Coincidência demais
22/03/13 03:00Aconteceu nos três últimos treinos classificatórios da F-1: Massa à frente de Alonso. Aconteceu nas três últimas bandeiradas da F-1: Alonso à frente de Massa.
Em Austin, a alegria do brasileiro não durou até a largada: a Ferrari quebrou o lacre da caixa de câmbio e ele perdeu cinco postos no grid. Alonso ganhou uma posição, o lado limpo da pista e ficou em terceiro _o companheiro, em quarto.
Em Interlagos, a ordem pelo rádio veio a nove voltas do fim, com Massa abrindo passagem para o espanhol, que estava na disputa pelo título. O favor poderia ter sido devolvido no final do GP, quando a vaca ferrarista já tinha atolado no brejo. Mas não. No pódio, Alonso estava em segundo, com o parceiro logo a seguir, no degrau abaixo.
Este 2013 começou igual. O brasileiro ficou em quarto no grid, exatamente à frente do bicampeão. Na 20ª volta, Alonso entrou nos boxes para o segundo pit stop. A reação do pitwall de Massa demorou estranhas três voltas. Na linha de chegada, o espanhol foi o segundo, com o colega de equipe em quarto.
Massa jura que desta vez não houve inversão deliberada e que Alonso apenas colheu os frutos de uma estratégia arriscada.
Este colunista acha que, se qualquer outro rival tivesse entrado nos boxes àquela altura da prova, a turma de Massa no pitwall teria respondido na volta seguinte. É algo básico, elementar, o velho jogo de marcar os movimentos do rival. Mas, aí, as posições seriam mantidas…
Há, ainda, a questão contratual. Não pega bem, para alguém que busca a renovação de contrato, apontar o dedo para a equipe logo na primeira corrida da temporada.
Antes que falem em “pachequismo” da coluna, o aviso de que a sensação ultrapassa fronteiras.
Jornalista da “Autosport” e da Sky Sports, o inglês Mark Hughes escreveu ontem que a volta de Massa à boa forma pode se tornar um problema para a equipe: “Vai ser interessante acompanhar como a Ferrari e Alonso lidarão com o renascimento de Massa”. A italiana “Gazetta dello Sport” trouxe uma frase de Montezemolo, o capo de Maranello: “Estou satisfeito com o comportamento de Massa”.
Não é coincidência. Também não é patriotada, até porque não há lamentação. É apenas constatação baseada em números e um toque para aqueles que ainda torcem pelo Brasil na F-1: curtam a categoria por sua tecnologia, pelas duelos na pista, pela disputa do título, pela talentosa geração que lá está.
Esqueçam a bandeira.
INDY
Com 19 etapas, sendo três com rodadas duplas, e a novidade da largada parada em duas corridas, a Indy abre sua temporada em St. Petersburg. São três brasileiros: Hélio Castro Neves, Tony Kanaan e Bia Figueiredo _ela, acertada até agora para só três provas.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fábio, o Vettel (à frente do Massa) entrou na volta seguinte àquela em que o Alonso parou e, mesmo assim, voltou atrás do Fernando. Não creio que essa justificativa que você esteja colocando seja plausível. Não concorda? O mérito foi do espanhol em arriscar e parar antes. Sem falar no ritmo que o Alonso teve em seguida. É bem notório que estava mais rápido do que o Felipe e que, pela performance, mereceu mesmo chegar à frente dele. Abraço
Fábio, fico espantado como muitos que visitam seu blog não sabem ler. Ou se sabem, não prestam atenção a leitura, o que no final, dá quase no mesmo. E na maioria desses casos, parece que se sentem ofendidos. Se é assim aqui, imagino comportamento igual em outros temas como política por exemplo. Ainda mais vno seu caso que o considero bastante imparcial em suas analises. Triste, muito triste mesmo ver isso. Não sei como você ainda tem paciência… Abs
Fabio todo mundo sabe que Brasileiro na Ferrari só serve para acertar carro no primeiro ano de shumy ele não ganhou nada contratou o Rubens cansou de ser campeão a mesma coisa coisa agora.
El Pacheco!!!!!!!!!!!
Eu acredito que, se a estratégia do Alonso tinha um certo grau de risco (e tinha), seria completamente idiota aplicá-la em ambos os carros da Ferrari. E também, se a escolha é por assumir riscos, faz mais sentido fazê-lo no carro pior posicionado.
Naquele momento da corrida, a Ferrari era a única equipe com 2 carros nas primeiras posições, sendo assim capaz de tentar duas estratégias diferentes, com pouquíssima possibilidade de perder muitas posições, dada a situação dos adversários. Se o Massa tivesse parado depois do Alonso, teria seguido atrás do Vettel (E do Alonso), correndo o mesmo risco de ficar sem pneus no fim da prova (comprovando a bobagem de parar na volta seguinte ao Alonso). E aparentemente ele/Rob achavam precipitado encurtar tanto assim o stint, daí a decisão de não serem eles a encurtar o stint, e não o Alonso.
Não vejo a decisão como sendo tão ridícula assim. E o Massa não soube fazer a estratégia funcionar também.
Fábio, concordo com você. Supondo que Massa seja melhor que Alonso, a impressão que fica ao assistir uma corrida de F-1 é que a Ferrari realmente manda no resultado de seus carros. Mesmo que o Massa ande na frente, nunca será campeão nesta equipe. Sendo assim, considerando que Massa aceite o que a equipe determina, qual a razão prá assistir a corrida? Só prá constatar que Massa cederá o lugar para o compaheiro (pelo menos não é “cumpanhêro”)? Prefiro assistir ao Galo Frito.
Fabio, vc está muito certo. Não dá pra saber qual dos dois pilotos (alonso e massa) realmente terá mais condições de brigar pelo título, pois a ferrari já começou o campeonato com seu piloto escolhido. Isso pode até ser lega, mas obstrui (e muito) o espirito esportivo.
isso tá ficando realmente muito chato. torço muito pro massa, mas ver ele se submetendo dessa forma ás ‘armações ‘ da ferrari é desanimador,mesmo.
Caro Fábio, como sempre escrevo em seu blog, concordo com você na análise. Só não entendo a surpresa de tantos que escrevem aqui. Não adianta: Massa é um homem com uma missão, a de andar atrás do espanhol e de defendê-lo de ataques. Se ocorrer de estar na frente do companheiro, terá sempre que ceder o lugar. Quem manda na Ferrari é o bancão Santander, e acabou, nem Massa e nem nenhum outro piloto terá qualquer chance contra Alonso lá dentro. Acho que se Massa conseguir chegar sempre uma posição atrás do espanhol chorão, já provará que é muito bom, e que poderia disputar coisa melhor. E também está certo quem já escreveu que se Massa ousar chegar à frente do espanhol em qualquer GP que seja, terá que ouvir choro sem fim e bronca do Domenicalli. É simples assim.
Ainda no tocante ao Massa, é bom que se diga, que o começo do ano dele não foi tão bom assim não.
ELE TINHA A OBRIGAÇÃO DE TER TERMINADO MELBOURNE NA FRENTE DO VETTEL!!!
O bom escudeiro proteje e acompanha o seu líder, se Massa quiser renovar, vai ter que roubar pontos do alemão sim!
Antes de querer ser o cachorrão, tem que provar que pode ser um gregário confiável e eficiente.
Fábio, muito acertada sua colocação ao final. F1 não é campeonato de nacionalidades, não tem nada a ver com nacionalidades. Quem criou isso foi a transmissão ufanista da Rede Globo nos anos 80/90, calcada no sucesso do Senna, que levava muito jeito pra coisa de “ser herói nacional alavancado pelo meio de comunicação quase monopolista”.
Eu vejo F1, toda corrida, treino, vou à corridas, pq eu gosto do esporte, da tecnologia, da tática, e nos últimos anos, também da emoção que voltou às pistas.
Que se dane a nacionalidade de qq piloto.
Com relação ao Massa, ótimo pra ele q está bem, mas fato é q ele não tem capacidade pra efetivar ultrapassagens, ele é rápido, mas não passa ninguém. Alonso passa, Hamilton passa, Vettel passa também, e King Kimmi idem.
Então, naturalmente, massa é coadjuvante, rápido, dos bons, mas só isso. Só vai terminar na frente do ás espanhol, quando este não completar a corrida.
Seixas, curto a F1 dessa forma desde a morte do Senna. Não, não sou mais uma das viúvas e pachecas que que vivem do passado glorioso. Infelizmente, poucos brasileiros acompanham o automobilismo assim e isso não deve mudar nas próximas gerações. Além de ser cultural, é a forma como o produto continua a ser vendido pela TV. Os brasileiros, de forma geral, não gostam do esporte, mas sim de se projetar em conterrâneos de sucesso, seja na F1, UFC ou qualquer outro esporte. Lamentável, mas é a realidade. Tema para estudos sociológicos e/ou psicológicos que a Folha poderia explorar. Abraço!
É incrível a ignorância das pessoas… acho isso o maior pecado da internet, com a liberdade que a internet dá…todos viram “especialistas” … e aparecem pessoas que comentam negativamente só para tumultuar os sites… o Fábio Seixas SEMPRE disse… ( inclusive em um post MUITO recente) que o Alonso é o melhor piloto do grid… mas como está também no post… HAVERÁ dias, em que o Massa estará melhor… e o Massa realmente renasceu…a postura…a pilotagem… ele claramente voltou a ser o piloto que foi vice-campeão de 2008 por um ponto…disputando com Raikkonen… com o mesmo carro… ( a ele estava demotivado…não interessa…o que interessa é o resultado…) e disputando o título com Hamilton… ele aparentemente finalmente desvendou o carro… e isso está claro… detalhe: ontem nos treinos livres novamente andou na frente do Alonso… e digo mais…. o auge do Alonso já foi em minha opinião.. o melhor hoje do grid em minha opinião é Vettel… ( a ele tem o melhor carro)… ganhou com autoridade com uma STR … era o melhor carro?? Os números dele gritam…e todos atribuem ao carro… e o Webber? Bem… não gosto de ver injustiças… e nas ultimas corridas SIM..Massa está… leia: ESTÁ andando melhor que o Alonso… não significa SER melhor que o Alonso… aprendam a ler …por favor… Abraços.. PS: bela participação no Sportv Fabio, Abs.
Fabio, seu comentário sobre a dupla Massa/Alonso é perfeito. Vou mais longe. Apesar de Alonso ter sido até aqui o melhor piloto da F1, isso não é eterno, imutável.
Ninguém é invencível, portanto sua superioridade sobre Massa pode mudar. Ainda mais que existem vários fatores importantes na F1 (adaptação ao carro, desempenho do engenheiro e da equipe de apoio, etc.).
Não é patriotada constatar um fato: nas ultimas largadas Massa superou Alonso. Isso com enorme pressão nas costas.
Todavia quanto a assistir a F1 “esquecendo a bandeira” discordo.
Esporte é feito de rivalidades. E a rivalidade primária é aquela que diz respeito ao nosso pais.
Não vou deixar de assistir a F1 quando um brasileiro não estiver entre os principais (o que parece irá ocorrer breve), mas é inegável que o interesse aumenta muito quando um brasuca tem chances de vencer. E será sempre assim (em todos os países, com todas as torcidas).
Abraços.
Fica a pergunta Fábio: como fica se virar rotina o Felipe ser mais rápido?
Se ele classificar na frente amanhã mais uma vez, as coisas já vão ficar estranhas…
Sinceros comentários de alguém que entende deveras de F-1, como vc mesmo Fábio, não tenho dó nenhuma do Massa, penso que ele mesmo “cavou” tal situação ao ceder a posição no GP da Alemanha em 2010.
Nestes momentos que deve bater um desanimo no jornalista, quando os leitores não conseguem interpretar um texto simples. Se levar em consideração tudo o que o Fábio vem escrevendo nos últimos meses então… Parece que cada um só enxerga o que quer!
Bom dia Fabio
Concordo com vc, alias isso é claro e cristalino,as pessoas que fazem comentarios no blog, são mais coração e menos razão,Alonso não gosta de concorrencia na equipe isso ficou claro durante a sua passagem pela Maclaren, só que desta vez acho que a coisa vai ficar ruim pelos lados de Maranello, a Ferrai tera que intervir o tempo todo a favor de Alonso, isso é muito mal para a formaula 1, para a Ferrai para Massa e Alonso.
Quando eu passei a acompanhar a corrida através do monitor da F1.com eu passei a ver a corrida de outra forma. Galvão exalta a performance do Massa, é claro, tem q manter o interesse pela F1 em alta: “Massa é o melhor da pista nesse momento”. Porém, ele não fala q entre as 56 voltas o Alonso foi 38 melhor q o Massa!
Fábio
gostei de suas palavras você está certíssimo em sua argumentação, eu sou um torcedor que precisei atravessar a fase entre 1976 a 1980 sem resultados, mesmo tendo em Emerson um grande ídolo, vi muitos torcedores deixando de acompanhar a F1 pelo fato da Copersucar não andar bem, aprendi nessa época a enxergar outros atributos do esporte e outros pilotos, que bom que logo a seguir veio a fase esplendorosa dos anos 80 , mas isso não deve se repetir nos dias de hoje e o torcedor que não mudar o foco vai ter que abandonar o barco, isso me faz pensar no ditado “ser amigo na bonança é fácil, quero ver é quem fica na dificuldade” , e digo mais, Massa está agindo de forma correta ,ele nunca veio a publico em nenhum momento para chorar pitanga e tentar iludir nós torcedores que ele estaria sendo sacaneado, ao contrário sempre nas entrelinhas ele fala em ajudar a equipe e que ele é pago para isso.
Em tempo, assisti a sport tv e voce foi muito bem na transmissão, abrs e boa cobertura
É Fábio! Voltou a torcida descarada, hein! Quer dizer q Massa sai na frente do Alonso em três já é melhor q o cara!…Eita pessoal especializado! E o restante da temporada não conta? E a falta de personalidade de campeão pra ter entrado nos boxes antes, não conta? É fácil botar culpa numa mola, na equipe, na chuva, no alinhamento dos planetas! O q mais será? Veremos! Já estão querendo plantar crise na Ferrari! Meus Deus!
Vc quer números? O Alonso teve a terceira volta mais rápida. O Massa a oitava! A diferença entre as voltas: 0,7…Na próxima vez, assista a corrida olhando o tempo de volta de todos os pilotos. Vc verá pq o Alonso é melhor! Ele é muito mais constante q Massa. Massa só tem ritmo no começo, talvez por conta dos pneus macios.
Aprendi , Alvimar, que não adianta querer questionar o dono de qualquer blog. O espaço é dele, especialista em pachecada.
Voce está certo, a diferença entre Alonso e Massa, é a mesma de Shumacher e Barichello, Vettel e Weber, Sena e Berger, todos coadjuvantes dos campeões, apesar de bons pilotos.
Tenho certeza que os boxes perceberan que o Alonso ficaria preso atrás do Massa, estavam dificeis as ultrapassagens, resolveram dar um jeito, tanto é que após os pits, o espanhol distanciou-se rapidamente do Vettel e do Massa.
Onde vc leu que o Massa é melhor que o Alonso? Seu comentário já começa errado.
Abs
E precisa traduzir?
Fabio o Massa pode não ser melhor que Alonso, mas que as circunstancias tem o prejudicado isso não resta duvida, ou melhor, gera duvida será que Massa em condições iguais é melhor que Alonso? Será mesmo que o Alonso é o melhor piloto do Grid? Sendo o Alonso o melhor piloto do Grid, precisa ele desse artificios? Será que o Alonso vai se tornar um Shumacher? Na falcatrua eles já são iguais!!!
Bom dia Fábio Seixas!!Vc está correto quanto a relação do Massa e Alonso na Ferrari.O Alonso é o primeiro piloto mas o brasileiro está bem melhor nesse começo de ano.Só que o Massa até agora,apesar de estar com uma cara chateada na entrevista após a última corrida,como devo falar ……não iludiu o torcedor como o BARRICHELLO fazia.Enfim vamos ver como será o relacionamento dos 2 pilotos da FERRARI nesta temporada.O contrato do MASSA vai terminar este ano e no meu ponto de vista o Bianchi(Marussia) está fazendo um trabalho com aquele carro.Bom final de semana e bons comentários na GP2.ABRAÇOS,
FLÁVIO PENNA
Fabio, seu grande pecado na linha que vc segue é menosprezar as capacidades do Alonso dando a entender que Massa nao ganha corridas somente pq a Ferrari nao deixa. Alonso é bicampeao mundial e a cada corrida mostra muito servico sendo em varias, o destaque da corrida. Massa viveu um perigo negro que deveria ter terminado em demissao. Eu nunca vi corridas pq o brasileiro poderia ganhar mas sim pelo amor ao esporte. E pelos grandes espetaculos. Alonso as vezes os realiza. Massa, nao. E a explicacao para isso nao é a Ferrari.
Menosprezar? Eu sempre digo que o Alonso é o melhor da F-1. O que não impede que, eventualmente, Massa ande na frente.
Abs
Realmente sua opinião é duvidosa, Alonso o melhor da F1 atual, só se for em FALCATRUA, já que o SHUMACHER saiu.
Não da né Fabio a gente esta acostumado a brasileiro que de alegria e a sensação de que temos bons pilotos que vença sempre o melhor mas que o Massa não vai ser campeão na Ferrari isso é fato e isso eu acho ruim até para o Alonso a quem eu acho o melhor piloto na atualidade mas ele tambem tem que tomar uma posição e dizer que não precissa de ajuda eu vou vencer porque sou bom e ele não vai fazer.Mas Fabio o Bruno nao assinou com Force india porque, foi dinheiro?Eles não tinha fechado com ninguem ate o Bruno ir para outra categoria.
Fábio,
Até que se justificaria, quando se trata de disputa pelo título, que haja a estratégia pela preferência do piloto na disputa. Mas, logo na primeira prova? Parece que o recado da Ferrari está dado: para Massa mostrar o que pode fazer, só em outra equipe….
Quanto à Indy, por que a maioria dos jornais e TVs se referem à “fórmula Indy”? Isto não existe, é Indy simplesmente ou Indy Race…
Muito bem, a sua posição, Fabio Seixas. Está clara a posição da Ferrari: Massa nao pode Ser campeao. Por que? Há algumas razões possíveis… No 1º ano de Alonso na Ferrari, no Bahrein, eu ja desfiz minhas dúvidas. Juan Carlos e Emilio Botín estavam presentes, e alí, foi sacramentada a posição ferrarista pro Santander, pro Alonso. F1 é negócio. Não! Mas, devia haver dentro do negócio, regra pra preservar a esportividade! Parabéns pela sua posição em colocar tão claramente a sua posição.
O episódio da quebra do lacre foi o pior de todos. Mas de tão rotineiras, essas marmeladas da ferrari viraram normalidade na história dela.
Chovendo no molhado… o Alonso chegou na Ferrari em 2010 e beliscou o título já naquele ano e em 2012… sempre mostrou superioridade não só ao Massa mas a maioria do grid em diversas ocasiões. Ele é primeiro piloto por mérito, porque é o melhor dos dois. A Ferrari joga pra ganhar e joga pesado, segundo alguns joga sujo, e o Massa sabe disso, muitas vezes fazendo jogo de equipe, explorando o regulamento (e.g Austin como citado na coluna) etc. O Massa não fatura uma corrida desde 2008 eu acho, Interlagos se não me engano, com a possível exceção da Alemanha em 2010 ele nunca mais se colocou na posição de brigar por vitórias. Dito tudo isso não seria mesmo lógico a Ferrari favorecer o seu melhor piloto? E digo mais.. em uma época de tanta competitividade em que campeonatos se decidem somente na última corrida não seria lógico que a equipe trabalhasse pelo título de pilotos para Alonso? Detesto essa situação porque torço pelos brasileiros, sempre, mas infelizmente é o que é. Na minha opinião esse é um ano para o Massa mostrar competitividade, buscar podiums quem sabe vencer corridas para quem sabe por força das circunstâncias se colocar em uma posição de briga pelo título ou sendo mais realista mudar de garagem e ir pra um lugar onde ele possa buscar o caneco que ele tanto deseja.
O Montezemolo disse que não queria a Ferrari com “2 galos”, mas está parecendo que o Massa quer se tornar um “galo” e causar muita dor de cabeça à Fernando Alonso.
Seria ótimo. O começo foi animador, resta saber se o final também vai ser feliz.
E sim, eu acredito que o pit do Massa foi de responsabilidade dele e de seu engenheiro. Quis arriscar e não deu acerto.
Eu realmente acredito muito no que Felipe Massa pode fazer este ano, ele ja foi vice campeão por apenas 1 ponto e assim como muitos outros pilotos e me refiro a grandes pilotos como Nelson Pique e Nigel Mansell e o próprio Hamilton passaram por fases ruins em suas carreiras. Massa esta tendo uma nova oportunidade assim como estes tiveram.
Quanto a máfia italiana, esta estará a favor do dom Alonso, mas se este realmente demonstrar na pista, o que não fez na Australia.
Em relação a bandeira, muito disso deve ao pouco caso que fazem do automobilismo no Brasil. Um páis que teve e ainda tem excelentes pilotos não tem nenhum tipo de apoio ou uma base no mínimo regular para o esporte.
Um abraço à todos.
Não digo patriotada, mas, a meu ver, é erro seu o trecho “para alguém que busca renovação de contrato”.
Massa sabe que nõa tem vez lá. Sabe que, caso aconteça, dificilmente renovarão por dois, três anos.
Se Massa faz a mesma leitura que você, erra.
Este ano, bem ao contrário, é o ano do “nada a perder”. É o ano de garantir sobrevida em um bom carro no ano que vem. Quem sabe Perez não vai mal na McLaren? Quem sabe não troca de lugar com Raikonen?
Acho Massa mediano, e só.
Mas, além de todo o resto do seu texto, com o qual concordo integralmente, essa coisa de pensar no contrato futuro, não cola.
Abs
cola sim e muito. O massa teve toda aquela evolução no ano passado porque queria renovar com a ferrari. Depois que conseguiu disse” nada é como ficar na ferrari”. então ele pensa, e muito, em renovar contrato com a escuderia italiana. acho inclusive que ele só pensa nisso.