citar, e um sujo e desleal..
Prost era bonzinho sim, Mansel, Hill, todos caras bacanas, como Button, Keke, e até Kimi é bonzinho nas pistas.
O q rola é q o pessoal da torcida modinha, da torcida pelo melhor carro, tem q justificar a ratice do bebe chorão, só isso.
O q aconteceu hj não tem nada a cer com ser bonzinho ou não, tem a ver com moral, hombridade, honra.
VETTEL É UM RATO Q GANHOU 3 TÍTULOS DE ADRIAN NEWEY E DA RBR.
RATO!!!
Caraca! E o q o Webber fez no ano passado? Vcs não tem memória não?
Mais um fato, em 88 as tais “freadas” fora de tempo do Senna quando o Prost estava logo atras… Nada de honesto isso… Assim como é absurdo dizer que Prost foi campeao honestamente, se acha que o que aconteceu em 89 tem algo de honesto entao nao manjo nada desse esporte que assisto a 26 anos…
Senna exemplo de honestidade????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não se trata de sangue nos olhos. Claro que queremos uma formula 1 competitiva e até foi legal o ano passado e parece que será esse ano. Mas tem piloto que pode se eternizar pelos titulos, mas tambem será eternizado pela desonestidade. Desonestos serão sempre desonestos. Ninguem muda o caráter. Na próxima corrida Webber poderá até ser primeiro e mudar alguma coisa, mas Vettel será sempre desonesto. Não conseguirá mudar.
“Mas foi quase inconsciente, puro instinto…”. Caro Fábio, muito incoerente seu texto. Tenta defender o Vettel, pois ele tem ‘sangue nos oio’. Mas no final afirmou que nao existem campeões bonzinhos… E ainda pede para o leitor escolher O piloto entre Vettel x Weber? Ou seja, vc eh totalmente favorável ao jogo de equipe! Deve-se priorizar sempre o melhor piloto, independente da circunstancia… Então, nao escreva bobagens quando a Ferrari privilegia Alonso. Qual vc escolheria?
É muito erngraçado. Se o piloto obedece e cumpre as ordens da equipe, é fraco, fracassado, perdedor. Se não obedece e vai para cima, é vigarista, trapaceiro, arrogante.
A F1 é um ambiente competitivo, não esportivo. Não há santos e bonzinhos neste mundo de competição ferrenha. O espírito esportivo passa bem longe de lá.
As regras que devem ser claras. Se é para ser competitivo e acima de qualquer ordem de equipe, deve-se proibir a comunicação dos boxer com os pilotos. Ponto. Cada um resolve e toma na pista sua decisão. Ai sou a favor de sangue nos olhos até os últimos metros. Não se pode usar as regras somente quando interessa. Se existem ordem dos boxes, existe telemetria, porque uns cumprem e outros não. E há ainda os que defendem a ordem em determinado momento e a atitude dos pilotos em outro. Isso é palhaçada.
Sua ponderação é muito oportuna! As pessoas devem decidir que tipo de piloto elas querem: o obediente, burocrático e conservador ou o intrépido, arrojado e lutador.
Apesar da atitude de Vettel ser eticamente questionável, por outro lado são posturas esportivas semelhantes que pretendemos ver na F1, ou não? Queremos disputas e não corridas modorrentas.
O alemão não agiu bem hoje. Mas também não vamos exagerar dizer que o cara SEMPRE foi desonesto.
Sinceramente, eu prefiro a atitude o Vettel. Isso é uma competição em primeiro lugar de melhor piloto e depois de melhor equipe o que esses chefes de equipe (chatos) querem é inverter a ordem, e isso é muito ruim para o espetáculo, quem paga o ingresso quer ver ultrapassagens. Da-lhe Vettel!!!
Fabio Seixas, seu desconhecimento de automobilismo e notavel.
Lista dos rarissimos campeoes bonzinhos:
Juan manuel fangio
Nino farina
Alberto ascari
Jack brabham
Jim clark
Jack stewert
Emerson fittipaldi
Niki lauda
James hunt
Nigel mansell
Jacques villeneuve
Damon hill
“Jack Stewert”. E o MEU desconhecimento de automobilismo que é notável.
Dá pra tirar um monte de piloto desta lista. E você esqueceu do Button.
Abs
Esqueci do hakkinen, do raikkonen e do keke tambem.
De onde o cara tirou que Fangio era bonzinho?? E Villeneuve? Fora outros.
Sem contar, que a maioria nós não vimos correr, né? Agora, Nigel Mansell e Jacques Villeneuve, bonzinhos??? E além de Button, se esqueceu de Mika Hakkinen!
kkkkkkkkkkkk piada total
Niki lauda? kkkkkkkkkkkk meu pai.. manja nada.. Lauda ganhou titulo emcima do emerson.. companheiro do niki como retardatario ficou segurando o Emerson por 6 voltas até levar bandeira preta…
Villeneuve? kkkkkkk cara superarrogante.. ganhou o titulo limpamente, mas dps teve algumas corridas “sujas”.. inclusve quando estava na sauber queria privilegios de campeão do mundo.
Fangio? kkkkkk
meu amigo. vai se informar… Fangio era primeiro piloto, chegou até pegar carro do companheiro para vencer uma prova.. ele nao tem culpa.. mas era primeiro piloto. la em em 1952 acho..
mas enfim.. vc manja muito
Pelo amor de Deus , ” Jack Stewert “” Nigel Mansel” Niki Lauda ” ”Villeneuve”” se ta de brincadeira ou e bem inocente.
De sua lista apenas Fanggio por ouvir sua historia e Emerson por conhecer sua historia.
Tá certo Vetel.
Affff, o que tá virando essa F1?!?!?!
Vetel faz ultrapassagem limpa na pista e ainda tem q pedir desculpas?!
Rosberg sobrando na pista tem q tirar o pé e ficar sem o pódio p nao levar bronca de R Brown?!
Massa e os outros “2o pilotos” além de brigar na pista com os outros pilotos ainda têm q ficar lutando com a própria equipe p nao tomar rasteira na estratégia?!
Q isso gente?!?!
Vetel fez o q tds os torcedores do Massa e Barrica gostariam de ve-los fazer na pista. Parabéns p ele!!!
Serio, voces nem falaram do Nelson??? Ele pode ser tudo, menos desonesto. Alias, quando soube da mutreta que envolvia seu filho, jogou no ventilador. Para mim, o piloto mais integro que conheço. Ahh concordo. Buton…
Perfeito o seu comentario. Sem reparos, Roballo!
Valeu!
Hoje o Vetel ganharia a corrida de qualquer forma duelando com o Weber. A Red Bull pediu que mudassem o mapa do motor sabendo que o Weber obedeceria e assim seria mais fácil a ultrapassagem do Vetel sobre ele., como sabiam que seu pupilo não obedeceria a ordem de manter as posições. Eles sabem melhor que ninguém os pilotos que comandam, o Weber sabe que só será campeão se mostrar algo melhor que o Vetel pode oferecer. Na Mercedes o ânimo do Rosberg foi mais contido porque ele ainda tem mais tempo para permanecer na F1, a vida útil do Weber na competição expira no fim da temporada.
FÁBIO: SE FOSSE O ALONSO NO LUGAR DO “FÉÉÉTEL”, VOCÊ NÃO ESTARIA FALANDO “PREFIRO PILOTOS ASSIM”, FAZENDO MEA CULPA COMO ESTÁ FAZENDO.
HOJE SEU PREFERIDO (JUNTO COM O REGINALDO LEME) TOMOU UMA ATITUDE TÃO COVARDE QUE ARRISCO A TE DIZER QUE FOI O PÓDIO MAS FEIO DA F1 NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. HÁ !!!!MAS SE FOSSE O ALONSO, SEU TEXTO TERIA SIDO BEM DIFERENTE, ISSO TERIA!
PELO AMOR DE DEUS!!!
Vettel estava mais rápido, tinha condições de ultrapassar, ultrapassou e ponto final. Parabéns para ele. Se fosse o Alonso no lugar do Vettel, parabéns para ele também. Automobilismo é esporte pra quem é forte, chorão e fraco tem que ficar em casa e jogar Xbox.
Tiago, há um engano de sua parte. O preferido do Seixas pode ser o Vettel, mas o do Reginaldo é Alonso. Não tenha dúvidas disso!
Já tinha visto um pódio tao constrangido antes Fábio? Eu nao.
Hamilton constrangido, pq apelou ao chefe.
Vettel constrangido porque cometeu crime federal (informaçao privilegiada).
Webber constrangido por ter sido inocente.
Acho que coisas assim estao cada vez mais comuns. Infelizmente.
A propósito: é sangue no zóio! kkk
Já. Áustria-2002. Com direito a vaias.
Abs
Hamilton não teve culpa!
Vettel fez o que tinha que fazer!
Webber chorou mais uma vez e tem que se aposentar!
Discordo. Vettel não fez o que tinha que fazer. O que ele tinha que fazer era atacar o Webber lá pela volta 25… e não interfonar para o Horner e pedir pra tirar o Webber da frente. Tem precedente de choro, não escutamos todas as conversas, então nada me tira da cabeça que o Webber foi induzido a tirar o pé. Este por sua vez percebeu isso somente depois da prova e afirmou “Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”
Tem uma coisa que aprendi aqui no blog do Seixas que não tem nada a ver com automobilismo que é: “Ou vc acredita em coincidências ou busca a verdade”. Mais ou menos isso.
Bem lembrado Fábio. O constrangimento foi maior, porém restrito a duas figuras… dessa vez os quatro (incluindo Newey) estavam constrangidos.
Vou considerar Austria-2002 como o pico de constrangimento e Malásia-2013 como o mais generalizado. rs
Se um profissional da redação se utilizasse de uma informação privilegiada para te prejudicar, o que você acharia?
E se você fosse o chefe dos dois profissionais?
Acharia o que o Webber achou. (Aliás, escrevi isso no post).
E acho que o chefe faria o que a Red Bull fez se meu colega fosse um “Vettel”. No jornalismo ou em qualquer outra área.
Abs
O Vettel não se utilizou de informação privilegiada não, porque o que foi falado pelo rádio qualquer equipe ouve, e ele estava com pneus médios novos(que conseguiu economizar nos treinos) e com combustível(que conseguiu economizar na corrida), ele estava com um carro mais rápido no final da corrida e é muito mais piloto. 8 pontos é muita coisa, fiquei foi triste com a pressão que Vettel sofreu por parte da equipe e criticas, O webber jogou vettel no muro e ninguém disse uma só palavra sobre isso. Esses 8 pontos podem fazer muita diferença no final do campeonato
Fico com o Webber. Nesse caso não se trata de quem é o piloto mais legal, mas de quem é leal, um princípio de tudo o que chamam de esporte.
No mundo ideal, também acho que os pilotos é que deveriam se resolver na pista.
PS. Ao mostrar-se publicamente indignado, Webber mostrou não ser um mero segundo piloto, apesar do Vettel ser melhor. Espero que o Massa observe e reflita, porque dessa vez o carro é bom e ele tem que mostrar que pode agregar valor em outra equipe.
Webber é um sonso, isso sim.
Penso que a Ferrari está fazendo escola, esse negócio de 1º piloto é muito interessante para as equipes, mas para o telespectador é irritante e nojento. Deveriam acabar com a comunicação por rádio e utilizar somente as placa para informar as posições.
Vettel não pode perder para Webber, Rosberg não pode chegar na frente de Hamilton e o coitado do Massa só pode acelerar de verdade se o Alonso está fora da corrida. A F1 está ficando muito chata.
o Alonso tava fora da corrida e o Massa foi medíocre… E olha que o Massa largou fechando o Alonso (disputando que é legal), mais defendendo a posição contra o Alonso que atacando o Vettel… aliás o Alonso o atacou e acabou errando caindo na jogada que ele (Alonso) já vez no passado, reduzir mais para desestabilizar o adversário… o Massa teve a chance sem Alonso na pista e jogou fora…
Concordo plenamente.