Programe-se
20/03/13 11:45Chegou a hora da Malásia.
E sempre que me perguntam por que deixei de viajar para as corridas, eu respondo: “Já fui oito vezes para a Malásia. Ninguém merece isso”.
Nada contra o país, que fique claro. Kuala Lumpur é bem bacana, e foi curioso acompanhar o “boom” do país desde 1999, quando a F-1 pisou pela primeira vez por lá.
Mas é o lugar mais longe do mundo para quem sai do Brasil. As conexões são intermináveis, cada esticada é um tormento.
Chega um momento, no voo, que você não sabe se pede suco de laranja ou vinho para acompanhar a comida. Afinal, não tem ideia se o que estão te servindo é o café da manhã ou o jantar.
E o calor? Quando a porta do avião é aberta, as lentes dos óculos embaçam instantaneamente com o bafo quente que entra. Não falha.
Mas minha lembrança mais bizarra de Kuala Lumpur diz respeito à bossa nova. Sim, você leu certo.
Certa vez, fui parar num enorme prédio da capital malaia. Um complexo que lembra o Pentágono. É lá que estão todas (ou quase todas) as emissoras de rádio e TV do país. Uma é vizinha da outra, cada portinha leva a um canal diferente.
Estava esperando um amigo para irmos jantar e comecei a bater papo com um outro cara, que trabalhava na emissora ao lado. Este cara, vejam o non-sense da coisa, apresentava um programa sobre música latina (!!) numa rádio malaia (??). E perguntou se eu poderia participar.
Eu não estava fazendo nada mesmo. Coloquei minha cara-de-pau e topei. E foi aí que me vi, por uma hora no ar, escutando e explicando João Gilberto, Nara Leão, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e quetais, em inglês, para os nobres ouvintes daquela rádio malaia…
Pobre ouvintes.
Saí de lá dando risada, e o amigo que me esperava do lado de fora não entendia nada.
Preciso lembrar de acrescentar isso ao meu CV.
Bom, mas vamos à programação do GP deste fim de semana, no horário de Brasília:
quinta-feira
23h: 1º treino livre
sexta-feira
3h: 2º treino livre
sábado
2h: 3º treino livre
5h: Treino classificatório
domingo
5h: GP da Malásia, 56 voltas
FABIO, VC NÃO VIU QUE NA CORRIDA O ALONSO USO O DRS NA VOLTA 26 OU 27 NO MOMENTO EM QUE TAVA PROIBIDO O USO PELA DIREÇÃO DE PROVA. ELE NAO TERIA QUE TER LEVADO UMA PENALIZACAO?
Ola Fabio!
Moro em Osaka,Japão,adoro a Malasia,esses paises asiaticos amam o Brasil,inclusive em Bali,e Phuket na Thailandia todo dia primeiro de Janeiro acontece o Brazilian Day,tomei conhecimento disso ha alguns anos atras numa viajem a Bali!Abraços!
Oi Fábio.
Legal te ver novamente de bom humor.
Dá pra perceber, claramente, que o stress do ano passado com as mudanças e todo o resto tem ficado para trás.
Nós todos agradecemos.
Sua participação no Sportv foi massa e espero que vc seja “efetivado”.
abs
http://www1.skysports.com/formula-1/news/22058/8578650/Felipe-Massa-s-return-to-form-causing-Ferrari-a-problem-he-may-be-too-competitive-
Ola,
Eu li este artigo no Sky sobre o Felipe Massa. Vale a Pena ler. O autor do artigo acha que Massa podera encomodar Alonso.
Muito boa a história. Como é um ótimo escritor, apoio totalmente a ideia do livro de histórias ao redor do mundo :seguindo o circo da F1. 1 exemplar será meu.
Tão genial quanto o protesto na Austrália com o Fábio Gomes! Viver é isso aí!
Abraço!
Nunca esteve em Belem-PA????
Não é nada diferente e ainda falam portugues!!
Fabio, te acompanho há anos por aqui.
Muito boa sua participação no Sportv. Espero te ver mais por lá.
Abraços
caro amigo Fábio,seus comentários na f1 domingo,pelo canal a cabo,foi brilhante,ai sim é ver formula 1 com qualidade,com comentários certos valeu.
Como disse um comentário anterior: Escreva um livro contando estes causos da F1. Torço para que mude de idéia a respeito da sua decisão de não voltar às viagens seguindo a F1.
A Malásia pode ser o início do domínio da RB este ano, não só nos treinos como foi na Australi, mas também em corrida. A pista é favorável a RB, com curvas rápidas e parabólicas que Newey tanto gosta, e não são poucas: curva 3, 5, 6 (a famosa Genting), a curva 8, a 10, a 12 e a 13, ufa. É muita coisa que favorece a RB. O ano passado, mesmo assim, a RB não conseguiu a vitória, graças a um clima instável, que deu vantagem a Alonso, mas também graças a uma estratégia bem planejada ao segundo durante a corrida. O carro da RB era diferente deste ano. O carro da equipe de Milton Keynes mostrou já algumas vezes que é muito melhor em pista molhada que era em 2012. Está mais no chão. Se chover acho que Vettel e Webber não irão se atrapalhar muito. Já Alonso, mostrou durante a qualificação, e também em Barcelona, que o Ferrari não está tão bem com os pneus Wet e Inters.
Os horários destas corridas de início de temporada é que são impróprios a quem precisa dormir horas acima da média.
Amanhã também começa a 3ª etapa do campeonato europeu de Ralies nas Canárias, com a presença do Kubica e do brasileiro Daniel Oliveira. Kubica pode até fazer alguma coisa. Daniel Oliveira, que sinceramente pouco sei a respeito, tem poucas chances. Tem apenas que aproveitar e aprender. Só li alguma coisa a respeito do piloto na imprensa portuguesa, primeiro porque Daniel correu lá um rally e depois porque o piloto brasileiro tem um navegador português a seu lado. O Ford Fiesta RRC é um excelente carro e pode ajudar Daniel, mas o Rally deve ficar mesmo com Jan Kopecky. Pelo menos um brasileiro abre mais uma porta do automobilismo para o Brasil, numa categoria muito pouco popular no Brasil, mas que é um espetáculo a parte. Espero um dia ver Daniel correr numa etapa do Col de Turini e saltando no arrepiante Colin´s Crest no WRC.
Vai ser um fim de semana recheado. F1, Indy, Nascar, WTCC, GP2, etc etc.
Pena é não haver brasileiros no WTCC. Um ano de transição com a entrada da Honda no campeonato. No início do ano a categoria parecia esvaziada sem o campeão, sem também Muller, mas felizmente ficaram. E Rob Huff tem chances de voltar a ganhar, mas vai ter uma Honda dando luta, e acho que um Honda não oficial com Micheliz pode até bater a casa mãe. Enquanto Ralf anuncia a aposentadoria com apenas 37 anos, Tarquini continua firme e motivado com 51 anos.
Um fim de semana daqueles.
Olá Fábio.
voce acha que há possibilidade que aconteça
o mesmo que aconteceu na temporada passada, ou seja, sete vencedores diferente
nas sete primeiras provas?
Não sei se chegará a tanto, mas acho que haverá vários vencedores neste ano, por conta dos pneus.
Abs
Oi Fábio, quero te parabenizar pela sua participação no Sportv. Muito claro. Agora dá pra escutar os comentários, pois o Lito Cavalcanti tem que fazer fono.
Ele fala para dentro e vc não entende nada.
Parabéns!
Na Malásia o bicho vai pegar entre as grandes. A diferença está apertada. Aparentemente a RBR não se deu tão bem assim, e a Ferrari e Mercedes deram o ar da graça. Se já não estão usando de alguma forma o dispositivo de escape coanda “termo-expansível”, não digo nada….
http://www.designerbira.blogspot.com.br
Prezado Fabio,
Ja que voce citou a bossa nova, acabo de ler na Ilustrada (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1248867-gravacao-de-disco-classico-de-joao-gilberto-com-stan-getz-faz-50-anos.shtml) que o album “Get / Gilberto” “ficou 96 semanas em segundo lugar na lista da revista “Billboard”, perdendo só para os Beatles. Conquistou cinco prêmios Grammy e é tido como o disco de jazz mais vendido de todos os tempos, embora não haja números oficiais a respeito.”
Incrivel, nao?
Um abraco,
Paulo
Amigo, compre este disco, é sensacional. E se não tiver, compre Beatles, é fenomenal.
Vamos ver o que o Iceman consegue nessa corrida, acho dificil repetir o feito de ganhar novamente, consegue um TOP 5 ..
Duas longas retas, que podem empurrar para frente os motores Mercedes e Ferrari ..
Emoção nao vai faltar…vamos aguardar..
abraços..
Seria mais pertinente em um programa sobre rock nacional (brasil),…. devido ao sobrenome poderia falar q era parente do Raul. kk
Ele é parente do Raul.
Putz, foi mal.. o cara é parente mesmo.. me sinto um idiota, pq como leitor não tenho o direito de comentar a vida pessoal do jornalista, me interessa mesmo o q ele informa sobre F1.. para atenuar o meu lado ressalto q ele tbem deu mole falando de algo mais íntimo e completamente descolada do assunto..
Putz grila. 5 da madrugada… e lá vamos nós novamente.
Tudo bem Fábio, o que aprendi com você, já poderia ir em seu lugar e fazer algo como você fez sobre a ‘bossa nova’, só que na F1.
Você acha que ninguém merece, será que eu com mais de 60 mereço? ehehhe
Ah, eu pelo menos já escrevi vários livros, não leu nenhum? Aconselho DE OLHO NA TERRA, encontrará digital na Amazon! rsrsr
” Causos” e ” cauzos”..kkk.Ótima história!
” Causos” e ” cauzos”..kkk.valeu,Fábio!
Fábio vais estar no sportv desta vez também???(não sou de puxar o saco de ninguém, mas com certeza foste muito bem no gp passado, parabéns)
Desta vez, não. Mas obrigado!
Abs
Voo de Guarulhos para Kuala Lumpur pela KLM, apenas 1 escala em Amsterdam. 32,5 h de viagem.
Cara, eu leio seu blog, acompanho na TV quando está lá, mas por algum motivo que desconheço vc me bloqueou no twitter há mais de um ano (deve ser porque eu não sou santista). Dá pra liberar aí?
Jornalista que foge do fato…..Tem um colega seu com 40 anos de F! e está lá! Assim como o artista tem que estar onde o povo está, o jornalista tem que estar onde a noticia está! `simples ficar na zona de conforto!
Bacana o “causo” Fábio. É muito legal ler, pra quem não conhece o país e os bastidores do jornalismo/f1. Poderias implantar isso em todos os posts “programe-se” como já sugeriu um amigo abaixo.
A propósito, 5h da matina é de matar (o Eclestone deveria olhar mais para o Brasil, pois o público telespectador já é maior que o da Europa)…Ainda bem que tem o Sportv, e agora em HD.
Haha, Fábio, adoro essas suas aventuras pessoais contadas no quadro Programe-se. Continue assim!
Fábio Bossa Nova Seixas.
5 da manhã, ninguém merece.
vc nao consegue ficar acordado até esse horário, vc nao conseguer acordar mais cedo. \Só programando o velho videocassete para assistir
Video Cassete???
Fábio, você viajou durante anos pela F1. Fez aquela “corrida maluca” na Copa de 2010. E até hoje não contou o seu “causo” com a Zeta-Jones (sim, eu não esqueci)… nunca pensou em escrever um livro, compartilhar essas histórias com os leitores? Abs!
Já pensei. O problema é falta de tempo mesmo. Um dia eu escrevo.
Abs
Conta! Conta! Conta! Conta! Conta! Conta!
Inseri meu comentário, também espero sua resposta, já que não tem tempo, o tempo tem tempo ainda, já era tempo!
Que belo barato se o tempo parar…
E sem tempo que marque
o tempo não existirá
só a eternidade…
O tempo é curto para os que o usam bem!
Hahahaha, muito bom o caso! Queria ouvir o mp3 desse programa! Abs