Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Concordo com vc Fábio, sem mimimi!!
O duelo foi muito empolgante, me lembrei de Renè Arnoux x Gilles Villeneuve por alguns segundos e faz tempo que nao tínhamos isso na F1.
Claro que Webber tem todos os motivos para ficar chateado e se fosse eu tb ficaria, mas no fim acho que quem ganhou foi o público pois vimos o correto ocorrer, ganha quem é o melhor e tem o melhor carro, neste caso Vettel ganhou, gostaria muito que a Ferrari repensasse em suas ordens e deixasse este tipo de duelo ocorrer, ah lembrando q a Mercedes parece q tb vai seguir a linha ferrarista agora né?!Absurdo!Não a politicagem e protecismo de interesses na F1 e sim a emoção dos duelos na pista.Abs!
Uma opinião um tanto perceptiva, há uma diferença entre piloto e talentosos pilotos , são seres comum que trazem ao espirito competição um que a mais , casos como Fittipaldi,Piquet, Airton Senna Stewart,Jack Icxxx, Vileneve, prost,schumacher, Alonso ,kimi raikkonen , Lewis ,Rosberg,Alonso eo Sebastian Vettel tricampeao seguido . Devem tirar o capacete pra este pilotaso Vettel , somou todos os talentos e fez a sua propria história, não é arrogante é talentoso, amadureceu muito em tres anos. Assumiu posto de numero um , e os outros são segundo, Alonso é pop star , geniosos , malandro aprendeu muito com Hamilton , mas não serviu muito continua arrogante deu pra ele viste a sombra do Vettel vai continuar crescendo , Fernando deve ser mais esperto e deixar de lado esta figura de só eu ,só pra mim muda vai ser mais interessante daqui pra frente , olha Vettel vai buscar o tetra observa com atenção o caro é bom só isso…..
Já na largada, a previsível maracutaia da ferrada: o Massa retardar a largada, prender o Hamilton e deixar o choronso passar. Sorte que dessa vez não deu certo!!!
Chupa, malonso!!!
Vettel, até porque será ele quem brigará pelo título. O Mark faz duas, três corridas em condições de brigar por vitórias no ano. Dificilmente chegará ao final da temporada em condições de brigar pelo título. O Oposto do Vettel. Depois, perdem o Mundial por 7 pontos…
Fiquei revoltado foi o que ocorreu na Mercedes. Razia, nos seus comentários, ficou revoltado tb com o que aconteceu. O próprio santinho Hamilton falou que Rosberg merecia muito mais. Rosberg ia engoli-lo, mas a equipe não deixou, ou melhor, o mafioso chefe de equipe não deixou (lembra dele?). Rosberg é considerado segundo piloto e pronto, ainda que eu o ache melhor que Hamilton. Na primeira corrida, nos treinos iniciais, teve um desempenho muito melhor, mas teve problema hidráulico. Depois, na corrida, deram um jeito de quebrarem o carro dele. Hoje, foi muito melhor (controle de combustível é uma das atribuições do piloto, tb), porém a equipe o tolhiu. Estou revoltado com a F1.
Fábio, percebendo que o Vettel não alterou o mapeamento do motor pra levar vantagem, alguém da equipe não poderia ter avisado o Webber pra voltar atrás da decisão?
Pra mim é tudo conversinha. A Red Bull trabalha toda pro Vettel, sabia exatamente o que estava acontecendo e ponto final.
Veja bem, o cenário era de uma corrida em que o Alonso, teoricamente o maior concorrente, não estava pontuando e com o Vettel pertinho de vencer. E a Red Bull não iria perder a chance de colocar 25 pontos na conta do Vettel. Só precisava de um bom jogo de equipe.
Como não funcionou nos boxes, deram essa “miguézinha” com a história do mapeamento. Não duvido nada que isso já esteja até combinado entre Vettel e a equipe, como um “plano B”.
Se eu sou o Webber ligo o FODA-SE daqui pra frente e não sigo ordens (pelo menos desse tipo) de ninguém porque está na cara (mais ainda) que ele é só um número ali.
Vettel, com certeza. Bom mocismo e politicamente corretos é um saco. Isso é o que desperta a emoção em uma corrida e não as ordens de meia dúzia de babacas que nunca colocaram um capacete na vida.
Trouxa foi o Webber que não foi para o pau. Azar dele!
Fábio, concordo plenamente com seus comentários. Perfeito! Até os pilotos citados, os da velha guarda, eles, com certeza, não acatariam decisão de bastidores do tipo “fica como está!”. Não imagino Piquezão cumprindo uma ordem dessas, reduzindo os giros, vendo Mansell chegando e achando que o inglês não iria atacar. Webber marcou bobeira.
sou favorável a disputa na pista. mas limpa. Se a equipe mandou os dois diminuírem os motores para levarem os carros até o final sem risco para a equipe – pois o GP da Malásia exige muito do carro e pneus – o Vettel foi mau caráter e mimado sim. Pois abusou da confiança do Webber e da equipe e se batem a 5 voltas do final?? Isso que queria ver
São caras como Vettel que salvam a F1.
Olha Fábio, discordo de você e, pior ainda, vejo uma tentativa de mudar o que realmente houve.
Atitude desleal do Vettel, com o carro melhor ultrapassando o Webber? E essa disputa durou por 2 voltas! Não creio que tivesse essa diferença de carros que você aponta não.
Comparar a ordem de equipe “Mantenham a Posição” com a ordem “Deixe ele Passar”, ou “Alonso is faster than You” é, no mínimo, falta de percepção do que cada uma representa, mas eu sei que você também sabe a diferença delas. “Trocar a caixa de câmbio” e alterar todo um grid para beneficiar um piloto é bem diferente de “mantenham os dois carros da equipe na pista”.
E comparar atitudes com as do Senna, do Prost, do Piquet e essa do Vettel, com as atitudes de Schummacher e Alonso é mascarar a realidade das atitudes. Não concordo também com bonzinhos, MAS É BEM DIFERENTE DE CONCORDAR COM JOGO SUJO, COM É FEITO PELA FERRARI.
Só que, para você, pelo jeito é a mesma coisa mandar o Pérez, na Sauber, não atacar o Alonso, na Ferrari, com a ordem de não retirem os dois carros da mesma equipe da corrida…
Decepcionante sua posição, viu…
Se ninguém teve acesso às conversas offline (para nós pobres telespectadores), somente aquelas online, portanto toda essa discursão em torno da vitória de Vettel parece tudo muito relativo. Não sei se as ordens de equipe eram mesmo essas e se a cara de azedo de Webber é mesmo por Vettel ter supostamente contrariado às ordens de equipe. Pode ter sido tudo ao contrário. A ordem poderia ter sido para Vettel atacar que Webber cederia. etc etc etc. No início do ano, Marko andou falando muita coisa a respeito de Webber mostrando claramente que Webber só está na equipe ainda por causa de cláusulas contratuais. Posso estar enganado, mas quem desrespeitou ordens de equipe, provavelmente foi Webber. É a coisa mais lógica de acreditar. O resto é encenação da equipe para o público. O que Horner e Newey não esperavam era que Webber não aceitasse a coisa na boa. No fim do ano Webber vai para a aposentadoria, ou talvez correr na V8 S cars se tiver braço, e a RB não quer que Webber saia com o título, se isso fosse possível é claro. O objetivo é o máximo de pontos, mas não é só o máximo de pontos para a RB, mas também para Vettel. Webber é segundo piloto e só isso. Não há razão para acreditar que Webber teria sido prejudicado nas boxes a favor de Vettel mas não teria sido “enganado” pela equipa na pista também. A Vettel só coube fazer seu papel de piloto profissional.
Vettel fez uma corrida brilhante apesar dos erros graves de box em termos de estratégia. A equipe errou quando mandou Vettel mais cedo na primeira parada e isso poderia ter custado a vitória hoje. A pista ainda não estava seca e Webber foi claramente favorecido na primeira parada. Os pneus de Webber renderam melhor desde as primeiras voltas enquanto Vettel foi logo ultrapassado por vários pilotos na primeira volta depois da troca de pneus, o que obrigou o alemão a lutar para recuperar o atraso. Puro braço ao longo de toda a corrida.
Webber fez o que se esperava de um piloto que tem nas mãos um carro deste nível, mas a verdade é que a RB tirou-o da frente de Vettel com meios técnicos. Se não o fizesse, a RB corria o risco de perder a corrida para a Mercedes. Na Australia, Vettel só chegou em 3º graças a uma série de voltas atrás de Suttil e Newey e Horner não podiam arriscar hoje. Webber é claramente mais lento sempre. Seus 36 anos já pesam. É normal. O resto é maniqueísmo.
Hamilton ainda não se adaptou à equipe e vê-lo parando na box da Mclaren foi engraçado e ao mesmo tempo deu saudades aos torcedores da marca de Woking. Sem a Ferrari e sem por enquanto a Mclaren, sobrou para a Mercedes o pódio e o 4º lugar.
Rosberg foi erradamente obstruido por Brawn, mas ao mesmo tempo reconheço que se Brawn não o fizesse poderia ser que Rosberg destruisse os pneus, mas isso era apenas uma hipótese. Se Rosberg é mais antigo na equipe não vejo porque, neste primeiro ano de Hamilton, permitir que qualquer um dos dois termine o ano com mais pontos que o outro. Será que Brawn acredita que vai lutar pelo título com Hamilton?
A Ferrari vai se conformando com a baixa qualidade do carro. Já percebeu que “turbinar” o carro só vai trazer, a curto, médio e longo prazo, problemas de fiabilidade no carro. Da maneira como estavam os escapes antes não dava mesmo. Alonso me parece estar num fim de carreira prematuro, pelo menos a sua qualidade de pilotagem vai caindo de dia para dia. É uma curva descendente que acho não ter mais recuperação. Alonso vai ter que se contentar mesmo com os 2 títulos mundiais que tem.
A corrida da Lotus já estava comprometida desde o practice 1 e 2, quando a RB deu uma volta na cabeça do fraquíssimo Boulier. O sucesso de Raikonnen em Melbourne subiu a cabeça. Faltou foco, faltou humildade. A equipe errou grosseiramente a afinação do carro para essa pista. Queria provar que conseguia bater o RB em treino e foi atrás de uma configuração de velocidade de ponta elevada.
A Mclaren ainda precisa continuar coletando dados sobre o comportamento do carro nas diversas possibilidades de pista. Só com esses dados é que vai ser possível jogar tudo num simulador os dados de como o carro se comporta em retas longas, curtas, curvas de média, de alta, de baixa, tração em 2º em saída de curvas lentas, parabólicas, abrasividade de asfalto, etc. A equipe não tem base de comparação com esse carro. Vai no tacto mesmo, mas uma equipe grande podia queimar algumas etapas, mas ao mesmo tempo vai no caminho certo. O carro é bom e vai se encontrar. Deve fazer seu 1º pódio no Gp da Espanha ou até antes no Bahrain.
A Toro Rosso pena por ter ficado com essa dupla de pilotos.
A Williams idem.
A Force India tem um carro fantástico, mas precisa profissionalizar mais a equipe de mecânicos.
Quem tem motores Ferrari está penando lá atrás. Só Hulckenberg conseguiu quebrar o encanto. Se os motores são todos iguais aos da casa mãe então a corrida de hoje mostra que os Ferrari continuam sendo os piores motores do campeonato, excluindo os Cosworth é claro.
Bianchi de certa forma se destaca na corrida, mas parece que o piloto usa uma estratégia do “tudo ou nada” neste início de temporada. Não sei se vai ter motores para toda a temporada correndo desse jeito.
Uma corrida claramente melhor que a corrida de Melbourne.
Fábio, o que vimos hoje é que não é só o Alonso que é privilegiado, Hamilton e Vettel tb, portanto os “segundos” pilotos são só coadjuvantes nessa F1. Ross Brawn por exemplo, muda de equipe e continua o mesmo, apadrinhando um dos pilotos da equipe como fez na Ferrari com Schumi e Rubinho. Lamentável isso!
Não escolheria nenhum. Daria condições IGUAIS aos dois e deixaria claro, muito claro, a punição pra caso os dois se engarranchassem na corrida.
É o caso da mãe águia, deixa briga acontecer e os dados, e o cronômetro decidiria o escolhido no final do ano.
Aliás existe uma equipe assim, uma tal de Mclaren, onde alguns dos “exemplos” de campeões que vc menciona, tiveram passagens.
E sem essa de comparar piloto vitorioso com “bondade”. ninguém tem que ser bonzinho em competição.
Uma coisa é ser vitorioso por mérito. outra é conseguir uma vitória sabendo da desvantagem de seu companheiro de equipe. Se ele baixasse o motor, e ainda assim ultrapassase, seria mérito.
Como um jornalista esportivo, você sabe muito bem o que é um doping. uma vantagem desleal que se consegue sobre seu adversário, espagando a ética com os pés.
E se nós(E você mais do que ninguém) chamamos F1 de esporte, a vitória pelo mérito tem que existir.
Se não for assim, nós daremos razão ao juca kfouri, que diz que corrida não é esporte.
O Webber cumpriu a ordem da equipe e baixou os giros do motor. Se nao o fizesse , nao sei se o Vettel o alcancaria facil. Alguem deveria avisar o bobao , que o vilao estava chegando perto para o bote. Acho que foi injustica. Em condicoes normais, acho que Webber venceria pois tinha um carro com condicoes. Se estivesse mais lento por algum motivo que nao fosse a ordem da equipe, ai tudo bem.
Ordem dada e ordem cumprida
A turma q vc citou tem 22 títulos, incluiria Hamilton, então 23 titulos o que da 35 %. quem se destaca nos outros 65% tem mais respeito na minha opinião.
Antes a cara azeda do Webber, do que a nossa que acordamos de manhã desde pequeno, e sabe porque?
Por amor ao um esporte que está cada vez mais deixando de ser praticado, onde dinheiro é lugar no grid, onde a equipe é mais importante que o piloto.
Em atitudes como essa do Vettel é um pingo a mais de esperança de que as coisas voltem a ser como eram antes onde a coisa mais importante era o ego do piloto e sua vontade dentro de um cockpit.
Agora sou eu que faço a pergunta, Fabio se um dia o senhor sonhou em ser um piloto, você se imaginou com a atitude do Vettel ou com a atitude do Rosberg?
Hoje eu escolheria o Webber só pela coragem de falar no pódio o que tava sentindo e deixar constrangida a equipe e o Vettel, mesmo pq se fosse ao contrário , ele ia atacar se revoltar, deixar claro que recebeu ordens da equipe, mas iria manter a posição. Se o jogo de equipe já é oficial esse seria o justo!
No final de tudo eu curti a desobediência do Vettel, fiquei triste por ter sido em cima do Webber que hoje realmente poderia ganhar se tivesse acelerado o carro e voltei a fiquei feliz de novo com as desculpas do Vettel e torço pra que tenho sido um pedido verdadeiro e que não entre para lista que tem Alonso e Schumacher, que pra mim são piores do que todos os outros no quesito “vigarice”.
Abç Fábio!!!
Penso que as coisas não são excludentes. O sujeito pode ser um sacana e gênio ao mesmo tempo. Schumacher era assim e, na minha opinião, Vettel não atingiu este padrão de vigarice (Alonso, já).
Não precisa, portanto, “desculpar” Vettel. Ele foi escroto. Ponto. Claro, se fizer o que fez toda hora, se jamais demonstrar qualquer grau de companheirismo, enfim, terá su aimagem arranhada.
Sobre Webber, acho um Button melhorado (bem melhorado). Mas, fosse ele, teria jogado Vettel para fora da pista. Simples assim. Mas isso, como você mesmo colocou, Fabio, não faria parte deste tipo de piloto.
É quase impossível ser maravilhosamente bom sem ser agressivo. Button, Emerson, Damon Hill…a história já nos regalou alguns pilotos “sem graça” que levantaram a taça. Carisma zero.
Fabio, duas perguntas:
1 – Para vocês, está claro que os 3 melhores da F1 são Vettel, Hamilton e Alonso? (não os estou colocando na ordem).
2 – Hamilton, hoje em dia, merece os parabéns por ter trocado de equipe e, por este único motivo, ter “melhorado uma” (a Mercedes) e “afundado” outra (Mc Laren)?
forte abraço
Ficaria com uma fórmula 1 sem comunicação por rádio e sem jogo de equipe. Uma fórmula 1 de Nelson x Mansell, Prost x Lauda, Prost x Senna, e cia…
F1, sempre foi assim, vc tem que gostar pela emoção, que dá os motores roncando, as disputas nas curvas, as freiadas nos últimos metros. Mas temos ordem de equipe,pq os custos são muitos altos e ninguém quer ter prejuízo. Mas tb teremos pilotos como Senna, Schumi, Piquet e Vettel, para colocar pimenta e assim fica muito mais interessante F1. Apaixão só aumenta.
Caro Fábio, seu penúltimo parágrafo de seu post, foi perfeito. Diz tudo. EU, David, contrataria o Seb. Vettel…
vettel foi desleal e pronto. Talvez o resultado fosse o mesmo se as configurações dos carros fossem as mesmas. Mas não eram. webber aceitou a ordem da equipe e colocou o carro em um regime para simplesmente levar o carro até o final, já que a própria red bull aceitou o resultado da corrida até então: webber em primeiro, vettel em segundo. Agora imaginem se fosse o contrário. Já pensaram nisso? Como já disseram aqui, melhor é fazer como a Mclaren, deixem os pilotos se entenderem na pista e pronto. Seria mais justo, leal e esportivo, e as corridas seriam muito mais divertidas para todos.
Vettel fez o que tinha que fazer, o Webber poderia muito bem alterar rotação do motor forçar um pouco e dar resposta para Vettel, mas achou que o Alemão não ia atacar, porque a equipe pediu. Para mim Vettel fez o certo, meteu pra cima e correu pra vitória, só pela atitude ele já merece muito mais que o Webber. Reitero que o Webber deveria se aposentar, pois ele provavelmente não vai ganhar nada na F1 depois de hoje.
Por isso q eu torço pra McLaren, pq lá não tem mimimi de mudanças de posição nos boxes e nem proteção pra piloto.
Companheiro quer passar, então que passe.
Pode ver q o Hamilton tava acostumado com isso e não achou justo a Mercedes manter o Rosberg atrás dele. Na McLaren, ele teria sido ultrapassado.
Uma pena o carro estar tão ruim e a equipe não admitir isso e trazer o carro de 2012 de voltar.
É o retrato do mundo de hoje. Não vejo diferença do bandido que vem com “sangue nos óio” com uma arma na mão pra conseguir o que quer, passando por cima de acordos e regras sociais.
Não é por menos que a maioria dos grandes executivos (socialmente conhecidos por seu sucesso) são classificados como psicopatas.
Desculpem, mas é possível sim ganhar sendo correto. Ou então que rasguem as regras e regulamentos, pelo menos fica mais justo.
Falando de Felipe Massa, numa corrida em que podia lutar pela vitória, sem jogo de equipe, não fez nada. Assim não dá!!!
Fabio,
Não se trata e escolher esse ou aquele piloto. E´claro que Vetter é um pilotasso. Está entre os melhores da historia. Mas, o que estar em discusão a canalhisse que ele fez que o seu companheiro. Os piloto receberam instruções para mudar o mapeamento do motor, ele não o fez e aproveitou o momento. Isso para mim a sacanagem brava. a última sacanagem disso tipo, que me recordo, foi aquela em 1989 que SENNA fez com Prost. Isso mancha a carreira do homem, pai de familia. O que ele vai dizer para os filhos? Não pode dizer nada. A tendencia filhos de gente que se comporta assim é ser pior ainda.
Fábio, uma coisa não faz sentido na história, porque a redbull não mandou o Vettel devolver a posição??? Tinham muitas voltas para corrigir a injustiça (e imagino que o Webber tenha reclamado no rádio). Outro ponto é que a equipe tem como monitorar se os dois tinham alterado o mapeamento do motor (lembrando que a ultrapassagem aconteceu duas voltas após o último pitsto) e poderia ter avisado o Webber ou exigido que o vettel mudasse seu mapeamento. Na minha opinião a equipe consentiu com a ultrapassagem e já definiu que o primeiro piloto é o Vettel (só não avisou o Webber).
Entendi, quer dizer que Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso são mal caráter e pisariam nos colegas para subir ao pódio. Isso é que é ter sangue nos olhos? No meu tempo isso se chamava traíra…
Difícil julgar. Considerando que a equipe mandou o Webber conservar o equipamento, foi sacanagem o Vettel ter atacado. Considerando que o Vettel conseguiu manter o carro em melhor forma até o final, foi sacanagem pedir que ele se contentasse com uma posição aquém do que ele poderia alcançar.
As disputas da RBR e da Mercedes tiveram basicamente o mesmo início. A diferença é que o Rosberg foi obediente. Pensando bem, acho que o Vettel fez certo e que o Rosberg deveria ter passado. Como já foi falado, é o que pilotos como Senna e Prost fariam.
Agora o Rosberg vai ficar com estigma de segundo piloto.
Fábio, no final do oitavo parágrafo, não seria “preferiu que não houvesse”?
Em tempo: que cagada da Ferrari com o Alonso, hein? Todo mundo está careca de saber que uma asa quebrada daquele jeito tende a soltar e ficar embaixo do carro, fazendo o piloto perder o controle. Isso aconteceu inúmeras vezes nos últimos anos. Foi até a causa do acidente que matou o Ratzenberger.
Não sei, mas cada vez mais me sinto deslocado no mundo…..como li em um texto seu, não me lembro em que data, quando você citou uma conversa com um “editor”?/”diretor”? em que ele questionava sobre sua ingenuidade e que de alguma maneira essa conversa mudou algo em você.
Me desculpe a imprecisão e de maneira nenhuma vai aqui uma crítica ao seu trabalho , que leio e admiro, mas não saberia escolher entre Vettel e Webber, talvez por isso eu nunca serei um Horner, pois continuo eu sendo ingenuo.
Se me fizesse essa pergunta ontem, talvez eu escolheria Vettel, mas hoje…..sempre me lembro da história da olimpíada de inverno de 1964 e da atitude de Eugenio Monti que perdeu uma medalha de ouro por ter sido generoso,
Realmente não estamos mais em 1964….os tempos são modernos.
Abraços!!