Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Sepang, 1º e 2º treinos livres

Por Fábio Seixas
22/03/13 08:19

Correria maluca, escrevo este post com o laptop no colo, num carro, voando para uma matéria.

Vou direto ao ponto, então: Raikkonen está muito forte, em condição de pista seca, mas Vettel não está morto. A Ferrari, terceira com Massa no segundo treino livre, também parece estar na briga. 

Ou seja, baita equilíbrio. Pena que choveu, ou teríamos uma ideia melhor da relação de forças.

Fico devendo uma análise mais alentada. Deixo-a, hoje, para vocês.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Samuel Pereira de Lima comentou em 23/03/13 at 2:01

    Fábio, achei uma foto interessante a respeito daquela correia azul no ombro do Ayrton Senna, no podium em Interlagos 1991:
    http://veja1.abrilm.com.br/assets/images/2012/3/71687/homenagem-ayrton-senna-20090521-26-original.jpg?1332341658

    Com certeza a foto é de Interlagos 1991, de antes da corrida. Dá pra ver o chaveirinho preso no capacete. Olhando assim parece bem fraco pensando em um impacto. Pode ser que ele estivesse com algum problema no pescoço e Interlagos é um dos poucos circuitos da F-1 no sentido anti horário, forçando o lado contrário do que os pilotos estão acostumados.

    Bom, o mistério ainda persiste. Espero que alguém solucione a dúvida.

  2. bipolar comentou em 22/03/13 at 21:13

    Vamos lá.
    1ª Nesse ano o titulo de pilotos esta entre
    2ª Alonso, Vettel, Kimi.
    Construtores: Ferrari ou Red Bul.
    3ª Massa vai continuar sendo o segundinho.
    4º Hamilton vai incomodar e colocou Rosberg no seu lugar de piloto limitado.
    5º. Force india devera beliscar um pódio aqui outro lá (é a melhor entre as médias), sendo Sutil o seu melhor piloto
    6ª. Maclaren já deve estar arrependida de ter dois cabeça de bagres, e em fim chegou a conclusão que Button só ganhou aquele titulo por aqueles casos que só acontece uma vez em cada 100 anos… rsrsrs..
    7ª A Williams se não bri os olhos rápido vai terminar o campeonato igualando-se as nanicas e ainda descobrira que a contratação do Bottas foi só para o tal de Volff colocar dinheiro no bolso.
    8ª Uma das nanicas vão marcar o seu primeiro ponto e pelo que parece deve ser o pupilo da Ferrari.
    9ª. sauber já deve estar chorando pela dispensa do Koba. É nisso que da colocar mulher para dirigir equipe de F1. rsrsrsrs
    10ª socorro os pneus estão literalmente se desmanchando! kkkkkk

    Abs a todos

  3. Bira comentou em 22/03/13 at 20:19

    É, a Ferrari, Lotus e Mercedes vieram fortes nesse início de temporada.

    Mas pequenos rumores apontam para uma possível nova versão de DRS PASSIVO sendo testada nos carros da RBR

    http://www.designerbira.blogspot.com.br

  4. Renato comentou em 22/03/13 at 20:00

    Até minha tatatatatatataravó teria postado uma “matéria” melhor que a sua Fábio… tsc tsc tsc

  5. EduardoB comentou em 22/03/13 at 18:48

    Olá a todos…

    Acho que o que vale comentar aqui é mesmo sobre o Bianchi, ele colocou quase 1s na Caterhan, realmente é um piloto que promete mesmo.
    Quanto ao Massa eu torço para que continue em ascenção e faça uma boa temporada, embora concorde com a maioria aqui de que ele não deve brigar pelo título, mas bem que eu podia queimar a língua…
    É isto aí Fábio… aguardamos sua análise mais “alentadora”… e vamos aguardar o treino de classificação…

  6. Racing Fan comentou em 22/03/13 at 17:59

    Sinceramente acho que Raikonnen literalmente entrou pelo cano hoje. Posso estar enganado, mas parece que a RB levou o finlandês ao erro. A equipe do touro vermelho escondeu algum jogo e a Lotus foi na balada, se entusiasmou e soltou o carro. O Lotus que na Australia foi configurado com uma carga aerodinâmica que dava ao Lotus uma velocidade de ponta cerca de 5km/h mais lenta que o carro que liderou a tabela, no practice 1, 2,3 e na qualificação. Hoje a Lotus resolveu dar menos carga e o carro liderou a tabela do speed trap no p2 e empatou no p1. Como choveu em parte do p2 e é justamente nesta que as equipes obtem os dados para as afinações de corrida, acho que já não vai dar para mudar muito. Se mudar, vai ser às cegas e a emenda pode sair pior que o soneto. Acho que a Lotus vai para a corrida com esta escolha e isso deixa o Lotus vulnerável nas curvas rápidas e médias aumentando muito o desgaste dos pneus. Dificilmente Raikonnen conseguirá 1 parada menos que os adversários. Mesmo para a luta pela pole não vai ser fácil para o Lotus. Está a caminho mais uma dobradinha da RB, mas só ver para crer. Segundo a meteorol. não chove e a pista deve estar bem seca, temperatura acima de 30º. Essas características permitem que o RB faça as famosas curvas de alta na sua configuração otima. Para a corrida a RB vai ter que dar mais 2km/h nas retas. Se o fizer vão ser os carros mais fortes na corrida.

  7. ChicoJonas comentou em 22/03/13 at 17:17

    Companheiros de blog,
    a F1 soh fala dos pneus nesse momento.
    Vejam alguns depoimentos no site do Adam Cooper http://adamcooperf1.com/.
    Virou o bode expiatorio das equipes.
    Acreditando em tudo que se lê, nao ha outra conclusao a se tirar: o RAIKKONEN eh o melhor piloto maquinaxpneu. Eu preferia o tempo em que soh o piloto fazia a diferença.
    Valeu, Chico Jonas

  8. brandao comentou em 22/03/13 at 17:07

    só Deus é invencivel alonso não é Deus ,eo massa tem mostrado isso…e o hamilton ja mostrou!

  9. Marco Bócoli comentou em 22/03/13 at 16:18

    Ei rapaz o que vç está fazendo da sua vida? Tem que controlar um pouco a ansiedade, assumir o que dá. Forçar compromete a qualidade do trabalho, da vida, saúde, etc ..

  10. Felipe comentou em 22/03/13 at 15:20

    Ano que vem Massa na Lotus seria muito melhor…

  11. RealBR comentou em 22/03/13 at 14:35

    NÃO SE ILUDAM TORCEDORES DO FELIPE; FELIPE TESTANDO CARRO EM VOLTAS RÁPIDAS E ALONSO ANALISANDO RITMO DE CORRIDA COM PNEUS. APENAS ISSO. SÓ UM ACONTECIMENTO FORA DO NORMAL VAI COLOCAR FELIPE VENCENDO NA FRENTE DO ALONSO EM 2013. BOA SORTE AOS TORCEDORES DO FELIPE.

    • joão comentou em 22/03/13 at 17:10

      eu Assisti o treino e constantemente o Massa foi mais rápido, e pq fora do normal?
      já tem quatro corridas que o Massa é mais rápido que o Alonso, onde ta a Ilusão??, segundo semestre do ano passado quase sempre Massa ficou na frente, explica ai a ILUSÂO, já que você gosta de escrever em caixa alta.

    • dodao comentou em 22/03/13 at 17:35

      fora do normal ou não estamos se encaminhando para o quarto gp assim.
      Obs: Não sou torcedor do Felipe Massa

    • thiago comentou em 22/03/13 at 17:47

      Vi o primeiro e segundo treinos livres. E acompanhei no Live timing app. No primeiro massa fez long runs, no segundo foi a vez do alonso fazer. Só e somente só isso.

      Vcs brigam atoa.

    • Valéria comentou em 22/03/13 at 18:11

      Infelizmente você tem toda razão. Torço por Felipe, mas tenho consciência que será muito difícil a Ferrari deixar ele ficar na frente de Alonso ao final da corrida. Continuemos na torcida para ele mudar para uma equipe que valorize o seu trabalho.

    • Geraldo Majella comentou em 22/03/13 at 19:02

      Não sou grande entusiasta do Felipe mas torço por ele.No 2º semestre do ano passado ele teria feito mais pontos que o Alonso não fossem as ordens da Ferrari.O Alonso é melhor sim! mas todos tem fases e a atual fase do Felipe o colocaria em condições de peitar o Alonso sim,só que a Ferrari não vai deixar.

    • Antonio Adolfo carneiro Alvarenga comentou em 22/03/13 at 21:01

      Concordo, Felipe perdeu condição de correr por si próprio, virou quase um pagante, caso não tivesse reagido no final passado.

  12. Bruno Palombo comentou em 22/03/13 at 13:51

    Fábio, assisti aos dois treinos e também concordo com o que você brevemente disse. Pontos positivos: A Lotus voltando a ser Lotus e a Ferrari brigando pela ponta. Pontos negativos: Mclaren e Mercedes! Abrçs

  13. Designer comentou em 22/03/13 at 13:48

    o que vemos?

    Raikkonen e lotus muito forte, e com um detalhe a mais que as outras equipes, desgastam menos pneus.

    outro detalhe importante, é ferrari. que evoluiu muito, e principalmente com Felipe Massa, contando treinos e classificação da australia e sepang, ficou 4x até agora na frente do Alonso contra 1 do Espanhol, o que significa que vem muito, e muito bem, e sempre colocando 0.2s a 0.3s em cima do Alonso.

    uma questão intrigante, é porque a RBR tem o melhor carro, o mais rápido, e desgasta demais os pneus? acredito que o carro talvez gere pressão aerodinâmica demais. muito dependente disso, está destruindo os pneus. fato é que em Jerez era o carro mais lento de reta, porém como ressaltou o Massa, era impressionante em curvas. e esta força demasiada nas curvas podem deixar o que seria o melhor de uma equipe, a se tornar um pesadelo, pois o carro já nasceu assim.

    a Mclaren tem um carro fantástico como mostrou em Jerez em situação adversa, pista suja, e sem acerto, porém quando acertaram, o carro ficou ruim, talvez fosse melhor testarem o primeiro setup de Jerez, apesar do carro ser novo, não há lógica para serem lentos, estão passando pelo mesmo problema da Ferrari em 2012, um carro bom, mas que ninguém entende, o que para mim também mostra, que Button e Perez são excelentes pilotos, porém talvez não saibam seguir uma linha de desenvolvimento do carro, Hamilton e Barrichello sabiam, por isso o Button enquanto correu com os 2 teve bons carros.

    a surpresa sem surpresa, tem sido a força da force índia. sempre muito bem, liderou com o Sutil na austrália e vem forte novamente para Sepang, pode apresentar um pódio em breve.

    esperava-se mais da Sauber, mas perdeu sua grande estrela, o Koba, se sim ou não, ele sabia desenvolver um carro. mostra isso que a Sauber agora, não tem a força que teve no ano passado.

    a toro rosso está cada vez mais para trás.

    a williams vem sendo a grande decepção. o carro nunca foi bom, nem nos testes de Jerez. a melhor coisa que o Bruno Senna fez, foi não ter o contrato renovado. Veja o Bottas. que andou tão bem no ano passado nas sextas, colocando tempo no Bruno, lógico, não tinha pressão. agora eu quero ver, está tão lento, que anda praticamente no mesmo da..

    Marussia. esta sim foi uma surpresa agradável, não em si a equipe, lógico que fez um carro melhor, mas Bianchi, este sim, é um nome de peso. desde a Pré. 2 testes, já se mostrou mais rápido que o Chilton, que andou quase todos os dias de testes e ainda toma quase 1s do Bianchi. este deixou carteham para trás e tá no encalso do Bottas. se fosse o Razia, pelo pouco tempo que andou, mostrou ser muito mais rápido que o Chilton, possivelmente será outro piloto queimado no final do ano. será que surge uma possível vaga pro Razia?

    se o Razia conquistar o posto de 3º piloto da force india, isso será bem mais fácil, afinal não corre na Gp2 este ano, então, terá que esperar…

    até o momento me parece que o Perez não é tudo aquilo que parecia ser, agora tem uma enorme pressão de equipe de ponta. Bottas também não é tudo isso.

    e o Bianchi, está a poucos passos de acertar com a ferrari para o ano que vem, deixando Massa de lado, tendo ele grande chance de acertar com a Mclaren.

    um que está se queimando é o Grosjean, depois de se mostrar muito rápido em 2012, vem tomando uma surra do Raikkonen.

    então temos até agora uma lista.

    Chilton,
    Bottas,
    Perez,
    Pic,
    De Garden,
    Grosjean,
    Vérgne,
    Ricciardo

    que se não fizerem alguma coisa, e descente em comparação ao seu companheiro, terão que procurar outra equipe.

    isso abre portas para

    Razia,
    Felipe Nasr,
    Calado,
    Colleti,

    e uma possível saída de Felipe Massa da ferrari.

    • Marcio comentou em 22/03/13 at 14:11

      Fantástica a análise. Deveria ter um blog de F1 também. Parabéns.

    • RealBR comentou em 22/03/13 at 14:41

      CONCORDO TMBÉM COM SUA ANÁLISE – ESTOU CURIOSO PRA VER O TAL DE BOTTAS. MALHARAM EM 2012 O BRUNNO SENNA DE TODO JEITO, E CONFESSO QUE NÃO VI NADA DE PILOTO ACIMA DA MÉDIA COM ESSE BOTTAS PORENQUANTO. MAS, ACHO QUE JÁ NA AUSTRÁLIA, MESMO COM UM CARRO POUCO EVOLUIDO, ELE, BOTTAS JÁ TERIA QUE MOSTRAR A QUE VEIO. VAMOS VER NO FINAL DO ANO QUANTOS PONTOS PELO MENOS ELE VAI CONQUISTAR PRA WILLIANS.

    • Marco comentou em 22/03/13 at 14:56

      Enfim alguém que entende de automobilismo.
      Muito sensato seu comentário. Parabéns!

    • Roger comentou em 22/03/13 at 14:57

      Já começaram a falar na saída de Massa??????

      • Leandro comentou em 22/03/13 at 16:16

        A melhor coisa para o Massa é sair da Ferrari. Ali ele nunca terá chance contra Dom Fernando. Porém, fazendo uma boa temporada e colocando pressão no Alonso, terá chances de negociar com uma boa equipe para 2014.

    • SérgioD comentou em 22/03/13 at 15:53

      Colega,

      Eu e uns amigos há pelo menos 6 anos temos um bolão da F1. Dividimos as equipes em três grupos: as grandes, as médias e as nanicas, com base nos resultados do ano anterior. Você escolhe 3 pilotos de cada grupo e joga com eles até o final do campeonato, marcando os mesmos pontos que eles durante as provas?
      Quer participar? Ainda dá tempo.

    • Anderson comentou em 22/03/13 at 16:09

      Parabéns “Designer”… muito bom seu comentário… Acho que se o Fábio Seixas fosse escrever algo sobre os treinos não chegaria nem perto dessa sua conclusão…
      mais uma vez parabéns…
      abraços

    • Anderson comentou em 22/03/13 at 16:09

      Parabéns “Designer”… muito bom seu comentário… Acho que se o Fábio Seixas fosse escrever algo sobre os treinos não chegaria nem perto dessa sua conclusão…
      mais uma vez parabéns…
      abraços…

    • Nino comentou em 22/03/13 at 16:53

      O Lito Cavalcanti do Sport TV ressaltou que a Mclaren este ano vem com a tal da suspensão dianteira invertida! Muito arriscado para um novo carro e novos pneus. O pessoal da Sport TV tbm alertou para o equilíbrio da Lotus em ondulações, aí tem!

    • joão comentou em 22/03/13 at 17:04

      o cara escreve o óbvio do óbvio e vem um monte de gente falando que o cara é sensato, da um tempo ele só disse o que quem acompanha formula 1 ve ai nos sites e na tv, acho que esse monte de gente escrevendo falando de sensatez etc.. é ele mesmo.

    • Thiago Maia comentou em 22/03/13 at 17:06

      O Eng. que estava na Sauber o ano passado foi contratado pela RedBull para trabalhar na Toro Rosso, para mim era esperado uma queda de performance mesmo, porém menos do que o apresentado. E a Toro Rosso deveria ter dado uma melhorada.

      McLaren estava em Jerez com uma configuração diferente de suspensão, que na verdade era um erro, fora do regulamento. Erro arrumado viram que o carro ficou ruim.

      Williams segundo relato do Maldonado, as evoluções que trouxeram para estas duas etapas prejudicaram. Vamos ver se recupera.

      Acho precoce já está condenando tantos pilotos, ainda falta muito pela frente. Mas para mim, a diferença entre Lotus, RedBull e Ferrari, por enquanto é o KIMI.

    • joão comentou em 22/03/13 at 17:07

      o cara escreveu o óbvio do óbvio e vem um monte de gente falando que o cara é sensato, da um tempo ele só disse o que quem acompanha formula 1 ve ai nos sites e na tv, acho que esse monte de gente escrevendo falando de sensatez etc.. é ele mesmo. e muita coisa copiada também

    • Pedro comentou em 22/03/13 at 17:37

      Só discordo de uma coisa: As chances de Bianchi ser titular na Ferrari no ano que vem são zero.
      O carro de 2014 será totalmente novo e a experiência falara mais alto não tenho dúvidas. Eu sinceramente espero que o Massa continue com essa regularidade e que ele consiga vaga em outra equipe com condições de voltar a ser aquele piloto de 06-07-08.
      No mais vc disse tudo companheiro.

    • JARDEL comentou em 22/03/13 at 19:26

      Pelo jeito entendemos muito do assunto kkkk!!
      Belo comentário. abraços!!

    • Marcos Kawae comentou em 23/03/13 at 2:55

      Excelente análise,vc fez praticamente um raio-x do que está acontecendo até o presente momento,continue assim e que Deus o abençoe.

  14. Reinaldo comentou em 22/03/13 at 13:01

    O Massa é o segundo Barrichello.

    • Marco comentou em 22/03/13 at 14:48

      E você um segundo Galvão Bueno. Falando muito de um assunto que não entende nada

      • Ivo comentou em 22/03/13 at 16:44

        Realmente comparar o Massa com o Barrichello, é uma tremenda ofensa ao Barrichello!! Não faça mais isso garoto.

      • bipolar comentou em 22/03/13 at 20:59

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • David comentou em 22/03/13 at 21:47

        Hahaha, essa foi ótima amigo, abraço!

    • M. Pires comentou em 22/03/13 at 23:41

      E a cozinha ta arrumada? Ja lavou a roupa?

  15. Rodney Longhi Mariano comentou em 22/03/13 at 12:04

    Fabio, entendemos a correria e sabemos que tudo é questão de prioridades…mas este blog, pela importância, credibilidade e a precisa colocação de comentários sempre pertinentes e bem elucidativos, merece uma atenção diferenciada em respeito ao seleto público que demonstra uma fidelidade sem igual, sempre ansioso por notícias com conteúdos esclarecedores e análises bem embasadas.
    Desculpe, mas este post não valeu…
    Rodney L. Mariano
    Sorocaba/SP

    • Juvenal Juvêncio comentou em 22/03/13 at 19:45

      E o kiko? E o que que eu tenho a ver com isso?

  16. Samuel Pereira de Lima comentou em 22/03/13 at 11:40

    Começou o xororô sobre os pneus:
    http://www.f1-fansite.com/f1-news/f1-rivals-suspect-lotus-has-unfair-tyre-advantage/

  17. Mark/Eng comentou em 22/03/13 at 11:06

    Se Raikkonen apareceu bem agora… deverá sobrar na corrida.

  18. Zago comentou em 22/03/13 at 10:59

    Vai dar merda. Os pneus mais resistentes não estão durando 10 voltas, imagine os mais macios… Vai ter nego parando com 3 voltas de corrida…

  19. Marcos Joy comentou em 22/03/13 at 10:52

    cuidado amigo, isso é infração grave, OPÁ! Raikkonen, Vettel e Alonso na corrida

  20. Samuel Pereira de Lima comentou em 22/03/13 at 10:52

    Só complementando o raciocínio anterior, a lógica utilizada para justificar que a Lotus teria sido mais rápida com um pit a mais é que essa vantagem de 6.175 segundos do Alonso, dividido por 56 voltas, daria 110 centésimos por volta. Com um set de pneus a mais, acho que a Lotus poderia ter forçado o carro de forma a superar isso e até abrir alguma vantagem.

    • rogerio@bec.adv.br comentou em 22/03/13 at 21:36

      Nâo me parece tão simples assim. O Raikkonen não brigou por posição, nem teve que ultrapassar alguem, em suma, pode poupar pneus a corrida inteira, alias, dos 6s de vantangem para o Alonso 3s se devem às disputas com Hamilton e Sutil. Se a Ferrari tivesse feito um estrategia de 2 paradas com o Massa, acredito que ele ganharia a prova com folga

  21. Arnaldo Marques da Silva comentou em 22/03/13 at 10:48

    Bom dia Fabio
    Raikkonen quando esta interessado é um dos pilotos mais forte do grid,o problema é que ele pode perder o interesse a qualquer momento sem motivo aparente,mas pode esperar que a Red bull vai melhorar muito no decorrer do campeonato, Adrian é muito
    competente.

    Abs

    • Antonio Adolfo carneiro Alvarenga comentou em 22/03/13 at 21:08

      Kimi está no local que gosta, tem ambiente, não é burocrático, quem é da minha geração, 40 anos sabe que ele é um piloto ressurgido dos anos 80, tem atitude, não é sem graça, apesar de não falar!kkkk

  22. Renann comentou em 22/03/13 at 10:40

    Fábio, na corrida anterior a RBR reclamou dos pneus (baixa temperatura), hoje a RBR reclamou denovo (agora altas temperaturas), será que são realmente as temperaturas, o acerto do carro ou os pneus mesmo que não duram nada, independente do tempo? Abraço

  23. Samuel Pereira de Lima comentou em 22/03/13 at 10:38

    A Lotus parece mesmo ter sido o carro mais rápido em Melbourne. A BBC fez uma análise descontando as voltas de pit: http://www.bbc.co.uk/sport/0/formula1/21860533

    O Resumo da ópera foi o Alonso na frente, com um gap de pouco mais de 6 segundos. Entretanto, tivesse a Lotus feito 3 paradas, ela poderia ter imprimido um ritmo ainda mais forte do que o atual.

    As duas conclusões óbvias são que a Lotus desgasta menos os pneus e certamente ainda não vimos seu verdadeiro ritmo de corrida.

    Esses fatores levados em conta, indicam que a Lotus certamente foi o carro mais rápido em Melbourne.

    Sepang tem o asfalto mais abrasivo da temporada. Kimi é um piloto mais talentoso, talvez o melhor do grid, que quando está motivado é uma máquina que não comete erros. O carro é bom, confiável e economiza pneus (em terra de pneu farofa, quem economiza pneus é rei).

    Se não houver chuva, acho difícil o Kimi perder a corrida.

    Em voltas avulsas de treino, Ferrari e RBR podem até ficar na frente, mas no ritmo de corrida vai ser duro pegar a Lotus.

    O único ponto de interrogação na questão é o Grosjean, que tem o mesmo carro, mas andou muito atrás na Austrália.

  24. Massa comentou em 22/03/13 at 10:01

    É Fabio, o Kimi está mostrando que a vitória na primeira corrida não foi ao acaso. Ele realmente está com um carro bom e principalmente equilibrado, que poupa pneus, o que será fundamental neste ano e foi naquela corrida. Ainda acho que ele corre em igualdade com Vettel e Alonso e o título vai ficar entre um desses.

  25. Alexandre/Iraí-RS comentou em 22/03/13 at 9:58

    A todos aqueles que, assim como eu ainda têm esperança de ver um piloto brasileiro lutando pelo título: não, esse ano não. O Massa pode ter melhorado do ano passado para esse. Me parece que dá sinais que pode voltar a ser aquele que mais chegou perto de um título depois da morte de Ayrton Senna. Mas esse ano não. Temos de torcer para que ele continue dando trabalho ao Alonso, para que chegue mais perto do espanhol o possível e que faça pontos. Torcer para que ele fique entre os primeiros e que mostre que pode ser um piloto de ponta, para que outra equipe o queira. Assim, fora da Ferrari, ele poderia mostrar mais potencial. De repente pode ainda usar mesmo uma equipe pior para pular para outra melhor depois. Pode sair da Ferrari para, por exemplo, uma Force India, e depois tentar uma melhor. Embora já não seja tão novo. Mas esse ano nem adianta ter esperança em título. Mas, se conseguir deixar a Ferrari disputando o mundial de construtores já é um bom sinal. E outra coisa: a Williams voltando para o seu lugar. Já que está adotando a política de equipes medíocres, leiloando seus cockpits para quem paga mais, deve correr entre elas também. Nada como um dia após o outro. E pensar que uma vez correr na Williams já foi sinônimo de lutar pelo título.

  26. Thiago Maia comentou em 22/03/13 at 9:53

    Lotus está muito equilibrada, mas parece que a pitada final ainda está vindo graças ao Kimi. RedBull não está tão equilibrada, comendo muito pneu, coisa difícil, normalmente essa é uma das virtudes dos carros. E a Ferrari realmente está bem pois ambos os pilotos parecem estar extraindo bons tempos.

    E olha a Force India, é duvidoso hoje saber se vai conseguir ter ritmo de desenvolvimento para se manter por ali, mas hoje briga pela 4° e 5° força com a Mercedes.

    Jules Bianchi é outro que já começa a merecer destaque, ta espremendo ao maximo a Marussinha.

  27. Nietzsche comentou em 22/03/13 at 9:07

    Massa foi mais rápido que o Alonso. Pra não ficar muito chato vou escrever a receita do miojo, ou quem sabe o hino do palmeiras…Na corrida…Bom vocês já sabem.

    • Antonio Adolfo carneiro Alvarenga comentou em 22/03/13 at 21:11

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

  28. samuel comentou em 22/03/13 at 9:06

    Eh… Parece que aquilo que o kra da autosport comentou (no post anterior), vai se confirmando.
    O “renaacimento” do Massa, vai passar a ser um “problema domestico” para a ferari. O que sera q a equipe italiana vai fzr?? Acho que seria bem interessant que o nosso unico representante tuponiquim, esqueca esta historia d renovar com o cavalinho rampante qbe esta louco para derruba-lo de sua sela, e comecar desde ja a galgar outro acento para a proxima temporada. Ele precisa d uma equipe que realmete lhe de a chance de beigar por um titulo, ou ao menos de vez em quando, a oportunidade de ouvir o hino nacional brasileiro la do degrau mais alto do podio! #massanaredbull (nao custa tentar)

    • Ferrarista comentou em 22/03/13 at 15:42

      A performance do Massa está sendo digna de elogios, o problema é que o Alonso sempre no grid e na corrida fica imediatamente atrás fungando no cangote do brasileiro, com certeza durante a corrida de Melbourne ele deve ter dito á equipe que estava mais rápido que o Massa e que este estava “travando” sua caçada ao Vettel (aposto que esse é realmente quem preocupa o Alonso). O que o Massa precisa tanto em treinos quanto em corridas é sempre colocar no mínimo 1 carro entre ele e Alonso e aí meu amigo acelerar muuuuuuuito pra evitar situações que privilegiem o Alonso , que todo mundo sabe que é o primeiro piloto da equipe. A questão é: ele conseguirá fazer isso! Na minha opinião o Massa ta fazendo mais do que todo mundo esperava dele até agora e sinceramente acho que a tendência é o Alonso ir subindo de produção gradativamente ultrapassando o brasileiro tanto em treinos quanto em corridas.

    • Ferrarista comentou em 22/03/13 at 15:43

      A performance do Massa está sendo digna de elogios, o problema é que o Alonso sempre no grid e na corrida fica imediatamente atrás fungando no cangote do brasileiro, com certeza durante a corrida de Melbourne ele deve ter dito á equipe que estava mais rápido que o Massa e que este estava “travando” sua caçada ao Vettel (aposto que esse é realmente quem preocupa o Alonso). O que o Massa precisa tanto em treinos quanto em corridas é sempre colocar no mínimo 1 carro entre ele e Alonso e aí meu amigo acelerar muuuuuuuito pra evitar situações que privilegiem o Alonso , que todo mundo sabe que é o primeiro piloto da equipe. A questão é: ele conseguirá fazer isso! Na minha opinião o Massa ta fazendo mais do que todo mundo esperava dele até agora e sinceramente acho que a tendência é o Alonso ir subindo de produção gradativamente ultrapassando o brasileiro tanto em treinos quanto em corridas!

  29. Claudemir comentou em 22/03/13 at 8:52

    Olá Fábio,
    A Ferrari sacaneia o Massa ou ele é azarado? Pq o acho um bom piloto… até me atrevo a dizer que ao nível do Alonso…
    Pô o cara parece que não decola…. um abraço

  30. Ferrarista comentou em 22/03/13 at 8:35

    Na boa Seixas, mas esse assunto já ta enchendo o saco, vira o disco. Eu sinceramente prefiro acreditar na palavra do Massa de que foi apenas uma mudança de estratégia bem sucedida do Alonso, você fica falando nisso toda hora mas nunca cita que o Alonso com esta manobra superou o seu verdadeiro rival pelo título que é o Vettel !
    Este comentário seria para o seu post anterior a este, mas devido eu não ser assinante da folha tive que publicar neste Aliás Seixas, seu blog já foi melhor hein! vi vários internautas reclamando aqui sobre estarem com acesso bastante limitado devido a terem que ser assinantes para terem livre acesso as suas postagens e você não deu nenhuma explicação ou resposta!!!!

    • David comentou em 22/03/13 at 21:50

      Mas cara vc não precisa ser assinante do jornal, basta fazer um cadastro no site da folha que ja libera as matérias! Eta nois!

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).