Sobre o duelo Vettel x Webber
24/03/13 12:25Muita coisa aconteceu do pódio até agora, então acho que é o caso de esclarecer e comentar alguns pontos.
Vamos por partes:
O post sobre a corrida foi, como de hábito, publicado minutos após a bandeirada. Não retiro uma vírgula do que escrevi sobre o duelo na pista. Para quem estava assistindo foi, sim, sensacional. Noves fora ordens e contra-ordens e rádios e declarações posteriores, a batalha foi acirrada, arriscada, empolgante para o torcedor;
A cara azeda de Webber no pódio tomou forma de palavras azedas logo depois, na entrevista coletiva dos três primeiros colocados. Ele disse que ambos receberam ordem de manter as posições após o último pit, quando ele saiu à frente do alemão. “Reduzimos os giros para o final da prova. Mas o Seb tomou sua própria decisão e agora vai ser protegido, como sempre é. Estou desapontado”;
Agora, o lado de Vettel: “Eu tinha um ritmo forte, um jogo novo de pneus médios e isso me dava mais velocidade. Mas cometi um erro. Deveríamos ter mantido as posições. Eu não ignorei as ordens de propósito, mas fiz besteira. Mark está bravo agora, mas quero ser honesto e pedir desculpas. Assumi muitos riscos naquela ultrapassagem. Deveria ter me comportado melhor, mas não fiz de propósito”;
Por fim, a Red Bull, via Christian Horner: “Nossa decisão após o último pit era de administrar a corrida, conservar os pneus, levar os carros até o final e marcar o máximo de pontos possível. Infelizmente, os interesses dos pilotos às vezes entram em conflito com os interesses da equipe. Sebastian decidiu resolver as coisas com as próprias mãos hoje e atacar Mark. Ainda bem que não a ultrapassagem foi limpa e que ambos viram a bandeirada, mas foi frustrante. F-1 é ao mesmo tempo um esporte coletivo e individual. O que aconteceu hoje é o tipo de coisa que não deve acontecer. Sebastian já se desculpou, mas vamos discutir tudo isso internamente”;
O que eu acho? Algumas coisas…
Não retiro também o que escrevi sobre o desejo da Red Bull de colocar Vettel na frente. Os sinais foram evidentes durante quase toda a prova. O “quase” é porque eles duraram justamente até o último pit stop. Naquele momento, a direção da equipe resignou-se com a vitória de Webber. E, até por conhecer o espírito belicista de Vettel, preferiu que não houvesse batalha;
Vettel foi desleal quando colocou um carro com força total para duelar com outro meia-bomba. Foi uma disputa desequilibrada, sem igualdade de condições. Ele se aproveitou de uma informação interna, de uma ordem, desobedeceu-a e tirou vantagem. Fez uso da tão famigerada “lei de Gerson”. Webber mandou um dedo médio para ele após a ultrapassagem. Acho que, de cabeça quente, eu faria pior;
Webber tem toda a razão de estar furioso. A gente fica assim quando é vítima de injustiça. Ele tem razão, também, ao dizer que Vettel é protegido: nada vai acontecer. Ou vocês acham que a discussão interna vai provocar algo a mais do que um pito no alemão? As declarações de Horner são diplomáticas, apenas isso. Coloque-se na posição de um chefe após uma situação como essa. Não há mais o que fazer além de soltar uma reprimenda pública e anunciar que “mas vamos discutir tudo isso internamente”;
Ainda sobre a Red Bull: se fosse a Ferrari que tivesse soltado um “mantenham as posições”, estaríamos aqui xingando-a de todos os jeitos. Sejamos razoáveis, portanto. Eu sei que F-1 é um esporte de equipe, mas também sei que sua maior atração se chama Mundial de Pilotos. Posso ser um purista, mas acho que equipe não tem nada que acionar o rádio em brigas assim. Os pilotos são grandinhos, eles que se resolvam na pista. Ficou feio para a Red Bull, como ficou feio para a Mercedes, como ficou feio tantas vezes para a Ferrari;
Por fim: a decisão de Vettel de ignorar a ordem é compreensível. O alemão tem aquele mesmo instinto de pilotos como Senna, Prost, Piquet, Schumacher, Alonso. Aquilo que, nas quebradas por aí, chamam de “sangue nos óio”. Aquilo que tanto faltou em pilotos brasileiros, gerando críticas e mais críticas. No calor da corrida, o sujeito simplesmente desliga o cérebro. Quer vencer e mais nada, mesmo que isso jogue pro ralo a corrida de sua equipe inteira. Acho que é isso que Vettel tenta explicar ao falar que “não foi de propósito”. Claro que foi. Mas foi quase inconsciente, foi puro instinto, tal a adrenalina do momento.
Vettel hoje entrou para a turma dos pilotos que citei. Em termos de talento, dos melhores. Mas cheios de atitudes controversas e anti-esportivas no currículo.
Manchas que carregaram para sempre, a despeito de suas vitórias e recordes e títulos mundiais.
Sem pieguice: prefiro pilotos assim. Raríssimos foram os campeões bonzinhos na F-1. Convivam com isso. Não é opinião. É fato, é estatística.
E você, caro internauta: se tivesse que escolher um piloto entre Vettel e Webber, ficaria com qual?
O problema são os dois pesos e duas medidas.
É totalmente compreensível que uma equipe queira marcar pontos com seus dois pilotos. São pontos importantes para quem quer mostrar a uma montadora ou uma marca que vale a pena investir na F1, como é o caso da Mercedes ou de uma Lotus. Webber sempre foi colocado em segundo plano e ver a equipe colocando-o como favorecido pelo bem da equipe é de se louvar. A Ferrari nunca fez isso pelo bem de um “segundo piloto”. A Red Bull quer ver a história de Vettel ser construída com o carro austríaco, Webber é apenas mais um. Favorecer Vettel é sempre mais fácil, isso sim é desleal. Não acho que se deve favorecer Webber, mas se existe uma linha que separa os interesses dos pilotos aos interesses da escuderia. Evitar aquele duelo na pista nas voltas finais de uma dobradinha ganha era um risco muito grande, era por em risco 43 pontos em 43 possíveis para a equipe na segunda prova do ano. Um absurdo, principalmente tendo em vista que os dois já foram livres e tiveram problemas. Chefiar é isso, gerenciar riscos, e esse já “deu merda” antes.
Só não entendo porquê o Webber, ao ver que Vettel não acatou a decisão de mudar o mapeamento do motor para Mult21, não voltou seu motor para a posição original e foi pra cima do Vettel. Era o que eu faria. Mas quando se tem 3 títulos contra zero, fica difícil peitar a equipe.
Saudades da época em que injustiças eram vingadas na pista….
Há um motivo para que a mudança de mapeamento ainda seja acionada pelo piloto. Em uma F1 cada vez mais tecnológica, não seria difícil fazer com que a alteração fosse feita a partir dos boxes, com um simples apertar de botão (Ross Brawn se divertiria a valer com isso…). Contudo, sendo o piloto aquele que se arrisca e dá o máximo de si no cockpit, nada mais justo que caiba a ele, em última instância, decidir quando tirar um pouco mais do carro ou não. Do contrário, que entreguem de vez os volantes para o pessoal do padock e transformem a F1 em um imenso videogame.
A ultrapassagem levou pelo menos duas voltas para acontecer de fato – tempo de sobra para que Webber mudasse novamente o mapeamento para uma configuração mais agressiva, dando-lhe condições de se defender das sucessivas investidas do companheiro de equipe.
Não estou dizendo aqui que Vettel agiu de forma correta. Nem é este o ponto – cada um tire suas conclusões. Apenas não acho honesto o discurso de Webber de que teria sido “pego de surpresa”, não tendo chance de defesa. Ao que parece, o australiano está é tirando o foco da diferença abissal de talento entre os dois para tirar proveito de toda situação, colocando-se no papel de vítima, talvez buscando minar o psicológico de Vettel para desencorajá-lo a repetir a manobra.
Parabéns pelo excelente texto! Condensastes lucidez com inteligência. Também prefiro pilotos assim. Se Barrichello tivesse 20% disso, seria bicampeão da F1.
No entanto, se tivesse com um outro Vettel, Piquet, Senna, Schumacher ou Alonso, não seria apenas o cômico dedo médio, mas sim daria no meio do carro do próprio Vettel na ultrapassagem.
Se conseguirmos ver na mesma equipe Vettel e Alonso o bicho vai pegar. Mas, talvez não. Alonso já experimentou chumbo grosso com Hamilton e Vettel já viu que Webber está dominado.
Sensacional seu texto Fabio Seixas!
Larga ser baba-ovo.
Não confunda “sangue nos óio” com vigarice. Agora se o Webber tivesse um pouco de brio, não deixava o Vettel passar, fechava a porta na cara dura.
Depois que cagou na cabeca do companheiro..dizer o que ele disse e’ um tapa na cara estilo “bonus combo”…era melhor ter dito “piloto pra vencer, e se posso vencer vou vencer”
Quem está defendendo Vettel e reclamando do Webber deveria se informar um pouco melhor. Por pedido da equipe os dois pilotos deveriam remapear os motores para giro menor e economizar motor, Webber fez isso, Vettel não. Quando Vettel ultrapassou não foi nada limpo já que o carro dele estava a 100% e do Webber estava abaixo! Vettel deveria ter informado tanto a equipe quanto Webber que ele iria ignorar a ordem de equipe e que iri ultrapassar, assim Webber estaria preparado e correndo com 100% do motor, da forma que ocorreu foi completemante desleal!
Ta bom então quer dizer que o Weber não é capaz de ver o Alemão se aproximando e ver que existe algo de errado e voltar para o mapa de 100% de potencia?
Fala sério. O que definiu a questão foi o estado dos pneus. Os de Webber tinham acabado e os do Vettel ainda não.
As pessoas comentam essas coisas com naturalidade. Eu como amante das corridas gostaria de ser avisado também pelo Chefe da RBR que a corrida acabou 20 voltas antes do final. Eu iria voltar a dormir ou fazer outra coisa. Corrida para mim termina na badeirada final. Se existem chefes querendo avacalhar com o esporte (coisa que a Ferrari faz há quase duas décadas), esses chefes deveriam ser banidos do esporte. Imagina como será a audiência daqui a um tempo quando todos aceitarem que companheiros não podem mais disputar posições da metade para o fim da prova. Reflitam antes de falarem alguma coisa ou assumam a condição meros palhaços assistindo corridas de cartas marcadas.
Sempre protegendo seu alemãozinho. Com um carro desse até eu. Sua desonestidade intelectual chega a ser patética
Novamente o nobre colunista parece ignorar a história ao comparar a Ferrari com a Red Bull. Fabio meu caro. Se fosse na Ferrari eles mandariam o Webber parar, arrancariam a roda ou qualquer outra coisa para que o Vettel fosse livre para vencer. Vc ve mesmo corridas? Comparar Ferrari com RBR é ridiculo. Na Ferrari somente um piloto pode vencer. VC ainda não se tocou disso?
Em partes isso é verdade sobre a Ferrari. Lembro-me que o único caso de “esquecimento” de um pneu no pit foi quando Irvine venceria Hakkinen no mundial, mas a equipe queria Shumacher e não o Irlandês. Porém, já é difícil vencer um mundial de F1 com apoio, imagina quando você não tem apoio nem na sua própria equipe? O efeito disso é devastador, e só agora Massa, por exemplo, está conseguindo se recuperar e andar rápido. Para quê lutar se não me deixarão ganhar? É um problema.
A despeito de ter sido ‘certo ou errado’, ‘leal ou desleal’, o fato é que o Vettel fez o que tinha que fazer, e ponto. Qualquer piloto que se considere postulante ao título mundial tinha que ter agido da mesma forma, e o Vettel sabe disso. Na hora ele deve ter pensado algo na linha “foda-se, eu vou pra cima, depois a gente vê no que dá”. Agora ele tá aí pagando de arrependido e pedindo desculpas, mas, na boa, pra mim isso é jogo de cena. Duvido que ele esteja realmente arrependido, ele só tá tentando apaziguar as coisas, acalmar os ânimos. O que REALMENTE importa para ele é que ele saiu da Austrália com a vitória no bolso. Além do mais, ele sabe que os fins justificam os meios — não se esqueçam que no ano passado ele foi campeão por apenas três pontos de diferença pro Alonso, então esses 7 pontos a mais que ele garantiu ontem podem fazer a diferença lá no final do ano, quando ele estiver disputando o título com o Alonso, com o Hamilton, ou com o Raikkonen — ou alguém acha que é o Webber que vai estar no páreo? (Aliás, queria ver a reação do Vettel e da equipe se este ano se repetir uma disputa como a do ano passado; aposto que todos vão pensar “PUTZ, GRAÇAS A DEUS QUE O VETTEL FEZ AQUILO NA AUSTRÁLIA!!!”)
Gostei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Piloto pedindo desculpas por fazer uma ultrapassagem e torcedor com peninha do ultrapassado…. essa é a F1 que doutrinou os fans dos últimos anos. Vettel !!!! vai pra cima meu filho!!!
Dos 22 pilotos da corrrida, somente 05 perderam posições com relação a lagarda!! Os 04 que abandonaram e 01 que terminou a corrida. Quem???? Massa…
Vettel, sempre!!!!
Fábio, gostei muito da sua participação nos comentários da GP2. Temos que exigir da Globo sua participação nas transmissões junto ao Galvão. Seria sui generis.
A F1 está ficando um saco. Por isso digo que a MacLaren é esempre será a melhor equipe para qualquer piloto trabalhar, pois eles consideram seus pilotos grandinhos.
É por essas e outras que não considero os beneficiários de escudeiros campeões de verdade. Senna teve ajuda de Berger??? Peguem as principais corridas de Ayrton e confiram se houve qualquer “ajuda” dele… Raras foram as oportunidades. O talento dele sempre falou muito mais alto do que depender de ordens de equipe e fiéis escudeiros. Schumacher e Alonso são dois péssimos exemplos de “campeões”. O primeiro só foi campeão pois não havia adversário, pois até do Mika Hakkinen tomou pau. O segundo, pede pra equipe pedir ao companheiro pra sair da frente. Tal qual fez o Vettel agora.
Precisa ser sujo pra ganhar um campeonato? Discordo. Mas precisa ter “sangue nos óio”. Precisa sim. E neste quesito, nós não vamos ter gente gabaritada em terra brasilis. Acabou.
FABIO SEIXAS NA GLOBO AO LADO DO GALVÃO JÁ!!! KKKK
o senna tem um títuço que o schumacker nunca teve,tiro ao alvo no muro da tamburelo
Não diga bobagens… Desmerecer o talento do Schumacher? Com exceção ao título de 1994 que ele agiu de forma criminosa com o Damon Hill, e pela polêmica da Áustria em 2002 (e mesmo assim, aquilo não tiraria o título que ele ganhou facilmente), que culpa ele teve que os outros adversários não conseguiam segurar ele e a equipe? Me atrevo a dizer que nem Senna iria parar aquele time vitorioso e competente que a Ferrari teve entre 1999 e 2004… Senna era muito talentoso, de fato um dos melhores da história, e isso só cego não enxerga, mas tratar ele como se ele ganhasse tudo somente pelo braço, faça-me o favor… É melhor se informar pra não postar coisas sem o menor nexo…
Senna foi um grande campeão, mas Alonso e sobretudo Schumacher também o foram. Só pelo ritmo de Rosberg e o trabalho que está dando ao Hamilton podemos comparar e ver que o velhão, com 43 anos!, ainda andava muito!!!
primeiro ano do hamilton na equipe e ja ta andando na frente do rosberg, coisa que o dick vigarista nao conseguiu fazer em tres anos de mercedes!!! Eh andava muito… devagar, soh tomou do rosberg. Fala serio.
Ele apenas tinha gasto todo o estoque de sorte antes do retorno. Schumacher é um deus da velocidade, muito embora não o considere o melhor de todos os tempos.
Simples: Weber..
Se fosse comigo, próxima corrida, dava uma pancada no meio do carro do Vettel, pra tirar ele da prova, e aprender a respeitar, pq não faltou com respeito a equipe, e sim seu companheiro, na verdade já teria dado no meio nessa, mas como ele não fez, faça na próxima, pronto, e cada vez que ele fizer algo errado, detone ele na pista….
Concordo…tem que jogar o cara para fora da pista já na próxima corrida!!p/ ficar esperto! O Cara ser Tetra em cima de vc, sendo protegido deve doer! Tudo bem que o Vettel é melhor que o Webber, mas a proteção, asa nova…ajudam! Acho que todos os pilotos devem se juntar e marcar o Vettel, porque se o cara vira Tetra, fica “feio” para os outros…Alonso, Hamilton, Button, Webber e Kimi! A redBull ainda é o melhor carro!
Saudades do Piquet nestas horas!!
Alguém aqui sabe o que é automobilismo de verdade? Pois bem… Vejam as corridas da NASCAR. Aquilo sim é corrida com pilotos de verdade. O pau come solto na pista e fora dela tambem. Os pilotos acertam suas diferenças dentro da pista e saem de socos fora dela quando for necessário.
Se fosse Piquet, não seria teria um dedão após a ultrapassagem, mas sim um socão no fim da corrida. Garanto.
bom dia a todos acredito qeu todos que assistem, acompanham e gostam de formula 1 querem ver corridas com ultrapassagens, corridas brigadas, com emoção, todo piloto deveria brigar até o fim seja pela vitoria pelo podio, por uma posição melhor(tirando o caso da force india que recolheu seus pilotos pois corriam risco de um acidente), nós reclamos de tudo reclamamos do Vettel que ultrapassou e desobedeceu a ordem, reclamamos da Mac laren que deu ordem para não ultrapassar, reclamamos da Ferrari, nada agrada a todos seja com ordem ou sem ordem sempre tem polemica.
Webber errou por ser besta e achar que não precisava lutar até o fim quantas vezes vimos carros quebrando nas ultiams voltas por pilotos que lutavam por posições, quem viu a corrida viu que no meio da corrida o Vettel começou a apertar o Webber e pediu passagem pois naquele momento o Hamilton estava chegando ele e se ele não apertasse o Webber poderia ele perder a posição, do mesmo jeito o Nico caso tivesse passado Hamilton poderia tambem dar sufoco nas RBR já que vinha melhor que o Hamilton.
Acredito que ordens são melhores para as equipes que defendem seus interesses eles estão certos, um campeonato de formula 1 movimenta bilhoes de dolares, claro que as equipes tem que defenderes seus direitos.
Porem a Formula 1 é muita chata com as ordens, para a gente e melhor saber o que realmente aconteceu que ser enganado.
Analisando o caso Alonso na largada o Massa que larga tão bem normalmente quando esta atras e tem pela frente carros piores ganha posições porem largando na primeira fila fica mais dificil claro ja que teve na frente o carro tricampeao e atras o bicampeao com um carro igual o seu, ai não garantiu a segunda posição nem conseguiu a primeira ai pelo trafego, pelo toque do alonso no vettel estando colado no alonso acabou perdendo algumas posições, normal ai a Ferrari assume a culpa dizendo que acreditava que o bico aguentaria algumas voltas e poderia ser troca no primeiro pit que seria logo nas voltas iniciais, não deu certo todo mundo viu o que deu, se a decisao foi da equipe ou do Alonso que por ter mantido a segunda posição toda a primeira volta pode ter levado a pensar da para manter o carro na pista não estou tendo muitas perdas, lembrando que na semana passada Massa deu uma declaração que Alonso decidiu antecipar arriscou deu certo e comentou que Alonso estava atras e quando se esta atras e mais facil para arriscar, neste caso ele era segundo arriscaram e nao deu certo, são coisas de corrida de pista que tem que ser decidida em segundos ali no caso um minuto e poucos segundos mais foi o tempo que eles tiveram fizeram uma escolha e não deu certo, sera que foi jogo de equipe? sera que a ordem foi da ferrari? sera que a ordem foi do Alonso? não importa ja aconteceu e no seu GP 200 ele completou apenas 1 volta.
Cabe ao Massa aproveitar a chance continuar andando na frente do Alonso, e o Massa ontem infelizmente não teve a muleta para se apoiar ao final da corrida não teve onde colocar a culpa pelas posiçoes perdidas ja que o Alonso abandonou a prova muito cedo.
Infelizmente todos os pilotos campeoes e os melhores que fizeram historia na Formula 1, normalmente estao envolvidos em polemicas em brigas em acidentes alguns de proposito para tirar vantagem outros não, mais sempre foi assim nem vou citar nomes pois alguns fã costumam usar 2 pesos e medidas, sempre quando é o piloto querido que comete atitudes negativas teve uma justificativa uma desculpa, isto e muito ruim.
E sobre as ordem das equipes fazendo uma brincadeira aqui se a ordem fosse da Ferrari para o Alonso nao passar o Massa e o Alonso passasse o Massa como seriam as opiniões? e se a ordem fosse para o Massa não passar o Alonso? sera que o Massa passaria? e se passasse como seriam as opinioes sera que manteriam que o piloto deve respeitar a equipe? e se fosse no caso da Mercedes Hamilton/nico? com certeza as opinioes poderiam mudar.
Esporte e emoção é paixão e quem assiste quem torce age e fala comenta com o coração não com a razão, ainda mais em um esporte que não sabemos nada do que se passa la dentro.
Que a formula 1 continue com muita briga e disputas nas pistas com foi em 2012.
Abraços
O que seria dos pilotos sem suas equipes ou o que seria das equipes sem seus pilotos. Mas do que vale ambos se não conseguirem vender a corrida. Para os donos das equipes vender a corrida é melhor do que saber o vencedor, para RBR Vettel, para Mercedes Hamilton, para Ferrari Alonso, para Lotus Raikkonen os patrocinadores querem eles e pronto. Torcer pro Massa chegar numa boa colocação, vencer nem a Ferrari quer.
Fabio. estou com vc…nada de ordens, tem que ir pra cima mesmo, ta lento tem que passar, caras como Senna nao existem mais…ta tudo muito certinho, na pista que se resolvam…
Falta concorrencia para a F1!
Uma categoria em que pilotos se desculpam profundamente por ultrapassar carros mais lentos enquanto outros agradecem por nao terem sido ultrapassados por carros claramente mais rapidos…
So sobrevive pela tecnologia e falta de concorrencia…
Tem sim. Basta se informar e não ser um cego da Globo por exemplo. Existem varias categorias de corridas pelo mundo. Nenhuma delas é tão medíocre como a F1. Nascar, Gp2, FIA Gt, e MotoGp tambem vale a pena.
Fabio Cristiano, cego e’ a dignissima…
Falta competicao em termos de tecnologia de ponta. Competicao de qualquer tipo, ate’ a missa do galo serve…
As outras categorias do automobilismo mundial ficam a um abismo de distancia da F1 em termos de tecnologia. Por isto as equipes e o Bernie fazem o que querem e nos seguimos reclamando e assisitindo (como vc).
Demorou, mas veio a tona a hipocrisia da RedBull. Assim como Ferrari, é óbvio que a equipe sempre teve seu piloto número 1 e sempre deu preferência a ele. Esse papo de “deixar brigar” só existia porque Vettel estava sempre levando a melhor sobre Webber. Em 2010, Webber era vice-lider do mundial antes do GP Brasil somente atrás de Alonso (235 contra 222) e a equipe não deu ordem para Vettel (com 206) abrir passagem. Disse, dissimuladamente, que não iria intervir na briga dos pilotos e deixou Vettel vencer, mesmo correndo o risco deperder o título de pilotos. Vettel fez a lição de casa em Abu Dhabi e foi campeão. Se não fosse, todos diriam que a RedBull preferiu perder o título a vencer sem ética.
Balela, mentira! A RedBull, assim como a Ferrari, Mercedes e até McLaren, preferem perder um título de pilotos do que deixá-lo nas mãos de um “número 2”. Isso só acontece por acidente ou por incompetência do número 1 (caso de Mansell contra Piquet na Williams, que fez tudo pra Mansell levar o caneco). E pra quem acha exagero, por favor leiam sobre o mundial de 1.999. Schumacher quebrou a perna no GP inglês e ficou fora de 6 etapas. Irvine, o segundo piloto que ganhava 20% do salário do alemão, chegou ao GP da Europa com chances de ultrapassar Hakkinen e assumir a liderança do mundia. Só não o fez porque a equipe “esqueceu” de levar os pneus ao pitlane, deixando o irlandês de fora da briga. Dizem os infiltrados em Maranello que Montezemolo não teria como justificar os então 25MM de euros investidos em Schummi se o carro era capaz de fazer Irvine, com 5MM, campeão.
Teoria da conspiração? Não, interesse politico e financeiro mesmo. O mundo é mau, e quem não entendeu isso, vai continuar fazendo biquinho como fez Webber. Ou alguém acha que Hamilton receberia a ordem que Rosberg recebeu???
e ainda mais de um segundo piloto que faz questão de tornar publico seu desagrado com a sua posição e ainda por cima joga a opinião publica contra quem lhe paga os salarios milionários e que é a unica equipe na F1 que lhe dá emprego(pois fora da Red Bull,Webber não tem lugar em nehuma outra equipe).
A RBR bem poderia avisar ao Webber que Vettel não quis baixar o giro e então o Webber nada poderia reclamar depois, mas foi conveniente que não avisasse! Não acho que a RBR foi sacana com o Webber e nem que o Vettel foi sacana com o Webber. Se ele viu o Vettel querendo ultrapassá-lo desde a saída do box então bastava lutar pela posição como assim o fez! E outra, o Webber só andou tanto tempo na 1ª posição graças a estratégia da RBR no primeiro pit de mantê-lo 3 voltas a mais na pista, senão ele lutaria com as Mercedes!
Pra regular o giro é só mudar a posição no volante, vc acha realmente que em vendo a aproximação de Vettel o piloto australiano não mudou????
Fabio, com todo o respeito que vc merece, vamos falar, vc viu que antes o Hamilton tava se aproximando do Vettel, então ele tinha que acelerar ou deixar passer.O Weber tinha também que ser avisado para andar mais assim daria espaco para o Vettel se acomodar.E por ultimo se vc diz que gosta tanto de disputas o Weber que se … e fosse pra cima do Vettel.Ele sabe que não passa e acabou.Sabe, isso de ser o que se é já não vale mais hoje, vamos mandar chover como quer o Bernie e aí pronto.Desculpe mas sou Vettel e não abro.
Ah não esqueca que em 2010 ningué nem lembrou do Vettel e ele foi lá e ganhou e o Weber…
A F-1 já faz tempo que está chata e sem emoção, os carros já não são tão rápidos e os interesses particulares são muito mais expostos do que antes, Ainda assim, acho que o Vettel teve um dia de ”Senna” não sejamos hipócritas quantas vezes Senna e Prost fizeram ”batalhas sangrentas” pela vitória e ninguém reclamava? Se o Webber se incomodou, ele que dê o troco no Proximo GP.
Tudo bem que o Vettel errou e ele reconheceu isso, mas faz parte do jogo. Como citaram o Senna e o Prost, espero que o Vettel faça como o Senna e deixe o Weber passar numa próxima corrida em que a situação for inversa, assim como Senna fez com Berger numa corrida em que ele estava muito à frente mas esperou e deixou o Berger passar e vencer a corrida como agradecimento pela parceria na equipe.
Postura típica de um alemão na fórmula 1.
Definitivamente falta aulas de ética na Alemnha.
Caro Fábio, o jogo de equipe no automobilismo esta para o dopping em esporte olímpico! Vale , vale, mas quem ganha não é o piloto, é o mjogo de equipe, assim o melhor seria haver um campeonato de jogo de euipe em vez de pilotos, ganharia a que tivesse os pilotos mais amarrados no cabresto!!
Você acredita em atleta dopado batendo recordes?
E em pilotos que só ganham com jogo de equipe?
Piquet ganhou do jogo de equipe Mansell/Willians com o jogo de individualismo! ESSE realmente ganhou o mundial de PILOTOS!!!
A melhor mudança na regra que pode acontecer na F1, é cortar a comunicação via rádio dos pilotos, apenas colocaria a velha placa, indicando que entra no box na próxima volta, simples assim, sem comunicação, sem saber quem esta atrás de quem, sem saber da real vantagem de tempo, etc.. apenas pilotos em uma disputa “sozinhos” na pista!
Xiita!