Pit Stop #267
19/03/13 10:43O GP da Austrália é, claro, o prato principal do Pit Stop desta semana.
O programa ainda faz projeções para Sepang e fala da Stock. E, no quadro Naftalina, uma homenagem a José Carlos Pace, cuja morte completou 36 anos na segunda-feira.
É só clicar…
Comentários
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Um momento Fábio,
Se a situação de Massa continuar por causa do jogo de equipe da Ferrari no Grande Prêmio da Malásia. Qual questão você escolheria:
FELIPE MASSA ESTARÁ DANDO TRABALHO PARA ALONSO?
OU
ESTARÁ TRABALHANDO PARA ALONSO?
E que venha o Grande Prêmio da Malásia.
Fabio,
Achar que a Ferrari inverteu posição de seus pilotos, na minha opinião, que me desculoe mais é pachequismo de sua parte, explico: Na segunda rodade pit stop, o Vettel, que estava a frente de Massa, parou na volta seguinte a de Alonso, voltou atrás deste. Então, é obvio que o Massa também, voltaria atrás de Alonso. Voce não consegue analisar isso? Não é melhor reconhecer o Alonso ler melhor a corrida que massa e por isso mudou a estrategia?
Em nenhum momento eu lamentei, chorei ou me desesperei com a decisão. Apenas constatei, o que não me parece pachequismo.
Mas ok, você pode manter sua opinião. Só acho que não vai durar muito. As coisas são como são. E, na Ferrari, a opção pelo Alonso é aberta.
Alonso teve uma sacada estratégica? Sim, concordo. Mas, fosse qualquer outro adversário, Massa responderia entrando nos boxes logo na volta seguinte. Não foi o que aconteceu. E, desculpe-me, não vou acreditar em ingenuidade ou barbeiragem dos engenheiros de Massa.
Abs
A decisão de colocar este ou aquele a frente, não é tão simples assim: “vamos beneficiar o Alonso”
Provavelmente, com toda tecnologia existente nos boxes, devem ter analisado que a performance do espanhol era melhor. As ultrapassagens estavam dificeis na Australia, Alonso ficaria tolhido pelo Massa, deram um jeito.
Tanto é que, após o pit, Alonso distanciou-se rapidamente de Vettel e do seu companheiro de time.
A Ferrari viu uma oportunidade de vencer, o que não seria possivel com Massa.
Fábio não tem um jeito de colocar um vídeo que dê para ver no iPad? Porque esses do Pit Stop não abrem.
Dá para assistir pelo app de F-1 do UOL.
Abs
Ola Fábio.
Vivo na Australia e assisto o teu programa todas as semanas. Parabens!
A minha pergunta é: Será que o Mark Webber é realmente péssimo em largadas ou istó é uma jogada da Red Bull.
Todas as vezes ou quase todas que o Webber larga a uma posição a frente ou atras do Vettel, principalmente se for na primeira fila ele fica para tras!
Abraço
Acho que ele é realmente ruim.
Abs
Esse seus comentários não tem lógica, por que vetel entrou uma volta depois de Alonso e mesmo assim voltou atrás de alonso, como é que massa se entrasse uma volta depois iria sair a frente de Alonso????, Se alonso com a antecipação do seu pit stop passou logo os três sutil, vettel e massa???
Faltando 36 voltas para acabar a corrida, mais 2 pits pela frente, retardatários, Vettel, Sutil, Raikonnen, chance de chuva, chances de algum safety car, etc etc etc, para quê a Ferrari iria na volta 23 tirar Massa da frente de Alonso? Massa vinha no mesmo ritmo de corrida, Massa não servia de tampão ao ritmo de Alonso e até favorecia o espanhol que tendo o brasileiro no mesmo ritmo, e só no mesmo ritmo fazia sentido, Alonso podia poupar o carro. A Ferrari não tinha a mínima razão para fazer o que dizem que fez. Já houve práticas mais discretas, como por exemplo ordens confltuosas de entrada nas boxes que pegavam os mecânicos no contra-pé, e ninguém nem sequer falou nada. Para mim a Ferrari só tentou entender se Massa conseguia uma estratégia de 2 pits, e mais nada.
Quem errou feio foi mesmo a RB. Newey deu downforce demais ao carro. Entre as grandes, nesta corrida, a Mercedes era o 8 e a RB o 80 em termos de afinações. Newey exagerou. Deu tanta carga ao carro que acabou por aumentar demais a área de contacto dos pneus com a pista, provavelmente causando um aquecimento excessivo e um consequente desgaste prematuro. A Mercedes nem fazendo o oposto conseguiu poupar pneus, mas isso é claro porque o Mercedes depende de um funcionamento quase perfeito dos pneus em curva pois apoia o carro em uma área muito pequena dos pneus. O mais estranho na RB esse fim de semana foi Vettel ter entrado nas boxes, na 2ª parada, atrás de Sutil, um erro grosseiro. Ou antes, ou depois, junto não. Ficou evidentemente entalado em 2 fases da corrida, que era perfeitamente evitável. A minha opinião é que a RB teve algum problema com o Kers e Newey, Vettel e Webber ficaram de certa forma limitados na corrida. Vettel parou no practice 3 com problemas e provavelmente no Kers, e daí o fantasma dos problemas com o Kers em 2012, principalmente com Webber, fizeram com que toda a afinação do carro sofresse algum tipo de modificação, o mais provável na caixa de mudanças, daí o desgaste excessivo dos pneus.
O 2º lugar de Alonso e o 4º de Massa me parecem meio exagerado para a qualidade do carro que, na minha opinião, está abaixo do carro de 2012, mas pensando bem não há que ocupe os lugares da Ferrari. A Mclaren está, pelo menos até o GP do Bahrain, na rua da amargura. A Mercedes GP não me parece capaz de bater a Ferrari em pista. A Williams é o que se viu domingo. Para além de Vettel só Webber era capaz de bater a Ferrari, mas a diferença de qualidade entre Alonso e Webber é gritante, portanto é por essas bandas que a Ferrari deve andar mesmo, por falta de concorrência.
A Nascar é que anda meio estranha. Mais uma quase pancadaria. Logano x Hamlin. Bate boca. Tudo meio artificial demais. Programadinho. Nas entrevistas no fim da corrida, a garota da Sprint ficar de papagaio balançando a cabeça dizendo sim ou não, rindo, fazendo caras e bocas, é o cúmulo do artificial. Até os carros que vencem parecem seguir uma lógica de relação patrocinador da corrida x patrocinador do carro. Se continuar assim a credibilidade vai ao fundo do poço.
A Indy começa já esse fim de semana e pelo que se diz por aí, a Bia garantiu vaga para a corrida. Torço por ela.
Eu tive a mesma impressão que você sobre a inversão de posições entre Massa e Alonso. No momento até torci para o Massa continuar na pista e tentar a estratégia de 2 paradas que, no fim, foi o que deu a vitória ao Raikkonen.
Achei que o Massa tentou arriscar mas nessas 3 voltas viu que não conseguiria a vantagem necessária, recuou e perdeu a corrida. Se tivesse dado certo, talvez, haveria vencido.
Embora, tratando-se de Ferrari e Alonso, a hipótese da troca forçada não pode ser descartada.
Abraços
Cara, vc já passou seu numero de celular para Deus?
Passa logo, quando ele tiver alguma dúvida ele liga pra vc.
tá loco!!!!
Fabio sua opinião quanto ao Alonso ser o melhor do grid, é sua opinião entendo! mas é dificil deixar de considerar essas manobras da Ferrari em prol do Alonso, uma coisa é certa quem é bom não precisa desses subtefugios. E O PIOR É QUE O ALONSO COM ESSA ATITUDE SÓ SE PREJUDICA NO FINAL ELE IRA PRECISAR DO MASSA.
Fabio, na sua opinião o Massa deve acatar às ordens da Ferrari e favorecer ao Alonso mesmo que essa possa ser a ultima temporada do brasileiro em uma grande equipe e sem conquistar um título mundial?
Abs
Não há oq se discutir sobre o evento do pit stop do Massa. Todos ja sabemos oq aconteceu e continuará acontecendo. Paremos de meas palavras.
Eu previ isso aqui em um comentário há uns meses. Não por mérito meu, mas por obviedade da matéria.
Próximo assunto, pois.
Pega essa Fábio:
Thiago Motta comentou em 14/03/13 at 21:44 Responder
Palpite para a corrida:
Raikkonen (ok)
Vettel (quase)
Alonso (quase)
Post programe-se
Fábio, eu assisti o GP da Austrália pela RDS (canal canadense em francês), e quando o Massa voltou do pit atrás do Sutil o narrador comentou: “isso vai dar o que falar”. Isso é prova de que a crítica às estratégias estranhas adotadas pela Ferrari para o Massa não é patriotada de brasileiro. No fim da corrida o comentarista ainda elogiou a prova do Felipe e lamentou a estratégia infeliz.
Esta informação é ótima.
Abs
Sem dúvida todos vão falar. Mas a resposta de que estavam programados pra parar na volta 24 e que o Alonso e seu Engenheiro mudaram a estratégia faz todo sentido. O Massa decidiu manter o plano conservador e se ferrou. Se a estratégia fosse simplesmente trocar a posição entre os dois não precisava ter segurado tanto tempo o Massa. Se parasse 1 ou 2 voltas depois do Alonso provavelmente não teria os problemas com o Sutil e poderia ter chegado em Terceiro.
Agora, mesmo tendo escrito tudo isso acima, acho que no final das contas a Ferrari teria aprontado das suas. Ou seja, o Massa está fadado a terminar atras do Alonso, a não ser que 1) ou tenha alguem entre eles ou 2) o ritmo do Massa está beeeeem melhor