Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
Até que enfim achei alguém honesto o sufuciente para dizer o que aconteceu realmente, você esta de parabéns.
A RBR é igual a Ferrari que é igual a Mercedes que é igual a McLaren, que foi a primeira que começou com esa histó ria de jogo de equipe, mas infelizmente nunca veremos o Berger abrindo a boca para dizer algo…rs
Quanto ao que aconteceu hoje não me surpreendeu porque como já disse, quando se tem um queridinho na equipe nao adianta nada ficar bravo, talvez se fosse um Piquet ou Prost teria jogado o carro e saido os dois da prova mas que não iria deixar um safado como o vettel ou alonso passar tenho certeza que não deixaria… Hehehe
OK! Pelo menos em alguma coisa eu concordo com vc. Agora, para de falar só da Ferrari pra defender “seu” Massa! Vc é formador de opinião! Toda equipe tem seu primeiro piloto. A máscara caiu! Veio alguma ordem pra ele não avançar ou só ficaram esperando pra ver? Hein!
Depois de 20 anos assistindo corridas, meu ânimo para acordar de madrugada já não é o mesmo.
Quando o esporte dá lugar à conveniência, quando o espetáculo toma ares de teatro, quando piloto fica pedindo opinião como se fosse caixa fechando o dia, é hora de repensar…
De minha parte: basta. Não perco mais uma madrugada para assistir jogos empresariais em alta velocidade.
Aos quecontinuarem, sugiro os pregões,onde as ações da Daimler obdecem à critéiros mais transparentes.
Pensamentos dos tres em oredem de chegada Vettel :”será que fiz o certo em ultrapassar?”
Webber ;”sacanagem da equipe nem me avisaram que ele iria me ultrapassar!”
Hamilton ;” não fosse o conterraneo o chefe Ross!”
Eu escolheria vettel… Mostrou ser um piloto ousado..
Desculpe Fabio, deslealdade é coisa de mal carater. Não há exceções. Existia um acordo que foi quebrado, não há desculpas pra isso. Quem é desleal no trabalho, é desleal em casa, é desleal com os amigos e é desleal com a vida. E pior é ver que tem gente que aprova a tal deslealdade. São outros que acham “normal” ser desleal. Sangue nos óio? Não.. mal caratismo mesmo!
Fábio, na sua lista de pilotos acima eu acrescentaria Nigel Mansel.
concordo em parte com vc Fábio… Na minha opinião, grandes pilotos, senão os maiores, Nick Lauda, Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart, não lembro deles usarem de malandragens ou de passar por cima de companheiros. Foram campeões na competência, só isso!!
Fábio achei muito racional e coerente o seu post. Vettel é um dos poucos pilotos da atualidade que coloca a “faca entre os dentes ” como se diz na gíria. Até pra passar o Webber ele teve que suar e muito. Veja que ele não teve facilidade na ultrapassagem. Seu companheiro o espremeu no muro da reta principal e dividiu as curvas em seguida. Ele passou Webber na pista sem ter facilidade nenhuma. Não houve troca de posição na pista e nem no boxe. Isso só vem mostrar o quanto ele é um excepcional piloto; e que não se conforma com a situação. Se der pra vencer ou galgar uma posição a mais, ele vai a luta.
Em relação a corrida, concordo com vc…foi ótima!
Vettel é melhor que Webber, ponto. Mas hoje ele ultrapassou porque houve uma disputa desequilibrada. Sou a favor da honestidade e justiça sempre. Não há fair play na F1.
O Vettel foi sacana, sem dúvida, e essa vitória deveria ser do Webber. Mas analisando friamente sabemos que o Webber alterna momentos de brilhantismo com outros apagados, esses 8 pontos a mais que o Vettel marcou hoje podem fazer falta no final do ano mas repito ele foi um sacana.
O Webber não vai aliviar nada pra ele nesse ano a partir de agora.
A pergunta é….Se a potencia do carro do Weber estava redizida e o australiano tivesse voltado os giros para o máximo, o Vetel teria condições de alcança-lo? Porque fica parecendo que o merito é todo do Grande Vetel…. Por isso acho que de qualquer maneira houve intensâo sim da RBR de mudar o resultado da prova. Mas o Weber não pode reclamar porque até a minha avó sabe que ele é o escudeiro da equipe.
Com esses novos bastidores, acabo de ter certeza de que perdi meu tempo nesta madrugada… Melhor teria sido continuar dormindo.
Fábio, na boa: cada vez mais difícil arranjar motivos para assistir F1. Antes, era so Ferrari, inimiga dos amantes do esporte, agora cresce o numero de empresas que colocam outros interesses acima da competicao ( escrevo isso e me sinto muito ingenuo). imagino que deve ser ainda mais difícil para você, do que para seus leitores, uma vez que esse esporte êh sua profissão. Abs
Vettel fez exatemente que qualquer brasileiro queria que Rubinho e Massa fizessem com Schumacher e Alonso respectivamente, desrepeitassem as ordens de equipe e guiasse com sangue nos olhos, caso um deles tivesse feito isto, eles seriam heróis aqui… E não vistos como bundões!
Foi o que faltou ao Nico que ao meu ver nunca vai ser um piloto campeão deveria ter tambem ultrapassado visto que tinha condições e carro!
VC disse tudo!
Leonardo, parabéns, sou seu fã a partir de hoje, é isto mesmo, é o que deveria acontecer com Ruimbinho e Massaficado, dois covardes que preferem ser milionários a disputar realmente um campeonato de F1, a e eu que era contra o Piquet, achava o cara um nojento, quanta falta faz, Nigel Mansell nem se fala então, se partir para época do senhor Fittipaldi então é brincadeira, F1, infelizmente acabou, como todo esporte hoje, o que vale é dinheiro…
Verdade!! mas confesso que gostaria que fosse ao contrário. Sou fã do Vettel, mais me sentiria mais feliz se fosse o Webber que tivesse desobedecido a ordem e passado na frente pra Vitória. Mas estou satisfeita com a reclamação direta dele na hora do pódio. Massa e Rubinho jamais fariam isso!
E estariam também procurando uma nova equipe…
E estariam também procurando uma nova equipe..
Aquela patacoada de Rubens e Schumacher na Áustria, sim, concordo que deveria desobedecer devido à enorme distância que Rubens estava do alemão. E não foi um mantenham as posições e sim INVERTAM as posições…
Os que antes chamavam Massa e Barrichello de bundões… agora chamam Vettel de sacana.. vai entender né? A incoerência impera.
Na verdade, estas pessoas deveriam estar criticando a RedBull, que agora, resolveu dar uma de Ferrari e de Ross Brawn, e impedir que os pilotos disputassem posições na pista.
Vettel tinha pneus médios no final, mais rápidos que os duros de Webber.. como saiu depois do último pit stop, colado atrás de Webber, o natural era passar (mudando mapeamento de motor ou não).
Porque Vettel economizaria no final, tendo um pneu mais rápido. Massa tinha o mesmo pneu, caiu pra 8 depois da sua parada, passou 3 carros, inclusive tirando cerca de 10s para Grosjean, em menos de 5 voltas.
Não é este, o mesmo Webber, que anteriormente criticava a equipe(muito bom para um segundo piloto.. disse certa vez), pois ele queria ter o direito de brigar com Vettel?
Só que ele é menos piloto. E no final não venceria no braço. E de novo, outra incoerência. Webber que antes criticava qualquer benefício a um piloto, queria hoje ser beneficiado? Porque não foi lá, mudou o mapeamento de motor (tenho minhas dúvidas se ele não fez isso), e passou o Vettel?
Eu quero é que o piloto que estiver mais rápido chegue na frente, quero ver disputa.
Hoje tivemos a vergonhosa decisão da Mercedes também. Já que o próprio Hamilton adimitiu que o pódio deveria ser de Rosberg.
Não venham fazer Vettel de vilão… Vilã são essas ordens de equipe, que prejudicam o que deveria ser um espetáculo da velocidade.
Assino embaixo.
Pelo visto, parece que não temos mais o direito de ver algum 2º piloto ficar em uma posição melhor ou vencer se o 1º piloto estiver na pista.
Tenho um sugestão: acabem com o campeonato de pilotos e vamos todos torcer pras equipes. Socorrooooo!!
Quero a minha mãe. Chama o procon!!
Pois é, amigo… é ó que isso o que ocorreu hoje não coloca em risco o emprego do alemãozinho… Webber e Massa estão na berlinda… Coloque-se no lugar deles: no seu trabalho, vc tem uma otima posição, um otimo salario, vc ve que tem que fazer algo que julga que é certo e o seu chefe diz para vc não fazer… então, faria? se fizesse, arriscaria seu emprego… se não fizesse, tb faz parte parte dos bundões por aí…
Eu nao acho que devemos comparar pilotos mas sim EQUIPES…e todas deveriam fazer como a McLaren. Deixarem seus pilotos livres para decidirem NA PISTA quem vence como foi na época de Senna x Prost, Hamilton x Button e outros.
Vc acredita mesmo nisso???
Vettel, of course
Sou fã de Mark Webber desde há muito tempo. E desde cedo também percebi que ele é um “Gerard Berger” moderno. Todo mundo o acha um bom piloto, mas tem sempre alguém melhor que ele adiante. Berger tinha Senna, Webber tem Vettel. Mas talvez por isso mesmo eu me revolte tanto com o que ocorreu hoje. Se fosse o contrário, Webber seria punido, achincalhado por Vettel, pela equipe, pela imprensa. Eu realmente não concordo com o tal “jogo de equipe”. Acho que os piulotos devem tentar mesmo até o fim, mesmo sob o risco de baterem ambos e ficarem de fora. E não importa se a equipe não tem dois gênios como Senna e Prost, por exemplo. A competitividade deve ser o foco principal. Mas já que essa “comadrice” é quase institucionalizada desde os tempos de Schumacher, Webber é uma vítima miserável desse sistema, que o puniria se ele cometesse o “erro” e que vai apenas se solidarizar com ele, já que o novo Schumacher foi o autor da desobediência.
Meu pensamento sobre o Webber anda junto com o seu, só acho que o Vettel tem um caráter um pouquinho melhor que o do Schumacher, se é que isso é possível de se medir nesse tipo de situação. E pedir desculpas imediatamente sem esperar a repercussão 2, 3 dias depois de reunião a portas fechadas, me faz achar que o Vettel apesar de ter agido instintivamente e fora do que havia sido combinado, ajuda a torná-lo menos arrogante do que o Alonso por exemplo!
abç!
Não ser arrogante realmente é uma característica do Vettel. Mas o que me revolta é ele n ão ter o mesmo tratamento que teria se Webber fizesse o que ele fez.
O Webber não engoliu até hoje o fato de em 2010 a equipe não ter dado preferencia a ele e o Vettel ter ficado com o titulo. Me diz em qual momento o Webber já ajudou o Vettel?
Sem contar que enquanto o Vettel foi o piloto mais jovem a ganhar uma corrida de F1 o Webber é o piloto que mais demorou para ganhar uma(130 corridas)
E o Webber tinha obrigação de ajudar o Vettel em 2010? Por quê? E eu falei que isso é certo? Vettel não estaria ajudando Webber, simplesmente estaria obedecendo a equipe. Não discuto que Vettel seja mais piloto que Webber. Mas a disparidade entre ele e Vettel é bem menor que entre Berger e Senna, por exemplo.
Outro ponto é a respeito de respeitar a ordem de equipe, ano passado no GP do Brasil, a ordem era clara e evidente, não prejudicar a corrida do Vettel e se necessário ajuda-lo, o que o Australiano fez? Dividiu a largada e quase tirou ele da corrida e o titulo, depois dividiu o S do Senna com o Vettel e mais uma vez quase estraga o titulo do Vettel, e ai? Não vi o Vettel bravinho com isso, ou ele se desculpando com a equipe por ignorar a ordem (sei que viajei neste post, mas é um ponto que se é para achar anjinhos e demônios vamos acha-los então.). Mas além de tudo foi brilhante a forma como ambos disputaram a posição, como brigaram de forma limpa, Webber bravinho que estava poderia ter sido desleal e depois feito guerra de coitadinho… Quem venceu hoje nesta disputa foi o Esporte, o Automobilismo
Desculpa, venceu o esporte? Que esporte? Você tem certeza do que está falando? Acompanho este circo a pelo menos 25 anos…hoje falo, com certeza absoluta, que a palavra circo cai como uma luva para esta categoria, com respeito a todos os palhaços…o que se viu, nas conversas pelo rádio da RedBull e Mercedes foi um exemplo de como ser anti-ético, anti-esportivo, imoral, uma conversa de mafiosos, canalhas, onde você precisa ser como eles para gostar daquilo e como é a F1, a categoria mais rica do automobilismo mundial, eles dão um nome diferente…jogo de equipes. O que vimos passa longe, mas muito longe de uma competição. Aquilo que se vê na F1, e creio que na verdade tenha sido sempre assim, só que antes era algo mais camuflado, é que a categoria não passa de um DESFILE DE MARCAS, só isso, acreditar em saci-pererê ou mula sem cabeça parece algo mais sensato do que acreditar que alí tem uma disputa.
Deixa de ser cabeção, uma coisa é dividir o S do Senna com a mesma configuração de motores, outra coisa é não respeitar uma ordem de equipe, enquanto um piloto baixa o giro do motor e o outro não e leva vantagem. Certamente se estivessem com o mesmo giro o pilantra não teria conseguido a ultrapassagem.
Fabio,
Vc só pois em distrinchou o que falei no outro post as7:02.
Vettel é Vettel !!!!! Igual aos outros grandes campeoes! Diferente de outros tantos bons/otimos pilotos que se sujeitam as ordens ridiculas das equipes. Conhecemos mais um hoje, infelizmente….Abs
Fábio, a preferência de parar primeiro no último pit não era do Webber que era o líder da prova? Eles chamaram Vettel 1º já tentando dar a votória a ele? Eles seguraram o Webber no pit, ele estava 5s a frente de Vettel quando entrou? Me responda por favor. Obrigado.
Sim, eles tentaram dar a vítória ao Vettel nos pits, mas não conseguiram.
Abs
Não foi covardia com o Webber não! Quando o Webber fala q reduziu os giros dos motores ele está se referindo ao fato de ter deixado o Vettel se aproximar dele. Naquele momento que Vettel o atacou apostou tudo que o Webber estava com o carro em giro máximo, e até jogou o Vettel no muro. Senna tem milhares de fãs no mundo e é por muitos considerado o melhor piloto da historia da F1. E atualmente criticam o Vettel simplesmente pelo fato dele ignorar uma ordem não muito direta da equipe e ultrapassar o companheiro de equipe. O Senna colocou Prost para fora da pista e todos achavam lindo. Atualmente Vettel tem sido punido e criticado por ser um piloto agressivo.
A mesma equipe que de certa forma chamou o Vettel cedo d+ na troca dos pneus intermediários para os slicks.. o prejudicando.
Ou tu acha, que com a vantagem de quase 4 segundos que Vettel já tinha no início da prova, o mesmo perderia a posição pra Webber em condições normais de corrida?
Tanto que a Ferrari também errou com Massa )o chamando na mesma volta de Vettel). O certo ali era esperar mais uma volta ou duas.
Eu nao acho q
Concordo com o que tu dise Fábio, apenas discordo quando fala que foi injustiça para o pobre Australiano, Ele que tirasse o máximo do carro e ignorasse a ordem de equipe também, acima de tudo ele disputa o campeonato de pilotos e qualquer 10 pontos a mais faz toda a diferença no mundial, vide Campeonatos como o de 2008 (1 ponto de diferença) ou o do ano passado, Vettel agiu como piloto, agiu como alguém que quer ser Tetra campeão, essa é a diferença, o do porque um é tricampeão e o outro apenas um mediano, a diferença (além do talento é óbvio) esta na atitude!
O pior que escolher entre o Vettel ou o Webber é achar que existe algum tipo de legitimidade nisso…Tem que ser muito, mas muito cego para não perceber que a F1, hoje, não é um campeonato, se é que algum dia foi. Estou muito a vontade para escrever isso, pois acompanho este circo desde a época do Piquet pai e as conversas das equipes Mercedes e Red Bull nesta madrugada foram de dar náuseas. Quem tem o mínimo, eu digo o mínimo de vergonha na cara vai achar aquilo, no mínimo, coisa de canalhas, isso pra não dizer nada…e acham isso legal? Normal? Ah claro, trata-se de campeonato da F1, a categoria mais famosa, se fosse qualquer outra, seria um campeonato de um bando de filho da…melhor não falar…o pior é ainda exister críticos para um evento que não é nada mais do que um DESFILE DE MARCAS, nada mais do que isso, a competição passa a centenas de milhas dali.
Não é mundial de pilotos? Querem mais emoção? tirem o rádio de comunicação com a equipe, o piloto que se vire na hora de trocar pneus e salve-se quem puder!
Concordo plenamente. Falava sobre isso no texto anterior do Fábio. Os pilotos da Mercedes e da RBR foram fundamentais nessas situações que aconteceram hoje, mas os protagonistas foram o Radio com o Adrian Newey e Ross Brown. Acho que a corrida sem o rádio ia ficar melhor que isso!
Essa seria uma alternativa.
Talves o rádio apenas limitado a… preciso trocar pneus (no caso do piloto pedir) ou a equipe (venha trocar os pneus).
Qualquer outro tipo de ordem, não esportiva, punição para a equipe que o fizer.
A F1 está ficando muito coxinha. Ordens de equipe, pilotos obedientes, manipulação da corrida nos boxes… O que a F1 faz para aumentar a audência, que sofre queda vertiginosa em todos os paises? Na minha opinião, coisas como as que citei acima motivam uma parte da queda de audiência. Acho que deveriam acabar com essa de dois carros por equipe. Um só e pronto. Perderiam com espaço de publicidade? Claro. Mas talvez fosse compensado com aumento real de competitividade, maior número de equipes (uma vez que os custos seriam menores) e em consequência, maior audiência a longo prazo. Talvez seja utópica esta ideia, mas acho que é um caminho possível… O que vocês pensam a respeito?
Poderiam ser duas equipes de uma mesma fabrica mas com patrocinadores diferentes o que impedira por força de contrato jogo de equipe e assim os resultados seriam mais honestos! Lembrem se que se o Nelsinho não tivesse feito jogo de equipe o Massa teria sido campeão mundial tambem…..
Sua opniao totalmente incoerente com os comentarios do post anterior. Nao da pra te entender…
Não acho. Como eu expliquei no começo _e talvez você não tenha entendido_, o cenário mudou depois das declarações do piloto. Até por isso a necessidade de um novo post.
Abs
Concordo com o Rafael.. não te criticando.. mas ficou meio estranho (e meio incoerente) seu comentário.
E não acho que Vettel teve vantagem assim sobre o Webber.. tenho minhas dúvidas se o Webber não mudou o mapeamento de motor novamente, quando viu que seria atacado por Vettel.
E Vettel passaria com mudança de mapeamento de motor ou não. O mesmo tinha pneus médios (mais rápidos), contra duros do Webber. (Vide Massa, que virara na casa de 1m39 com os mesmos pneus médios e tirou 10s para Grosjean em menos de 5 voltas)
Vettel tinha ainda direito ao uso do DRS, visto que voltou colado em Webber, e até já tentou passar por fora logo na primeira curva, após o pit.
Em condições normais de corrida, ele passaria.
Se o que queremos é disputa na pista. Não temos que condenar Vettel, mas sim a RedBull, que hoje quis dar uma de Ferrari e fazer uso das ordens de equipe.
Deixa um piloto constrangido após a corrida, porque o mesmo queria e tinha totais condições de vencer, é no mínimo ridículo.
Entao vc concorda que no final das contas, pelas circunstancias a Mercedes fez a coisa certa e o Vettel, estragou tudo?
Não. Não gostei da atitude da Mercedes e acho que isso ficou bem claro.
Abs
Concordo plenamente. Se na RBR não tem voz de comando sobre o Vettel, não há porque culpá-lo. O mínimo que se espera de um piloto é sangue no olho. E hoje foi tipo o conto do escorpião e do sapo atravessando a lagoa.
“Famigeradas ordens”: Tanto Red Bull quanto Mercedes queriam Vettel e Hamilton na frente. Vai que na última corrida falta 1 ponto????
Falando em Mercedes: “Mais do mesmo” Ross Brawn. “Guarda (mais) essa, heim?”!!!
Bem pelo menos o Alonso ficou de fora senão iriamos ve a Ferrari fazer o que sempre fez mandar o piloto coadjuvante Massa dar passagen caso o mesmo estivesse atraz!
Vettel fez o certo ganhou na pista bem fiferente da Mercedes que manteve o Hamilton a fente e não permitiu que o Nico que tinha mais carro o mesmo que o Vettel!
Se a fromula um continuar assim vai ser um jogo de bastidores a onde se determinam quem pode ganhar vc não acha?
Massa chegou em quinto por que não tinha o alonso Nico chegou em quanto por que a Mercedes não o deixou ser terceuro e o Vettel só ganhou por que não se conteve em ser o segundo sabendo que poderia ganhar!
Vc leu bem o texto? O Weber baixou o giro do carro para preservar o motor e os pneus. O Vettel não fez o mesmo apesar da equipe ter dado a mesma ordem para os dois. Um tava com o carro a 100% e o outro baixou para 75%. Se a ordem da equipe fosse “Que vença o melhor, não nos importamos que vcs batam e que não pontuemos no campeonato” e o Vettel tivesse ido pra cima e vencido. Te dava razão, mas não foi o que aconteceu. O Vettel foi canalha. Assim como também foram Piquet, Senna, Prost, Schumacher. Situação bem diferente do Nico e Hamilton, o carro de tras estava melhor em condições iguais, e pediram para o segundo piloto não atacar o da frente.
A questão é :
Ele é segundo piloto !
Por que então o termo segundo piloto?
O nome já diz tudo 2 piloto segundo lugar ! Webber nunca foi combativo se o fosse seria previnido e ao perceber a aproximação mudaria as rotações do motor !
Deixa de ser ingenua vc acredita que os engeinhos nos boxes não poderiam telo avisado?
A Red Bull queria que o Vettel fosse vitorioso assim como o chefão da mercedes queria que o Hamilton na terceria posição! cartas marcadas….
PERFEITO – QUE PENA QUE O COLEGA ACIMA NÃO ENTENDEU O QUE HOUVE DE FATO E NEM NO QUE O FÁBIO SEIXAS REAVALIOU APÓS TER ANÁLISADO MELHOR A SACANAGEM QUE VETTEL FEZ COM WEBBER. MAS , COM RELAÇÃO A MERCEDES, QUE FIQUE CLARO QUE A POSIÇÃO DE LEWIS FOI EXPLICITA: NICO ROSBERG É QUEM DEVERIA ESTAR AQUI NO MEU LUGAR, ELE É QUEM DEVERIA ESTAR AQUI NO PÓDIO. BEM DIFERENTE DO QUE VEM FAZENDO VETTEL JÁ FAZ ALGUM TEMPO – SÓ QUE DESSA VEZ NÃO TEVE QUEM CALASSE A BOCA DO MARK WEBBER E O RÁDIO ESTAVA FUNCIONANDO PERFEITAMENTE PARA OS DOIS – SENDO ASSIM, MR SEBASTIAN NÃO PODE DIZER QUE SEU RÁDIO ESTAVA RUIM. VETTEL, SIMPLESMENTE FOI CANALHA COMO VC MESMO DISSE.
Tudo é uma questão de apertar o botão, era só o Webber apertar o botão e o carro voltava aos 100%, quem quer ser campeão tem que pensar primeiro em si, as pessoas na sua maioria assistem a categoria pelos pilotos e não pelas equipes, é por isso que Vettel é TRI campeão mundial, enquanto Webber é o que mesmo? Em relação a Mercedes, alguém acha mesmo que o Hamilton iria vender fácil a terceira posição da corrida no final?
Mais ou menos. Quando ele viu o Vettel se aproximando ele poderia ter voltado o carro a 100%.
Mas esse jogo de equipe deixa de fato tudo muito mais chato.
Cara e vc acredita mesmo nessa que Webber baixou as rotacoes do motor ??? Christian Horner em nenhum momento disse isso e simplesmente se referiu a pneus !!! Agora só me responda: Como é que um piloto com 75% do carro (diga-se mesmo carro ,pneus mais lentos) consegue defender-se em duas zonas de DRS e em mais uma recta e só ceder na 3 curva ??? Há coisas que necessitam de análise antes de serem ditas,a título de exemplo compare a batalhes Hamilton vs Rosberg !!!!
Ô, Ge, vc pensa que não houve ordem para o massa retardar a arrancada, prejudicando o Hamilton e favorecendo o malonso? Sorte que o espanholzinho foi com muita sede ao pote e tocou no Vettel; mais sorte ainda foi ele ter se f… e não ter danificado o carro do Vettel…
Fabio, o que mais me chamou atenção na estrategia claramente favorável ao Vettel da Red Bull, alem daquela primeira parada bem estranha do Webber com pneus medios e andando bem, foi o ultimo pit dos dois: quando Vettel parou, Webber esta 5s2 na frente e parou logo na volta seguinte. Achei muito estranho Vettel conseguir tirar todo esse tempo em uma volta, a ponto de chegarem “colados” na curva 1, logo apos a saida de Webber dos boxes. Você tem alguma explicação técnica pra isso?
muito bla, bla, bla…pra pouca coisa.