Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Perguntar pelo piloto preferencial é desnecessário pois não é isso que está em discussão. É angariar votos numa disputa que não envolveu quem era o melhor, mas quem foi o mais “esperto”. Se bem que o alemãozinho tb é melhor nesse quesito.
Desnecessário tb porque nem há como escolher Webber, um piloto que deveria estar aposentado há pelo menos 4 anos. Uma espécie de Coulthard da terra dos cangurus; um barrichelo que fala menos abóbrinhas a cada inicio de temporada.
Só sei que pelo desabafo do australiano, Vettel é repetitivo na canalhice, mal-caratismo e fdaputice.
Um quase Alonso.
“Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.”
É, sim, opinião, quando você diz que “prefere pilotos assim”.
Sim. Primeiro dei um fato, depois dei minha opinião. Blog é pra opinar, não para apenas relatar.
Abs
Fabio Seixas, estou co Vettel, pois se o Webber com 36 anos ainda não conhece nem o companheiro dele e nem a equipe dele, é bom ele ficar na turma dos segundos pilotos assumidos, como o Massa.
Caro Fábio, perfeitas suas colocações.
Além do que você disse, não podemos esquecer que, na última corrida do ano passado, Webber, já sem chances de título, guiou seu RBR com uma displicência sem tamanho, fazendo pouco ou quase nada para ajudar Vettel (e, consequentemente, a RBR) a conquistar o mundial de pilotos.
Essa atitude de Webber foi criticada com veemência após o GP do Brasil, sobretudo quando comparada com a postura de Massa, que quase deu a vida por Alonso.
Webber demonstrou não ter a menor consideração por Vettel. Por que Vettel teria por ele?
Hoje foi a primeira chance que o alemão teve para retribuir o que australiano fez com ele no GP do Brasil.
Vejo a manobra como um ato de vingança, mas um ato de vingança com a marca de um multicampeão. Lembra o que Senna fez com Prost no GP do Japão, em 1990?
Gosto da forma como Vettel age. Ele agiu com o coração de alguém que estava ferido e, por isso mesmo, entendo inapropriado discutir questões éticas, morais, filosóficas, políticas ou religiosas no momento.
No mais, em relação à Brawn, Hamilton e Rosberg duelaram por muitas voltas sem qualquer intervenção da equipe (nenhum jornalista comentou esse fato, infelizmente). A orientação só veio mais no final da corrida. Não vejo como criticá-lo no episódio, tampouco vejo motivos para os pilotos desobedecerem as ordens. Um terceiro e quarto lugares para a Mercedes, que pouco tempo antes chegou a cogitar em sair da F1, representam muito.
Ficaria com Vettel, sempre. Esse “sangue nos óio” é que faz a diferença. A F1 tá muito cheia de mimimi e ele é um dos poucos que ainda corre por prazer, quer vencer de verdade.
Acho que a equipe tá só fazendo média p/ acalmar o Webber… se eles realmente concordassem com ele, pediriam pelo rádio para Vettel devolver a posição , pois ainda faltavam várias voltas para o final.
E ele iria devolver porque ele é muito bom no jogo de equipe mesmo.
O Weber já tirou o Vettel da prova quando este liderava Turquia 2010. Na época nenhum era campeão do mundo. Hoje o Vettel é tri. A equipe cagou com a estratégia de Vettel( a RB esta ficando craque nisso, Austin, Interlagos, Melburne e afora) e deu o 1o lugar ao Weber. Qualquer outra equipe do grid mandaria o Vettel passar. Quando ele tentou ela a RB mandou ele acalmar…
Se eu fosse ele chegaria junto e diria… Ou me tratam como 1 piloto ou põem ou vou para outro lugar…
Foi mal, FS. Leia o blog do gomes….Abordou o tema com mais clareza e sensatez. Isso de sangue nos olhos, de desligar cérebro, já foi usado antes, mais precisamente, na Alemanha….Começou assim…. Argumentos muito ruins. Acho que não vou mais fazer mestrado em Londres. Lá , pelo visto, o american way of live – cada um por si e deus contra todos- já tomou conta da swingin londor
🙂
*Life
*London
Caro Stewart, espero que tenha tempo de aprimorar seu inglês antes de partir para o mestrado em Londres. Sofrível.
É o que deu fornecer carros iguais para Vettel e Weber. Quem se surpreenderá se Webber daqui para a frente não receber mais o mesmo equipamento?
VETTEL, O NOVO DICK VIGARISTA DA F1!
Dick Vigarista, por que? so porque passou o weber? tinha mais carro… Engracado que todos criticam o Massa por obedecer a Ferrari, e agora quando alguem nao obedece, vira Dick Vigarista… francamente. A corrida so acaba no final da ultima volta…
Fabio, vc não acha que a FIA deveria intervir nessas decisões descaradas das equipes na hora da prova para tentar “moralizar” um pouco a categoria? Limitar as informações (via radio) das equipes somente a nível técnico, sem se meter “ao vivo” nas disputas. Ta ficando sem graça de ver corrida desse jeito… Começar a penalizar descontando pontos no mundial de pilotos e construtores seria ideal. Abs!
Se for pra ficar acordado e ver o que a mercedez fez,impedir que Rosberg ultrapassasse Hamilton é melhor desistir de ver corridas,nós que adoramos pegas bons vibramos ao ver Vettel pra cima de Weber,isso sim é pega bom,agora se for pra ver desfile de carros,to fora,vou assistir qquer coisa menos formula 1.
Ficaria com VETTEL, ele faz a diferença.A estatística comprova.Correr risco na F1 e ceder não justifica a competição.
Todos os Campeões fariam isso.
Só aos fãs que só vão na onda do Galvão e Reginaldo Leme.. eles precisam entender que não é só a Ferrari que faz jogo de equipe.. hoje ficou evidente.
Corrida passada a Force india.. quem ser force india? teve jogo de equipe.
Equipe igual empresas.. e pilotos iguais a funcionarios.. nada mais.
Vettel fez o que todos querem ver… mas foi anti-ético.. assim como todos os campeões da F1 foram.
Todos fizeram jogo de equipe pelo menos uma vez na vida ou jogaram o carro em alguem… F1 é isso ai.. e a corrida foi mt boa.
O cenário sempre foi o mesmo, qualquer um que viu a corrida e acompanhou as transmissões via rádio sabe disso, eu não tenho nada contra os dois se pegarem na pista desde que um não seja sujo como o Vettel fez. Ele é um grande piloto mas é patético defender o cara que pede uma coisa dessas “Mark is too slow, get him out of the way.”
Quer dizer que o Vettel jogou sujo? Podes explicar onde e quando? foi ate educado: pediu que o deixassem passar, como nao o atenderam, pegou a vitoria no braco mesmo. Competicao eh competicao, do inicio ao fim.
Fábio Seixas com todo respeito so me responda o seguinte: Se a intenção era Vettel na frente, porquê que a equipa chamou Webber primeiro na segunda e terceira paragens ??? Não era mais fácil chamar Vettel e colocar-lhe em frente primeiro ???
Como é que um carro que ta em poupança de combustível consegue defender-se de um carro igual e com pneus mais rápidos em duas Zonas de DRS e em mais uma recta´(só cedendo na curva 3)???
Como é que este mesmo carro/piloto na volta seguinte consegue esboçar um ataque ???
Por último: Não distorçam as palavras de Christian Horner ( nao se refere a combústivel e sim a pneus )
Aguardando…
Fábio, você não acha que em tempos em que tanto se fala que a F1 não consegue novos fãs e que não é atraente, o que Vettel e Webber fizeram hoje foi um favor a categoria? Disputas assim que valem a pena assistir a uma corrida e que atraem novos torcedores. Condições do carro, informações dos pilotos a parte, pode ser que daqui alguns anos lembremos dessa manobra, é isso que fica. Será que alguém se lembrará que o Rosberg tinha o carro mais rápido, mas que não ultrapassou respeitando uma ordem da equipe??
Hj vimos o GP das mazelas, q só apequenou todos os pilotos, com excessão de um ou outro coadjuvante, vejamos:
a) ALONSO, foi idiota, fez barbeiragem, e se lascou.
b) RÉMILTÃO, parecia que tinha ritmo forte, parecia que ia chegar na frente, parecia um monte de coisa, mas fez uma corridinha burocrática e só.
c) vettel, bebê chorão, rato imundo, favorecido, desleal, é campeão de coisa nenhuma, até um macaco era campeão com as RB.
d) MASSA, mostrou pq é apenas, tão somente e sempre, um segundo piloto. Pq não foi pra cima, não botou pra quebrar?? Tinha carro rápido sim, um puta carro, q com ctz, na mão do ALONSO, teria incomodado muito os ponteiros. Sem ALONSO, MASSA perdeu a referência, e se conformou com o que é, um piloto mediano.
e) ROSBERG, segundo piloto.
f) WEBBER, mostrou que no braço não deve nada pro bebê chorão, mas faltou culhão pra meter o vigarista na brita, e chutar o pau da barraca. Sabe que vettel vai ser perdoado, favorecido, e que ele vai pra rua no fim do ano.
g) RAIKONEN, devia tá bebado.
Eu sou a favor da red bull e Mercedes e continuo contra a Ferrari!!! Até o ultimo Pit, as duas equipes liberaram a disputa, porém após o ultimo pit, de maneira certa, as equipes falaram “crianças, tragam seus carros pra casa” uma vez que é melhor ganhar 45 pontos do que correr o risco de ganhar nenhum!! O que da dinheiro pra equipe não é o titulo mundial do piloto, mais sim a classificação da equipe no final do campeonato!! Vc acha certo, a mercedes com os problemas todos que tem, que corre o risco de sair da F1 por falta de resultado, jogar um 3 e 4 colocado por ego de pilotos?? Cabe ressaltar que niko e Hamilton chegaram a duelar e Hamilton levou a melhor!!! Já a Ferrari, pede para piloto ceder posição, bem diferente de nao deixar brigar por posiçao!!! Vettel só tem um carro competitivo graças a equipe que lhe fornece um, e acho que ele deveria ter mais respeito com quem lhe proporcionou 3 títulos mundiais!! Gosto mto do blog e acho que todas opniões sao validas, mas favor fabio, comente esse post??
É engraçado ler os comentários aqui, e perceber que A MAIORIA ABSOLUTA DAS PESSOAS SIMPLESMENTE NÃO CONSEGUE ENTENDER O QUE ACONTECEU!!!
Tentem entender, pq eu vou tentar explicar bem rápido.
a) a RBR desde q a pista secou, aplicou táticas piores para o WEBBER do que para o VETTEL, tentnado por o alemãozinho chorão na ponta;
b) não deu certo, pq o WEBBER sentou a bota, e até a prova de hoje, tinha o mm carro q o VETTEL;
c) a partir da última troca, a equipe determinou que as posições fossem mantidas, E POR CAUSA DISSO O WEBBER REDUZIU O EMPUXO DO SEU CARRO, APEQUENOU O MOTOR, ELE ESTAVA COM O CARRO DIMINUÍDO (POXA, DEU PRA ENTENDER OU TEM QUE DESENHAR???)
d) o rato do vettel (só com minúsculas agora e pra sempre), aproveitou, e sorrateiramente traiu o companheiro, enfiou uma faca nas costas do outro, simples assim.
e) o que aconteceu hj não tem nada a ver com os supostos favorecimentos a ALONSO, SCHUMMI ou qq outra situação do tipo, a treta é muito mais pessoal do q qq outra coisa.
vettel é um rato mimado, egoísta e covarde, e é isso.
Cuidado, vc pode sofrer um infarto.
Se eu fosse o Webber sabendo da ordem de baixar o giro do carro, ao ver que o Vettel não fez o mesmo e chegou em mim, ao avistar a roda dianteira do Vettel no retrovisor, bateria sem dó minha roda traseira na roda dianteira do Vettel, para ele aprender a deixar de ser trouxa, afinal quando o mesmo foi falado para o Webber, em outras corridas nos anos anteriores que estava mais rápido que o Vettel o Webber se manteve atrás. Ou então na próxima corrida, esqueceria o freio e tiraria o Vettel da pista.
Prezado Fabio,
Gosto muito de suas análises e tals, mas neste post a contradição foi grande. No começo, Vettel estava errado e, ao final, ficou certo…
Melhor teria sido defender o post anterior, com o qual compartilho em todos os termos.
Por fim, acho que Vettel foi perfeito (independente das suas protocolares desculpas e tals), afinal, foi o Webber que quis engrossar na saída do último pit (veja que, neste momento, não havia carro “meia boca” ou não, sendo o próprio Webber quem colocou os dois em risco, visto que o Vettel vinha muito mais rápido e lançado na reta.
Ou seja, disputa limpa na pista, e venceu o que de fato mereceu.
essas ”manchas” ele nao vai carregar pra sempre nao. Ninguem lembra do senna jogando o carro pra cima do prost, só lembram que ele foi campeao em 90. Se eu fosse piloto e quisesse ser campeão teria de fazer essas coisas tb.
Caramba…… Ta na cara que a RedBull fez esta novelinha para o Weber nao ficar muito revoltado com a equipe…. Pra mim isto ficou claro…. Por toda corrida isto ficou claro que o Vettel é primeiro piloto como o Alonso, Hamilton etc…. Eu nao acredito mais em coelhinho meus caros…. a RedBull mandou um tirar o pé e o outro acelerar…. agora vem esta palhaçada de que vamos conversar…. Blá blá blá… o Vettel deu um golpe no Webber com a RedBull…. Isto ficou bem claro…. É isto que esta errado…. Coisa de pilantras como toda F1…. Como Ross Brawl…. Sacaniou o Rosberg, Barrichello etc…. para os críticos do pé de chinello…. Brawl so trocou os freios do Rubinho no meio da temporada e depois o Barrichello andou sempre na frente do Button…. Mas já era tarde….. nao sei em que mundo a maioria vive….. As coisas sao bem claras…. Mas nos somos os culpados…. Queremos Acreditar em coelhinhos…. E continuamos assistindo a bosta da F1
Correções…..é Brawn e Webber
Fico com o Vettel. Tem mais culhões q o Webber. Fez muito mais q o Webber até hj. E tem mais potencial. Piloto hj em dia tem q ter atitude, e ele vai ter totais condições de lidar com isso.
Fábio, a Red Bull e inclusive o Vettel, bancando o arrependido,não estão fazendo média com o Webber? Pois era nítido que o Vettel queria passá-lo de qualquer forma…
Pura apologia a disonestidade, e por isso que e cada vez fica mais dificil confiar em alguem. Sujo = grande, esperto , bom….
Claro que não concordamos com ordens de equipe, mas se Vettel tivesse dito “eu vou atacar” ai sim ele estaria ao patamar de Senna, Prost, Mansell e Piquet. Simplesmente ficar calado e se aproveitar da situação só o coloca ao nivel de Shummacher e Alonso.
Minha escolha vai para o Vettel.
O MW fica fazendo um jogo de coitadinho e de rebelde ao mesmo tempo… Quando nao da certo para ele, como hoje, ele manipula a opiniao publica em seu favor dando um de coitadinho; quando as manobras dele na pista da certo ele apela para o seu lado rebelde, desafiador. Parece agora que todo mundo esqueceu oque ele fez com o Vettel em Silverstone em 2011, caso super parecido com o de hoje… Ele tentou ultrapassar o Vettel bem no final, atacou ele feio mesmo, mas nao deu, o Vettel se protegeu. Todo mundo foi Gaga para o Webber, dizendo, otimo, otimo, o Webber bravamente disse um grande nao para “Team Orders”, foi tido como heroi (ainda mais na Inglaterra, neh… eh sabido que os Ingleses nao morrem de amor por Alemaes ). Aqui esta uma entrevista do Webber na epoca para a “Autosport”, em 2011 dizendo que ele nao admite team orders. O link esta aqui:
http://www.autosport.com/news/report.php/id/93001
O interessante eh que o Vettel neste mesmo artigo se pergunta o porque do “Fuss”( bagunca, confusao) sobre o Webber tentar ultrapassa-lo, se nao eh o porque deles estarem lah em primeiro lugar? Estarem lah para correr e disputar? Viu a reacao do Vettel na epoca? Ele ficou surpreso com a decisao do Webber de tentar ultrapassa-lo no final, mas ele aceitou esportivamente numa boa. Agora por ironia, acontece de novo, desta vez ao contrario, e veja as reacoes diferentes de todos. O webber gritando falta, quando na epoca disse, pro inferno com team orders; o Vettel pedindo desculpas, quando poderia ter adotado a atitude do Webber na epoca; e a midia (especialmente a Inglesa) perto de crucificar Vettel.
Eu detesto hipocrisia e “double standards”.
Fabio, voce nao acha que o webber teve tempo suficiente quando viu o Vettel vindo de ter acelerado para conseguir o ritmo de volta?
E outra. O Vettel podera precisar destes pontos no final do campeonato se a coisa apertar.
Para finalizar… O Webber tem sempre a opcao de sair, assim como o Massa, para outra equipe ou outra categoria. Eu acredito no poder de escolha, oque eu nao suporto e ninguem deveria suportar eh o papel de vitima.
Eles deveriam aprender com o Raikkonen… ele foi fritado, triturado pela Ferrari e nao se fez de vitima, pelo contrario, usou o contrato a seu favor, saindo da Ferrari levando uma grana e com a cabeca erguida. Deu a volta por cima, e esta ai de novo.
Paz para todos!
Nao concordo com estas combinações, mas a partir do momento que elas existem você tem que cumpri-las. Por ética deveria ser assim, concordo que tem que ser liberado, o mais forte “come” o outro, mas se foi combinado é injusto e trapaceiro fazer isso. Vettel é muito bom mesmo, mas mostrou-se trapaceiro, assim como os outros trapaceiros da lista citado por vc Fábio, ele não precisava disto para ser campeão. Mas nós brasileiros estamos acostumados com isso e a maioria acha legal ser desonesto e trapaceiro.
O ponto importante disso tudo é o que vc escreveu: “Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba”, nao tenho duvidas se Webber estivece com toda força, do motor e gastando tudo d pneu ele nao perderia esta corrida, foi muito desleal Vettel, muito vitoria sem graça, e como é ridiculo ver a Globo defendendo a ordem dada pela Mercedes e lembrar que se fosse a Ferrari teriamos uma enxorada de criticas, mas tirando as ordens achu q o mais importante nisso tudo e que me desanima é ver uma vitoria desleal como o Vettel conseguiu hoje, hoje ele perderia sem duvidas!!
“Fabio, concordo que pilotos tenham que disputar as coisas na pista, mas sem mutreta. Vettel só chegou em Webber porque sabia que ele estava economizando na confiança de que todos na equipe estavam cumprindo a palavra. Se Webber não tivesse baixado os giros Vettel chegaria? No popular, o Vettel hoje foi o famoso “filho da puta”.